O Desafio da Secularização - Guilherme de Carvalho (Teologue 2024)

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FAMÍLIA DOS QUE CREEM
No nosso 3° Fórum de Cosmovisão Cristã, recebemos o pastor Guilherme de Carvalho em um tempo singula...
Video Transcript:
gente eh então a gente viu aqui né Que Realmente nós temos uma turma que chegou agora então Eh vamos ver que que a gente pode fazer a respeito eh o assunto de ontem foi a cosmovisão do self e o problema da realidade Resumindo o que a gente quis trazer é que o homem o homem temporâneos resulta de um processo longo a gente começou a falar do renascimento ali lembra do pico Dea mirandola alguns ão aí se lembram disso quando acontece uma inversão da relação de ser e ação e ao invés do ser humano pensar que
o que ele deve ser resulta do que ele é Deus fez o ser humano deu uma natureza deu um destino o ser humano precisa descobrir isso e viver isso com essa inversão o ser humano começa a pensar que ele é na verdade o possível e eu vou dar a mim uma natureza eu defino para mim um destino não existe uma ordem divina ou um caminho que está diante de mim e que eu preciso encontrar eu eu abro meu caminho eu construo meu caminho então essa mudança foi importante porque aí no campo do pensamento o ser
humano quer duvidar de tudo e reconstruir as suas crenças no campo da ética o ser humano duvida das ordens Morais e sociais estabelecidas e acredita que a gente deve reconstruir tudo também no campo da experiência estética o ser humano não acredita que existe uma harmonia pré-estabelecida que ele precisa entrar em ressonância com ela A beleza não tá fora o que é importante é você ser autêntico e expressar o seu sentimento eh isso é chamado de expressivo e a gente desenvolveu um pouco mais essa dimensão aí do expressiv ismo na na cultura do século XIX no
movimento romântico e enfim isso foi o começo da reflexão e a gente foi bater no século 20 num momento em que esse processo de afirmação da Liberdade do indivíduo chega a um clímax em 1968 nessa grande revolução que não foi uma revolução exatamente política mas de costumes em que eh pela primeira vez se diz é proibido proibir Então você entende que realmente que a Liber ade humana eh indo além até dos iluministas significa o poder de criar um novo mundo de criar uma nova ordem de eu priorizar ser eu mesmo sobre viver com os outros
ou obedecer a tradições ou eh aceitar imposições da sociedade e isso é muito importante né Essa nova concepção de revolução eh que é uma questão mais moral e emocional que a gente tem de 68 paraa frente e isso foi chamado por um filósofo em particular Eu mencionei aqui de segunda revolução individualista a primeira tá associada com o iluminismo e as revoluções burguesas e agora a gente tem a segunda revolução individualista que é muito uma uma um discurso sobre subjetividade e você ser fiel às suas emoções Ah e quanto a sociedade e tal vamos revolucionar a
sociedade de um jeito que ela funcione para maximizar a minha busca de autoafirmação e de bem-estar então isso se torna uma espécie de nova lei né é a sagração da autenticidade A pior coisa que você pode fazer é ser inautêntico é ser Infiel a você mesmo não seguir seus sentimentos ficar preso aí em tabus em estruturas que outras pessoas criaram você não sabe nem de onde veio isso e isso é ser uma pessoa madura completa feliz e a gente falou um pouco sobre eh como esse processo avançou de 68 para cá começando com a elite
cultur virando eh indústria cultural e afetando eh eh obra obras de de arte de mídia de massa eh educação Universitária e teoria Educacional essa ênfase por exemplo no no na autonomia no protagonismo do aluno tem relação com esse processo eh isso vai impactar o sistema internacional de direitos humanos e a certa altura então nós começamos a ver os efeitos disso e a gente terminou até com um paper que Eu mencionei que o cara mostrou lá que teve uma mudança na imaginação moral inclusive as pessoas param de pensar em termos de eh eh coletividade e racionalidade
elas pensam agora em termos de individualidade e sentimentos subjetividade e sentimentos Isso tudo foi acelerado com tecnologias mais recentes Então esse é o contexto dessas discussões da eh de anto do e Jonathan hde recentemente sobre o aumento de Sofrimento psicológico ade dessincronização né o Bing churan fala disso Eu mencionei é entre a juventude então assim resumindo é uma grande revolução do self que a sociedade vai sendo aos poucos organizada como um sistema inteligente que detecta eh que entende a sua particularidade a sua subjetividade e que abre espaço para você ser o mais autêntico e mais
fiel a si mesmo que é possível e isso resulta de uma sociedade que tá entendendo que a gente não pode oprimir uns aos outros você tem que respeitar as particular particularidades de cada um mas isso foi levado a um extremo que tá gerando uma série de problemas é a questão é esse extremo a gente sai de um de um de um mundo em que o sujeito o indivíduo não é nada para um mundo em que ele é tudo E no fim a sociedade entra em processo de fragmentação eh e e eu disse então que isso
é a grande cosmovisão né a cosmovisão do self a gente pode falar de materialismo pode falar de relativismo eh de espiritualismo aí você tem as religiões tradicionais né hinduísmo por exemplo ou tem filosofias ocidentais como existencialismo que tem relação com esse eh com esse processo mas o meu argumento é que não é que é não é válido a gente pensar em termos de várias cosmovisões que muitas vezes estão em contradição entre si e interagem para formar a sociedade plural moderna mas ex existe uma estrutura hegemônica existe uma estrutura hegemônica que eu chamei de de biocosmética
principalmente a arte popular eu citei aqui né mostrei um artigo que saiu tem pouco tempo lá no wall falando de uma pesquisa sobre os grandes hits dos últimos anos notou-se que eles as músicas são muito mais raivosas e muito mais voltadas paraa subjetividade pessoal fazz uma pesquisa dos últimos 10 anos das músicas que ficaram nas paradas de sucesso e os temas das músicas são mais subjetivos e tratam mais de ressentimento pessoal e Sofrimentos pessoais isso saiu agora tem dois meses aí essa pesquisa não tem se meses que a pesquisa saiu se não tô enganado e
menos meses divulgando no Brasil mas isso é só uma ilustração do desse processo né Existe uma grande de estrutura e e a gente pode ser mais específico se você pensar que a sociedade moderna é sistema de consumo e estado eh fala-se hoje em um estado terapêutico que é um estado que busca eh abrir espaço para você ser você mesmo e existe o sistema de consumo que é um sistema inteligente de detecção da sua particularidade de criação de demanda de entrega de produto sob medida eh para que você eh seja feliz Então a gente tem um
mercado terapêutico um estado terapêutico e não estou dizendo que muitas vezes esse sistema não passe por cima de você eh porque na verdade para sustentar esse sistema eh entregando o que você deseja Você também precisa ser capturado por esse sistema para você imaginar a vida moral e seus conceitos de felicidade nos termos que ele coloca então o gis lipov ele tem uma expressão sensacional para descrever isso Narciso libert é o homem contemporâneo Narciso libertado mas Narciso libertado é Narciso acorrentado porque ele é um sujeito que sozinho não tem como resistir eh aos apelos e persuasões
do estado moderno terapêutico e do mercado e ele é menos comunitário do que antes porque o sistema cultiva as suas escolhas individuais e o seu modo específico de vida e o sistema te diz que isso é mais importante do que obrigações comunitárias é você ser feliz então você tá cansado de ficar casado com esse homem com essa mulher então o sistema te diz go for it seja feliz Larga esse negócio existem outras alternativas vai comer pipoca asstir Netflix qualquer outra coisa então o sistema te diz isso e ele te empodera para fazer isso as leis
de divórcio são enfraquecidas eh antid divórcio né e o processo de divórcio é facilitado e você tem múltiplas opções de experiências de prazer para E você tem terapeuta Você tem psicólogo para lidar com seus Sofrimentos e você aprendeu a não depender né de homem ou ou enfim tem o seu seu próprio patrimônio é separado né Isso não é negociado mais tudo é dividido Então tá mais fácil você buscar sua felicidade e não ficar preso em ninguém então o sistema te liberta e te acostuma a consumir os produtos dele e você não consegue escapar desse de
desse negócio então ele diz que Narciso libertado é Narciso acorrentado Narciso libertado da sociedade contemporânea é Narciso acorrentado eh a a um um programa de felicidade então é é ideológico esse processo mas esse foi o assunto de ontem a gente vai falar hoje de secularização e a secularização moderna tem tudo a ver com a cosmovisão do self Eu não disse que isso tá em contradição com Cristian né mas está porque a a grande mensagem na cosmovisão do self é seja você mesmo e a mensagem cristã é tome sua cruz e siga-me né na no na
na cultura que sacramentou a autenticidade ser você mesmo É a coisa principal mas na cultura Cristã você tem que imitar outro ou seja o cristianismo diz não seja você mesmo porque você não presta não seja você mesmo você tem que imitar Jesus mas não é que não existe a particularidade a sua particularidade vai emergir sim na medida em que você segue Jesus aí você vai se encontrar mas isso tem a ver com a visão antropológica Cristã como o homem foi feito a imagem de Deus então para você se encontrar você tem que olhar para fora
e não para dentro então a visão cristã da coisa é diferente não é que você não ten a sua especificidade eh lá nas cartas eh de Apocalipse a gente vai ler aquelas sete cartas ali do no livro de apocalips as igrejas da Ásia Nós lemos isso ali que o que vencer vai receber um uma pedrinha branca com um nome que ninguém conhece só aquele que recebe lembra disso então assim o seu nome singular que de diferencia de todo mundo vai ser encontrado mas você não encontra olhando para dentro você tem que seguir Jesus e aí
aparece sua particularidade para tudo que o Pedro pode ser e deveria ser aparecer ele tinha que seguir Jesus para tudo que Paulo deveria ser e poderia ser surgir no mundo Paulo tinha que seguir Jesus então na visão Cristã a autenticidade é importante mas para você encontrar a autenticidade você tem que sair de si e na cosmovisão do self você tem que fazer um mergulho interno é diferente é é realmente diferente para dar o exemplo Evidente né que a gente mencionou ontem pensa nesse movimento mais novo movimento trans né é muito claro isso e eu tenho
uma identidade que não combina com o meu corpo Como assim você é o corpo a não ser que você cria em espíritos né ou que você acredite que existe uma essência da sua natureza que não está em algum lugar que não é o seu corpo Como assim você é isso aqui eu sou a minha barriga eu sou meus cabelos sou meus olhos eu sou brasileiro falo português eu sou isso aqui não existe isso de um conflito eh enfim não deveria existir né Não tô dizendo que não existe existe um conflito Mas isso é um problema
o que que é mais real o que eu sinto que eu deveria ser ou meu corpo então a gente vive num mundo que prefere dizer que o corpo é falso e a minha suposta identidade interna é verdadeira Do que duvidar dessa identidade imaterial e acreditar no corpo Então é isso que eu disse que essa inversão que é provocada pela cultura eh pela cosmovisão do self você perde o contato com uma realidade objetiva inclusive com a ordem moral objetiva e o que é real é o que eu sinto e o que eu quero isso é o
Real então se você tem tecnologia para mudar a realidade para ela se encaixar com você agora a gente tem antigamente não tinha né então não existe mais um caminho de aprender eh a ordem uma ordem moral objetiva o caminho é é transformar eh a a realidade externa para ela se adaptar eh eh à gente né o CS livro chama isso de oferta do Bruxo né Isso é a bruxaria né é o controle eh a mágica para mudar a realidade porque aí eu não preciso mudar eh eu não preciso aprender uma ordem moral lá fora eu
vou lançar um encantamento no mundo e o mundo vai ser o que eu quero né então isso não se encaixa definitivamente com a tradição Cristã por isso tem essas rupturas né Tem gente que acha que o problema dos Evangélicos é com as pessoas lgbtq PN mais não é o problema dos Evangélicos é com a cultura do self que não é sustentada por essas pessoas essas pessoas são simplesmente símbolos culturais de uma civilização e essa civilização tem uma concepção de felicidade de autoafirmação que a gente não concorda Claro muitas vezes essa civilização e a elite cultural
vai aparecer como nós vamos ver com essas figuras como símbolos elas são símbolos da concepção de felicidade que elas têm Mas então o nosso problema não é com essas pessoas nosso problema é com essa concepção de de felicidade e de e de identidade que se desenvolveu na na sociedade moderna então eu tenho o cimente porque a gente ainda tá nesse assunto mas agora eu vou falar sobre secularização que tem a ver mas é um desdobramento aqui então gente eh o nosso roteiro aqui é esse quer dizer vamos ver né uma era secular vou falar um
pouco sobre a nova guerra de classes e vamos concluir falando sobre Eh que que Como deve ser a imaginação eh Cristã diante do do da secularização moderna pois bem gente o que nós queremos dizer com era secular na tradição eh Cristã na teologia Cristã vocês Talvez tenham visto algo assim já existe essa noção eh E isso está presente no Imaginário do Judaísmo do segundo templo que haveria uma era vindoura na era vindoura que vai ser introduzida por um grande cataclisma né os o o o sol vai se tornar em trevas e a luz a lua
em sangue né e as estrelas vão cair do céu né e os fundamentos vão ser abalados então existia a gente vê isso no antigo testamento já a expectativa de que um grande ato de juízo de Deus vai acontecer em que a ordem atual vai ser transformada e nós vamos ter uma nova ordem e aí o reino de Deus vai ser estabelecido vai ser um momento de juízo e salvação é como se fosse o que Deus fez no Egito eh as pragas foram lançadas eh o poder do Egito foi quebrado e o povo de Deus foi
libertado e atravessa o mar vermelho em direção a Canaã Então vai acontecer uma versão Mega disso aí é o grande dia do Senhor e aí Nós entramos na era vindoura eh todo mundo esperava que isso seria introduzido com a vinda do Messias mesmo mas o que acontece é que quando Jesus chega é vários sinais messiânicos surgem né a a voz Profética volta a Israel curas exorcismos pulão de demônios a Boa Nova é pregada o ano aceitável do senhor Jesus prega em Nazaré e fala assim hoje se cumpriu essa palavra ele dê Isaías e diz hoje
se cumpriu e começa a fazer os sinais e aí o pessoal entende ó Então chegou o fim do mundo né a gente pensa assim não chegou um grande mestre de como ser feliz não Jesus tá anunciando basicamente o fim da ordem presente e a introdução de uma nova ordem com o reino de Deus se estabelecendo definitivamente no mundo e todos os reinos vão reconhecer Jerusalém e tudo mais então gente era diferente sabe quando tá chegando no Natal ou então quando tá chegando sei lá no na final da copa gente final da Copa é escatológico né
quando tá chegando no final da copa A impressão que dá é que Nada Mais Importa ninguém quer trabalhar ninguém quer namorar ninguém quer fazer nada só quer ver o jogo e aí Tudo começa a acabar antes e quem quem força a barra né tem chefe que força a barra para todo mundo trabalhar mas ninguém trabalha fica todo mundo enrolando lá no serviço E aí da hora do jogo tem que dispensar todo mundo dependendo quando acontece domingo até a igreja tem que suspender o culto porque senão vai dar ruim então imagina essa sabe essa sensação de
que tá chegando naquele momento E à medida que vai chegando Nada Mais Importa Eu lembro quando tava no dia da na semana da minha filha casar foi assim gente era um torvelinho assim na ccia que tudo começava a girar ao redor do sábado que vai ser o casamento então a agenda o que qu fazer problema quer resolver ou não resolver gasto de dinheiro aumentava naturalmente né e o dinheiro gastando para arrumar o lugar e é o fim do mundo vai acabar ali eu pros pais era algo assim mesmo né Então imagina assim que você não
tá pensando nisso agora porque não tem nenhum sinal mas imagina essa sensação de que uma convulsão cósmica tá chegando Você não vai comprar terreno não tem projeto mais de nada você eh sai do curso que você tá fazendo vai fazer uma pós-graduação você tranca a pós-graduação porque o mundo vai acabar Então essa era a sensação quando Jesus tá anunciando que é chegado o reino de Deus era isso Jesus tá anunciando uma mudança de era um evento que tá se aproximando só que o que se esperava é que ia acabar era presente e chegava em doura
só que Jesus tá ali pregando nada dos do Jesus não reúne os exércitos de Israel para vencer os romanos apesar dos sinais que ele realizou nada disso está acontecendo o mundo aparentemente não está sendo transformado pelo contrário a resistência contra Jesus tá crescendo Judas fica desesperado resolve entregar Jesus porque fala isso aqui não vai dar em nada eu tenho que sair pelo menos com o que eu gastei né pelo menos para não tomar prejuízo o negócio começa a dar ruim e Jesus morre Então acabou tudo mas aí Jesus ressuscita Jesus ressuscita os caras não não
é possível foram lá olhar o túmulo não tinha ninguém lá mesmo tinha sumido e as mulher falando que Jesus apareceu para ela mas ninguém liga para o que a mulher fala mas elas estavam dizendo isso naquela época né gente naquela época ninguém ligava em em nos tribunais o testemunho da mulher não contava tinha que ser homem e E aí sabendo disso Jesus apareceu para elas primeiro sabendo disso aí depois o que acontece é que os discípulos vem Jesus e um monte de gente vê Jesus Até Inimigos começam a ver Jesus tipo o Paulo e o
Paulo relata que ele sabia que Jesus apareceu para um grupo de 500 irmãos que estavam reunidos em certa ocasião tá lá em primeiro Coríntios 15 então eram tantas aparições que viram um negócio assim todo mundo sabia mas o que que a gente faz com isso agora porque a ressurreição era era no novo mundo como é que já aconteceu a ressurreição Mas a gente não ressuscitou ainda tem gente morrendo então aí se desenvolveu a visão escatológica de que a era vindoura Foi iniciada antes da era presente acabar e a gente vive no entretempos e esse momento
foi chamado de esse momento presente que ainda não acabou o novo chegou mas o momento presente não acabou esse momento presente foi chamado de de culum ou de de do Aion né né então Romanos 12 Nós lemos isso não vos conformeis com este mundo já viram mas a palavra ali aon né então Eh no no latim é seculum e por isso que algumas versões antigas Dizem Não vos conformeis com este século já viram isso isso é interessante porque o problema não é o mundo como criação é a era presente então Paulo tá dizendo não vivam
de acordo com essa era presente tenham as suas mentes renovadas Em que sentido de viver a nova a realidade que tá chegando e a partir disso entender o que que esse século realmente é porque senão você tá perdido nele é como se Paulo tivesse dizendo acordem acordem acordem olha para esse mundo Essa era presente o jeito que a sociedade sem Deus funciona isso aqui tá superado a ressurreição de Jesus mostrou que isso é obsoleto então a gente não sabe quando é que Jesus volta e esse processo completa né a gente não sabe mas é isso
que aconteceu isso é a mensagem do Evangelho é que di do fato da Ressurreição de Jesus não dá para olhar a vida do jeito do mesmo jeito mais as coisas ordinárias e as coisas que são importantes para o homem sem Deus não tem mais o mesmo sentido para quem viu o Túmulo Vazio não adianta nem fazendo força não dá para desver como que i pedir para Pedro desver o negócio não tinha como ele desver ele olhava para os planos antigos paraa visão de Israel para o império romano e olhava assim isso aqui é perda de
tempo Então não é que os cristãos não vão participar da sociedade mas o modo de participar é inevitavelmente alterado por isso posteriormente desenvolveu-se uma concepção maior A partir dessa visão e em Agostinho isso é bem claro de que a gente vive um entre tempos isso aqui é o sécul o sécul é um é um momento temporário em que o reino de Deus não tá umado e a gente já sabe que a ordem presente tá condenada mas a gente tá aqui então a gente tem que viver e a gente precisa olhar as coisas do ponto de
vista da eternidade e tem coisas que a gente vai ter que rejeitar Tem coisas que a gente tem que viver mas a gente não pode desprezar Então a gente tem que aprender a viver isso sob essa consciência de que o sol tá para nascer né a gente tá vendo ali que tá ficando claro então o sol tá para nascer ninguém sabe quando mas o sol tá para nascer Mas eu ainda tenho as tarefas aqui da vida então isso é o século então daí vem a ideia de das coisas seculares né Aos poucos isso foi desenvolvendo
as coisas seculares são as coisas dessa vida que a gente ainda tem que viver enquanto Reino de Deus não é Consumado tá então é daí que vem essa essa noção Então isso é é um é um pouco assim do do que o termo significa mas evidentemente tem conotações novas né que a gente precisa falar sobre elas aqui eh tem um autor recente o professor Steven Smith eh publicou um livro bem legal esse pagans and christians in the City eh guerras culturais do tibre ao ao potomac eh mas é o enfim é um livro sobre como
a igreja desenvolveu suas relações com a sociedade ao longo da história e ele faz uma comp ação de como a igreja fez isso nos tempos do império romano e como ela faz hoje na era do Estado eh liberal e democrático de direito como que a gente deve ver essas relações então é um livro assim muito interessante mas eu vou pegar só umas coisinhas aqui então ele vai dizer que existem formas diferentes de de de secularidade existe a secularidade pagã os pagãos conheciam alguma coisa como eh distinguir os deuses e eh as coisas Ordinárias da vida
ainda que elas tivessem relacionadas de algum modo com a divindade Mas eles tinham o sentido do que é comum e do que é o sagrado não é porque eles acreditavam em muitos Deuses que eles não faziam esse tipo de distinção entre o que é comum e o que é sagrado isso tinha em outras culturas mas o cristianismo desenvolveu uma forma muito específica de pensar a relação eh do do Divino e enfim do Sagrado e das outras coisas na visão pagã eh O Sagrado procede de forças que estão aí na natureza e na experiência humana eh
o mar pode ser sagrado a cidade é Sagrada eh eh o o amor é sagrado eh a a guerra o sol então no paganismo O Sagrado é contínuo com eh as o nosso mundo ele é parte do nosso mundo ele é parte do nosso mundo é uma força de origem que tá em algum lugar e a gente reconhece aquela potência da da natureza e atribui essa divindade Mas enfim são criações dos homens né mas no na visão eh Judaica E então judaico cristã Deus está além da natureza isso não significa que que ele não se
manifesta na natureza mas ele tá além da natureza né Se a gente for lembrar aqui Romanos 1 então é um dos textos mais lido né igreja reformada vocês devem ter lido muito aqui em romanos 1 a gente lê né que os homens A Ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade injustiça dos homens que suprimem a verdade por causa da Injustiça Paulo começa em romanos 1:18 com esse argumento que que existe um Sinal Da Da ira Divina contra os homens por causa dos seus pecados Mas por que eles são culpáveis porque tendo o
conhecimento de Deus não glorificaram como Deus nem lhe deram Graças antes se tornaram nulos em seus raciocínios seu coração insensato se obscureceu inculcando se sábios tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em imagem em semelhança de de homem corruptível bem como de aves quadrúpedes e répteis e por isso Deus os entregou as concupiscências do seu coração para praticar toda sorte de impureza E aí Paulo segue com seu argumento mas o que que é interessante aqui eh eh a certa altura o Paulo diz assim que eles são indesculpáveis porque esses atributos invisíveis de Deus
o seu eterno poder e a sua divindade são visíveis Né desde o princípio do mundo são claramente visíveis percebíveis ele usa um termos que tem um termo que tem um sentido termo grego a raiz de aeses que é daí que vem estética né sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas então eles tinham o conhecimento de Deus porque eh Deus é percebido seus atributos são percebidos por meio das coisas que foram criadas então esses homens são indesculpáveis porque tinham es conhecimento de Deus não glorificaram Deus não deram graças a Deus mas fizeram outro movimento
porque eles não podiam suprimir essa consciência Divina então eles atribuem a divindade às coisas criadas que eles têm condição de manipular até certo ponto né que são os Ídolos eh O que é interessante nessa forma como Paulo explica o pecado original né ele tá explicando o pecado original como um Rabino então ele tá falando de Romanos 1 eh perdão tá falando dos 10 mandamentos né não terás outros Deus Diante de mim não farás imagens de escultura então ele tá usando fundindo isso é um negócio meio midras assim ele tá fundindo isso com o relato da
queda de Gênesis e eh e com o o episódio do bezerro de ouro em Êxodo então e essas imagens estão todas embutidas implícitas na descrição que o Paulo fala faz da natureza do pecado mas o o que ele tá tá dizendo E aí ele tá falando num sentido que o romano entenderia né É Que Tem alguma coisa Sagrada mesmo na criação porque os atributos invisíveis de Deus seu poder e sua divindade são vistos por meio das coisas que foram criadas né não tá lá no Salmo céus manifestam a glória de Deus não é isso então
realmente tem algo sagrado só que esse sagrado não vem das coisas ele atravessa as coisas e o ser humano em revolta contra Deus não quer adorar a Deus então ele passa por um processo que Paulo fala que inculcando sábios tornaram-se loucos né ele ele tenta reprimir esse conhecimento mas ele não pode reprimir né para usar uma linguagem meio psicanalítica aí então ele vai atribuir divindade às coisas criadas ele não consegue não adorar ele não consegue não adorar Então em vez de adorar a Deus ele adora as coisas que de criou Mas por que que ele
precisa adorar as coisas que Deus criou porque ele não consegue se livrar dessa Glória Então esse é um ponto importante para entender a secularização é que para entender a idolatria de modo geral né o pecado idolatria das religiões de modo geral é que mesmo que você rompa a sua comunhão com Deus eh e você não pode mais se submeter a Deus e agradecer a Deus e adorar a Deus e o brilho Divino continua eh Irresistível e você vai buscar essas coisas vai buscar isso nas coisas que foram criadas lembra que Eu mencionei das Confissões de
Agostinho Não ontem que Agostinho fala sobre isso que ele buscava a beleza nos corpos ele não entendia que vinha de Deus né e ele ficava ali nos corpos buscando aquilo mas ela não estava neles ela só passava por eles pensa na criação como um grande Vitral então tudo que é verdadeiro Belo e bom atravessa esse Vitral e nos alcança mas quando a gente ele é quando a gente tenta tirar isso das coisas não tá lá atravessa o sexo atravessa comida atravessa a arte atravessa as belezas da criação atravessa a racionalidade humana a criatividade mas quando
você tenta segurar passou né você não agarra Então Deus não Deus se mostra nas coisas mas não é as coisas e agora vejam ao mesmo tempo na cultura Cristã em que se afirma que Deus é da criação se afirma que o homem foi feito a imagem de Deus e por isso ele é o clímax da da dessa criação no ser humano a criação adora a Deus é por isso que quando o homem peca ela é sujeita a inutilidade né a a vanidade a criação não tem racionalidade olhos e e boca como nós temos para eh
vocalizar articular a a glória Divina né então no ser humano o universo Tem um olho para contemplar o criador para se enxergar e contemplar o criador no no ser humano o universo tem uma boca para adorar a Deus em nome de toda a criação né a gente tem isso nos Salmos né os rios Batam Palmas e juntos cantem mas o rio não sabe o que tá acontecendo mas você tá ali em nome do Rio fazendo isso Você tá em nome dos Animais em nome das estrelas em nome da você é um sacerdote dentro da criação
divina para eh trazer como Primícias né o louvor da criação de volta para Deus é o ser humano então quando o ser humano rejeita a o Deus verdadeiro e não adora o Deus verdadeiro verdadeiro e adora Ídolos que é o paganismo então o universo perde o sentido o seu propósito mais elevado é destruído né e por isso que Deus tem que formar um povo que é um povo que vai adorá-lo enfim isso é a gente vai falar mais e Mas aí isso é a visão pagã então na visão Cristã essa função é recuperada através do
ser humano então a gente contempla a criação percebe a glória e o amor de Deus na criação e a gente retorna isso em adoração e cuidado é ess é a vocação que o Israel foi chamado para fazer e não conseguiu Jesus conseguiu E aí Jesus chama a igreja para fazer e ela ainda não conseguiu mas não tem problema Jesus já avisou desde o início que era uma jornada vamos caminhando com comigo que nós vamos chegar lá quando é problema não é problema seu né É problema de Jesus mas existe isso a visão Cristã então na
visão Cristã é o modo como você diferencia Deus da criação e o ser humano fica numa posição muito especial ali no meio como sacerdote da criação só a partir da Visão Cristã seria possível a visão moderna porque na visão moderna a gente tem uma situação que é a seguinte os modernos deles do cristianismo continuam acreditando que o ser humano tem uma dignidade elevada que ele é especial ele só não tem como fundamentar isso mais porque se Deus não existe nada faz sentido Não existe sacerdócio humano não existe um propósito especial pra existência você não é
melhor do que uma pedra um seixo é só isso mas o ser humano ele tem uma memória afetiva o moderno né então ele acredita que o ser humano é importante não consegue se livrar disso mais isso é uma questão pós cultura pós-cristã e por outro lado o ser humano não consegue mais acreditar nos velhos Deuses porque a descoberta do Deus transcendente eh eh eh ele eh desencantou a natureza então você não consegue mais olhar o sol e se ajoelhar e cultuar o sol porque você sabe que é é é um é é uma estrela né
é uma grande massa de hidrogênio que a gravidade era muito forte e aí pressionou e você iniciou um processo de eh de eh de fião né fião ou fusão né fusão né iso é um processo de fusão e E é isso que nós temos agora é essa estrela brilhando não é um Deus não dá mais mas aí você olha pro sol Nossa sol é tão glorioso Será que ele não sinaliza alguma coisa mas não existe nada Deus não existe então o ser humano ele não consegue mais ver a natureza como algo que aponta para para
além e ele não consegue fundamentar o sentido dignidade qual o resultado disso é um Novo Universo em que tudo que existe é o ser humano buscando felicidade e prazer e o universo é a matéria prima paraa sua autoafirmação é o que resta então a modernidade secular seria impossível sem o cristianismo sem o cristianismo que você tem é paganismo ou outras visões de mundo para ter a modernidade secular é necessário ter o cristianismo e apostatar do Cristianismo aí você tem essa civilização é o único jeito a questão é isso essa civilização é sustentável evidentemente não é
né e enfim na eh basta olhar ao redor a crise ambiental que a gente tem agora né Eh mas vamos vamos Eu quero ler alguns trechos aqui aqui do do Steven Smith a história nos deixou três amplas categorias ou famílias do secular ao secular Pagão no qual a ênfase mais forte quando não exclusiva É sobre esse mundo e essa vida eh mas eles são vistos como tendo uma qualidade Sagrada Então os pagãos não acreditam um destino transcendente pro ser humano mas eh O Pagão ele tá buscando uma felicidade temporal só tudo que ele quer que
os deuses deem para ele uma vida feliz Existem os Deus existe o sagrado mas você não tem um destino transcendente né Há o secular cristão no qual esse mundo e essa vida temporal são uma área específica do domínio Divino e como tal essa vida tem valor um valor imenso porque é uma Peça subordinada do domínio Mais amplo da eternidade Então essa é é o que nós temos na tradição Cristã e a o secular positivista distintamente moderno refletido na cosmovisão naturalista associada com a moderna Esse é o mundo não religioso e desencantado de Weber Russel Stace
companhia essas três versões do secular correspondem a três orientações existenciais diferentes Então a gente tem um pouco dos três na nossa sociedade hoje tem um pouco dos três mas realmente nas sociedades modernas O que é dominante é esse secular humanista né que é um uma espécie de filho bastardo do cristianismo e que erda uma série de valores mas não tem como fundamentar esses valores mais porque não tem uma ontologia para sustentar esses valores não acredita em Deus e tal então Eh é uma situação confusa e instável que não é sustentável e eu acredito que não
é sustentável no no longo prazo eh Então isso é uma ideia geral tá do que do que é secular na origem o o uso da palavra e uma categorização dos tipos de relação com o a temporalidade Então os pagãos veem as coisas temporais de um jeito os cristãos de outro jeito e os modernos de outro jeito para os cristãos as coisas temporais são eh são um um momento em que a gente caminha com Deus enquanto se prepara para a nova ordem que que vai chegar e as coisas Ordinárias são lugares onde você encontra Deus mas
elas não são Deus para os pagãos elas são Deus para os modernos elas não são nada são coisas que a gente usa Então as relações de pagãos cristãos e modernos com o ordinário a temporalidade as coisas são diferentes nesse sentido eu já posso adiantar o que que é secularização é você ter uma vida o que que é secularização para um indivíduo né um cristão mesmo hoje é você ter amplas áreas da sua vida em que as coisas não têm propósito elas não TM nada nada a ver com Deus e por isso mesmo como acontece muitas
vezes você pode fazer com elas o que você quiser porque é é é o arbítrio né então Eh isso é é muito a mente secularizada é utilitarismo a disposição das coisas né tudo pode ser manipulado mexido transformado modificado eh moldado para paraa minha autoafirmação porque tudo que existe é isso eu e as coisas né agora falando um pouco mais sobre teoria da secularização Esse cara é esse velhinho é muito importante não é tão importante quanto an w né claro mas ele ainda é importante esse é Charles Taylor que Eu mencionei ontem né que influenciou muito
Tim Keller é um o filósofo foi professor de Oxford e depois voltou pro Canadá escreveu as fontes do self e escreveu esse livro aí uma era secular que é um livro assim absolutamente fundamental para entender secularização é um tijolão assim ele ganhou o prêmio templeton por por esse livro e já teve no Brasil inclusive né uma era secular eh eh tem muita coisa nesse livro mas vamos pegar aqui um uns insights ele distingue três formas de falar sobre secularização três conceitos de secularização um entendimento ou de secularidade né um entendimento de secularidade dá-se em termos
de espaços públicos Esses foram supostamente esvaziados de Deus ou de qualquer referência a uma realidade última derradeira ou visto por outro ângulo como atuamos em várias esferas de atividade econômica política cultural Educacional profissional recreação as normas e os princípios que seguimos não nos reportam a Deus ou a qualquer quaisquer crenças religiosas as considerações a partir das quais atuamos são internas à racionalidade de cada esfera Então essa é uma visão mais clássica assim de secularização é que em nome da eficiência de uma racionalidade Econômica eh o homem moderno foi distinguindo diversas atividades e e reconhecendo especialistas
que destrincham a lógica interna desses Campos para que as suas Produções a circulação dos bens internos desses Campos seja mais eficiente e aí você tem essas esferas né você separa economia política arte educação e você vai tendo uma sociedade cada vez mais diferenciada né Isso é Max Weber e a lógica da religião não domina mais o campo não é a fé que determina o que que é mais produtivo na indústria eh são outras categorias então na medida que você vai reconhecendo Campos e as suas racionalidades internas eh Acontece uma retração da influência religiosa nesses Campos
então Eh quando você tá vivendo naquele lugar o Max Weber fala de politeísmo social né ele fala assim qual é o Deus que você segue quando você tá fazendo negócios business não é o mesmo Deus de quando você tá na educação né ou quando você tá votando não é a mesma coisa mas enfim não precisa falar nesses termos eh o gente como o Abraham Kuiper né que é um um teólogo cristão ele disputaria a ideia de que isso é um politeísmo para ele isso é simplesmente o reconhecimento de que Deus fez o mundo ordenado e
a gente descobre atividades com sentidos diferentes e não tem nada a ver com o não crê em Deus eh aceitar leis divinas para uma área da vida não é não crer em Deus né tipo ah eu descobri que existem leis físicas Então Deus não governa o universo nem isso nem faz sentido Quem começou a falar de leis físicas foi descart pela primeira vez e quem desenvolveu isso mais na frente foi Newton E os dois acreditavam em Deus então não é que porque você aceita que existem leis internas e processos que otimizam a produção daquele Campo
da sociedade eh descobrir uma racionalidade interna elimina a religião elimina Formas Mágicas da religião mas não necessariamente a religião eh mas é mas é fato que isso cria um desafio Porque como é que se Qual é a correlação aí da de educação com com a a fé em um Deus que governa o universo ou a economia então isso isso não é que não são problemas para resolver né são agora um espaço público Pensa aí política um espaço público plural que tá buscando certos bens promover certos bens pode acomodar pessoas de religiões diferentes também então você
tem mais pluralismo e menos domínio de uma única visão religiosa numa sociedade moderna diferenciada e racional Então isso é um sentido de secularização agora o próprio Charles Taylor observa que eh a gente teve muitas evidências disso desde o século XIX que o fato de você ter eh eh você ter a eh Enfim uma eh ciência moderna e você ter racionalização em várias áreas da sociedade não impede si as pessoas de crerem em Deus e de buscarem direção Divina paraas suas vidas né Pensa um Wilber foss ele tava lutando no Parlamento britânico contra eh a escravidão
eh seguindo as regras da política da época seguindo as regras mas ele tinha motivações profundamente religiosas para combater e a escravidão o tráfico negreiro e tal e ele foi importantíssimo para isso no século XVI então o esvaziamento da religião das esferas sociais autônomas é compatível com uma uma prevalência da crença religiosa de pessoas e em longo prazo inclusive Então você tem um período pensa América por exemplo que era esse processo de racionalização e diferenciação era muito forte já no início do século X quando a gente chega nos anos 70 1970 eh 170 anos depois a
religião Ainda é majoritária influente em várias áreas da vida é só um exemplo disso então isso é um tipo de secularização mas que não é necessariamente pode ser mas não necessariamente A negação da o fim da religião né não necessariamente ente Eh agora nós temos um outro sentido de secularização que é a crítica da crença religiosa Esse é um pouco mais fundo tá o secularismo no sentido dois tem sido visto geralmente como o declínio da fé cristã e esse declínio como amplamente fortalecido pelo Despertar de outros tipos de crença como a crença na ciência e
na razão Aí sim mas o o tayor também rejeita essa ideia não estou satisfeito com essa explicação do secularismo não vejo isso como explicação adequada Do Motivo pelo qual as pessoas abandonam a fé mesmo quando elas articulam o que aconteceu nesses termos Ah eu estudei eh Darwin na faculdade o Darwin refutou a Bíblia não creio mais eh em Deus né E eh essa equação não fecha né Eh esse é o ponto do Taylor mas que a nossa experiência disz também eu vou falar do ponto de vista da experiência né a pessoa já tava era cansado
de ir na igreja cansado das regras Morais E aí o Darvin é um ótimo Álibi ou qualquer qualqu é outra filosofia para o sujeito eh chutar o pau da barraca eh na verdade a gente tem Pensa aí a própria revolução científic isso é um assunto que a gente trata lá na cristãos na ciência né abc2 Eh a revolução científica o berço da revolução científica é a religião na Inglaterra os fundadores John wilkis Por Exemplo foi o principal articulador da Royal Society que foi a maior sociedade científica eh na Aurora da modernidade não foi a primeira
porque começou algo na França antes mas ela ela ela foi a mais importante e e foi um um um bispo anglicano puritano quem costurou para começar a roal society e tinha um monte de gente lá no início da revolução científica que tava ligado à religião e que acreditava que pra gente descobrir a gente tem uma filosofia da natureza eh fluorescente você não pode ficar tirando explicação da Bíblia você tem que ir lá estudar a natureza e os caras eram eram religiosos Robert Hook por exemplo era era um religioso Robert Boyle era um era um era
um religioso assim devoto inclusive escreveu peças apologéticas evangelizava os amigos fundador da química moderna então assim não também não dá para tirar essa derivação assim imediatamente ah ciência vai tirar a fé do cara algumas pessoas vão justificar isso nesses termos mas eh não é tão claro que seja assim as histórias de conversões de cientistas também dizem outra coisa pega um cara como o o Francis Collins tá Francis Collins foi o diretor do Projeto Genoma em várias gestões diferentes o presidente dos niid nos Estados Unidos não enid eh não não é National National institut of Health
acho que é é isso é Tá certo então ele foi presidente maior orçamento científico do mundo em várias gestões o cara controlou isso ele era um ateu e aí ele foi el CS lios cristianismo pur e simples aí Balançou a cabeça dele teve umas experiências também com as pessoas que ele tratava pesquisava câncer que ele percebia a diferença de quem morria sem fé e quem morria com fé e e isso começou a mexer com a cabeça dele e aí um dia ele foi fazer um um passeio quase morreu no passeio e e lembrou do cilios
passou a vida dele na na frente dele e ele falou cara Deus existe me pegou agora e aí converteu e e ele o que que ele vai dizer ele era ele era ateu porque ele era assim cientista mas não é só por isso é porque ele era só cientista porque quando ele começou a ter umas experiências com o ser humano e com a transcendência diferentes aí ele pegou a ciência dele falou assim não eu continuo com a minha ciência mas a minha ciência não dá conta da vida então muitas vezes o cientista que é ateu
ele é ateu porque ele não tem outra coisa ele só tem aquilo então ele é ateu até acontecer alguma coisa na vida dele que ele descobre essa outra coisa ele deixa de ser isso Eu mencionei antes né lembra do chesson louco não é quem perdeu a razão é quem perdeu tudo menos a razão então é a definição de louco do Che lembrem disso Isso abre portas e então concordo com com o Taylor que isso não não é suficiente por outro lado e esse é o ponto que ele considera mais importante isso aqui tem a ver
com nossa palestra de ontem segundo segundo tayor a chegada da secularidade moderna foi coincidente com o surgimento de uma sociedade na qual pela primeira vez na história o humanismo puramente autossuficiente tornou-se uma opção amplamente disponível quero dizer com isso que o humanismo que não aceita quaisquer objetivos finais além do próprio florescimento humano nem qualquer lealdade a nada além desse Flo isso não ocorreu com nenhuma sociedade anterior então o que que é a secularização no sentido moderno aqui especificando que a gente já tinha falado antes né é uma sociedade em que não existe outro objetivo senão
florescimento humano o a autorrealização então é uma sociedade que não tem Deus e e e na qual a natureza não é Sagrada em si ela não é Divina ninguém acredita mais no Deus sol no deus do amor não tem Deus então a natureza são coisas e o único valor que sobrou ainda que isso é mais um acordo nosso social do que uma verdade absoluta é é o a felicidade do do ser humano a felicidade dos indivíduos E aí você tenta construir uma ética humanista e é o que resta para discretes modernos o poder de alcançar
a Plenitude está dentro de cada um então eh não existe um Deus no céu um Deus na natureza então aonde tá o sagrado O Sagrado é é a dignidade humana é a única coisa que sobrou também não tem fundamentação sem o teísmo mas é a única coisa que sobrou então a busca de afirmação e de florescimento humano é o bem máximo dessa sociedade é tudo que ela tem e ela não tem outra coisa eh E então daí você tem essa introversão que Eu mencionei ontem eh qual é o propósito da vida você tem que olhar
para dentro não você não olha para o mundo nem olha ol pro céu você olha para dentro é é o que tem hoje para o ser humano moderno então secularização moderna tem muita relação com esse processo de introversão eh espiritual uma condição fundamental para isso foi um novo sentido do self e de seu lugar no Cosmo não o self aberto poroso vulnerável ao mundo de espíritos e poderes mas sim o que eu quero chamar de self protegido contudo foi necessário mais do que o desencantamento para produzir o self protegido foi necessário ter confiança em nossos
próprios poderes de ordenação moral então era necessário desencantar o mundo e encantar o self desencantar o mundo e acreditar que o homem pode alcançar uma transcendência por si só não existe um Deus para me puxar para transcendência então o que que resta autotranscendência usando a sua liberdade a sua racionalidade o homem vai subir ele vai se tornar melhor do que ele é agora ele vai construir a nova sociedade o seu paraíso a nova Atlântida o céu ele vai ele vai fazer isso né então você não consegue se livrar de falar de transcendência mas não tem
mais transcendência na natureza e você não acredita em Deus então você vai olhar para dentro para encontrar isso né então você tem uma afirmação é ribes né aí fazendo já minha crítica Cristã né Isso é ríes né Essa fé no poder humano de produzir uma sociedade sem mal e em que todos vão ser felizes e tudo mais isso é uma religião né mas é uma religião em que eh não existe mais sagrado mas na verdade existe a autenticidade é o que o lipót falou é a sagração da autenticidade O Sagrado é é o é o
próprio homem né agora gente tenham isso em mente O problema não é existir a secularidade tá existem as coisas Ordinárias elas estão aí eh eu não quero dizer que que a política é Sagrada que eh eh o cuidado da natureza isso é sagrado no mesmo sentido que um Pagão né Para nós não é e e enfim existe o ordinário e o problema na vida não é você reconhecer que algumas coisas são Ordinárias são temporais e que você não pode apostar a sua existência e o seu destino nessas coisas a questão é o secularismo que é
você buscar eh eh a felicidade explorando essas coisas e acreditando que tudo isso é tudo que tem para você né então isso é eh o problema para nós é o secularismo então que seria a secularização moderna também né a gente pode dizer usando a linguagem do daquele outro autor pois bem gente eh agora eu quero falar sobre essas dimensões que o Taylor citou ou essas definições de secularismo tem uma que ele prefere mas eu acho que que mesmo as definições que ele critica dizem algo sobre como funciona a nossa sociedade secular E aí eu vou
tentar organizar isso de um outro jeito aqui vocês devem se lembrar que eu falei sobre os transcendentais né Eh verdade beleza e bondade né como pistas luzes divinas né ou ou sei lá cores do espectro Divino que atravessam eh a a criação e e e devem ser usados por nós para ordenar a nossa interpretação da existência se você estudar a obra do c l vai ver que ele usa muito essas categorias não não explicitamente Mas elas estão ali o tempo inteiro eh essas três categorias verdade beleza e bondade como sinais do ser né como eh
eh luzes né do ser eh e a gente falou sobre isso ontem que na cultura do self você não acredita em uma fonte divina para isso então a única fonte que tem para isso é o próprio self né então o homem vai estabelecer sua própria verdade sua própria reconciliação sua própria concepção do que é bom e o que que são essas coisas a verdade sou eu né a a beleza sou eu eu a bondade sou eu e o que o que entra em choque com a minha autoafirmação é mentira é maldade é feiura né e
Resumindo a história né e a gente falou sobre isso essas dimensões aí eh dimensão então cognitiva uma dimensão afetiva dimensão prática né então no campo do pensamento a gente tem explicações sem transcendência para pra natureza paraa existência no campo dos afetos a gente tem a vitória do epicurismo e do edonismo consequentemente no no mundo contemporâneo é o tal do Narciso libertado e acorrentado que Eu mencionei antes e na dimensão prática nós temos eh uma visão utilitária da vida e orientada para uma reconstrução da sociedade de um modo que Maximize o a a felicidade do do
máximo de pessoas que enfim eh essas daí vem as distorções que Eu mencionei que Eu mencionei já né e eu não vou poder esticar muito agora mas eh existe essa esquizofrenia intelectual eh que por um lado você eh tem uma ciência naturalista que nega que as coisas TM um propósito porque elas não são criadas por um Deus então elas também não TM um destino e eh isso significaria então que os valores são projeções do ser humano porque eles não tem uma fonte estável e eh no ser né é coisa da nossa cabeça em outras palavras
mas ao mesmo tempo você vai dizer por exemplo que a ciência é um bem e que a verdade é melhor do que a mentira Como você pode dizer isso se tudo que existe é uma natureza sem sentido e não existe transcendência em relação à natureza Por que que a verdade é melhor que mentira qual a importância da ver verdade para o funcionamento da natureza pro sistema da natureza se não existe Deus nenhuma não existe isso então é uma esquizofrenia intelectual você tem explicações naturalistas da realidade e tenta afirmar a dignidade humana e Valores Humanos ao
mesmo tempo não dá tem que escolher uma coisa mas a gente vê isso aí né eh qualquer um que frequentou universidade vê que isso é esse problema das duas culturas mas não só isso esse paradoxo aí tá presente e no campo da da da busca da felicidade a busca da felicidade dentro do sistema de consumo se tornou mero edonismo né Tem gente tentando combater isso não tô dizendo que não isso é simplesmente a a a a postura dominante e no campo da ética nós temos a fé no progresso né a ideia de usar a racionalidade
para eh construir a a nova Atlântida Eh vamos vamos falar um pouco mais Então de cada um é gente Tim Keller né eu tinha que citar Tim Keller aqui cumprir meus deveres protestantes calvinistas recomendo demais esse livro tá complemento que a gente tá falando Deus na era secular o primeiro conjunto de crenças que muita gente secular adota é o que eu denomi de racionalidade exclusiva a crença de que a ciência é o único árbitro real e factual e que não deveríamos acreditar em nada a menos que possamos prová-lo de forma conclusiva meio de observação empírica
eh e tá simplificando a coisa aqui Óbvio mas dá para entender tudo mais que alguém possa dizer ou pensar pertence ao campo não confiável dos Sentimentos da opinião humana então é esse paradoxo aí que a gente mencionou eh o tin Keller menciona isso no livro eh mas isso é a dimensão cognitiva de uma modernidade secular né as crenças humanistas das pessoas mais seculares deveriam ser conhecidas exatamente pelo que são crenças não se pode deduzi-las de forma lógica ou empírica apenas a partir do mundo natural material se não existe uma realidade transcendente além dessa vida não
existe valor nem sentido em nada é simples assim então esse paradoxo aí é um resultado da secularização porque você o o o homem transcende a natureza porque ele tá pendurado em Deus e aí ele consegue olhar a natureza e entender que a natureza não é Deus mas aí ele rejeita a crença de em Deus só que ele já tinha rejeitado a crença na natureza como Deus então ele é o quê ele é um ser que transcende a natureza mas não devia transcender porque não tem ninguém para suspender ele da natureza né Então esse é o
paradoxo da da mente secular né daí que uns caras como nit vão dizer assim ele fala dos Idiotas Ingleses né os idiotas ingleses que são os filósofos eh da tradição eh inglesa e escocesa querem reter a moral Cristã depois de tirar Deus da jogada então ele chama de idiotas de forma muito apropriada não faz sentido se você recusou a crença em Deus Joga toda a moral Cristã fora acaba com isso para com essa conversa mole Eh agora seguindo nesse raciocínio tem um autor recente muito bom não sei se vocês conhecem Tom Holland eh ele escreveu
esse livro Dominion é um Historiador britânico Não é ele não é o homem-aranha não sempre tenho que dizer is todo mundo pensa bobagem né Eu sabia que estavam pensando isso não é o Homem Aranha Tom Holland é um Historiador britânico importante aí tem vários livros legais e ele tem um livro que chama domínio o domínio tem em português tá mas a capa em português é feia por isso que eu pus em inglês mesmo eh mas eu eu eu li antes dele sair é um é um livraço um livraço e mas a certa altura ele vai
dizer o seguinte enfim o argumento dele é que ele ele era um ele foi criado na igreja mas na adolescência ele largou porque ele viu que enfim as crenças cristãs não faziam sentido e tal virou Historiador e escreveu obras importantes aí sobre Roma sobre os persas mas ele percebeu o seguinte que quando ele foi pesquisar a antiguidade os heróis dele os espartanos por exemplo quanto mais ele pesquisava mais ele notava que ele não gostava de nada daquilo porque o mundo dos dos pagãos né o mundo do clássico era um mundo brutal não existia idade humana
esse negócio de igualdade dos homens do amor de ajudar o vulnerável não fazia sentido nenhum pros antigos e ele foi percebendo que ele gostava mas não gostava porque não tinha nada a ver com ele e a certa altura Ele estudou a história de um cara que ele coloca nesse livro aqui é muito interessante a história o Imperador Juliano Juliano apóstata que viu falar desse cara aí Alguns ouviram é muito legal o Imperador Juliano e ele era é filho de Constâncio enganado mas de um Imperador que era Cristão mas ele se revoltou contra o cristianismo virou
Imperador e eh ele decidiu que ia restaurar o paganismo no Império Romano porque o cristianismo já tinha dominado e depois de Constantino isso ele decidiu que ia restaurar o paganismo começou a trabalhar por isso financiar templos eh mobilizar líderes religiosos e e a certa altura tem umas cartas muito interessantes que o pessoal encontrou em que ele fez uma viagem na P dó ele ficou revoltado ele diz na carta que quando ele passava nas cidades os templos pagãos arruinados os sacerdotes não queriam saber de nada eles só queriam ficavam só julgando carta eh bebendo Whisky não
queriam saber de nada não gente não tinha nem jogo de carta nem whisky né Na época mas eles não queriam saber de nada eles não cuidavam dos Pobres Ele reclama os cristãos cuidam não apenas dos Pobres deles mas dos nossos e os nossos templos estão vazios e os sacerdotes não não se importam com os problemas das pessoas Então nem para ninguém Isso é um absurdo tem que restaurar o paganismo e o o eh o Tom Holland fala assim o pobre do do Juliano era Cristão e nem sabia porque a os critérios dele para criticar os
sacerdotes pagãos eram cristãos ele queria sacerdotes pagãos que fossem como crina que resgatava crianças expostas e cuidava de mulheres eh de prostitutas e ele queria ele queria sacerdotes pagãos fazendo isso quando é igual pedir isso de professor universitário hoje tipo assim fazer as coisas que os cristãos fazem entendeu na sociedade não vai esquece não vai acontecer é a mesma coisa então ele ficou ele ele ficou muito impressionado com essa história do Juliano Ele ficou muito impressionado porque ele falou assim eh e a consciência do Juliano era Cristã enquanto ele estava lutando para ser Pagão e
restaurar o paganismo ele não tava negando que ele quisesse ser Pagão não é isso mas o ponto é que a certa altura ele fala assim pois bem então eu não creio em Deus mas eu acho que eu sou cristão ele diz isso no livro no final deu controvérsia isso ele deu algumas entrevistas agora quando o dawkins Começou a dizer eh de novo que ele é um cristão cultural porque ele tá com medo do Islã né então Richard está dizendo isso tou isso tem alguns meses eu até escrevi na Gazeta nos dias aí ele apareceu falou
assim aí eu sabia e tem muito ateu aí que fica atacando o cristianismo que tá mergulhado no cristianismo até o pescoço a vida dele não funcionaria sem a civilização cristã e quando ele vê que ela vai ruir aí ele começa a perceber né sentir o bafo quente do inferno na nuca e Mas é isso que tá acontecendo Então eh e aí ele a certa altura no livro ele diz isso aqui o ocidente no curso de sua hegemonia Global tornou-se competente na arte de reemp acotar conceitos cristãos para audiências não cristãs uma doutrina como a dos
Direitos Humanos seria muito mais provavelmente subscrita se suas origens históricas entre juristas canônicos da Europa medieval pudessem ser mantidas escondidas a insistência das agências das Nações Unidas quanto a antiguidade e ampla aceitação do conceito dos Direitos do Homem era uma necessária pré-condição para sua reivindicação como uma jurisdição Global em vez de ser meramente uma jurisdição ocidental o secularismo de modo idêntico dependeu do Cuidado Com o qual cobriu seus rastros para que fosse abraçado por judeus ou muçulmanos ou hindus como mantenedor neutro do anel entre eles e os povos de outras fés ele não poderia admitir
ser visto como que Na verdade era um conceito que tinha pouco sentido fora do contexto Cristão na Europa o secular foi secularizado por tanto tempo que se tornou fácil esquecer suas origens últimas E então isso é parte da esquizofrenia intelectual e é uma forma de enxergar o mundo e o ser humano que tem raízes cristãs Profundas mas amputaram aspectos fundamentais dessa visão então vive-se uma contradição né não é uma coisa integral completa é é esquizofrênica e agora a gente tem também a religião do Progresso né um outro campo em que o secularismo herdou coisas da
tradição cristã mas foi mais além né e eh eu vou citar aqui um autor que eu recomendo demais o o Bob rafart é um economista eh Holandês eu eu conhecia alguns anos atrás e dentro do projeto cristãos da ciência a gente traduziu e publicou esse livro dele capitalismo e Progresso pela Editora Ultimato e nesse livro ele fala sobre como a a ideologia do Progresso nasceu de uma fusão eh Resumindo a história de uma fusão de da escatologia cristã que é a ideia de um reino de Deus futuro né uma fusão de escatologia cristã com uma
visão epicurista da felicidade só existe uma felicidade tempor e os deuses não ligam para nós os epicuristas antigos pensavam Isso evidentemente os modernos sei lá eh Freud foi influenciado pelo epicurismo n não acreditava em Deuses o ponto é que só existe essa vida para você ser feliz e você fazer a sua economia libidinal e tentar eh ver o a melhor coisa que você pode encontrar por aqui mas você junta isso com a escatologia cristã Então você tem um paraíso que vai ser alcançado e através de uma racionalidade técnica do controle da nza e da Ordem
Social de um modo inteligente para otimizar eh o desenvolvimento e a felicidade e aumentar a felicidade de cada um então isso é tratado como hsw como uma espécie de religião ou crença religiosa da sociedade moderna secular que domina o campo da ética é diferente daquela parte mais assim cognitiva que Eu mencionei né nessa visão moderna o progresso peguei um trechinho aqui o progresso não é apenas feito pelo homem ele também ocorre no homem e aí ele tem uma discussão sobre condoc e outros enciclopedistas aí ele diz o seguinte de acordo com eh condoc a natureza
não colocou limites à perfeição das faculdades humanas assim ele profetiza que um verdadeiro Milênio Aguarda a humanidade uma sociedade perfeita na qual a raça humana livre de seus grilhões é que ele tá citando afasta afastada do Império do acaso assim como dos inimigos do Progresso andaria a Passos firmes no caminho da verdade da virtude e da eh alegria Então isso é é é a a fé no progresso né Então as obras do homem vão trazer esse céu Isso é uma dimensão da secularização é acreditar em uma Utopia que vai ser produzida pelas mãos humanas isso
é secularização então ve secularização pode ser você tentar entender o mundo sem Deus e a gente alega que não funciona você pode tentar fazer isso você não integra pelo menos as coisas e você pode também tentar fazer um mundo sem Deus e aí é a ideologia do Progresso então tem gente que tá na igreja por exemplo e fala assim não eu acredito em Deus Deus é explicação de tudo mas ele acredita em utopias políticas isso é secularização né é secularização eh ah um aspecto importante desse desenvolvimento eu cito aqui um outro livro né quem quiser
pesquisar Os territórios da Ciência da religião do Peter Harrison ele foi professor no Iran R no em Oxford e foi diretor do ran ramsey que é um centro de religião e ciência e depois ele foi pra eh Universidade de Sydney e quando a gente lançou esse livro no Brasil a gente trouxe ele pro Brasil para eh um evento da cristãos na ciência é um livro não é um livro fácil de ler mas é um livro muito importante para quem tiver na academia aí tem que ler esse livro Os territórios da ciência e da religião e
ele discute nesse livro um processo muito interessante do do do avanço aí da da modernidade ocidental é que à medida que o ser humano que o homem né moderno eh na medida em que ele ele desenvolve soluções e imagina uma sociedade transformada e no futuro e você começa a ver uma mudança no nas virtudes e ele tenta entender essa mudança Então pensa a ciência por exemplo a ciência para os antigos é uma virtude do caráter e o homem de ciência ele tem a ciência em si hoje em dia o que que é a ciência A
ciência é um conjunto de instituições e são projetos coletivos Que várias pessoas estão envolvidas é uma coisa meio objetificada assim a ciência a ciência não é virtude do indivíduo é um projeto coletivo que envolve financiamento orçamento eh eh eh jonal eh eh cientistas importantes eh associações científicas eh para cada área diferente é um projeto coletivo que tá além do indivíduo então ele fala que isso é um um traço da modernidade é um processo de externalização ou exteriorização então virtudes que antes eram das pessoas se tornam virtudes do sistema isso acontece a com a ciência ISO
acontece com a religião a relig antiguidade era uma virtude da pessoa era a piedade religião é a piedade do indivíduo uma pessoa religiosa uma pessoa piedosa e não é que isso foi totalmente eliminado mas a religião para os modernos se tornou a estrutura objetiva um sistema então a religião é um sistema tanto que muita gente quer sair do sistema isso aconteceu também com a caridade Isso é uma discução muito interessante do do Peter herison é que na antiguidade a caridade era uma virtude da alma era você participar do Amor Divino é é você se reverberar
esse esse som Divino né no seu no seu caráter no seu relacionamento com as pessoas no gesto isso que é a caridade o HP mas na modernidade a caridade são os gestos eficientes para o melhoramento da vida do próximo é por isso que na modernidade é possível pensar por exemplo que existe o projeto político que é do amor e o projeto político que é do ódio e às vezes as pessoas que TM O projeto político do amor tão cheias de ódio Mas enfim não faz muita diferença porque o projeto é do amor foi exteriorizado o
negócio e virou uma máquina né então existe a máquina do amor é o projeto político certo e são as soluções e ideológicas e técnicas e políticas públicas que vão melhorar a vida das pessoas vulneráveis Isso é isso é o amor né Isso é caridade então isso é um traço também da modernidade meio esquisito assim né que ele que ele discute testemunhamos uma mudança de ênfase que passa a se distanciar dos aspectos interiores e se voltar pro mundo externo e esse deslocamento é diretamente vinculado à ideia moderna de progresso então a ideia de a ideologia do
Progresso é a crença em uma grande maquinário em um sistema inteligente e autorregulado que vai encontrando soluções para melhorar a vida das pessoas E então a gente eh a gente externalizo as a virtude a gente não tem mais que ter virtude o sistema tem que ser Virtuoso e cuidar de Nós Você não tem que ter virtude então isso tem muito hoje né essa noção de que eh uma nação pode melhorar sem você ter um um trabalho de caráter um modo de construir vida Comunitária sem ter ética não precisa é é na máquina que tem que
ter é no sistema se se sistema tiver isso vai dar certo né e as pessoas realmente acreditam nisso mas isso é uma crença tipicamente moderna né então eh a virtude sai do indivíduo e vai pra máquina para o sistema Então isso é parte da Visão secular secularizada moderna né Isso é parte da se se a gente apoiar o sistema correto ele vai nos carregar para a transcendência ele vai nos levar para lá isso é secularização e e e boa parte de crenças utópicas hoje são funcionam assim né Eh caridade acaba se tornando né eficiência técnica
e ideologia e claro a gente tem o hedonismo né Eu mencionei aí o hedonismo então eu não podia deixar de de falar sobre a importância eh como disso Como projeto de felicidade moderno se compreendermos a religião como a relação com o sagrado a religião pagã difere do Judaísmo e do cristianismo na local ação do Sagrado religiões pagãs localizam O Sagrado dentro desse mundo e desse modo o paganismo pode consagrar o mundo de dentro é uma religiosidade relativa a um sagrado imanente o Judaísmo e o cristianismo em contraste refletem uma religiosidade transcendente eles localizam O Sagrado
finalmente fora do mundo além do tempo e do espaço lembra que eu falei isso né isso tem algumas implicações uma delas é a busca de felicidade os pagãos Vão buscar a Fel ade temporal mas como se sujeitando aos Deuses a essas potências da natureza ainda que seja hoje os cristãos Essa é a tradição Cristã Vão buscar uma felicidade para além da criação então a gente a gente pode usar das coisas mas a gente não pode se perder nas coisas agora como Deus colocou o ser humano como sacerdote da criação lembra lá que tá em Gênesis
que Deus colocou homem homem no éde para fazer o quê cultivar e guardar então é o homem não pode abusar das coisas porque ele tá sob os olhos divinos ele tem uma outra vocação mas para os modernos nada é sagrado as coisas são só coisas então a relação é diferente e eu achei isso aqui gente alguns de vocês viram isso meio que emblemático né Isso é bem emblemático né Foi o que aconteceu nas olimpíadas houve tentativas né de foi puro gaslight né tentativa de dizer que não era uma zombaria de de enfim da ceia mas
a gente sabe né os símbolos da Revolução Francesa Estavam todos ali e e uma uma dimensão importante dela foi um conflito com sagrado eh o a representação original da ceia dos Deuses era já de inspiração Cristã porque nunca existiu essa imagem de uma ceia dos Deuses e já foi inventado desde o início para eh fazer um paralelo com a ceia eh Cristã e e no início foi admitido eh de forma eh de modo informal por várias pessoas e foi interpretado assim pelas pelos transmissores originais né do das imagens que era de fato uma uma paródia
da ceia né e depois quando o negócio deu ruim vieram com essa explicação aí picareta de que era a ceia dos Deuses blá blá blá mas não era só isso agora o que chama atenção né na questão que eu queria destacar é que você podia fazer uma ceia dos Deuses Por que que tinha que ser uma ceia dos Deuses Drag e trans Por que tinha que ser essa ceia dos Deuses porque tem tantos Deuses isso é muito interessante é porque como eu já tinha mencionado em outros contextos eh eh pessoas lgbtq PN mais Elas têm
a mesma função na cultura do self que a criança tem na tradição judaico-cristã é mais ou menos a mesma coisa assim para vocês entenderem na tradição Cristã O que são as crianças símbolos de dependabilidade então Eh Jesus vai dizer que quem não se tornar como criança não pode herdar o reino de Deus e ele toma as crianças no colo né e abençoa as crianças é um símbolo né veja bem um símbolo depois na iconografia Cristã existe essa questão de mostrar eh a Madona e Jesus né e o menino Jesus no colo quer dizer é a
vulnerabilidade do próprio Deus ali no colo de uma mulher então algo tá sendo transmitido ali sobre eh símbolos do Sagrado símbolos do tipo de relação que o ser humano tem que ter com Deus do tipo de relação que o ser humano tem que ter com a natureza né então isso tá implícito nessa imagem da criança então vejam só no caso do da cultura do self Resumindo a coisa sair do armário é um símbolo da autenticidade Exige uma grande coragem e uma grande luta para você confrontar eh opressão de uma sociedade heteronormativa você confrontar esses padrões
você ser fiel a si mesmo ser autêntico seguir os seus sentimentos afirmar a sua própria identidade contra o sistema Então isso é um ato moral entendam isso porque tem gente que acha que é mera imoralidade não é é um ato moral mas é a partir de um sistema de moral que coloca a autenticidade como lei principal Então nesse contexto Por que que muitas pessoas celebram mesmo em termos de estando assim muito distantes disso pega por exemplo cristãos evangélicos 30% da população vão lá e fazem uma marcha pessoas lgbtq APN é uma porcentagem minúscula da população
Por que que tanta gente se envolve porque elas representam valores de todos elas representam valores de todos então a função é exatamente essa são símbolos religiosos a não é não é assim não teria outro sentido na maior festa e enfim internacional que existe no mundo que são as Olimpíadas é a maior festa é a maior de todas nessa festa no Ponto Alto da festa você tem a ceia dos deuses e o que você tem são essas figuras elas são símbolos religiosos tá muito claro isso são símbolos de um outro sagrado que não é o nosso
sagrado mas o que é mais interessante Inter an é que não é esse outro sagrado não são os deuses pagãos porque os deuses pagãos são forças da natureza são potências da natureza né O que que é qual é a divindade que é celebrada aqui nesse caso autenticidade é uma no caso seria uma mulher e negra e gorda e lésbica o que que é isso é coragem de ser você mesmo é coragem de ser você mesmo então é um símbolo de autenticidade é um outro sagrado que tá sendo celebrado e e foi uma ceia dos Deuses
porque é um sagrado Por que que tem esse nome podia ter sido tanta coisa Por que uma ceia dos Deuses nas olimpíadas porque a gente tá dizendo o seguinte para nós isso é o sagrado isso é o sagrado só que esse sagrado aqui não são os velhos Deuses nem o cristianismo é o self é esse sagrado Esse é o ponto que a gente vem trazendo desde ontem e aí você vê até tive uma discussão com Juliano spier sobre isso rapidinho que escreveu o povo de Deus né a gente troca ideia sempre mas a conversa foi
o seguinte eu argumentei que os evangélicos representam melhor os cristãos protestantes e católicos representam melhor o espírito das Olimpíadas do que aquela festa porque o que Baco tem a ver com as Olimpíadas não apenas a afirmação do self mas o hedonismo o que que isso tem a ver com a disciplina dos jogos dos gregos tem nada a ver o o os jogos dos gregos eram as pot cências divinas se manifestando e através do heroísmo é o homem heroico é outro modelo de formação de personalidade tem nada a ver com o homem psicológico que Eu mencionei
que o philipe riff escreveu Falei sobre isso um pouco ontem tem nada a ver com o paradigma do homem psicológico nada a ver o que que tem a ver é isso aqui transcendência mas não tem transcendência se você não pendurar no céu né Gabriel Medina aqui construiu uma catedral né diante da do da se dos Deus e levantou a Catedral porque isso é a realidade aquilo ali é a introversão né você cria uma festa que tá absolutamente em conflito com o significado das Olimpíadas que é autotranscendência e que exige religião para ter autotranscendência de Fato
né e aqui você vê o exemplo disso né então aqui tá de forma assim Evidente o conflito entre a tradição Cristã que ainda acredita em Deus mas é é uma transcendência com a cosmovisão do self tá muito claro ali tá graficamente representado aqui eu fiquei filosofando Ontem teve gente que dormiu né então aqui aquilo tudo é para vocês entenderem isso aqui é para entender o negócio isso vai afetar Claro a religião também vai afetar a igreja eh o expressivista forma sua própria religião que ele chama de espiritualidade hoje e forma o seu Jesus pessoal então
isso é parte dessa religião moderna que é voltada pro self né Eu recomendo aí esse livro é um estudo do do James Smith sobre o trabalho do Charles Taylor né aí você pode entender melhor ele resume as ideias mas um exemplo disso aqui é a a teologia eh Coach né Isso aí vocês conhecem não conhece então é um exemplo eu tava nesse dia aqui do lançamento do livro Por acaso eu tava tava numa conferência da ibma e eu corri lá na IP Alfa para para encontrar os meninos e esse livro é muito legal você é
o ponto fraco de Deus e outras mentiras da teologia do Coach tá você não é o ponto fraco de Deus viajou na maionese o moço que falou isso é é um moço aí Leia o livro né Iago Martins o Pamplona e o e o Gui Nunes é um livro muito legal gente uma coisa muito legal desse livro que ele mostra e é é muito claro isso é que a gente tinha a antiga Teologia da Prosperidade que o assunto dela é Deus vai te integrar na nos na sociedade de consumo e mercado brasileira Deus vai te
botar lá dentro e você vai sair da pobreza veja bem Não tô dizendo que Deus não faz esse tipo de coisa mas é que isso não é o evangelho né Isso é uma outra coisa mas enfim Deus pode fazer isso e não é nem errado pedir para Deus melhorar sua qualidade de vida e tal mas Evangelho é é uma outra coisa mas que seja havia essa Teologia da prosperidade agora surgiu uma Teologia da prosperidade 2.0 e o assunto dela é exatamente o quê você é o ponto de fraco Você é o ponto fraco de Deus
que que é isso eh é você tá no centro O próprio Deus gira ao redor de você O próprio Deus gira ao redor de você então isso é basicamente a questão da teologia do Coach é uma teologia que diz que Deus vai te dar Felicidade e Sucesso agora mas aí é no nível muito mais simbólico do que a Vel velha Teologia da prosperidade que era pra gente excluída pobre a nova Teologia da prosperidade é uma Teologia da prosperidade Em uma sociedade pós materialista em que a primeira preocupação não é mais meramente como sobreviver economicamente pagar
as contas e ter sua casa é como você vai ter sucesso e vai ser uma pessoa extraordinária isso é teologia da prosperidade para a sociedade do self né se você tira as pessoas da pobreza agora elas não estão mais preocupadas com comida elas estão preocupadas com símbolo com o significado com a importância pessoal E agora tem uma teologia igrejas para isso continua não sendo evangelho continua sendo evangelho mas faz sentido né Tem ressonância mas o que que é isso impacto da cultura do CF na própria religião na própria na própria igreja nos hinos no estilo
de pastor você tira o púlpito e vem com a mesinha né não é isso a mesinha com copo d'água eu vocês sentiam [Risadas] [Música] isso sim queria a mesinha aora agora tão rindo entendi não gente não é que não pode pôr mesinho com copo d'água pode mas pode mas não deve e a questão é a seguinte é que é o modelo isso vem dos Americanos é um negócio meio standup assim né mas eu não tô dizendo que você não pode atualizar as formas não é isso eh eh mas enfim a parede preta o chartismo né
Eh a é uma estética é um negócio é claro não tem problema Colocar Um telão né na frente não é que isso é um problema em si eh não é que você não pode pensar em iluminação as catedrais pensavam em iluminação a questão é que a estética e a lógica do negócio tá sendo construída para queê para no final o cara terminar em vez ele não termina acreditando mais em Deus Ele termina acreditando mais nele ou melhor acreditando que Deus acredita muito nele então vai dar certo entendeu então então assim é um um sistema criado
para ensinar isso pras pessoas é uma mentira mas isso é é a cultura do self e é secularização mesmo que exista muita emoção Mas é secularização porque isso não é universo real como Deus fez e com o propósito Divino é uma outra coisa é é um projeto da sociedade moderna então assim isso significa que a gente não se importa com as coisas ordinárias ter filho trabalhar ganhar dinheiro viajar produzir um paper um artigo científico votar não é que essas coisas não importam a posição Cristã nunca foi de negar a bondade desse mundo mas apenas de
insistir que ele não é o bem Supremo e que sua bondade deriva de uma fonte mais transcendental isso não vai te impedir de fazer as coisas pensa no Gabriel Medina a questão é que as expas Ordinárias Sob a Luz de um sol transcendente elas tomam outras cores a experiência ordinária que pode ser uma vitória de um homem né naquele momento ela se torna imediatamente numa num no universo teísta um Vitral e você percebe que a a brilha aquela beleza que que tá no Vitral ela só tá ali porque tem uma luz atravessando né Então as
coisas Ordinárias ainda são desfrutadas Mas elas estão sempre apontando para além delas e isso ao invés de te fazer desistir desanimar teve alguém que escreveu isso no no wall que alguém tem que parar a crenti n Olimpíadas escreveram isso no por porque a crenti tira a realização do do desportista porque foi Deus que deu para ele aquela graça então el não fez nada mas é claro que isso não faz sentido se os homens não acreditassem em Deus eu vi isso um dia num entrevista de TV um cara atu falando sobre isso Que bom que existiu
a idade média Porque se o homem pensasse que ele era um rato ele não construiria catedrais ele construiu catedrais porque ele achava que era filho de Deus mas ele não acha mais por isso que ele agora ele não faz mais então isso é verdade isso é verdade se você não tem transcendência o o destino final é Baco É isso aí é você na sargeta cheio de vinho Esse é o final então é bobagem essa ideia de que eh afirmar que Deus é o bem máximo vai tirar a cor das coisas Ordinárias não é isso el
vai te dar o ponto de referência para você viver ordinário corretamente Esse é o ponto um cristianismo que De algum modo extinga o sentido da Bondade e sublimidade do mundo teria traído sua missão e caído numa heresia gnóstica o propósito mais refinado para os cristãos é reter esse sentido de sublimidade e mesmo intensifico ao mesmo tempo em que o coloca sobre so a jurisdição de um bem mais alto e transcendente que é Deus então vejam que e a a gente não deve pensar uma visão teísta e Cristã como uma postura de negação da vida temporal
negação do secular não é isso então existe uma secularidade Cristã Ok mas numa secularidade Cristã tudo precisa ser translúcido a a Graça divina e a vocação Divina tem que ser Recon em cada etapa das suas experiências Isso significa que nas experiências boas a gratidão o reconhecimento da Glória de Deus e a gratidão tem que estar ali lembra de Romanos 1 né os homens eh viram a glória de Deus mas negaram a glória de Deus que estava nas coisas criadas e começar a adorar as coisas então se você não adorar a Deus através das coisas você
vai cultuar as coisas e aí você no caso do ser humano vai abusar das coisas e no fim você só acredita em si né então Eh esse é o é o ponto que a gente queria colocar principal sobre secularização eu acho que seria importante ainda mas eu acho que eu preciso ainda destacar um último ponto aqui e eu e e eu eu queria que vocês tivessem isso quando a gente for voltar depois para perguntas e pra palestra final depois que os homens acreditaram em falsos Deuses lá de acordo com Romanos 1 Nós lemos que Deus
por causa desses pecados e da idolatria os entregou a impureza sexual e ao desejo ardente de seus corações para desonrarem seus corpos entre si então aqui eu só queria deixar um ponto muito importante para para o resto da nossa discussão é que se você aceita o processo de secularização moderna e você descora desconecta a sua existência de um Deus transcendente o resultado necessário é que você vai ser absorvido pelo que Paulo chama de Epia que é a concupiscência ele fala dos desejos sexuais especificamente mas não é só isso a concupiscência significa que os desejos vão
se desordenar e ao invés de você ser um rei sacerdote no mundo que é o que Deus planejou você vai se tornar um escravo das coisas então isso é muito para nós combater a secularização não é ser escravo da religião não é isso na verdade combater a secularização é você combater essa possibilidade de você se tornar um escravo de si mesmo como eu disse o Narciso acorrentado então uma das maiores ilusões do mundo secular é essa ele começou dizendo que afirmar a liberdade humana lembra lá do pico dela Miranda dos iluministas a gente falou ontem
mas o resultado final não é isso é uma prisão na desordem dos desejos então aí entra a terapêutica Cristã que é uma concepção de felicidade que envolve você desfrutar das coisas com Deus sem se perder nelas e a gente vai voltar agora sim a gente vai voltar depois do intervalo
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