Literatura Infantil | Pedagogia para Concurso

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Pedagogia para Concurso
Não perca nossa aula sobre a Literatura Infantil e fique ligado nos principais autores da nossa Lite...
Video Transcript:
E aí E aí o Olá pessoal Sou professora Fabiana Firmino E hoje nós vamos com mais uma aula de conhecimentos pedagógicos para vocês e a temática de hoje é sobre Literatura Infantil cada vez mais às bancas vem abordando este tema algo que não acontecia antes do gente que como eu já trabalho com essa muito tempo acompanho muitas bancas muitos concursos essa temática ela não aparecia tanto e de uns tempos para cá Tem cada vez mais principalmente os concursos de prefeitura vem cobrando aqui esse assunto e muitos alunos também estavam me pedindo para gente poder analisar
a temática Claro a gente sempre o nosso foco é concurso público Lembrando que tá bom então hoje nós vamos falar sobre a Literatura Infantil é bem bacana aqui para que tem as minhas redes sociais viu Fabiana Firmino pedagogia para concurso para quem não me conhece né o sua postura Fabiana Firmino toda terça-feira tem aula ao vivo aqui de conhecimentos pedagógicos para vocês no YouTube a que horas tá bom no meu canal para o Fabiano Firmino no canal pedagogia para concurso e toda a quinta-feira tem aula que para vocês com conteúdo inédito de conhecimentos pedagógicos também
tá esse material vai ficar na descrição do vídeo Tá bom então vocês vão baixar poder fazer a leitura e aí nós vamos falar que a respeito da temática de hoje que interessante né assim às bancas as prefeituras elas vêm abordando E assim a gente pode fazer até uma análise a gente quando a gente trata sobre determinados conteúdos aqui por a gente aborda a gente fala assim gente até que enfim agora estão falando sobre isso né então por exemplo a questão do bullying Quando eu der aula de bullying né então assim a lei chegou a pouquíssimo
tempo sendo que nem nós temos ali desde 96 a LDB atuando né ali sempre é dentro dessa garantindo o padrão de qualidade né da educação mas claro com o passar do tempo como contexto histórico tudo que vem aqui é claro que a nossa legislação Vai sim acompanhando o nosso contexto histórico e vai se moldando né com certeza atendendo a realidade e aqui no caso por exemplo a temática de hoje é algo e cada vez mais às bancas vem cobrando de uma forma mais recente EA importante é analisar né Essa contextualização que a banca quer trazer
né cobrando aqui esse tipo de conteúdo é justamente porque aquele professor que vai entrar na rede né de ensino pela prefeitura Ou seja no estado né é importante que esse professor da Educação Infantil conheça a sua realidade Conheça o contexto e aqui no caso nem conheça a importância tem ali dentro da sua formação o reconhecimento dessa importância que é trabalhar com a Literatura Infantil então é sempre eu vejo dessa forma principalmente como os editais estão pedindo e As bancas estão cobrando né as provas vem vim e quando essa temática é analisando Se o professor se
o candidato Conhece alguns autores da Educação Infantil Porque é necessário não é muito para poder trabalhar o desenvolvimento não é dentro ali do ambiente escolar dentro da sua sala de aula então assim essas provas elas vêm cobrando o dentro dessas características dentro da parte mais pedagógica tá quando o assunto é Literatura Infantil então é muito importante a gente fazer essa reflexão aqui porque assim a gente já vem é analisar né as informações já de acordo com o que se espera né que os concursos estão cobrando tá bom bom Literatura Infantil como destaca aqui né A
autora Lígia a Literatura Infantil é um gênero literário definido pelo público a que se destina né certos ter certos textos são considerados pelos adultos como sendo próprios a leitura pela criança EA partir desse juízo né ou seja se e para criança que recebe então a definição de gênero e passam a ocupar determinado lugar entre os demais livros né você já vai atender ao nosso público ao nosso público da educação infantil em antigamente quando a gente for analisar bem ali as informações a gente vai perceber que antes não se tinha esse olhar como a altura colocou
aqui não é um olhar diferenciado para atender este público antigamente as histórias elas eram sim contadas de acordo com o contexto de acordo até mesmo para trazer reflexões é Apoio aos Estados né E porque a criança ela não era vista né como uma criança como é hoje ela era apenas Vista tratada também como um adulto em miniatura então não se tinha esta relevância esse olhar diferenciado como nós temos hoje e isso é importante a gente entender tá então assim nós temos aqui um conto pequeno resumo desse contexto histórico a Literatura Infantil então a hidrata infantil
surgiu na Europa ainda no século 18 tá quando naquela época em razão das transformações sociais a criança passou a ser vista como era de fato abandonando o conceito de Minnie adulto como eu falei né então aqui na Europa nós já no século 18 já tem ali já esse olhar né que a criança já começa assim ser vista né de outra forma a atender as suas necessidades e não apenas como um adulto em miniatura então aqui surge na Europa né a partir do século 18 aqui no Brasil gente a Literatura Infantil só veio surgir lá no
século 20 com a implantação da Imprensa Régia né a a imprensa Régia que te toda a importância aqui no nosso país principalmente ali é tratando nem de jornais e legislação empresta tá publicando obras pedagógicas e adaptações de produções portuguesas Então nesse século a literatura para criança era vista como mor e para preparar as Crianças A seguirem os moldes da sociedade então assim quando surgiu aqui né já no século aqui 20 nós temos essa que esta ideia né de obras com esse cunho mesmo pedagógico tá no sentido de poder trabalhar isso era visto ali como uma
forma de moralizar né ou seja trazendo elementos importantes fazendo com que a criança né tivesse né aqueles aqueles que elas características que eram passadas ideias né ou seja formando de acordo com o que era ali na época né dentro ali da organização do Estado Para muitos o precursor da literatura infantil no Brasil foi Monteiro Lobato né seus livros voltados para as crianças mostraram elementos e personagens característicos do povo brasileiro né então assim nós temos a importância desse autor e o professor que estuda para concurso público né o que estava se preparando para um concurso para
o cargo de educação infantil aí né da sua cidade Esse professor ele precisa se entender né ter essa clareza a importância aqui principalmente né de surgimento aqui com Monteiro Lobato também muitos ou consideram né com um dos precursores aqui no caso da Literatura Infantil e ele trouxe elementos importantes né ali do nosso povo brasileiro dentro que eram encaixadas esses elementos dentro das histórias né Desse autor então por isso que nós temos ali aquela riqueza em relação ao trabalho em diversos pontos né desde a diversidade a reflexões importantes inclusive Monteiro Lobato Lobato também ele teve né
ali um dos nomes né dele a alguns livros foram proibidos na época pela igreja católica está muito tempo atrás tá e justamente porque ele ele meio que trazia isso né de reflexão de o poder imaginar tudo que a gente hoje a gente tem assim de uma forma tão Clara tão objetiva tão explícita nos nossos documentos oficiais como por exemplo a bncc né então hoje a gente tem esse olhar mas antigamente Gente esse olhar não era válido né não era importante e até mesmo era condenável né aqui no caso pela igreja católica quando você tinha elementos
ali que poderia levar a criança a pensar de várias formas é por exemplo é imaginar situações o animais que falam assim então para você entender como que a importância da Literatura Infantil e com né esse processo de introdução aqui no nosso país trouxe já trouxe todos esses elementos que são fundamentais para o desenvolvimento da criança né como toda a gente sabe disso bom ainda dentro das características dessa Literatura Infantil tá a Literatura Infantil tem um papel motivador e desafiador com certeza né eu pessoalmente porque leva ali a a criança ao seu desenvolvimento a poder interagir
ao poder refletir imaginar assim o estudo dentro estimula a inteligência da criança tornando-a crítica e bem informada né então tu é que assim dependendo do contexto da época né para o estado isso até é um problema né formar ali um cidadão crítico é um problema né então por isso que a gente tem que ver hoje né a importância e trabalhar dentro dessa perspectiva de poder se mediar para criança se desenvolver desenvolver as suas hipóteses imaginação é tudo o que a literatura pode trazer para ela tá então se torna crítica e bem informada principalmente ali né
com a leitura de determinadas histórias suscita experiências culturais e históricas Com certeza a Literatura Infantil profissional assim todas essas experiências né pode proporcionar a presença de estímulos visuais e o aluno entra em contato com figuras principalmente figuras que ele já viu né presente você já viu uma vaca um cachorro e ele veio ali disso de dentro de uma forma lúdica para ele chama muita atenção também além da identificação da então ele tem ali esse estímulo visual com cores com fotografia com figuras tudo isso para poder né desenvolver ainda mais tempo pode abordar temas transversais E
essas histórias infantis em que os temas transversais aparecem né de uma forma contextualizada fazendo a criança é ter um conhecimento mais crítico Mais reflexivo também é muito importante além também né de desenvolver ali todo o conhecimento da abordar temas importantes de convívio mesmo de respeito isso é fundamental dentro aqui do trabalho com a Literatura Infantil tá a escrita em uma linguagem simples apresentando um fato uma história de maneira clara é para chamar atenção da criança importante sim te essa escrita de uma forma muito clara né para criança poder ter ali o entendimento e claro chamar
a atenção também nela né possui caráter didático ensinando jovem leitor regras da sociedade ou comportamentos sociais é então dentro da Literatura Infantil nós temos também é aquela parte em que nós vamos ter justamente aquele cunho totalmente didático para orientar para poder o aluno poder se identificar para poder ali justamente trabalhar com situações normas é direitos deveres tudo né que vai trazer ali esse processo de ensino para a criança né mas de uma forma bem didática então nós temos sim né esse propósito também dentro da Literatura Infantil né trabalhando ali com diversas histórias tá por meio
da Literatura Infantil ensino de história e cultura afro-brasileira e africana a tornar-se prazeroso propiciando a formação crítica dos leitores sobre as questões étnicos-raciais isso aqui é um dos pontos né porque assim como a literatura pode trabalhar com vários elementos é um dos pontos também é justamente trabalhar com a diversidade né E essa diversidade é fundamental para aluno compreender por aluno poder respeitar o outro e conhecer também claro um pouco da nossa história EA Literatura Infantil ela pode trazer isso né para o estudante porque assim às vezes o professor ele tem dificuldade o aluno não tem
ali às vezes dentro da casa dele esta esse hábito né de poder de poder entender né tudo adversidade o pai não me fala ou a mãe não fala então se é na escola né que a os nossos educadores Podem trazer isso e trabalhar de uma forma muito satisfatória né com temáticas fundamentais para o desenvolvimento ali desse respeito né dentro da com e está muito importante trabalhar com a diversidade também a Literatura Infantil aos inserida desde mais dá mais tensa tem a idade Né desde sempre permite às crianças comprei um compreender o mundo que a cerca
né é essa primeiro que assim é difícil primeiro que precisa construir o hábito né não é assim ainda comum e isso a gente vai ver nos estudos estudiosos falando a respeito disso não é tão comum é a criança chegar em casa e o pai está ali fazendo uma leitura de um livro e poder trabalhar isso com ela a criança se espelhar mesmo já dentro de casa para conseguir despertar esse interesse e continuar ali né com sonho esse hábito e o gosto pela leitura isso aí cada vez é mais difícil principalmente também com a ao nosso
contexto atual né dentro da nossa cultura digital muitas vezes a criança chega em casa e aí as pessoas que estão dentro da casa está Oi Lau na TV nem no computador então assim cada vez mais esse espelho né ele vem né sendo ali distanciado né para criança então assim aí dentro disso desse contexto a escola tem um papel muito fundamental de despertar e construir esse hábito da Leitura junto com o aluno Então desde sempre já implementando Jaques construindo já trabalhando né e sim apresentando histórias e Trabalhando dentro desse contexto para ajudar nessa construção do ato
claro que a família é fundamental dentro desse contexto Mas cada vez mais a gente vê a importância da escola atuando né para construção desse hábito tá então Aqui nós temos algumas características dentro né da relação à educação infantil que vocês podem anotar e justamente né para as nossas questões de prova netos tudo que a gente falou aqui tá no que nós falamos as características relacionadas a nossa literatura infantil né Tem uma isso e essa escrita em uma linguagem simples para criança entender poder cinco se concentrar né poder pode abordar temas transversais para poder se trabalhar
com várias informações possui caráter didático também né dentro do contexto de se trabalhar em ensinar e motivar deve também ser apresentada para as crianças bem pequenas que tem gente que acha que não pode né Se a criança não sabe ler não vai apresentar né Isso é um senso comum e que atrapalha bastante né Essa construção do hábito da Leitura Então desde sempre desde sempre já deve ser apresentado a limpar o aluno tem papel motivador desafiadores temos inteligência da criança claro né e a presença de estímulos visuais isso aqui é importante você anotar para né as
questões das nossas provas que vão cobrar assim dentro desse sentido tá ainda dentro do nós estamos falando é importante a gente entender a importância é importante a gente entendeu a importância da Literatura Infantil no processo de linguagem e escrita da criança né isso e é interessante a gente entender e que nós vamos citar Justamente não dos nossos documentos oficiais e mais atualizados né a respeito aqui da nossa educação que a base Nacional comum curricular E ela diz o seguinte no Convívio com textos escritos as crianças vão construindo hipóteses sobre a escrita que se revelam inicialmente
em rabiscos e garatujas e olha só que interessante essa ideia que da bncc que ela coloca ela é cobrada exatamente dessa forma né dentro das nossas questões né das nossas bancas nós vamos ver já já Nas questões e por que que eu tô chamando atenção aqui é justamente para você entender né que dentro né Desse espaço desse universo da Literatura Infantil a criança ela vai ter contato cinco essas histórias e através desse ela vai poder se desenvolver desenvolver a imaginação refletir poder colocar né ali construir hipóteses sobre a escrita e sim que se essas hipóteses
sobre a escrita vão o inicialmente como sim aqui rabiscos e garatujas tá ali aquele processo com quem é possível cassação infantil Fui durante oito anos professora do maternal né então esse início é justamente vai acontecer através desses rabiscos e garatujas né dos nossos alunos e assim que As bancas cobram preste atenção porque isso aqui é muito cobrado tá à medida que então que as crianças vão conhecendo as letras e escritas espontâneas não convencionais mas já indicativas da compreensão da escrita como sistema de representação da língua E por que que eu chamei atenção aqui de vocês
a respeito dessa dessa parte aqui porque ainda existe né aquela preocupação de se poder já desde sempre começar alfabetizar e as Crianças e deixando todo de lado todas essas características importantes que eu coloquei aqui a respeito da Literatura Infantil muitas vezes a ânsia do pai de ai meu filho sabe as letras meu filho o Fábio os números filho sabe tudo aí o filho do vizinho já tá sabendo de Então vamos correr porque que a escola ainda não começou a juntar se eu fiz meu filho ainda não tá lendo essa ânsia né que acontece entre as
famílias em relação à educação infantil Desenvolvimento da Educação Infantil muitas vezes não está de acordo com o que realmente deve ser trabalhado na educação infantil de acordo com os nossos documentos oficiais né então assim a que ideia de poder já desde cedo consumir o Ato da Leitura com a criança é justamente para se desenvolver todos esses elementos que nós falamos aqui anteriormente e não é o foco de o aluno já poder desde cedo já saber letras número para poder ser Alfabetizado então nós temos aqui distinguir tá essas informações para gente as características para a gente
não errar também na hora da prova isso é importante da Literatura Infantil permite às crianças a criança Visualizar por meio de História o processo de aprendizagem da escrita da leitura e da Imaginação se é através da Literatura Infantil né atenção vai ter oportunidade né permite sim a criança visualizar através das histórias dos contos né o processo nela vai ter contato ali né com a escrita né com as letras nem com também a leitura e imaginação o insucesso na formação do bom leitor ocorre quando a escola denota a importância do aluno que lê não importando com
que se lê é justamente aqui ó porque eu acabei de falar né o insucesso ou seja o fracasso total né No que diz respeito à a Literatura Infantil é quando a escola coloca a importância de uma não tá lendo está lendo tal e despreza todo o resto que então o que se lê né então é isso que a gente precisa entender tá bom bom funções da Literatura Infantil muito importante né que vai sim entrar justamente dentro dos elementos que nós falamos aqui anteriormente né mas é muito importante a gente ter é mapeado aqui Essas funções
a responder Claro entender como um todo a importância da Literatura Infantil ou seja expressar opinião ou ideia então como a Literatura Infantil aluno ele vai ter ali né a a oportunidade de poder parar refletir né analisar imaginar e através de expressar sua ideia poder compartilhar experiências e através ali da dos recontos dentro ali do processo de ensino e isso é muito importante né fomentar a criatividade dos Estudantes o aluno vê ali uma situação dentro de um livro História né e ele começa assim a imaginar E ele dessa mais a imaginação de pode criar novas situações
novas reflexões então isso vai ajudar muito nesse desenvolvimento tá e da criatividade e proporciona a inclusão através de histórias que vão demonstrar o respeito a convivência né adversidade aí um dos nossos alunos cada um tem ali a sua vida sua importância e as histórias Podem trazer isso de forma lúdica para os alunos compreenderem melhor tá Educar com certeza né Vai educar que tá informar e vai entreter dentro do processo lúdico né então vai educar informar vai entreter dentro desse processo lúdico em que a criança está inserida no universo aqui da Literatura Infantil estimular o senso
crítico que vai ajudar ajudar né dentro desse dessa proposta promover a diversidade como nós falamos persuadir também né é importante pra um desenvolver todos esses elementos através dessas funções dentro da Literatura Infantil quando a gente fala assim a importância dessa dessa narrativa que dessas funções né ali a gente coloca quando por exemplo o aluno chega da escola né E aí a mãe pergunta o pai perguntou foi hoje o dia no seu dia na escola e o aluno vai contar né ali quando ele com Olá tudo que aconteceu ele começa a colocar as histórias elementos informações
importantes e vai construir a sua narrativa né Essa construção da narrativa fundamental para a não conseguir se desenvolver com um todo como um sujeito pleno né dentro da sua formação integral da construção dessa narrativa desenvolvimento né a construção cada vez mais é muito importante tu as famílias elas também precisam né claro sempre né está de acordo com a escola trabalhar junto né ter essa ligação com a escola não é porque a educação nós só de ver da da escola né é do estado e da família nem tua família tem participar EA família pode muito participar
através desses elementos básicos que vão ajudar muito nesse desenvolvimento aqui no caso por exemplo trazendo a limpar o aluno a importância de recontar e nem trazer informações e desenvolver assim a sua narrativa Tá mas é a tua infantil a todos em sala de aula de forma contemplar as práticas sociais transformando-as em aprendizagens significativas é através dessas práticas sociais e nós vamos ali desenvolver aprendizagens significativas com os alunos né a respeito né do dos temas temáticas importantes do desenvolvimento ali né da criança segundo libâneo ensinar a leitura como compreensão formando os alunos no conduta ativa diante
do escrito de forma que eles lancem mão de estratégias que melhor conduzam a sua leitura também é importante aqui em relação a essa compreensão né de ensinar a leitura dentro dessa formação desses estudantes tá o hábito da leitura aprimora a linguagem comunicação com o mundo como nós já falamos tá bom é os textos escritos exclusivamente para crianças têm sua origem primária em motivos pedagógicos que vai remeter que aquele início tá bom que a gente tá falando aqui da Literatura Infantil dentro da aprendizagem no início era justamente nessa origem de cunho pedagógico e até moralizante né
como foi colocado ali dentro do texto né que no início não se tinha aquela visão de se reconhecer a criança né como criança ela era visto ali como um adulto em miniatura então ele início desse processo de construção da Literatura Infantil como surgiu né justamente Tinha sim esse cunho pedagógico no sentido de poder somente tratar ali no sentido mais técnico mesmo sabe as leituras para criança né de uma forma pedagógica ali com situações regras normas né de cunho moralizante mesmo a sala de aula é um espaço privilegiado para se aprender a ler e desenvolver como
eu falei né porque as como eu falei dentro das nossas casas hoje né cada vez mais esse espelho né ele não é tão visto uns principalmente pela nossa imersão na cultura digital então escola tem papel fundamental para essa construção desse aviso tá bom então a sala de aula um espaço privilegiado sim a passo aprender a lei desenvolver o pensamento crítico participação a partir da interação com diversas obras literárias pois aproximação com a literatura pode propiciar né a criança um posicionamento crítico tá bom E como cultivar como nós vamos construir isso né dentro da questão de
literatura infantil para criança tenha o prazer né em ler como isso pode acontecer então quanto mais cedo histórias orais escritas entrarem na vida criança maiores as chances dela gostar de ler Então nada daquilo lá só vou dar um livro quando uma criança estiver lendo né só que é uma visão totalmente errada quanto mais cedo você trabalhar nem como tá histórias né apresentar para criança né apresentar esse universo que ela pode imaginar refletir quanto mais cedo mas nem nós temos possibilidades ali do desenvolvimento nem do gosto pela leitura de através da criança né primeiro elas escutam
histórias lidas pelos adultos depois conhecem um livro como objeto tá tio né a criança ouve a história ela entende né por isso que aqui né como nós já vimos aqui nos slides anteriores Por isso as histórias precisam ser bem objetivas bem Claras devem ser bem escritas né então se a criança está ouvindo e ela entendeu toda história aí depois quando se apresenta o livro para ela tem ali de uma forma concreta é aquilo que Ela ouviu a camisa as figuras né ali atendendo ali o seu Imaginário isso é muito importante também para construção para que
ela goste cada vez mais tá daqui da literatura criança dentro do seu jeito muito antes da alfabetização que é justamente você entender que não não é porque a criança não sabe ler que ela não vai né ter ali o seu entendimento da história e não vamos apresentar para ela que ainda não sabe ler totalmente errado tá então sim ela lê do seu jeito muito antes da alfabetização tá se foi criado um ambiente de leitura nas escolas as crianças levaram a prática para suas casas né e assim por diante né haverá crianças que estarão Leitura para
es bom então se for cada vez mais a escola trabalhar dentro dessa perspectiva que ela tem Total importância na construção desse hábito investir nisso né cada vez mais as crianças vão se desenvolver esse hábito e bom trazendo para casa e da casa trazem para a escola né e assim por diante na escola a criança deve ser rodeada de vivos e materiais e espaços de leitura né isso aqui sempre é importante esse estímulo para o aluno papel do professor e intermediar sempre porque vai atender os nossos documentos oficiais né gente para o sol vai intermediar né
o contato do aluno com escrita EA leitura colocar o livro disponível e orientá-lo no seu uso no Convívio com o material escrito por quê que todos os estoques estão aqui porque justamente dentro dessa perspectiva que As bancas estão cobrando então quando fala aqui Professor deve né apresentar intermediar orientar o estudante na e deixar ele vir para poder fazer a escolha né Tem até uma questão que fala pelo seu deve a deixará livre mas na hora que o aluno escolher ele vai colocar ali o dedo dele ó pega esse não aquele que está precisando de errado
né com As bancas elas cobram dessa forma então todos os tópicos que estão aqui nesse slide são tópicos que vão atender justamente como As bancas estão trabalhando tá fazendo essa reflexão aqui né do que nós estamos estudando aqui tá então aqui no esquema dentro de tudo que nós falamos aqui a respeito né dessa parte da Literatura Infantil instrumento que possibilita que o vocabulário aprendizado afetividade alfabetização criatividade tudo isso né gente pode possibilitar né em essa ampliação do vocabulário então da Criança é fundamental tudo isso aqui né Pode sim ser possível né dentro ali da Literatura
Infantil E aí vai acontecer por meio da contação desperta né a atenção à comunicação a curiosidade interesse autonomia Pode despertar né a contação de história a atenção do Estudante Desde que seja Claro e objetivo né Qual a despertar essa comunicação para ele participar Pode despertar essa curiosidade é através do lúdico né a criança tem mais curiosidade que é mais nem pode levar mais a construção em despertar o interesse né E essa autonomia da criança tá bom agora nós temos aqui alguns autores da Literatura Infantil porque também às bancas é bom cobrar dentro dessas perspectivas aqui
essas informações que eu passei e outra parte é a banca sempre perguntando dos nossos autores da Literatura Infantil E aí é importante o professor entendendo conhecer esses autores porque a todo momento nós vamos trabalhar com as suas obras né dentro das nossas salas de aula né então assim por exemplo aqui Monteiro Lobato né um dos principais na inclusive né é coloquei aqui não é o mais importante mais um dos principais tá gente é de escritor infantil nem que foi Monteiro Lobato tá ele sim vai Estou brasileiro pré-modernista considerados os maiores autores das histórias infantis destacando-se
nos gêneros de com o e fábula né E aí nós temos cinco Sítio do Picapau Amarelo que é um dos mais famosos né a menina do nariz arrebitado o choque das raças Aventuras do Príncipe esses aqui essas obras são as que mais são atribuídas a esse autor dentre as nossas provas de concurso então por isso que é importante no seu resumo você tá aí agora coloca Monteiro Lobato qual que essas daqui para você sempre fazer essa relação tá bom E aí nós temos aqui lugar do barco abriu caminhos é para novos autores que se dedicaram
a universo infantil inspirado sim né ali dentro da figura polêmica no nosso autor Monteiro Lobato aí nós temos aqui outros né dentro aqui das principais autores da Literatura Infantil Vocês precisam sim anotar aí né pois infantil infanto-juvenil nós temos sim Cecília Meireles Ruth Rocha que vai aparecer sempre né Myles Moraes José Paulo Paes e Olavo Bilac né Ruth Rocha gente né a gente nos levar Monteiro Oi Ruth Rocha impossível Marcelo marmelo martelo que eu já li tanto dos meus alunos esse daqui gente também aparece até nas nossas provas tá sempre fazendo esta referência Ruth Rocha
né que aqui são eles que eles estão uma os personagens eles ficam no ambiente Urbano e eles vão tratar ali trabalhar ver vários Stories vários contextos a importância da amizade então isso aqui também sempre é cobrado tá essa obra aqui fazendo referência a Ruth Rocha né além de o Reizinho mandão Bom dia todas as cores entre outros tá bom nós temos aqui Ziraldo né que a gente não pode fazer não pode esquecer de fazer essa Associação aqui né com a sério Menino Maluquinho que é muito importante é muito famosa também importante aqui dentro da nossa
literatura infantil brasileira tá bom nós temos Mauricio de Sousa aqui com a turma da Mônica também né Tem Total importância aqui que nós temos sempre e essa referência tá bom e outros autores também destaca né Ana Maria Machado a Lygia bojunga gente Engraçado que a Lígia bom Jumbo julga eu eu uso a gente estuda né a gente mais assim estuda durante a nossa graduação na pedagogia né aí a bolsa amarela vários livros né que eu li dela aqui a respeito e também deve sempre tem Associação aqui a essa altura tá bom Aqui nós temos a
referência a gente Caso vocês queiram depois né se aprofundar a respeito aqui da temática de hoje vamos só nalizar para ver como As bancas estão cobrando as estão cobrando exatamente aqui de acordo com o que nós passamos né hoje ó o que chama de Literatura Infantil específica Isto é os textos escritos exclusivamente para crianças têm sua origem primariamente em motivos o que né doutrinários literários pela lógico sou sociológicos ver nós temos motivos pedagógicos o Vinicinho tá da Literatura Infantil específica que veio sim com esse cunho totalmente pedagógico no seu início como nós vimos tá bom
que seria letras e olha só a autora do livro Marcelo marmelo e martelo que a gente acabou de falar né gente e de mais de uma centena de obras que inclui encontros para as crianças histórias recontadas adaptações de clássicos novelas juvenis a uma massa dos sonhos é conhecida como herdeira da tradição né muito conhecido como herdeira da tradição iniciada por Monteiro Lobato na Literatura Infantil brasileira em seus livros A Crítica social e política é forte sem ser amarga e tem raízes por certo na sua formação de socióloga e na sua consciente postura de cidadão né
Nós estamos falando aqui Claro de Ruth Rocha letra de né Marcelo marmelo martelo nas bancas gostam de sempre fazer essa Associação com Ruth Rocha tá bom e assim vocês e as bandas diferentes bancas né quando trás lá no edital Literatura Infantil nós vamos é cobrado em desse sentido tá no sentido de autores e se você conhece alguns autores principais e mais famosos tá bom dentro desse cunho né de saber o porquê da parte pedagógica não é isso vamos ver continuar analisando aqui respondendo pra gente ter a Total compreensão né de como As bancas estão fazendo
os personagens da Turma da Mônica são ícones dos quadrinhos e da cultura pop brasileira que estão sempre em contato com as crianças de várias gerações é quem é o criador da Turma da Mônica né mais uma banca também cobrando aqui o autor né com certeza que Mauricio de Sousa por isso que eu falei né gente sempre faz você sair da sala pega o seu caderno de resumos sua notação e escreve lá as obras principais aqui desses autores que elas vão ser repetidas né sempre vão ser os mesmos nem os principais obras relacionadas a esses autores
né então assim Turma da Mônica Oi gente vai lembrar de Maurício de Sousa né que a gente acabou de falar ali também né nos principais autores mas é importante sim você fazer essa relação aí no seu caderno de resumo para você não errar no confunde né os autores vamos lá preste atenção só uma professora que acredita na literatura como algo prazeroso para a criança deve estar voltada ao gosto e apreciação né com certeza assinale a ação coerente a essa concepção de trabalho com a nossa literatura né então vamos analisar aqui né qual que seria coerente
né a professora adotar mensalmente um título da Literatura Infantil para que todos os alunos façam a mesma leitura pois assim haverá maior aproveitamento nas discussões e atividades sobre o mesmo né Olha só que interessante acordo com que nós falamos hoje aqui a todo momento né Essa postura da professora aqui dentro da letra A seria interessante seria realmente importante ela falar é todo mundo tem tem que ler a mesma coisa e todo mundo tem que ler O mesmo texto não né gente aí dentro Desconsidera a questão livre do aluno lá no poder escolher dorme poder ter
oportunidade né então aqui não a partir do momento que os alunos dominarem a escrita sempre solicitar o preenchimento de questionários e fichas de leitura para verificar a capacidade de interpretação textual de acordo com o que nós vimos estaria tá correto também não né gente tão vendo assim cabos bancos ação cobrando né de acordo com as informações que nós passamos as as mantas são perguntando e é fácil a gente Identificar qual seria a intenção que a banda quer justamente saber se o professor que está chegando Ele sabe né a intenção né da importância da Literatura Infantil
trabalhar dentro dessa perspectiva aqui gente é justamente o contrário que nós temos hoje né e que também já foi trabalhar em alguns momentos nem alguns contextos históricos por exemplo um contexto de uma pedagogia tradicional né então vamos responder os questionários vamos todo mundo aqui para é porque o professor é o detentor do saber não tinha essa parte passo tudo isso aí ficou para trás né então assim que nós vimos hoje das informações importantes que nós temos que contextualizar hoje com a Literatura Infantil é justamente o aluno poder participar pelo seu intermedial processo né então pessoa
não vai é ali ser o único que sabe e vai mandar não para você vai intermediar porque é isso que nós temos hoje nos nossos documentos oficiais e quando fala assim ó a partir do momento que usar os dominar inscritos aqui é senso comum né até mesmo Dentro de algumas casas algumas famílias né ah eu não eu não comprei livro para meu filho comprou boneca e carrinho que ainda não sabe ler né quando começar a ler eu vou comprar alivia aí nesse perdeu todo o processo né de construção de Ato da leitura do gosto né
então assim é justamente errado né partir do momento que começa a dominar a escrita errado né que não é a partir daí as sempre vai solicitar preenchimento de questionário não seja e assim eu vou conseguir verificar a capacidade de interpretação gente errado né totalmente é de cunho burocrático técnico e não é esta a intenção né que nós temos em relação à apresentação da Literatura Infantil para as crianças promover situações em que os alunos possam ter contato com diversos títulos de livros permitindo-nos A livre escolha de suas leituras foi exatamente o que eu falei né gente
Professor deve dar essa oportunidade do anúncio ser livre poder ter contato ele poder escolher tá então você só vai apresentar internet aí não deve ali no caso mandar na situação aluno né é protagonista do processo e ele deve ter essa oportunidade né de apresentar ali para mim ver essas situações se eu tô sim criar momentos em que os alunos possam olhar e foi olhar vários tipos de livros mas momento da Escolha indicar o que é mais adequado para a qualidade evitando que os alunos do 5º ano por exemplo escolher livros de imagens ou textos muito
curtos né totalmente errado e a banca sabe que isso acontece ainda Dentro de algumas instituições e por isso ela colocou aqui e e e o aluna Lívia para poder escolher de acordo com o seu rosto Esta é a ideia Tá bom vamos lá o Menino Maluquinho é uma série de quadrinhos eternizados na infância de muitas crianças Menino Maluquinho saiu das páginas dos livros para TV virou série novela peça teatral filme Ó polys temos diversos produtos infantis quem assina nesse clássico gente é o nosso querido Ziraldo né letras e tá bom questões assim atualizados para vocês
bancas diferentes para vocês terem noção que exatamente isso que às bancas em cobrando cada vez mais a lei 1369 institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira africana no estudo da Educação Básica da Educação Infantil esse trabalho pode tornar-se prazeroso quando tratado a partir da Literatura Infantil afro-brasileira propiciando Prophecy ando o que né condições para reforçar preconceitos racistas Claro que não né gente não pode proporcionar essas condições da reforçar esses preconceitos a construção de uma autoimagem positiva das Crianças brancas brancas não né gente das crianças negras e afirmação do padrão masculino branco e
heterossexual como modelo que deve ser aceito totalmente errado né uma formação crítica dos leitores sobre as questões étnico-raciais Com certeza assim não é proporcionar aos estudantes dessa formação crítica né E sobre as nossas questões étnico-raciais aqui porque falou da cultura história brasileira indígena no mesmo da nossa lei a educação Africana e lá da Educação Básica naturalização da educação da condição de inferioridade do negro na sociedade naturalização tratais com algo normal né inferioridade do negro dentro da nossa sociedade errado com certeza seria letra de tá bom na educação infantil as experiências com a Literatura Infantil propostas
pelo professor almedia relação dos textos com as crianças contribuem para o desenvolvimento desenvolvimento de que vamos lá da compreensão do uso social da escrita e dos e olha isso aqui é interessante viu que ao CPF só educação infantil as experiências com a Literatura Infantil propostas pelo professor almedia a relação dos textos com as crianças contribui para o que compreensão do uso social da escrita e dos números preste atenção alfabetização e letramento como conhecimento de mundo reconhecimento da leitura e escrita como símbolos de fala construção das hipóteses de escrita em rabiscos e garatujas que nós vamos
lá inclusive está dessa forma na bncc ou da escrita de letras e números como representação de língua materna né olha só gente quando falou que Literatura Infantil Nossa onda que construção de hipóteses de escrita de rabiscos é igual a Turis No momento até o falei da minha experiência né que trabalha oito anos o Maternal que a justamente isso você vai construir lá apresentando lá e a criança vai a partir disso teto formando as suas hipóteses que vai sendo informado através de rabiscos e garatujas e sua instalar no documento oficial da nossa bncc né o mesmo
que você não soubesse que estivesse lá na bncc né E você tivesse perdido essa parte aqui do vídeo que eu falei hoje você teria como identificar sabe porque porque aqui tudo está relacionada aquele cunho de alfabetizar criança compreensão do Social escrito números alfabetização e letramento é escrita de letras números ou seja aquela ânsia que eu falei de ai uma não tem que alfabetizar eu vou apresentar literatura para o meu aluno lá já leu errado é meu filho né ali dentro das casas então assim isso aí não gente essa é uma hipótese totalmente errado a a
literatura deve ser vista dentro desta forma todos aqueles elementos devem ser desenvolvidos né é esse objetivo não esse foco louco na alfabetização Tá bom então com certeza que seria a letra de daria para você descartar também né lendo as outras hipóteses Monteiro Lobato como nós falamos é considerado precursor da literatura infantil no Brasil né nem das obras abaixo assinale aquela que não foi escrita por mim e bato gente tá ó Sítio do Picapau Amarelo a minha do nariz arrebitado tá lá no nosso slide Shopping das raças aventura dos Aventuras do Príncipe Diário de um Mago
não né Isso aqui é Paulo com ele nesses quartos aqui estão lá no slide como eu falei para vocês anotarem para fazer sempre Associação das principais obras desses autores não é difícil né não é difícil porque a gente liga rapidamente principalmente quem já está trabalhando né ali na com as crianças né que a gente tem contato sempre com esses livros né não vai ser difícil de você fazer essa Associação Tá bom então seria assim é né que não faz parte aqui né de Monteiro Lobato mais uma banca diferente gente cês tão vendo são bancas diferentes
são questões atuais para vocês para gente analisar aqui ó mais uma banca que vai pedir os seus autores e as suas obras tá bom assinale a alternativa que traz a relação correta das obras com os respectivos autores o Marcelo Olá que eu falei né Marcelo marmelo martelo e lembrar da nossa Ruth Rocha que eu falei Sítio do Picapau Amarelo que seria o nosso Monteiro Lobato e Turma da Mônica Maurício de Souza né aqui até ficou tranquilo então o primeiro seria Monteiro Lopes Ruth Rocha o primeiro ó já daria para descartar já do primeiro você já
conhecesse Marcelo marmelo martelo você já ia ver que seria letra B né que nenhuma das outras aparece a Ruth Rocha nas alternativas Então é isso né Monteiro aqui o Ruth Rocha perdão um Marcelo marmelo martelo Monteiro Lobato como Sítio do Picapau Amarelo e Mauricio de Sousa com Turma da Mônica né letra B aqui para vocês tá bom vamos lá o livro infantil só será considerada Literatura Infantil legítima mediante aprovação natural da criança né por isso o livro precisa atender as seguintes necessidades da Criança é certo ó tudo que a gente estudou aqui hoje né gente
é importante o livro atendessem às necessidades e elementos importantes dessa para criança então vamos lá que que eu e vai imaginação Com certeza né gente estimular a curiosidade também divertir educar instruir transmitir normas de obediência é bom comportamento precisa gente necessariamente né da desenvolver aqui normas para criança que deve sim ser obedecidas aqui dentro desse Bom Comportamento não né gente aqui inclusive lembra até o inicio da Literatura Infantil que tinha se come mais pedagógico dentro ali dessas dessa perspectiva né E hoje não né sim promovendo imaginação estimular divertido cá justamente tudo que nós vemos né
então é certo aqui seria a letra D não está de acordo com que nós vimos né atualmente a Literatura Infantil é vista como um recurso didático para ensinar além do conteúdo né a empatia criatividade desenvolver o gosto pela literatura mas nem sempre foi assim assinale a alternativa de como ela visse a literatura no Brasil no século 20 tá bom a literatura sempre foi voltada para o cantil desde a era medieval com os contos de origem oral não né gente no início né o adulto a criança nem era vista como criança não era vista como um
adulto em miniatura então quando fala assim que sempre foi assim né errado a literatura para as crianças a vista como moralizante para preparar as crianças a seguir os moldes da sociedade nem foi exatamente isso que nós temos esse início né Literatura Infantil era usada na sala de aula de forma lúdica no início não nenhuma das alternativas não porque a letra bem mesmo tá a literatura para crianças antes era visto assim como moralizante para preparar as crianças para seguir os moldes né infeliz daquele que nunca se ter essa teletransportou para outro mundo o país a ouvir
ler histórias que lhe permitissem viajar né a contação de história educação infantil traz inúmeros benefícios está entre esses benefícios fato de a literatura na educação infantil tão qual que faz parte aqui né nesses benefícios né Visa articular a equipe pedagógica e da comunidade local no processo de aprendizagem da Criança em um momento nós falamos que o foco estaria aqui né na equipe pedagógica na comunidade né ter por tarefa ser um agente transformador no convívio da criança isso aqui é importante né Tem um homem assim Visa informar os pais e responsáveis sobre por causa quer pro
sobre quaisquer problemas que a criança esteja enfrentando na escola Esse é o foco né Visa informar os pais e responsáveis a gente não falou sobre essas características dentro da literatura na educação infantil tende a estimular o empreendedorismo desde a primeira infância né também nós não falamos isso a gente falou sobre imaginação cuidado atenção é o vocabulário tudo mas tendem a estimular empreendedorismo nós não falamos ao seu ofertado por meio de intervenções profissionais aprimorar o capital humano das crianças também não então com certeza Bené diante dos itens que nós temos tempo tarefas ser um agente transformador
sim do convívio das crianças né aqui diante e com certeza B Está correto ó a Literatura Infantil começou no século 18 quando nós irmos lá no primeiro slide né nessa época a criança começará efetivamente a ser vista como criança antes a participar da vida social adulta né Inclusive usufruindo das o literatura as crianças da literatura adulta tá gente as crianças da nobreza linha os grandes clássicos e os mais pobres Liam lendas e contos folclóricos literatura de cordel muito populares na época como tudo evolui esse tipo de literatura também evoluiu para atingir o público de educação
infantil Os Clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração para os nossos contos de fada são contos considerados infantis vamos lá Chapeuzinho Vermelho A Bela Adormecida também O Barba Azul O Gato de Botas sem a gente todos todos são com cinco antes é correto afirmar que a é um três e quatro estão corretas um dois e quatro corretas um dois e três ou todas todas todas aqui citadas né fazem parte todas essas obras citadas fazem parte sim dos nossos contos infantis seria letra de vamos lá se a literatura é aquilo que escolhemos fazer
dela a Literatura Infantil tem o objetivo de Educar e socializar não tendo um caráter literário dessa maneira é possível definir Literatura Infantil Como como o que uma literatura que possui público específico né com habilidades diferentes fazendo com que a criança aprenda a linguagem escrita e temas emblemáticos na construção da identidade da criança legal gente isso aqui até o momento sim na literatura que analisa o papel da educação infantil EA formação do leitor não é não a Literatura Infantil não é é a literatura que vai analisar o papel da educação infantil e formação do leitor não
é o papel né e com certeza não literatura que Visa construir posicionamento sobre assuntos que dizem respeito ao processo de formação humana da criança não né gente não necessariamente pode levar a criança assim construir um posicionamento mas não Visa o foco não é isso né e assim como a letra vez não um processo de construção do conhecimento para garantir que a criança não perca interesse na escola olha só não tem nada a ver com que nós falamos É tem que ter isso aqui para criança não perder o interesse pela Escola esse aqui é o foco
da Literatura Infantil não então diante que nós temos letais Está correto a literatura que possui público específico habilidade diferentes ainda criança a aprender a linguagem da escrita né sim e temos ainda mais construção de sua identidade né como criança né letra A Com certeza e por último são considerados autores da Literatura Infantil brasileira é certo então Ana Maria Machado sim um bom Maria Maria Luiza Penteado também o Lobato Lygia bojunga né que nós falamos Raul Pompéia não né ao com pé nós não falamos né letra N aí foi um escritor Brasileiro sim mas não foi
aqui dentro dos nossos autores da Literatura Infantil inclusive você vai colocar isso aí lá né você vai copiar né os nossos autores aqui do slide né suas obras principais ou consumir para você sempre lembrar tá desses autores que nós temos o gabarito para vocês bacana né gente Essas são as principais informações aqui a respeito da nossa temática de de hoje viu deixe o seu like aqui no vídeo se inscreve aqui no canal do YouTube agradeço muito a participação e vejo você na próxima aula E aí
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