como a boa teologia nos leva a servir no dia a dia é esse é o título da nossa reflexão de hoje eu quero convidar você a acompanhar aí a nossa meditação na palavra de Deus e não se esqueça olha se inscreva aí no nosso canal Aperte o Sininho curta e divulgue também para os seus amigos e seja você aí parceiro e entre em com a ibu uma comunidade saudável para o mundo [Música] melhor estamos aqui com o nosso coração aberto para refletir sobre a palavra de Deus e hoje eu quero convidar você a ler comigo
o texto de Romanos Capítulo 12 a partir do verso nove e aqui hoje a gente vai pensar sobre como a teologia nos leva ao serviço do dia a dia e olhando então para o texto bíblico veja lá o que é que nós encontramos nas escrituras num texto assim muito especial do apóstolo Paulo que está levando a igreja de Roma a um caminho que é a proposta do Evangelho o texto diz o seguinte o amor deve ser sincero odeiem o que é Malu apeguem ao que é bom dediquem-se uns aos outros com amor fraternal prefiram dar
honra aos outros mais do que a si próprios nunca lhes falte o zelo sejam fervorosos no espírito sirvam ao senhor alegrem-se na esperança sejam pacientes na tribulação perseverem em oração compartilh o que vocês têm com os Santos em suas necessidades pratiquem a hospitalidade abençoe aqueles que os persegue abençoe e não os amaldiçoe alegrem-se com os que se alegram chorem com os que choram tenham uma mesma atitude uns para com os outros não sejam orgulhosos mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior não sejam sábios aos seus próprios pros olhos não retribuam a ninguém
mal por mal procurem fazer o que é correto aos olhos de todos façam todo o possível para viver em paz com todos amados nunca procurem vingar-se mas deixem com Deus a a ira pois está escrito minha é a vingança eu retribuirei diz o senhor ao contrário se o seu inimigo tiver fome dele de comer se tiver sede dele de beber fazendo isso você amontoarás vivas sobre a cabeça dele não se deixem vencer pelo mal mas vençam o mal com o bem quando a gente lê um texto como esse em romanos a gente fica pensativo porque
se você olhar bem O Novo Testamento e procurar assim olha qual que é o texto mais assim teológico que discute com detalhamento né podemos dizer a doutrina a verdade a teologia de maneira mais detalhada Com certeza os estudiosos os exegetas os pesquisadores da Bíblia vão dizer olha é Romanos Romanos é o que muitos chamam de a rainha das cartas pela sua teologia mas a pergunta que a gente faz o que que doutrina o que que teologia o que o estudo da Bíblia para onde isso nos leva e como é que a gente vai saber isso
porque vamos ser sincero e vamos abrir o jogo aqui conversando né abertamente e o que tem acontecido com muita gente que vamos dizer pisa esse Solo Sagrado de conhecimento da Fé de conhecimento de Deus de conhecimento da Bíblia é curioso que nem todo mundo parece encontrar um caminho promissor e adequado porque quando a gente lida com o conhe com a informação com essa referência essa diretriz de verdade pra gente ah não é só o fato de eu ter conhecimento dessas realidades dessas doutrinas desses elementos assim fundamentais a questão é como é que eu me aproprio
disso e como é que isso se desdobra uma realidade que tem sintonia com aquilo que de fato teologia e a doutrina querem ensinar então a pergunta é como é que a gente sabe disso Olha por exemplo eu conheço pessoas que se apropriam do estudo da Bíblia ou de alguma conexão com a Bíblia de uma maneira um tanto quanto estranha e curiosa se apropriam disso para estabelecer uma relação de ruptura com a realidade esse é o caminho Por exemplo de muitas pessoas que desenvolve uma caminhada de fé que faz com que ela se distancie dos outros
que ela busque um cam exageradamente Místico uma relação de distanciamento com a própria vida e é curioso porque quando você vê a vida de Jesus e da Igreja Primitiva ela não tinha esse perfil outras pessoas parecem que e eh lidam com o texto né mais no sentido de se apropriar e de dominar e de se apoderar do texto do que permitir que o texto acabe conduzindo a sua vida na direção adequada Então nesse sentido o conhecimento bíblico e teológico é poder e sendo poder ele pode ser utilizado com más intenções com a intenção de dominação
com a intenção de manipulação a própria Bíblia o próprio apóstolo Paulo menciona né de gente que usava ess sua relação de conhecimento das coisas de Deus com intenções indevidas e a gente então levanta bom se esse caminho excessivamente intelectualista esse caminho Ah manipulativo e que tem intenção pragmática indesejável ou de uma proposta Mística que nos faz ter ruptura com a realidade não é o caminho como é que a gente sabe para onde Deve nos levar a teologia aliás para que doutrina aliás eu conheço até um grupo de pessoas que falam olha eu tô vendo que
esse negócio de estudo de teologia de doutrina não leva nada só causa confusão e muita gente tem ido até por um caminho de obscurantismo dizendo olha não vejo sentido o que importa é o que a gente realmente faz no dia a dia e ponto final será que a teologia conversa com o dia a dia será que a doutrina no sentido prático alguma coisa nos ensina Pois é olha que coisa interessante quando você lê romanos e Romanos é espetacular clar você deveria ler Romanos com detalhe e atenção porque você tem toda uma dimensão é assim do
que que é o evangelho né qual é o problema do ser humano como é que essa ação da Graça e do Poder de Deus em Cristo Jesus chega até nós você vai ver isso especialmente aí eh nos Capítulos de um até cinco né Toda uma trajetória desde a condição humana até a manifestação da Graça de Deus O que significa a fé O que Deus Fez por nós aí depois você entra nos Capítulos de 6 a 8 tem todo um encaminhamento sobre como é que se dá essa essa essa caminhada de santificação E aí você vê
a ação Soberana de Deus na história da Redenção de maneira magistral do Capítulo 9 a 11 quando termina isso aí a pergunta vem para onde é que a teologia nos leva Qual é o caminho final onde chega essa doutrina eu tenho a nítida impressão que Romanos nos ensina com clareza sabe por quê Porque depois que Paulo faz toda essa demonstração teológica assim primordial única diferenciada no Novo Testamento na sua principal epístola ele começa a adorar a Deus ele começa a louvar então assim a dimensão para onde a boa teologia a doutrina afada com aquilo que
a intenção do coração de Deus nos leva é para uma atitude de adoração profunda por isso no capítulo 11 de Romanos a gente vê algo curioso no verso 33 ele diz ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus Quão insondáveis são os seu juízo inescrutáveis os seus caminhos ou seja todo esse conhecimento em vez de trazer ruptura em vez de nos levar a uma relação eh eh problemática com esse conhecimento ele nos encaminha na direção da relação adequada com Deus de Amor a Deus de adoração a Deus quando a gente prossegue e
entra no que é chamado de parte prática de Romanos no capítulo 12 você vai ver que o caminho agora é direcionar a vida da pessoa para uma relação prática com os outros Então veja que coisa interessante como é que a gente sabe o que muitos textos didáticos que T orientação teológica que tem referência pra gente o que eles de fato significavam a gente precisa lê-los em sintonia com a Vida Prática da Igreja Primitiva com aquilo que se desdobrava em em Vida Prática aquilo que aparece nos conselhos não só teológicos que a gente pode chamar cristológicos
ou até mesmo né ah vamos dizer bibliolatria e que eu vou dizer a verdade é entrar numa fria então a gente olha pro texto e a gente começa a a perceber as pontes aqui Então veja lá o que é o evangelho o Evangelho é essa realidade que diante da dimensão problemática em que o ser humano a realidade social e o mundo à nossa volta até mesmo a criação se encontra a diante da realidade e de uma ruptura com Deus no mundo problemático o mundo adoecido o universo com a sua condição ah difícil e problemática então
há um agir a um mover de Deus na direção de uma identificação conosco esse movimento de alteridade de amor profundo de Deus com o propósito resgatador com esse propósito Salvador que vem nessa direção de Redenção que nos traz esperança que nos leva a saber que é possível virar a página que nos leva a uma condição de Reconstruir a realidade a partir da nossa relação profunda e pessoal com deus nossa relação existencial nossa relação com o próximo e essa essa caminhada aparece aí quando uma tentativa de uma leitura teológica uma tentativa de uma leitura desses textos
extraordinários nos leva a uma outra direção alguma coisa tá faltando nessa sintonia você percebe que Paulo faz todo esse arrazoado e é interessante ele não se sente melhor do que ninguém ele começa a adorar a Deus e ele faz todo esse arrazoado cheio de teologia e ele leva a mensagem pra vida das pessoas dizendo Olha onde é que esse rio desemboca Olhe bem onde isso chega e aí a gente vai vê a grande sabedoria que envolve Essa realidade da prática da teologia então o que que ele vai dizer pra gente olha pessoal como é que
a gente de fato traz o desdobramento desse agir de Deus dessa salvação que nos alcançou dessa graça que nos perdoou e dessa virada de página que nos renovou nesse redimensionamento relacional com Deus e com próximo onde é que a gente percebe esses caminhos presentes aí o texto né depois dele falar na primeira parte da que a gente deve ser um sacrifício vivo e agradável a Deus e vai falar da Dedicação dos nossos dons ele entra nessa esfera relacional profunda E por que isso é tão importante porque o mundo meus queridos sem Deus é um Mundo
Dividido é um mundo fragmentado é um mundo de ódio é um mundo nesse momento de dominação Romana é um mundo onde grande parte da população é escravizada é um mundo onde quem não faz parte dessa realidade é menos gente do que os outros é o mundo onde a estrutura religiosa perdeu o seu caminho e passou também a ter uma percepção diferente do que Deus deseja nisso chega a mensagem do Evangelho dizendo coisas do tipo o amor deve ser sincero odeie O que é mal apeguem ao que é bom ou seja estejam conscientes que nós estamos
no meio de uma batalha de uma guerra existe uma presença terrível que não tem nada a ver com a proposta da parte de Deus que é o mal nesse mundo e a gente tem que ter uma uma postura de enfrentamento disso de uma rejeição de não aceitar essa realidade mas como é que isso se dá é interessante através de uma reconstrução de relacionamentos que tem Paralelos no mundo antigo muito diferentes do que aqueles que o evangelho nos traz e quando existe boa teologia Sã Doutrina que a nós ensina a gente descobre qual é a prática
do dia a dia e é interessante porque ele vai dizer isso né que a gente deve pautar a essa atitude fundamentada na postura do amor e isso vai aparecer no texto diversas vezes né você vai ver aqui né o amor deve ser sincero no verso de número nove a gente vai ver o amor na prática na relação com os outros do tipo Compartilhe o que vocês têm com os Santos em suas necessidades no verso 13 pratiquem a hospitalidade diz algo muito forte no mundo antigo né que diz assim não sejam orgulhosos mas estejam dispostos a
associar-se a pessoas de posição inferior ah amados nunca procurem vingar-se tem toda uma proposta em que a nossa relação com o outro deve est em sintonia com o que Deus fez por nós em Cristo no mundo onde a relação com as pessoas pessoas é uma relação de divisão de distanciamento de separação e muitas vezes de hostilidade devidamente defendida a fé cristã primitiva ela bate de frente com isso e ela nos introduz no outro caminho então a pergunta que a gente faz é o seguinte se a nossa teologia se o nosso amor à doutrina é uma
espécie de paixão por ideias abstratas que não se desdobra na direção de amar o próximo em sintonia com o desfecho teológico de Paulo Em Romanos 12 a gente precisa reler o texto para estabelecer a devida sintonia porque o caminho não é esse e é curioso porque os caminhos complicados do coração humano são desafiados nesse texto e uma das coisas que chama atenção é o seguinte muito difícil se relacionar com pessoa de posi inferior por porque se você tá numa posição superior a pessoa que vai chegar numa situação de necessidade maior seja Econômica seja social ou
seja acadêmica você sempre vai est numa situação de quem está doando perdendo para a pessoa que está recebendo de você por isso que grande parte das pessoas evitam estar próxima demais daqueles que podem exigir muito das pessoas mas o contrário eu acho que é mais complicado quando a gente tá numa situação de alguém que tá numa posição vamos dizer assim socialmente mais favorável e a pergunta é como é que a gente lida com essas pessoas as relações são as mais problemáticas possíveis existe que a gente chama de aproximação da politicagem você se aproxima da pessoa
para jogar uma conversa para ver se tem uma vantagem Financeira ou se ganha uma posição aqui desdobramento lá né eu conheço pessoas que diz olha eu não aguento mais me relacionar com você e com ninguém né com vocês com qualquer pessoa porque eu não consigo mais detectar o que que é um relacionamento sincero todo mundo que se aproxima eu tenho conversado com pessoas que de alguma maneira se tornaram pessoas de expressão no universo socioeconômico à nossa volta e as pessoas dizem ol Eu não reconheço mais verdadeiros amigos que coisa curiosa eando quando alguém tá numa
posição favorável Pode despertar nas pessoas uma atitude de inveja uma atitude negativa você sabe é alguém disse que é difícil chorar com os que choram pois é acho que é mais difícil rir com quem está rindo você comemorar e celebrar a vitória de uma pessoa desculpa a expressão sem dor de cotovelo dá uma olhada no que o apóstolo Paulo escreve aqui meu amigo diz o texto o seguinte além dele falar pra gente dedicar amor fraternal uns aos outros diz prefiram dar honra aos outros mais do que a se próprio Você já imaginou uma coisa dessa
um sinal de que você foi derrubado do seu trono no qual um somente Deus deve reinar somente Cristo deve ser o senhor é você aprender a elogiar a pessoa que merece elogio é você reconhecer a pessoa que de alguma maneira e foi agraciada por um dom de Deus e fez coisa bonita e você sem bobagem no coração bate palma eu acho tão especial a gente ver uma pessoa de coração aberto por exemplo fazer um elogio sincero e gratuito sem esperar receber nada Então veja eu é curioso mundo antigo você é obrigado a honrar você é
obrigado a baixar a cabeça e beijar o pé de quem manda esse é o tipo de relação que existe em outros ambientes a coisa é maculada por uma politicagem devida a proposta do Evangelho é a seguinte Olha amor fraternal para todo mundo porque Deus fez isso com a gente e se você tá agraciado com seu coração satisfeito com a graça Por que é que você vai ficar aí né com inveja de uma posição de uma coisa boa que Deus Deus na vida do outro Acho que até uma coisa que a gente deve aprender no nosso
ambiente religioso meus queridos vamos falar a verdade por que que a gente gasta o nosso tempo dizendo Ah aquela denominação lá fez isso aquele líder religioso fez não sei o quê Qual é o objetivo disso usar o nosso tempo a nossa energia a nossa força para de alguma maneira tecer comentários evitáveis sobre os outros se a gente tem alguma coisa né Que deve ser e alinhada que seja conversado diretamente com a pessoa por isso que o amor diz que deve ser sincero mas é muito bonito e especial a gente ver essa questão que aparece aqui
agora quando a gente vai beber do Evangelho não é só a graça de Deus que nos faz sentir Amado não é só uma contemplação de uma coisa ordinária que a gente entende o que significa o que Deus fez o que Cristo fez a coisa é mais forte porque né Essa realidade do amor de Deus ela não nos leva somente ao que a gente pode chamar de uma contemplação passiva e um desfrutar do que Deus fez do ponto de vista da observação simpática do agir Divino não sabe o que que ela faz ela movimenta a gente
essa movimentação energética né esse poder do Espírito é muito interessante dá uma olhada comigo Olha como o texto É extraordinário ele vai dizer assim nunca lhes falte o zelo porque uma coisa é você fala nossa que legal o evangelho Puxa que bonito é Jesus Nossa eu gostei demais do Salmo 23 beleza mas é diferente quando você veste a camisa é diferente quando você entra no campo então nunca des falte o zelo quer dizer uma coisa é você gostar de Jesus do Evangelho de Deus outra coisa é você tá na torcida eu vitória do senhor é
Zelo sejam fervorosos no espírito sirvam ao Senhor essa energia que vem de um beber de uma teologia saudável ela produz isso e produz sabe o qu ó ó o texto bíblico é fenomenal alegrem-se na esperança Você já percebeu então quer dizer é a teologia que se desdobra do que Deus fez ela nos conduz à missão ela nos conduz a uma festa ela nos conduz na direção dessa esperança que é esse movimento assim vamos dizer cheio de energia em favor daquilo que o evangelho pede de nós e é interessante eu acho bonita essa essa mistura né
Essa essa gelatina colorida aqui a nossa sobremesa de Romanos 12 porque ela vem com for for e ela vai dizer que com isso a gente deve ser paciente na tribulação deve perseverar na oração quer dizer é a mesma capacidade que nos permite atravessar as circunstâncias difíceis com essa energia que vem do desdobramento desse conhecimento da parte de Deus e aí sim ele se desdobra no compartilhar com Santos das suas necessidades e praticar a hospitalidade então vejam só que que a gente tem a proposta do Evangelho se você entendeu a graça se você bebeu de Romanos
1 a 5 6 a 8 9 a 11 você entendeu de tal maneira o que Deus fez como é que é essa essa realidade do evangelho que no agir prático você vai entender que a nossa relação com o outro é marcada por essa dimensão do amor fraternal essa relação com as pessoas pess que são de alguma maneira bem sucedidas no reino se dá pela capacidade de dar honra a essas pessoas mais do que a nós mesmos Essa realidade nos leva a uma dimensão não meramente contemplativa mas com uma dinâmica de energia no agir diante de
Deus que nos leva a um evangelho prático por isso a boa teologia e doutrina ela nunca nos leva a mera contemplação uma mero assentimento mental dizendo é verdade Deus falou isso ele tem razão e não é que eu vou dar certo para ele aqui deixa eu corrigir a prova Divina Jesus certou Espírito Santo também que beleza isso não é o caminho para onde a boa teologia nos leva na nossa vida do dia a dia e aí é curioso como é que a nosso enfrentamento dessa situação por que que ele é tão importante porque o agir
de Deus a chegada do Evangelho esse movimento extraordinário da Encarnação dessa identificação de Deus conosco em Cristo pro seu sacrifício pelo seu amor indizível em nosso favor isso é o grande extraordinário e misterioso caminho de Deus de enfrentamento radical do Mal quer dizer não só o reconhecimento de que a realidade na qual estamos inseridos está tão maculada e tão perversamente atingida eu gosto de me lembrar de uma frase do s l que merece atenção ninguém jamais entenderá a malignidade do Mal presente na nossa realidade até que resolva enfrentá-lo diretamente em si mesmo então essa essa
é até a dimensão que obras teatrais obras da literatura aquilo que aparece até mesmo em grandes assim vamos dizer clássicos do cinema quando apresentam a radicalidade do mal Isso chama a nossa atenção porque a gente percebe essa dimensão terrível difícil pega os poetas românticos brasileiros né ou mesmo estrangeiros mesmo que a gente veja Nossa que coisa depressiva isso mostra essa realidade então o enfrentamento ele é total se o enfrentamento é da parte do Senhor ao ponto do Deus encarnado sofrer de maneira máxima pro nosso perdão redenção e salvação você acha que vai ser diferente com
a gente não a gente é chamado para esse chamado radical de enfrentamento absoluto mas como não é Romano não tem espada como não é político não trabalha com os planos dos Romanos com sinédrio não não é assim isso se dá na dimensão desse agir do Espírito que nos leva a um desdobramento da Graça Extraordinária na nossa vida por isso olha que o texto vai dizer uma coisa de louco que ninguém admitiria nem no ambiente judaico da época nem no ambiente Romano nem no ambiente dos sábios gregos o que que diz o texto abençoe aqueles que
os persegue abençoe e não os amaldiçoe percebe como a coisa é forte como é que eu faço esse enfrentamento desdobramento da teologia e doutrina verdadeira diante não é de um ambiente filosófico para eu olhar as ideias mais bonitas na prateleira da ilustração dos mais sábios do mundo não diante da dimensão da desgraça da experiência humana diante de Deus e do próximo então o que que a gente precisa fazer olha Pessoal vocês viram como é que as pessoas reagem vocês devem ser diferentes então quando você for perseguido quando você sofrer não odeie não jogue palavras contra
aquelas pessoas não procure fazer isso abençoe de novo Olha aqui a ideia né alegrem-se com os que se alegram pessoal não fácil fazer isso eu eu MMO eu achava que eu era gente boa sabia aí quando eu comecei a ver algumas pessoas numa condição tão boa Olha que eu não detectei sentimentos invejosos Ah também o cara só tem isso porque a família dele deu condições para ele Ah mas também o cara fez isso porque ele recebeu do bem do melhor se ele tivesse passado por isso olha que cabeça complicar Olha que coração Malu então que
que acontece alegra-se com os que se alegra tão bonito você ver alguém que se deu bem Fala Puxa cara eu tô feliz por você chore com os que choram não é difícil Às vezes você vê a dor a situação difícil de uma pessoa né essa essa essa condição quer dizer se a gente vê o que Deus fez por nós é que ele sentiu o tamanho da nossa dor e e não existe teologia verdadeira Cristã sem essa sensibilidade da dimensão humana vamos falar verdade como é que a gente pode gastar o nosso tempo meu amigo que
doideira é isso como é que a gente pode gastar o nosso tempo a nossa energia o nosso Dom para muitas vezes criar confusão dentro da própria Comunidade da Fé com tanta dor sofrimento e desgraça do mundo e não é uma loucura onde é que a gente foi parar que isso não tenho uma mesma atitude uns para com os outros não sejam orgulhosos E aí o texto diz olha veja onde é que tá o veneno não sejam sábios aos seus próprios olhos e Não Se Afaste De quem você acha que é inferior a você percebe o
caminho dessa teologia para onde ela nos leva ela tá em sintonia com o que Cristo fez por nós eu acho tão espetacular como é que Jesus assim não nega uma ação Graciosa para aquela mulher totalmente rejeitada que vem beijar os seus pés e chorar Jesus não nega de conversar com crianças que estão interessadas em se aproximar dele Jesus não nega de jantar na casa do fariseu eu acho interessante o texto de Marcos 10 é tão especial Jesus vai encontrar um homem rico e prepotente e o texto é tão especial lá que diz assim que Jesus
olhando bem para ele o amou imagine uma coisa dessa você amar um filhinho de papai metido que se acha o máxximo Pois é eu acho Espetacular não só mas olhar bem para ele fixar os olhos nele então essa dimensão ela se não tá presente na nossa vida a gente maculou essa teologia a gente sequestrou a graça de Deus a gente fez alguma outra coisa para transformar Isso numa plataforma da nossa própria particularidade problemática você vê que no caminho de Paulo a onde todo esse conhecimento nos leva E aí ele vai dizer olha como é que
esse enfrentamento do mal tem que acontecer não retribuo a ninguém mal por mal não retribuo Não procure Porque Alguém machucou caluniou fez mal não vá por trás tentando prejudicar a pessoa não puxe o tapete de ninguém não calonia a pessoa não tente prejudicar Não faça isso procure fazer o que é correto aos olhos de todos ah não mas aquele pessoal não merece vou ficar fazendo coisa correta diante de romano diante desses caras corruptos do templo não vem o caso façam todo o possível para viver em paz com todos meus queridos quando essa boa teologia se
transforma em Vida Prática no dia a dia as pessoas lá fora vão ver isso essa é a força apologética maior para mexer com as pessoas sabe por quê Porque quando a gente não Traz esse enfrentamento do mal a gente mostra lá fora que aqui também não fez diferença como não tá fazendo lá porque as pessoas estão cheias de ódio as pessoas estão Chei de Retalhação as pessoas estão Chei de Vingança as pessoas estão dispostas a se renderem a uma polarização e desfigurando a pessoalidade do próximo em função da sua peculiaridade da sua particularidade que se
se torna hegemônica e legitimadora de todo tipo de agressividade contra o outro isso é uma loucura não faz sentido por isso façam isso amados olha como é bonito hein Porque antes antes de dar advertência ele chama amados nunca procurem vingar-se mas deixem com Deus A Ira pois está escrito minha vingança eu retribuirei diz o senhor não faça bobagem Ah mas você tem tem que entender que eu tenho razão não interessa a sua razão Ah mas você precisa saber o que que a pessoa fez comigo ok mas não faça nada até que você tenha capacidade de
voltar a desejar o bem para essa pessoa porque uma pessoa que faz o mal é como alguém em que o câncer venenoso dominou e tá doente a doença que tá nela também está em nós a doença que atingiu a Ela atinge você também então se você se deixar levar pela mesma situação aí a coisa é complicada você vai se perder Nunca permita atenção Nunca permita que a minha ideia a sua ideia teológica o seu pensamento abstrato seja mais importante do que a pessoa com quem você se relaciona que é razão de ser do amor de
Deus por ela quando eu numa tentativa de ensinar a doutrina e a teologia me volto contra essa pessoa deixando de amá-la Semar em sintonia com Jesus quando conversou com o rico eu não entendi para onde me leva a teologia porque a teologia quando termina a sua exposição que a gente pode chamar teológica cristológica especial ela desemboca aqui e não é sem razão a gente pode achar não agora Paulo terminou a parte teológica Ele entrou na parte prática Como assim essa parte prática são as águas que fluem dessa mina viva da Graça de Deus que se
transforma em realidade prática por isso ao contrário se o se olha lá é uma coisa tão especial isso e o mais legal de tudo que a citação do velho testamento né que alguém diz ah o velho testamento só tem lei só tem coisa brava ele vai dizer se o seu inimigo tiver forme dele de comer se tiver se dele de beber fazendo isso você amontoarás vivas sobre a cabeça dele você percebe muitas vezes na minha vida eu tive e ainda tenho diante de pessoas que de alguma maneira me ofende me prejudica ou fazer qualquer coisa
eu tenho uma indignação que a ressurreição não chegou ainda e eu e eu falo Puxa queria que o indivíduo se desse mal para ele aprender nunca me esqueço a que eu tive o meu carro roubado e quando eu cheguei quase meia-noite e fui procurar o carro tinha roubado na hora eu falei Tomara que o ladrão bata o carro pode um negócio desse quem disse né eu preciso aceitar Jesus e me converter eu fiquei indignado com aquilo falei caramba eu tava fazendo bem eu comecei a fazer todo um currículo de Justiça maravilhoso puxa Eu Fui pregar
fui ensinar a palavra de Deus cheguei aqui agora miserável de um indivíduo perverso levou o meu carro não vou conseguir chegar em casa vou chegar de madrugada eu fiquei revoltada até que com o tempo Deus foi me ensinando dizendo escuta realmente o que vale para você um carro e você já pensou nesse indivíduo ele não é uma pessoa que vai viver na eternidade você sabe o que que acontece quer dizer demorou para eu aprender o beabá de Romanos Capítulo 12 e eu ainda não tô bom aliás eu não sei se eu vou ficar tão cedo
mas a graça de Deus me ensina a necessidade de enfrentar isso E aí eu descubro que se o meu conhecimento de Deus de Cristo da Redenção não me levar nessa direção toda a minha conversa sobre teologia terá sido em vão e pra gente entender como isso é sério você vê o desfecho olha que coisa especial que o fim de Romanos 12 e é isso que eu senti senti naquele dia senti outras ocasiões da minha vida não se deixem vencer pelo mal mas vençam o mal com o bem Deus não permitiu que o mal vencesse Deus
não permitiu que a ruptura profunda da criação do ser humano com ele ficasse deixado a um Léo ele resolveu entrar na história é Deus como que numa espécie de saudade de nós resolveu habitar no nosso meio Ele nos amou de tal maneira em Cristo que ele resolveu experimentar a dor mais cruel né é uma coisa os hinos antigos falam disso de uma maneira poética espesso especial que é impressionante pendurado foste ao Senhor Jesus numa cruz exposta ao desprezo assim sendo aqui a pensar muit gente hindu sofresse tanto creio foi por mim tu Jesus vieste me
salvar é impressionante a delicadeza a beleza como é que tudo isso se estabelece lá Pois é se isso é a proposta da Redenção a pergunta é será que a vitória sobre o mal estará na minha vida será que essa teologia que deve fluir de maneira normal me leva a vencer o mal sim vencer o mal no Triunfo da Graça e no perdão na salvação que temo Jesus amém me leva a vencer o mal porque o mal me atingindo ele me leva a uma ruptura com a esperança ele me leva a um desânimo com a vida
ele me leva a um questionamento perverso da realidade e aqui leva o quê adoração tremenda e no âmbito relacional seja com quem tá numa situação superior seja quem está numa situação igual seja quem está numa situação de necessidade o convite é claro amem-se intensamente uns aos outros estejam dispostos a Honrar quem merece e de associar-se com quem precisa e tome cuidado toda vez que o mal sondar toda vez que o engano do Éden assombrar o seu coração outra vez a gente precisa lembrar como é que o senhor venceu é o jeito que também a gente
vai vencer aí a gente percebe que a teologia e a doutrina que o nosso coração ensina ela não nos leva a uma ruptura com a realidade ela não nos leva a uma dimensão de contemplação esotérica e afastada da vida ela sim é uma doutrina é uma teologia que se desdobra na prática e no amor no dia a dia e aí sim a gente tem a vitória sobre o mal Deus abençoe nossa vida e o nosso coração amém [Música]