gente então boa tarde a todas todos e todos bom então aqui comunidade eurocentrismo no capitalismo Mundial Aníbal que ano o conceito de colonialidade do Poder tem a ver com o racismo essa é a pergunta que eu espero que a gente consiga responder ao final da aula Tá bom então aqui estabelecer alguns objetivos para essa aula né Então tá dando para ler acho que dá né então vamos lá objetivo de dar aula se tu há o conceito de continuidade do seio das Ciências Sociais conceito 2 diferenciar colonialismo de colonialidade 3 compreender a criação das ideias de
raça e racismo compreender o contexto no qual esses conceitos foram criados né entender eurocentrismo etnocentrismo e modernidade ao final da aula eu quero que vocês saibam refletir associar eurocentrismo etnocentrismo modernidade capitalismo raça racismo patriarcado tudo bem e dentro do modelo geral que a gente que eu vou explicar para vocês mais a frente nessa relação né entre modernidade eurocentrismo e artigo centrismo situa a formação do capitalismo a partir da América Latina tá quero que vocês entendam isso compreendam e compreender também os principais ou as principais expressões do colonialismo e saber diferenciais colonizações ibérica e Espanhola esbérica
desculpa ibérica em inglesa tá e a ibérica evidentemente inclui Portugal e Espanha e ao final também disso tudo saber compreender Espero que todo mundo que saiba saia daqui dessa aula sabendo assim o significado concreto de colonialidade Então tudo bem bom então sumário essa primeira parte da aula participação sobre o tema né da aula vou fazer uma pergunta quero estimular os participantes vão fazer perguntas a vocês e a gente vou escrever aqui junto com vocês fazer uma aula construtiva construtivista né na verdade depois na segunda parte vou apresentar as testes do astes e legados do autor
do texto principal para essa aula de hoje que ela me bloque né situado o ponto situado a gente poder entender e terceira parte refletir sobre é ouvistes atingir aqueles objetivos refletir sobre eurocentrismo modernidade comunidade poder capitalismo e divisão racial do trabalho não é divisão social vou te falar divisão racial do trabalho quem faz divisão social do trabalho é o pensamento eurocentrado vamos tratar numa outra chave a partir do racismo tudo bem bom e a última parte é aquela que eu já expliquei para vocês no início da aula a gente fazer reflexões juntos Quero ouvi-los para
a gente refletir quero saber como que vocês estão recebendo essas teses e colocar todas as críticas possíveis todas as tudo que for e nada a gente vai estabelecer que nada como Bíblia não existe Dogma aqui todo diversidade que tinha qualquer Dogma é ela é péssima aliás nessa aqui tem várias dogmas né E todos eles são concentrados correto trazer para vocês é uma liberdade de pensamento e de crítica sobre as teses desse autor sobre até de qualquer autor em qualquer outro aspecto que a gente possa avançar nessa luta é libertarem vamos chamar assim tranquilo bom então
aí quando a unidade do Poder o Centro América Latina Então vou começar aqui com a salva construtivista e gostaria de contar com a participação de vocês Claro não é obrigatório só quem quiser é participar poder escrever alguma coisa né A primeira pergunta que era fazer com vocês é é quais são os principais problemas do país hoje e depois violência do Estado né deixa eu corrigir aqui que tá assim ó durante o chá divisão entre classes sociais exclusão de indígenas precarização da educação desigualdade social conservadorismo desemprego fome e segurança alimentar intolerância agronegócio concentração fundiária feminicídio e
transfobia e estímulo estímulo da Ótica politivista é isso e aqui no próximo imperialismo precarização da Saúde está sendo falha em todos os seus aspectos patriarcado racismo apareceu racismo aí milícias bolsonarismo ligacionismo científico e assim religioso né esse aqui são os principais problemas que vocês acabaram de identificar aqui no Brasil hoje né se tem muita coisa aqui isso aqui é da turma da manhã tá eu vou porque aí fica melhor pra gente ver beleza então o que que eles responderam assim eu fiz isso brincadeira com eles na semana passada não é E aí hoje eu retomei
e eles acrescentaram novas coisas depois da aula quando semana passada mas de qualquer forma eu quero que vocês compreendam as duas questões é primeiro lá problemas do país segunda turma de política três né da graduação capital e lucro acima da vida sobre a população no sistema carcerário também teve aqui né Não sei se teve aqui capital lucro acima da vida acho que não teve luta de classe mas esse Capital Lucas capital acima da vida o lucro acima da vida não teve né mas sobre a população não teve uma estrela questão política que é muito próxima
desigualdade racial é que entrou o racismo entrou no racismo Ele entrou lgbtqfobia né mas aqui também não tô transfobia entrou foi feminicídio é entrou financeiroização da economia entrou e lá financeirização da economia acho que não entrou aqui entrou solar patriarcado entrou aqui e lá né Aliás foi feita pela minha amiga ali alemã que participa das duas aulas também né existência da polícia entrou lá aqui entrou na justiça da polícia não não entrou tão lá entrou assistência da polícia e e no outro eles falaram também de outras desigualdade social concentração de renda precarização do trabalho que
entrou um pouco parecido né destruição do meio ambiente entrou lá aqui entrou a questão dos indígenas né mas não entrou exatamente não entrou aqui né é invisibilização dos grupos minoritários E aí né de modo geral já tá LG etc entrou lá especismo o que que é especismo não sei se todo mundo sabe especifica quando você usa animais né os animais os animais para é uma ampla produção de animais seja para consumo seja para pesquisa né então Aliás o Brasil hoje é isso praticamente produção de carne é maior produtor de carne animal do mundo e ele
se orgulha inclusive disso né na verdade quando você tem esse tipo de produção você gasta muito mais água se destrói Floresta só é habitar para produzir animais para serem comidos né como alimento então as pessoas são específicas elas defendem a causa dos animais tá só para a gente poder entender isso o primeiro a fazer isso foi foi um teórico anarquista enfim escreveu século XIX mas depois tiveram outros estudos que falaram sobre isso também bom sistema político problema de representação eu acho que talvez case com que o bizarro queira dizer com eleições tá então você é
um político também como um problema a genocídio indígena foi dito aqui também preconceituoso foi aqui foi dito racismo religioso lá preconceito mas muito parecido e lá também entrou a ideia do nacionalismo exacerbado né isso por si só a resposta de vocês já são essas respostas você pode compor um quadro de a partir de duas turmas aqui já tem mais de duas turmas mais uma com quatro turmas né no Fix entenderam esses aqui como problemas é é os principais problemas do país e foi a resposta espontânea não foi nem estimulada né para entrar no contexto de
uma pesquisa mas o que que eu quero trazer por que que eu coloquei essa pergunta para vocês porque quero que a gente começa a pensar a respeito todos esses problemas aqui eu quase todas esses problemas ele tem um início e pasmem o início desse problemas acontece quando Qual o conceito que resume e que caracteriza esses problemas que vocês colocaram aqui é isso é disso que nós vamos tratar hoje aqui na aula colonialismo a nossa pontapé inicial tudo bem aí Eu fiz uma perguntinha para a turma também da manhã que quer a colonialismo responderam eu queria
fazer com vocês também podemos pode colaborar que a última pesquisa que eu tô fazendo com vocês rapidinho precisa escrever muito menos do que sobre os problemas brasileiros né sobre os problemas do País quais são os que vocês entendem como características do coronelismo então a gente identificou que são ampliar de novo identificamos aqui é significado de colonialismo né exploração e propriação discriminação desumanização violência inferioridade da cultura e da vida do outro dependência Colonial capitalismo moralismo língua invasão de território fundamentalismo religioso cristianismo cara ficou Espetacular eu não sei vocês eu aprendi colônialismo na minha escola como algo
positivo Era bom que os portugueses chegassem aqui e que trazia Progresso evolução recebam e vocês não colocaram nada disso aqui isso é fundamental fundamental eu aprendi isso na escola não sei vocês é porque eu tô muito velho sei lá o que né Aprendi isso lá desde como é que a gente agora a gente começa a botar de ponta cabeça aquilo que a gente aprende que a gente aprendeu etc esse esse debate que eu quero fazer aqui com vocês tá vamos aqui ver o que é a turma da manhã respondeu a pedir para depois de partir
para a aula turma da mãe respondeu que divisão racial do trabalho exploração também junto aqui tomar o território que vocês também falaram cresceu na ideia de raça racismo né Então na verdade vocês aqui complementaram muito fizeram com proteção maior do que a turma da manhã sobre o significado de colonialismo acho que isso muito positivo né bom o que eu acabei de fazer aqui com vocês aí talvez muito de vocês ser professores é um método construtivista tá em que a gente pergunta para o aluno para o aluno vai construindo na aula junto né porque a gente
parte o pressuposto que o alunato tem muito e muito Conhecimento hoje só para dar um exemplo para vocês eu aprendi muito hoje na turma da manhã quando fez esse metro lá e os alunos estavam os alunos que moram em comunidades e favelas e periferias estavam descrevendo né nós fizemos discussão sobre militar e para militarismo para militares né Eu tava explicando para eles que o teu milícia é um uso equivocado é um uso absolutamente errado que é comumente feito você já fez para vocês aqui não né mas é muito banalizado inclusive milícia é um conceito que
tá ligado a autodefesa popular faz uma revolução você toma um lugar faz um alto governo então aquele povo se arma para se defender dos opressores normalmente é o estado ou outros estados que vão oprimir isso é no início portanto do ponto de vista revolucionário milícia Positivo tá outra coisa é o conceito de paramilitares que que são paramilitares para militares são determinados grupos armados muitos deles ligados às Forças policiais as forças de repressão do Estado né ou condenação ex-policiais ex militares é que fazem parte que cria um grupo para militar ou quando elas são diretamente militares
né o ex eles contam com anuência de determinados militares para que eles possam fazer o que fazem determinados territórios isso a concentração dessa para militar que atende não encontrar é o estado mas atende quase que ressonância com o próprio estado e o Estado faz Vista grossos estado não intervém em lugares com grupos paramentares como entender lugares quando se tem por exemplo milícia ou se tem algum outro tipo de agrupamento armado tudo bem todos eu queria que você é importante também entender isso porque a disputa conceitual ela é fundamental para não deixar descaracterizar o que que
é um colete por exemplo chiapas vocês estão Parece que eles mexem né já fatistas fizeram a revolução no México 94 tomaram passaram a governar proceder o alto governo este épocas e eles fizeram que se armaram todos constituem uma milícia tudo bem isso aconteceu na em vários lugares seja o grupo a Revolução haitiana Por Exemplo né que é muito pouco explorado os grupos milícia milícia Popular armada para fazer a evolução e ou então se proteger do estado na Colômbia por exemplo Colômbia que tem lá as partes tem o estado e tem os grupos chamados lá corretamente
de paramentares os juros para militares combatem a Guerrilha e fazer o papel de ajuda o Estado ao estado Então se vocês compreenderem que determinados grupos territórios no Rio de Janeiro São ocupados por ex militares ou por militares e que não estão em conflito aberto contra o estado esse grupo esses lugares e essas pessoas devem ser chamado para militares tudo bem isso aconteceu porque o jornalismo o jornalista do Globo quando foi relatar a milícia ele escreveu para militar mas não dava um cara muito para militar ele escreveu milícia E aí ficou milícia é Parece brincadeira mas
é verdade né e as pessoas começaram a tratar milícia milícia milícia e pronto e virou né Mas isso não tem é do ponto de vista histórico milícia é aquilo que eu tô falando é o grupamento Popular que se faz procede autodefesa e evidentemente para os param militares é melhor eles serem chamados de Milícia porque parece que eles são defendendo o território né Parece que eles estão defendendo o território então é um objetivo também deles também se chamado como milícia é do que ser chamado comparabilidade que teriam Associação com os militares de modo geral exatamente no
início foi exatamente isso todo o apoio para os paramentares chamando-os de Milícias Então veja como é que tá o conceito tem que estar em disputa o que eu tô querendo mostrar para vocês cada conceito que a gente usa ele é importante ele pode ajudar na nossa luta ou ele pode frear nossa luta e contra a nossa luta é eu quero que vocês compreenda é isso que vou fazer aqui com vocês hoje é criar uma desintoxicação conceitual eu preciso que você estejam preparados para isso essa questão da ministra para militar só pessoa a primeira eu vou
tentar levá-los para isso para esse processo contínuo porque não é um corpo branco aqui que tá dando aula não é um corpo branco fora da Europa que está aqui reproduzindo todo o saber ocêntrico é um corpo negro que entende o seu processo histórico e que quer acabar e destruir tudo essa construção ideológica que foi feita pelo eurocentrismo tá bom preciso para quem quiser é estabelecer e acompanhar e priorizar uma luta antirracista tem que estar preparado para se desintoxicar todo dia toda hora de todo o saber de tudo aquilo que nos é imposto há anos e
andei quando a gente nasce É porque a minha saída não é vistado eu poderia se eu fosse se eu fosse um estado láctrico eu te responderia volta no fulano de tal que ele vai resolver isso mas eu não vou te dar essa aí entendeu para mim isso não é uma saída mas isso é um outro debate que a gente vai fazer então é então é importante entender isso então vamos lá de novo é para militares são grupos armados que compostos por militares ex-militares e etc e que estão a serviços do Estado né sendo ponto de
vista conceitual serviço do estado ou serviço de grupos é privados Vamos ser por exemplo os fazendeiros de Mato Grosso do Sul eles podem criar grupos para militares para combater sem terra para combater pobre negro e favelado né Tudo bem então esse é um ponto fundamental pode dar o nome que ele quiser ele pode dar inclusive nome de Milícia para um movimento para militar ou para o próprio militarismo a força de policiais fosse policiais nunca fossem policiais no Brasil no Brasil e no mundo nunca tiveram para atender o interesse de negros pobres e favelados indígenas sempre
foi o contrário disso né todas as formas de força militar a Constituição do próprio Estado por isso como de estado necroracista estado porque o estado nasceu para controlar combater oprimir e colocar o negro entre aspas no seu lugar qual o seu lugar lugar de produção de riqueza de forma subordinada sem reclamar Se fugir disso ele tem a polícia tem a prisão o cemitério ou tortura ou tapa na cara como acontece nas favelas de periferias né Então assim Então o importante entender e história assim conceitual para além do Brasil para além do Brasil por exemplo lá
na Espanha né na Revolução espanhola diversos grupos marxistas e anarquistas criaram milícias é de auto proteção é isso é então milícia não é um conceito brasileiro escrito senso é embora possa ter sido apropriado aqui de uma maneira equivocada daquilo de diferente daquilo que é o seu significado original Então vamos lá segunda parte da aula gente é apresentação das testes do autor bom então vou procurar agora fazer um passeio deixa eu ver aqui já três horas Caramba então tem mais uma horinha aí para a gente poder brincar aí nessa discussão da tarde né então primeiro quero
até situar Quem foi não os objetivos do texto né apresentar o conceito de comunidade do Poder de raça mostrar os nossos saberes são moldados pelo eurocentrismo étnocentrismo diferença de colonização ibérica inglesa e até Central dele existe uma relação direta entre colonialismo eurocentrismo capitalismo modernidade e racismo que marcam a qualidade do Poder essa terra central do autor tá então já quero que vocês compreendam isso aí me bloqueando Essa é a foto dele né é o autor peruano nasceu na Província de namar né de uma origem indígena onde se fala o que chuá né lá no peru
sem história inclusive ele tem até uma semelhança com Flávia que estudou tem estudo sobre escravidão no peru né iniciais de Mestrado sobre escravidão no peru depois ele foi preso duas vezes pela ditadura em 1948 1950 Ele foi de um grupo marxista na época né seguiu ele é marxista revolucionária na juventude depois produziu reflexões a morte de mariátrico não sei se conhecem o autor peruano marxista que adapta o Marxismo para os princípios indígenas né que coloca os indígenas que na verdade a população peruana indígena né São Francisco teria essa noção tem muitos negros também mas a
maioria é indígena sou eu o que mais ele dirigiu a revista sociedade política e 72 depois foi deportado pela ditadura pela outra ditadura E aí ele teve participação uma comunidade urbana autogestionária da Vila é o Salvador e com eles né lá no peru então assim eu sou uma comunidade ocupou o território em Lima né E eles passaram a ser autogestão autogestionar né Vamos chamar assim dentro de um princípio bastante diferenciado acadêmico foi membro fundador do grupo modernidade tá esse grupo aí que passou Emanuel Boaventura de Souza Santos Ramon gulas fogo é tá querendo um Austin
é Maria Lu Gomes enfim é santo é Cássio Gomes enfim a gente tem imensa tá bom ele foi investigador a ser Paulo 6571 depois foi o professor da unan e 74 foi professor da bem então e o universo né entre 88 86 de 2010 Professor lá nos Estados Unidos botou noris causa pela Universidade Central da Venezuela e pela Universidade autônoma de Guadalajara né então não se referência né Ciências Sociais a partir deste texto que eu estou passando para vocês tá calendário do Poder deixe o conceito tá então aí ele teve aqui teve na classe enfim
vários outros congressos dentro da Ciência Sociais discutindo apresentando essas espécie que não são teses apenas dele né de vários autores ele inaugura na verdade esse texto que eu tô passando para vocês inaugura o texto no início ao pensamento de colonial tá ou dá o início a própria ideia de colonialidade e todas essas teses ali depois desse texto que vai que vamos dizer assim é gênes né Tem vários outros teóricos que vão escrever a respeito a partir daí usando o conceito de colonialidade né então Ele propôs o comunidade do poder que eu vou escrever para você
explicar tudo direitinho outros autores como por exemplo Mariano Gomes é propôs o conceito de qualidade de gênero né Depois educado Edgard Lander propôs da natureza aí Santo Castro Gomes vai discutir comunidade do ser aí depois com a idade do Saber seja várias comunidades foram feitas nesse momento eu tô escrevendo com tielo né não escolhe aí né aliás um pouco nessa a gente tá falando sobre colonialidade só que vocês terem uma noção que algo que a gente está desenvolvendo até o artigo nosso Já começamos e tal é contribuir para esse pensamento é colonial de Colonial na
verdade se eu estou fazendo entender bom então é um pouco disso é vamos agora para as testes do autor que acho que é o que mais nos importa aqui né então coloquei ali a criação trecho dele né criação da ideia de raça foi uma nova maneira de legitimar noções e práticas de relações de superioridade inferioridade entre dominadores E dominados então a ideia de raça estabelece uma relação direta entre dominadores dominados superiores e inferiores tá abre aspas desse modo raça converteu-se no primeiro critério fundamental para distribuição da população mundial nos níveis lugares e papéis na estrutura
de Poder da nova sociedade tá veja o que que eu quero que vocês compreendo aqui o que que ramo tá trazendo Claro não é só ele outros vários autores já fizeram isso ao longo da história né muito antes dele já colocaram a questão da raça como Central o próprio fresh fanon sidrick Robson é vários outros autores em cada ficar aqui discutindo né acho que é mas colocar quando ele traz a questão de raça e coloca é para interpretação da América Latina a partir da América Latina e que estabelece a conquista das Américas de quanto elemento
central fundante da própria ideia de raça consome a ideia de raça tá E aí fiz um outro sei lá como é que eu posso dar o nome dessa figura que tá aí é três círculos né é diagrama Opa obrigado então já aprendi agora que eu tô fazendo né um diagrama né diagrama que aqui o que não chama não fala de humanos e não humanos quem fala de humanos tá então aqui é um acréscimo que eu tô fazendo para essa perspectiva do que ano tudo bem então o final mas é a divisão entre aspas estabelecer que
é humano que não é humano tá E aí eu fiz aqui esse diagrama né humanos que são humanos brancos Tá certo quem são os sub-humanos indígenas e negros e indígenas e negros levar legados né a escravização e a servidão tá bom depois se criou a ideia de raça produzir novos identidade tudo que eu quero dizer para vocês aqui uma coisa que é fundamental para a gente poder entender e avançar a ideia de raça ela foi criada a partir da Conquista das Américas em 1492 Essa é a tese de todo o pensamento de Colonial todos esses
autores que eu falei para vocês ali foi criada a ideia de raça até então não existia até então nenhum indígena que aqui vive se considerava índio Se achava denominava índio nenhum mais de mil sociedades indígenas que viviam aqui nas Américas aqui no Brasil nenhum africano nenhum africano ninguém nenhum corpo negro que habitou a África diferentes povos africanos diga-se de passagem se considerava preto ou negro ou algo equivalente nenhum jamais Antes desse momento histórico tinha essa relação ele não europeu nenhum europeu não existia na Europa inclusive não existia Europa Mas eu sou europeu nenhum e nenhum
Branco europeus tudo bem Essas são identidades Em que ano vai dizer são identidades modernas quando são chamadas modernas agora tem que explicar modernidade e colonialidade e colonialismo nascem juntos juntos eu talvez não sei se tem o que certamente tem uns alunos de história é lá na história a gente aprende a modernidade esqueçam isso são uma produção erros centrada tá desculpa jogar agora crise pela cabeça dos historiadores aqui né o que essa perspectiva essa escola teórica o Marco da modernidade foi a conquista das Américas portanto foi 1492 e nesse antes da início da modernidade veja como
você entenda o que o seguinte quando eu digo que a modernidade começa constante com a queda de Constantinopla Eu estou fazendo uma análise e concentrada a partir daquilo tudo que interessa à Europa Américas o que que eu tô fazendo epistemologicamente eu tô invertendo o processo de análise tirando o eixo europeu e trazendo para as Américas estão entendendo a mudança como é que é uma mudança radical e necessária para quem está aqui nas Américas tudo bem bom Beleza então nesse momento a partir desse momento você vai ter as construções das identidade e aí tá no slide
na espanhol português depois do século 18 europeu né índio negro mestiço são coisas novas né acho que eu já falei em outras turmas por exemplo antes do Império Romano por exemplo né existiu um Generais negros Tá certo importante saber disso né Generais negros fazer parte General né para quem foi militar sabe que tem a diferença bastante peculiar e portanto esses negros não foram é excluídos da participação do próprio império romano entendo por serem negros tá bom voltando aqui para as Américas então a gente pode chegar fiz esse diagrama raça suja europeu indígena negro depois europeu
português e espanhol indígena negro foi reduzido indígena negro aos índios que o cara que a gente compreenda isso é fundamental a entender raça portanto é uma abstração é uma criação abstrata todos nós aqui somos humanos temos sangue temos coração pulmão estômago E por aí vai mas somos todos humanos existe uma raça humana o que existe diferente são etnias que aí sim comportam diferentes culturas diferentes fenótipos de coisas diferentes né então ao mesmo tempo que eu digo para vocês Que raça é uma abstração que foi criada aqui na conquista das Américas tem um efeito que é
nefasto e que não é nada abstrato que é concreto qual seja racismo para se compreendam isso raça é abstrato mas tem produz o efeito absolutamente concreto que é o racismo e que faz com que muitos dos Discriminados por raça sofro seja assassinados seja inclusive escravizados torturados estuprados E por aí vai compreender essa relação tudo bem isso raça uma criação abstrata para legitimar a ideia de superioridade de um de uns no caso a raça branca com relação a outros a raça que seria Raça Negra Raça indígena eu não gosto de usar isso tô usando só para
referendar eu não uso isso tem um raça por conta disso Tudo bem então para perspectiva de Coronel cara pode ter outras milhões perspectivas diferentes se não der Vai ficar ruim para mim pô bota fogueira seu parceiro é E aí eu falei bom Como que o pessoal vai entender assim então assim ficou maneira né então vamos conquistá-los né os povos conquistaram não sei o quê uma inferioridade mental e cultural inferioridade é isso mas isso falam é na surdina mas falam e outros só pensam vem doce professor é disso que não precisa se vivenciar E aí você
essa inferioridade mental cultural marcada pela cor da pele pela cor da pele pelos fenótipos tudo bem só para a gente poder entender isso como é que se dá esse processo com a turma da manhã talvez surja esse aqui depois a gente pode debater o Flávio te ajudar lá na sua parte final na Turma da Mônica só fala mais o racismo Eu queria colocar um ponto Você adianta já um ponto de vocês não associe diretamente racismo a cor da pele isso é outro erro tá não associe racismo a cor da pele no caso particular brasileiro ele
está diretamente associado mas historicamente Não não é uma relação direta não é uma relação exclusiva melhor dizendo tá então existe várias formas de racismo ao longo da história da humanidade vários outros corpos brancos foram escravizados também a escravidão também não é o Instituto ligado estritamente aos povos negros é outro fazer isso porque vários outros povos brancos foram escravizados de outra maneira mas também foram escravizados Tudo bem por eles mesmo inclusive né mas enfim isso é um outro debate a gente pode fazer no futuro mas eu vou na outra aula eu vou tratar disso que é
do dualismo é do dualismo do binismo erro centrado como é que separa corpo e alma isso tem tudo a ver permanecer essa igreja é o pensamento igreja que eu chamo de Igrejinha pensamento cató etc depois protestante de modo geral é o primeiro a fazer isso né mas depois Descartes vai consolidar isso no ponto de vista para ele científico mas esse debate não foi trabalhar hoje vou deixar para semana que vem vou preparar os slidezinhos para a gente fazer trabalho esse debate tá hoje eu quero falar um pouquinho tentar falar de neurocentrismo você a destruição do
pensamento das cosmogonias né Vamos chamar assim né da escola de movões de tudo aquilo que nós não somos indígenas indígenas africanos né então assim há uma destruição é isso faz acompanha a parte central do eurocentrismo quer dizer que é uma imposição né uma imposição cultural Então já vou explicar isso militar cultural é religiosa enfim todos os anos do saber e você é quase que retirar outro né transformar outra em nada tudo que diz respeito à sociedade indígenas e a sociedade africanas não significavam nada era o inferiores sobre isso deixa eu avançar então né pra gente
pedir bom House e condição social natural a inspiramos a clássica brancos no topo mestiços é indígenas e negros é no pior extrato é porque indígenas inclusive foram escravizados até colocou isso na aula passada né indígenas também foram mito achar que indígena foram escravizados foram escravizados também os africanos né obviamente Todos sabem e só que um determinado momento a igreja o estado espanhol e eu tô falando da da Espanha determinou que os indígenas não podiam ser mais escravizados porque estava sendo escravizados até a morte eles estavam é arrancando o trabalho dos indígenas até a morte os
encomendeiros né que na verdade a gente fala encomenda né quero ter em que aí tem muita vida na igreja então da terra né o Senhor ele tinha ele podia juntar os indígenas fazer os indígenas quando ele trabalha sobre Servidão mas não podia ser escravizado e o compromisso desse senhor era o quê catequizar os indígenas né é fazer com que se disse a linha católica Porque os indígenas tinham passado serem salvos os africanos não tinha o menor possibilidade ninguém pensou em trabalho servo Servidão para os africanos só para os indígenas então por isso ele ganhou status
né é superior com relação aos negros nesse momento histórico tudo bem até mais que que é importante entender hoje a gente tá vive no Brasil embora estejam querendo mudar isso né mas no Brasil que o estado a princípio é Laico embora cada vez menos né como diversos políticos aí Absurdos a gente tem visto mas naquela época o estado não era Laico o estado tinha religião né religião aliás até hoje para vocês saberem até hoje para ser candidato à presidência na Argentina precisa ser católico se não for católico não pode sabia disso você não sabia o
saldo agora para ser candidato a presidente da Argentina tem que ser católico né porque isso é um resquício resquício do da união entre estado e igreja falar agora da Europa né sabe o que estado igreja na Europa é dessa passagem nesse início da modernidade são completamente é implicados um no outro né Se for pensar aí desde uma revolução antes da Revolução Francesa primeiro estado claro segundo estado nobreza Tá certo e terceiro estado do resto né dividir a sociedade francesa e várias outras sociedades europeias né então a igreja modo detentora de terras de propriedades né nesse
mundo europeu e também aqui nas Américas então não tem então tudo que tá acontecendo com os indígenas de coisas escravos acontece com a anuência com a concordância da igreja a igreja portanto racista a igreja as igrejas na verdade as religiões cristãs que estabeleceram no país racismo quando do nada com racismo não se opuseram ao a escravização de Corpos negros é importante saber disso né mas não sei se não vai dar polêmica não mas a gente faz o debate depois bom aí tem os perigosos né a foto dos perigosos né que são perseguidos que podem ser
corpos matáveis corpos que podem ser destruídos segundo esse néctar segundo esses Elite né até hoje meninos equivalentes a esse são assassinados nas favelas de periferias São revistados nos ônibus São levantada na cara mas foi periferias né Aqui tá um exemplo de etnia africana outro exemplo de etnia indígena né que enfim de maneira geral sempre muito oprimidos né esses dois aqui negros e indígenas representam os inferiores os sem alma você sabe que na verdade eu vou discutir isso no quarta aula né do julgamento de Vale do Elite né que decidiu que se os debateu-se os indígenas
eram humanos ou não mas acho que eu já falei sinal mas eu vou aprofundar esse contexto é de outro autor do Ramon gossip lá na frente bom então esse aqui são o que eles não exemplos né os exemplos são esses né esse aqui ocupa os melhores Extratos da sociedade são bem vista bem recebidos de todos os lugares né até depois racista né você é uma festa que só tem branco né aí a festa Tinha gente bonita gente sabe isso é um tipo de racismo estabelece em todo lugar né e aqui tem os bichos é que
é são resultado aí da miscigenação é de brancos com negros com indígenas e por aí vai tudo bem bom então é pra gente fechar essa ideia de raça que poder avançar um pouco né então raça era o principal elemento que constitui as relações de dominação que a conquista exigia né foi uma forma de dar legitimidade as relações de dominação impostas pela Conquista né e a ideia de raça situava uns conquistados né e outros conquistadores né sabia se pela pela ideia de raça que aqui no Brasil está ligado a cor da pele em determinados bom tudo
bem colonização da Érica então tentei aqui falar um pouco escalização negros indígenas aí tentei fazer aqui explicando um pouco né a gente poderia bater as novas estruturas de controle do trabalho sobre o colonialismo quer ver A Conquista das Américas estabeleceu nova estrutura e controle do trabalho que cultura foi essa é a principal não sei se conseguir representar bem aí escravidão é principal forma de trabalho é aqui nas Américas depois Servidão e essa Servidão com algumas sociedades indígenas e sabia quem a possibilidade de pequenos produtores mercantis que caminha quem a indígenas e negros não né sabia
que quem podia fazer exercer essa função ou mestiços tá o mestiço e esses notícias se tiver se tivessem a pele mais clara maior possibilidade mais escuro menor possibilidade e também brancos em servos que vieram da Europa bom Aí precisa fazer um percurso europeu muito rápido que a gente poder entender isso nesse momento histórico a gente tá falando aqui de conquista das Américas colonialismo falando aí século 16 17 18 né como é que funciona a Europa nesse caso específico né não sei porque a gente aprende sempre francês eu sei porque né mas basicamente sempre francês né
é bom na França como é que funciona primeiro segundo estado claro nobreza e terceiro estado todo mundo nesse exato todo mundo existiam Comerciantes Os Pequenos burgueses né como todo mundo sabe existe os servos né sobre Regime de massagem outros né então esse servos que trabalhavam compulsoriamente para os senhores brancos na Europa trabalhavam compulsoriamente para eles né importante podiam ser pelo livro do propósito muito bom que fala inclusive assim podia ser chicoteados e passa pública tá na na França né isso vai mudar apenas com a Revolução Francesa né quando eles fazem a revolução aí muda esse
processo até então anotar o subordinação dos servos brancos com relação aos seus senhores de sangue azul nobres brancos tudo bem bom entendido isso esses servos é Há muitos recebemos achava melhor sair desse modelo de Servidão e vim tentar a vida e o lugar absolutamente Novo aonde aonde Américas tudo bem nas colônias tudo bem colonos Américas Então muitos vieram para cá né Muito tiveram para cá e aqui por que tá explicando esse negócio fazendo esse pote com a Europa a gente poder entender aqui o que aqui nas Américas esses brancos em servos depois eu posso contar
história mais detalhes muitos deles vinham fazer essa viagem com dívidas aos senhores chegava que tinha que trabalhar e o Flávio sabe isso muito melhor do que eu e podiam depois é mas aqui eles podiam trabalhar com pequenos produtores de mercantis por exemplo E cadê o trabalho assalariado também era destinada por esse brancos e aqui é melhor do que ser explorado açoitado na própria Europa né Tudo bem bom então por isso que que eu tô e a reciprocidade é uma é uma relação clássica histórica indígena né entre diversas sociedades indígenas veja como é que eu não
uso o termo tribo tá não usem por favor tribo termo depreciativo tá depreciativo é muito erro centrado que eu pressupõe que a Europa e a sociedade né É povo o indígena é tribo o negro e Tribo Não façam isso fazer isso é comprar a ideia do coronelismo do eurocentrismo Tá bom então essas sociedades indígenas elas trabalhavam muito elas até hoje né quem puder ler o livro da vida copenar por favor faça Ah isso tem uma aula fazer uma propaganda agora tem uma aula né sobre um dos Capítulos do livro do copenal lá no meu canal
que ele explica né na verdade eu retorno o que ele explica sobre a reciprocidade ele tem diversas sociedades indígenas a troca como é que era um prazer para eles né o copenal Davi copenal que é uma liderança inovane né tá viva aí uma liderança e ele escreveu junto com o francês o Albert Albert Bruce né escreveu um livro é sobre a queda no céu né E nesse livro Espetacular foi explicando toda o pensamento e eu não mando é uma coisa linda espetacular comendo demais a vocês quem puder evidentemente comprar o livro ler o livro né
tem poder também pode assistir aula no canal que tenho apresento lá tese desse autor E ele fala dessa reciprocidade entre as sociedades indígenas né A Toca né produzir uma mercadoria aqui que elas não chama no mercadoria ele chama os brancos de povo da mercadoria Olha que bacana um conceito com penal atrás né e o que eu utilizo muitas eu quero mostrar para vocês como que a gente pode pegar esse mudar os referenciais pegar um referencial indígena pegar ou pegar o conceito de quilombos de nascimento pô conceito de quilombosismo do Abdias Olha que coisa maravilhosa daqui
a gente pode falar isso Flávia especialista nisso não importa olha sobre aquilo mesmo a gente pode né mas você tem um maravilhoso foi uma felicidade do Abismo extraordinária e que representa muito bem tudo isso a forma de ajuda mútua de construção de algo para entre os próprios negros e para além é do estado para além do que do que vier para ser impor entende Bom enfim tudo bem gente Tranquilo então vamos avançar aqui eu quero muito chegar neurocentrismo a gente não dá tempo de chegar vamos lá então aqui eu acho que isso Ficou claro né
Branco podiam ser governantes mexia isso podia ser acelerado servos ou tá na escravidão indígena escravidão e Servidão e negro só escravidão né então o racismo ele foi muito mais intenso contra os povos negros do que quantos indígenas também se compreendam isso muito mais intenso tá por esse motivo tô colocando aqui para vocês Tá claro não tô esperando De merecer que os povos indígenas foram assassinados foram exterminar ninguém tem dúvida disso né mas a própria Constituição da colonialidade ou do colonialismo estabelecer o que tiver algumas É algumas aberturas né para os indígenas que não foram dadas
para os corpos negros tudo bem bom então aqui tá a qualidade do Poder né Vamos Pular isso aqui que eu quero ir um pouco mais mas aqui tá uma explicação dá para ver direitinho acho que dá né É aqui dos chapetões né dos espanhóis de Alto altos nos privilégios no topo da pirâmide né os criolos né que aí o Flávio até falou assim na aula passada são os crioulas crioulos são os espanhóis nascidos da Américas né então que vamos lembrar que o que ramo é um autor peruano então ele tá falando muito mais da colonização
na América Espanhola do que na brasileira embora possa né na América portuguesa né embora a gente possa trazer muitos elementos para cá também tô tentando fazer isso Tá Mas então os criolos né é são espanhóis nascidos nas Américas e que também ocupavam lá é o auto Extratos da sociedade e que depois é depois só eles que vão dominar e fazer a independência é daqui da criação dos diversos países na América Espanhola inclusive no Brasil no Brasil Dom Pedro é um nada mais do que é um filho de Dom João né Éder do Trono de Portugal
é aquele que vai estabelecer a independência né então a independência não tá ligada a um movimento popular revolucionário negro indígena ou de trabalhadores brancos que descem a se contrapor poder estabelecido esse tipo de revolução que foi ao mesmo tempo de Colonial foi o mesmo tempo antiperionista anticolorista enfim anti-rocêntrica aconteceu onde Haiti show de bola que não por um acaso praticamente não é estudado na nossa universidade muito mesmo nossas escolas não por um acaso né Não por um acaso perceba então a revolução no Haiti uma revolução simultaneamente racista antes racista e antes eurocêntrica diversos fatores tá
você sabe qual foi a primeira comuna primeira comuna comuna estabelecida na América Latina mas eu quero dizer para vocês o seguinte na própria revolução espanhola né o houve um processo dos sapatistas debil Emiliano Zapata acho que daí deu o nome de zapatismo tudo bem é nome domizianos a prata que ia em fazenda e Fazenda libertando os indígenas escravizados né e com todo um exército vamos chamar assim no sul da do México no norte do México bastante distinto né nesse interior entre também fez a evolução depois muito curioso né Que ambos se encontram no Palácio de
governo então a foto dos dois sentado na cadeira presencial eles tinham título a revolução tinha sido realizada né nesse processo os artistas fundamental sabia disso os anarquistas fundaram a primeira comuna no México foi chamado abaixa a Califórnia né então quando é os irmãos flores marrom lá no México Aliás o movimento anarquista no México é o forno agora indígena tá só a gente poder entender o que que foi bom não era aula isso mas a gente pode falar o que que foram esmagar falava assim eu não preciso explicar o socialismo para os indígenas mexicanos eu não
preciso explicar o que é anarquismo para os indígenas mexicanos porque eles já praticam o anarquismo aqui a milênios foram esmagon disse isso e até livro verdade quem quiser também tem um livro de uma coisa muito bom e aí esse é essa força né porque na verdade assim houve uma condicionar sempre luta do emiliamos a pata no sul quando o Vila Norte do sindicatos de trabalhadores Mexicanos e esse praticamente no âmbito anarquista não influenciados na cadeira presidencial mas ele não se estabeleceram contra Presidente ou qualquer coisa no próprio médico Eles voltaram não quiseram ocupar o estado
a partir dali então caso mexicano quando ele menos ataque para fazer isso claro que é Ampla participação diferente né E ali não foi uma uma revolução anti-racial propriamente igual foi haitiano né claro que tem um componente de tirar os governantes brancos colonialistas etc mas não teve um componente de todo na verdade no Haiti foi brancos contra negros ou negros contra brancos a libertação total completo né depois disso foi até bastante coisa que os representantes do Haiti você sabe acontecendo simultaneamente com a evolução francesa né E aí representante haitianos foram para para assembleia nacional na França
né E falar e dizer nós somos independentes e por incrível que pareça naquele momento histórico ela foi a assembleia nacional aceitou e decretou o fim da escravização na noite perceba decretou o filho claro isso depois foi revertido assim que que esse que os montanheses saíram do Poder né com a queda do Robes PR enfim o sacrifício a escravidão foi retomada agora os senhores brancos nunca aceitaram os senhores franceses que perderam nunca aceitaram e por isso deram tão maior apoio para o geraldinos para reverter o processo revolucionário né Isso tá no meu livro agora que eu
tô escrevendo fazendo spoiler aqui o livro sobre esquerdo e direito como eu te escuto lá a questão francesa que nasceu o conselho de esquerda e direita eu faço a discussão sobre Haiti revolução indiana porque a minha interpretação esquerda direita tem que ser de colonial e libertário portanto eu dou um papel Central para os movimentos negros enfim os pobrezinho para ver se vocês um dia elas vão se interessar dá uma olhada aqui mas é um pouco de gestão por isso para entender esse processo e no México tem uma um levante sim um levante indígena não é
não tinha lá nos panfletos nas ideologia Nas questões mas eu não tive acesso né embora foi esmagul tivesse falado isso que eu passei para você não tinha uma conotação é indígena totalmente é contra todos os outros porque tinha apoio do sindicatos tinha os setores brancos também estavam nessa evolução Tranquilo então beleza Gente vou avançar quem não fala que vários vários exércitos latino-americanos Eles foram combatentes imagina imagina se a ideia da evolução negra no Haiti é desce para o Brasil por exemplo se o Brasil fizer essa mesma coisa né uma evolução negra antes escravista anticonalista enfim
a gente Enfim tudo aquilo que representa deixa avançar um pouquinho depois você pode ser depois você coloca essa pergunta no final você não consigo avançar aqui um pouco mais bom Vamos lá gente estão aqui mas fotinha bem rápido assim que representa o os brancos né podemos brancos os colonizadores etc né até hoje onde o branco trabalha sempre os melhores empregos né e onde estão os indígenas e diz aqui escravizados né ou então os negros aqui também escravizados né os indígenas atualmente também trabalhando no campo de maneira bastante rudimentar os escravos né os negros escravizados também
aí no coronelismo e hoje uma negra é como empregada doméstica Então a gente tem aí essas representações que aí eu acho que o Flávio colocou aqui muito bem são representações coloniais ainda E aí o que que eu quero vamos ver se a gente consegue atingir que o primeiro objetivo da aula assim esses princípios que determinam corpos negros indígenas como inferiores incapazes e que não são dignos se quer de bons salários de bons empregos de lugares de lugar de comando né isso que vem da Colônia do coronelismo isso permanece até os dias atuais sim se permanece
a gente dá o nome disso de colonialidade ou seja comunidade significa os princípios do coronelismo que permanecem até os dias atuais embora o colonialismo formalmente tenha acabado né coronelise acabou quando as colônias é viraram estados Independentes estatais é aqui nas Américas então ou seja Bora que acabar do coronelismo não caber com a discriminação por raça é isso que eu acho que a gente pode aqui fechar né bom então a ideia de que o trabalho é pago né um privilégio dos brancos né para tentar um pouquinho mais rápido né a inferioridade do racial dos colonizados implicava
que não eram digno de pagamento de salário já falei um pouco disso aqui estão todas essas fotos juntas né cada forma de controle do trabalho é esteve articulado como a raça particular é importante entender isso o trabalho também entendido como um controle uma forma de controle tá que eles compreendam isso também porque na verdade não trabalhamos para nós mesmos não trabalhamos e aquele produto daquele trabalho pertence a nós ou ao nosso coletivo normalmente aquilo o produto do nosso trabalho pertence ao patrão ou pertence ao estado ou pertence sabe ao latifundiária alguma coisa nesse sentido isso
não tem uma aberração do que essa Isso é uma aberração E é isso que essa é a principal característica do capitalismo que Aliás não existiria capitalismo nos moldes Como existe difícil dizer que existiria sem colonialismo é importante entender que essa literatura a um casamento né Há uma interpretação de que colonialismo modernidade capitalismo caminharam juntos tá vou explicar isso é não sei se agora bom vamos ver a particular para os mestiço eu vou pular um pouquinho o caso dos indígenas né teve aquele momento de extermínio deles e depois veja depois eles foram moldados por regime de
Servidão mas não deixaram com que eles passasse para o regime de trabalha assalariado ficaram sempre no regime Servidão mas discriminação e os negros é pior ainda é nem pro regime Servidão puderam passar você precisa da escravização tudo bem claro tirando de mestiços E aí você vai ter alguns poucos negros traz tem outros autores traz para trás isso alguns poucos negros que são mestiços portanto de paz é normalmente pais brancos com necessário com mulheres negras que ocupar o determinados lugares postos superiores na nossa colonialidade no Brasil por exemplo tem vários exemplos tem vários exemplos assim agora
nego que não fosse mexer isso praticamente impossível né não totalmente Mas é para veja Claro a gente pode ser posso citar dois três mas tá mas sempre vai citar um outro para você exceção a regra é a exclusão Tudo bem então a gente poder entender isso e aqui o princípio que eu trouxe para vocês outro gráfico esse gráfico aqui é atual né do investimento médio real por raça entre 2012 e 2017 não deu para atualizar ainda por conta dos últimos dados veja aqui é os dados laranja tá a média né salarial dos brancos 2.736 e
aqui em azul né é preta e aqui em roxo parda 1.537 1529 quase a metade né ou seja um corpo preto o corpo Pardo recebe quase a metade de um corpo branco tudo bem Que que é isso isso aqui significa isso é uma colonialidade de forma outra comunidade a questão racial e a média com salários tudo bem isso tá vocês é uma vez com isso do coronelismo bom Aqui tem eu trouxe alguns conceitos para a gente poder pensar né eu entrei no na turma da graduação eu fui explicar o conselho de governança né então o
conceito que eu criei e tudo mais o governança institucionais e governos sociais são cinco governantes institucionais e 10 governações sociais mas aí quando eu entrei nessa prestação para eles foi quase acabou a aula que eu não tive não deu para fazer as outras discussões Então vou tirar de repente um dia um dia de aula Se der tempo eu venho aqui faça apresentação desses conceitos para entender essas colonialidades hoje eu quero falar um pouco de epistemicídio né então o conceito que a gente entender foi um conceito foi criado pelo bom vetor de Souza Santos acho que
todo mundo sabe né para é caracterizar o Boaventura ao criar esse conceito não tratou dele de maneira racial não colocou o que são racial como centro desse debate o que eu vou fazer aqui agora eu vou pegar esse conceito dele mas vou colocar a questão racial tudo bem bom então a princípio Boaventura é um conselho deficiência é tudo que é produzido fora da Universidade fora da universidade é rejeitado todos saber reproduzir fora da universidade é rejeitado o que eu quero mostrar quero dizer para você assim que para Além disso é os saberes mesmo saberes produzidos
dentro da Universidade cara não tenha dúvida é mas aqueles saberes produzidos por negros porém indígenas né E aqui eles podem incluir por anarquistas por exemplo são prontamente rejeitados prontas E aí eu faço um desafio aqui duvido que vocês tenham tido né Tem um lido né nas escolas é o tempo passado para vocês autores referenciais negros ou indígenas ou anarquistas não passou é o que eu chamo de epistemicídio o anarquismo é sempre a pior coisa do mundo embora ninguém nunca tenha lido os negros também representam mal é quase que a representação do Haiti e os indígenas
representam é uma cultura é absolutamente inferior né Que deve ser desconsiderado não pode ser levado em conta né uma cultura preguiçosa e por aí vai terceiro então ele precisa nesse sentido bom então colonialismo significa um feminicídio uma destruição das culturas dos saberes das quais morgonistas né de povos indígenas e negros e africanos tudo bem etnocídio O coronelismo significou o assassinato o assassinato O Extermínio escravização de diferentes povos negros indígenas e a escravidão que não precisa mais dizer tá então tudo isso como é feito na criação da ideia de raça com abstrato e o racismo como
concreto tudo bem deixa eu passar mais um pouquinho que eu quero ir para o debate para ouvi-los aí deixa eu avançar quero ir logo porcentrismo causa que a coisa mais importante Ah tá fala muito rápido eu queria colonização britânica ficam britânica né a gente aprende lá na escola né ensino médio Ah que teve a colonização de povoamento é de exploração né aquele bilobazinho bem concentrado esse negócio né então é o que tem o que eu quero trazer o que anda fazendo coisa muito interessante que o David Guetta que é um autor estadunidense né também já
tinha trazido aprofundou isso lá mas o que anda trouxe aqui de uma maneira também bastante interessante vou tratar essas duas perspectivas A primeira é que o colônia os colonizadores brancos né lá no aquilo que se for os Estados Unidos né Branco serão Livres Nós vamos né então voltando aquele que explicar você no início muitos servos né europeus regime Servidão saíram era melhor vir para a América e construir sua vida lá muitos deles pagavam tinham senhores que bancavam suas passagens tá para da Inglaterra os outros países da Europa para os Estados Unidos e lá olhando o
acordo é tipo você tem que trabalhar para mim durante sete anos e depois você fica livre então muito aconteceu nesse sentido quando se formou a sociedade brancas nas Américas lá na colonização inglesa né O que tinha os indígenas os indígenas foram tratados não não foram acoplados sobre a forma de Servidão Eles foram tratados como Nações estrangeiras por isso nos Estados Unidos aos termine o mesmo dos filmes de Hollywood mostra isso eu não sei se ainda passa mas quando ela criança mostrar muito isso né era forte né forte abraço ai cara de pau se afaste né
Eu acho que eu acho que eles nunca viram acho que eles nunca viram eles não tiveram Hoje não tem mais isso mas Filmes né de hollywoodford então o branco é mocinho e o indígena é um bandido né eles conseguem fazer as coisas absurdo né ele consegue fazer os brancos estão chegando estão tomando as terras indígenas bandidos são E aí conforme igual aparece né o filme um filme que inaugura Hollywood né aquele autor branco que se pinta de negro é e é o vilão é o vilão do filme que percebe uma menina branca para estuprar a
menina branca e a menina branca prefere pular do precipício a ser estuprada pelo negro é assim que se forjou a imagem do negro no cinema estadunidense tá O quê é isso exatamente o nome do filme Exatamente esse percebo como que se construiu é por isso que o racismo tão exacerbado Nascimento fez isso aqui né contém né teatro Teatro Experimental do Negro né ele ao ver isso esse tipo de teatro na Argentina pois o Flávio vai aprofundar isso lá nesse tipo de teatro na Argentina que atores brancos se pintavam de negros ele falou não são absurdo
a gente vai ter que criar o trem e formar todos negros que possam representar e que não seja caricaturados né desta maneira né percebam então assim aqui tudo isso tá em volta de um eurocentrismo tá E os africanos né sublimanos escravizados enfim os africanos Sim lá mas sempre tratados como inferiores naquele lugar finalmente Cheguei neurocentrismo onde eu queria que eu acho que é mais profundo quero atrasar com vocês então vamos lá eu não centrismo né mapinha aí clássico Europa como centro do mundo né quem domina quem domina o mundo cria um mapa né quando os
árabes elas muçulmanos estavam se achava o centro do mundo eles fizeram o mapa com eles não sendo muito por aí vai sempre assim né então a própria construção do mapa não constituição arbitrária né da Europa ali como centro do mundo beleza O que que a Europa o que que significou a Europa né Eu quero fazer com vocês aqui olhar aqui no sentido horário para a gente poder entender isso bem né primeiro ponto informação europeu eu vou trazer esse debate com vocês aqui profundamente contexto fogo daqui a 15 dias 15 ou 21 dias tá trazer para
aprofundar isso mas vou falar muito rapidamente a formação do estado europeu e aí tô falando de Espanha e Portugal tá formação desse estado ela acontece é como que acontece isso ela acontece primeiro pela se tocar o caso da Espanha né que é que a gente tá um pouco discutindo aqui a Espanha conquista o território chamado de aladalus pelos muçulmanos a lâminas era habitados por muçulmanos depois judeus Tá certo então essa coroa espanhola unificada com a igreja fala vamos conquistar esse estado vamos conquistar esse território e aí parte para expulsão e a conquista e acaba com
suplenatos que existiam na região do Sul da Espanha considerada chamada pelos muçulmanos estabeleceu quero que vocês entendam como é que talvez como é que vai fazer sentido estabeleceu um único território para Espanha o único território que só podia processar uma única religião que era Cristã todos os muçulmanos ou muçulmanos e judeus Ou foram expulsos ou tinha que se converter ao cristianismo aí são considerados os novos cristãos tudo bem ou tinha a conversão era expulso então era o único território o único religião o Único Governo Porque existiu vários governos do Sul Então esse Governo foi Centralizado
em um único tá o único território o único a gente não perder o único território o único governo único região e uma única língua obrigou-se a falar esse que os depois convenceu a chama por espanhol tá o Castelhano né depois o negócio as comunidade surda mesmo a língua tá certo então o que que eu quero que vocês compreende no modo geral aqui está se estabelecendo a gente podia postar um outro padrinho né o outro quadrinho que seria a imposição do Estado formação do estado moderno Europeu é imposição do Uno que não aceita o diferente não
aceita o universo tudo bem tá te compreendam isso em tendência fundamental para entender o restante do processo tá em posição do Uno bom entretimento dos diversos do plural daí depois da depois da Conquista de alanada espanhola vai proceder a conquista das Américas tá na conquista das Américas os soldados os soldados espanhóis já estavam acostumados já tinham feito o que expulsão de muçulmanos e judeus aqui então eles chegaram nas Américas discussão de conquista dos do território e nesse Território que eles chegaram eles tinham que sua mesma uma única região única cultura única língua sobe de luz
a ideia do ano de novo tudo bem Não há espaço para o universo procure essa ideia do Uno ela é muito é muito Cristã muito católica Muito cristão de modo geral porque estabelecimento bem versus mal que a gente acabou de falar aqui o bandido vs mocinho dualismo tem vários conceitos a si mesmo fenômeno tá de não aceitar o diferente plural bom da Conquista das Américas E aí você tem o procedimento do coronelismo que é tudo isso que a aplicação disso nas colônias tudo bem e aí a gente já falou bastante no colonialismo tá esse coronelismo
estabelece a Europa como centro do mundo mas sua Europa é Europa e todo seu saber todo sua cultura e conhecer todo mundo e se eu saber sua cultura é de superioridade com relação aos povos indígenas e negros superioridade dentro do binarismo do bem versal do Uno que não aceito diversos né é dessa forma de maneira que se constitui aquilo que a gente pode chamar de maneira muito mais Ampla vou passar o próximo slide muito mais Ampla que foi o que o eurocentrismo tá aí eu vou explicar agora bom eu quero compreender uma composição do coronelismo
da modernidade da imposição do racismo da ideia de raça do capitalismo de uma nova divisão racial do trabalho por isso quero que se compreendo isso junto tudo isso tá bom aquele mesmo estado do Uno que eu falei para vocês está no modelo europeu que não por acaso eu chamo de negro racista estado eu tenho artigo que eu escrevi tá na Revista Nossa estrutura de liberdade para quem quiser É eu mostro como que o negro racista estado brasileiro no caso no caso do brasileiro ele eu dou o DNA do neto racista estado moderno europeu que tinha
como sua essência tudo bem O eurocentrismo e tudo isso que a gente vai tratar aqui então eurocentrismo é irradiado pelo estado pela igreja pelo centrismo está associado ao cristianismo no caso até hoje não se até hoje inclusive não se aceita não só as religiões não se aceitas como cosmogonias indígenas não se aceitas muçulmanas também são sempre taxados como algo né como ruim com o mal perigoso né então aqui e veja aqui eu quero tratar um pouquinho desse aqui e como militar um pouco juntos com vocês então é o seguinte é quando se estabelece igreja daqui
a pouco e militarismo todos Compreendo o seguinte o que que tá pressuposto também ali a ideia de hierarquia patriarcado tá não matou só homens Pode ocupar outros estados da igreja isso é patriarcado pula na prática tudo bem mulheres são aleijadas nesse processo aliás antes da conquista nas Américas milhares de mulheres na Europa mulheres brancas foram queimadas vivas pela inquisição acusada de bruxaria porque por esse estado e por essa igreja porque porque essas mulheres representavam o poder das comunas europeias e essas colunas europeias não podiam ser geridas listadas por essas mulheres essas mulheres não queriam se
subordinar augetones da igreja do estado que estão juntos aí tem um livro da Silva Frederico muito bom o próprio Ramon gossip vou trazer isso para vocês na próxima aula que desenvolvem é esse processo aí com mais detalhes mas não vou me aprofundar aqui agora tá mas quero se compreendam isso aqui estabelece hierarquia disciplina autoridade tudo bem hierarquia disciplina autoridade e aqui você vai ter uma militarização da sociedade eu gosto muito da frase do Farol quem estabeleceu quem conduziu o coronelismo né na ponta de lança do coronelismo quem foram os militares era os militares com a
ponta do sabre que faziam com que corpos negros fosse obrigados a trabalhar produzindo riqueza para corpos brancos se o militarismo existe esse processo se militarista e a igreja justificando tudo isso justificativa ideológica aqui e aqui é a prática disso da imposição do que do Medo aliás aqui também se impõe o medo o medo a punição aqui e aqui na verdade tem dois conceitos que eu trabalho né na verdade cria um conceito de igreja né É tô trabalhando com você de militarismo com algumas especificidades para explicar coronelismo colonialidade e etc enfim eurocentrismo depois a gente pode
também discutir mas não vou avançar agora mas igreja como eles têm muitas coisas em comum muitas coisas como militares elas não atuam a gente pode perceber em determinados governos pelo mundo uma associação entre bases sociais de fechamos de igrejistas e militaristas apoiando governos autoritários é hierárquicos discriminadores para criar Cais e racistas cruzadas pelo menos cruzadas na verdade as cruzadas eram expedições militares e resistas que iam para chamar a terra santa é tomar matar exterminar muçulmanos e judeus e aqui Outro fator de divulgação descer o centrismo estão as Universidades em nossas escolas tá universidades de escolas
porque Ciências Sociais a quem é de filosofia que sabe muito bem o que que é isso O que é ler Obrigatoriamente praticamente todos os autores brancos europeus patriarcais capitalis muitos deles racistas proprietário de escravos e etc aliás temos que colocar a faixa de novo lá idiomática era proprietário escravos coloca lá de novo acho importante marcar esse lugar aqui com isso é importante dizer isso é importante ter uma faixa ali dizendo fora racistas é importante dizer eu tenho uma facilita o quilombo do fixo e que dialoga era proprietário de escravos entende porque que nós colocamos aquela
parte ali Esse lugar aqui é um lugar irradiador quais desses autores eurocêntricos discutidos aqui na filosofia e nas Ciências Sociais e parte também na história que coloca o racismo gerando Flávio Claro né e coloca o racismo no centro do debate Aonde vocês verem com que autoridade essas pessoas colocam no Instituto que tem 78 professores três negros não tem nenhuma autoridade para fazer isso perceba agora tem uma relação entre o capitalismo que eu não falei ainda com vocês né então é aqui para gente poder entender coronelismo é os conceitos do Poder né como que se forjou
a eurocentrismo então aqui você tem um coronelismo agora fala do ponto de vista econômico tudo bem vou pegar o neurocentrismo econômico das mercadorias produzidas gratuitamente foram escravizados a Europa aí Henrique Lúcio é e o próprio estudo sobre isso o próprio que Ramos Já fez tudo sobre isso a Europa antes da Conquista não era o que não era na Europa né até a região que se convencionou depois chamada de Europa não tinha o poder que tem hoje né não tinha o poder que tem hoje porque ela não estava nem no eixo central do Comércio Mundial não
estava ela só consegue isso depois da conquista da América porque Com base no trabalho escravo controle do ouro do Ouro da Prata os metais preciosos controle de trabalho escravizado aí ela começa a ter o controle do Comércio Mundial aí a parte vai monetização no mercado mundial e vem transformando tudo em mercadoria eu quero a gente pensar aqui um pouco Karl Marx escreveu no capital particularmente no Capítulo 24 do Capital que o capitalismo se for João como a partir do que o cercamento dos Campos na Europa então para o pensamento marxistas Campos significados pouquíssimo dito na
literatura praticamente não se fala disso a existência das comunas europeias que muitas dessas mulheres acusadas de bruxaria eram liderança dessas comuns tá então essas colunas foram terras comuns onde as pessoas produziam e cultivavam e distribuir tudo de forma igual não tinha o governo para estabelecido tá depois essas colunas foram destruídas né foram apropriadas por pelos senhores Qual o apoio do estado da igreja né apropriadas esse campeonato foi expulso do campo e teve que roubar para a cidade e sim a terra que é o sustento principal para todos nós precisamos de alimentos feijão arroz que a
gente come sai da terra né sem a terra a gente essas pessoas foram descoladas no seu meio de subsistência clássico E obrigado por quê vender sua vosso trabalho essa interpretação tipicamente marxista tá então essa grande oferta de mão de obra de mão de obra dos antigos como narrados e também da expulsão no campeonato do Campo dos antigos servos dos dos das terras dos Senhores ferais que essa grande oferta de mão de obra possibilitou o desenvolvimento do capitalismo segundo Marx Não não pode fazer porque também não tinha como fazer entender que a conquista das Américas que
tá fornecendo ouro e prata que tá fornecendo outra parte sobre trabalho escravizado que está financiando a indústria na Europa está financiando Europa Então veja esse controle do Comércio mundial monetização no mercado mundial e controle o k significa Capital tá gente em economia contorno do Capital comercial do trabalho dos recursos de produção é de produção no mercado mundial possibilitou o forjou um eurocentrismo deu esse status de poder centrismo é e detrimento de outros grandes vamos dizer assim grandes povos que tinham grande cultura como China como enfim diversos outros pelo mundo tá então eurocentrismo foi a demais
eurocentrismo aqui destruiu povos que tinham até 8 ponto que o terreno é muito importante sua modernidade quando se fala em modernidade a princípio uma modernidade nos traz o que modernidade é positiva o cara né O cara tá avançado É sempre bom né Nós aprendemos modernidade como algo bom uma modernidade é ligado à coluna aí a pergunta simples europeus os povos negros indígenas não porque foram escravizados para possibilitar modernidade isso eu quero que vocês compreendam veja como é que a gente está mudando a chave completa mudando a chave de interpretação de diversos conceitos que nos passaram
porque esses conceitos estão sempre pautados pelo eurocentrismo é ordenar foi ótima para Europa foi ótima para os povos brancos foi ótimo para os governantes brancos mas foi péssimo para quem foi escravizado ou não foi péssimo para quem teve seus pés seus territórios tomados como os indígenas aliás é que ano traz eu tenho que falar de que eu esqueça modelar da ideia de inovação é inovação científica e tecnológica o que a conquista das Américas possibilitou foi a destruição dos povos e das culturas Astecas Incas e Maias que tinham avanços extraordinários em vários Campos da Medicina da
ciência por aí vai destruição da modernidade não pode ser associada primeiro ao vivo com a sociedade há uma avanço científica e tecnológico europeu perceba isso eu também gostaria que vocês é materializasse tá E aqui no centro do capitalismo que era aqui no Mediterrâneo né e depois da Conquista das Américas no mundo aqui para esse Atlântico Norte aqui tá Atlético Norte virou grande eixo comercial no mundo a relação entre Conquista das Américas e capitalismo Portanto o que que a gente pode ver aqui né então Conquista das Américas colonialismo capitalismo o caminho junto agora a gente já
posso dizer isso para vocês pode caminhar juntos novas estruturas de controle do trabalho tá aquelas que eu já falei para vocês dividindo por raça tudo bem estruturada tem que entender isso tá mercado mundial a partir das escravização dos corpos negros né e distribuição das mercadorias é pelo mundo feita pelos europeus e aí eles vão ganhar o protagonismo né então dois processos histórico que foram responsável pelo novo padrão do Poder codificação da diferenças entre conquistadores e conquistados segundo a ideia de raça e a articulação de todas as formas históricas de controle do Trabalho São recursos e
produtos em torno do capital e do mercado mundial tá esse mês agora a gente tá falando de área do poder tá o eurocentrismo a modernidade o capitalismo percebe racismo colonialismo faz parte do que da coluna da do Poder então Aqui nós temos um novo padrão de poder Mundial né então nós podemos Mundial novas subjetividade Mundial né mundiais no caso Então esse processo implicou numa colonização das perspectivas cognitivas dos povos colonizados tudo bem a gente já falou um pouco disso todas as populações foram identificadas a partir da Europa é incorporada ao sistema mundo elas foram reivindicados
a partir da Visão Europeia não respeita a visão do outro porque a perspectiva europeia não é de respeitar o outro essa pessoa da igreja do estado de militares foi de impuro sem cultura destruindo a do outro tá por isso aqui foram criadas nesse sentido como novas identidades modernas esse conceito não foram criados nesse momento histórico e não existe a Europa incorporou todas as profissões culturais experiências histórias e intersubjetividades existentes no mundo com parte do padrão de poder Mundial que a colonialidade do Poder eurocêntrica que está sendo estabelecido e a partir da sua régua o colonizador
me diz níveis de Cultura política e intelectualidade dos povos a partir da régua e concentrada europeia você nesse povo aqui eu roubar povo avançado batida na minha visão estabelecer sobre os outros que é muito autoritária e aqui eurocentrismo e expropriação e aniquilamento aqui em cima tá escrito eurocentrismo tá é bom então estou pensando em filamento tudo que vocês falam lá no início da aula de vida das culturas da produção de conhecimento do seu universo simbólico e dos seus padrões de produção de sentidos por pressão e aqui é o eu senti papel do capitalismo forçar os
colonizados a aprender culturas dominadores forçaram aprender cultura de dominadores em tudo que fosse útil para a reprodução da dominação seja no campo de atividade material tecnológica como da subjetiva especialmente religiosa é esse o caso dele ajudar Cristão estabelecido nesse nosso mundo é eurocentrado da América né eurocentrismo como imposição cultural todo esse processo implicou no longo prazo uma colonização das perspectivas cognitivas dos modos de produzir ou outorgar né cara vou embolar aqui daqui a pouco e cara me perdi outro lugar sentido aos resultados da experiência material ou intersubjetivo do Imaginário do universo das ações de ter
subjetivo do mundo e Suma da cultura Então como a imposição colonial esse neurocentrismo né expropriação das populações com as áreas e subjugar e subdelação dos povos repressão em todas as formas de produção de conhecimento dos povos colonizados e posição da cultura do dominador aos povos colonizados sem resumo E aí tem aqui né só para a gente poder entender não vai nem ler lá em cima novas colonizados evolução europeus na ciência política e particular é tem uma escola chamada escola da modernização de poder também ser chamado escola do eurocentualismo ou do eurocentrismo a escola da modernização
interpretação da escola dominical que todos os povos deveriam caminhar no sentido de se transformar em povos europeus no sentido de imitar a Europa Europa era o avançado é o científico é o melhor é o ideal Então você tem que avançar para lá isso aqui são todos povos colonizados subjugados tá na Europa é uma binária Europa na Europa e daí a gente tem o binarismo que a gente falou um pouco no início né etnocentrismo enocentrismo dualismo binárioismo na Europa e Europa na Europa inferior errado primitivo e racional tradicional atrasado Europa superior correto civilizado científico racional moderno
faz sentido para vocês isso não se essa aula que eu tô dando aqui não fizer sentido para aquilo que vocês compreendem ou já aprenderam já ouviram não tem aí realmente não vale a pena por isso que eu quero ouvirmos muito quero saber se faz sentido isso se alguma medida você já for se depararam com esse tipo de interpretação de que a Europa civilizada e de que na Europa é primitivo é primo tá isso é importante para mim E aí novo padrão do Poder Mundial agora a gente tá conseguindo entender o que a colonialidade do Poder
tudo bem agora já tem elementos para a gente entender isso quando era o poder forjada pelo coronelismo Conquista das Américas superioridade né a partir do que da ideia de raça que leva racismo a divisão do trabalho e vai inclusive remodelar vai remodelar a dominação Patria real porque a dominação não é um fruto do coronelismo ela já existe na Europa para conquistar as Américas por aquilo que eu já falei para vocês né os homens brancos europeus podiam com espaço no estado podia gerir empresa indústrias mulheres não as mulheres subordinadas na Europa né mas essa questão aqui
racial ela vai cortar aqui de que maneira vai cortar se a gente estabelecer-se que uma hierarquia agora entre homens e mulheres e atravessasse gênio e Raça como é que ficaria essa brincadeira ponto homens brancos terceiro homens negros mulheres negras é isso todos os números hoje todos os números hoje no Brasil todos os números no Brasil referendo isso aliás tem uma aula que eu dei lá sobre a Maria o texto da Maria Lu Gomes colonial de gênero em que eu trago todos esses números tá lá no canal quem quiser falar e assiste e mostra como que
essa relação o corte racial ele é muito mais profundo do que o corte patriarcal é por razões óbvias né as mulheres brancas são descendentes dos homens brancos e que portanto ao morreu ficou para suas filhas e aí tem uma reprodução é aqui por exemplo que na própria universidade tem muito mais professoras brancas do que homens negros né na prova dos candidatos a Presidente tem mulheres brancas mas não tem homens negros e por aí vai né tem todos os lugares gerência forte de comando de todo o país homens brancos mulheres brancas e segundo terceiro plano o
homem de negros etc tudo bem então recorta que a dominação para criar faz parte também da qualidade do Poder Tá bom eu não centrismo expressão do padrão Mundial do Poder Colonial moderno capitalista estado elástico bom E aqui vamos lá agora eu quero associar o centrismo como o eurocentrismo colonialismo associado tudo isso hoje imposto pelo coronelismo sem coronelismo não tem egocentrismo tá que Vai resultar em que modernidade ele já viu aqui o que a modernidade vai resultado capitalismo a gente já viu divisão racial do trabalho e no conceito que eu criei de estado vocês viram que
eu queria um conceito para né Mas por que que eu tenho que criar tanto conceito Wallace porque imagina porque ele tem que criar tanto conceito se der conta porque às vezes existentes não dão não dão conta de explicar de atender e de fazer a crítica ao eurocentrismo Então o que é o conceito de estado latir estadolatria é veja eu sou professor fiz história mas eu sou cientista político para chegar aqui é Flávio sabe muito bem disso para chegar aqui eu tive que ler todos os autores eram centrados né senão estaria aqui imagina porque cara é
esse negro de Irajá é careca tô te Escondendo a minha careca aqui com chapéu careca bota foguete como é que esse cara vai chegar na universidade pode não pode então não podemos mudar o livro todos da Ciência Política pegando lá Aristóteles Platão Maquiavel hein só para brincar só se tem homem branco Tá certo e os últimos são estabelece todos os outros fico pensando em todos eles há uma idolatria do que do Estado a uma idolatria do Estado eles eles propõem diferentes perspectivas de organização do Estado mas nunca sabe e eu falei caramba Quase que eu
falei um palavrão o negro veja que o Estado faz fez com Deus antepassados faz com muitos dos meus colegas plásticos é normal porque o estado foi criado para defendê-lo o absurdo é o negro estado porque não compreendeu sua história não combinou com o estado nasceu propilo para mantemos escravizado daí eu percebi a idolatria do Estado de todas as teóricos e essa idolatria do Estado né é eu chamei de estado latir que compõe aqui sem dúvida O eurocentrismo centralmente tá bom capitalismo já falou E ele nos últimos slides para abrir por debate bom então agora aqui
veja agora gostaram [Aplausos] do Poder gente já temos aqui elementos para trabalhar realizada pelo colonialismo implementou a modernidade estabeleceu possibilitou o capitalismo foi mantida divulgada ampliada justificada pelourocentrismo estabeleceu uma divisão racial social do trabalho e Manteve o atracado como modelo que já era no centro e estabelecido ali né Eu queria fazer uma última propostazinha para o piano tem posição nas propriedades privadas das terras como direito natural que deve todo custo ser garantido pelo Estado como muito fundacional do eurocentrismo ele não colocou isso Tá Mas por exemplo vem justificar Teoricamente a ideia de propriedade privada é
entendi eu quero que a gente compreende ela também com o mito fundacionado da modernidade porque esse modelo é privada bloqueando que portanto estabelece pelo na Europa depois para toda América né E para África não é oriunda do quilo que estabelecia seja nas Américas povos indígenas e muito menos documenalismo africano que eu vou dar uma aula aí no futuro concurso não pode ser responsabilidade pelo centrismo os servos brancos as mulheres brancas e os trabalhadores brancos porque não dirigiram eurocentrismo esse algo que eu acho importante a gente fazer embora fosse beneficiados pelo eurocentrismo duas coisas distintas Eles
foram beneficiados porque são brancos né mas não foram não podem ser considerados como os responsáveis pelo estabelecimento do eurocentrismo Isso é uma outro debate a gente pode dar profundamente aí e aí então nosso objetivo iniciais precisamente conseguiu atender aqui um pouco disso que a gente tinha falado né E aí deixa eu ver aqui cadê cadê cadê cadê cadê então deu para a gente entender um pouco conserico que a gente conseguiu compreender criação de racismo a gente conseguiu a nova divisão racial do trabalho né tipo centrismo evidentemente ela valorização da dos europeus ou da raça Branca
né suporte raça branca como central e da modernidade citou a formação do capitalismo na América Latina compreender os principais Colonial é ser contra tudo isso que a gente colocou que eu mostrei aqui para vocês você contra coronelidade do Poder ser contra o eurocentrismo você contra os princípios da modernidade ser contra o capitalismo ser contra é forma de raça de racismo toda forma de patriarcado toda forma de discriminação social ou Qualquer que seja feito qualquer tipo que ela seja feita isso seja Colonial ser de Colonial libertário né que no caso é o meu caso é o
que a gente desenvolver lá no grupo pesquisa é ser contra tudo isso e ser conta também toda forma de autoridade de exploração discriminação né evidentemente ser contra toda forma de estado idolatria né você de pensar o estado como algo fundamental é e na verdade significa defender um alto governo alto governo Popular o governo é com ajuda multa é com ação direta enfim com vários outros conceitos aí da perspectiva anarquista obrigado é isso vamos para aula bom aí é da onde você vai partir você vai partir o conselho de imperialismo por exemplo né que tem aqueles
cinco componentes vai estabelecer o imperialismo é uma coisa não é colonialismo diferente agora se a gente estabelecer como pelo princípio partida da América Latina né porque imperialismo é um conceito hoje muito tratado é muito utilizado tanto literatura marxista é em particular por conta de Lene né Então as marxistas utiliza esse conceito que não trata a questão racial como Polo Central Se você não entende que existe colonialidades hoje significa não existe racismo no Brasil né se você entende que a gente no Brasil é uma opção sua eu acho que tem eu acho não tenho certeza que
tem né eu sofro já assim não sei se os corpos de negros aqui também já sente isso né então é você quer jogar a luz aí a opção teórico-metodológica é importante isso aqui estabelecer com todos vocês opção teórico se vai optar pelo Marxismo e vai usar os conceitos de luta de classes imperialismo né conceito de revolução política e tudo mais é uma coisa raça não passa por ali né então uma coisa marxista se você quer optar por uma perspectiva de Colonial né Aí você vai estabelecer como eixo central de toda sua análise raça e racismo
tá aí mas conceber existe racismo na sociedade né ou então os números que eu mostrei aqui para você não te convencer o que negros estão que ganham menos salários do que brancos e por aí vai você lá que a polícia mata copo de negros é e não mata corpos brancos na mesma quantidade e por aí vai que o judiciário pelo mesmo delito um corpo negro ganha uma pena maior do que um corpo branco se você acha se você não percebe não não concedeu isso então realmente você não tem racismo agora se você perceber que há
uma diferenciação como ela falou né enfim é muitos Engenheiros negros haitianos vem para cá mas não conseguem emprego né é por conta de quê ou quando nós vamos para fora vamos para os Estados Unidos vamos para Europa a gente né teve uma vez eu fui nos Estados Unidos a gente pode doar aqui lá e aí eu tava saindo eu tava eu fui para Nova Iorque conhecer Nova York era um final de semana e aí eu saí eu passei pela ai como é que estado do Sul que tem que tem um Sul que tem Jazz não
não foi uma desculpa eu fui para outro estado do Sul não cara racista demais não é resultado foi o Honda Delta o avião estava dividido assim brancos na frente e negros atrás tranquilo né quando cheguei lá tô em casa né se você não não percebe esse tipo de coisa se você acha que bom isso para mim É racismo é separação entre negros e branco muito objetiva né então enfim a opção teórica metodológico quero que vocês compreendam isso né é opção e não tem o certo ou errado quero assistir é o que eu é o que
eu costumo falar é o seguinte é a lente fora até por todos os meus orientando se é a lente você pega uma lente de Colonial igual Leite decorar caramba [Música] europeu um homem europeu Não é obrigação dele colocar a questão racial como Ponto Central ele tá vendo na Europa eu acho que nem dá para a gente cobrar disso tá agora para quem vive no Brasil na América Latina aí eu acho que a questão já deveria a questão racial deve colocar porque aqui eu que corta tudo entende então assim eu quero mais um detalhe só mais
um detalhe para entender o que que eu nem falei no início esqueci o que é sustenta uma perspectiva de Colonial a pesquisa diz o seguinte você analisa procede uma análise sempre de um determinado lugar a partir de um determinado corpo isso é fundamental para análise Colonial por isso que eu peço meus alunos aqui quando nos orientamos de Mestrado doutorado né faz uma abertura dizendo quem é você na tese na dissertação né as aberturas que é você porque com a tua relação com o teu objeto né Por quê Porque ele vai dizer assim esse objeto diz
respeito a isso porque eu sou um homem trans Eu sou uma mulher negra Eu sou um homem trabalhando enfim tem que ter alguma relação ali então a gente sempre fala de algum determinado lugar eu nem falei para vocês vou falar isso na próxima aula é que o eurocentrismo a partir de Descartes e Companhia estabelecer o quê o homem europeu ele podia criar um pensamento Universal seu princípio básico do Iluminismo Tá certo tá cumprindo isso o pensamento Universal então regra dizia o seguinte Olha eu estou aqui na Europa sumo do avanço científico e eu daqui consigo
olhar pelo mundo todo escreve pelo mundo inteiro essa arrogância intelectual que o pensamento de Colonial busca criticar né de que você a partir da Europa pode dizer sobre aquilo que acontece na nas Américas né não acontece na África que não acontece nada sabe então o que decorada fala assim eu tô escrevendo Por exemplo quando eu escrevo eu sou um corpo negro tem uma história tal tal tá chegando determinado lugar daqui do Brasil do Rio de Janeiro e vou contar a partir dessa Minha experiência não tenho nem posso ter uma pretensão de estabelecer uma teoria Universal
não pode pensar nisso até porque Universal diz respeito ao Uno por isso que foi do Uno duracentrismo para vocês nem Associação Universal naquela hora mas estou associando agora você entenderem né arrogância da mãe que está sobre o último a última coisa ontem eu tava no seminário fui convidado por um seminário da Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal de Pernambuco estabelecer o semiário didática da história e é um tema x a minha mesa era didática da história e de colonialidade me convidar aí fui eu e tava eu e mais duas professoras brancas falando sobre decolaridade
aí beleza professora aí não quer falar comigo era 20 minutos para cada um mas ela falou uma hora era 20 minutos mas ela falou uma hora mas tudo bem aí falou uma hora sobre Colonial ela trouxe um autor alemão trouxe a teoria do autor alemão sabe uma perspectiva Universal e de colonial eu não sabe o teu aniversário não sabe que ele não sabe nada eu falei meu Deus que eu vou fazer vou sair daqui eu vou eu vou sair eu vou dizer para essa mulher que ela não sabe o que é de Colonial né O
que que eu vou dizer aí a outra forma de 40 minutos Olha que loucura o meio do Alemão falando uma Universal sobre América Latina aí a mulher disse que isso era até praticando eurocentrismo mais barato do mundo né mais barato mais feio Colonial significa escrever daqui da América Latina a partir da experiência latino-americana é sobre as condições de reflexões latino-americana obviamente podemos criticar Toda a forma de imposição cultural e foi bosta né outro dia só a última o último para passar para vocês é eu tô falando de Coronel aí o aluno chegou para mim um
aluno desde Colonial eu falei mas por quê não tem que ser Colonial foge da Língua Portuguesa e aí vai deixar deixa o Coronel diz respeito a língua E aí a gente está sendo mais brasileiro eu falei para ele olhei para eles morri tá a língua portuguesa é da onde ele não entendeu que a própria língua portuguesa o indígena o negro é muito proletariado gente é isso é luta e proletariado para essa perspectiva Mas sabe tal como os próprios marxista né que o Max deu para aqueles que não estavam não trabalhavam como Operários né então a
gente revolucionário e hoje a gente Operário trabalhador da fábrica né o segundo Manifesto Comunista diz que o campo bezinato é contra revolucionário Então tô falando de raça Não todos os brancos campozinato contra revolucionário o luto pro literário contra o bolsonaro o único que a gente avanço aí tem um preconceito aí é um preconceito né que a gente pode chamar pode chamar de classe racial né o Lupe é o setor de emprego É como se eu tivesse falando hoje que o entregador de aplicativo ele proletariado o cara que é o Camelão aquele que tá entendendo são
preconceito Então vamos lá sistema mundo é um conceito como você mesmo falou do Manoel Einstein ele porque ele não quer estabelecer fazer uma divisão entre estado nacionais tá porque assim desde o século 19 predomina análise a partir de estados de estados nacionais fronteiriços né então como se cada país tivesse possibilidade de estabelecer o sistema é único e diferente de todos os demais o que por ser utilizado esse sistema mundo né então não parte uma análise de estados nacionais muito mais Ampla e que incorpora no caso aí Praticamente todo ocidente né e todo esse acidente ele
é fruto disso que eu acabei de mostrar para vocês do colo né veja Quando é o ano tá falando que é a América a primeira identidade moderna né e a Europa depois vai ser outra identidade agora que o índio me deixou de moderno está se estabelecendo aqui um sistema mundo na teoria do do immanuel Arsenal entendeu