Antes de ler o texto sagrado eu quero falar com as crianças então eu vou pedir pros pais me ajudarem aqui porque eu vou falar com as crianças o pastor vai contar hoje vai falar sobre uma verdade que pode ser explicada por uma história então crianças eu quero que vocês aprendam essa história e para ajudar os pais para que depois você leia isso com seus filhos em casa eu vou ler dois versos que estão em Zacarias Capítulo 3 Zacarias Capítulo 3 lá conta a história de um sumo sacerdote chamado Josué o Versículo 3 Zacarias Capítulo 3
Versículos 3 e 4 diz assim ora Josué trajado de vestes sujas estava diante do anjo tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele tirai lhe as vestes sujas a Josué disse Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trages crianças atenção uma das coisas bonitas que a gente aprende sobre o nosso Deus é que ele é todo limpo e ele só aceita a gente limpa na presença dele não pode estar sujo diante de Deus não pode mas o problema é que nós somos sujos por
causa do nosso pecado assim como esse josoé estava vestido de vestes sujas como é que Deus pode amar pessoas sujas sendo que ele é limpo se ele deixa pessoas sujas diante dele ele acaba anulando quem ele é isto é Deus não gosta mais de limpeza mas se ele só aceita a gente limpa diante dele então eu e você que temos pecado não podemos ficar diante dele só tem um jeito crianças de Deus aceitar a gente diante dele se ele colocar roupa limpa trocando a nossa roupa para que a gente esteja bonito na presença dele limpinho
cheiroso e bonito a ideia de colocar roupa limpa é o que Deus faz quando ele nos justifica que eu vou explicar pro papai e pra mamãe hoje tem a ver com Deus colocar roupa limpa na gente e eu quero convidar os adultos a abrirem as suas bíblias em romanos capítulo 3 Versículos 21 a 31 Romanos Capítulo 3 versos 21 a 31 diz assim a palavra do senhor mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei pelos profetas justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os
que creem porque não há distinção Pois todos pecaram e carecem da Glória de Deus sendo justificados gratuitamente por sua graça mediante a redenção que há em Cristo Jesus a quem Deus propôs o seu sangue como propiciação mediante a fé para manifestar a sua justiça por ter Deus na sua tolerância deixado impunes os pecados anteriormente cometidos tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus onde pois a jactância foi de todo excluída por lei das obras não pelo contrário pela lei
da fé concluímos pois que o homem é justificado pela lei independentemente das obras da lei é porventura Deus Somente dos judeus não é também dos gentios sim também dos gentios visto que Deus é um só o qual justificará por fé o circunciso e mediante a fé o incircunciso anulamos pois a lei pela fé não de maneira nenhuma antes confirmamos a lei irmãos nesta série de outubro nós vamos falar sobre algo que marcou o protestantismo as igrejas evangélicas nasceram na época da reforma protestante Porque percebiam que o verdadeiro evangelho está estava sendo corrompido e uma das
maiores descobertas do famoso Martinho Lutero foi a doutrina da justificação pela fé somente E é disso que eu quero tratar com vocês ao longo não só desta mensagem mas desta nossa nova série para Martinho Lutero Essa era uma doutrina tão importante que ele chegou a dizer que a igreja cai ou permanece dependendo de como ela entende essa doutrina a de Lutero nessa verdade se deu por causa da sua experiência pessoal eu não sei se você conhece a história dele mas no final da vida ele narra num dos seus escritos O que aconteceu com ele quando
ele era jovem ele era monge Então ele era um homem dedicado à Vida Religiosa e mesmo assim a expressão justiça de Deus que aparece no nosso texto várias vezes aterrorizava a sua alma todas as vezes que que ele tentava satisfazer a Deus através de orações jejuns vigílias boas obras ele nunca conseguia ter a sua alma aquieta aquietada por quê Porque ele sempre se se julgava abaixo do padrão de santidade em Deus ele ele se incomodava tanto com isso que quando jovem monge antes da sua descoberta tão maravilhosa que o levou a iniciar o movimento da
reforma ele confessava constantemente ao seu mentor até os pecadinhos menores seu mentor diz assim Lutero peca de verdade próxima vez que você vier confessar a mim como quem diz você vem falar de qualquer coisa errada que você faz porque ele era um moço que vivia angustiado Lutero diz uma coisa pra gente que a gente nunca saberia se ele não confessasse ele diz que naquela época ele nutria uma Fúria velada contra o Deus que pune pecadores ao invés de admirar a Deus ele ficava furioso com Deus bem isso tudo terminou no dia que ele descobriu que
a expressão justiça de Deus em romanos não era o castigo de Deus mas era a provisão de Deus Da Nossa Redenção Isto é a justiça que Deus nos dá para que nós sejamos salvos uma Justiça onde você não faz nada mas Deus bondosamente concede a você por causa da sua misericórdia e nesse momento ele encontra tanto alívio ele nasce de novo a ponto de fazer dessa a sua grande Bandeira e assim inicia a o momento ao o movimento chamado reforma protestante não é Lutero finalmente entendeu porque que Paulo em romanos 1:16 diz eu não me
envergonho do Evangelho de Cristo não se envergonhava porque agora finalmente era boa notícia agora eu queria tentar fazer aqui com você uma espécie de ah perscrutar a da psiquê de Lutero Por que que Lutero nessa época nutria uma Fúria velada de Deus por que mesmo sendo religioso ele se sentia completamente vendido Por que que ele tá tão furioso eu acho que a gente pode deduzir pelo menos três coisas dessa fúria eu creio ser correto concluir que Léo se julgava uma pessoa muito esforçada espiritualmente para não sentir em paz ele achava que era Justo ele sentir
paz isto é ele se julgava uma pessoa esforçada espiritualmente falando esforçada demais para não sentir a paz que ele queria sentir isso é ele tinha um conceito exaltado de si mesmo em segundo lugar eu acho que Lutero também era muito mais esforçado do que a maioria dos religiosos inclusive dos próprios monges se o monge M lá do Monastério dele dizia Lutero para de confessar coisinha pequena Isto é se ele se preocupava até com as coisas mínimas que os outros monges não preocupavam então ele tava acima até dos outros religiosos era nutrio uma Fúria velada porque
ele se via superior aos demais e eu creio que eles most ele tinha uma Fúria velada porque não fazia sentido para ele veia nesse Deus algo admirável não dava para admirar Deus é por isso que ele tinha Fúria de Deus porque depois de todo o esforço espiritual ele ainda punia pecadores como é que pode um Deus fazer isso essa visão exaltada de si essa Essa visão superior aos demais e essa visão confusa sobre Deus tem sido um problema recorrente ao longo da história da humanidade Saulo de Tarso que depois virou o Paulo que escreveu esse
texto que a gente leu eu creio que ele pensava tudo isso Saulo de Tarso tinha uma visão exagerada de si ele confiava na carne e disse se for para brincar de mérito eu ganho doc você é Hebreu não é Hebreu eu sou Hebreu aí você eu sou Hebreu Então você é da Tribo de Benjamim eu sou de uma boa tribo você não é Ah não eu sou de Benjamim também então tá bom eu sou alguém que quanto à justiça que há na lei sou irrepreensível quanto ao zelo sou fariseu Pronto ele ganhava de todo mundo
era alguém que tinha uma visão exaltada de si como superior a outros certamente uma visão confusa de Deus mas você pode dizer assim pastor mas Saulo de taro conhecia o evangelho não é ele era alguém descrente é verdade mas eu não creio que só descrentes caem nesses erros vamos falar de um homem admirável que caiu em erros semelhantes Jó Jó tinha uma visão exaltada de si mesmo para estar sofrendo do jeito que ele tava sofrendo o incômodo de Jó ao longo da história é porque ele acha que não é justo ele estar sofrendo tudo que
ele está sofrendo não é que ele não via pecado nenhum em si mas parecia mais do que era devido ele tinha uma visão exaltada de si Certamente ele se julgava mais justo do que os seus Sofrimentos indicavam ele tinha uma visão superior dos demais em relação aos demais e confusa sobre Deus o ponto que eu quero dizer que doutrina da justificação pela fé que é o que a gente vai expor hoje à noite ao longo dos próximos Domingos não é uma coisa só para gente descrente aprender é uma coisa também para crente ouvir ela é
proveitosa Ela foi proveitosa a Lutero não só porque ele era incrédulo mas porque todos nós precisamos reconfigurar a nossa maneira de olhar pra vida cristã à luz da doutrina da justificação pela fé tanto descrentes precisam ouvi-la urgentemente quanto crentes precisam ouvi-la constantemente Então eu quero que você entenda o contexto da passagem que a gente leu como é que Paulo preparou eh para expor essa mensagem essa é uma mensagem tão contraintuitiva falar que nós somos justificados pela fé independente das obras que ele precisou gastar três capítulos de Romanos para acabar com todo mundo para dizer não
tem um que se salva três capítulos boa parte do capítulo Capítulo 2 inteiro e o TR quase inteiro nem Gentil nem judeu passa no crio Ah mas Fulano é uma pessoa boa não passa no CR Ah mas ele é um judeu que obedece a lei de Moisés não passa no crio porque o crio Divino ele é perfeito eu já usei essa ilustração antes numa escola dominical mas eu vou repetir para todo mundo ouvir o crio de Deus é parecido com o crio das mulher que aqui estão com respeito a roupa de cama limpa é assim
não adianta ter tudo quase tudo limpo mas tem umas duas ou três manchinhas ali ó não tá limpo e se o filho meio porcalhão chega pra mãe e fala assim mãe mas tá limpo mãe essa manchinha tá no canto aqui ó a mãe vai dizer nada disso meu filho coloca na máquina de lavar porque duas ou três manchinhas são suficientes para ser sujo Nosso Deus é assim ele não tolera uma manchinha sequer para considerar aceitável então não importa quão decente você é como cidadão e eu quero falar especificamente aqueles que nos visitam hoje aqui se
você é alguém que ouviu pouco do Evangelho talvez você tenha a impressão de que você é uma pessoa decente você precisa se apromar de alum um jeito ou de outro mas você é uma pessoa decente você é uma pessoa esforçada espiritualmente ou do bem eu quero dizer para você que no crio de Deus você não passa no crio de Deus você não passa você reprovou você já tá abaixo do exigido então não adianta você dizer eu sou uma pessoa do bem eu sou um cidadão de bem todos estão debaixo Ira de Deus e como ninguém
cumpre a lei de Deus então Paulo resolve explicar como é que Deus salva a gente então pass se ninguém passa como é que Deus aceita Ah é aí que entra a doutrina da justificação pela fé Paulo vai mostrar que agora é outro tempo o nosso texto Começou assim mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus até então ele estava falando de homens que não passam no crio de Deus Olha o verso 19 e 20 do capítulo 3 de Romanos ora sabemos que tudo que a lei diz aos que vivem na lei o diz
para que se cale toda a boca e todo mundo seja culpável perante Deus tá vendo todo mundo seja culpável perante Deus visto que ninguém será justificado diante dele por obras da Lei ninguém ninguém passa em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado ninguém passa mas o nosso texto felizmente começa com mas mas agora tem notícia boa tem uma notícia acalentadora É no sentido que agora a justiça de Deus vai ser concedida a nós essa expressão justiça de Deus ela é a principal expressão do nosso texto ela aparece quatro vezes aqui no
texto que eu li verso 21 fala assim a se manifestou a justiça de Deus verso 2 fala justiça de Deus mediante a fé verso 25 fala para manifestar a sua justiça verso 26 fala tendo em vista a manifestação da sua justiça percebe quatro vezes a justiça de Deus é a expressão controladora é uma justiça que é concedida por Deus que procede de Deus mas tem a ver com o juízo de Deus de E é disso que eu vou falar nessa noite tem a ver com o juízo de Deus é a justiça que nos julga Só
que nesse caso aqui não para nos condenar mas para nos salvar então deixa eu já começar explicando o seguinte para você não ter confusão justificação que é o tema da mensagem de hoje e das mensagens subsequentes não tem nada a ver com Deus mudar o seu caráter justificação é uma declaração judicial eu vou mostrar isso com dois textos um do antigo um do novo para ajudar você a entender Abra sua Bíblia em Deuteronômio Capítulo 25 Deuteronômio 25 Versículo primeiro diz assim em havendo contenda entre alguns e vierem a juízo os juízes os julgarão justificando ao
justo e condenando ao culpado tá vendo o que é justificar aqui justificar não é transformar alguém errado numa pessoa certa ele já é justo então justificar significa declará-lo juridicamente que ele não tem culpa por outro lado o que é culpado não é justificado ele é condenado perceba justificar é o contrário de condenar então justificar não tem a ver com fazer alguém bom tem a ver com declará-lo sem culpa assim como condenar tem a ver com declará-lo com culpa vá PR sua eh na sua Bíblia Vá para Mateus 12:37 mesma coisa aparece no Novo Testamento em
vários lugares eu só selecionei um texto de cada mandamento Mateus 12 37 Jesus tá falando sobre as nossas palavras e ele ele diz assim no Versículo 37 porque pelas tuas palavras serás justificado e pelas tuas palavras serás condenado Veja a ideia é que as suas palavras Elas têm ou mérito para sua condenação ou paraa sua justificação justificar e condenar portanto não são transformar pessoa em boa ou má são declarações ah jurídicas portanto justificação é uma declaração judicial que tem a ver com considerar o pecador legalmente aceito diante de Deus sem dívida para com Deus Inclusive
eu gosto de dizer que não é você que aceita Jesus é Jesus que aceita você quer dizer a pessoa inaceitável era você não Deus Deus é totalmente aceitável quem é inaceitável é você é você que não pode ser aceito do jeito que você tá a não ser que Deus justifique que você por meio de Jesus mas agora vem um dilema e o nosso texto vai tratar desse dilema é como é que Deus pode justificar quem tem culpa Você e eu somos transgressores da Lei você e eu não fugimos disso e Deus abomina a ideia de
justificar Será que Deus pode justificar o ímpio Olha que curioso em Êxodo 23 verso 7 ele diz eu não justificarei o ímpio mas em romanos 4 Versículo 5 ele diz o Deus que justifica o ímpio Ah pera aí ele justifica ou não justifica como é que a gente resolve esse dilema Será que Deus não é injusto ao justificar gente transgressora é aí que o nosso texto vai dizer ah vou te falar de uma coisa bem antiga não é nova embora seja uma boa nova mas ela não é nova verso 21 começa assim mas agora sem
lei se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas lei e profetas eram uma maneira resumida de dizer pelo antigo testamento testemunhada pelo antigo testamento Isto é ensinada no antigo testamento a gente vai ver na próxima mensagem como o mesmo Deus que justifica você e eu hoje depois de Cristo é o Deus que justifica do mesmo jeitinho antes de Cristo porque essa não é uma justificação nova ela é uma justificação que é baseada na obra de Cristo sim mas que acontecia igual antes de Cristo a gente vai explicar isso na próxima mensagem
mas a ideia é que o antigo testamento ensina isso olha Porque é importante a gente lembrar que essa notícia essa Boa Nova não é nova Ela é antiga É porque tem gente que vive dizendo E talvez já tenha ouvido de que o antigo testamento era uma época de lei Então você tinha que ser aceito diante de Deus por obediência à lei Graças a Deus que no Novo Testamento é pela graça né Pastor se no antigo testamento a salvação fosse pela lei ninguém passava porque pela lei não há um justo sequer diz Romanos Capítulo 3 Então
esse é um entendimento equivocado de que antigo testamento fosse um tempo de salvação pela lei e novo testamento salvação pela graça não funciona assim lei e graça não são expressões de tempo do antigo e do Novo Testamento mas são expressão da sua relação com Deus antes de você crer em Cristo você tá debaixo da lei depois que você crê em Cristo você está debaixo da graça Então são dois momentos da sua vida não da história de Israel portanto eu quero que a gente olhe para essa a verdade e aprenda a a base da justificação e
depois o caráter da justificação e no final eu quero concluir mostrando porque que Paulo ensina do jeito que ele ensina tá então a gente vai ver a base da justiça de Deus que é concedida a nós depois o caráter da Justiça Vamos trabalhar a primeira base e sobre isso eu tenho menos a falar quero gastar mais tempo com o caráter no Versículo 24 e 25 Paulo usa duas palavras chave aqui ele fala assim vou ler o verso 24 e o início 25 sendo justificados gratuitamente por sua graça mediante a redenção que há em Cristo Jesus
a quem Deus propôs no seu sangue como propiciação as duas palavras que eu quero destacar são redenção e propiciação porque elas são palavras que ilustram a obra de Cristo por nós Portanto o que eu quero dizer inicialmente é que justificação não é a obra de Cristo a obra de Cristo é a base da declaração judicial que a gente chama de justificação Então quando você você fala assim Jesus Cristo me salvou você não vai dizer Jesus Cristo me justificou não a obra dele é o fundamento é a base da declaração Divina de que você está justificado
tá então a se a obra de Cristo é a base da nossa justificação Então até dá para dizer de maneira meio polêmica que nós fomos justificados por obras não nossa dele nós somos justificados por causa da obra dele a ideia de Redenção e propiciação são duas formas diferentes de descrever o que Jesus faz por nós e eu amo a maneira como a escritura ela é criativa para apelar para diferentes analogias Redenção eu já expliquei numa mensagem há alguns anos atrás é uma uma analogia comercial a gente perdeu isso de vista porque hoje Redenção virou uma
palavra religiosa você tá andando na rua alguém fala assim é porque a minha Redenção Opa acho que é crente porque ela é uma palavra religiosa hoje em dia mas na época de Paulo ela era uma palavra de comércio tem a ver com pagamento de preço para libertar alguém que era escravo Então ela é uma palavra que tem a ver com libertação de dívida ela é uma palavra pecuniária de dinheiro tem a ver com dinheiro redimir era pagar o preço era você libertar alguém mediante esse pagamento Só que não Só ele usa a redenção Mas usa
a palavra propiciação que é uma outra analogia essa sim religiosa tem a ver com a arca e a tampa da arca chamada de propiciatório a tampa da arca simbolizava a cobertura que Deus dava para o seu povo para que o seu povo não fosse julgado com base na justiça condenatória de Deus sabe eu gosto da ideia de propiciatório ser cobertura porque cobertura significa que a gente é protegido por ela é por isso que a escritura tem analogias do tipo assim que Deus é o meu castelo é o meu refúgio porque ele me cobre A ideia
é que eu tenho cobertura o juízo de Deus não vem sobre mim porque eu tenho cobertura é a propiciação então o fato de Jesus a obra de Jesus ser descrita aqui como nossa redenção e nossa propiciação significa que Deus se torna favorável para conosco você não tem mais dívida Jesus te redimiu você não é tratado mais com Ira porque Jesus te cobriu então o que que você tem como resultado disso paz com Deus sabe porque isso é importante porque hoje em dia todo mundo fala fala de buscar paz consigo mesmo paz com os outros paz
mundial mas não tem ninguém falando de paz com Deus sabe a Bíblia não fala de paz consigo mesmo já percebeu isso a Bíblia fala de uma lei nos meus membros que fazem guerra contra a minha alma e fala para você mortificar os feitos do corpo Então você o dia que você vier aqui dizendo assim pastor eu tô vindo aqui procura para entrar em paz comigo mesmo vou dizer para você eu espero que você não encontre porque você não tem que ter paz consigo se tem alguém com quem você tem que fazer guerra é com você
mesmo com você não tem que ter paz você e você tem que sair na mão agora com os outros você tem que ter paz mas principalmente com Deus você tem que ter paz porque essa é a principal razão pela qual nós somos justificados não tem tem a ver com paz de espírito não tem a ver com paz consigo mesmo tem a ver com estar reconciliado com Deus estar reconciliado com Deus é o que te dá base é o que te dá fundamento para uma relação tranquila É por isso que você tem a ousadia olha só
é por isso que você tem a ousadia depois da semana que você teve de entrar na presença do santo Deus que loucura O que você tá fazendo alguém diria se ele entendesse a sua vida e a santidade do seu Deus mas a razão pela qual você faz isso é porque você tem paz com ele Você tá em paz com ele isso é o importante então a base da declaração judicial é a obra de Jesus mas eu quero olhar mais pro caráter dessa declaração Qual é o caráter da justiça de Deus que nos salva eu quero
falar de três coisas do caráter e aqui vem o cerne da minha mensagem primeiro Essa justiça de Deus não é Nossa no sentido de estar dentro de nós ela não é nossa ela não é a algo que está sendo trabalhado por Deus dentro de nós é muito importante eu dizer isso Deus não justifica você baseado em algo que está sendo trabalhado em você vamos entender como é que isso Ah se aplica para eh como é que isso é extraído do texto dá uma olhada de novo pro Versículo 21 Eu já li essa expressão eu vou
explicá-la melhor o início diz mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus por que que ela se manifestou Sem Lei Isto é não é mediante o cumprimento da lei Então a primeira coisa que diz é que ela é sem lei é é uma justiça que você recebeu não porque você com cumpriu a lei no verso 22 é dito que essa justiça é apropriada pela fé verso 22 diz justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo mediante a fé significa que a fé ela funciona como um órgão de apropriação Eu gosto da ilustração
de João Calvino ele dizia assim que o órgão de apropriação esvazia todo e qualquer mérito da Fé quando a gente fala assim ó eu tenho fé a gente não tá falando de algo honroso algo admirável dizer auau fé na Bíblia fé nunca é algo para ser admirado no sentido de receber louvor porque fé reconhecimento da nossa falência fé chegar diante de Deus e dizer Senhor eu não tenho nada eu preciso do Senhor então Calvino dizia que a fé funciona como a boca que se apropria do pão te alimenta não é a boca é o pão
a boca é apenas o órgão que Deus deu ao seu organismo para que você possa se apropriar desse pão para que você possa se nutrir desse pão e prova de que não é a boca que recebe honra é que quando eu vou à sua casa e como uma refeição muito bem preparada para você eu não fala assim Gente que espetáculo de boca essa minha hein não funciona assim porque a honra nunca é da boca ela é sempre do alimento o que que me saciou o que que me alimentou o que que te alimenta é a
comida é o pão então quando fala que é uma Justiça mediante a fé a fé é simplesmente aquilo que Deus deu pra gente se apropriar agarrar essas coisas ela não merece aplausos ela não é digna de honra ela é apenas um órgão de criação e para reforçar isso o texto no verso 24 fala sendo justificados gratuitamente a ideia que essa justificação ela é de graça você não tem que fazer nada mas mas fé você não tem que fazer fé sim mas fé não conta fé tem preço zero espiritualmente falando mérito zero Então continua tendo que
ser de graça se fé valesse alguma coisa não era de graça se é de graça é porque fé não vale nada ela não tem nenhum mérito sabe porque é importante a gente lembrar disso queridos é porque a tem muita gente hoje em dia que parece exaltar mais o Ato da Fé do que propriamente Aquilo em que a fé crê então as pessoas falam assim ah eu tenho muita fé já percebeu tenho muita fé que esse Brasil vai dar certo vamos orar o que ela tá querendo mostrar para você é que ela tem uma confiança assim
admirável mas aí escritura não louva o ato de você crer ela louva Aquilo em que você crê mais vale pouca fé no Deus verdadeiro do que muita fé em falsidades é o é em quem você crê que conta é o Deus em quem Nós cremos que nos garante a redenção e quando eu falo para você assim que essa fé não tá na gente eu preciso explicar porque que isso é precioso porque que isso é importante porque significa que a Deus não trata você segundo a justiça que existe dentro de você já pensou se Deus dissesse
assim vamos ver quanto tem de Justiça nesse coraçãozinho seu aí para você se você entra se ele julgasse você assim seja honesto comigo você não mereceria coisa boa então ele não julga você segundo o quanto que há de justiça em você ele julga você segundo a justiça que ele dá para você essa é a diferença a justiça que ele dá para você em Cristo Jesus isso é tão Libertador para algumas pessoas é estranho eu sei essa mensagem é contraintuitiva mas ela é Libertadora Porque pensa bem eu não preciso agradar a Deus eu já começo a
minha vida cristã com Deus ele é agradado entendeu eu preciso fazer nada ass a Deus fo lá de dier muito bem meu menino não preciso ele já olha para mim com olhos de favor é isso que é graça ele já olha favoravelmente para mim então não preciso agradá-lo para ele olhar e me dar uma estrelinha não eu vivo em prol de santidade não para que eu seja aceitável diante dele mas porque o meu desejo é ser parecido com ele aceitável eu já sou aceitável eu já sou eu só quero ser igual a ele então Perceba
como isso aqui é Libertador é terrível a gente viver num legalismo que passa a agir como se Deus tratasse a gente segundo o nosso desempenho isso Às vezes acontece com a gente eu falei que crente também precisa ouvir essa mensagem porque não poucas vezes a gente tem a impressão de que a gente tá sofrendo alguma coisa você começa a perguntar meu bem tô fazendo alguma coisa errada tô fazendo besteira senhor que que eu fiz de Pecado porque a gente associa o tratamento que nós recebemos com o sermos aceito diante de Deus ou não isso é
tão comum é a maneira normal da gente viver como se o tratamento de Deus para conosco fosse baseado no nosso desempenho Esse é o Def entendeu Essa é a maneira normal da gente pensar é contraintuitivo pensar que Deus trata você já como aceitável já como aceitável as coisas ruins não estão acontecendo conosco por causa dos nossos pecados Nós ainda estamos no mundo quebrado mas o senhor Deus nos trata como gente aceita por ele segunda coisa segunda característica segundo caráter dessa justificação eu falei primeiro que ela é uma justiça que não tá dentro de nós segunda
coisa que ela é justiça para todos Versículo 22 fala assim justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem porque não há distinção a ideia aqui é que todos envolve tanto judeus quanto gentios tanto judeus quanto gentios estavam carentes dessa provisão inclusive no verso 23 vai dizer pois todos pecaram quer dizer todos são necessitados e carecem da Glória de Deus todos eles precisam a graça Redentora Então ela precisa superar Barreiras étnicas econômicas políticas ou sociais ela não tem a ver com a um grupo ou outro grupo a
disponibilidade de Jesus em alcançar os desprezados sempre surpreendeu os seus contemporâneos você lembra da parábola que Jesus contou do fariseu do publicano Imagina você viver num país em que a figura admirada era o fariseu e a figura odiada é o publicano e Jesus conta uma história que no final o que sai justificado é o publicano isso era surpreendente nos dias de Jesus a mesma coisa quando ele contava histórias e quem é que era o herói que salvava a pessoa surrada na Beira do Caminho o Samaritano tanta gente boa mas ele bota lá o Samaritano como
herói da história dele e ele salvou a adúltera que ungiu seus pés percebe como ela é para todos e ela surpreende ninguém imaginaria uma Justiça disponível para as pessoas mais Improváveis mas eu preciso te lembrar disso porque na verdade essa é a nossa história se você tá nos visitando tem uma notícia aterrorizadora para você não tem gente boa por aqui então tenha cuidado antes de ficar por aqui tá bom é bom você saber disso não tem gente muito boa por aqui esse é um ajuntamento de gente complexa e sempre foi assim sabe uma das coisas
que me surpreende no começo da história da igreja de filipos lembra a igreja de Paulo a carta de Paulo aos Filipenses é uma carta muito carinhosa Paulo tem uma afinidade com eles mas como é que essa igreja eh começou começou com três pessoas tá lá registrado isso em Atos 16 começou com uma mulher ricaça Porque não aparece nada do marido dela então provavelmente quem manda ou ela é viúva ou ela manda em casa segunda uma jovem que era essa e adivinhava pelo poder do satanás terceiro um carcereiro suicida aí você imagina começar uma igreja uma
plantação com uma mandona uma ex-cartomante e um suicida não é um time muito bom para começar a plantação vou dizer PR vocês não é mas começou assim porque uma justiça para todos e atinge as pessoas com os mais diferentes problemas ela iguala as pessoas é verdade que aqui não tem muita gente boa mas aqui nós somos iguais porque ela é para todos terceiro ponto terceira terceiro aspecto do caráter é uma Justiça Que honra o senhor Versículo 25 2 Deus props no seu sang como medante a por ter Deus na sua tolerância deixado impunes os pecados
interiormente cometidos tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus terceira característica é uma Justiça essa justificação essa justiça que Deus concede a nós ela honra o senhor é uma Justiça Que honra o senhor quero que você entenda que quando fala assim que Deus deixou impunes os pecados anteriormente cometidos não tá questionando a integridade de Deus Paulo elimina essa hipótese Deus não pode simplesmente justificar o ímpio porque significa declarar alguém sem culpa quando na verdade ele tem culpa justificar Portanto
tem a ver com prover uma forma de considerar quem é culpado não ser mais culpado e é aqui que entra a obra da O próprio Deus tem que se fazer igual a você e receber o castigo devido a você para que ele julgue você não segundo o que você fez mas segundo o que ele fez então a cruz é o momento em que Deus faz com que a justificação de gente pecadora como você e eu seja possível porque ele encontra uma forma de justificar mas ao mesmo tempo ser Justo ele é justo porque ele pone
os pecados na cruz mas ele justifica porque ele salva os autores dos pecados então é uma Justiça Que honra o senhor que exalta o Senhor nosso Deus não faz vistas grossas pros seus pecados ele não varre para debaixo do tapete ele não faz isso ele precisa lidar com pecado é por isso que ele tem que prover a morte do seu filho na cruz a cruz portanto é a bela expressão tanto da Justiça que pune pecado quanto do amor que justifica pecadores irmãos o fato de Deus consir ir salvar você sem deixar de punir os seus
pecados não deve ser visto de maneira leve porque isso significa que Deus é totalmente confiável ele não é um juiz que absolve o culpado ele é um juiz justo ao mesmo tempo ele é cheio de Misericórdia porque ele redime aqueles que deviam ser castigados então o nosso Deus é totalmente confiável ele é um alicerce seguro porque ele não muda Nós não seremos consumidos por causa dos nossos pecados é isso que diz eh Malaquias capítulo 3 então irmãos à luz dessa Justiça eu quero terminar mostrando assim qual é o resultado disso eu falei que é uma
justiça que não tá em você eu falei que segundo aspecto do caráter da Justiça é uma justiça que é igual para todos em terceiro lugar eu falei que é uma Justiça Que honra o Senhor então o que que a gente faz com isso para que eu não invente Quero mostrar para você o que que Paulo faz com isso e eu termino então a minha mensagem levando os seus olhos pros versos 27 ao 31 Aqui é Paulo concluindo a sua pregação primeira coisa que ele vai dizer pra gente é que o primeiro resultado dessa justiça de
Deus é que não há possibilidade de jactância verso 27 28 onde pois a jactância foi de todo excluída por lei das obras não pelo contrário pela lei da fé concluímos pois que o homem é justificado pela fé independentemente das obras da Lei você percebe o que Paulo tá falando é o seguinte se a gente ensina bem essa doutrina Acabou vanglória acabou soberba não tem ninguém que pode dizer assim é mas eu acho que eu sou uma pessoa melhor não é essa é porcaria farinha do mesmo saco porque não é pelas obras da Lei ah não
mas eu sou uma pessoa que faz isso faz exatamente não é pelas suas obras então a jactância vai embora todo o balão inflado do orgulho é esvaziado a ideia aqui é que esse conceito de justiça ele faz bem pra gente ele muda o nosso conceito de nós mesmos lembra Lutero que se julgava mais justo do que ele era não há jactância segundo a conclusão de Paulo verso 29 e 30 ele vai mostrar que não há distinção é porventura Deus Somente dos judeus não é também dos gentios sim também dos gentios visto que Deus é um
só o qual justificará por fé o incircunciso e mediante a fé o incircunciso a ideia aqui é que quando o homem é despido de todo mérito e colocado em pé de igualdade com todo ser humano não existe mais Base pra gente se olhar superior aos outros percebe o primeiro é um efeito sobre a maneira como você se vê não dá para eu me achar qualquer coisa não posso me exaltar não há espaço para jactância a segunda é a maneira como você vê o outro eu não posso mais me olhar como melhor do que ele eu
não posso não existe espaço para essa porque não há distinção então a justificação pela fé ela muda a maneira como eu me vejo e ela muda a maneira como eu vejo o próximo mas por último ela muda a maneira como eu vejo a Deus versículo 31 anulamos pois a lei pela fé não de maneira nenhuma antes confirmamos a lei Como assim Paulo tá falando o tempo todo a gente é justificado Pela Fé Não Pela lei não pela obediência a lei pela fé então aí a conclusão é então a gente rasga a lei e joga fora
Aí ele vai dizer não eu o contrário você só pode ser justificado porque o próprio Deus cumpriu a lei em Cristo Jesus nós confirmamos a lei com essa doutrina Então existe aqui uma maneira de O próprio Deus ser exaltado Ele termina a nossa passagem falando se você acha que Deus rasga a lei você não entendeu o nosso Deus ele é tão Zeloso para com a sua santidade que ele se coloca debaixo da lei ele traz para si a maldição da lei para que você possa ser justificado então justificação pela fé ela é muito importante pra
gente ouvir o tempo todo porque ela muda a visão que você tem de você a visão que você tem do próximo e a visão que você tem de Deus e eu espero que nesse mês a gente gaste tempo pensando nas implicações dessa doutrina eu vou orar por nós senhor há muita coisa a aprender muita e nós pedimos que a tua bondade não nos abandone Isto é que o senhor Abra os nossos olhos para ver a verdade do Evangelho de novo é bem provável que haja pessoas aqui que ainda não entenderam pessoas que estão te buscando
de alguma forma mas se julgam melhores do que elas são pai nós pedimos encarecidamente que essa visão de si mesmo seja quebrada nessa noite que o senhor amasse corações soberbos que aqui estão que o Senhor nos leve a nos enxergar diante da tua lei nós somos reprovados não há espaço para jactância senhor mas nós pedimos também que o senhor não nos deixe na tristeza no sentimento de derrota e de desespero pelo contrário a tua Justiça nos foi entregue em Cristo Jesus e nos iguala de tal forma que hoje nós somos todos povo teu Pedimos que
na igreja nós sejamos mais corretos em julgar uns aos outros não baseado nos seus comportamentos mas baseado naquilo que Jesus fez por eles ó Deus ensina-nos a fazer isso a tratar os outros baseado naquilo que Jesus fez por eles é assim que o Senhor nos trata ensina-nos a tratar o próximo dessa forma e pedimos que o senhor se torne mais belo aos nossos olhos à medida que estudamos o teu evangelho nós Oramos no nome Santo de Jesus amém