ABRAÇO DE MÃE - O NOVO TERROR DA NETFLIX COM MARJORIE 2024

74.17k views4353 WordsCopy TextShare
Refúgio Cult
TORNE-SE MEMBRO AQUI: https://www.youtube.com/channel/UCflCE9dixPqeC_EaSqQAqrw/join Me siga também ...
Video Transcript:
abraço de mãe é o novo terror da Netflix que olha me surpreendeu tá essa produção brasileira aí de fato Tal Qual seu título abraça vários tropos vários elementos do terror que vão desde asilo abandonado uma pegada fantasmagórica psicológica E por que não de terror cósmico também algumas pitadas ali de lovecraft protagonizado Por marjo orisan que tá muito M bem no filme e afinal de contas que diabo de filme é esse sejam todos muito bem-vindos a mais um refúgio cú meus amigos hoje com alegria com felicidade porque como é bom a gente falar de um filme
brasileiro de terror que entrega Que Surpreende que é cor oso em vários aspectos Eu gostei muito de abraço de Mãe na verdade é uma coprodução tá entre Brasil e Argentina dirigido por Christian Ponce diretor argentino que foi responsável por história do oculto um filme de 2020 que chamou atenção na época de lançamento e tal e como eu falei antes né esse filme trabalha com vários elementos do terror e não é porque ele trabalha com muitos elementos que ele não consiga lidar ele não consiga equilibrar isso muito Pelo contrário tá Ele amarra bem muitas dessas coisas
eh principalmente para criar o mistério para criar sequências de terror e claro né tudo juntado com boa direção com a ótima performance da marjor 2024 também conhecida como margor Estiano falando em este ano dia 31 de outubro de 2024 acontece mais uma edição do grande prêmio dos Horrores lá no super o do meu amigo Otávio G com a presença do Otávio G do Jetro do nerd rabujento e desse aqui que vos fala né dessa vez vai ser presencial estaremos todos lá juntinhos falando dos melhores e piores filmes de terror de 2024 vai ser um baita
conteúdo vamos est todo mundo fantasiado então ó marca na sua agenda faz favor lá no Super 8 dia 31 de outubro que o negócio tá caprichado e também lembrando você ainda não é membro do Refugio Cut se torne mais parte ainda dessa comunidade ajuda demais o canal você tem vários benefícios vídeos antecipados exclusivos e enquetes participa mais da comunidade tem novidades vindo por aí ó só vir aqui no link na descrição civil acabou de divulgar que o número de vítimas devido às intensas chuvas verão de 1973 Rio de Janeiro a gente vê a pequena Ana
com a sua mãe em uma Vibe melancólica ali aquela vibe depré a mãe dela e tal A mãe dela fala não vamos ali no parque de diversão lá naquele parque de diversão acontecem coisas estranhas Ana pede mamãe vamos embora para casa quando elas voltam para casa as coisas ficam ainda mais sinistras e marcam bastante a vida dessa menina da Ana o filme dá um salto temporal ele sai de 73 e vai para 96 aí ainda no Rio de Janeiro Ana agora interpretada por marj risano tem marcas ali no braço do seu passado do que aconteceu
agora ela é bombeiro né ela tá afastada do que ela ama fazer que é socorrer quer atender chamados na rua e tá no administrativo porque ela teve meses antes um episódio traumático que ela precisou ir pro psiquiatra e tal tava meio afastado mas ela chega ali pros chefões do bombeiro e fala ó estou pronta estou preparado meu lugar é na na rua ajudando o povo e o pessoal permite e no primeiro dia que Ana e sua equipe o capitão o Roque lá que é um colega dela dos Bombeiros vão atender alguns chamados Ana começa a
ver certas coisas começa a presenciar certas coisas aos poucos gradualmente a gente vai vendo que cercando Ela ali tem negócio de tentáculo tem umas figuras com cara pintada e olhos brilhantes e isso tudo vai se intensificar e o filme ele passa majoritariamente naquele dia e quando eles vão atender um outro chamado naquele dia que é um asilo é que tá prestes a desabar tá chovendo muito ali no Rio né tendo enchentes e coisas e tal e o asilo é muito velho tem aquele aspecto de abandonado aquela coisa escura sem muitos recursos né os idosos não
estão querendo sair de lá de jeito nenhum mesmo o negócio tá caindo aos pedaços o capitão lá que faz parte da equipe fala ó se vocês não saírem na próxima chuva que é daqui sei lá uma duas horas no máximo pode zabar todo mundo vai morrer aí tem a dona lá do asilo que é uma Senhorinha de cadeira de rodas que também não faz muita questão então eles têm que lidar com essa esse apego dos idosos ali no asilo enquanto as coisas vão ficando mais perigosas por conta do Bem provável desabamento e coisas bizarras né
criaturas elementos sussurros tem aquela Vibe fantasmagórica aqui ali que eu falei e deixando aquela situação ali cada vez mais claustrofóbica né a salvação é apenas para quem quer de todas essas referências temáticas que eu vi nesse filme aqui uma coisa que eu lembrei muito foi de um outro filme espanhol que eu gosto para caramba que é o ha lembra o primeiro que tem a jornalista com uma equipe de Bombeiros que vai para um lugar eles ficam meio que presos ali naquele lugar e as coisas vão ficando cada vez mais perigosas e caóticas esse filme ele
traz um pouco disso feito de uma maneira muito competente mais uma vez enfatizando a direção do Christian Pons que tá muito boa porque eu acho que o cara ele consegue conduzir muito bem essa tensão a movimentação de câmera Principalmente nos momentos de terror para criar aquele Mistério para entregar delicadamente alguns elementos ali de uma maneira rápida porém funcional porém que marca em tela e sabendo o momento certo de mostrar algumas coisas sabendo o momento certo de interromper deixando alguns personagens na penumbra criando ainda mais aquela densidade né aquela curiosidade O que que significa aquele elemento
ou aquela criatura Ou aquele indivíduo Será que tá vivo Será que sei lá é um fantasma e junto com a direção tá a gente tem que mencionar o trabalho de edição que eu acho que a montagem dessas cenas a colagem dessas cenas né é uma coisa direta simples mas que sabe estabelecer um bom ritmo para essa história e uma boa sequência de cenas para construir bem esses elementos Unidos ao ótimo design de produção de época capta muito bem aquela Essência dos anos 90 a cinematografia é uma coisa que me chama atenção porque horas ela é
aquela coisa mais um pouco sem cor cinza puxado para um azulado que me lembra muito o elemento da chuva e aqui a gente tem muito presente ente nesse filme o elemento da chuva e do fogo que também tá presente tem um corpo de bombeiros Então a gente tem de um lado uma coisa meio azulada mesmo que discreta e de outro vermelho que é uma cor que tá sempre imponente em tela que tá sempre aparente às vezes mais poderosa às vezes mais discreta no uniforme dos Bombeiros no carro dos Bombeiros na iluminação em alguns ambientes o
elenco na sua grande maioria tá muito bem mas é chovendo molhado falando em chuva né mas a Major este ano rouba a cena é uma atriz que a cada ano que passa eu gosto cada vez mais e já fez filme aí no passado de terror entregou para caramba que não é diferente a Ana dela tem essa complexidade psicológica ao mesmo tempo que é uma personagem complexa ao mesmo tempo que apresenta em diferentes momentos diferentes camadas de drama de desespero de horror e a atriz sabe fazer muito bem isso na fala na na angústia na expressão
facial e o roteiro do filme ele traz esses elementos comuns esses elementos que não são revolucionários que são muitas vezes referenciais mas sabe muito bem contar aquela história na medida certa é um filme com menos de 1 hora e meia de duração ele é papum ele tem um ótimo ritmo e a narrativa sabe de dividir muito bem as partes daquele filme entregar ali aos poucos na medida certa até o negócio Claro ficar muito mais intenso lá pra sua finaleira finaleira é essa que eles trazem algumas coisas né mais uma vez indo pro aspecto de coragem
indo aquela é é uma coisa que a gente vê fora Ah Lucas vemos em filmes aí só que Unidos a essa coisa brasileira né Essa coisa do nosso povo do do corpo de bombeiros de da da nossa cultura é muito massa é muito legal de ver aqui né E esteticamente aqui funciona tematicamente funciona não vai esperando um filme mastigados também traz o mistério deixa o filme mais nebuloso deixa o elemento Fantástico mais imaginativo isso é bom a gente não precisa de todas as respostas já falei isso aqui várias vezes Claro tem nenum outra coisa que
não é tão aprofundada assim não é tão mais desenvolvida Mas isso também não faz tanta diferença pro montante final do que o filme Entrega e quem acompanha o refúgio Cult sabe que o filme que eu tô produzindo o Amado Pai dirigido pelo Léo Miguel tem também vários elementos que esse filme tem tem ali uma pitada de horror cósmico tem a questão psicológica Eu até brinquei que eles são a mãe e a gente é o pai né gente é o Amado Pai Claro guardaras suas devidas diferenças suas devidas proporções né cada um no seu âmbito o
Amado Pai vocês sabem né a gente fez com orçamento bem reduzido e ainda assim o filme Tá bonito e ao mesmo tempo que é mais intimista a relação do pai e filho ali enfim e e tá rodando o festival desde o início do ano e e em breve eu quero que todos vocês possam assistir né então dito isso eu fico muito mas muito feliz de ver esses filmes em pleno 2024 representando muito bem o terror trazendo mais gente pro terror né e fazendo isso de uma maneira com qualidade existem as nossas limitações porque fazer cinema
no Brasil não é fácil tá a gente precisa de mais apoio a gente precisa de mais incentivo mas a gente tá fazendo todos os envolvidos aí no abraço de mãe seja a gente fazendo Amado Pai sejam outros realizadores fazendo filmes aqui no Brasil a gente não descansa não vamos descansar e é isso é terrorzão BR representando não só no BR mas fora dele também então é isso meus amigos eu dou para abraço de mãe uma nota oito saí sorridente do filme me diverti me intrigue me peguei satisfeito em várias abordagens deles e como eles trabalham
isso E como eles conseguem deixar aquela tensão no capricho e me senti no fim de tudo abraçado abraçado pela mãe do terror atenção aviso de spoiler a partir de agora continue por sua conta e risco bem vamos lá no passado a Ana com a mãe elas entram num brinquedo lá que a boca de uma menina e tem as entranhas al aquela coisa tipo uma casa dos horrores né que de Fora parecia inofensiva mas de dentro in visualmente as cores que o filme trabalha ali aquela vermelhidão é muito interessante até elas chegarem ao fim tem um
bebezão gigante ali a Aninha lá da década de 70 se assustando mas quando ela vai para casa com a mãe completamente deprimida né ela acorda de madrugada a menina e tá pegando fogo na casa e a mãe parece que não quer muito tomar ali iniciativa parece que ela quer ficar ali quietinha né Será que foi ela que causou e tal e o filme né depois desse momento é melanc triste né e e trágico ali do início a gente não vê exatamente o que que aconteceu com as personagens Mas vamos para 96 23 anos depois Ana
agora como marjor Estiano com cicatrizes no braço ali afastada né tá no administrativo dos Bombeiros porque passou por um evento traumático inclusive evento esse que na casa dela lá no passado tinha um adesivinho de um povo e ela foi atender um chamado né a uns meses e tinha o mesmo povo na casa que ela foi derretendo ali e tal e aquilo deu um estralo nela naquele mesmo dia naquela mesma época ela recebeu a notícia que a mãe dela havia falecido elas estavam afastadas ali e então a mãe dela também não morreu no incêndio Mas elas
estavam afastadas muito provavelmente porque a mãe dela estava com vários problemas ali de saúde mental porém Ana persistente fala ali com os chefes dela com o capitão não sei o que General e fala ó tô pronta para voltar o cara faz uns interrogatórios ali fala vai lá vai com Deus você tá pronto Tô pronto então vai né aí junto com o capitão o Roque lá também o colega dela do bombeiro o cara que é o motorista eles vão atender ali o primeiro chamado do regresso da Ana né E aí tem um cara que bateu no
portão ela precisa entrar dentro de um galpão para desligar o interruptor de longe ela vê um senhor com a cara pintada Fala ô meu Senhor o que que você tá fazendo aí mas claramente Dá para ver que aquele rapaz ali aquele senhor né com olho brilhante e tal ela fala ó vai embora que aqui tá perigoso ela acaba pisando tropeçando e pisando no negócio parece que uma espécie de osso pontudo que entra no pé dela mas ela consegue cumprir a missão mesmo machucada ali e o rock o amigo dela fala ó tem um chamado aqui
perto e Coisa e Tal de um asilo que parece que tá querendo desabar e tá chuva vindo aí a gente precisa evacuar eles fala vamos lá ela mesmo com pé mancando e tal fala bora vai ela o capitão o pessoal a mesma equipe chegam lá no asilo a Senhorinha dona do Asilo de cadeira de roda já recebe eles mal não tem nada aqui acontecendo tal só que o lugar tá podre o lugar realmente mais um pouco desaba tá craquelando parece um lugar abandonado né eles entram lá vê que o negócio é meio escuro sem recurso
tem o ulices que é o argentino que ajuda na administração que é um cara muito simpático é um cara muito tranquilo um cara tranquilo demais dada toda aquela circunstância aquela situação nisso a equipe de Bombeiros passa a explorar o lugar investigar a estrutura para ver como que vai ser feito e Coisa e Tal ainda não começou a chover mas daqui a pouco vai começar a chover lembrando Aninha já tá vendo umas coisas ali ela enxerga a figura da mãe E aí não é a mãe né na verdade é uma enfermeira que parece a mãe dela
que fica ali inicialmente na penumbra né E que ela tem o rosto queimado e tal você pensa ué rosto queimado a mãe dela enfim e ela não vê só isso não ela vê outras coisas ou a gente como público percebe NS cantinhos de maneira bem estratégica alguns idosos ali observando ela o que que esse povo tá pintando a cara de branco daqui a pouquinho a gente descobre não não não não aí detalhe o tentáculo que também estava lá no galpão também está rodando ali o asilo e vai para lá vai para para cá aquela nojeira
Ana vê uma menininha correndo para uma espécie de Porão ela segue essa menina chama a menina a menina não vai o capitão chega né o colega da Ana ele fala ó Precisamos sair daqui e tal só que o cara despenca porque a madeira tá podre ali do tal do porão ele despenca ali numa água num negóci nojento ele machuca a perna a Ana sai falando que vai trazer uma escada Só que nesse meio tempo enquanto o cara está esperando ele é atacado ali pelos tentáculos pela atura é puxado e será que deu ruim e o
engraçado e bizarro também é que o argentino ulices lá calmão sossegado e tal já foi avisar ó precisamos evacuar mas nesse meio-tempo ele tá recebendo é novos idosos recebendo os velos ali como se nada tivesse acontecendo e não só o capitão foi puxado e sabe se lá o que que aconteceu mas o rapaz que fica na viatura o bombeiro lá também sumiu né e a viatura também sumiu quando a Ana vai buscar a escada Cadê a escada e a viatura e o rapaz o rock o amigo dela né bombeiro também que estava investigando a parte
externa ali do asilo também sumiu ele aparece ali com machucado mas o cara depois some Será que também foi atacado Ana encontra finalmente a menininha chamada Lia que definitivamente quer sair daquele lugar alguma coisa tá acontecendo de estranho ali Ana tenta sair do asilo e as portas estão trancadas do lado de fora agora tem três chineses também com umas roupas ali diferentes com a cara pintada e tal querendo entrar um desses chineses para entrar Ô meu amigo ele começa a bater a cabeça na porta ali ó uma duas cinco vezes sangrando a cabeça esse rapaz
quer entrar fugir da chuva agora já está chovendo já está caindo ali uma tempestade mas não dá para você esperar em algum lugar não você precisava fazer isso com a sua cabeça Ana presa lá com a Lia com a menininha no ela se vê cercada pelos velos agora eles vestidos de branco com as máscaras al com os negócios branco com a cara pintada e tal alguma coisa tá acontecendo isso parece ser uma seita de idosos né e simplesmente ela descobre ali que o chamado dos bombeiros para eles irem lá era falso não existia né a
enfermeira que parece a mãe dela ali tal chega nela e dá uma injeção nela dá um sossega leão e eles PR a Ana em um quarto isolado e nisso a Ana tem um negócio meio febril ali ela volta no passado no incêndio com a mãe vê que a mãe realmente Queria segurar Ela ali para as duas acabarem né morrendo naquele momento mas depois elas são resgatadas ela provavelmente foi separada da mãe depois desse [Música] incidente e tem o lance do bebezão né ela também volta ali no parque só que ela com ela dança de frente
com um bebezão ali que é uma coisa que traumatizou ela também Ana consegue fugir desse quarto né consegue ir para fora do asilo ela chama no rádio ali o pessoal dos Bombeiros eles falam não vamos mandar sim viatura reforço e tal só que tá tudo alagado as rotas para chegarem no lugar aí a mulher fala ó vai demorar pelo menos uma hora a Ana fala não tem uma hora né mas enfim tem que esperar a Ana fica rondando ali o asilo vê umas coisinhas não muito legais todo mundo de branco assustador pintado uns símbolos ali
que não parecem muito positivos ela entra no asilo de novo encontra ali a menininha né O pai dela porque o Ulisses diz o argentino diz ser pai da Lia só que a Lia fala ele até parece meu pai mas não é meu pai né outra coisa né e ele tá preparando ela pro ritual faz um corte ali nas costas dela e tal só que Ana dá uma macetada ali na cabeça do cara salva a Lia mas o argentino acorda né todo ali com as suas seus trajes com o olho brilhando tentáculos saindo dele Das suas
vestes que puxam ali a Ana mais uma vez Ana Nossa bombeira destemida Pega ali a faquinha dá várias lambidas no ulices né aparentemente matando ele só que tentáculos puxam ele para algum lugar né o corpo dele para algum lugar pro meio da Escuridão finalmente o rock o colega dela bombeiro que tava sumido né ele aparece fala não a gente precisa sair daqui o capitão tá ferido lá ele leva a Ana até uma parte do asilo que tem um buraco gigante na parede e ele dá um mata leão ali nela a gente descobre que ele é
que criou ali o o chamado falso para eles irem de fato lá no início do filme né E foi ele que falou que tinha esse chamado e tal foi ele que inventou tudo para atrair a Ana até lá ele falou ó você me ajudou muito agora eu vou te te ajudar vou te tirar essa dor e tal vou fazer uma coisa boa para você não precisa ter medo é um pouco tarde para você me falar isso né meu amigo comigo os residentes são para mim a coisa mais importante mas sim Ana capota e ela acorda
muito provavelmente foi jogada ali no tal do buraco né ela capota boiando numa água toda amarelada ela tá num com cordão bilical ali no pé machucado dela esse cordão tá ligado à imagem do bebezão lá né lembra do bebezão Pois é né E ela vê os corpos né a galera lá o ulis não sei o quem o o rock né também com cordão umbilical Achei bem legal isso visualmente falando a cena é muito legal né O Lance naquela coisa nojenta na água e tal bebezão ali e eles estavam interligados à criatura que na verdade o
bebê nada mais era que o olho de uma criatura gigante aá lovecraft né com tentáculos ali Coisa e Tal Ana que tá com a sua Bendita faquinha consegue cortar ali o cordão ela nada né pra superfície consegue escapar do lugar lá em cima ela encontra Lia a menininha que fala ó a gente precisa fugir e tal Elas começam a fugir e o diabo do tentáculo ali do cordão umbilical puxa a Ana novamente ela fala corre pra menina né PR ali foge não olha para trás né Reza a vai e a Ana olha pro buraco e
tal os rostos ali da galera todo mundo brilhante chamando ela ó vem PR cá e tal daqui a pouquinho eu vou falar mais ou menos que eu pensei desse final e tal e ela fica até meio tendendo aí só que não meu amigo mais uma vez a faquinha entre Cena ela corta ali mesmo sangrando PR caramba corta ali o cordão que tava exatamente no buraco do machucado dela que ela machucou no início do filme e ela [ __ ] A Mula sai vazar de lá sem olhar para trás né pros negócios bizarro lá enquanto isso
vemos que ali a menininha tá fugindo por uma espécie de túnel né que dava acesso a parte de fora ali mesmo do asilo né E nesse túnel tá o cadáver do rapaz do motorista né então ele morreu o capitão morreu e a Ana aparece né e as duas fogem ali do asilo e no final a Lia pergunta né porque ela tá mancando tá toda lascada a Ana né e a menininha Pergunta para ela e aí tá doendo ela fala que que tá mais sorrindo aliviada né que ela estava viva que ela conseguiu cortar aquele cordão
umbilical e as duas sobrevivem fim de abraço de mãe né E aí mais uma vez o filme não mastigue eu acho que muita coisa nem precisa mastigar nem deve mastigar mas simbolicamente ela cortando esse cordão ub bilical ali ela também deixa a mãe dela para trás deixa esses traumas junto com aquele bebezão junto com a criatura junto com esses Fantasmas aí do presente do passado né E tem claro essa coisa do horror cósmico do horror Fantástico né Eh realmente né é uma entidade ali uma seita que venerava aquela criatura que estava né abaixo do asilo
por isso eles estavam tão ligados ao asilo e de certa forma aquela criatura eh tirava a dor as aflições as angústias dessas pessoas né Como disse o colega dela lá que era o o traíra né é meio que pessoas que estavam ao fim da vida ou que não estavam querendo viver mais daquela maneira tradicional iam ficar lá né naquele cordãozinho bilical naquela água quem sabe vivendo numa outra realidade maravilhosa Sem sofrimento né Eh ligadas a criatura mas também a criatura se alimentando deles acredito eu né e assim eles iam viver a sua vidinha A não
ser que Ana avisasse o pessoal tem uma cri atura gigantesca de baro daquele asilo né então vamos lá vamos acabar com tudo ou simplesmente ela I esquecer depois de um desabamento ali do asila acabar enfim tá é isso gostei demais do filme acho que em grande parte mesmo ele trabalha bastante todos esses elementos ah lugar abandonado os idosos a espreita as criaturas né esse mistério ali e tal e toda a trajetória da personagem que no fim conseguiu se safar claro que né alguns trauminas deve permanecer aí acredito eu que sim e você já tinha ouvido
falar de abraço de Mãe o que você acha de filmes de terror com essa temática cite aí também outras obras brasileiras que te surpreenderam tá E vamos valorizar os nossos filmes de terror brasileiros vamos dar força vamos dar apoio Como eu disse não é fácil fazer cinema de gênero aqui no Brasil e quando temos filmes tão bons e tão feitos com né carinho todo esse montante aí trazido com capricho pra gente é bom demais de assistir E se você ainda não é inscrito aqui no canal se inscreva aqui embaixo clique no Sininho para receber todas
as notificações e deixe o seu like que ajuda muito refugio Cut e eu vou ficando por aqui caso você tenha perdido os últimos vídeos do canal ó estão aparecendo bem aqui do meu lado é só clicar e assistir caso o YouTube não tenha te mandado um grande abraço e até mais
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com