a emi que é muito entrar no quadro estadinho olá meus amores aqui estamos para mais um vídeo de movimento artístico o cubismo é bastante conhecido acho que muito pela figura do picasso que é esse nome gigante que trabalhou e produziu muito mais para além dessa popularidade as mudanças que eles propuseram para a arte foram bastante revolucionários e importantes antes de falar de que o mesmo precisamos falar sobre cezanne que é um precursor dos pensamentos que o picasso e braque vão levar adiante seja ele era próximo dos impressionistas money no ápice da roupa e até chegou
a participar da primeira exposição impressionista mas o trabalho dele nunca se encaixou totalmente o movimento ele pinta ao ar livre muitas cenas do monte são vito ar por exemplo que ele introduz a multiplicidade de pontos de vista afinal um mesmo objeto é visto por nós pelo menos de duas formas diferentes cada olho verde um jeito né ele funde esses dois pontos de vista na mesma tela em 1907 logo depois que os animou e acontece uma retrospectiva da obra dele em paris e os pintores mais jovens como picasso e braque ficam super inspirados e apaixonados por
aquilo cezanne é tido como pai da arte moderna no bracuhy diz que o cesana e propiciou o gosto pelo risco as pinturas deles são uma provocação que eles decidiram seguir picasso era esse cara muito talentoso ele sabia pegar referências juntar com as suas próprias necessidades e criar coisas incríveis ele também era ambicioso e vaidoso uma ti se tinha pintado em 1906 a tela a alegria de viver que era muito inventiva nas cores e nas formas o picasso não ficou muito feliz e fui lá quebrar a cabeça para criar uma obra que fosse além daquela modalidade
toda do mate se um matisse e picasso tiveram aí uma relação de rivalidade produtiva bom e assim como a obra do cesana tinha inspirado ele as máscaras africanas do museu etnográfico do trocadero também fascinaram o nosso amigo espanhol e aí ele cria nem demoiselles d'avignon era 1907 a tela retrata assim prostitutas em um bordel da rua de avignon em barcelona e elas têm os corpos estilhaçado sem linhas angulares o quadro não tenha um senso de profundidade pelo contrário mulher estão chapadas no primeiro plano o mais próximo possível dos olhos e das mãos do espectador não
há nenhuma tentativa de imitar a realidade os amigos do picasso ficaram chocados falaram horror esmal da tela e um picasso fica chateado enrola além de gozar do avião e guarda mais um buraco se aproxima dele para juntos eles pensarem a intenção daquela pintura e dessa parceria das surge o cubismo um brake também influência disse mú pelo cezanne pinta casas inglês tac ea paisagem não tem profundidade nenhuma está tudo ali amontoado no primeiro plano as formas totalmente geometrizados eles pois essa tela pelo júri do salão de outono que tinha entre eles uma ti seguiu no ibooks
hélio que comentaram que o brasil tinha trazido essa pintura que parecia feita de cubinhos e pegou o nome temos o cubismo eles não olham pra um objeto com perspectiva mais de todos os ângulos possíveis e pintam todos esses pontos de vista ao mesmo tempo em uma tela o violino à vista de todos os lados de cima e de baixo ao mesmo tempo essa primeira fase do clube na chamada de cubismo analítico porque eles analisam obsessivamente um tema e um espaço que ele ocupa eu acho curioso que eles estão tão sincronizados nas ideias que têm algumas
telas que é quase impossível saber se são do buraco do picasso eles pintam temas simples objetos do cotidiano como o homem com um violão por exemplo mas as formas eram praticamente indecifráveis eles começam a inserir alguns elementos reais para ajudar na leitura da pintura tipo esse pedaço de corda no centro da imagem vocês conseguem distinguir o braço do violão as cordas a boca a imagem fragmentada pode sugerir que ele esteja tocando ceilão flamengo o dedo do músico está pressionando o braço do instrumento enquanto o corpo dele aparece um segundo plano difícil de identificar porque as
cores são as mesmas só partes da figura tão representadas em majuli o picasso também produz um elemento conhecido para apaziguar o coração do espectador que não tá entendendo nada e aqui a gente sabe que se trata de uma mulher com um violão porque majoli era a namoradinha do picasso a marcelo humberto e era também o trecho de uma música francesa introduziu o texto na pintura é uma atitude audaciosa afinal pinturas são sobre imagens não sobre palavras como o cubismo reconhece a natureza bidimensional da tela não tenta criar uma ilusão de três dimensões até ela passa
a ser um objeto em si não uma janela para uma cena é a pintura pura a cor a forma e não há ilusão que ela pretende criar isso é determinante pra ti que vem na seqüência eles buscam uma abordagem mais conceitual da arte em que se leva em conta não apenas o que se vê assim o seu conhecimento prévio sobre o tema a representação de como realmente vemos as coisas que existimos no mundo o quanto é importante o picasso arrumou uma chance para financiar o trabalho deles e é verdade que ficasse um pouco mais livre
para criar quando você já tem o seu sustento garantido né por volta de 1910 o phenom e g1 hungry e outros artistas aderem ao cubismo houve uma colina que é um grande amigo do picasse que apesar de no início ter achado les demoiselles d'avignon meio esquisitos entusiasmou muito com o cubismo ele escreveu em 1910 sem ignorar os talentos de todos os tipos que se manifestam no salão de outono eu sei que o cubismo é o mais alto da arte francesa hoje até o do chan se rendeu ao movimento no descendo a escada causou maior bafafá
de crítica quando foi exposto em 1913 nos estados unidos a partir de 1912 eles começam a fazer experimentos adicionando materiais às telas o branco começa misturando areia com tinta para criar uma textura o picasso incluem um pedaço de oleado tipo um papel de embrulho que imita uma cadeira trançada e moldura a pintura com um pedaço de cordão por sido o braço e qual o papel de parede estampado tipo madeira em fruteira e copo percebe que não há pintura nesta pintura e de novo eles são revolucionários se apropriar de elementos da vida real incorporar a pintura
é uma nova relação entre a arte ea vida eles não estão copiando a vida real mas se apropriando dela essa segunda fase do cubismo em que eles introduzem o papa e colei é chamada de cubismo sintético e um picasso segue pirando a gente sabe ele faz um violão tridimensional em cartolina que é uma escultura tá liberado fazer arte com qualquer coisa o cubismo dura de meados de 1908 até o início da primeira guerra o buraco se alista no exército francês sobrevive mas o mundo era outro depois da guerra e cada artista segue o seu caminho
agora o cubismo influencia muitos outros formas de arte o futurismo italiano o portista inglês o suprematismo de construtivistas russos hungria e segue influenciando a arquitetura design como era bonito tá aí pra provar que esses cubistas são influência até hoje muito bem os segredos falando de outros movimentos artísticos artistas e mais um monte de outras coisas que você não é inscrito aqui no canal aproveita se inscreve para não perder essa arte toda beijo tchau