Capitães da Areia | Análise Literária - Brasil Escola

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Brasil Escola Oficial
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Capitães da areia”, um dos romances m...
Video Transcript:
[Música] [Aplausos] [Música] oi gente eu sou eles a professora de literatura e hoje não falar sobre capitães da areia de jorge amado mas primeiro inscreva se em nosso canal ativo sininho para receber as nossas novidades capitães da areia foi publicado no ano de 1937 durante o estado novo no brasil foi um dos livros de jorge amado que enfrentou a censura justamente por seu teor é um romance sendo assim tem uma narrativa longa com certa extensão e certa complexidade de ações de acontecimentos e personagens e o seu teor que incomodou a ditadura do estado novo foi
justamente o seu caráter social o seu tom de denúncia das desigualdades porque é um romance que se passa na cidade de salvador e explora com muito cuidado e com muita sensibilidade às contradições entre a cidade alta e cidade baixa evidenciando as diferenças as injustiças as discrepâncias sociais no início do século 20 naquela cidade capitães da areia recebe esse título porque tem como protagonistas crianças são crianças de rua são crianças que vivem no trapiche que vivem ali numa praia no trapiche abandonado várias crianças um grupo gigantesco de crianças que praticam o vandalismo que cometem diversos crimes
como roubo como assalto algumas até cometem estupros então a questão da violência urbana e da marginalidade que são praticadas é que são cometidas por essas crianças é é o tópico central desenvolvido pelo escritor algumas crianças importantes dessa centenas de meninos de rua são pedro bala que é o líder da do trapiche eo líder dos capitães da areia o professor que é o mais inteligente é o que sabe ler melhor o que conta a história para os amigos que lêem histórias para eles dormirem é a também o boa vida que é o artista mas também ele
é meio mallandro ao gato que é um galanteador conquistador de mulheres mais velhas há também adora que é a única capitã da areia é a de guerreira e ela tem várias facetas como única menina com muita personagem feminina nesse grupo de meninos criminosos né de crianças ladrona que é assim que a manchete de jornal que abre o livro se refere aos capitães da areia ela tem várias facetas é a única menina e até a faceta de mãe e irmã de mulher alguns personagens também se apaixonam por ela então ela vai transitando entre esses lugares há
também o personagem volta seca ele é responsável por fazer uma referência ao lampião ao virgulino lampião cangaceiro porque ele fala que é padre que é afiliado que o lambo que o lampião é padrinho dele e ele deseja demais seguir conhecer pessoalmente um campeão e do lateral lampeão joão grande que é marcado por sua força física é forte mas também de grande coração pirulito tem um personagem marcado por por seu viés religioso é muito devoto gosta das coisas religiosas e os sem pernas que dentro dessa narrativa em que os personagens não têm muita profundidade psicológica eles
são muito mais marcados por sow suas funções por seus papéis sociais digamos então que esses personagens são marcados o por tipos sociais eles são configurados como tipos sociais dentro dessa configuração narrativa sem pernas então seria o personagem mais complexo porque ele é contraditório ele titubeia ele apresenta algumas ambiguidades ele é muito amargurado ele é muito traumatizada e rancoroso ele sofreu muito sofreu abandono sofreu violência no reformatório ele tem uma deficiência física ele coxeia perna então ele não consegue se locomover com tanta destreza com tanta rapidez e ele dos capitães é o encarregado de provocar piedade
nas pessoas ele vai até as casas pedir esmola pedir ajuda e ao entrar ali como se fosse um agregado um adotado da família e acaba abrindo as portas para que o escape para que os outros capitães invadam as casas prática em roubos prática em suas violências e aí ele meio que ao mesmo tempo é responsável pela por essa abertura de porta ele também parece se autoflagelar por isso carrega uma espécie de arrependimento tanto é que é o personagem mais conflituoso da narrativa se por um lado o protagonismo da obra carregado pelas crianças as figuras adultas
podem representar o antagonismo ou até mesmo um auxílio para esses capitães da areia nós temos adultos dentro da narrativa que quando antagonistas representam a opressão oprime as crianças e do outro lado aqueles que auxiliam são os defensores dos capitães da areia eles entendem eles reconhecem que houve todo um percurso todo o trajeto para aquelas crianças chegarem aquela condição muitas crianças aqui gente tem 8 9 e 10 anos de idade imagem de uma criança de 8 anos uma criança de 7 anos cometendo roubo avançando violentamente pra cima de você isso tudo é muito perturbador e esses
adultos que auxiliam os capitães conseguem ter essa compreensão eles conseguem visualizar isso a opressão também ela é furada dentro do romance é representada nas figuras das grandes instituições porque esses meninos essas crianças são órfãs e elas são duplamente órfãs elas por um lado são esquecidos abandonados e oprimidos pelo estado porque não faz nada e as forças policiais e as forças judiciárias operadas pelos adultos representam opressão de um lado mas também das instituições como a igreja da imprensa é os canais de comunicação que não vão se atentar para a realidade dessas crianças e apenas construir a
imagem delas como grandes vilãs isso tudo vai compor o enredo o enredo é linear ele tem um começo meio e fim muito bem marcado não há grandes complexidades no que diz respeito aos acontecimentos muito pelo contrário capitães da areia uma narrativa muito envolvente porque os episódios se sucedem sempre trazendo grandes reviravoltas trazendo muita ação as cenas de grande aventura ou de grande comoção e sensibilização e tudo isso favorece uma leitura mais fluida uma leitura em certo modo até mais lúdica da obra porque ao mesmo tempo que informa que provoca que leva à reflexão também entretém
também prende o leitor cativa mobiliza o gosto do leitor é uma narrativa dividido em três partes a primeira parte traz uma apresentação dessas personagens sobretudo dessas crianças que vão ser mais importantes que vão se despontar dentro da narrativa como tipos sociais marcantes o segundo momento nós temos desenvolvimento o andamento da vida desses capitais em conjunto que eles fazem e no terceiro momento em que cada um vai tomar um rumo na sua vida eles vão passar por um processo de adoecer vão se tornar adultos alguns morrem alguns saem da vida criminosa e vão seguir profissões humildes
ou profissões mais ambiciosa outros assumem de fato a criminalidade na sua vida e seguem esse caminho e neste momento há uma dissolução porque essas crianças se tornam adultas e deixam de ser os capitães da areia que viviam no trapiche abandonado capitães da areia foi uma obra censurada justamente por seu viés social pelo seu olhar ideológico como vocês já sabem jorge amado era comunista então a abordagem que ele vai fazer dos problemas sociais da violência urbana da criminalidade na situação que essas crianças se encontram tudo isso ele vai tratar de uma maneira muito sensível e pelo
viés ideológico dele vai tentar dar uma explicação como se bandidos não se tornassem bandidos do nada as pessoas não nascem criminosas não nascem mas elas vão se tornando então o abandono que o estado o abandono que as outras instituições como a igreja como poder judiciário como a imprensa esse abandono que eles vão praticar contra essas crianças é que acaba provocando aí e é essa é só um fundado as crianças são jogadas a deus dará elas são jogados na sarjeta porque elas também são carentes de família elas não têm relações amorosas relações afetivas que vão possibilitar
a formação de um caráter mais íntegro e mais adequado à essa moral que é estabelecida na nossa sociedade e é muito interessante porque isso tudo provoca uma grande controvérsia porque os heróis da narrativa são bandidos são bandidos heróis são anti heróis o heroísmo dessas personagens aparecem na capacidade de sobrevivência que eles têm é muito interessante que em determinado momento da leitura a gente se pega torcendo por um personagem que está fazendo uma coisa errada que está fazendo uma coisa que a gente condenaria se fosse na vida real uma coisa também é muito interessante que é
muito válida nesta obra de jorge amado é que ele propõe é considerações e propõe propõe críticas ele propõe reflexões muito sérias e muito importante para nós na nossa sociedade a partir da infância a partir de crianças os protagonistas são crianças que normalmente são figuras são personagens que não são tratadas com muita seriedade não é dado muita relevância a voz da criança justamente por sua pouca idade por sua pouca experiência e essas crianças já enfrentaram uma série de situações são perturbadoras tão conflituosos que eles acabam amadurecendo precocemente e é pelo ponto de vista dessas crianças que
o jorge amado vai fazer uma crítica às desigualdades sociais aos preconceitos seja ele racismo seja o preconceito de classe dessas diferenças essas oposições entre as classes sociais e como pobre é sempre é sempre mais jogado para a miséria com uma idéia de bem estar social não alcança a todos nessa sociedade também vai fazer uma crítica à intolerância religiosa ao autoritarismo é como os poderes do estado vão tratar essas crianças parecem fazer questão de deixar de lado o fato de que são crianças pra operar grandes castigos desse modo aparece outro elemento na obra que também é
bom gerando muita discussão na época né e e comprometer o seu teor aí em relação à censura que é o maniqueísmo o que é o maniqueísmo é esse olhar filosófico que divide o mundo de uma maneira muito definitiva é uma coisa de um lado outra coisa do outro o bem de um lado o mal do outro nós temos um bem aqui eo mal não se mistura não a ponto de contato não há ambigüidade não há contradição uma coisa está no seu lugar ea outra não se mistura e dentro desse livro o bem o mal são
bem representados justamente por essas classes sociais os adultos ricos que têm poder que têm poder aquisitivo poder de decisão poder políticos são representantes do mal eles operam mal agora o pobre miserável as crianças todas aquelas poucas aquelas figuras todos aqueles que são incompreendidos socialmente que são marginalizados socialmente representam bem porque na explicação no olhar do jorge amado eles são vítimas dessas figuras marginalizados são vítimas de um sistema que é precário que é cruel e que é corrupto outro aspecto que merece ser considerado nessa obra é a linguagem e estilo é marcado por uma pungência por
uma visceralidade é algo que corta que rasga mas o modo como ele trata os personagens e cria situações também é muito sensível é muito lírico é muito poético e tudo isso sem grandes rebuscamentos porque é uma marca típica mesmo do modernismo é um projeto do modernismo simplificar a linguagem então boa parte do registro nessa obra é coloquial é de uma linguagem mais acessível muito mais próximo da fala da oralidade há trechos há momentos do livro em que a gente tem marcas do discurso jornalístico porque apresenta notícias de jornal dos feitos dos bárbaros feitos dessas crianças
e ali também há momentos em que são registradas as falas da população mesmo além da linguagem que é muito marcante por essas características e permite uma leitura que fui muito bem que há avança muito bem há também a questão da metalinguagem é a questão da metalinguagem ela é mais discutida melhor refletida justamente na figura do boa vida que é o artista que é preocupado ele acaba sempre se preocupando em um determinado momento da obra em engajar sua obra com as questões sociais é como se ele trouxesse uma mensagem de que a arte não tem grande
serventia se ela não puder melhorar a vida daqueles que estão sofrendo então a arte tem que ter esse comprometimento é tem que ter esse papel social de tentar melhorar as coisas no mundo na sociedade que também era uma defesa do jorge amado finalmente vale também ressaltar que essa obra tem uma espécie de moral ela tem uma mensagem que é que é dita é colocada no final sobre a importância da revolução que era uma das crenças do jorge amado é sem revolução sem luta não é possível operar grandes mudanças não é possível sair da miséria não
é possível alcançar alcançar ocupar um lugar de vida um patamar de vida melhor e mais digna e mais justo para todos bem gente esse foi um pouquinho de capitães da areia pra vocês se vocês gostaram curtam compartilhe com amigos com colegas se quiser saber um pouquinho mais os links estão na descrição não deixe de nos acompanhar nas redes sociais eu fico por aqui tchau tchau [Música]
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