o amém louvado seja deus pastor obrigado preciso louvores que nos emocionam e movem o nosso coração e adoração ao nosso deus eu queria dizer eu queria convidá-los abrir a escritura na segunda carta que o apóstolo paulo escreveu aos coríntios no capítulo quatro e nós iremos fazer a exposição do verso 7 até o capítulo cinco no verso 10 bom e nós estaremos abordando aqui a as maneiras pelas quais o com as quais o apóstolo paulo lidava com o sofrimento na sua vida nosso objetivo é tiramos lições preciosas para nós em meio ao sofrimento psicológico espiritual mental
físico ao qual nós estamos submetidos nesse período de crise mundial que nos alcance aqui no nosso país aqui na nossa cidade recife em todo lugar então mantém a sua bíblia aberta nós iremos explicando lendo o texto a medida que fizermos algumas explicações e diz-me começar lembrando o que é a segunda carta aos coríntios essa carta foi escrita depois que paulo recebeu boas notícias da igreja daquela cidade trazida por um dos seus auxiliares uma vez que paulo estava temeroso de que uma carta que ele tinha escrito antes tinha provocado consternação nos coríntios a relação entre paulo
e a igreja de corinto é uma das relações mais conturbados do novo testamento embora paulo fosse o pai espiritual da igreja ele é o fundador da igreja entretanto por várias razões membros da igreja de corinto haviam se virado contra o apóstolo paulo questionando a autoridade dele questionando o seu próprio apostolado e tinham dado ouvidos a mestres falsos mestres que estavam entrando na igreja ensinando uma outra doutrina diferente daquela que paulo tinha ensinado que era a doutrina da justificação pela fé sem as obras a justificação pela fé em jesus cristo o braço da lei e com
isso a disseminando discórdia e levantando questionamentos e rebelião contra o apóstolo paulo é nesse contexto que paulo faz uma visita corinto manda uma carta pesada a eles e ele tava meio que nós expectativa não é de qual teria sido o resultado daquilo ali e finalmente ele recebe notícias de que a igreja tinha recebido a carta tinha se contristado tinha disciplinado o líder da revolta da rebelião contra o apóstolo paulo manifestavam o amor o apóstolo paulo mas ainda ficava alguns questionamentos que tinham sido levantados pelos falsos mestres e que era necessário que paulo respondesse entre as
muitas acusações que eram feitas ou suspeitas que eram levantadas contra o apóstolo paulo havia seguinte que aqui nos interessa nessa manhã é o fato que era sabido por todas as pessoas é que o apóstolo paulo aonde ele chegava pregando ele era rejeitado pelos judeus qualquer cidade que ele fosse a estratégia primeiro a sinagoga depois o gente rios e sistematicamente paulo era rejeitado pela liderança judaica das cidades onde ele ia primeiramente pregar o evangelho e essa rejeição às vezes terminava em prisão de paulo apedrejamento significava que ele apanhava com varas significava ser expulso da cidade e
isso com frequência deixava o apóstolo paulo destituído uma vez que ele dependia da hospitalidade dependia da ajuda dos irmãos então paulo tinham uma experiência de passar fome passar necessidade fica noites inteiras sem dormir a viver sempre com a ameaça de morte e sobre a sua cabeça ser traído por gente próxima a ele e o resultado pelo seu povo a só nas duas cartas que nós temos aqui entre paulo e a igreja de corinto primeiro segundo aos coríntios nós temos a 6 listas dos sofrimentos que paulo passava que ele que ele apresenta aqui e a primeira
aos coríntios capítulo 4 do verso 11 até o verso 12 segundo aos coríntios capítulo 6 do verso 4 até o verso 10 a segunda aos coríntios 11 de 23 a 29 também nessa mesma carta capítulo 12 de sete oito e essa lista que é nós vamos ler agora o porquê que paulo faz essa lista de sofrimentos por que que ele fala disso é porque os falsos mestres estavam dizendo que esses sofrimentos eram uma prova de que paulo não era de deus o argumento é esse se paulo era de deus porque deus permitiu que ele passasse
por todo esse tipo de sofrimento privação fome sede e não tinha casa não tinham eu não tinha o básico às vezes para viver passando necessidade por por alguns dias por que paulo não porque que paulo sofria tanto que que ele apanhava tanto não seria essa uma prova perguntavam os adversários de paula de que ele realmente não era de deus será que deus trataria dessa forma o seu servo o seu enviado o seu apóstolo ao gentil se ele fosse de fato um homem de deus e aí então e sofrimentos eram usados para dizer você não é
de deus porque se você fosse de deus você não passaria por todas estas coisas então uma uma das uma das coisas pelas quais paulo um dos motivos pelos quais paulo escreve a segunda carta aos coríntios e é exatamente para responder a esse tipo de alegação e no texto aqui que temos diante de nós ele a ele vai responder ele vai dar razão do seu sofrimento ele vai responder a isso o primeiro dando a razão dos sofrimentos que vai ser aí do capítulo 4 verso 7 até o verso 15 paulo explica porque aquele sofre e ele
depois vai dizer porque aquele não desanima mesmo e-mail a tanto sofrimento que vai ser do capítulo 4 verso 16 até cinco versos versos dez então são duas divisões da minha exposição nessa manhã a primeira a razão dos sofrimentos de paulo e segundo o que é que ele fazia para não desanimar em meio a todo aquele sofrimento ele tá dando explicação porque é que ele continuava a servir a cristo e pregar o evangelho mesmo que ele passasse por situações tão intensas como a e descreve naquelas listas então vamos ler a primeira parte do verso 7 até
o verso 15 onde paulo explica a porque ele era submetido a tanto sofrimento nós temos porém esse tesouro em vasos de barro para que a excelência do poder seja de deus e não de nosso em tudo somos atribulados porém não angustiados perplexos porém não desanimados perseguidos porém não desamparados abatidos porém não destruídos levando sempre no corpo o morrer de jesus para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo porque nós que vivemos somos sempre entregues à morte por causa de jesus para que também a vida de jesus se manifeste em nossa carne mortal
de modo que em nós opera a morte mas em vós à vida tendo porém o mesmo espírito da fé como está escrito eu cri e por isso aqui falei também nós cremos por isso também falamos sabendo que aquele que ressuscitou o senhor jesus também nos ressuscitará com jesus e nos apresentará convosco porque todas as coisas existem é por amor de vós para que a graça multiplicando se torne abundantes as ações de graças por meio de muitos para a glória de deus vejamos as explicações são quatro explicações que paulo coloca aqui para os sofrimentos por que
que deus deixava que ele sofresse então a primeira razão pela qual deus permitir que paulo sofresse é para que ficasse claro de onde vinha o poder do apóstolo paulo está aí no verso 7 temos este tesouro em vasos de barro para que a excelência do poder seja de deus e não de nós o tesouro que paulo se refere está mencionado no verso anterior e que tá ligado ao nosso verso pelo porém o que é que ele disse 1 versus 6 o verso anterior ele falou que deus é quem resplandeceu em nosso coração para iluminação do
conhecimento da glória de deus na face de cristo ou seja o conhecimento de deus na face de cristo que é o próprio evangelho esse é o tesouro mais precioso o que paulo carregava no seu peito e no no seu coração entretanto verso 7 esse tesouro ele vem em vasos de barra essa era uma prática muito comum naquela época em que não tinha a segurança dos bancos ou enfim a segurança dos recursos de alguém as pessoas pegavam o que elas tinham de mais precioso como moedas como objetos joias e outras coisas que eram importantes para elas
e elas escondiam em vasos de barro porque o vaso de barro era barro é vaso simples que era comprado na feira né que não tinha valor nenhum e que ninguém não despertaria a atenção de ninguém se um ladrão entrar na casa ele talvez ia pegar um vaso mais caro mas precioso mas um vaso de barro simples encostado assim no canto ninguém a prestar atenção só que dentro daquele vaso e por fora parecia sem valor extremamente frágil estava o tesouro e é assim que paulo se ver ele é o vaso de barro carregando dentro dele o
tesouro mais precioso de todos que é o conhecimento de deus na face de jesus cristo só que para que esse tesouro apareça para que ele se mostra em toda a sua grandeza o vaso tem que ser quebrado o vaso tem que ser esmagado para que então aquilo que está dentro dele possa aparecer o ponto é esse que os sofrimentos que deus permite que ele passe são deus quebrando o vaso que é o apóstolo paulo para que através disso o conhecimento de deus na face de cristo que é o tesouro seja manifesto a todos e que
fique claro que o poder do apóstolo paulo não o poder de pregação dele o poder de convencimento poder para fazer sinais e prodígios o poder para fundar igrejas o poder para continuar servindo não vinha de pau ele era um mero vaso de barro mas vinha e desse conhecimento do poder do evangelho abrigaram no seu peito oculto pelo vaso que era quebrado para que se revelasse esse tesouro em toda sua grandeza se a primeira razão para deixar claro de onde vem o poder não vem de nós somos vasos de barro mas de deus cujo conhecimento está
na face de cristo que habita em nosso coração o segundo a segunda razão que paulo dá para os seus sofrimentos é eu é que dessa maneira é dessa maneira que o poder de deus se manifesta através dos seus sofrimentos é ele explica isso a fazendo alguns contrastes aí quatro contrastes do verso 8 até o verso 10 e o ponto desses contrastes aqui é o seguinte apesar de paulo ser levado ao limite ao extremo do que ele poderia aguentar ainda assim ele continuava isso porque deus o sustentava deus que brava paulo mas não ao ponto a
construir paulo fazia isso ao ponto de ficar claro que paulo depende do poder de deus para viver veja os contrastes que vem aí do verso 8 até o verso 9 eles são quatro contrastes ele diz em tudo somos atribulados sendo atribulado era quebradeira né quebradeira porém não angustiados paulo era atribulado mas deus não deixava que essa tribulação o levasse ao ponto da angústia extrema deus o sustentava segundo contraste perplexos porém não desanimados não poucas vezes pode ficou perplexo perplexo é confuso incerto sem entender uma situação na espantado com alguma coisa não poucas vezes na sua
vida paulo ficou assim diante da intensidade dos sofrimentos que viriam sobre ele mas ele não desanimava perplexos porém não desanimados deus não forçava a a estrutura de paulo além daquilo que paulo podia aguentar a ficar perplexo mas a falta de compreensão de entendimento momentâneas vezes o que é que tava acontecendo não desanimava o apóstolo paulo porque ele sabia que deus estava no controle o terceiro contraste tá no verso 19 perseguidos porém não desamparados se tem alguém que sabia o que era ser perseguida não aposto pau era perseguir toda a cidade que ele passava inclusive pelos
seus patrícios judeus às vezes por gente da própria igreja como era o caso da igreja de corinto podem mesmo que ele era perseguido ele não se via desamparada ele contava com a presença de deus e sem dúvida deus levantava amigos pessoas que lidavam ombro pessoas que o abrigavam que o visitavam na prisão perseguidos porém não desamparados abatidos porém não destruídos não poucas vezes paulo civil abatido diante da do rigor da perseguição do rigor do sofrimento mas ele não era destruído esses quatro contrastes eles mostram o seguinte e a quebradeira vinha em cima do apóstolo paulo
para que o tesouro escondido se manifestasse mas não ao ponto de destruir o completamente não ao ponto de o apóstolo paulo dizer agora basta não aguento mais a deus tá sendo injusto comigo e virasse as costas e fosse embora deus um segurava no limite né paulo era mantido no extremo limite do que ele podia suportar mas deus não permitiu que ele fosse mais adiante então essa explicação que ele tá dando para os seus sofrimentos no primeiro para que ficasse claro que puder vem de deus e segundo para que o poder de deus se manifestassem sustentá-lo
sustentá-lo mesmo e-mail a todas aquelas provações que ele que ele estava passando a terceira razão para os seus sofrimentos tá aí do verso 10 até o verso 11 e ele minas gerais ele está dizendo o seguinte que isso é necessário para que a vida de cristo se manifestasse através dele a vida e ressurreto o cristo que ressurgiu dos mortos foi assunto aos céus entronizar à direita de deus glorificado e receber o todo o poder no céu e na terra e que pelo espírito santo habita em nosso coração para que essa vida de cristo que a
vida eterna ela se manifeste e a é preciso que os seus servos morreram por assim dizer nós temos que morrer para que cristo viva em nós morrer aqui não é morrer fisicamente é aquele que jesus disse se alguém quer vir após mim negue-se a si mesmo tome sua cruz e me siga é a renúncia total de nós mesmos se o sofrimento é usado para isso veja como ele fala aqui do verso 10 até o verso 11 porque nós que vivemos quando ele para nós ele tá falando assim e refere-se a si e aos demais obreiros
cristãos nós que vivemos somos sempre entregues à morte por causa de jesus nós que vivemos somos sempre entregues à morte por causa de jesus ser entregue à morte a ser entregue a esse sofrimento que inclui tortura ea possibilidade de morte há razão para que também a sua vida a vida de cristo se manifeste em nosso corpo para que a vida de cristo se manifeste no nosso corpo para que jesus vive em nós é necessário que nós morramos como paulo disse na carta aos gálatas não eu mas cristo vive em mim já estou crucificado com cristo
de forma que não sou eu mais que vivo mas cristo vive me para que cristo viva em nós para que a vida de cristo se manifesta através de nós deus tem desculpa a expressão deus tem que nos matar e ele faz isso através da quebradeira do vaso através do sofrimento através da dor através da provação que é quando a gente desiste de si mesmo e nós nos apegamos a deus reconhecendo que é de deus que vem todo poder e toda autoridade veja o verso 11 onde esse assunto ele é explicado de uma maneira mais clara
também o nosso que vivemos nós que vivemos somos sempre entregues à morte por causa de jesus para que também a vida de jesus se manifeste em nossa carne mortal ele tá repetindo a mesma coisa com outras palavras é preciso que eu morra para que a vida de cristo se manifeste em meu lugar e a razão é por esse motivo então que ele tá sempre entregue à morte essa expressão que paulo usa aqui leva o sempre no corpo o morrer de jesus no verso 10 e no verso 11 nós que vivemos somos sempre entregues à morte
por causa de jesus e quando essas pressões eu sempre gosto de lembrar que paulo não gosta de lembrar mas eu sempre lembro que paulo vivia como alguém condenado à morte paulo vivia como alguém que já tinha sentenciado a receber a pena de morte e isso me remete à prática não existe em alguns estados americanos onde existe a pena de morte de que no dia da execução no dia da execução do condenado condenado foi apenado a morrer câmara de gás o injeção letal cadeira elétrica qualquer que seja a pena a o condenado então chegado o dia
da sua execução ele era tirado da sua cela pelos soldados pelos guardas acorrentado e ele caminhava pelo chamado corredor da morte que era um corredor que passava pelas células dos outros prisioneiros e que terminavam lá na sala onde iria ser executado e à medida que ele caminhava os seus companheiros de prisão ficavam batendo nas grades e dizendo dead men walking dead men walking significa homem morto caminhando ele não tava morto ainda mas era só uma questão de tempo ele era um homem morto caminhando é assim que paulo se vê até do menor que em um
homem morto caminhando a sentença de morte pesava sobre ele constante e para que não que ele tivesse cometido algum crime mas esse é um meio de deus pelo qual a vida de cristo brotasse da vida de paulo para isso nós temos que morrer primeiro essa explicação número três que ele dá dos seus sofrimentos a primeira é que é preciso que fique claro que o poder vem de deus a segunda é que o poder de deus se manifesta em sustentá-lo no limite ea terceira é preciso que ele morra para que a vida de cristo se manifeste
nele e a quarta explicação é que é dessa forma que as ovelhas recebem vida através da morte do seu pastor verso 12 de modo que em nós opera a morte nós paulo tá falando como pastor como pregador em nós opera a morte mas em vós e agora está se dirigindo aos coríntios em voz opera a vida pastor tem que morrer para que o rebanho possa viver ou seja deus usa o sofrimento para quebrar o que e para que a vida de cristo se manifeste através dele e assim o rebanho seja alimentado por que o que
traz vida ao rebanho não não é a vida do pastor nós somos pecadores nós somos indignos somos corrompidos mas através de pessoas quebradas quebrantados deus pode transmitir a vida do cristo ressurreto que é o que realmente alimenta o rebanho que é o que transforma a vida que converte pecadores que consola que edifica a igreja e nós temos que então se submetidos a esse processo até que nós desistamos de nós mesmos e permitamos que deus atue poderosamente nós eu vi uma vez uma história aqui talvez existe vem isso e que estejam retiro de pastores e na
região num lugar muito bonito onde tem um açude onde se podia nadar mas tinha um aviso de que o açude era fundo a partir de uma certa altura que o pessoal se acautela se mas ali um desses momentos de lazer os pastores mais afoitos né começou a nadar foi até o meio do açude ele sentiu câimbras e quem sente sofre de câimbras e sabe como dói mesmo né como é difícil e ele começou a afundar não começou não tinha como nadar de volta e ele começou afundar e começou a gritar e pedir socorro os demais
pastores se reuniram ali ao redor daquele açude e ficaram olhando um para o outro para ver o que é que fazia todo mundo perplexo e se lembrar do pastor joão pastor joão era um ex-campeão de natação e que era um exímio nadador e o pastor joão tava ali e vendo lá o colega se afogando e o pastor joão tava lá simplesmente né e o colega lá no meio só com socorro se afogando lá e todo mundo joão o joão vai jô só corre irmão e joão só olhando finalmente depois de se debater muito o pastor
lá no meio do açude né começou a desistiu né começou afundar começou afundar aí joão a camisa pulou de três braçadas chegou lá gentilmente pegou o colega e trouxe são e salvo para margem do açude aí os pastores cercaram joão você é cruel você desumano mas você deixa seu você desde o começo você podia ter ido lá e salvado porque que você deixou aqui ele passasse por tanto sofrimento em joão respondeu se eu tivesse ido enquanto ele ainda tinha forças ele ia se agarrar comigo e nós dois haveremos de morrer eu só poderia ajudá-lo quando
ele desistiu dele mesmo é exatamente isso que acontece nesse processo essa quebradeira toda esse sofrimento todo é para que nós desistamos de nós para que a vida de cristo se manifesta em nós e através de nós abençoe tantas outras pessoas é por isso de paulo sofria então essa é a primeira parte essa essa explicação é aquele daqui dos sofrimentos que ele enfrentava não é é que através dos sofrimentos deus o mantinha com humilde e quebrantado dependendo de deus e assim deus podia usá-lo poderosamente para instrumentação ou como instrumento de salvação do seu povo era essa
resposta que o paulo daria a insinuação de que os sofrimentos eram uma prova de que ele não era de deus a resposta de paulo é ao contrário esses sofrimentos mostram que eu sou servo de deus e que deus tem que quebrar os seus servos para que através deles o seu poder possa fluir agora aqui a partir do do verso 3 eu tinha lido até o 15 agora a partir do verso 13 nós encontramos as explicações que paulo da são várias explicações só pelo menos cinco nós vamos por elas rapidamente paulo explica porque aqui ele não
desanima mesmo em meio a todo esse sofrimento e essa era a grande é a grande maravilha que uma pessoa que passa eu que passava por tudo isso que o apóstolo paulo passou ele não desanimava quando a gente lê as listas aqui que paulo coloca dos seus sofrimentos eu confesso se eu passasse por um preço daquilo que paulo diz aqui que ele passou eu não sei se eu ainda continuaria eu não sei se eu teria condições de continuar pregando o evangelho sendo ministro do evangelho por muito menos do que paulo passa muita gente já tem eh
desistido do evangelho e voltaram atrás mas então pouquinho que paulo continuava a pregar o evangelho no meio de tantos sofrimentos é como eu disse são cinco seis pontos aqui que eu quero ver com vocês rapidamente o primeiro deles é que ele cria na ressurreição dos mortos ele cria que mesmo que o seu sofrimento levassem finalmente a morte ele já peguei de ressuscitar veja aí no verso 13 até o verso 15 tendo porém o mesmo espírito da fé como está escrito eu cri por isso eu te falei também nós cremos por isso também falamos sabendo que
aquele que ressuscitou o senhor jesus também nos ressuscitará com jesus e nos apresentará convosco paulo aqui faz uma situação que está no salmo 116 verso 10 onde davi diz que apesar de todas as circunstâncias adversas ele não ia deixar de falar de cantar e louvar a deus porque ele cria nesse deus porque ele confiava em deus paulo pega essa passagem e aplica a sua situação ele disse que tem o mesmo espírito de fé que davi tinha e aí cita as palavras de davi que são eu e por isso é que falei e agora ele traz
a aplicação aí no verso 13 também nós cremos como davi crew e por isso também falamos como também davi falou você acha porque eu creio eu falo não posso me calar porque eu creio e não quer davi no que paulo cria que o motivava falar mesmo no meio de tanta dificuldade está no verso 14 eu sei ou seja eu creio que aquele que ressuscitou o senhor jesus também nos ressuscitará com ele e nos apresentará convosco paulo aqui se refere a ressurreição geral dos mortos que acontecerá na vinda do senhor jesus paulo cria que haveria ressurreição
de mortos e por que ele cria nisso a sua vida aqui nesse mundo os sofrimentos aqui se tornavam irrelevantes porque o príncipe que independente do que acontecesse com ele deus haveria de tirar o dentre os mortos lhe dá um corpo imortal e glorioso juntamente com eu e os demais irmãos isso fazia com que paulo não desanimasse que ele continuava a pregar o evangelho que ele cria na ressurreição dos mortos verso 15 tudo isso existe por amor de vocês ou seja tudo isso que eu passo é por amor de vocês para que a graça de deus
que se manifesta em mim se multiplique e torne abundante as ações de graças por meio de muito para glória de deus ou seja esses sofrimentos fazem com que a graça de deus através de mim alcance há muitos e esses muitos vamos dar graças a deus pela minha vida e no final deus vai receber toda a glória eu continuo porque eu creio na ressurreição e que no final toda glória vai ser de deus a segunda explicação que ele dá porque aquele não desanima é porque ele fazia uma comparação entre o sofrimento presente e a glória futura
do verso 16 até capítulo 5 verso 1 já são quatro contrastes aqui que paulo faz nem todos eles estão dentro desse sistema aqui dessa paulo faz uma comparação entre o agora e o futuro a primeira comparação da no verso 16 por isso não desanimamos lembra ele tá explicando porque que não desanimo por isso aqui introduzo a explicação por isso não desanimamos pelo contrário o mesmo que o nosso homem exterior se corrompa contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia porque a nossa leve é momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória
acima de toda comparação não atentando nós nas coisas que se vêem mas nas que não se veem porque as que se veem são temporais e as que se não veem são eternas sabemos que se nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer temos da parte de deus não é difícil casa não feita por mãos eterna nos céus aqui nesses versiculos são quatro contrastes entre os sofrimentos presentes de a glória vindoura primeira primeiro contraste verso 16 por isso não desanimamos pelo contrário mesmo que o nosso homem exterior se corrompa contudo o nosso interior se renova de dia
em dia o contraste aqui é entre o homem exterior e um homem criou o que é o homem exterior é o nosso corpo é o vaso de barra que se corrompe não no sentido moral de corrupção moral mas ele tá se deteriorando pela velhice pela doença a pelos sofrimentos bom dia diariamente o seu corpo se corrompendo qual o pelo é deteriorando-se decompondo através de ti batata de pedrada de passar fome passa frio passar nudez passar sede e mais a ao mesmo tempo em que um homem exterior decairia com os sofrimentos ele diz aqui que o
interior se renovava de dia em dia que contraste né na mesma proporção que o vaso de barro era quebrado que o homem exterior se corrompa pia o homem interior se renovar o homem interior é aquilo que nós somos em cristo jesus é aquilo que vai ficar é a nova natureza em cristo jesus é um novo e o novo homem que é criado em nós mediante o poder do espírito santo através de jesus cristo a segunda contraste tá no verso 17 é em tribulação leve e glória pesada porque a nossa leve é momentânea tribulação produz para
nós eterno peso de glória acima de toda comparação a uma glória que nos aguarda diz o apóstolo paulo a sua glória pesada quer dizer bença rica lembra que naquele tempo as riquezas eram traduzidas na forma de peças de ouro peças de prata moedas de bronze então a quanto mais dinheiro uma pessoa tinha quanto mais rico uma pessoa fosse mais pesado ele era né por conta da quantidade de ouro de prata então dizer que uma pessoa era pesada naquele tempo né não significa dizer que ela era ela gordinha mas significa dizer que ela era rica então
quando paulo fala aqui a que a glória ela é um eterno peso de glória ele fala do eterno peso de glória ele tá dizendo que a glória que nos espera ela é rica ela é profunda é e é tão grande que ele diz assim que comparado com que não dá nem para comparar com os sofrimentos aqui presente na verdade é o contrário né e agora ele raciocina ao contrário que ele disse que os sofrimentos de cimo a população que nós passamos aqui é leve e momentânea e nem dá para comparar com o eterno peso de
glória que nos espera quando você vê os sofrimentos dessa perspectiva você ganha uma nova visão do que é que está acontecendo por mais veja só pode está chamando de leve é momentânea tribulação como varada pedrada ficar na prisão passar fome e frio é sede nudez paulo disse que isso é leve e momentânea como é que é o gui pode dizer que isso é leve e momentânea somente se ele tiver um ponto de comparação um ponto de comparação que está muito acima do que se passa aqui se você olha para o que nos está reservado por
deus para o eterno peso de glória então as tribulações aqui são leves o contraste entre pesado e leve então são leves as tribulações comparadas com peso da glória que nos espera então é vendo dessa forma que paulo e ele não desanimava porque ele tinha a perspectiva correta desse mundo e do mundo vindo terceiro contraste tá no verso 18 ele disse não atentando nós nas coisas que se vêem mas nas que não se vem porque as coisas que se veem são temporais e as que não se veem são eternas o contraste aqui é entre o visível
eo invisível o que nós vemos aqui o que nós experimentamos aqui faz parte desse mundo que vai terminar e nós fomos criados nesse mundo junto com esse mundo para viver nesse mundo e nós sofremos juntamente com esse mundo nós dependemos das coisas que nós vemos tocamos sentimos provamos na verdade experimentamos mas estas coisas elas haverão de passar juntamente com o mundo mas as coisas que vão permanecer elas são invisíveis para nós nesse momento deus é invisível senhor jesus é invisível a vida eterna invisível a glória pesada que nós falamos na versão anterior ela é invisível
os que já morreram e que estão na e também é só invisíveis os anjos que nos acompanham nos séculos e nos abençoe sou invisíveis todas as realidades que a bíblia fala que são eternas que estão preparadas para nós elas são invisíveis mas não conseguimos chegar a elas através da audição olfato paladar e tato e do gosto não conseguimos chegar porque elas pertencem a uma outra realidade se você andar pela realidade do visível você vai sentir o impacto você vai sofrer você não vai aguentar mas se você caminha olhando o invisível você vai permanecer não somente
aqui mas eternidade afora como paulo diz aqui nós não atentamos nas coisas que se vêem mas nas coisas que não se vêem é isso que guia o crente é isso que significa andar pela fé é isso que significa andar pela fé nós não atentamos nas coisas que se vêem mas nas que não se vem porque as coisas que se veem elas são temporais elas são temporárias elas p o mundo mas as coisas invisíveis elas são eternas quando nós temos essa perspectiva períodos como esses do coronavírus por exemplo do isolamento do sofrimento da do causa da
crise política e econômica ganha uma outra dimensão porque quando o cristão não tem essa perspectiva da eternidade essas coisas daqui desse mundo ganha uma dimensão tão grande que ele se apavora ele entra em pânico ele fica estressado angustiado porque ele tava assim ele tá vendo assim mas ele tem que olhar é assim ele tem que ter o quadro maior e uma vez que ele coloca tudo isso em perspectiva o seu coração vai encontrar paz último contraste no capítulo cinco verso primeiro ele diz assim se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer e nós temos
da parte de deus não é difícil casa não feita por mãos eterna nos céus o contraste aqui é entre um tabernáculo terrestre e uma casa no céu que paulo está dizendo o seguinte eu agora moro num tabernáculo terrestre uma casa terrestre que é um tabernáculo uma tenda mas eu sei que quando ela se desfizer eu tenho da parte de deus um é difícil que não foi feito por mãos humanas mas foi feita pelo próprio deus eterno e nos céus que é o corpo da ressurreição que a ressurreição dos mortos e habitação com deus na eternidade
com cristo e os demais santos é o contraste entre uma tenda e uma mansão celestial um contraste que pode podia fazer muito bem vocês sabem qual era a profissão do apóstolo paulo né paulo era fazedor de tendas fazer muito tempo então paulo sabia fazer tenda e ele sabia que as penas eram frases eram habitações provisórias aquelas não suportavam a intemperia o o assalto das forças é da natureza por muito tempo chuva vendaval muito calor com o tempo a tenda que era feita de couro era feita de pano e de outros materiais é ela ia se
desfazendo ela não aguentava durante muito tempo era uma habitação frágil era habilitação provisória e é isso que paulo compara a sua existência aqui a sua existência minha querida irmã tu me acompanha nós somos a nosso corpo é apenas uma tenda para o nosso espírito aqui nós vivemos aqui hospedados num corpo frágil sujeito a fome frio necessidade doença coronavírus e todas as ameaças naturais que existem nesse mundo que às vezes é hostil contra nós mas nós sabemos que quando essa tenda se deus fizer quando a morte chegar quando nós finalmente morremos nós temos algo muito melhor
preparado por deus que é uma mansão feita pelo próprio deus eterna nos céus que é o corpo da ressurreição que é o es a mortalidade quando cristo vier nos tirar da sepultura o ponto aqui do a potency esse é então a segunda razão que paulo disse porque ele não desanima lembra dela primeira razão eu eu creio na ressurreição por isso eu não desanimo segunda razão eu faço um contraste entre o aqui e o futuro e o contraste era homem exterior vs o homem interior tribulação leve versus glória pesada coisas visíveis versus coisas invisíveis tabernáculo terrestre
e casa nos céus agora paulo passa para a terceira explicação pela qual ele não desanima é que tá aí do verso 2 até o verso 5 é que ele ansiava pela ressurreição ele não somente cria na resurreição que foi primeiro explicação que ele deu mas ele ansiava pela ressurreição dos mortos inclusive com gemidos peço dois até o verso 5 por isso neste tabernáculo gememos aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial se todavia formos encontrados vestido senão luz pois na verdade o que estamos neste tabernáculo gememos angustiados não porque queremos ser despidos mas revestidos para
que o mortal seja absorvido pela vida hora foi o próprio deus que nos preparou para isso outorgando nos o penhor do espírito santo paulo diz aqui que ele anseia com gemidos e por ser revestido dessa mansão celestial que deus preparou para ele ele anseia com gemidos ele quer intenção é isso que ele faz ele quer intensamente isso a ponto de gmail você sabe o que é a gente querer tanto uma coisa que a gente suspira né porque a gente vive gemendo e desejando aqui no íntimo era assim que paulo se sentia com relação a ressurreição
dos mortos mas ele faz uma ressalva que ele ele diz o verso 2 não é que nesses tabernáculo nós gememos aspirando por ser revestidos da nossa habitação celeste se todavia formos encontrados vestidos e não nos ele faz uma ressalva dizendo que somente o crente verdadeiro pode ter essa esperança o revestido aqui é revestido da justiça de cristo e depois ele faz uma ressalva para não ser mal compreendido que alguém pode dizer assim o paulo você está estimulando suicídio né porque se você geme você anseia pela chegada é pela pela mor um abraço para poder experimentar
a imortalidade isso aí não seria estimular as pessoas que de alguma forma a procurar a morte como a solução alternativa final aqui ele faz essa ressalva no verso 4 dizendo na verdade os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados não porque queremos ser despidos vocês vão é que nós queiramos a morte mas que nós queremos queremos ser revestidos o anseio é pela imortalidade a morte é o caminho o crente verdadeiro ele não aceita pela morte ele não estimula a morte ele não procura morte ele sabe que está nas mãos de deus mas a gente sabe que
quando ela chegar pelo tempo de deus quando a morte chegar nós seremos revestidos da imortalidade e isso e pelo qual nós gememos nós anunciamos e desejamos profundamente e ele diz uma versão assim que foi o próprio deus que estabeleceu isso olha que vai ser lindo foi o próprio deus quem nos preparou para isso outorgando nos o penhor do espírito santo todo crente eu não tenho o espírito santo espírito santo funciona como penhor uma garantia de que deus vai cumprir as suas promessas e é pelo espírito santo que nós gememos esperando o momento da imortalidade da
ressurreição de cristo quando ele vier e os nossos sofrimentos aqui terminaram tudo isso vai terminar pela graça de deus tudo isso vai terminar então não desanimo porque creio na ressurreição não desanime porque os sofrimentos agora não dá nem para comparar com a glória para ser revelada em nós não desanime porque eu vivo na verdade ansiando pela ressurreição e não desanimo porque eu fico esperando o encontro com jesus versos 6 e 8 a 8 temos portanto sempre bom ânimo nota o tom né não desanima tenho sempre do ônibus tá explicando porque temos portanto sempre bom ânimo
sabendo que enquanto no corpo estamos ausentes do senhor visto que nós andamos por fé e não pelo que vemos entretanto estamos em plena confiança preferindo deixar o corpo ea e com o senhor aquilo que ele tá dizendo é que ele estava consciente de que enquanto ele tá aqui ele tá o centro do senhor jesus quando cristo ressuscitou dos mortos com o corpo imortal o corpo glorificado ele marcou a separação física dos seus discípulos na ascensão ele levou os discípulos até betânia uma região fora de jerusalém e dali ele abençoa os discípulos deu as últimas instruções
e ele começou a subir aos céus no seu corpo ressurreto de maneira visível e por que que houve esse esse cerimonial de separação porque cristo queria estabelecer o seu a sua separação física do seu povo depois que ele subiu aos céus ele não voltou ainda ele permanece nos céus ele só veio uma vez que foi para aparecer a salvo de tarso no caminho de damasco para ali constituindo como apóstolo dos gentios fora isso cristo não vou e fisicamente nós não temos a presença física do cristo exaltado e ressurreto entre nosso paulo sabia disso e paulo
queria muito estar com o senhor ressurreto mas ele tá consciente de algumas coisas primeiro roberto vocês nós sabemos que enquanto estivermos nesse corpo nós estamos ausentes do senhor porque nós vamos encontrar o senhor fisicamente quando vê a ressurreição dos mortos quando ele voltar em glória nós fomos responsáveis estamos ausentes do senhor até que ele volte e por isso nós temos bom ânimo veja o verso vocês verso 7 porque andamos por fé e não pelo que vemos gente como esse versículo precisa ser destacado nós andamos por fé e não pelo que vemos existe um tipo de
cristianismo que tem sido pregaram nos nossos dias que estimula o cliente a procurar sentir pegar ouvir ter experiências que como se isso fosse o auge da sua experiência e fala aqui quanto quanto maior a visão quanto mais profunda for a voz quanto com mais frequência você sentir alguma coisa mais espiritual você é mas não é esse o padrão de vida cristã que deus estabeleceu para nós enquanto nós estamos aqui aqui nós andamos pela fé ou seja aqui nós andamos com frequência sem ver sem sentir sem ouvir sem experimentar quantas vezes na minha vida eu passei
dias sem sentir absolutamente nada nada nada no meu coração mas eu queria é comparo isso um avião vão você tá de avião que já viajou sabe que tava de repente um céu azul de brigadeiro de repente e o piloto tá lá navegando né ele tá vendo tudo de repente o avião entra na nuvem e aí ninguém tá vendo mais nada o piloto não tá vendo nada que que ele faz ele tem que ir pelo automático ele tem que confiar de que a que o piloto automático vai conduzir mantendo a rota e tudo mais mesmo que
não esteja vendo absolutamente nada é com frequência aqui a nossa vida cristã ela entra na nuvem a gente não tá vendo a gente não tá sentindo a gente ora deus não não responde a gente pede parece que deus não tá atendendo mas nós continuamos pela fé e a certeza das coisas que nós não vemos é garantia das coisas que nós esperamos e é pela fé que os antigos agradaram a deus é pela fé que os apóstolos agradaram a deus é pela fé que os heróis da fé da história da igreja cristã agradaram a deus porque
nós andamos por fé e não pelo que vemos portanto paulo de novo s8 entretanto estamos em plena confiança preferindo deixar o corpo em habitar com o senhor e é por isso que o paulo não desanima ele sabe que enquanto ele tá aqui ele tá ausente de cristo fisicamente falando porque ele anda por fé e não pelo que ver mas ele aguarda aquele momento em que ele vai partir para estar com o senhor jesus última explicação do apóstolo paulo porque aquele é porque ele tem consciência de que há um dia do juízo ele tem consciência que
um dia deus haverá de nos levar diante dele para julgamento e muito embora o cristão já tenha sido julgado em cristo seus pecados perdoados a ver aquele momento de encontro como paulo diz aí do verso 19 até o verso 10 é por isso que também nos esforçamos quer presentes que era ausentes para lhe sermos agradáveis porque importa que todos nós todos nós compareçamos perante o tribunal de cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo falo tem consciência de que cristo quando vier nos ressuscitar quando
vai inaugurar o novo céu ea nova terra essa nova realidade ele haverá de nos fazer comparecer diante dele quando então ele nos dará conforme as nossas obras a salvação é pela graça mas a graça produz obras produz mudança de vida especialmente no que diz respeito ao corpo se notou ainda fase de paula o corpo nessa passagem que nos faz e o corpo é como um tendão corpo e habitado pelo espírito é sujeito ao sofrimento e morte enquanto estamos no corpo estamos ausentes do senhor jesus o corpo é aquele vaso de barro é por isso que
ele diz que quando cristo vier nós haveremos de dar conta do que fizemos através do corpo então consciente disso paulo tinha como alvo agradar a cristo aqui ou na eternidade como ele diz no verso 19 por isso que nós nos esforçamos quer presentes que era ausentes para lhe sermos agradáveis porque todos nós vamos comparecer perante o tribunal de cristo a consciência do juízo e do julgamento é que fazia com que paulo não desanimar se ele não queria comparecer diante de deus como uma aposta tá como alguém que abandonou a fé por causa do sofrimento alguém
que um dia professor a fé em jesus cristo mas virou as costas quando o sofrimento bateu na sua porta ele queria naquele dia estar aprovado diante de deus eu quero terminar aqui com algumas aplicações eu prometo tentar ser breve olá o primeiro pro jovens e adolescentes da nossa igreja ou de outras igrejas que estão acompanhando essa exposição aprenda desde cedo que a bíblia diz sobre sofrimento privação doenças e dores não nutra uma visão romântica da realidade do mundo influenciada pelos filmes de hollywood influenciada pelos videogames influenciada pelo contato com seus amigos ou por ideologias a
respeito de um futuro róseo para a humanidade o que acontece é que muitos jovens que foram criados numa bolha cercados e conforto cercados de coisas boas e de segurança de repente eles batem de cara com a parede na parede do sofrimento da dor da angústia da doença inesperada e eles não estão preparados para enfrentar a realidade dessa vida então essa palavra aqui é para você que a vida pode dar muitas voltas e nem sempre você terá o conforto ea tranquilidade que seus pais estão lhe oferecendo então e do aprenda a dura e crua realidade da
nossa resistência veja o mundo com os olhos de deus através da visão bíblica da realidade eu não tô dizendo que não tem coisa boa nesse mundo tem muita coisa boa louvado seja deus tem muita coisa boa nesse mundo mas não esqueça que elas são temporárias elas são passageiras e que às vezes deus nos tira dessas coisas ele quebra o vaso de barra para que através de nós a vida de cristo possa fluir também uma palavra para você que tá frito ansioso temeroso querido alimente sua mente o seu coração com a palavra de jesus não fica
o dia todo nas redes sociais ouvindo bad news notícias ruins notícias histéricas notícias alarmistas e especulações que a verdade é que a gente não sabe direito o que é que tá acontecendo nem o que é que vai acontecer você passa o dia todo nas redes sociais você vai sentir deprimido angustiado veja a estratégia de paula aqui ele olha a realidade a partir ele interpreta o horário dos sofrimentos a partir do referencial da vida eterna então mantenha sua mente cheia saturada com a palavra de deus com a realidade bíblica que é a realidade é a única
realidade para que você não seja engolido pelo sofrimento pela dor pelo pânico e finalmente vocês todos todos nós que estamos sofrendo com a pandemia se você é de cristo não veja isso como um castigo mas simplesmente como deus quebrando o vaso para que a vida de cristo se manifeste não julgue a deus não se ire não se precipite no falar mas aqui é que o seu coração mesmo sem entender e seja perseverante porque nós temos esse tesouro em vasos de barro para que a excelência do poder seja de deus e não de nós vamos lá
é o deus kirito nós sabemos que o senhor nos quebra e nos faz de novo sabemos que o senhor arrebenta a nossa segurança carnal a confiança no homem para que nós nos voltemos a seat nós sabemos que o senhor nos leva o ponto do desespero para desistirmos de nós mesmos para então estender a tua mão salvadora que nos livros do afogamento quebra nossa vida senhor faz de novo para que nós sejamos fiéis de mentes a ti perseverantes aqui nesse mundo consola a teu povo nessa manhã tem misericórdia das nossas autoridades do nosso país da tua
igreja é o que nós pedimos no nome do senhor jesus que foi quebrado ou naquela cruz em nosso lugar amém