palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes nós vamos abrir a palavra de Deus no texto de João Capítulo 8 versos de 1 a 11 evangelho de Cristo conforme o registro de João Capítulo 8 verso de 1 a 11 está escrito Jesus entretanto foi para o Monte das Oliveiras de madrugada voltou novamente para o templo e todo o povo ia ter com ele e assentado os ensinava os escribas E fariseus trouxeram à sua presença uma mulher Surpreendida em Adultério e fazendo-a ficar de pé no de todos disseram a Jesus mestre esta mulher foi apanhada em flagrante
Adultério e na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas tu pois Que dizes isto diziam eles tentando-o para terem de que o acusar mas Jesus inclinando-se escrevia na terra com o dedo como insistissem na pergunta Jesus se levant ees disse aquele que dentre vs es Sem Pecado seja o primeiro que L atire pedra e torando a inclinarse a escever no chão mas ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria conscia for retirando um por um a começar pelos mais velhos até aos últimos ficando só Jesus e a mulher no meio Onde estava erguendo-se
Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher perguntou-lhe mulher Onde estão aqueles teus acusadores ninguém te condenou respondeu ela ninguém Senhor então lhe disse Jesus nem eu tampouco te condeno vai e não peques mais eu queria hoje meditar um pouco com os meus irmãos sobre o tema a miséria no tribunal da Misericórdia a miséria no tribunal da Misericórdia fica penso eu patente no texto duas posturas duas atitudes ou melhor dois tribunais o tribunal dos homens e o tribunal de Cristo o tribunal da Misericórdia quando nós olhamos a Bíblia percebemos que o tribunal dos
homens não raro é mais rigoroso e mais perigoso do que o tribunal de Deus no tribunal do os homens você vai encontrar um Herodes no trono vai encontrar um João Batista na cadeia no tribunal dos homens você vai encontrar um José sendo acusado e a mulher de potifar sendo a acusadora no tribunal dos homens você vai ver um Pôncio Pilatos julgando e no julgamento dele barrabaz é solto e Jesus é condenado no tribunal de Deus até um ladrão na 11 hora da vida encontra perdão e salvação no tribunal dos homens esta mulher apanhada em flagrante
adultério é julgada e é condenada mas o tribunal de de Deus ela é perdoada e ela é Salva eu queria hoje pensar com você o que Davi Um dia disse eu prefiro cair nas mãos de Deus do que cair nas mãos dos homens porque Deus é rico em misericórdia e tem prazer em perdoar portanto se você veio aqui hoje se você está nos acompanhando e por uma razão ou outra de um revés da vida você se encontra numa situação de ser acusado e de você não ter saída porque as circunstâncias encurralaram você e você está
julgado e condenado no tribunal dos homens no tribunal da religião no tribunal da lei no tribunal da consciência hoje você pode sair daqui Perdoado e salvo no tribunal da Misericórdia eu queria Então olhar esse texto em três perspectivas primeiramente veremos a acusada segundo nós vamos olhar os acusadores e terceiro nós vamos olhar Jesus como o advogado aquele que defende a nossa causa e aquele que nos dá livramento E perdão nata em primeiro lugar então que essa ré ou a acusada ela está diante de uma situação dolorosa primeiro porque é uma época de festa o contexto
aqui é a festa dos tabernáculos tá lá no Capítulo 7 a partir do verso 10 e nesta festa dos tabernáculos uma festa de muita alegria todo o povo de Israel das diversas regiões cidades e Vilas desabalar se para Jerusalém para uma festa de uma semana habitando em cabanas improvisadas era uma festa de celebração de alegria de muito regozijo e gratidão a Deus Mas esta mulher exatamente nesta festa uma festa religiosa de gratidão a Deus ela esgueira se nas sombras da noite e vai entregar-se às paixões do seu coração aos ímpetos da sua alma e vai
imacular o seu corpo e desonrar a sua aliança conjugal para cometer Adultério esta mulher é flagrada no ato do adultério portanto ela não tem desculpa ela não tem Álibi ela não tem como dizer que não é culpada ela não é acusada subjetivamente ela não é acusada por uma mera suspeita não ela foi encontrada no ato do pecado do adultério ela é fragada é flagrada nesse ato e diz-nos o texto que esta mulher é levada pelos escribas E fariseus trouxeram essa mulher à presença de Jesus e fizera essa mulher ficar de pé no meio de todos
e é curioso que o verso 2 nos informa que todo o povo ia ter com ele portanto havia uma multidão ali na praça do templo quando Jesus ensinava e eles trouxeram essa mulher e fizeram-na ficar de pé como espetáculo de vergonha numa tentativa de humilhá-la de envergonhar-se a a escritura que essa mulher diante desse fato comete um pecado na época passível de morte e essa mulher está julgada e condenada no tribunal da Lei essa mulher está julgada e condenada no tribunal dos religiosos essa mulher certamente está julgada e condenada no tribunal da opinião pública essa
mulher está julgada e condenada no tribunal da consciência ela não se defende ela era a própria f cura da miséria essa era a situação da acusada agora vamos dar uma olhadinha no segundo ponto que é a falta de Misericórdia ou a inclemência dos acusadores eu queria que vocês observassem comigo o contexto porque esses acusadores aqui que são chamados no verso 3 os escribas e os fariseus eram aqueles componentes da da da da da ala mais mais radical mais conservadora mais Ortodoxa da religião Judaica er os doutores da Lei era os que eram zelosos da Lei
eram os líderes espirituais do povo e eles não estão interessados nessa mulher Eles não estão interessados na santidade do Povo Eles não estão interessados na lei Eles não estão interessados nos ensinamentos de Jesus não não nada disso tudo iso é uma cortina de fumaça o que eles querem de fato é pegar Jesus numa contradição ou empurrar Jesus colocar Jesus contra Moisés ou colocar Jesus contra o povo ou colocar Jesus contra Roma porque Roma não dava autoridade para os Judeus matarem e eles chegaram a lei manda apedrejar E tu o que diz eles tin o único
interesse era usar essa situação para condenar Jesus a morte e o contexto nos evidencia isso vamos ver Olha aí o Capítulo 7 um capítulo anterior versículo de número 19 Você pode ler comigo vamos juntos 719 Não vos deu Moisés a lei contudo ninguém dentre vós observa Por que procurais matar-me eles querem matar Jesus dê uma olhadinha no verso 30 e 31 desse mesmo Capítulo 30 no Capítulo 7 vamos lá 30 e 31 então procuravam prendê-lo mas ninguém pôs a mão porque ainda não era chegada a sua hora e contudo muitos de entre a multidão creram
nele e diziam quando vier o Cristo fará porventura maiores sinais do que este homem tem feito Olha o Capítulo Versículo 32 Vamos ler os fariseus ouvindo a multidão murmurar estas coisas a respeito dele juntamente com os principais sacerdotes enviaram guardas para o prenderem e vamos ver o resultado lá no Versículo 47 Leia comigo replicaram lhes pois os fariseus Será que também vós fostes enganados porque os que foram prender Jesus Voltar diz não não deu para prender o homem não deu não nunca ninguém falou como esse homem então o contexto da passagem retrata que esses escribas
e fariseus eles querem na verdade é usar essa mulher para condenar Jesus eles são desonestos eles são religiosos radicais que não Estão interessados na lei que não Estão interessados na santidade que não Estão interessados nos ensinos de Jesus eles estão usando tudo isso para um propósito nefasto ediondo que acusar Jesus Então nesse dia a multidão se dispersou para o outro dia Jesus foi pro Monte das Oliveiras onde ele costumava ir com constantemente para orar e de madrugada Jesus Volta pro templo e quando Jesus Volta pro templo o povo começou a se juntar as multidões começaram
a vir começaram a vir começaram a vir as sombras da noite já começava a se dissipar a luz da Aurora começava a riar quando então esses escribas de fariseus tendo pegado essa mulher no ato do adultério trazem na e colocam na diante de Jesus Diante de todo o povo de pé para todo mundo ver e dizem para Jesus essa mulher foi apanhada em flagrante Adultério e a lei de Moisés ordena que tais pessoas sejam apedrejadas E tu o que dizes Então vamos ver algumas coisas aqui primeiro a conduta dos acusadores foi grosseira grosseira eles eram
líderes espirituais Eles não eram pastores eles eram detetives da vida alheia Eles foram grosseiros com a mulher e eles foram grosseiros com Jesus segundo essa grosseria é revelada porque eles não se importam com ela eles não se importam com a família dela essa mulher para eles apenas uma pe no jogo sujo contra Jesus usar essa mulher para expla a execração pública em relação a Jesus eles queriam encontrar motivos nesse caso para acusarem Jesus primeiramente porque eles pensaram assim qualquer resposta de Jesus vai ter encrencado com a gente porque a pergunta vamos fazer essa a lei
manda apedrejar E tu o que dizes se ele mandar apedrejar como a lei Manda ele vai est encrencado talvez com o povo talvez com Roma porque Roma não dáessa autoridade mais paraos judeus matarem mas se ele fala não não pode apedrejar não el vai estar contra a lei de Moisés E aí a autoridade religiosa espiritual dele vai para Por Água Abaixo e eles estão confabulando eh ou jogar Jesus contra a lei ou jogar Jesus contra a lei de Roma ou jogar Jesus contra o povo segundo lugar a conduta deles foi uma conduta hipócrita porque notem
vocês que a pergunta em si traz uma ideia de um profundo compromisso e zelo pela lei a lei manda e agora que que se faz em outras palavras a lei não pode ser torcida a lei não pode ser contemporiza lei mandou tem que fazer então e o senhor vai fazer o que agora que que o senhor fala notem comigo mais segundo lugar eles professam grande preocupação com a moralidade pública e privada é como sees dissesse o seguinte esse mal tem que ser estiado esse fermento Que leveda massa tem que ser arrancado se não tratar desse
caso Nós perdemos a autoridade espiritual como religião que lida com a lei e prima Pela santidade mas mais eles demonstraram grande respeito para com Jesus olha como é que se dirige Jesus no verso 4 mestre eles querem matá-lo querem matá mas rasgam seda hipocrisia pura porque se eles considerassem de fato Jesus Eles já teriam recebido os ensinamentos de Jesus acolhido os ensinamentos de Jesus para obedecer os ensinamentos de Jesus Mas eles querem eliminar e matar Jesus mas mais eles professam estar numa grande dificuldade num grande dilema buscando luz entendimento compreensão diante desse impasse quando na
verdade eles não querem nada nada nada ouvir a resposta de Jesus para descobrirem a maneira correta de agir eles estão querendo é usar esse caso para colocar Jesus numa situação de embaraço para pegar Jesus num contrapé para encontrar uma causa real para acusarem Jesus e eliminá-lo agora não tem a conduta dos acusadores foi maliciosa também porque eles não se importam com a vida da mulher Versículo 3 fazendo-a ficar de pé no meio de todos Isso aqui é uma crueldade a mulher não tem direito de sentar de de prostrar-se não você vai ficar de pé vai
terar de pé para todo mundo olhar para você eles usam a lei para tentar Olha o versículo c e na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas E tu o que dizes a o versículo se eles diziam eles isto diziam eles tentando-o para ter de que o acusar Isso é pecado usar a Bíblia para tentar Quem faz isso é o diabo quem usa a bblia para tentar é o diabo ele fez isso com Jesus tá escrito lança-te daqui para baixo citou o Salmo 91 só que citou o Salmo incompleto e distorcido que palavra
de Deus na boca do diabo não é palavra de Deus é palavra do diabo porque o diabo é um péssimo exegeta o diabo é um péssimo hermeneuta quando ele usa a Bíblia ele torce a Bíblia tira ele acrescenta a Bíblia não não pode ser usada para tentar mas para levar as pessoas à santidade portanto eles bajulam Jesus para tentá-lo Isso é hipocrisia Mas pior eles persistem no erro Olha o versículo 7 como insistisse na pergun Eles chegaram com a pergunta a lei mandou E tu o que dizes e Jesus ó bico calado Jesus é tremendo
ele nos ensina tremendo mente porque às vezes a gente é tão apressado em falar E tem hora que o melhor discurso o mais eloquente discurso é o silêncio O Silêncio Jesus não falou nada E tu o que dizes Jesus baixou começou a escrever com dedo no assoalho do templo talvez muito pó você sabe que is Jé fica num Deserto em pó para todo lado e Nós não sabemos o que Jesus escreveu mas a palavra lá no grego epígrafe traz a ideia de escrever uma sentença talvez até Jesus escrevesse com letras garrafais assim os pecados dos
acusadores mas ele estamos assistindo E aí não vai dar resposta não fizemos uma pergunta tá fugindo tá fugindo da raia o senhor não é mestre o senhor tem resposta para tudo e a nossa resposta vai chegar quando notem vocês que eles persistiram no mesmo eu mas essa conduta deles é absolutamente reprovável primeiramente porque eles não amavam A Lei e nem aborrecia o pecado não é por zele da lei não é porque eles abominavam o pecado segundo eles revelaram ser Pais e preconceituosos porque notem você uma mulher apanhada em flagrante Adultério éa um adúltero sozinha Ué
e e e o cara tá onde Por que que fugiu Por que que vocês deixaram o cara fugir onde ele está por que que vocês só pegaram a parte mais vulnerável porque a lei condenando é só a mulher Condena o homem também no mesmo grau não tem dois pesos duas medidos Então as máscaras desses acusadores começam a cair mas notem vocês que eles se tornam mais Culpados do que a acusada porque eles se tornam culpados da lei que eles pretencioso querem defender eles se tornam culpados pela própria a consciência deles quando Jesus se levanta e
diz o seguinte bom quem tiver Sem Pecado seja o primeiro a tirar a pedra A essas alturas Muito provavelmente eles estão convencidos que Jesus tem poder de ler consciência e ler pensamento e eles agora começam a se sentir culpados pelo tribunal da consciência e eles foram culpados pela dureza do coração a ré acusada sai do tribunal da Misericórdia perdoada livre os acusadores saem do tribunal condenados mergulhando-se nas sombras espessas da condenação Qual a lição que nós podemos aprender com isso irmãos preste atenção nisso os mais depravados e maus são os mais severos acusadores pode ter
certeza disso quando você vê uma pessoa muito legalista quando você vê uma pessoa muito radical inflexível apontando sempre o dedo pros outros sempre querendo humar os outros humilhar os outros sempre querendo acusar os outros pota certeza essa pessoa tem um coração mal a Bíblia diz que o amor encobre multidão de Pecados quanto mais depravado o ser humano mais Severo ele se torna na acusação ao próximo ele é capaz de enxergar um cisco no olho do outro mas não enxerga uma trave que tá no seu Bom agora vamos ver qual foi a postura de Jesus com
essa mulher primeiramente Jesus demonstra que só o homem que está livre de Pecado tem o direito de exercer seu juízo sobre a falta dos outros meus irmãos aprendamos uma coisa numa linguagem bem brasileira Todos nós temos telhado de vidro usando uma linguagem bíblica Todos nós temos os pés de Barro se você quer ser duro inflexível seja duro inflexível com você com você você tem todo o direito mas muito cuidado com a ideia de você ter o dedo para acusar é nessa conjuntura que Jesus disse no sermão do Monte que você precisa ter cuidado para não
julgar porque você também será julgada e com a medida com que você julgar você também será julgado com a régua que você usar essa régua vai ser usada também com você e é óbvio que esse texto não significa que você não pode fazer juízo de qualquer situação até porque no próprio sermão do Monte Jesus falou sobre os falsos profetas sobre os falsos Mestres sobre as falsas doutrinas sobre os falsos crentes E como é que você pode discernir isso você tem que ter discernimento você tem que fazer juízo mas muito cuidado com esse juízo particular fo
o que fizeram com essa mulher segundo Jesus rasga o vé e demonstra o pecado dos acusadores quando ele baixa para escrever no chão uma vez duas vezes sem falar nada com os acusadores a palavra epigraf traz Exatamente Essa Ideia de escrever uma sentença contra alguém e com isso Jesus está mostrando que os acusadores eram tão culpados quanto a acusada e que portanto eles não tinham autoridade moral espiritual para acusá-la se sentindo isentos de culpa terceiro lugar Jesus não esmaga a cana quebrada vamos entender isso Leia comigo o versículo 7 Vamos ler juntos como insistissem na
pergunta Jesus se levantou e lhes disse aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra sabe o que que me impressiona aqui meus irmãos Jesus valoriza a lei valoriza a lei Jesus expõe a gravidade do pecado aquele que tiver Sem Pecado pode começar a apedrejar mas Jesus ama o pecador para restaurá-lo a lei é santa o pecado é maligno e o seu amor pelos pecadores é infinito agora notem Jesus não expõe os pecados os acusadores ele podia fazer isso ele conhecia a vida deles ele conhecia os pensamentos deles mas Jesus
não age com a mesma régua deles não age com a mesma metodologia deles porque Jesus poderia dizer o seguinte eu sei quem é você cara eu sei o que você faz e Podia começar a desmoralizar ali públicamente diante o povo Por que Jesus não faz porque Jesus não esmaga a cana quebrada ele não apaga a torcida que fumega a história que ele conta da Graça de Deus é de um filho pródigo que saiu de casa gastou dissolutamente o dinheiro da sua herança vivendo com meretrizes e volta para casa sem dinheiro volta para casa sujo volta
para casa mal trapilho volta para casa cheirando chiqueiro e o pai corre o pai Abraça o pai beija o pai manda trazer roupa nova sandália nova né no dedo Manda fazer uma festa dizendo esse meu filho estava perdido e foi achado estava morto e reviveu Esta é a graça de Deus que hoje está pronto pegar você talvez machucado ferido enlameado talvez caído prostrado acusado com a consciência pesada e Jesus tá dizendo para você hoje eu perdoo você eu perdoo você eu perdoo você eu restauro você eu faço tudo novo na sua vida essa é a
graça de Deus Mas notem que Jesus age com misericórdia com aquela mulher a Bíblia diz que ele não veio condenar ele veio salvar a mulher merecia morrer mas ele usa o seu poder porque se tinha uma pessoa ali que tinha autoridade e condições de apedrejar seria Jesus ele não tinha pecado se alguém tiver Sem Pecado pode começar a apedrejar ele podia fazer isso ele não tinha pecado mas ele não usa o seu poder para condenar ele usa o seu poder para salvar ele usa o seu poder para perdoar ele usa o seu poder para restaurar
ele veio é pros pecadores hoje o Pastor ival parece porque abriu o culto das cinco falando isso o senhor veio é para pecadores não é para gente que achas que é santa Rona não eu sou maravilhoso eu sou uma pessoa perfeita eu sou melhor que os outros eu sou um fariseu que não sou igual aqueles pecadores que eu cometo esses erros terríveis e graves eu eu não para esses o senhor não veio esses não precisam eles não acham que são pecadores Jesus não veio pros sãos veio pros doentes que tá dizendo o seguinte aqueles que
se acham sãos que não tem problema nenhum para que buscar remédio cura mas se você reconhece o seu pecado há uma fonte inesgotável de perdão para você H uma fonte de graça para você de perdão para você notem vocês a postura de Jesus com essa mulher Olhe comigo por gentileza Versículo 10 Leia o Versículo 10 comigo erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher perguntou-lhe mulher Onde estão aqueles teus acusadores ninguém te condenou preste atenção como Jesus a chamou mulher essa palavra mulher na língua aqui não é uma palavra vulgar foi a
mesma palavra que Jesus se dirigiu à sua mãe lá em Canada Galileia foi a mesma palavra que Jesus se dirigiu à sua mãe lá na cruz essa palavra traz a ideia de senhora uma palavra de respeito de carinho para uma mulher que está quebrada para uma mulher que está acusada para uma mulher que está condenada pela pelo tribunal da consciência pelo tribunal da Lei pelo tribunal da religião pelo tribunal do povo e Jesus a chama com dignidade porque não esmaga a cana quebrada agora notem Jesus não diminui a gravidade do seu pecado ele não disse
para ela olha mulher esquece esses homens aí isso acontece a carne é fraca aliás as circunstâncias foram favoráveis então fica tranquila Tem nada não não ele não fez isso não fez isso ele não diminuiu a gravidade do pecado daquela mulher ele não a mandou embora para casa como se nada tivesse acontecido Jesus entretanto não a Condena antes a perdoa e agora notem faz parte da teologia bíblica que só Deus pode perdoar pecados os apóstolos não podiam perdoar pecados os profetas não podiam perdoar pecados Pedro não podia perdoar pecados Maria não podia perdoar pecados Paulo não
podia perdoar pecados o pastor não pode perdoar pecados a igreja não pode perdoar pecados perdoar pecados uma prerrogativa exclusiva de Deus e o que Jesus disz para essa mulher vai e não peques mais Esta palavra não peques mais significa literalmente vai eu te perdoo eu te perdoo eu te perdoo mas mais do que isso Jesus tá dizendo para essa mulher o pecado aconteceu mas mas não pode ser uma prática fo um acidente percurso mas não pode ser uma prática é preciso interromper o fluxo do pecado é preciso parar com o pecado a Bíblia diz que
é arrependimento e frutos de arrependimento e não arrependimento e novamente arrependimento e novamente arrependimento e novamente arrependimento arrependimento e Mudança de Vida conclusão os mais santos são os mais misericordiosos os mais misericordiosos se você viê uma pessoa perto de Deus ela é compassiva Ela é misericordiosa é isso que Jesus nos ensinou e foi isso que ele praticou então eu quero concluir dizendo o seguinte Talvez hoje você examinando o seu coração você já foi julgado Você já foi condenado no tribunal da sua consciência coisas que você fez lá no passado ou coisas que você está fazendo
aqui no presente talvez você está aqui hoje mas de cabeça baixa não fí falando mas emocionalmente espiritualmente falando talvez você tem sido humilhado senão pelas pessoas pelas circunstâncias talvez você se senta assim excluído talvez você nem saiba como resolver isso nem como sair dessa aquela mulher estava assim retrato da miséria condenada do tribunal da Lei no tribunal da religião no tribunal da opinião pública no tribunal da Própria Consciência Mas aquela mulher foi absolvida e salva no tribunal da Misericórdia porque Deus é rico em perdoar porque Deus tem prazer na misericórdia o mesmo ele pode fazer
hoje aqui e agora na sua vida na sua vida que você que está nos acompanhando CVA sua Fronte por favor vamos [Música] orar a Bíblia diz que o senhor veio salvar [Música] pecadores e ele está aqui hoje poderoso para salvar e a Bíblia diz que às vezes aqueles que já foram salvos já foram salvos tropeçam na vida claudic caem como aconteceu com Pedro que era um Apóstolo um homem convertido mas negou [Música] Jesus hoje o senhor está aqui para perdoar você para levantar você para mandar você de volta para casa não com o peso da
culpa mas com alívio do perdão e se você está aqui hoje nesta noite nessa condição você pode colocar a sua vida diante de Jesus porque ele tem prazer na misericórdia ele é rico em perdoar eu vou orar com você e se você aí no seu coração desejar este perdão essa restauração pode ter certeza que o senhor ouve os gemidos da sua alma O Silêncio do seu coração ele ouve Ele atende ele resolve senhor nós estamos na tua casa nós estamos na tua presença nós estamos diante da tua palavra e nós Te pedimos agora Espírito Santo
tu que inspiraste a tua palavra aplica Esta palavra ao nosso coração nesta noite tira o tampão dos nossos ouvidos tira a venda dos nossos olhos quebra a dureza do nosso coração com o martelo da tua palavra e que o nosso coração agora se renda aos pés do Salvador para encontrar nele Esta fonte de graça de perdão de cura de restauração para nossa vida para que voltarmos para casa hoje voltemos sem esse peso esmagador da culpa voltemos com alegria do teu perdão da tua restauração em nossa vida bendito é o teu nome Senhor porque tu és
o Deus de toda graça louvado seja o teu nome pelo teu perdão pela tua bondade pela tua misericórdia pela tua graça que é melhor do que a própria vida Oramos em nome de Jesus amém [Música] palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes