[Música] olá alunos tudo bem sejam bem vindos a terceira unidade a todos e textualidade do curso de língua portuguesa eu sou professor claudio adão carvalho e nessa unidade nós vamos discutir juntos alguns conselhos relativos à textualidade nas vendas anteriores nós estudamos o conceito de linguagem mas sim dos tipos de signo lingüístico ícone em símbolo e nós também vimos na unidade 2 aos conceitos de que agente de leitura nós temos conceitos leitura diferença de skanes kimi é exatamente essa compreensão é imprescindível para nós isso agora entendemos o que era um texto tá bom então nessa unidade
nós vamos conhecer os cinco fatores de textualidade e o conceito do que é textualidade gente até atualidade com essa mudança o conjunto de características que fazem é um texto sejam texto e não apenas uma seqüência de frases ou palavras então esses elementos fazem com que você consiga perceber um com uma coerência né consiga perceber uma relação muito maior do que a simples do que o simples significado das palavras então caí numa fria fria lembro que nós conversamos sobre a anotação de natação foi ainda no sentido que com nota tipo só consigo perceber que no sentido
conotativo porque ela vai dentro de um contexto não é uma frase isolada é uma frase que nós já conhecemos o dia significa que a dificuldade do problema e só passa a ter sentido especificamente o que nesse caso então tenham cuidado quando vocês forem analisar teve analisar o trabalho dos alunos para perceber se de fato estão consumindo um texto ou eu ou um emaranhado de frases soltas então trata se do princípio geral que faz parte do conhecimento textual dos fãs e que os leva a aplicar a todas as produções linguísticas que fala e escreve ou violei
a gente trabalha aí com as quatro competências dos quatro unidades que falar e escrever ouvir e ler e isso implica o conhecimento de leitura de grita de fala e audição tudo isso relacionado com a produção de textos e atualidades ela também está relacionada com a componente do sangue e linguístico das pessoas que a produtividade que a relação que você faz com o mundo de interpretar o mundo recortar o mundo comparar o mo e se manifestar sobre então sobre os fatores de textualidade nós conseguimos identificar assim o primeiro deles é a intencionalidade pelo próprio nome da
palavra deriva de que de intenção que a capacidade do texto produzido alcançar os objetivos comunicativos em uma determinada situação de tanta emoção ou seja qual a intenção do texto veja a sua campanha e palavras machucam bowling diga não essa agressão qual a intenção desse texto só que a intenção desse texto é informar será que a intenção desse texto é discutir só que a tensão nesse texto entretê é comunicar é persuadir e aí que vocês acham com certeza o texto é a função de pessoal de eleitor e de conscientizarão leitor de que o bullying não é
brincadeira e cindy que o bullying é uma agressão certo então qualquer texto que nós mesmos ele pra ele ser desde precisa ter um sentido e ele precisa comunicar algo ter um objetivo lembre se de que não há textos o que nêutrons todo o texto ele possui um marcação ele possui uma proposta então vejo essa campanha causa uma indignação e você o que você acha nós temos aí um outdoor não é de um lado são como você e do outro maltratá-los é crime vocês conseguem perceber algum cunho racista alunos que já me disseram que a comparação
do do cachorro com o negro e alunos que me falaram que se trata apenas de uma relação normal que você não acha que eu to querendo mostrar pra vocês é que a interpretação eleitores significativa ou seja ela pode trazer vários sentidos dependendo do leitor dependendo de quem lê nesse sentido é especificamente nós temos uma leitura de um autom né de mais de um vereador que fala que falta até animal é crime e com para alguns animais ou a raça humana vejo que isso causa alguma surpresa na minha percepção com o professor talvez tenha sido uma
campanha triste porque esse causa da duplicidade de sentido é uma campanha que tem falhas porque esse tipo de campanha é não é publicitária naquela campanha que quer causar algum tipo de riso uma campanha séria de um vereador quer se promover então eu não poderia causar esse problema que a quem achar que a campanha tem cunho racista então sempre pensei assim sempre lembre de que qual todo o texto tem um sentido ea gente precisa perceber que sentir o tejo tempo isso se faz com a partir da leitura vem esses outros textos temos aí uma campanha de
quem do tiririca nega que tenha se vote tiririca pior que tá não fica ele sempre foi muito claro mas só na sua campanha política de que é ele não sabe fazer política e as pessoas gostavam dele sabendo disso a intenção deles é muito clara o povo tiririca sabe fazer um ou mais as pessoas gostavam dele porque porque eram votos de que dita a testa rota de dinah são de que de fato não haveria nenhuma outra pessoa tem outro candidato mas sincero e mais o médio do quilo e vejam aí essa outra outra imagem uma campanha
da bíblia e médio nas então se realizar meu cabelo vou me dar bem na vida ok mas com livre isso a gente vive numa ditadura em que o ideal é o cabelo que cabelo liso então quem tem um cabelo crespo começa a sofrer discriminação por não se encaixar num cada um padrão específico e as mães acabam cedendo em acabam caindo nas armadilhas de ser sempre de ter sempre fazer e utilizar um cabelo liso ea criança e até forçada a não ser quem é e a perder sua identidade é isso gente então a gente começa a
perceber que os textos têm uma função específica tem uma função clara tem uma função às vezes mais obscura ea gente precisa comentou com o professor observar isso com os alunos tá bom o outro fator é o fator de intertextualidade lembrem se de que os textos eles não são criados 9 pra você e você aluno quando você vai produzir um texto para disciplinar quando se precisa fazer o que precisa ler outros clientes da nau então quando você vai produzir seu tempo você dialoga com outros altos que você leu isso a intertextualidade essa relação que há entre
diálogo de um texto com o outro é que nós chamamos de intertextualidade então significa um fator que torna a interpretação de um texto dependência entre a captação de outros então cada texto constrói-se não isoladamente mas em relação a outros já dito cob está em alguns aspectos para dar-lhes outra vez só então e nesse caso específico dessas imagens temos a primeira nós temos um diálogo com que texto com o quadro da mona lisa e aí nós temos uma ressignificação uma renda apresentação desse quadro vejo que nós temos aí monalisa sorrindo fazer um self super atual não
é uma paródia do quadro da mona lisa que é um dos quadros mais de mágicos e mais é interessante para analisar o sorriso da protagonista e nós temos aí uma campanha da s10 da chevron é tem assim do pó vieste ao pó voltarás fez raspas principalmente se forem concorrentes da s10 não vejo que essa marcação entre aspas aí significa que é um texto que é doutora não não é do autor por isso que a marca entre aspas e é um texto de onde é que vem o texto gente retome aí a memória de vocês as
oitos que vocês já fizeram quando era mais novos isso testei retoma que em outros tempos o texto bíblico né mas vejo que ele incorpora o texto bíblico no sentido religioso mas no sentido convencial então vejo que é um diálogo entre dois tipos desde o texto publicitário que retoma uma forma do discurso religioso para ter um efeito que persuasivo para ter um efeito publicitário que é de mostrar que a s10 é um excelente carro então entre a personalidade é essa relação que há entre os textos em política o pode ser explícita ou implícita é quando você
precisa ter um conhecimento anterior do texto para reconhecê lo ea explícita quando ele está mencionando explicitamente a fonte rechuan e propaganda da boticário para quem varinha de condão quando se tem maquiagem do boticário eu estou mencionando a fonte gente de onde eu tirei esse texto com causa de rixas e se essa campanha joga veja que pela imagem st de água com que a outra historinha com a cinderela mas não há menção explícita sobre isso exige que o leitor tem um repertório tem uma vivência tenha todo um preparo de leitura sobre a história original da cinderela
não grite melhores seus argumentos aí também nós temos uma relação entre duas obras que é o grito das unidades de um e monalisa que nós acabamos de ver vejo que é uma paródia não é a uma relação de intensidade paródia que a brincadeira que se faz alterando algum tipo do texto e tem o famoso control c control v eu aproveito este momento para dizer pra vocês que na área acadêmica como vocês tenham disponível na internet os alunos infelizmente tem optado por não mais produzir textos e apenas copiar e essa cópia control c control v literal
das informações de texto se dá se o nome de que a gente de plágio plágio mesmo e o plágio significa que copiar informações das pessoas sem atribuir à fonte como o texto fosse seu e haja crime no âmbito acadêmico vocês vão tirar zero gente não quer disciplina que se perceba o plágio cláudio significa falta de ética e por uma questão mesmo de desleixo de não quererem trabalho os alunos têm recaído esses sentimentos nesse erro de copiar então professor qual somos só com o selo nos dá como falei pra vocês nenhum trecho nas 10 nenhum trecho
nosso vazio então eu sempre recomendo que vocês faça chamada para a frança palavras ea leitura de um texto ea transmissão das dezenas de texto com os traumas palavras do do escritor a gente nunca comenta a idéia de alguém da mesma forma que o autor que dizem a gente não reproduz literalmente a sensual a gente passa a fazer uma paráfrase que seja comentar as de dom a partir do nosso ponto de vista a partir da nossa perspectiva não é isso e isso torna o texto acadêmico mais produtivo isso torna você um aluno mais complicado porque você
começa a interpretar usam os professores valorizam isso quando vocês forem professores foram para a sala de aula vocês não queremos reproduzir fielmente o futebol faz uma perspectiva crítica e que eles de fato a vale encomendou certo o terceiro item aceitabilidade e varia de aceitável que tal não tem sido aceitável aquele texto está relacionado com a nossa realidade a gente só não aceitaria um texto que prega o homicídio ou seja porque a gente tem uma sociedade o valor principal que é o valor da vida então vejo aí o que a rentabilidade é um fator que avalia
o grau de adesão do ato de linguagem e se é a de comunicação é aceitável está focado na interpretação naquele que é atingido pela comunicação então bebeu e está dirigindo coisa linda igreja mercado daqui a sete dias dirigir e beber é suicídio não brinca não canso esse texto é aceitável super aceitável porque está falando está relacionado com um problema real que é o problema o primeiro dá de beber e dirigir agora pensa em uma campanha publicitária que incentivasse o estupro seria uma campanha aceitável não há esse texto não se não queria aceitar de unidade exatamente
por ferir um direito humano né aferir as convenções sociais ferido o dia a dia das pessoas então aceitabilidade exatamente relação aceitável que há entre o texto ea realidade para a qual está sendo escrita a situação na lidade é aquele texto que está relacionada com um contexto será que esse trecho estar relacionados de fato ao contexto para cole foi pensado imagina você está enviando um texto enviando um email para seus amigos vamos pensar você está enviando um email com um currículo para uma empresa você utilizar a linguagem padrão linguagem coloquial linguagem padrão exatamente pelo grau de
formalidade que há registo da comunicação entre você e ezzat vamos pensar você vai enviar um sap à época seu amigo você utiliza um registro formal ou coloque a ru coloquial pelo grau de informalidade que ainda se registam contexto a situação de comunicação é que vai determinar o nível de linguagem desse texto então a situação comunicativa tem 24 seja x e não z então a maneira como me comunico com minha mãe é diferente do modelo econômico único com meu amigo da escola porque com o texto ea situação de comunicação faz com que haja diferenças na forma
de elaborar o menu anunciado vejo essa chance totti já para o seu quarto trata de arrumar aquela bagunça onde pensa que vai chegar a deslizar desse jeito aí de na condenação do enem e do sisu é assim que ele responde mas vejo que a maneira como a mãe fala com o filho é um maneira adequada porque é assim que se forma confirma de maneira sorte e cobrança o que seria o contrário o filho falar pra mãe você imaginaria um filho mandando a manha uma bagunça do quarto e perguntando ainda desse jeito não é muito aceitável
porque a situação de comunicação a específica é uma relação de mãe com filho e nesse caso é uma armação aceitava porque as posições hierárquicas ahmed filho estão bem definidos tá bom então a situação humanidade a pensar pra que a situação esteja credenciado é um texto que é feito para ser publicado no jornal é um texto que é feito para ser enviado por email é um é uma conversa por telefone é uma conversa de intimidade uma conversa com pessoas que eu não conheço é uma assembléia é uma reunião diz de condomínio eu preciso saber adequar o
meu da minha linguagem essas situações comunicação então vejam aí essas duas senhorinha sair num caixa eletrônico vejam o qual significa da situação específicas assim agora bicho tá mandando ler os códigos de barras um fino fio grosso um fino fio fino branco grossão essa aqui com o texto é que ela está falando isso vejo que esse é um fino fio grosso filho não faz sentido nenhum mas se não formos pensar no sentido de uma pessoa que é analfabeta e que não sabe mexer na tecnologia é aceitável faz parte do contexto porque ela não sabe ler ela
é utilizar leitores de códigos de barras a outra campanha filho de borracha essa campanha não é aceitável porque a gente sabe que no nosso país não se pode bater nas crianças os pais não podem mais tratar as crianças mas bolacha e no sentido conotativo da normativa sentido que conotativo que significa da borracha que seja alimentar o filho que é uma campanha da nestlé aí eu tenho lá já se torna aceitável acreditar numa situação de comunicação diferente que é de ambiguidade para gerar o riso e vender o produto o último fator em forma de guitarra que
deriva da informação corresponde ao grau de informação que o texto oferece o grau de informação pode ser previsível quando tem um gráfico em baixo grau de compatibilidade ou não previsível aí têm um grau maior então aqueles textos que só te dizer aquilo que você já sabe um baixo grau de atividade porque eles são previsíveis já aqueles trechos que tem informações que você não prevê que são imprevisíveis tem um alto grau de informativo tarde então os jornais eles têm um alto grau de informalidade porque as informações que você não conhece já essas que se esteja a
esquerda e gelado não baixíssimo grau de complexidade porque a informação climática peixaria temos peixe um baixo grau como em informações que você já domingo e já esse infográfico você sabia quanto custa um quilo de carne são 10 mil metros quadrados de área desmatada 15 mil litros de água limpa dos 200 quilômetros percorridos por um carro então aí de fato você tem informações que não são previsíveis há informações que não são óbvios por isso que a gente fala que deixa tem um alto grau de atividade tá bom então pra encerrar nossa aula temos a casa aquele
que não luta pelo futuro que quer exercitar o futuro que vier por isso que nós insistimos no final de todas as alas de que o conhecimento se faz com a perseverança com a batalha com a luta do desafio está bom gente então muito obrigado pela companhia nesse risco que vocês tenham compreendido significado da personalidade então leio material complementar veja as outras vídeo aulas e bolsista bom tal