Como ter uma vida sem Desperdício | Carl Gustav Jung

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A Psique
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Video Transcript:
Este é precisamente o risco que o homem moderno corre um dia ele pode acordar e descobrir que perdeu metade de sua vida kau Yung os psicotrópicos se tornaram uma das formas mais comuns de tratamento para transtornos de ansiedade e depressão mas Esses medicamentos não são muito eficazes em Curar as pessoas muitas vezes eles apenas se tornam muletas para lutas psicológicas ao longo da vida felizmente existem maneiras alternativas de lidar com a ansiedade e a depressão neste vídeo estamos explorando a sabedoria de Kao Yung um dos maiores psiquiatras da história para conselhos livres de drogas sobre
como superar esses desafios psicológicos os Elite ainda se agarram firmemente à noção de que os transtornos de ansiedade têm origem em alterações dentro do cérebro infelizmente muitos médicos comuns ainda juram por esse evangelho em detrimento de seus pacientes que nossa era produz em grandes quantidades quase todos esses pacientes Foram convencidos pela doutrina de que sua doença é de natureza física C jungia acreditava que a maioria dos casos de ansiedade e depressão não é resultado de um cérebro com defeito mas sim de um estilo de vida defeituoso segundo Jung o primeiro passo no tratamento não era
uma prescrição mas sim uma dose de introspecção psicológica entender o que esperar da vida e o que é necessário para fazer mudanças quanto ao primeiro Jung observou que muitas pessoas acreditam que a vida deveria ser fácil com pouco sofrimento e dificuldades evitadas mas Jung foi Franco com seus pacientes dizendo-lhes que a vida não é fácil e conforto e paz não são nosso estado natural como Jung escreveu em última análise é altamente improvável que possa haver uma terapia que elimine todas as dificuldades o homem precisa de dificuldades elas são necessárias para a saúde o que nos
preocupa aqui é apenas uma quantidade excessiva delas aceitar que as dificuldades são inevitáveis e que nada que vale a pena Vem facilmente nos coloca em terreno firme possibilitando a mudança quando aceitamos que a vida é difícil também percebemos que somente por meio de um caráter fortalecido Temos alguma chance de viver bem por outro lado se permanecermos iludidos de que a vida deveria ser fácil faltará motivação para superar as fraquezas esperando falsamente que o tempo torne a vida mais fácil a vida é um campo de batalha sempre foi e sempre será e se não fosse assim
a existência chegaria ao fim outra visão crucial que Jung enfatizava para que seus pacientes entendessem é que nossos problemas existem no presente e cavar o passado não resolverá os problemas atuais Muitas pessoas acreditam que só podem avançar na vida depois de descobrir porque são como são mas Jung desafiou essa noção Jung acreditava que uma fixação excessiva no passado era apenas uma tática de evasão usada para evitar a difícil tarefa de enfrentar o que precisa a ser feito agora as pessoas deveriam saber que não apenas o neurótico mas todos naturalmente preferem nunca procurar as causas de
qualquer Inconveniente em si mesmas mas empurrá-las o Mais longe possível no espaço e no tempo caso contrário correriam o risco de ter que fazer uma mudança para melhor comparado com esse risco odioso parece infinitamente mais vantajoso colocar a culpa em outra pessoa ou se a culpa for indiscutivelmente própria pelo menos assumir que de alguma forma surgiu por conta própria na infância precoce com essas doses de introspecção psicológica Jung passaria para o primeiro passo concreto em seu método de tratamento e isso era ajudar seus pacientes a enfrentar o que ele chamava de sombra pois como ele
escreve o primeiro requisito de qualquer método psicológico completo é para a consciência enfrentar sua sombra a sombra é o termo de Jung para os elementos de nosso caráter que negamos e forçamos para o inconsciente devido à vergonha ou censura em outras palavras é o lado de nossa personalidade que desejamos esconder dos outros assim como de nós mesmos não pode haver dúvida de que o homem no geral é menos bom do que imagina ser ou deseja ser todo mundo carrega uma sombra e quanto menos ela se manifesta na vida consciente do indivíduo mais escura e densa
ela é Jung acreditava que enfrentar a sombra era crucial no processo de autotransformação por várias razões em primeiro lugar não fazemos nenhum favor a nós mesmos negando as partes inferiores de nossa personalidade simplesmente perdemos o controle de como e quando esses traços surgem se por outro lado reconhecermos uma falha de caráter podemos aprender a controlar sua expressão e assim minimizar o dano que ela causa em nossa vida ou como Jung explica qualquer coisa consciente pode ser corrigida mas qualquer coisa que escapa para o inconsciente está além do alcance da correção e seu crescimento desordenado está
sujeito a uma degeneração crescente felizmente a natureza garante que os conteúdos inconscientes ir romperão na consciência mais cedo ou mais tarde e criarão a confusão necessária mas a sombra não é composta apenas de fraquezas pelo contrário alguns elementos dela são forças que reprimimos em nossa juventude Porque nossos pares membros da família ou a sociedade em geral nos deram a falsa impressão de que esses traços eram ruins algumas pessoas por exemplo reprimem a capacidade de expressar raiva ou a capacidade de se defender outro benefício de se tornar consciente da sombra portanto é que ganhamos acesso a
traços de caráter que promovem a vida ou como Jung escreve a sombra é apenas um pouco inferior primitiva não adaptada e desajeitada não totalmente Má Ela até contém qualidades que de certa forma vitalizar e embelezaram a existência humana mas a convenção proíbe uma maneira de se tornar consciente da sombra é observar as fraquezas falhas e inseguranças das pessoas próximas a nós pois não apenas a maioria de nós reprime traços de caráter semelhantes mas também tendemos a projetar elementos de nossa sombra em outras pessoas se portanto prestarmos atenção aos traços de caráter de nossos amigos e
familiares que nos incomodam também podemos vislumbrar nossa própria sombra além de observar os outros outra maneira de trazer a sombra à luz da consciência é refletir sobre os motivos de Nossas ações especialmente ações das quais nos envergonhamos e estar abertos à autocrítica quando for justificada pois como observa Jung muitas vezes a única coisa que nos impede de ver nossa sombra é a capacidade de sermos honestos conosco mesmos com um pouco de autocrítica podemos enxergar através da sombra junto com se tornar mais consciente da sombra outro aspecto integral do método de tratamento de Jung era ajudar
seus pacientes a encontrar um significado para suas vidas pois Jung acreditava que quando presos em uma profunda depressão ou consumidos por um transtorno de ansiedade ser curado necessita descobrir um papel como um dos atores no drama Divino da vida para entender o que isso significava podemos recorrer a um encontro Que Jung teve com um chefe da tribo pueblo na primeira metade do século XX Jung estava discutindo com esse homem as tradições de sua tribo quando o chefe fez o seguinte comentário Sim somos uma tribo pequena e esses americanos eles querem interferir em nossa religião eles
não deveriam fazer isso porque somos os filhos do pai o sol ele quem vai lá apontando para o sol esse é nosso pai devemos ajudá-lo diariamente a se levantar sobre o horizonte e a atravessar o céu e não fazemos isso apenas por nós mesmos fazemos isso pela América fazemos isso pelo mundo inteiro Jung entendia que para muitos nos dias de hoje essa afirmação soaria louca e arcaica Mas como ele observa os membros dessa tribo não sofriam como nós sofremos eles não estavam infectados por neuroses transtornos de ansiedade ou depressão eles não se enchiam de pílulas
todos os dias e não eram debilitados por vícios em vez disso essa tribo era composta por indivíduos altamente funcionais que se viam cumprindo seu dever como atores no drama Divino da vida e suas vidas er ricas em significado e propósito ou como Jung escreveu essas pessoas não têm problemas elas têm sua vida diária sua vida simbólica elas se levantam de manhã com um sentimento de grande e Divina responsabilidade são filhos do Sol o pai e seu dever diário é ajudar o pai a surgir sobre o horizonte não apenas para si mesmos mas para o mundo
inteiro você deveria ver esses camaradas eles têm uma dignidade natural e realizada Jung contrast esse estilo de vida com uma mulher ocidental que ele conheceu Esta senhora como Jung observa era uma viajante compulsiva sempre correndo de um lugar para outro sempre buscando mas nunca realmente encontrando o que procurava fiquei surpreso quando olhei nos olhos dela os olhos de um animal caçado encurralado buscando buscando sempre na esperança de algo ela está possuída e por ela está possuída porque ela não vive a vida que faz sentido a dela é uma vida completamente grotescamente banal sem nenhum sentido
nisso se ela morrer hoje nada aconteceu nada desapareceu porque ela não era nada essa busca compulsiva infecta muitos no mundo ocidental alguns correm de um destino para outro alguns perseguem parceiros românticos outros são buscadores compulsivos de dinheiro prestígio fama ou reconhecimento nas redes sociais mas seja qual for a forma exterior que assume a motivação subjacente é a mesma o buscador está tentando fugir da banalidade de existência eles estão buscando preencher o vazio da falta de sentido que vem de viver uma vida sem significado mas como Jung explica esse vazio não pode ser preenchido com coisas
ou mesmo experiências o que preenche esse vazio é saber que estamos vivendo de uma forma que faz diferença ou como ele escreve sobre a mulher que conheceu mas se ela pudesse dizer eu sou filha da Lua todas as noites Devo ajudar a lua minha mãe a surgir sobre o horizonte Ah isso é é outra coisa então ela vive então sua vida faz sentido e faz sentido em toda a continuidade e para toda a humanidade isso dá paz quando as pessoas sentem que estão vivendo como atores no drama Divino isso dá o único significado a vida
humana tudo o mais é banal e você pode dispensar uma carreira a produção de filhos tudo é Maia comparado com essa única coisa que sua vida tem significado Jung não estava sugerindo que todos adotássemos a mitologia Luana o ponto dele é que muitas pessoas sofrem porque suas vidas não TM sentido e a tarefa para aqueles que desejam se libertar da ansiedade ou depressão é é descobrir esse sentido em outras palavras precisamos encontrar uma maneira de justificar nossa existência para que nós como os pueblos possamos acreditar que nossa vida Tem significado para alguns isso pode ser
alcançado por meio da religião para outros contribuindo de forma substancial para a promoção de valores como Justiça liberdade ou comunidade enquanto outros encontrarão isso através do ato criativo mas para nós no ocidente moderno onde falta uma mitologia dominante cabe a nós e somente a nós descobrir como podemos desempenhar um papel significativo no drama Divino da vida para os poucos que conseguem essa tarefa uma vida satisfatória definirá seu futuro para os muitos que não conseguem anos ou décadas de Sofrimento sem sentido e busca compulsiva serão seu destin estou apenas preocupado com o cumprimento daquilo que está
em cada indivíduo Esse é todo o problema esse é o problema do verdadeiro pueblo que eu hoje faço tudo o que é necessário para que meu pai possa surgir sobre o horizonte [Música]
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