[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [CLAUDETE] OLÁ, ALUNOS! O TEMA DE NOSSA AULA DE HOJE É A HISTÓRIA LOCAL E A RELAÇÃO COM A MEMÓRIA E O PATRIMÔNIO. NÓS JÁ VIMOS NAS AULAS ANTERIORES A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA LOCAL E A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR ESSA TEMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA.
QUE RELAÇÃO TEM ENTÃO A HISTÓRIA LOCAL, QUE SE APROXIMA DOS ALUNOS, COM O PATRIMÔNIO E COM A MEMÓRIA? ENTÃO, NÓS VAMOS REFLETIR UM POUCO QUAL QUE É A RELAÇÃO DESSAS TEMÁTICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. ENTÃO, NÓS SABEMOS QUE A NOÇÃO DE PATRIMÔNIO TEM A VER COM AQUILO QUE OS MATERIAIS, A FORMA DE VER, A FORMA DE VIDA QUE A POPULAÇÃO DESENVOLVE.
ENTÃO, POR EXEMPLO, AS CIDADES, AS COMUNIDADES, OS BAIRROS POSSUEM PATRIMÔNIOS QUE FAZEM PARTE DA VIDA DOS MORADORES. ENTÃO, A GENTE VÊ AS CONSTRUÇÕES, AS IGREJAS, AS CASAS, AS ROUPAS, A MANEIRA DE COZINHAR, A MANEIRA DE CONVERSAR, FAZEM PARTE DAQUILO QUE NÓS VAMOS CHAMAR DE PATRIMÔNIO. E COMO NÓS JÁ VIMOS, UMA DAS PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE NOS ANOS INICIAIS, É COMEÇAR DO LOCAL PRÓXIMO DA CRIANÇA, DO SEU BAIRRO OU DA SUA CIDADE, ONDE ELE TEM CONVÍVIO.
ENTÃO, A GENTE VAI TENTAR REFLETIR AGORA SOBRE ESSA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DE PATRIMÔNIO. ENTÃO, VAMOS VER UM POUQUINHO QUAL É A DEFINIÇÃO DE PATRIMÔNIO, O QUE REALMENTE É UM PATRIMÔNIO E COMO NÓS PODEMOS DESENVOLVER ATIVIDADES QUE POSSIBILITEM QUE OS ALUNOS ENTENDAM ENTÃO A HISTÓRIA ACONTECIMENTO, O TEMPO HISTÓRICO E AS IDEIAS DOS LOCAIS. ENTÃO, O QUE SÃO OS PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS CULTURAIS?
CONSTITUEM-SE COMO PATRIMÔNIOS CULTURAIS BRASILEIROS OS BENS MATERIAIS E IMATERIAIS, QUE SÃO AS FORMAS DE EXPRESSÃO; QUE SÃO OS MODOS DE CRIAR, O MODO DE FAZER OU O MODO DE VIVER; AS CRIAÇÕES ARTÍSTICAS, AS CRIAÇÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS; AS OBRAS, OS OBJETOS, OS DOCUMENTOS, AS EDIFICAÇÕES; E OS CONJUNTOS URBANOS E SÍTIOS DE VALOR HISTÓRICO E ARQUEOLÓGICO, ENTRE OUTROS. ENTÃO, NÓS TIVEMOS AÍ, A PARTIR DA DÉCADA DE 90, UMA AMPLIAÇÃO DAQUILO QUE SE CONSIDERA COMO UM PATRIMÔNIO. E OS PATRIMÔNIOS QUE ERAM CONSIDERADOS, PRINCIPALMENTE SÓ OS BENS ARQUEOLÓGICOS OU OS BENS MATERIAIS, PASSAM A TER UMA AMPLITUDE.
ENTÃO, A FORMA DE COZINHAR. . .
A CULINÁRIA, POR EXEMPLO, HOJE, É CONSIDERADA UM PATRIMÔNIO MATERIAL. A DANÇA, OS COSTUMES, A FORMA DE FALAR, A CULTURA, A CULTURA CAIPIRA, POR EXEMPLO, É UMA FORMA DE PATRIMÔNIO. ENTÃO, ESSA DEFINIÇÃO DE PATRIMÔNIO É IMPORTANTE PRA GENTE COMEÇAR A PERCEBER COMO É QUE ELA PODE SE RELACIONAR COM A HISTÓRIA LOCAL.
COMO É QUE UM PATRIMÔNIO OU COMO É QUE UM ELEMENTO DA NOSSA CULTURA E DA NOSSA VIDA SOCIAL PASSA A SER CONSIDERADO UM PATRIMÔNIO? SÃO ESTABELECIDAS ALGUMAS REGRAS E ESSE ELEMENTO PRECISA SER RECONHECIDO PELA POPULAÇÃO LOCAL OU PELA POPULAÇÃO DE UM PAÍS. ENTÃO, "PARA EVITAR UMA VISÃO HOMOGÊNEA, BUSCA-SE OBSERVAR QUE, NO INTERIOR DE UMA SOCIEDADE, HÁ FORMAS DE REGISTROS VARIADOS, E QUE CADA GRUPO PRODUZ SUAS MEMÓRIAS COMO ELEMENTO QUE IMPULSIONA O ESTABELECIMENTO DE IDENTIDADES E O RECONHECIMENTO DE PERTENCIMENTO A UM GRUPO SOCIAL DETERMINADO".
ENTÃO AÍ, QUANDO A GENTE FALA EM DEFINIR PATRIMÔNIOS, NÓS TEMOS QUE PENSAR O QUE É IMPORTANTE PARA AQUELE DETERMINADO GRUPO. AQUELE ELEMENTO QUE É IMPORTANTE PARA UM DETERMINADO GRUPO, PARA ELE SE TORNAR UM PATRIMÔNIO, ELE TEM QUE SER RECONHECIDO PELA SOCIEDADE, ELE TEM QUE SER ARQUIVADO, ELE TEM QUE SE TORNAR UMA MEMÓRIA. ENTÃO, É IMPORTANTE A GENTE OBSERVAR.
. . OU CONSIDERAR QUE TODOS OS GRUPOS PRODUZEM SEU PATRIMÔNIO, OU QUE PRODUZEM ELEMENTOS PRÓPRIOS PARA QUE SE TORNE UM PATRIMÔNIO.
PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, A PROPOSTA DE INCLUIR ESSA DISCUSSÃO E ESSAS TEMÁTICAS VEM DE ENCONTRO AOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA, QUE É A COMPREENSÃO DO "EU", A COMPREENSÃO DO "OUTRO" E OS DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS ÉTNICOS QUE COMPÕEM A CIDADE: OS DESAFIOS SOCIAIS, CULTURAIS E AMBIENTAIS DA CIDADE EM QUE SE VIVE. ENTÃO, ESSE OBJETIVO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA CONTEMPLA MUITO A DISCUSSÃO DE PATRIMÔNIO E A DISCUSSÃO DA HISTÓRIA LOCAL. COMO QUE O MEU GRUPO, O GRUPO AO QUAL EU PERTENÇO, O QUE ELE CONSIDERA IMPORTANTE?
QUAIS SÃO OS ELEMENTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS QUE ELE CONSIDERA IMPORTANTE? QUAIS SÃO OS ELEMENTOS QUE OUTRO GRUPO CONSIDERA IMPORTANTE? E COMO EU VOU RECONHECER ESSES ELEMENTOS?
OS PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DA CIDADE EM QUE SE VIVE. ENTÃO, A PRODUÇÃO DOS MARCOS DA MEMÓRIA: OS LUGARES DE MEMÓRIA, COMO AS RUAS, AS PRAÇAS, AS ESCOLAS, OS MONUMENTOS, OS MUSEUS. ENTÃO, AS PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA VÃO CONTEMPLAR ESSAS QUESTÕES.
E A PRODUÇÃO E A FORMAÇÃO CULTURAL DA POPULAÇÃO. ENTÃO, A TEMÁTICA DO PATRIMÔNIO PERMITE APROXIMAR OS ALUNOS DAS REFLEXÕES SOBRE OS BENS CULTURAIS QUE FAZEM PARTE DO SEU LOCAL; SOBRE AS PRAÇAS, SOBRE OS MUSEUS, SOBRE OS PARQUES, AS FEIRAS. É UMA POSSIBILIDADE QUE SE TEM DE APROXIMAR ESSE ALUNO E FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE ESSES BENS CULTURAIS.
E, ALÉM DISSO, A MEMÓRIA DOS HABITANTES FAZ COM QUE ELES PERCEBAM, NA FISIONOMIA DA CIDADE, A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DE VIDA, AS EXPERIÊNCIAS SOCIAIS E LUTAS COTIDIANAS. NÓS JÁ FALAMOS AÍ DA IMPORTÂNCIA TAMBÉM NA METODOLOGIA DA HISTÓRIA ORAL, QUE CONTEMPLA TAMBÉM A DISCUSSÃO E O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES SOBRE ESSA TEMÁTICA. ENTÃO, ALÉM DISSO, ESSA APROXIMAÇÃO AÍ COM A MEMÓRIA, MONUMENTOS E PATRIMÔNIOS.
NÓS TEMOS TAMBÉM UMA DEFINIÇÃO QUE É BASTANTE IMPORTANTE, UMA DISCUSSÃO, SOBRE O QUE NÓS CHAMAMOS DE LUGARES DE MEMÓRIA. ENTENDE-SE POR LUGARES DE MEMÓRIA: OS MUSEUS, OS ARQUIVOS, OS CEMITÉRIOS, AS COLEÇÕES, AS FESTAS, OS ANIVERSÁRIOS, OS TRATADOS, OS PROCESSOS VERBAIS, OS MONUMENTOS. SÃO ESPAÇOS QUE QUASE QUE CONGELAM A MEMÓRIA, COMO SE A HISTÓRIA FICASSE ALI RESERVADA PARA AS PESSOAS DO PRESENTE E PARA AS PESSOAS DO FUTURO, QUE É O ESPAÇO DO MUSEU.
O QUE NÓS FAZEMOS QUANDO NÓS COMEMORAMOS O ANIVERSÁRIO? NÓS COMEMORAMOS O TEMPO DE VIDA. É COMO SE CONGELÁSSEMOS AQUELE MOMENTO, QUE SERIA UMA REFERÊNCIA DO NASCIMENTO, E TRANSFORMÁSSEMOS NUM LUGAR DE MEMÓRIA.
E QUE ESSE LUGAR DE MEMÓRIA FOSSE REGISTRADO, COMO NÓS FAZEMOS COM AS FOTOGRAFIAS, AS LEMBRANCINHAS; EU REGISTRO AQUELE DETERMINADO LUGAR. ENTÃO, DESTRUÍDOS OS LUGARES DA MEMÓRIA DA CIDADE, RESTA APENAS O QUE O PODER ECONÔMICO DOS SETORES DOMINANTES CONSTRUIU E RESOLVEU MANTER COMO SÍMBOLO DE UMA MEMÓRIA ELITISTA E EXCLUDENTE. ENTÃO, POR ISSO QUE É IMPORTANTE O QUE NÓS CHAMAMOS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.
QUE É A FORMA COM QUE O ALUNO TENHA A CONSCIÊNCIA DA PRESERVAÇÃO DESSES LUGARES DA MEMÓRIA E DE COMO ESSES LUGARES DA MEMÓRIA CONTAM A HISTÓRIA DELE, DO SEU GRUPO, DA SUA COMUNIDADE, E COMO QUE ISSO PODE SERVIR PARA UM PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO, DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. ENTÃO, NÓS FALAMOS AÍ NO ENSINO DE HISTÓRIA NA POSSIBILIDADE DA GENTE DESENVOLVER A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, QUE É A EDUCAÇÃO VOLTADA ÀS QUESTÕES REFERENTES AO PATRIMÔNIO CULTURAL. É A FORMA DA GENTE FAZER COM QUE A CRIANÇA ENTENDA PORQUE AQUELE MONUMENTO, PORQUE AQUELE EVENTO, PORQUE AQUELA CULINÁRIA, QUE FAZ PARTE, QUE IDENTIFICA AQUELE LOCAL.
ENTENDE-SE A UTILIZAÇÃO DOS LUGARES DA MEMÓRIA NO PROCESSO EDUCATIVO, A FIM DE DESENVOLVER A SENSIBILIDADE E A CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DESSES BENS. DE ELE ESTAR SENSÍVEL E QUE ELE CONSIGA VER UM VALOR ALÉM DO VALOR ECONÔMICO, MAS DE UM VALOR IDENTITÁRIO, DE UM VALOR DE PATRIMÔNIO, DE UM VALOR DE UMA HISTÓRIA. E A GENTE TEM ENTÃO ALGUMAS POSSIBILIDADES DE TRABALHAR NO ENSINO DE HISTÓRIA COM ESSA TEMÁTICA.
E AÍ EU TROUXE COMO EXEMPLO UM PROJETO DESENVOLVIDO POR UM PROFESSOR COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, E QUE É RELATADO NUM LIVRO, INCLUSIVE NO CAPÍTULO DE LIVRO QUE EU SUGERI PARA A LEITURA DE VOCÊS NESSA AULA, O RICARDO ORIÁ, ONDE ELE VAI DESCREVER O PROJETO "CONHECER PARA PRESERVAR, PRESERVAR PARA CONHECER". ENTÃO, É O EXEMPLO DE UM PROJETO QUE BUSCA LEVAR OS ALUNOS A CONHECEREM OS MARCOS HISTÓRICOS FUNDAMENTAIS DA CIDADE, SEM QUE PASSASSEM A VALORIZAR APENAS AS ÁREAS CONSAGRADAS PELA ELITE. ENTÃO, É O QUE NÓS CHAMAMOS DE ESTUDO DO MEIO, ONDE O PROFESSOR LEVA OS ALUNOS PARA ESSES LUGARES E ESSES ALUNOS OBSERVAM, TÊM A POSSIBILIDADE DE OBSERVAR, DE REGISTRAR, DE ENTRAR EM CONTATO COM ESSES PATRIMÔNIOS PARA DEPOIS ENTENDER A SUA IMPORTÂNCIA PARA A COMUNIDADE, PARA A CIDADE OU PARA A SOCIEDADE.
OS ALUNOS FORAM LEVADOS A CONHECER OUTROS ESPAÇOS DA MEMÓRIA: A MEMÓRIA DOS DEMAIS HABITANTES DA CIDADE, DE OUTRAS CONDIÇÕES SOCIAIS E DE OUTRAS ÉPOCAS. ENTÃO, SÃO IMPORTANTES TEMÁTICAS COMO ESSA E ATIVIDADES COMO ESSA PRA QUE A GENTE POSSA CONTEMPLAR UM DOS OBJETIVOS DA DISCIPLINA DA HISTÓRIA, QUE É A CONSTRUÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES QUE CONSIGAM PRESERVAR A SUA HISTÓRIA, PRESERVAR SEU PATRIMÔNIO E RESPEITAR A CULTURA DE OUTROS POVOS. NOS TEXTOS SUGERIDOS DA AULA, VOCÊS VÃO ENCONTRAR MAIS ATIVIDADES, MAIS PROPOSTAS E REFLEXÕES SOBRE A QUESTÃO DO PATRIMÔNIO, SOBRE A RELAÇÃO DO PATRIMÔNIO COM A HISTÓRIA LOCAL E COM A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE.
E EU ESPERO QUE VOCÊS ENTÃO APROVEITEM DESSE MATERIAL. ATÉ MAIS!