O SOM DA GUITARRA: por que é hora de repensar crenças tradicionais

31.51k views1893 WordsCopy TextShare
Pedro Bernardi
Explico como o som da guitarra é REALMENTE produzido e uso o Experimento dos 5 Macacos para analisar...
Video Transcript:
tem um melhor entendimento de como uma guitarra realmente funciona ajuda muito na hora de escolher o instrumento tem um monte de Mitos que dificultam o processo aí um dos principais é o que eu explico hoje apesar de serem as vezes descritos assim inclusive por pessoas bem influentes como é o criador das guitarras PRS captadores de guitarras elétricas não funcionam como microfones de modo que não captam são produzidos pela interação de ondas sonoras com o ar para falar de um jeito mais simples captadores não ouvem as propriedades acústicas de um instrumento Então se acústicamente tal peça
de mogno enfatiza e ameniza Tais frequências e tal peça de Alder enfatiza e ameniza outras ou os captadores não escutam nada disso O Que Eles escutam em processo são os distúrbios produzidos pelas vibrações das cordas no campo eletromagnético que eles geram é mais ou menos assim o captador consiste em um imã ou mais imãs Enrolados em uma bobina de fio metálico fino e esses ímãs geralmente são feitos de um material chamado ao Nico ou são cerâmicos quando a gente puxa as cordas da guitarra Elas começam a vibrar E essas vibrações criam pequenas distúrbios no campo
magnético gerado ao redor dos captadores a medida em que as cordas vibra alguns distúrbios no campo magnético fazem com que os ímãs criam uma pequena corrente elétrica na bobina e essa corrente elétrica o sinal elétrico é muito fraquinho muito delicado é uma quantidade muito pequenininha de eletricidade a bobina do captador é ligada ao conector de saída da e quando a gente pluga essa guitarra em um up o sinal elétrico viaja através do cabo até chegar no amplificador dentro dele esse sinal é processado e amplificado e se transforma em onda sonoras que saem pelos alto-falantes e
saem o volume bem mais alto é um amplificador amplifica basicamente em termos de som o que realmente importa é o que tem a ver com esses processos elétricos e eletromagnéticos os captadores e os seus componentes eletrônicos potenciômetros e capacitores e Todas aquelas outras pecinhas que completam o circuito a posição desses captadores em relação às cordas e aliás essa é uma parte muito sensível da coisa toda que nem sempre se considera e pequenas alterações nessa posição mudam significativamente o resultado final Além disso as cordas em si e tudo aquilo que implica diretamente na maneira como elas
vibram incluindo evidentemente como a gente participa desse processo como a gente as faz vibrar que é um dos pontos principais que você quer levantar provavelmente toda vez que alguém diz que o timbre tá nas mãos de quem toca e mesmo que muita gente romantize demais essa questão que inclusive enfraquece o argumento Vamos combinar que o jeito que a pessoa toca as cordas é realmente super importante mesmo não sendo obviamente o único elemento relevante para a formação do timbre fora que toda a ideia do timbre que vem das mãos nunca é uma discussão só sobre timbre
sim sobre Musicalidade Mas essa é uma outra história [Música] Mas voltando ao ponto a maneira como As madeiras da guitarra reagem acústicamente a vibração das cordas e como essa reação é devolvida as cordas bom isso tá muito baixo na hierarquia de fatores que realmente fazem diferença audível no timbre e amplificado tem uma atuação também é bom talvez mas mínima ou seja As madeiras não merecem toda essa atenção pelas propriedades acústicas se o que importa mesmo se o que a gente considera mesmo é o resultado amplificado e também compensa dizer que As madeiras que se tornaram
tradicionalíssimas para fabricação de guitarras elétricas ou padrão da indústria não foram escolhidas Décadas atrás pelas propriedades acústicas quando o Léo Fender escolheu halder ou Ash para os corpos das guitarras e baixos para usar um exemplo super Popular ele não saiu pelo mundo com Martelinho de borracha testando amostras o tipo de madeira para descobrir quais tinham As ressonâncias certas o que ele fez foi escolher as mais acessíveis as mais abundantes para ele por um preço bom dentre as opções com resistência suficiente ou sei lá Peso Certo ou alguma outra coisa prática assim ele era um cara
pragmático queria fazer um negócio prosperar e o custo de produção sempre foi uma prioridade mas para frente é que o alther Washington mogno Jacarandá etc se tornaram paradigma mesmo para os fabricantes com acesso limitado essas madeiras porque era o que os maiores e mais bem sucedidos os fabricantes usavam e para que mexer no time que tá ganhando ainda mais no mercado complicado como esse melhor continuar usando a mesma receita inclusive porque guitarrista é um bicho bem supersticioso além disso a narrativa das madeiras especiais é um jeito bem eficiente de convencer as pessoas a pagar bem
mais por uma guitarra mas eu nem acho que essa história do Chão das madeiras é realmente parte de um plano maligno da máfia das guitarras pra estou aqui os pobres músicas talvez até exista essa máfia uma oligarquia secreta dona de todas as maneiras do mundo que lucra muito com essas confusões que a gente tem enfim quem sabe vai que né mas eu acho que o mais provável é que seja algo tipo o experimento de cinco macacos eu explico um grupo de pesquisadores colocou cinco macacos numa jaula dentro da jaula junto com os macacos também Colocaram
uma escada e no topo dessa escada é um cacho de bananas sempre que o macaco sobe escada para tentar pegar as bananas todos os outros macacos ganham jatos de água gelada que eles falaram detestam com o tempo sempre que o macaco tenta subir a escada os outros enchem ele de porrada com medo dos jatos d'água tendo acontecido vezes é suficiente ser eventualmente os macacos aprendem que apesar da Tentação das bananas É melhor evitar a escada daí os pesquisadores trocam uma capa da jaula por um novo que não sabe sobre o Jato d'água e claro a
primeira coisa que ele faz é tentar pegar as bananas mas toda vez que ele tenta os outros o atacam para evitar água Claro e ele não entende o motivo mas aprende que é melhor não tentar em seguida os pesquisadores trocam um outro macaco antigo por um novo e quando ele tenta subir as escadas ele é atacado por todos inclusive por aquele primeiro macaco substituído um por uns pesquisadores vão substituindo os macacos originais aqueles que conheciam o jato da água por macacos novos resultando numa jaula com cinco macacos que nunca tinha passado pela punição da Água
Fria o experimento continue cada vez que um outro macaco ainda era colocado nesse grupo e tentava subir a escada os outros enchiam ele de porrada embora nunca tivessem sido borrifados com água e atacavam sem saber o motivo por que que eles atacavam porque da perspectiva deles sempre foi assim e é uma historinha que demonstra como se forma um paradigma dentro de um grupo em que um certos comportamentos ou crenças são perpetuados mesmo quando as razões originais para eles não existem mais ou são desconhecidas ou simplesmente deixam de fazer sentido eu acho que essa é a
nossa história com madeiras especiais em guitarras elétricas tem muito tempo que se conta que tal maneira faz isso que tal madeira sua daquele outro jeito ideias provavelmente e equivocadamente transferidas dos violões instrumentos em que a madeira realmente faz diferença porque o som é acústico e a gente simplesmente aceita e continua repetindo porque sempre foi assim mesmo que não consiga identificar só ouvindo Que tal guitarra de Alder tal guitarra de Ash tal guitarra de prensado de prancha de skate eu pelo menos não consigo pegar uma guitarra que eu não conheço toda pintada lugar no UP e
falar claramente é essa madeira aqui que é o tipo de coisa que me lembra história disso sou meleia de vinho que toma um gole ali faz um bochecha sabe safra da Uva região de onde ela veio que é a mesma área o mesmo Campo esse lance da enologia que é conhecida por testes cegos que dão resultados super inconsistentes acho que dá para fazer esse paralelo sim mas sem dúvida ah relatos de guitarristas muito mais experientes que eu com imensas coleções de guitarra que afirmam a partir do peso e a autoridade da sua popularidade que ouvem
as diferenças sim o problema é que nessas situações só o que se tem são esses testemunhos não parece haver um método conclusivo que consistentemente fundamente essas afirmações demonstrando com clareza a influência das madeiras e justificando assim escolhas de importância de uma perante outra o que acaba deixando a situação muito parecida com testemunhas de pessoas que afirmam que vem a cor da hora dos outros que escutam as plantas esse tipo de coisa e aí né como é que faz porque eles não conseguem demonstrar isso e vira uma questão de disposição de acreditar vira uma questão de
fé e se fé é um tema tão importante para tanta gente em outros contextos eu não tenho tanta certeza de que é um bom jeito de escolher uma guitarra e eu arrisco dizer que muitos fabricantes talvez até a maioria deles já deixou de considerar faz tempo a participação sonora da na hora de se fazer uma guitarra mas vai convencer o guitarrista comprar uma Les Paul de material sintético a Gibson mesmo inclusive tentou isso nem faz muito tempo e super discretamente fazendo uma série de guitarras com o material sintético chamado ratelight substituindo o Jacarandá nas escalas
o resto das guitarras era tudo madeira tradicional só a ripinha ali da escala que era material sintético e o povo achou isso uma falta de sacanagem da Gibson o que Claro resulta em prejuízo porque a pessoa não compra aquela guitarra porque quer uma igual aquelas de quase 70 anos atrás que contrastantemente a pessoa mesmo nunca tocou e provavelmente nem vai ter a chance de tocar para saber de verdade como é em vez de só por relatos mas tem essa preferência e não admite que alterem a receita porque o paradigma é muito forte então para as
empresas melhor manter o discurso das madeiras tradicionais porque assim é mais fácil vender guitarra até quando uma marca tradicional dessas tenta corrigir um problema antigo de design o público vai lá e xinga muito no Twitter por que que a guitarra igual inclusive com os problemas inclusive romantiza os problemas Quando é questão de colecionar aí eu entendo não vejo problema nenhum é uma outra história mesmo porque guitarra tem um sentido mais de artefato Mas eu vejo como uma limitação super desnecessária inclusive com implicações financeiras fortes atribuir a isso o valor diferente desse da coleção E aí
a gente volta a ideia toda da jaula dos Macacos e a conservação de paradigmas sem saber o motivo E isso se liga uma questão significativa se a gente efet x a menos as coisas escolher um instrumento fica mais simples mais barato fica um processo mais leve alivia a gente e outra coisa que me traz a sensação de que o fardo pode ser menor e tem tudo a ver com essa discussão é o que eu expliquei nesse vídeo aqui é outra parte da história é outro mito que Só atrapalha
Related Videos
Se tivessem me explicado isso aos 20 anos de idade... | guitarra
9:54
Se tivessem me explicado isso aos 20 anos ...
Pedro Bernardi
76,735 views
Comprei uma GUITARRA CARA e ela NÃO FICA AFINADA!!! 🤯 E agora?!!! 🤔
18:21
Comprei uma GUITARRA CARA e ela NÃO FICA A...
Gustavo Arthury
103,554 views
Por que fuzz é o ÚNICO TIPO de pedal que eu COLECIONO
10:49
Por que fuzz é o ÚNICO TIPO de pedal que e...
Pedro Bernardi
11,890 views
Violões Smart de BAMBU! E são MUITO BONS!
6:42
Violões Smart de BAMBU! E são MUITO BONS!
Pedro Bernardi
9,158 views
The Most Underrated Upgrade for Bass and Guitar - Replacing the Bridge
6:58
The Most Underrated Upgrade for Bass and G...
Stellar Audio Lab
291 views
Por que tocar guitarra bem NÃO É NADA DE MAIS!
6:43
Por que tocar guitarra bem NÃO É NADA DE M...
Pedro Bernardi
76,704 views
7 Bass Riffs Normal People Actually Find Impressive
12:57
7 Bass Riffs Normal People Actually Find I...
BassBuzz
347,457 views
Mark Knopfler - British Grove 3 Track Band Session (One Deep River / The Boy)
13:52
Mark Knopfler - British Grove 3 Track Band...
Mark Knopfler
2,177 views
Comparativo: tocando os mesmos riffs em 7 guitarras!
7:56
Comparativo: tocando os mesmos riffs em 7 ...
Pedro Bernardi
52,912 views
Como a indústria nos ENGANA com GUITARRAS CARAS
7:16
Como a indústria nos ENGANA com GUITARRAS ...
Pedro Bernardi
95,553 views
Eu trocaria VÁRIOS PEDAIS por esse!
6:03
Eu trocaria VÁRIOS PEDAIS por esse!
Pedro Bernardi
9,060 views
A MATEMÁTICA NO VIOLÃO (Math of the Guitar)
15:30
A MATEMÁTICA NO VIOLÃO (Math of the Guitar)
abstraindo
146,483 views
AULÃO com TÉCNICAS de IMPROVISAÇÃO com NELSON FARIA
7:21
AULÃO com TÉCNICAS de IMPROVISAÇÃO com NEL...
Cortes do Amplifica [OFICIAL]
224,066 views
Como criar bases com POWER CHORDS | dicas  de guitarra
14:37
Como criar bases com POWER CHORDS | dicas ...
Pedro Bernardi
20,941 views
As TRÍADES de Jimi Hendrix: Depois de Perceber Isso, eu Mudei meu Jeito de Tocar Guitarra!
12:41
As TRÍADES de Jimi Hendrix: Depois de Perc...
Luiz Criasom
63,691 views
13 Hinos do Rock que vieram de Músicas Clássicas!
10:29
13 Hinos do Rock que vieram de Músicas Clá...
Marco Antero Music
665,643 views
Por que existem 7 notas musicais?
14:49
Por que existem 7 notas musicais?
Maestrocastro Produções Artísticas
307,454 views
CAROL KAYE Exposed The Deepest Great Musicians Secrets
29:21
CAROL KAYE Exposed The Deepest Great Music...
Prime Discovery
3,858 views
Minha EXAGERADA coleção de guitarras!
14:00
Minha EXAGERADA coleção de guitarras!
Pedro Bernardi
56,711 views
ENCONTREI O PEDAL pra tocar Queens Of The Stone Age! | Broken Box
6:41
ENCONTREI O PEDAL pra tocar Queens Of The ...
Pedro Bernardi
12,902 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com