Aula 7 - História Medieval II - A Igreja Medieval #2

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História Online RV
Olá pessoal! Compartilho com vocês mais uma aula online do curso de História Medieval II. Esta é a s...
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Oi bom dia boa tarde boa noite para você que você encontra preferencialmente em casa nesse tipo de quarentena Eu sou professor Robson como filho e Desejo que você seja muito bem-vindo ou bem-vinda a mais uma aula do nosso canal historia Online 1 é muito bem pessoal essa Mais uma aula de história medieval dois nós vamos dar continuidade a aula sobre a Igreja Católica medieval nova passado nós falamos um pouco sobre a estrutura da Igreja Católica falamos um pouco sobre as suas relações de poder na Idade Média os seus bens materiais os seus bens espirituais a
maneira como ela monopoliza Especialmente na idade média mas evidentemente ainda nos dias atuais um grande poder material um grande poder espiritual EA maneira como esses poderes materiais espirituais estão Entrelaçados para você que ainda não assistiu tá aqui na descrição do vídeo o link para assistir essa primeira parte da aula recomendo que você quer assistir Inclusive essa primeira parte dela antes de assistir essa segunda evidentemente porque essa é uma continuação tá bom e nessa aula de hoje pessoal nós vamos falar um pouco sobre as crises e reformas principalmente reformas internas que a Igreja Católica sofreu ao
longo de toda idade média e também um pouco sobre o chamado as ordens mendicantes eu achava até agora EA Igreja Católica teve como reforma apenas a contra-reforma de vida especialmente a reforma protestante Martinho Lutero ela vai conhecer hoje uma série de reformas que a igreja católica é vivenciou que igreja católica promoveu em si mesmo internamente algum estou Idade Média por conta de uma série de crises e necessidade de se repensar de se Reinventar tá bom combina você então a começar pelos nossos slides e evidentemente para isso é começando pela bibliografia nós continuamos com a mesma
biografia da aula passada de rombach a civilização feudal a um livro fundamental para a gente entender o período medieval a construção da idade média especialmente no espírito Nós falamos de plena idade média e também da Baixa Idade Média Ok a nesse período específico da plena Idade Média a gente tem falado então da Igreja Católica falamos as suas estruturas de poder como se a pouco O interno das suas acumulações poder a do poder espiritual material social em fica discutimos um pouco na aula passada como que a Igreja Católica acumulou esse poder material e espiritual na hora
de hoje então nós começamos com as suas reformas internas eu começo com uma citação da página 134 dias com bastante e disse Índia no século décimo início do século 11 o poderio da igreja ama debilitado o poder do Papa continua fraco submetida aos imprevistos da política Imperial e dos conflitos entre as facções da aristocracia Romana do mesmo modo os bispos encontram-se entregues às pressões dos aristocratas locais o senhor slides apropriam-se do controle das igrejas das quais no meio os servidores paroquiais e nas quais recebem o dízimo dos dízimos e rendimentos a igreja risco então a
ser absorvido nas suas novas estruturas resultantes da formação dos Senhores em posição de dependência em relação aos largos que são seus principais beneficiados todos só pessoal a antes da gente entender o porquê das reformas que igreja católica sofreu alguns da Idade Média a gente precisa entender a o que levou à necessidade de suas reformas tá o que levou à necessidade desses movimentos internos especialmente nesse momento de consolidação não só da Igreja Católica sim da Igreja Católica Mas também da cristandade da Europa medieval do seu sistema econômico social ou cultural religioso etc é o espelho que
me chama de plena ou a idade média Central Park mas pelo menos o século vi ao século 13 a gente entender primeiro a lembrando daquilo que a gente estudou a história medieval um e para você que não assistiu tem as aulas também o nosso canal sobre a história medieval especialmente nesse assunto específico sobre o feudalismo a Europa mergulhou no espaço a Europa se consolidou de fato enquanto um sistema político econômico e social chamada de feudalismo especialmente a partir do século 17º 11 tá portanto res período em que a a Europa de fato se consolida a
do ponto de vista da estabilidade política da estabilidade econômica e estabilidade social ok nós discutimos isso inclusive nas primeiras aulas de segundo bimestre de história medieval dois pois bem quando a gente fala então de feudalismo a gente tá falando de um poder absolutamente de Centralizado embora existam algumas contendas com a gente vai vir aqui na igreja católica sofreu especialmente com Reis e imperadores portanto de um poder muito mais Centralizado muito mais condensado nas mãos de um único monarca Vamos colocar assunto é preciso lembrar que no período do feudalismo cada senhor feudal portanto cada suserano de
uma de uma grande quantidade de passá-los que também mandar a terra tem um poder bastante autônomo que faz com que as igrejas e portanto as paróquias as capelas as matrizes em fins catedrais localizadas nesses feudos portanto nessas grandes quantidades de terras cujo domínio pertence a uma pessoa específica de fora da igreja que tanto amo Laico a essas igrejas locais passavam a ser a sofrer e a interferência do Poder dessas pessoas largas tá então isso é importante e essa estação que a gente acabou de lei expressa um pouco isso a Igreja Católica vai começar a se
submeter cada vez mais aos desejos e designa os desses senhores feudais e isso a despertar na igreja uma necessidade de reforma cada vez maior portanto quando a gente fala de que ainda terminado Conde por exemplo tem um Condado portanto um grande feudo que ele divide entre seus vassalos etc e dentre esses assaltos está a própria igreja a gente tá falando por exemplo de um bispo princípio de um bispo ou de um o Jardim todos os nomes de falar um pouquinho passado que são lindos um acordo isso que acontece esses membros da igreja e cinemas do
número de volta Qual é muitas vezes do baixo com ela também quando a gente fala de fica nas paróquias estão submetidos não só interferência mas o poder real desses mandatários desses desses nobres Porque se os nobres são seus suseranos portanto a Igreja Católica está submetida é o poder espiritual submetido ao poder temporal isso vai levar uma série de problemas entre a Igreja Católica e os estados portanto entre a Igreja Católica e esses laicos e senhores laicos esses nobres por quê Porque a Igreja Católica tem sede de autonomia e esses laicos tem sede de poder de
controle é óbvio que quando você tem esse tipo de controle especialmente esses Arcos desejam isso com seus te congênitos ou seja os seus filhos mais novos que são mandados para igreja Para justamente assumirem esses postos xales e manter o poder na família EA igreja acaba sendo ficamos suscetível a não vocações religiosas em locações ao evangelho a evangelização etc mas aos interesses particulares de famílias móveis Ok então esse é o contexto não vai acontecer se sabe reforma sobre as coisas a gente vai falar a primeira delas é a reforma cluniacense entender o que foi isso olha
só a Abadia de cluny é essa que tá aqui na imagem que eu trouxe para vocês localizado na região da Borgonha tendo sua construção iniciada em onze de setembro Olha o uso de Setembro aparecendo aí de 1910 por Guilherme primeiro daqui também um terreno doado pelo troca óleo de legítima e exerceu profunda influência na cristandade nos séculos posteriores com as reformas únicas inclusive além das fronteiras em pó Então até aqui não tem nada de grande importância né Guilherme Daktarin da região da Borgonha Vai doar boa parte de suas terras Vai doar parte das suas terras
a ordem dos Beneditinos para construção de um mosteiro chamado de Abadia de cluny da portanto uma Abadia gerenciados sob o domínio dos Beneditinos até aqui aparentemente problema não o que que seria o normal de acontecer aqui essa abadias Mosteiros está submetido como vassalo a Guilherme daqui tâniafurtado o titânio nomearia Inclusive só a barra de pedir interferência e poder direto sobre esse mosteiro sobre essa Badia e consequentemente sobre a Igreja Católica local isso seria o normal isso era o que mais acontecia no poder Europa tempo vamos entender o que o que que tornou o mosteiro de
cluny ou abate cone que significa a mesma coisa é especial nesse momento aqui olha os papos Guilherme falou primeiro mosteiro de cluny 910 como novidade de que este mosteiro iria se reportar diretamente ao Papa e não ao senhor local e significa o mosteiro seria essencialmente uma entidade independente Além disso Abade com imã teria autoridade sobre as causas dependências sol e suor no fim da se já no século 12 a congregação de cluny incluia 1130 Mosteiros e em 1109 história só fiz a qual que é a grande diferença do mosteiro de cluny que agora vai a
congregação de mosteiro tá você já vai se expandir a partir de quando puder me ajudar Kitana constrói o a dia de cone e dá para ordem beneditina ele faz uma concessão que até então não existia a esse morcego não tem que se reportar ele não tem que ser a cortar a nenhum superior Laico esse morcego tem que se reportar diretamente ao Papa Ou seja é uma entidade praticamente independente da igreja é como se a Igreja Católica tivesse ali no estado é autônomo dentro de um território a e portanto dentro de um território que pertence a
outra pessoa essa essa ideia essa possibilidade do mosteiro de cluny foi espalhada em 1109 a Abadia de flor já tinha 1130 Mosteiros ou seja um pouco mais de 200 anos aumentou de um para 1130 Mosteiros tamanho expansão que foi essa rede de cone e cada um desses Mosteiros de Crohn eu deveria obediência ao Abade principal de thule localizado lá na Borgonha e esse diretamente ao Papa portanto a gente está falando de uma teia de mosteiro Que está se espalhando pela Europa e que não deve obediência que não deve se reportar além dos Senhores mandatários dos
locais onde se umas eles estão localizados portanto a gente poderia entender aqui do ponto de vista político como se fosse um tentáculo da igreja não só da igreja poder espiritual mas principalmente na igreja o poder temporal do poder político do Papa dentro das terras que pertenciam as flores laicos Ok então é um primeiro ponto importante da loja de conta vamos ver o quê que isso virou como que se Estendeu como que isto é se desenvolveu ao longo dos séculos 11 do século torção lá pro sol e os mundos estabelecimento no iniciar um conjunto de reformas
na forma cujo objetivo era restaurar os princípios tradicionais da vida monástica encorajando a arte eo cuidado Pastoral uns então no primeiro a primeira reforma interna portanto uma reforma pertencente a uma reforma que deveria acontecer somente dentro do mosteiro de cluny portanto dentro do mosteiro da rede de Mosteiros muriático Socorrinha senses é um restabelecimento dos princípios tradicionais da vida monástica todavia esse ideal inicialmente acabou se transformando posteriormente é especialmente com a ascensão de poder e riquezas essa própria rede de Mosteiros climáticos ou dessa Congregação da Saúde Ok então página 185 forma-se assim não uma verdadeira ordem
religiosa pois na mão nem organização em províncias em instâncias colegiadas de direção mas antes uma vasta rede de estabelecimentos que adotam os meus e os monárquicos estão submetidos a única autoridade do Abade de cor mais que ele não se torna uma ordem de fato a ordem de nascença essa rede de Mosteiros começaram a produzir EA promover uma reforma interna dentro da igreja católica medida especialmente aqui na vida monástica Que fique claro portanto nessa vida é é da Ordem do clero regular a uma série de reformas buscando a retomada de alguns princípios monásticos importantes quem não
dá sequência a com o apoio dos Mosteiros cônicos a organização dos Mosteiros melhor terra e até mesmo nas guerras de reconquista não estão levando o apoio financeiro direto primeiro conquistador na Inglaterra e dos Reis de Castela e Leão então a o crescente poder da especialmente por conta da autonomia dos Mosteiros climáticos fez com que a como passar do tempo esse mosteiro começasse a se envolver portanto sua rede de Mosteiros Mas faça se envolver em questões políticas portanto está estendendo esse poder para além das reformas internas estendendo no braço político da Igreja Católica portanto a da
mão do próprio Papa já que a autoridade do Abade de cluny está ligada diretamente ao Papa a questões políticas importantes como por exemplo ao estabelecimento de Mosteiros na Inglaterra com acordo estabelecido especialmente com Guilherme bastar o Guilherme o conquistador também um é o nome importante que tem a ver com esse a 11 o nome do processo de unificação da Inglaterra ali nessa chamada pela idade média e depois é também com as chamadas guerras de reconquista pessoalmente nos reinos de Castela e Leão portanto a são as chamadas guerras de conquista que a gente vai falar um
pouquinho sobre isso e nós vamos outra fala continuação das Cruzadas portanto nesse processo de expulsão dos muçulmanos na península ibérica ou seja o mosteiro de cluny começa a se envolver essa rede de mosteiro de cluny começa a se envolver a com questões políticas e quanto mais se voltam questões políticas bem-sucedidas mais poder e de que essas inclusive acumulam a essa rede a conhece quem não da quantidade estágio 180 a compreende-se que os cluniacensis tem o frequentemente tendido a confundir sua igreja EA Igreja Universal e mesmo identificar como e Roma no século 11 o coração dele
da cristandade monástico mais do que secular a união com a situação de combate muito interessante porque ele mostra como que esse crescente poder e de certa forma a autonomia da própria ordem come a sense ou dessa rede de Monsters come atticus fez com que frequentemente os próprios cluniacensis começasse a confundir a sua igreja portanto a sua a sua rede de Mosteiros com a própria igreja acordes pertence Vivo ou seja disputar de certa forma o poder do Abade de cluny compacto Ou seja a ao poder do Abade de cluny por conta dessa extensão de rede de
Mosteiros com grande influência política e autonomia sobre as terras dos Nobres fez com que o primeiro a se estabelecer esse enquanto um diálogo político enquanto um porta-voz político da igreja católica e depois disputando o poder político é com o próprio Papa vocês próprio papado começa a Perceber o que o seu poder político frequentemente passa a ser disputado com a base de como que tá dando sequência então página 189-a une encarna o ideal monástico exigente mas bastante presente nos negócios do mundo portanto a embora a reforma política tem exigido dos Mosteiros uma reforma interna e voltasse
aos seus princípios monásticos por outro lado o excesso de poder político fez com que esses monges é ruim pensa em como principal ponto do dos ideais monásticos que era reclusão que era fuga do mundo seja apesar de monásticos eles começaram a se envolver demasiadamente com os negócios mundanos a consequência disso foi uma aproximação entre o clero regular pelo menos o climático do clero secular Vejam Só enquanto a missão dos monges durante a alta idade média consiste em uma retirada para longe do mundo secular usar bases e as principais figuras de clubes São levadas são levados
a participar ativamente das lutas contra os inimigos da igreja o venerável Abade de cluny e o 122 da 1156 um gajo se apoiando em tratados em todas as frentes tanto contra os heréticos como contra os judeus e muçulmanos essa evolução reduzir a distância entre os regulares e seculares tanto que os monges cluniacensis que quase sempre recebiam o sacerdócio assume O encargo das igrejas que estão confirmadas implantando-se assim na rede Paroquial um da junção das tarefas para o pastor a Dori só duas atitudes é intramundana portanto dentro do mundo da convivência das pessoas da sociedade que
os a mosteiro de cluny começaram a fazer parte foram primeiro o combate às vezes não seja o combate alguns humanos aos judeus e aos heréticos e um segundo o serviço Pastoral Olha nós falamos na aula passada que o serviço Pastoral pertence principalmente aos padres seculares portanto ao clero secular e não o carro regular mas o mosteiro de cluny que parte do clero regular e somente peculiar senso e começam a sumir paróquias da Igreja Católica se beneficia disso uma vez que ela tenta uma rede de Mosteiros Independentes Portanto o nosso submetem a uma donista seus locais
a assumindo paróquias portanto entrando cada vez mais fundo nessa rede de micropoderes que tem dentro dos seus a Igreja Católica começa a estender seus tentáculos para Além disso evidentemente com problema de choque entre o papa e o proclamado de conta mas de fato os cone as esses e com eles de casar com a Palma igreja começa a entrar cada vez mais fundo essa rede de poderes que muitas vezes estavam nas mãos de pequenos não dá para os locais que tinham poder sobre paróquias e agora mosteiro de cluny passa a assumir paróquias como os padres seculares
como nas altas hierarquias das classes sociais mais abastados por exemplo a nobreza que indicavam bispos e agora hein a competir também o seu poder com os Mosteiros conhecem tem não ó é isso não ocorre sem que haja afrontamentos com circulares ao longo do século onze doze até que haja o reconhecimento do direito luz nos dizer tarefas paroquiais tarefas pastorais sobre a condição de que eles se submetam autorização e ao controle do bispo entretanto o próprio sucessos de cluny e seu engajamento nos negócios seculares começam a ser objeto de críticas a interpenetração com as linhagens aristocráticas
não está isenta de inconvenientes e a dependência em relação às doações se faz sentir desde que o seu ritmo começa a decair enfim a proteção Direta do Papa por muito tempo garantido a garantia de autonomia transforma-se em pesado tela então a essa esse problema e criado entre clero regular e claro circular fez com que a Igreja Católica como se em meados do século 12 o direito de clero clero regular assumir paróquias de fato Como já estava acontecendo com os conhece e se submetessem no serviço Pastoral ao pesto que significa isso só para ficar um pouco
mais claro a o clero regular permanece a submissa apenas aos seus abades aos seus superiores e este o Papa como é o caso do meu perfume a ciência toda via no serviço Pastoral cortar uma vez que a Digamos que os redentoristas como fazem Hoje os franciscanos aos próprios Beneditinos e disse a sua e paróquias apaixonou naquele se assumir paróquias eles todos serviço de paróquia Portanto o serviço pastoral de confissão de pregação de missas etc etc está submetido a supervisão do bispo tá então eles são submetidos Submisso ao bispo no serviço Pastoral mas nas questões internas
da congregação o da ordem estão submissão apenas aos seus superiores ou se forem os alfas ao Papa Ok então eles são tão importante para a gente entender essa esse conflito interno que virou dentro da igreja católica por outro é precisamente o mosteiro de cluny começou a receber muitas doações como aconteceu com navegação com todas as outras ordens congregações religiosas enfim E essas doações começaram a a se manifestar especialmente Com certas influências de alguns nobres na eleição seja do à base de flores serem superiores de Mosteiros locais e isso fez com que a esse ideal inicial
do mosteiro de Cone já no século 12 para presa tá é que tinha é se iniciado com essa essa ideia de autonomia de submissão direto ao Papa agora começa a decair começa a se tornar um fardo porque não sou o Papa interfere de acordo com as suas os seus os seus interesses Imobiliários também estão por trás do próprio Papa começa a interferir no no Mosteiro de ruim como sua própria riqueza seu poder começa a se tornar um peso diante de outras linhas católicas vão começar a surgir um há muitos e eu falo com você ok
vamos ver algumas delas anos a um vídeo então a criação de algumas ordens medievais que começam a estrutura une resgatando eremitismo medieval tem querer mutismo e limita é aquele que sai do mundo tá eu ser aquele ideal do Mundi no original lá da Alta Idade Média da regra de São Bento aquele cara que se isola das pessoas se jogam sociedade e vai viver numa caverna isolada ou uma congregação no monte deles o lápis tão é um eremita tá então começam essas horas pessoalmente especialmente com São Bernardo de Claraval que é um dos principais é expoentes
essa crítica alçinha senses começam a exigir que o clero regular volte para dentro dos Mosteiros e tem essa perspectiva mais e limita portanto supondo a SS essa caracterização que ficou essa peça que ficou sucuri acesse o serem demasiado mudamos Porto a desvirtuar embora percebi que o ideal era o justamente o contrário mas no final das contas dois séculos depois o mosteiro de cluny e a rede de mostrar escolhia ciências acabam sendo acusados de desvirtuar os ideais monárquicos ideais do império regular olha só a essa essa imagem que eu trouxe para vocês a justamente de São
Bernardo de Claraval nos principais expoentes da crítica Aos aos Mosteiros de Fundos A então um exemplo principal dessa essas novas ordens religiosas EA ordem cisterciense né fundada por Roberto de cinema em 1098 e claro como eu disse tendo o São Bernardo de Claraval como Seu principal expoente então enfim cisterciensis você já Essa ordem o possa aos conhecem se recusam possui igrejas e receber dízimos por respeito a função própria ao seculares e afirma que os monges devem sobreviver graças ao seu próprio Labor Sul e o cor desconhece que juntar utilidade degradante incompatível com o bebê da
pressa Então é só o cisterciensis portanto Essa ordem São Bernardo de Claraval que supunha kuni tentava resgatar o princípio mais primordial dos dos monges e portanto do clero regular que era a vida isolada e retida dentro dos Mosteiros e que os monges não vivessem mais de doações e riquezas do seculares portão como os leigos mas única e exclusivamente do labor do suor de seu próprio trabalho algo que passou a ser rejeitada pelos conhecem essa medida que não só de se mover com riquezas mas que também a nobreza passou a se apossar progressivamente dessa rede de
Mosteiros E aí Clara nobreza tem algo a trabalho a mobilhar tia Ah entendi que o trabalho é algo degradante é que só deve ser realizado de fato esse trabalho manual na terra etc para ter e social que seria o servos escravos e servos Ok então dando sequência Essa foi a reforma cluniacense portanto essa esse conjunto de reformas de tentativas de reformas internas dentro da dentro do plano regular por outro lado já atenção clero secular regular EA igreja como um todo Portanto o quartinho da Santa Sé parte do papado a reforma gregoriana tem um papel fundamental
aqui nessa chamada plena Idade Média Vejam só podem 190 processos criadores se habituaram a nomeado reforma gregoriana partir do nome de Gregório sétimo papa d-1073 a1085 não pode ser reduzido reduzido aos seus aspectos mais factuais e mais ruidosos a luta entre o Papa eo Imperador EA reforma do clero em movimento muito mais profundo a maçã duração que a fase aguda dos anos de 1.049 1122 ele Visa a uma reestruturação Global da sociedade Cristã sobre a firme condução da instituição eclesial os seus eixos principais são a reforma da hierarquia circulação do autoridade centralizador do papado e
o reforço da separação hierárquica entre laicos e clérigos trata-se nada mais nada menos que é afirmaram solida a posição dominante da igreja não sei do seu toda só a para além da reforma cluniacense que foi uma reforma que teve como objetivo principal o clero regular a demora o sétimo o Papa Gregório técnico e o nome entendeu Brando é iniciou ainda no século 11 uma série de reformas internas dentro da igreja católica agora abrangendo muito mais a igreja a partir do papado que basicamente tinha como característica central a centralização do poder nas mãos Oi Tati então
aqui a partir de agora sétimo a uma tentativa split agora de fato explícita da igreja católica é tomar o poder dos leigos tomar especialmente os tradicionais da nobreza dos Reis dos cones enfim a desses nobres desses desses senhores de terras e senhores feudais que tentavam interferindo poder político pelo poder interno da Igreja Católica Ok seguido a isso e consequente a isso uma reforma moral do clero que sobre a Claudia quer falar daqui a pouquinho e por fim uma espécie de sacralização do clero separando de vez tornando mais expressivo o fosso que dividir o clero das
pessoas comum portanto certa forma nessa hora de Pierre bourdier a expropriação aumentando a expropriação religiosa no clero aos leigos Ok vamos lá vamos entender o que foi a reforma gregoriana então do século 11 Quais são os principais ideais dessa reforma nós começamos com o ideal claro né Sempre para o 190 dá esse retorno Igreja Primitiva Aparentemente a exigência de reforma lançada pelo Papa Leão nono entre mil 4954 apresenta-se como ideal de retorno Igreja Primitiva de resto durante mais de um Milênio essa justificativa de toda a intenção de transformar a igreja conforme a lógica medieval nos
renascimento Antônio só esse desejo de uma restauração da igreja começa ainda com papai o número é o seu sucessor para Gregório 71 de fato coloca isso em prática a partir do exercício do Poder papal sobre os livros mas o fato é que sempre quis é pensa esse esse excesso de reforma interna vocês na igreja católica nas igrejas evangélicas Outro ponto de vista pessoal é hoje dos cristãos que são os Pentecostais se fala no retorno às aos primeiros cristãos né as primeiras comunidades cristãs O Retorno à origem o retorno ao primeiro amor etc etc etc porque
é sempre essa ideia no retornaram ao momento mítico de fundação da instituição ou de conversão pessoal etc que justifica uma série de transformações mais radicais que estão por vir tá no caso da Igreja Católica e não são poucas vamos ver aqui em casa da reforma gregoriana e transformações são essas que começaram a aparecer a partir dos ideais como é que começam a ser traçado por Leonor u mas que de fato vão ser exercidos e fundamentados é pelo Papa Gregório 7 Olha só Então criou-se a partir dessa reforma ou desses ideais diga forma a ideia de
uma libertação da igreja do poder temporal para o 190 de fato tratava-se de restaurar A Hierarquia eclesiástica libertando do controle dos laicos impedindo as intervenções destes nos negócios da igreja consideradas consideradas doravante e assim uns estouros dos primeiros reformadores entre os quais Humberto da Silva Cândida Modernista 101 e Pedro Damião 8062 convoca a Libertas Eclésia portanto libertação da igreja O que é preciso entender acidente mente como um combate pela defesa da ordem sacerdotal o Imperador é o primeiro bizarro pois o modelo carolíngio e bizantin ainda ativo faz de um chefe de todos os cristãos apto
a esse título a intervir Nas questões eclesiásticas e também porque nessa época ele ainda impõe seus candidatos ao trono Romano a começar pelo próprio Papa ler um drone som a pouco é o problema enfrentado pela igreja que especialmente com os imperadores do qual a igreja agora que a se liberta o problema se você é meu aluno que não se lembra de destrói medieval para você que tá aqui no canal ainda não assistiu às aulas de História medieval um vou deixar aqui na descrição do vídeo também o link para aula sobre mim a escala de fato
de Carlos Magno Por quê Por quê que é um contexto importante preciso lembrar no século no tá no final se acoitavam comercial Colombo especialmente para coroação de Carlos Magno natal no ano 800 a Igreja Católica se aposto se aproveitou do Poder no espressivo poder temporal militar político de Carlos magro para coroar carnes magras sacro Imperador romano-germânico Ou seja a coroação que o Papa Leão fez no Imperador Carlos Magno foi praticamente uma declaração de submissão da igreja ao Imperador porque porque o Imperador garantiu o poder da Igreja Católica especialmente diante das invasões que estavam acontecendo só
a gente lembrado contexto da invasão de um bares e o problema que os lombardos criar uma igreja católica voltando lá nas aulas de História medieval um e segundo principalmente porque a Igreja Católica Eu precisava de poder fazer com som o fato de acho contexto tão instável como era o da Alta Idade Média ela encontrou essa oportunidade coroando Imperador Carlos Magno como se tornar como ser um saco Imperador Portanto o Imperador não a pena não apenas a dos europeus é que estava se formando naquele momento a Europa como nos conhecemos mas principalmente dos cristãos então todo
Cristão que eu como seu alergia Imperador Carlos Magno isso fez com que houvesse uma união de fato entre a coroa e o Papa porque assumir não começou a se tornar um pouco da porque o Imperador passou a exercer cada vez mais e aí dele e também os seus vassalos portanto nessa era que quanto mais se estruturava mundo feudal se fragmentando o poder mas esses poderes também é muito ouvidos a possibilidade do Imperador indicar inclusive o próprio papa ou seja quem escolher qual seriam próximo Papa era o Imperador inclusive Quem escolheu o Papa a folha prata
ou seja a Igreja Católica começou a perceber como um problema essa demasiada relação íntima com o estado portanto como poder temporal a ponto de poder temporal escolheu o Papa Escolheu os bispos portanto nomear membros da igreja a igreja fica de mãos atadas aos interesses Imobiliários Ok portanto é aqui que nasce esse desejo de libertação muito parecido com as reformas com tentativas de reformas do período do século 19 que a gente chama de ultramontanismo conseguir de católica tenta se libertar do Estado embora a não quisesse a libertar a separação entre igreja e estado aqui também não
há uma tentativa de separação igreja-estado isso é importante dizer mais uma tentativa de sobreposição do Poder do Papa ao poder do Imperador Essa é a liberdade da igreja que não é a liberdade de separação a liberdade de sobreposição do poder espiritual ao poder tempo o ok nesse sentido a Igreja Católica começou a combater não só interferência do poder temporal sobre o poder espiritual mas como consequência dessa interferência uma série de problemas chamados de problemas Morais dos Padres em relação a essa promiscuidade como indo no sentido de relação demasiado íntima com as relações mundanas e carnais
portanto da sociedade a qual essa igreja estava imersa que Number Plate cities relações promíscuas são essas desenvolvidas pela igreja algumas toda a alta idade média que agora começava a se tornar um problema de falta essas reformas de Goiás Olha só duas principais a que a gente chama de simonia e nicolaísmo tá tão página 192 de Leonor no até meados do século 12 a condenação de dois males se principais serve de palavras de ordem em meio a ação dos ação aos reformadores a simonia definida como a aquisição e as coisas sagradas por meio de bens materiais
o nome dele Simão O Mago queria comprar de São Pedro os poderes de fazer milagre e Nicolai Izzo que caracteriza Os clérigos casados ou que vivem concubinato os dois são indícios de problemas mais profissional só a igreja começa a combater práticas que sejam derivados que serão consideradas imorais e que são derivadas e pessoalmente essa relação demasiado íntimo do padre vou pegar o aspecto local do padre com os seus paroquianos do padre com as relações de poder de micro poder da sua na sua localidade ou do bispado com a nobiliarquia que está envolvida a a sua
diocese ou mesmo do papado em tudo tudo isso que a gente tá falando tá porque os problemas são esses A primeira é o primeiro que a gente chama de simonia tá Simone ainda para verem como eu coloquei aqui na citação de Simão O Mago né que na tradição Cristã e se esse mago chamado Simão teria tentado comprar de São Pedro o poder de fazer milagres E aí vem esse nome simonia como o termo que se utiliza para a venda ou apropriação de vida é de poderes ou de alimentos sagrados dentro da igreja católica chama-se simonia
por exemplo a chamada como a gente vai discutir em aulas posteriores a chamada venda das indulgências venda de relíquias é enfim o lucro pessoal de um determinado Eclesiástico de uma determinada é de um determinado setor da igreja sobre elementos do Sagrado que deveriam ser universais Ok fora da igreja seria Justamente a tentativa de comprar no sentido de utilizar o poder material do Poder social etc da influência a na interferência numeração de cargos seja igreja percebam sola Olha a sacada da igreja não só proíbe internamente a idade ou a negociação de alimentos do Instagram mais uma
vez sacralizado o cargo por exemplo de pisco de Padre etc caberia somente a igreja a negociar Quem seria a escolher quem fosse o nome a ocupar determinados cargos dentro da própria instituição e qualquer interferência externa a isso seria considerado Simone Olha só Então olha essa planta e 2 sobre o nome Simone combate toda forma de intervenção dos Lagos nos negócios da igreja e particularmente aposta senhorial das igrejas e dos dízimos por planta é quando os determinados alguns determinados senhores feudais mas Savassi apostar de igrejas e o que significa se apossar de igreja significa tirar um
determinado Padre nomeia outro de 160 e principalmente tomar o dízimo na dessas igrejas portanto como se fosse uma imposto local como a gente falou disso nas aulas passadas e também vamos é é nas aulas de História medieval mundo sobre o feudalismo É quando isso acontece a igreja atribuíram simonia portanto um mau aquele igreja precisa combater em com efeito essa tem como consequência os clérigos recebemos seus encargos sagrados das mãos impura impura dos laicos enquanto estes últimos recebem uma parte substancial dos rendimentos do benefício constante portanto só para entender vai ficar fixado de vez a a
simonia é um problema que começa interno da Igreja Católica que sempre ter né Ou seja é a comercialização de cliques a comercialização do Sagrado à venda de uma benção não pode por exemplo se você pedir uma benção para um padre Paulo facial paga aí que Eu abençoo seu filho que eu te crise nunca de casa do setra está com sede simonia portanto ser considerado a 16 com Pecado Sacrilégio grave dentro da igreja católica Porque os clérigos não podem vender e não podem negociar não pode comercializar elementos dos a Grato quem não tô falando de uma
arte sacra tinha um de um objeto não mais uma benção no serviço religioso eu falo quem agora a igreja se apropria e se aproveita Nesse contexto de combate necessário a essa prática imoral dentro da igreja para dizer que também é simonia portanto também é imoral a interferência dos leigos nos negócios da igreja portanto as mãos impuras de um senhor feudal um ponto que seja esse aquele Padre a tomar conta dessa Paróquia ou é se essa pessoa para se tornar disso você já acabei isso somente a igreja fazer esse tipo de ameaça percebam mais um mês
a jogada política importante dele dessas reformas feitas especialmente para o melhor set ok e quanto ao celibato olha só Aí a gente entra nesse outro conceito chamado também de nicolaísmo quando o celibato dos clérigos ele já era reivindicado pelos conselhos desde está com cinco Mas trata-se então de uma exigência moral mais do que uma nova rigorosamente imperativas Olha só pessoal a essa coisa de padre não poder casar não é portanto de padres que tem guardar o celibato não pode ter relação sexuais etc na pureza de Cristo babá tudo isso de hoje parece é uma coisa
que sempre foi assim na verdade não foi até o século 11 uma obrigação de fato uma Norma impositiva pela igreja era desde o século cinco recomendado que os padres não tivessem esposas que os padres não se casar mas não era proibido pela igreja católica ok nós falamos disso na aula passada sobre a importância do celibato inclusive para não divisão de terras da igreja e para manter o poder material da igreja a Então quem não assistiu é a primeira parte da situação de Oi gente tá gravando agora tá e ainda no século ela respeitada muito relacionamento
e vários sacerdotes são casados ou vivem com começar com combinado pessoal é quando você tem uma mulher mas não se casa com ela né ou você você contraem matrimónio enfim sem se casar oficialmente com a pessoa que isso é chamado de combinar Já que as designações senhoriais não favorece absolutamente a atenção para esses critérios Mas seria errado ver nisso apenas um problema moral pois esperado sobretudos definir o estatuto do clero fazendo da renúncia inapelável a Sexualidade por consequência do celibato a regra definidor dos no estado que reforma o interesse em sacralizar os clérigos o que
2ª região do etiologia deste tema quer dizer aos a parte de sanguíneos radicalmente dos Lagos no mesmo momento em que a igreja estabelece para estes últimos o modelo Cristão de casamento a obsessão da Pureza do e eu cuidado me afastar dele o risco mácula e poderia ser provocada por um contato intempestivo com os largos com as riquezas materiais e com a carne estão altura nova centralidade reivindicado pelos então Olha só pessoal aqui é um contexto importante no século 11 portanto dentro desse reforma gregoriana aqui é estabelecido aqui e normatiza a Igreja Católica tem ainda hoje
tá duas reformas nós fomos ao passado e foram fundamentais primeiros a criação da do celibato como sendo e obrigatório dentro da igreja católica Porque a criação do celular porque a criação dos elevado se dá a como uma forma de sacralizar o próprio tá é claro que a gente tem o contexto divisão de terras geramos com a sua vamos lá vídeo aula passar na primeira parte dessa dessa aula sobre igreja medieval mas aqui entre um aspecto muito importante que é criar essa figura de sacralidade do padre ou seja o padre ou O que é sagrado portanto
é cada vez mais preparado cada vez mais distante dos livros quanto mais se distância o clero dos leigos mais os negros são expropriadas do poder religioso Independente de um Claro que não faz parte deles porque isso em breve precisa ficar muito claro o segundo aspecto é importante de criação dentro da igreja católica no século usa a instituição do casamento com o matrimônio portanto com Sacramento nós falamos desse algumas aulas passadas de história medieval não disse prometi até o dois como é que o casamento a instituição do casamento é importante nesse momento para que a Igreja
Católica tome e existe um monopólio sobre todas as atividades ali do mar mas nós falamos isso na na vídeo aula passada quando estava falando dos sacramentos e do Poder monopolizavam da Igreja Católica espiritual e de controle evidentemente sobre os ritos e as fases da vida uma desde o nascimento ou casamento a reprodução até a a morte com extrema atenção e até além da forte quando a gente fala de salvação ok é um texto fundamental pra gente entender nicolaísmo portanto é justamente SSP essa prática do padre ge de desrespeitar o celibato portanto se casar ou de
ter cumbe nos etc ok não há portanto a já Quais são as consequências dessa reforma moral do clero e dessa tentativa de imposição da igreja que são história da reforma gregoriana sobre o clero do ponto de vista moral e com de vista político Olha só página 191 e com efeito os reformadores denunciam o sacerdócio considerados indignos incita os fiéis a editá-los em mesmo desobedecer que retorne o sétimo legítima afirmando que com exaltação e a permissão do Papa os inferiores podem se tornar acusadores inferiores aqui são os meios tá não é à toa que se usa
falar multiplicam-se os movimentos populares reposição Claro suscitados na verdade pela fração reformadora deste mas sempre suscetíveis de além dos seus objetivos que olha só um tiro no pé que a Igreja Católica deu justamente nesse período que o assunto nas próximas aulas nós só as heresias uma vez que o papa o próprio Papa autorizou as pessoas a denunciarem os padres e os clérigos que praticassem seja simonia seja nicolaísmo portanto que não participação dessa regra grande reforma a moral mede capa moral e a moral de fato mas por trás dessa acaba moral uma reforma política de estabelecimento
do Poder especialmente políticos o Asus padres vão participar cientistas pessoas podiam condenar as pessoas por dia as pessoas podiam acusar as pessoas podiam simplesmente desobedecer literalmente espadas o resultado disso heresias a Rê sobre isso a gente vai falar as próximas vídeo aos Ok mas vamos lá então a última aspecto desse ponto importante da reforma gregoriana que é que são aqui é a questão das investiduras Olha o problema político arranjado pelo Papa Gregório xi sétimo com relação a essa sua reforma esse sua ânsia de poder a o quê que foi questão das investiduras tá nós falamos
um pouquinho sobre isso na uma passada como conflito entre o Imperador Henrique quarto saco imperador do império romano-germânico a com o Papa Gregório sétimo iniciado em 1075 basicamente Gregório sétimo proibiu que os reis então duas no meio assim bispos para os Papas ou tivessem qualquer intervenção não era aqui é muito semelhante Pessoal a questão das a questão religiosa que aconteceu aqui no Brasil é quando um Pedro Segundo justamente no século 19 o movimento tramontano do século 19 é quase um espelhamento das reformas gregorianas do século anos quem nós vamos lá então R quarto reagiu é
uma vez que ele foi proibido ele em todo o sacro Império romano-germânico proibido de nomear bispos fala desinteresse da igreja ele reagiu enviando uma carta na qual Ele retirou o apoio Imperial a glória portanto rompendo aquela relação estabelecida por Carlos Magno lá no século 18 tá porque está com outro 79 o centro a carta intitulada um book e não por usurpação mas através da ordenação Sagrada de Deus aí deu Brando deu portanto não não pode estar chama desdobrando o nome de vamos profano do Papa Gregório sétimo neste momento não tapa mais falso monge Henrique considerou
o Papa deposto e Apelou para a eleição de uma fonte só que o problema que igreja católica arranjou bom quando o Papa coroa cai esmaga ele estabelece o poder divino dos Reis e claro que isso já vem desde a alta idade média como a gente falou nas aulas de História medieval mas com Carlos Magnus ficam muito evidentes informalizado portanto uma vez que a igreja coroa o Imperador esse Imperador está Coroado pelo próprio Deus e tem poder divino é sagrado e o Imperador foi sacralizado pela própria igreja então quando Henry corta escreve por papo aí tá
dizendo eu sou o rei não por usurpação umas para ordenação Sagrada ou seja O próprio Deus que me curou através da igreja ele fala para o papai olha que eu trabalhei dobrando que não é um papa de verdade a junto falso Monte portanto que não deveria que não deveria estar ocupado essa cadeira porque tá fazendo coisas contra o imperador que é sagrado e ele tenta de pôr o Papa crecor sétimo é insistir na eleição de novo olha só a impassível do Imperador sobre o Papa Gregório ser consequência 1076 Gregory sétimo excomungou Imperador e também o
considerou deposto E aí tá da licitação o Imperador de põe o papa o papa deponi Imperador só que como nós vimos na aula passada a quando existe um processo de excomunhão praticamente a retirada de todas as costas no caso aqui de todo o império a possibilidade de realização de Sacramento peso espiritual peso social imenso sobre o governante mas não só olha só o contexto em que isso o sacro império romano-germânico a mexer mesmo contexto o corpo de Príncipes a lei mais que já lutavam por Independence declararam apoio Gregory sétimo por Sandro Henrique porta se retratar
com o Papa Olha Só aproveitando essa necessidade com essa ânsia de poder de declaração de relógios como a gente discutiu uma história medieval quando estava falando também pensa vídeo aula também disponível falamos sobre organismo a uma série de Príncipes alemães portanto de passá-los do Imperador começaram a tentar declara Independência apoiando Gregório cético e forçando Oriente Médio ao próprio Henrique parto a se desculpa a se restabelecer em relações com o Papa tá resultado Olha o sol assim Henrique quarta em 1077 viajou para cá nossa no norte da Itália para com é para encontrar o papa e
pedir desculpas pessoalmente como Penitência por seus pecados e ele usava uma túnica de lã e estava descalço na neve no meio do inverno esse episódio se tornou conhecido como a e olha só a pedir perdão ao Papa é Henrique quarto vi ajuda com a nossa vestiu mão Farrapos mas não a polpa de lã pura e crua ficou descalço na Neve diante do Palácio de cá nossa a até que o papa o recebesse e perdoasse os seus pecados Abrir Olha só e agora então retirou-se comunhão mais usados tocar os alemães rebelião ficou conhecida com a grande
revolta sexan eleger um rei verbal Rodolfo da suave Óbvio Springs os alemães cortando os seus vassalos alemães Eles não estão interessados no perdão de rir que estava interessado justamente aproveitar a a gente comunhão de Henry quarto para tentar se estabelecer como independentes e aí não acontecendo isso está mente por conta da retirada da excomunhão pelo Papa Gregório Sétimo Dia Henrique quarta Eles tentaram eleger o próprio reino essa chamada grande revolta secção II e também em que quarta seguida pode reunir suas forças e proclamou o antipapa Clemente terceiro como substituto de regoyos n81 e quarta capturou
executou o doce e no mesmo ano ele invadiu Roma com a intenção de remover forças a força da mente e agora Stephanie Então olha só que filha da pu não há como perdeu do Papa é Henrique parte conseguiu restabelecer as suas forças políticas e as suas forças militares uma vez que não estavas comungar portanto com o apoio Popular a si especialmente também dividir daquele seus vassalos que lhe eram fiéis capturou e Executor o rei e proclamado pela reflexão portanto a Rudolf foi executado ele se restabeleceu como como força de fato Imperial no saco império romano-germânico
e invadiu Roma a intenção de de pô literalmente e forçadamente o Papa Gregório técnico é elegendo o chamado antipapa antipapa significa o Papa aqui que é eleito não oficialmente pela igreja mas é em concomitância com o Papa oficialmente eleito isso é chamado um antipapa elegeu um antipapa Inocêncio 3º o outro Papa Clemente Tecido tá do Gregório convocou seus aliados normal do solitária em 1085 fica Barão saqueando a cidade e foi forçado a fugir para o sul com os irmãos ele morreu logo depois no exílio em Salerno a questão só foi resolvida décadas depois quando o
filho de Henrique quarto aí a gente cinco a sua concordata de Worms com Papa Calisto seguindo em 1122 portanto a coisa só se resolveu em 1122 com filho de Henrique quarta porque ele invadiu Roma saqueou Roma e o Papa Gregório sétimo teve que fugir com seus aliados exilado no Solitário criando assim praticamente um rompimento dentro da Igreja Católica na figura do antipapa hamster ser portanto um papa não eleito oficialmente pela igreja mais imposto pelo Imperador Henrique par só resolveu com a chamada temporada de votos que eu concordata de forma estabelecer de fato Minas Gerais basicamente
estabelecia e o rei tinha poder de interferir vindica o nome de um bispo para ocupar determinados cargos Mas quem dava o quem bate o martelo digamos assim seria o próprio Papa seria para primeiro portanto preservando a autonomia e o poder político da igreja mas é a cedendo em partes as vontades dos imperadores portanto Imperador sem o poder do vácuo né tinha um poder no centro do bispo mas a igreja no Poder da Benção portanto todo o poder espiritual estava a o bicho estava espiritualmente pastoralmente submetido ao Papa mas nas suas relações políticas das suas relações
sociais submetidas ao suserano portanto ao Imperador e ao seu passados o sacro Império Romano gelo que espero ter ficado Claro e nesse sentido pessoal pra gente finalizar essa primeira parte a reforma gregoriana e esse conjunto de reformas da Igreja Católica foram basicamente uma grande defesa e muito bem sucedido de passagens de uma espécie de absolutismo total e aqui eu trago a foto de quem restabeleceu esse absolutismo papal no século 19 portanto Olha só quase mil anos depois o Papa Pio no tá mas olha só mas não 196 ao mesmo tempo entre os séculos 11 e
13 afirma-se A Doutrina do primado pontifício em virtude da Qual o passo sobre acompanhar todas as outras autoridades e constitui Fonte de Todo poder Líder vai colocar encorajada por Inocêncio segundo encontra-se uma clara expressão no liturgista Guilherme do hum o Papa dirige dispõe e julga todas as coisas ele pode suprimir todo direito de governar acima do direito ele próprio está acima Um item na terra a plenitude do poder Olha só então a nesse movimento portanto para lembrar é que é iniciada a reforma gregoriana que se estende para além dela portanto outros Papas a é tentar
existe uma tentativa da Igreja Católica de centralizar todo o poder nas mãos do Papa portanto não é uma tentativa de rompimento com o poder temporal mas sobreposição do Poder papal ao poder temporal que aqui de nascença por exemplo o Dogma da igreja católica a infalibilidade papal Portanto o papa o papa é infalível o papa não erra e que é retomada Por que o nome está indo do da foto do coloquei aqui para vocês no século 19 e criam um problema imenso para ele seja Católica de arte dos estados nacionais modernos aqui também não não é
o contrário né Essa tentativa de centralização que colocar o Papa como um poder acima de qualquer poder temporal ou seja o papa é o rei de todos os reis ser Imperador acima do Imperador e olha só a intenção nem um pouco mais populosa da Igreja Católica vamos lá sequência eu me sinto é que se dá por exemplo a fundação do cardinalato tá página 194 um primeiro passo consistente em garantir a autonomia e graças ao decreto de 1059 pelo pelo qual Pascoal segundo Funda o colégio dos Cardeais e atribui O encargo de eleger o Papa acende
subtraí-la das intervenções do Imperador ou da aristocracia uma portanto a né sócio a partir de 1059 o Papa só passa a ser lido pelos cardeais portanto pelo colégio de cardeais para os cardeais eram uma instituição que já existia antes Presidente mente mas é no século 11 e se torna o Colégio de Cardeais do cardinalato como a gente conhece hoje tá com esse poderes de príncipes da igreja de fábrica a E aí ainda está o papel dos cáseos comenta fundamental porque uma vez que os cardeais são responsáveis por eleger o Papa você tira todo o poder
das mãos ligado todo poder dar um no velador o da nobreza EA aristocracia Romana E aí para trás europeia mandando já não porque quem escolhe o papa são os cardeais naquela votação até hoje a gente conhece não é que pelo menos João Paulo e da morte de João Paulo 2º para cá gente conheceu bem com chamados conclaves né ou seja os cardeais elegem o papa e o papa é quem define os novos cardeais aqueles que ocuparam essas cadeiras que vão eleger o papa se o papa seguinte então é uma estratégia formidável e muito bem sucedido
na igreja católica de manter a sua autonomia política e poder político estética E aí um reforço simbólico importante se engorda e teológico para justificar esse poder com difícil olha só a gente sabe 95 tal afirmação da autoridade do Papa não pode ocorrer se um muito trabalho de justificação teórica e sem manifestações simbólicas ostensivas há muito tempo o papa beneficia-se de uma proeminência de honra como sucessor de São Pedro tido como o primeiro Bispo de Roma com efeito O Papa É como indica o seu título de cargo de Pedro seu representante na terra de onde a
importância dos discursos das imagens que sublimam a proeminência de Pedro príncipe dos Apóstolos fundador da igreja investido do Poder da chave segurando a este título como porteiro do paraíso a parte do século antes Olha só aparta de Jales século 11 portanto Nesse contexto que a gente tá estudando aqui passa-se a reforçar dentro da igreja católica algumas imagens alguns símbolos importantes por exemplo reforçar a ideia de que o Papa é o sucessor de Pedro aquela ideia de que Quem foi o primeiro Papa não é uma ideia que faz parte pagamento é da tradição cristã mas é
só um saco 11 que ela se estabelece enquanto força justamente por conta dos interesses da igreja católica e dizer que o Papa é sucessor de Pedro Pedro foi o primeiro Papa seja qualidade que Cristo fundou a igreja quando disse Pedro tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja o que abrir no céu será aberto não o que fechares será fechada que perdoasse ela perdoar essa fazer aquela passagem toda a com Pedro e ali a Igreja Católica ter esse fundar e que Pedro príncipe dos Apóstolos teria sido o primeiro ou sejam Topic do
ponto de vista histórico estão os fundamentos não não tem melhor não tem o menor cabimento histórico Porque a Igreja Católica enquanto instituição é fundado não consigo Ministério mais de 325 por Constantino imperador romano Tá mas a depois disso simbólico é fundamental Igreja Católica fazer esse tipo de recurso Porque sendo Pedro primeiro Papa tudo Papa como sucessor de Pedro tem o seu mesmo por e portanto o poder de abrir as portas do céu e aí vem o século 11 essa ideia de que Pedro Ingrid que são Pedro e o porteiro do céu né inclusive para mandar
chuva para mim mandar chuva que a Chaves do céu porque no céu e que portanto próprio papo como de caro de Pedro ele tem esse poder também as igrejas não para por aí olha só mas isso ainda é muito pouco e ao longo do século 12 e sobretudo quando eu senti o terceiro o papa se reserva o título dedicado de Cristo portanto já não é mais só ligar de Pedro realmente Cristo do próprio Cristo a partir do século 12 proclamando-se a imagem terrestre do salvador ele manifesta o caráter monarco de Seu poder a imagem da
realeza de Cristo Ele se afirma como chefe da igreja desse corpo do qual Cristo é justamente a cabeça a identificação de Cristo e de seu representante terrestre é isso representar de terrestre a cada vez mais forte e avaro Eládio pode afirmar em 1332 que o fiel que olha o pontífice Com os Olhos da Fé ver o Cristo em pessoa olha só ok Igreja Católica vai fazer do século do século 14 antes vai começar a identificar agora a figura do Papa não só com Pedro não só com a postos mas com tampo Cristo Ele é o
Vigário de Cristo Ele é o símbolo e O Executor da realeza de Cristo na terra a realeza do pontífice monárquico Ou seja a igreja como uma monarquia representa o reino de Cristo e ver olha só o salário vai descer no século 14 Com os Olhos da Fé olhar para o papai ver o próprio Cristo em pessoa olha só o poder que a Igreja Católica começa a progressivamente acumular para si e a que o produto se mais Olha que interessante pra gente fazer uma comparação tá essa aqui é a imagem É de Carlos Magno tá então
Carlos Magno o saco Imperador romano-germânico o início da ação o bonito dessa vamos boa essa Bonança da igreja católica da sua consolidação de junto com outro junto ao estado mas também seus problemas e esse é o lado de Carlos Magno é a imagem ainda hoje seu colégio da Igreja Católica no Cristo Rei percebam a semelhança entre as duas imagens tá o barco né a coroa a postura o semblante é aquela tentativa de identificação de que assim como o imperador tem a sua Realeza a igreja por meio de Cristo e atribuindo ao a Cristo ao Papa
também tem sua própria Realeza não é à toa vejam percebam essa coroa na importante aqui percebam essa coroa de cristo também aqui é de Carlos Magno especialmente do cristo-rei com a coroa dessa imagem é o melhor dessa imagem ainda aqui do Papa Gregório Esse é o Papa Gregório 7 tá então vejo a figura da realeza o papa não quer se submeter mais Imperador porque ele próprio quer se auto intitular Rei se autointitular Liberal Ok espero esteja Claro Pessoal espero ter ficado de um Gypsy locou os meus alunos a gente discutir no grupo do WhatsApp nas
aulas que que a gente abre online a partir das suas aulas gravadas Você está acompanhando o canal fica à vontade também que me procurar nas redes sociais as redes sociais do canal comentando Ride um procurando as redes sociais a minha esposa a gente tá sempre aberta as curtir e comentar com você tá bom mais uma vez peço a você que contribua com nosso canal curtindo compartilhando Esse vídeo é importante para ajudar a gente divulgar a pulverizar esse conhecimento acadêmico para mesmos aquele ok bom então eu espero que você esteja bem espero que você permaneça bem
e você e sua família um grande beijo e até a próxima tchau tchau tchau [Música] [Música]
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