Documentário: Reforma urbana no Rio de Janeiro: o bota-abaixo de Pereira Passos

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[Música] no início do século XX o Rio de Janeiro era a capital do Brasil e também era a maior e mais importante cidade do ter brasileiro porém o que se via na capital federal eram habitações coletivas como os cortiços que tinham péssimas condições sanitárias e refletiam o poder aquisitivo dos seus proprietários e também uma geografia que não colaborava com as ideias modernizantes do período Nesse contexto existem dois personagens principais que vão conceber aquela que ficou conhecida como uma das maiores e mais intensas reformas urbanas do Rio de Janeiro de todos os tempos o presidente da
república na época Francisco de Paula Rodrigues Alves que aproveitou os lucros da produção nacional de café para liberar dinheiro para as obras e o prefeito Doo Federal Francisco Pereira Passos para dar lugar para a modernidade e sanar os problemas de saúde pública foram abertas grandes Avenidas feitas novas construções e também foi instituído um plano de saneamento para a cidade muitos cortiços casas de cômodos estalagens velhos casarões e morros foram colocados por terra foi também durante a reforma Urbana de Pereira Passos que o porto do Rio de Janeiro foi reestruturado para atender a uma demanda crescente
da economia cafeeira brasileira que estava no auge e receber produtos e passageiros vindos do estrangeiro a ideia da reforma Urbana está relacionada com o contexto social da primeira república entre os anos 1889 a 1930 o período era efervescente com a instalação de novas indústrias e fábricas que recebiam Trabalhadores de diversas regiões do Brasil também Imigrantes vindos da Europa a urbanização a todo vapor e as cidades crescendo em desordem trouxeram problemas como a falta de saneamento básico e de moradias e também epidemias deula peste Bobônica febre amarela Cólera Francisco de Paula Rodrigues Alves foi o quinto
presidente do Brasil e governou entre os anos de 1902 a 1906 ele fazia parte da política do café com leite e defendia os interesses dos cafeicultores Paulistas a preocupação com o saneamento da capital da república e com a modernização das instalações do porto do Rio de Janeiro foram as marcas do seu governo o outro Francisco o prefeito pera foi indicado por rodrig Alves para comandar a prefitura do Distrito Federal no início do século XX Francisco Pereira Passos era filho do Barão de Mangaratiba que era um grande dono de fazendas de café Pereira Passos era proprietário
da estrada de ferro do Corcovado inaugurada em 1884 e membro ativo do clube de engenharia Passos era um autêntico representante dos novos tempos ele tinha o diploma de engenheiro e era formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro ex Escola Militar E no fim do século XIX devido à sua formação teve a oportunidade de morar em Paris estando lá conheceu e acompanhou a reforma Urbana parisiense conduzida sob a Batuta do prefeito Georges eugene hausman que transformou a capital Francesa em uma Paris civilizada e moderna a partir da demolição dos bairros populares naquela época o jovem
Engenheiro Francisco Pereira Passos nem imaginava que mais tarde ele teria a oportunidade de colocar em prática suas ideias modernizantes que promoveriam uma das maiores reformas urbanas do Rio de Janeiro que ficaria conhecida como bota baixo o que segundo historiadores faria com que ele conquistasse a alcunha de hausman tropical desde o governo de Dom Pedro I no século X já se discutia um plano urbanístico para a cidade do Rio de Janeiro a partir de uma comissão de melhoramento da cidade o tempo passou e no ano de 1902 o presidente em exercício Rodrigues Alves nomeou o novo
prefeito da capital da República Brasileira recém-nascida e delegou a tarefa de modelar a insalubre e desorganizada capital republicana para dar conta da empreitada um dia antes de assumir a prefeitura um decreto Federal foi criado que permitia Passos comandar livremente sem a intervenção do Conselho Municipal que era contra reforma urbana o conselho foi suspenso por 6 meses o que causou muita polêmica e acusações de autoritarismo por parte do governo mas mesmo assim o engenheiro centralizou o controle da máquina burocrática em suas mãos e tocou os planos modernizantes a toque de caixa a reforma Urbana de Pereira
Passos ficou conhecida como bota baixo porque praticamente nada ficou de pé no centro da cidade do Rio de Janeiro durante período ela também ficou famosa por ser a causadora da Insurreição Popular conhecida como a revolta da vacina basicamente a reforma de Passos focou em três áreas a estética a sanitária e a Viária nesse sentido a ideia de estética para a capital federal era embelezar a arquitetura da cidade seguindo o padrão francês da Bela epoque a influência parisiense em inglês era tanta que até nos salões mais modestos se falava francês e inglês e o cafezinho foi
substituído pelo chá das 5 da tarde na época Machado de Assis com seu olhar atento e sensível registrou e criticou a influ Fran em uma crônica do dia 7 de março de 1889 publicada no Jornal Gazeta de notícias no texto O Bruxo do Cosmo velho escreveu pego na Pena com bastante medo estarei falando francês ou português o Senor Dr Castro Lopes ilustre latinista brasileiro começou uma série de neologismos que lhe parecem indispensáveis para acabar com palavras e frases francesas ora Eu Não Tenho Outro Desejo Se não falar e escrever corretamente a minha lngua e se
descubro que muita que dizia até aqui não tem foras de cidade mando esse Ofício à fava e passo a falar por gestos em uma capital afrancesada não havia lugar para os cortiços e casas de cômodos que estavam apinhados de Gente Pobre e muito menos para a insalubridade que adoecia a população por isso para embelezar a cidade os edifícios foram recuados e antigas vielas foram pavimentadas e alargadas como os boulevards franceses também foram construídos prédios como da Biblioteca Nacional do Teatro Municipal e da escola de Belas Artes que chamavam a atenção por sua beleza no que
diz respeito à questão sanitária o Rio de Janeiro apresentava o traçado típico da época colonial com suas ruas estreitas e longas que se cruzavam segundo o discurso higienista da época essas ruelas não deixavam o ar dos Ventos purificadores circular a falta de circulação do ar por toda a cidade juntamente com o grande número de pessoas aglomeradas no mesmo lugar como nos cortiços fazia com que as epidemias de varía tuberculose Cólera e febre amarela se espalhasse entre a população a insalubridade era tanta que no estrangeiro a capital federal do Brasil era conhecida como a cidade da
Morte e muitos passageiros do dos navios não desembarcavam no porto do Rio de Janeiro por medo das doenças preferindo descer na Argentina Uruguai a imprensa alertava para o problema da fama das epidemias do Rio de Janeiro que manchava a imagem da cidade no cenário internacional como nesta charge da revista Don K shot do ano de 1896 em que o Rio de Janeiro foi representado pelo cenário rústico da imagem através do desenho dos porcos se alimentando da figura humana vestida com roupa simples e da figura da Morte instalada na casa de madeira enquanto as capitais da
Argentina e do Uruguai eram representadas pelas senhoras elegantemente vestidas que observavam horrorizadas a cena em meio ao caos o médico Osvaldo Cruz o grande sanitarista teve a missão de instituir rígidos programas de vacinação mas a obrigatoriedade da vacinação da varíola e o despejo de suas casas por causa da reforma Urbana deixou a população revoltada o que acabou culminando na revolta da vacina em 1904 populares e tropas do governo se enfrentaram E no fim do conflito o saldo foi de aproximadamente 31 mortos Mas além das questões de estética e sanitária o abaixo de Pereira Passos também
atacou a questão Viária Ou seja a locomoção dentro da cidade para melhorar a circulação do Ar e do tráfego dentro da Capital Federal alguns morros como do Senado e parte do Morro do Castelo foram destruídos a terra retirada dos morros que foram demolidos serviram de aterro para diversas áreas do Rio de Janeiro como é o caso da região portuária nela foi criada na na época uma nova linha Costeira que nivelou mais ou menos 179 hectares sobre o mar a partir de um aterro feito com a terra da demolição do Morro do Senado Além disso novas
ruas foram criadas e muitas que existiam foram alargadas e pavimentadas outras tiveram seus traçados alterados para principalmente facilitar o deslocamento e o acesso até o porto do Rio de Janeiro um exemplo de remodelação da cidade para facilitar o deslocamento foi a criação da Avenida Central hoje Rio Branco projetada no estilo dos boulevards Franceses com seus 10000 m de extensão e 33 m de largura ela facilitou a comunicação entre o centro comercial da cidade e o porto e unida a Avenida Beiramar Avenida Central facilitava o trânsito de quem morava ou se hospedava na região da Glória
do Catete e de Botafogo por isso a avenida é considerada o Marco principal do bot baixo aos olhos de Pereira Passos a cidade colonial do Rio de Janeiro era um símbolo de atraso e sua imagem deveria ser transformada em uma imagem de cidade moderna nesse sentido Pereira Passos obteve grande êxito ao usar a fotografia como um meio de divulgar os seus feitos os fotógrafos contratados pelo governo na época Augusto malutta e Marc ferrez através de Sua sensibilidade artística conseguiram captar e difundir essa nova cidade modificada que deveria se adaptar aos padrões europeus de cultura e
urbanismo a reforma Urbana de Pereira Passos não foi a primeira e nem seria a última remodelação feita na Cidade do Rio de Janeiro tomando distância do tempo do ocorrido o que se percebe é que existiram consequências boas e ruins durante as grandes obras realizadas em um curto espaço de tempo de pouco mais de 3 anos no que diz respeito aos resultados positivos realmente depis do bot baixo de Pereira Passos Surgiu uma nova Capital Federal condizente com a modernidade da época ficando a cargo dos Engenheiros Lauro Miller Paulo de fron e Francisco bical os objetivos do
plano de remodelação e saneamento da cidade foram cumpridos e toda a extensão da cidade recebeu algum tipo de melhoria Urbana e que se viante a reurb umio Dee transformado em um grande canteiro de obras eram projetos de saneamento da cidade como provisão de água e esgoto projetos para instalação da Luz elétrica canalização de rios Paisagismo construção e alargamento de ruas renovação do calçamento abertura de Praças para se ter um exemplo os bairros de copac cabana e Panema até o final do século XIX eram redutos de pescadores mas no início do século XX ações conjuntas das
companhas de transporte e energia e o estado fizeram com que os bairros passassem a ser atendidos pelos Bondes e ter Luz elétrica o que fez com que esses bairros sofressem um processo intenso de urbanização por conta da expansão Imobiliária ainda no mesmo período o Rio de Janeiro se torna uma cidade moderna e grandiosa o que pode ser visto através da construção da Avenida Central da Avenida Beiramar da Avenida Atlântica na construção de jardins públicos e também nas remodelações feitas no Largo da Carioca e no Largo do pass quanto ao resultado negativo o que se percebe
é que muitas pessoas humildes foram prejudicadas com a política do bot baixo de Passos os cortiços por exemplo eram um grande problema urbanístico estético e de saúde pública esse tipo de construção vinha sendo gradualmente restringido desde os anos 1850 e com a reforma Urbana eles passaram a ser demolidos em nome principalmente do combate às epidemias muito antes do bot baixo o escritora luí de Azevedo em seu livro curtiço publicado em 1890 retratou o cotidiano dos moradores do cabeça de porco um dos maiores cortiços da cidade do Rio de Janeiro e ao que tudo indica era
habitado por cerca de 2000 pessoas na ficção o cabeça de porco foi destruído por um incêndio na realidade ele foi demolido em 1893 pelo prefeito da época Barata Ribeiro por questões sanitárias governo de Pereira passo só permitia a construção e a liberação de apenas quatro classes de habitações coletivas hotéis hospedarias e casas de pensão asilos e Conventos colégios internatos e quartéis e Postos de guarda o autoritarismo do governo era tanto que as pessoas despejadas dos cortiços e estalagens eram retiradas quase que a força sem nenhuma opção oferecida pelo Estado de moradia Além disso os pobres
eram colocados na rua sem nenhum tipo de indenização o que fez com que eles se obrigassem a construir casebres nos morros próximos ao centro da cidade para ficar perto dos seus postos de trabalho os cortiços correspondiam a moradia de quase 25% da população do centro da cidade por isso muitos estudiosos afirmam que a política do bot baixo ao praticamente obrigar os mais necessitados a morar nos morros em condições piores das que viviam nos cortiços fez com que as favelas que existiam no Rio de Janeiro recebessem um grande número de novos aprofundando ainda mais a desigualdade
social a forma como as mudanças feitas na cidade do Rio de Janeiro foram adotadas provocaram o que conhecemos hoje como a revolta da vacina que explodiu no final de 1904 entre os dias 10 e 16 de novembro a revolta foi um grande motim popular da então Capital Federal do Brasil que fez oposição às rígidas medidas sanitárias executadas por osaldo Cruz como a obrigatoriedade da vacina contra varía e também foi o momento de manifestar o descontentamento em rela ao bot baixo de Pereira pass ao longo do anos o estado interviu de forma estratégica no espaço e
ditou regras não só do espaço físic do códigos de e auxiliou no desenvolvimento de uma cultura Urbana marcada pela desigualdade social esse padrão de intervenção foi Tornado projeto e potencializado no governo passos mas marca toda a história da cidade do Rio de [Música] Janeiro Olá pessoal espero que vocês tenham gostado do meu vídeo eu agora quero deixar alguns recados importantes para aquelas pessoas que estão acompanhando meu trabalho aqui no canal primeiramente agradecer a audiência obrigado a todas as pessoas que acompanham o meu trabalho e segundo gente eu vou deixar aqui no vídeo as formas de
apoio financeiro para aquelas pessoas que querem apoiar aqui o canal tá bom elas também vão estar aqui na descrição do vídeo mas só para reforçar vocês podem fazer a contribuição pelo pix que é o meu e-mail professor camair @gmail.com ou vocês podem fazer o apoio financeiro pelo apoia-se o site do apoia-se E aí é apoia-se PSE barbrasil ou vocês podem se tornar membros do YouTube membros aqui do canal né clicando nesse botãozinho que está abaixo do vídeo ou deixando um Valeu demais que é esse botãozinho também que fica logo abaixo do vídeoo que tem um
cifrão e que também aparece nos comentários Então essas são as formas que vocês têm para fazer as doações financeiras tá agradeço de antemão a todo mundo que puder ajudar aqui o canal Vou parando por aqui e até o próximo vídeo tchau tchau [Música]
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