A Filosofia de Martin Heidegger

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Se Liga - Enem e Vestibulares
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Video Transcript:
olá queridos alunos nessa hora nós vamos falar de um filósofo que vocês pediram bastante pra gente aqui nas aulas que o martim rider bom obviamente nós faremos um resumo nós faremos uma introdução ao pensamento de rhayner aderir ao pensador extremamente complexo e ao mesmo tempo extremamente importante para a filosofia contemporânea e eu pessoalmente quando leio rider bom primeiro às vezes eu tenho bastante dificuldade alguns textos eles são mais difíceis mas ao mesmo tempo é um texto que me faz muito bem de alguma maneira o rider tenta recuperar aquilo que foi a questão fundamental dos pré-socráticos
o que o problema do ser o que é o ser o que é existir em vez de não existir veja existiram trilhões de anos antes de você nascer existiram trilhões de anos depois que você morrer o que essa experiência de ser desistir de ser jogado na existência neste tempo tão curto diante do universo tá essa eternidade este cruzamento de eternidades nos quais estamos colocados o que é estar neste lugar a questão do ser a questão da existência uma das questões mais antigas da história da filosofia a gente costuma dividir a filosofia do rádio em dois
períodos primeiro a gente fala num período mais preocupado em lidar com essa questão da destruição da metafísica com essa questão dos problemas do smouha associados às reflexões vindas do limite a uma primeira fase essa é a frase do essa é a fase caracterizada pelo ser tempo a uma segunda fase já mais preocupada com a questão da verdade da história da verdade então feita apresentação para falar um pouco da filosofia que é tão intrigante que mexe tanto com a gente [Música] ora bom martin heidegger tem a sua trajetória ligada em primeiro lugar a religião ele chegou
a participar da companhia de jesus chegou a fazer também teologia e depois ele se afasta e se concentre exatamente na filosofia tudo isso na universidade de friburgo onde defendeu o seu doutorado vai aparecer por aí pra você a capa do doutorado dele a doutrina do juízo no psicologismo isso foi o doutorado dele e depois a sua livre docência a doutrina das categorias e da significação em dos esgotos em 1913 ele entra em contato com alguém que vem dá aula em sua universidade eu amo o céu e o céu tem uma influência enorme sobre a filosofia
do rio negro depois o próprio hardware que foi assistente do celta lance ele próprio professor da universidade catedrático na década de 1920 ele publica ou seria o tempo e ele passa a ter uma relação amorosa nesse contexto com uma de suas alunas uma judia chamada hannah arendt torna se a sua mãe bom temos a ascensão do nazismo em 1933 ele rider torna-se reitor da universidade e ligado ao partido nazista alemão um ano depois 1934 ele começa a se desentender com as autoridades do governo com a universidade ea ele sai da sua posição de reitor um
ano depois e ele rider passa inclusive enviado pelo governo nazista mas temos aí a grande marca o grande problema grande questão da trajetória do nosso filósofo que a sua complicada relação com o partido nazista depois do fim da segunda guerra mundial um outro grande filósofo que antigamente tinha sido amigo do hardware o cauê asperhs ele pede para que o pai dele seja afastado da universidade como antigo simpatizante do nazismo veja depois nos anos 50 o rádio era integrada de volta à universidade mas aí ele passa a conviver com problemas de saúde terríveis problemas de saúde
e se de correntes ou pelo menos muito ligados a uma profunda depressão na qual ele mergulha no período pós guerra obviamente quando se filiou ao partido nazista em se envolveu com o governo vista ele se afasta da sua luta judia hannah arendt porém nos anos 50 terminada a segunda guerra mundial ele aproxima se novamente de hannah arendt e eles continuam em contato até a morte dele de rádio nos anos 70 bom haydn e no final ele nunca pediu desculpas pelas suas ligações com o nazismo no final da vida de uma entrevista explicando que foi o
que não foi essa relação complicada dele com o nazismo esta entrevista foi público para que fosse publicada só após a morte do autor eu vou deixar o link aqui em baixo pra você lê eu não vou entrar nessa polêmica da filiação ou não da proximidade ou não de ryder com o nazismo tem defensores e tem contrário eu deixo você lê a entrevista dele aqui em baixo e tirar suas próprias conclusões eu quero mergulhar de maneira mais profunda um pouco no pensamento do autor ryder é fortemente influenciado por seu mestre o sal no campo das discussões
da fenomenologia o que seria a fenomenologia que seriam esses fenômenos se sabe que isso tem um lado grande vamos ver como é que o rider definir a questão dos fenômenos no seu texto que isto a filosofia é o que é filosofia então ray griggs assim a palavra fenômeno deriva do verbo fine stae que significa aquilo que se mostra aquilo que é manifesto foi nesse time ao infinitivo defino trazer ao trazer ao dia colocar a luz pai não pertence a esfa luz claridade isto é aquilo que pode tornar-se manifesto visível em si mesmo então é isso
que significa fenômeno aquilo que mostra aquilo que se manifesta aquilo que aparece a fenomenologia essa área da filosofia dentro do campo da epistemologia odontologia que busca entender como é que as coisas aparecem as nossas consciências como é que os fenômenos manifestam-se em mim como eu conheço as coisas erros ao que foi um mestre do hardware era um de muito conhecido é um grande expoente nessa área da fenomenologia o céu disse é que quando a gente vai pensar o conhecimento não podemos pensar a nossa consciência como mamona como assim o professor sempre que a consciência tenta
entender algo por exemplo eu tento entender esse livro o entendimento acontece na relação isto é eu não posso pensar a consciência como algo anterior ao conhecimento sempre que o ser humano tensa ele tem um objeto desse pensamento sempre que o ser humano especula há um objeto dessa especulação quer dizer sujeito e objeto a minha consciência e aquilo que a minha consciência quer conhecer estão são internacionais se mordam juntos então vou te dar um exemplo se queixando se complicado vou te dar um exemplo bastante simples pensa num cavalo o ser humano quer conhecer um cavalo existe
no mundo vários tipos de cavalo todos os cavalos que existem no mundo são únicos entretanto eu consigo saber que todos são um cavalo que todos têm coisas em comum que podem definir como um cavalo uma cavalli idade portanto só que essa cavalli idade não existe na realidade não existe como pensavam os teóricos do mundo das idéias um cavalo ideal de onde derivam todos os outros cavalos esta ideia de que a validade do que é ser um cavalo é uma coisa criada na minha consciência mais na relação com os cavalos reais tudo o que eu penso
é criada pensado em relação com o mundo real ou seja não existe consciência em algo que está sendo pensado não existe pensamentos em objeto do pensamento a nossa mente é caracterizada pela intencionalidade o nosso pensamento é forjado de um caldeirão e neste caldeirão está mente está o real que nascem juntos que são forjados como substanciamente juntos então perceba que a nossa consciência ver os vários tipos de cavalos todos eles únicos ea nossa consciência dá pra eles uma unidade são cavalos é isso que o céu se ama de intuição categorial a nossa consciência que sempre tem
uma intenção é sempre o pensamento de algo não existe um pensamento puro anterior algo a nossa consciência ela se forja junto com a coisa intuição categorial esta a nossa consciência faz que é da unidade o real quer mostrar que é dar coerência ao real perceba vocês nas escolas estudam bastante sobre de kart e de carlos falava assim ar com esse mundo pela razão ou se estudam noc falando algo nesse mundo pelos sentidos perceber que o céu está falando é diferente dos dois o celta dizer não existe um conhecimento prévio ao mundo o nosso conhecimento se
constrói junto com um junto com a realidade bom feita essa introdução no campo da fenomenologia vamos entrar então na questão do hi dri propriamente ditos bom então voltamos à questão do começo do vídeo o que ao ser o que é essa experiência que todos nós temos desistir em vez de não existir do ser em vez do nada os gregos falavam sobre como o sono é irmão da morte neda como às vezes na não só na gente experimenta um pouco essa ideia ao dormir nós experimentamos um pouco essa coisa de não ser essa nossa possibilidade de
impossibilidade o que eu ser o que é existir o que está bom o que é verdade os gregos tinham uma palavra para a verdade vou colocar essa palavra hebraica bem grande para você saber como ela se inscreve a palavra que os gregos usam para a verdade é a palavra aletheia prefixo a significa a negação letten significa véu velar ocultar ou seja verdade para os gregos é desvelar de executar pelo menos esse o sentido da palavra não é verdade como desvelar como desocultar como tirar o véu tem também uma uma questão se a gente vai tentar
buscar a verdade se a gente vai tentar retirar este véu que cobre a realidade a gente vai fazer isso da maneira que estou fazendo agora por meio da linguagem claro que falando é diferente de escrevendo mas todos os todos os dois casos quando buscamos chegar ao real quando buscamos conhecer a verdade o ser humano sempre faz isso por meio da linguagem a linguagem frase famosa do raid game é a morada do ser é a clareira do ser é por meio da linguagem que a gente pensa então pensar é por meio da linguagem tentar tirar o
véu que cobre verdade aletheia a verdade desocultar o ser a investigação filosófica aqui então é por meio desta a morada dos seres lugar onde a gente vive neste lugar onde se constroem lugar é este a linguagem as palavras matéria prima do nosso pensar por meio delas temos que desvendar o real tirar as vestes que cobram real hora mas quando a linguagem o pensamento é isto meramente como algo técnico vocês concordam que fica difícil chegar à verdade é preciso pensar poeticamente cuidado quando falo poeticamente estou me referindo a palavra grega poiesis que significa criação a linguagem
não tem que ser uma técnica de repetição e reprodução a linguagem tem que estar a serviço da busca da verdade e para isso ela tem que ser poética criativa criadora desafiar para tentarmos tirar este véu que cobre o real tudo bem o professor então estamos buscando a verdade desvelar o real bom e como fazer isso ponto a gente tem que buscar a essência do ser ser diferente de outros filósofos em rider ser cliente são coisas distintas em ti é uma palavra da língua portuguesa que vem do grego onta que significa tudo aquilo que existe mas
a ontologia para a idéia não é o estudo exatamente docentes e sim um estudo da essência desses entes e sim um estudo do sertão algo mais profundo que o rádio vai dizer que a ciência nunca vai descobrir a essência do ser por que por que a ciência se limita a estudar esse ser tal qual ele aparece à sua frente tá pra ciência tácito quer dizer está implícito meta não dito a ciência assume como o ser como equivalente aquilo que se faz presente a mim ou a ciência estuda aquilo que se faz presente a mim aquilo
que está diante de mim aquilo que o que o rei vai dizer que são seres exóticos mas a ciência nunca vai conseguir entender o que é exatamente a essência do ser que está para além daquilo que está os nossos olhos porque você acabou de concordar comigo que a cavalo idade isto é aquilo que define os cavalos não é algo que está exatamente do mundo físico é algo quer ver quando somente com as nossas construções quer dizer não dá para você entender a essência do real estudando apenas aquilo que está fisicamente à minha frente porque o
real não é uma questão de física a essência a última do real é uma questão de física na questão de natureza daquilo que está à minha frente é uma questão de metafísica meta significa além é algo que está para além do físico para além da natureza para além dos meus olhos então a essência da realidade resumindo que eles até agora a essência do ser que é o que a odontologia vai estudar na visão do raid é a essência do ser está para além do mundo físico para além do que se mostra minha frente onde está
a essência do ser bom mas depois de toda essa discussão vamos então ao coração dessa aula que é o seguinte então afinal o que é essa experiência de ser que não é se manifestar que não é apenas a coisa física como nós falamos agora bom essa experiência de ser para falar sobre essa experiência de ser pai negro introduzirá um conceito fundamental na história da filosofia que é o conceito de design como traduzir este da asae apareceu em alemão a palavra pra você bom o próprio rider traduziu isso em francês como época lilau que se a
gente fosse traduzir bem do francês seria a seguinte tradução c o avaí geralmente se traduz como ser aí né mas na verdade o próprio rider isso que me chamou a atenção foi o professor oswaldo giacóia num livro dele sobre o rádio é maravilhoso que eu recomendo a vocês que o livro chamado ryder urgente no curto do professor oswaldo giacóia fazer um resumo uma síntese da obra do rádio que o próprio jackson chama atenção para isso que a tradução mais correto não seria ser aí mas ser o aí e esse é o ser humano e é
isso e essa é a nossa experiência desistir tudo bem professor você falou palavras em outras línguas mas explica o que essa experiência de ser ser para ryder é a abertura é possibilidade ser para ryder são projetos infinitos é isso que é a sua existência então pensa comigo você nasce e você como eu nós somos jogados no mundo atirados no mundus pressão famosa do rádio nós somos atirados na existência ea partir do momento que somos atirados nesta existência ninguém pediu pra gente a gente queria ser tirado na existência nós estamos abertos a realidade e abertos a
nós mesmos hoje eu acordei e a partir do momento que o professor daniel acordei eu comecei a pensar em coisas banais pensar nessa aula que eu tô gravando agora eu comecei a estar aberto aos meus próprios pensamentos mas ao mesmo tempo sentir o sol que hoje está bem forte aqui em são paulo ao mesmo tempo eu senti o calor ao mesmo tempo senti o vento a comida sente fome existir essa experiência avassaladora de estar aberto ao real de possibilidades que o ser humano pode imaginar qualquer coisa lembra daquela frase do pascal quando pascal falava pra
nós que o ser humano pode pela sua mente abarcar o infinito pode abrigar o infinito em sua própria mente ele pode pensar nas estrelas média gente está vendo agora toda a astronomia tirando o neo que porque seriam fotos né de coisas que estão muito distantes daqui veja a nossa lente é capaz de muito longe o ser humano é um projeto infinito o ser humano é feito de possibilidades o ser humano é feito de abertura é isso que existe melhor que o raid está contestando aquela tradição que diz que o ser humano e razão ou aqueles
humanistas do renascimento do século 17 que dizem que a dignidade humana significa você pensar racionalmente que isso faz a gente está acima dos animais que o rádio está dizendo aqui é que a nossa dignidade é muito mais profunda do que pensavam os gregos os humanistas a nossa dignidade e abertura à nossa dignidade ao projeto nós estamos jogados no mundo e com possibilidades infinitas possibilidades infinitas e não realidades infinitas porque apesar do ser humano poderia imaginar a eternidade apesar do ser humano poder pensar um deus perfeito e todo poderoso lembre-se que regra teve uma formação em
teologia apesar de ser humano por de pensar em um deus perfeito todo poderoso o ser humano morre tem sido limitada pela temporalidade olha só a condição humana ao mesmo tempo podemos imaginar a nossa alma ver eternamente mas temos que nos confrontar com a possibilidade da impossibilidade ou seja com a possibilidade de sermos atirados para o nada desse projeto infinito dessa possibilidade absoluta se tornar uma impossibilidade absoluta ao mesmo tempo que eu daniel faço projetos estudo tendo aqui comunicar com os meus alunos da maneira mais clara possível tensão do meu futuro penso em questões profundas em
questões presidenciais que eu tenho que lidar com o fato de que a qualquer instante mesmo no momento em que eu estou falando aqui pra você a minha existência pode ser encerrada abruptamente pode ser encerrada do nada como nós dizemos pode ser encerrada na impossibilidade de todas as minhas possibilidades e é neste lugar que está à nossa existência ora então a nossa condição a nossa existência é uma coisa radical nós somos os ser abertura possibilidade pensamento confrontado com não ser com a impossibilidade com nada e é daí que vem a nossa sensação é que vê o
nosso afeto membros mais fortes que angústia nesta consciência do nada que tem sempre está soando essa nossa existência o ser é sempre ser em algum lugar eu sou abertura mas eu sou a abertura aqui em são paulo domingo nesse momento mais ou menos mais quatro da tarde eu sou daniel serra em são paulo domingo como abertura e como possibilidade de impossibilidade com possibilidade de encarar nada eu me relaciono com o mundo representando coisas que quer representar representar é apresentar por exemplo você tem um amigo você pensa nesse amigo o tempo você vai concordar comigo que
o pensamento está aqui dentro nunca é exatamente ao amigo é igual ao amigo que estava fora pensar é sempre pegar o que você viu e refazer e representar pensar é representar o pensamento é um teatro constante que nós fazemos em nossa mente o que está relacionado à muita coisa dentro de nós então nós representamos o real dentro de nós é assim que a gente lida com o mundo mas não é só assim que a gente lida com o mundo nós também temos relações com o mundo de por exemplo pegar por exemplo a luz do sol
e transformar em energia elétrica então eu vejo esta realidade à luz do sol me aproprio dela tornam ela o objeto dos meus estudos e faço isso para reproduzir para manipular esta coisa então o pensamento também reduz as coisas a instrumentalização reduz as coisas a técnica o pensamento representa e mais importante do que tudo o ser humano tem uma relação ética com as coisas o ser humano tem uma relação ética com a realidade e apenas e não apenas existe e não apenas pensa como fazer o que fazer o ser humano também pensa se devo fazer o
ser humano também intensa em como se relacionar com as coisas e aí vem eu sou daniel insisto eu sou abertura que eu faço acabei de tomar um copo d'água estou aqui trabalhando nesse momento você está em assistindo para aprimorar os seus conhecimentos agora a pouco eu estava com meu amigo walter professor de história aqui conversando e está fazendo com walter com vocês e comigo nós estamos cuidando de nós quando você assiste a essa aula você está cuidando da sua mente cuidando do seu pensamento quando estou aqui trabalhando eu estou cuidando da minha vida cuidando da
minha existência material e mental quando estou conversando com walter estou cuidando da minha existência espiritual relacional o ser humano é também um ser de cuidado e o ser humano não deve ter essa relação pensão rádio instrumental com as coisas transformar todas as coisas com objetos eu devo pegar o walter que os alunos é como eu uso a energia do sol eu devo ter uma relação com a natureza com as pessoas e comigo de cuidado é essa ética haryana que brota de sua metafísica o que brota da metafísica de ryder de ray gum é a ética
do cuidado o ser humano não deve ser como os cientistas do século 17 pensavam senhor da realidade que subjuga realidade o ser humano tem que ser um pastor da existência do ser humano este ser ou aí veja jogado na realidade no mundo no tempo tem este lugar de ser aquele que cuida do real cuida desse cuida do mundo de ser um pastor da existência esta ética que ele vai colocar pra gente a ética do cuidado então ser humano a abertura um ser humano a possibilidade possibilidade de abertura esta que tem infinitas possibilidades mas ela não
é infinita uma vez que ela está limitada pela sua temporalidade o ser humano deve ser o pastor do universo aquele que cuida das coisas cuida desse cuida do mundo ao seu redor porém na modernidade existem várias coisas que estão contribuindo pra que a gente vive uma vida inautêntica uma vida em que agente nega esta nossa própria possibilidade infinita essa nossa própria beleza e dignidade que essa nota essa nossa abertura que a existir abertura as coisas abertura se negado a modernidade negada por exemplo por uma coisa que ele vai chamar de inflação que isso existe uma
coisa hoje que é as pessoas querem falar sobretudo dar opiniões sobre tudo a todo momento se posicionar o famoso falar falar falar e não dizer nada isso é o que mais acontece é só olhar os comentários aqui na internet seja no youtube seja em sites de notícias o que mais você tem é pessoas emitindo palavras de ordem falando coisas prontas e isso pessoas de todos os lados essa crítica política vale para várias posições pessoas estão se repetindo clichês palavras prontas frases de efeito são pessoas que falam falam falam e não vivem nada e não dizem
nada e nada que eles falam significa nada que eles falam têm peso ou seja são pessoas que vivem uma vida e na autêntica cuidado se informar importante mas não passa o seu dia vendo notícias senão você vai desperdiçar a sua vida com tranqueiras tudo bem guarda ao meia hora uma hora do seu dia que seja telenotícias para se informar mais cuidado com o excesso cuidado você que agora tá assistindo esse vídeo além do comentário ao mesmo tempo está fazendo isso o que de fato você está pensando o que de fato você está absorvendo será que
a sua vida uma vida entregue as possibilidades a abertura que é algo que todos os seres têm ou será que a sua vida uma vida autêntica de falatório lembre-se sua alma vida que pode ser vivida que a nossa só uma morte que pode ser experimentada que a nossa própria e é preciso entender essa abertura outra ameaça ao ser outra ameaça nossa existência essa obsessão pela técnica veja não é que o rider é contra a tecnologia de jeito algum não é que o rider é contra técnica contra a ciência nada disso mas ele teme que a
nossa relação com a ciência com a técnica seja uma relação automática subserviência onde nós enchemos a nossa abertura de possibilidade para trás vivemos uma vida automática de falatório de repetição de sujeição às coisas então não podemos estar em falta com a gente mesmo temos que nos reconhecer como possibilidades e temos que cuidar de nós e cuidar de um do mundo e cuidar dos outros e cuidar das coisas porque isso ao ser humano ser humano é cuidado não devemos nos entregar à tagarelice que é o que mais tem hoje falar falar falar dar opiniões das opiniões
as opiniões se posicionar os posicionados posicionarem não dizer nada e não ser coisa alguma é preciso cuidar do seu ser é preciso aceitar a sua possibilidade esta obsessão pela tecnologia pode nos fazer mal é interessante porque a tecnologia coloca questões novas na filosofia questões que nunca tinham aparecido antes por exemplo o ser humano deve continuar a existir o ser humano merece continuar a existir a vida dos outros animais dos insetos a vida da natureza merece ser preservada são questões que não existiam para filosofia antes são questões que a própria tecnologia nos apresenta tecnologia é essa
que tem poderes apocalípticos quer dizer ela pode não que ela vai ela pode destruir a realidade ela pode destruir a natureza ela pode destruir nós mesmo sobretudo porque a natureza terra o mundo sempre se recompõe se a gente desvia natureza agora a gente vai morrer mas a natureza aqui alguns peões milhões de anos e lá vai se refazer então qual é a solução para esse mundo da tagarelice pra esse mundo da compulsão a solução é a meditação cuidado quando falo meditação aqui não é meditação exatamente no sentido de meditar pode até ser mas quando o
rider fala e meditação ele quer dizer uma forma de pensar um tipo de pensamento que vai aparecer aí pra você agora pra ficar mais claro então meditar significa um exercício permanente de reflexão e para que esse exercício exista é preciso três coisas primeiro sobriedade o que é sobriedade lucidez auto-reflexão autocrítica olhar para si mesmo não ter pressa em ter opiniões por exemplo alguns alunos do colegial resultado anual para eles sobre kant dá um minuto de aula dez minutos de aula e já começam a perguntar me encante de esquerda ou cante direita o atacante seria a
favor do porte de armas ou não quer dizer eles colocam no canto de questões que não são da época do cante mais importante que isso eles não conseguem parar para pensar sobre o candidato refletir para criticar a meditação é isso esse pensamento alto refletido pára de crescer e opiniões para de crescer posicionado bem depois você faz isso mas primeiro vamos recolher nos a nós mesmos as nossas possibilidades é preciso sobriedade coisa que está faltando segunda coisa que é preciso é preciso liberdade liberdade em relação aos delírios de onipotência em que estamos enredados retomando a modéstia
em relação ao nosso saber poder como assim é preciso lembrar que nós somos possibilidades infinitas mas nós somos limitados pela nossa própria morte limitados pelos próprios lugares estreitos da nossa mente quer dizer o ser humano não é onipotente não é todo poderoso é preciso ter modéstia é preciso assumir que a gente erra a gente errar a gente continua errando que a gente já errou muito e acaba com esse dele de onipotência de querer com uma ideia com uma mente em dez minutos criar uma solução para todas as coisas outra coisa acontece comigo dando aulas nos
perguntarem para mim aí daniel com a solução para a crise econômica brasileira como se eu soubesse quer dizer as pessoas têm que ter um pensamento calmo sereno sóbrio livre desses delírios modesto claro ousar pensar mas saber que o pensamento tem limites e por último renunciar ao uso compulsivo da tecnologia e abrir-se para a responsabilidade necessária nas relações humanas cuidado de si e cuidado com o mundo no fundo rider está dizendo que precisamos de um outro pensar não este pensamento do falatório da compulsão das notícias de jornal dos cliques internet diríamos hoje claro haig morreu nos
anos 70 bem antes é preciso um pensamento reflexivo meditativo um outro pensar pensar e agir não só coisas separadas para ryder pensar e agir é uma coisa só pensar e ser ser e pensar pensar e agir agir é uma forma de pensamento pensamento é uma forma de ação não está errado portanto aquela frase do sartre a existência precede a essência não para ryder a existência própria essência quer dizer a nossa própria essência existir é ser a abertura ser possibilidade ea nossa própria e na autenticidade é este entregar-se ao falatório a obsessão num mundo onde a
mudança é constante o que fazer para manter o pensamento ser possibilidade de abertura morte temporalidade cuidado pensamento meditativo sobriedade é preciso sobriedade veja aqui o rider as idéias do rádio os pensamentos do rádio que são bastante contemporâneos por isso que o professor já colhe que eu comentei pra vocês têm esse livro chamado ryder urgente que recomendo que vocês leiam antes de adentrar na obra do hardware propriamente dita veja são pensamentos que nos toca eu queria perguntar pra vocês o que esta este pensamento de que este vídeo que quer as idéias fazem você pensar que ela
desperta que elas te intrigam que formiguinha né formigamento que elas fazem no seu cérebro que elas te a ti são a pensar bom espero que vocês tenham gostado da aula comenta lembrando sempre que fui mal introdutória pensamente rádio tem muito mais coisa do que isso e lembrando por último que nós temos um site se liga na história ponto com.br nesse site você encontra vídeo-aulas você encontra textos você encontra resumos se encontra um curso completo porém não apenas com filosofia mas também com sociologia história para enem para o nesc para unicamp para vários vestibulares na verdade
londrina paraná então se você tiver interesse dar uma conferida no site ou indica para alguém que você sabe que tem se você gostou do vídeo muito obrigado um grande abraço e até a próxima [Música]
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