Lógica transcendental de Immanuel Kant | Filosofia Moderna | História da Filosofia

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Isto não é Filosofia
O que á lógica transcendental? O que é o idealismo transcendental? ► Aula integral: https://www.you...
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E se a gente não prestou esse conceito não temos possibilidade de ter qualquer experiência relevante experiência em Telecom SA e hoje lógica é apenas a área do conhecimento que estuda o raciocínio o raciocínio válido e raciocínio válido como é que nós dele vamos algumas conclusões algumas premissas isso é lógica hoje mas na época do Câncer era outra parada era a área do conhecimento que estudava os processos do intelecto no Cante é a teoria das operações do intelecto associado ao objetivo transcendental é a teoria da estrutura a priori do intelecto e das condições de possibilidade do
conhecimento conceitual e aí o cante dividir ela em analítica transcendental e dialética transcendental na aula de hoje a gente vai parar na analítica nessa parte da lógica ele vai estudar Quais são os elementos constituti vos do intelecto o conhecimento humano O que é então até agora bom conhecimento humano começa começa só meramente didaticamente que são coisas que acontecem ao mesmo tempo mas tem ação da sensibilidade o que que as potências e é intuição a coisa em si que eu não sei o que que é incluída Ou seja é percebida pelos sentidos e é processada com
um objeto espaço-temporal concomitantemente entra o intelecto a sensibilidade intuição e o intelecto ele torna essa intuição discursiva e que a tornará discursiva é transformar esse objeto espaço-temporal e classificá-lo e codificado em conceitos e juízos o intelecto é discursivo linguístico linguístico através de conceitos e através de juízos conceito uma palavra individual por exemplo planta livro computador homem juízo é uma proposição ou proposições que articulam palavras que articulam conceitos por exemplo a planta é exuberante conceito planta conceito exuberante juízo a plantar exuberante é uma sentença inteira para investigar a analítica transcendental lembro que que é analítica transcendental
com as partes constitutivas do intelecto o cante lançar mão de um nome chamado categorias porque eu quero hoje é sobre o aparato cognitivo humano as categorias do cante elas são todas da cognição humana e não da realidade como todos Essa é a grande diferença entre as categorias de Aristóteles e as categorias do antes então quando o cliente vai analisar o intelecto ele vai subdividir-se em tablet ou em categorias em categorias de um lado e em princípio de outros categorias são conceitos a priori ou seja são condições de possibilidade de pensar em algo como objeto da
experiência humana pela internet o que o seguinte você acha que alguns conceitos indispensáveis caso se queira considerar algo como uma operação do Tocantins mostra a seguinte tabela para cada juízo que o cante postula a uma categoria correspondente a 12 no total unidade por validade totalidade realidade negação de imitação inerência subsistência causalidade dependência reciprocidade possibilidade de impossibilidade existência e resistência necessidade e contingência isso aqui são os conceitos que toda mente humana tem e sem esses conceitos nós sequer somos capazes de conceituar qualquer coisa como é que nós aprendemos eles com a experiência é que a experiência
não seria possível se nós já não presta os décimos esses conceitos se a gente não prestou esse conceitos não temos possibilidade de ter qualquer experiência relevante experiência intelectual para explicar isso deixa eu te fazer uma analogia aqui cê acha razoável que toda a língua toda língua português francês inglês sei lá a língua da Tribo do interior do Brasil seja onde força interior acham razoável supor que qualquer língua preciso do conceito de quantificação do tipo todo e alguns você mais razoável que toda a língua seja lá qual for tem que parece porque ela vai falar sobre
quantidade ela precisa de alguma palavra correspondente ao todo cadarço de totalidade e alguma palavra correspondente a alguns ela sentido de não totalidade mais de pluralidade é razoável uma Então isso é um conceito lado cante eu gosto de qualidade totalidade é uma categoria mental não é à toa que todas as línguas tem um esses correspondentes e isso faz parte do modo como Nós pensamos é razoável que toda a língua precisa dos conceitos de negação de afirmação é completamente razoáveis Então o que antes não é tu são categorias do intelecto humano são categoria distância mentais realidade negação
é preciso que eu tenho a categoria da realidade para afirmar as coisas é preciso que eu tenho a categoria da negação para negar as coisas resolve que toda a língua precisa extrair conclusões de algumas premissas em outras palavras é razoável supor que toda a língua opera raciocínios de algumas premissas eu estou a algumas conclusões completamente possível isso é uma categoria também a categoria da causalidade causalidade é uma categoria mental e faz com que a gente distinga o que que é premissa do que que é a conclusão de uma categoria mental ao contrário do filme O
Rei me disse assim não tem coragem de saber se existe causalidade é causalidade é sempre um hábito que eu quem está dizendo bem sim porque a causalidade não é um aspecto da realidade a realidade é um aspecto da mente humana mas não percebemos as coisas se a nossa operação cognitiva já não precisa pusesse causalidade mas ele não para por aí ele também fala que fora as categorias o intelecto também alguns princípios sem os pais mas não conheceremos as coisas pode ser só alguns tá dois princípio corresponde a um juízo um princípio que tá parece oposto
em qualquer mente todas as experiências possuem extensão que quer dizer que toda experiência possui partes distintas de outras partes estejam atentos nos Passos toda a gente tem alguma experiência alguma coisa essa experiência é extensiva ela possui partes distintas podem partes constitutivas sejam tempo seja no espaço o princípio é em todas as aparições objeto da sensação tem projeção intensiva que a projeção intensiva é que quando a gente sente alguma coisa a gente conhece a priori a possibilidade de sensações semelhantes em outro ponto de uma espada comum triste você sente uma temperatura x essa temperatura que está
aqui agora ao mesmo tempo você senti a priori sem ter que experimentar na realidade a possibilidade de estar ou mais quente ou mais frio que a sensação atual é uma Isso faz parte constitutiva da nossa nosso modo de conhecer Eita Vitor tem muita coisa aqui é tem coisa para caramba o intelecto humano em resumo e antes tem objeto lá que já passou pela sensação é objeto espaço-temporal você se recorda dele ele passa pelo intelecto outras categorias que conceitualizam e transforma em juízos e sai lá do outro lado conceitos e juízos por exemplo tem objeto espaço-temporal
que eu não sei o que que é ainda mas que quando eu aplico um conceito ele vira um determinado objeto Agora sim plenamente cognoscível um conceito um livro ou o juizo O livro é difícil a pergunta Central do Cliente é como é possível o juízo sintético a priori como é que é possível um juízo que acrescente informação sintético mas que não dependa da experiência seja a priori como é que assim você pode afirmar juízos sintéticos a priori que não dependem da experiência mas ainda tinha que assenta a informação sobre as coisas o que a gente
fala que o conhecimento científico é necessário Universal na medida em que ele é fenômeno Qual outra palavra chave no canto aqui fenômeno é a coisa tal qual aparece o Whindersson mano esse é um fenômeno então o conhecimento científico impede Caprioli é necessário Universal mas não porque necessidade e universalidade seja um e da própria coisa que o conhecimento científico descreve mais porque necessidade e universalidade são estruturas a priori são condições de possibilidade do nosso aparato cognitivo o conhecimento científico é necessário Universal mas porque nós seres humanos percebemos as coisas como necessárias e universais o fenômeno Porém
nada mais aqui um âmbito estrito estando todos circundado por um homem também mais baixo do que pode ser que nos escape ou seja aquilo que é fenômeno é só aquilo que aparece para nós como é que a gente vai saber que o que não aparece para nós é necessário Universal Nós não sabemos brocante no entanto se o fenômeno não é a coisa tal qual aparece então o pressuposto é que existe a coisa tal qual não aparece porque alguma coisa tem que movimentar o aparato cognitivo humano eu preciso preço Porque existe algo além das categorias dos
princípios e da intuição pura espaço tempo então cante não nega a realidade tal como ela ele tá dizendo assim bom sejamos uma e investigamos como nós conhecemos nós conhecemos assim mas não é mesmo que dizer que não haja coisas para além do que nos aparecem tem um conceito para isso ele chama a coisa em si ou seja o contrário do fenômeno de no menu É a coisa tal qual não aparece a combinação É a coisa em si é a coisa que é considerada não em relação ao meu aparato cognitivo mas em relação a ela mesma
mas eu não sei o que ela porque toda vez que eu conheço ela já faz filtrada isso é o número um
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