Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire - #3 - Capítulo 3

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A Corrente
Video Transcript:
o olá sejam todos bem-vindos meu nome é rosana rocha você está no canal a corrente eu sou doutoranda em educação mestre em educação e tô aqui hoje para finalizar o estudo da estava lembrando que é uma obra prima para nós professores educadores pedagogia da autonomia de paulo freire você nos o vídeo introdutório que nós podemos aí um apanhado de toda obra em 10 minutos e nós fizemos um estudo aprofundado claro que não como deveria como poderíamos porque o texto em si até mostrei no outro voltar novamente eu faço algumas anotações nos livros nos livros e
quando você vê aqui no freio quase tudo é importante eu tive que fazer um enxugado aí aí nós fizemos o primeiro vídeo que nós falamos no capítulo 1 que tem que ser uma potência né ou seja tem professor numa aluno e tem alguma professora essa necessidade de perceber o aluno nós tivemos o vídeo dois né do capítulo 2 que nós falamos que ensinar não é transferir conhecimento da possibilidade da mudança da possibilidade de células colou a crítica dialógico professor para construir uma realidade diferente e a gente tá aqui hoje no último vídeo estudo desta obra
pedagogia que eu também te falo creio que é muito cobrada em concursos públicos da área e que eu acho que é essencial para o trabalho e htpc então se você é professor ainda não leu né a gente vai ter aí depois eu vou deixar o link e a gente vai ter depois também tá um a gente vai fazer um móvel elaine que é um videozinho curtinho de três minutos sobre a obra para apresentar mas o querido para vocês nem vale muito a pena é uma obra que a gente não perde a gente ganha muito ele
e aí a gente pode entender porque você pensador é um dos pensadores afora brasileiros mais reconhecidos mais e conhecido lá fora como que ele é um educador tão é criticado né porque é o educador que causa tanta polenta entende diferente ele é um gênio né nós estamos vendo aquilo que ele é um gênio alguém escreveu a o anos né então esse linda que é de 96 ter uma noção e até hoje né a gente tá em 2020 a gente consegue ver que as obras a obra dele tá aqui presente a gente vai do capítulo 3
do capítulo 3 então isso pedagogia da autonomia essa é a capa deste meu livro tem outras capinhas dessa quer galeão que eu precisei falar e teria um milhão né tem uma edição com um milhão de eleitores é pedagogia da autonomia saberes necessários à prática educativa e aí ele vai falar que ensinar é uma especificidade humana ou seja só nós humanos conseguimos ensinar da forma que nós ensinamos e ele começa creio que uma das qualidades essenciais que autoridade docente democrática deve revelar as suas relações com as liberdades dos alunos é a segurança em si mesma é
a segurança que se escreve na firmeza com que atua com que decide com que respeita às liberdades com que discutir suas próprias posições com que aceita rever e nós falamos em friends muito só falar mais com ele é tudo liberado não frente dizendo que a gente tem que ser coerente ter um bom senso entre autoridade e autoritarismo eu tenho que mandar nos alunos eu tenho que ser autoridade ali e ser autoridade ser respeitado e respeitar frente também discutiram pode ser intencioso a rapaz que quer dar vocês que mandam aqui não nós temos que dar liberdade
para os alunos mais uma liberdade que o limite limite do respeito mesmo na questão ética humana né respeita a dignidade desse aluno e aí ele disse que a gente não consegue às vezes tem esse bom senso de medir e aqui ele retorna nesse sentido aquele professor que dá uma liberdade que respeita a liberdade os alunos que rever posição se coloca de maneira humilde de maneira crítica eu posso rever a minha prática será que a minha prática tá atingindo esse é o mundo será que você não tá aprendendo você vai querer pode aprender melhor será que
eu sou o professor que critica minha prática eu sou o aluno só falta acompanhou aluno né então a gente tem que ter autoridade docente democrática ela tem que revelar né para relação dos alunos ela tem que dar liberdade para esse aluno e tem que tá no gordel e ela está figura dela como para ele e falo com os outros capítulos quando ela estuda quando ela tá para pessoa quando ela tem ligou metal metodológico e metódico e assim por diante segurança descia autoridade não necessita de a cada instante fazendo discurso sobre sua existência sobre si mesma
não precisa perguntar ninguém certa de sua legitimidade se sabe com quem está falando segura desse ela é porque tem autoridade porque exerce com indiscutível sabedoria eu preciso de falar para os alunos têm quem manda porque nós temos o respeito eu não preciso de impor sabe tá falando eu tenho tanto no currículo só isso aquilo não porque a autoridade democrática ela se coloca de maneira respeitosa se constrói aí como sabedoria uma relação de respeito à dignidade dela e do outro e ele diz ensinar exige segurança competência profissional e generosidade então tem que ter segurança tô fazendo
e para isso eu não tenho ainda gente vamos aqui ó nos moniz teoria se eu não sei como que eu tô explicando com a melhor modo explicar quais são as telhas ecológicas quais são vamos estudar gente tá aqui para isso agora tem que ter competência funcional eu tenho que saber didática eu tenho que saber sobre a minha disciplina pois eu também tem que ser generosa eu tenho que ter um mild será que você é professor e o professor que não leve a sério sua formação que não estude que não se esforce para estar atura altura
de sua tarefa não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe a mas a gente saudade já sei meu amor ó o conhecimento tá ali nós estamos na época do maior bollani aprendizagem móvel pelo celular é os ambientes virtuais de aprendizagem catelani ele tá constância estamos na cama tecnologia e você ainda achando que fizeram faculdade há pouco tempo há muito que é o ponto que o teu mês da aula é o melhor pelo amor ó atualiza aí como você pode ter moral para falar com seu aluno se você não leva a sério a
sua formação quanto custa você fez a gente falei que você tem que tá bom correr educação continuada quantos cursos assistir você lê obras sobre a sua prática docente não tem que ler tem que atrás aí a gente vem aqui autoridade correntemente democrática a disciplina verdadeira não existe na instalação no silêncio do silenciadas mas no louvor o dos inquietos nas dúvida que estica na esperança que ele serpa minha aula sempre foi isso freio obrigada chegava no real nossa senhora da rosana todo mundo fala vamos coloco parece uma bagunça não aqui valia o alvoroço dos inquietos nós
estamos construindo juntos uma peça de teatro igualzinho portuguesa né estamos construindo juntos apresentação estamos construindo juntos é com uma discussão e um debate um texto nós estamos em quieto que estamos aprender e construir juntos a sua sala tá no silêncio do silenciadas só você parou só os alunos escutam tá errado metodologias ativas o aluno outono o ombro do protagonista dirige tem as legiões eles qual é a grande prejuízo se não for você fala que é uma coisa estagnada parada meu amor corre atrás tem muita coisa para fazer tem e eu tenho gostei todo mundo tem
porque a gente é como diz frei inacabado nós podemos nos aperfeiçoar isso é mágico e nesse dia é romper e país preciso correr o risco autoridade com ele com lente mente democrática jamais comet eu jamais assim não você desdém eu quero não quero saber não me coloca ali eu me coloque eu conduziu ao cilinho eu sei da minha responsabilidade ética com as pessoas que os alunos aí no fundo entre células elas presente educador e educando entre autoridade e liberdades entre pai mãe filhos e filhas é a reinvenção do ser humano no aprendizado isonomia o seu
filho tem que crescer o torno ah meu filho não é eu que mando não a pergunta para o seu filho coloca a responsabilidade para ele dei liberdade para ele que não era criança não presente mas ele tem que ser aprende um dia para o outro para liberdade então eu posso lhe pegar você vai escolher isso tá mas tem que sair consequência aquilo então a gente constroem juntos o conhecimento tem que ter uma autonomia e tem que ser autônomo posso de pedagogia biologia como economia posso cuidar da terra como posso navegar sou gente sei que ignoro
e sei que sei por isso eu não posso saber o que ainda não sei como posso saber melhor do que já sei e saberei tão melhor e mais autenticamente quanto mais eficazmente construa minha autonomia e respeito a dos outros gente o povo não sei aprendi no zap zap aprendi na faculdade eu sei não olha que o freire coloca olha que humildade sei que ignoro e sei que tem tem conta também e tem coisa que ele noro todos nós todos estudaram no cartão tem coisas que ele ignora nada só um negocinho obra de educação e a
gente tá indo acabar de podemos aprender e ele disse tanto posso saber o que ainda não sei tem consciência que eu não sei eu sempre bom a bollani eu posso aprender como eu posso saber melhor que a gente podia sair da aula mas eu não posso saber de idade eu posso saber melhor a humildade para isso e aí ele fala que quanto mais a gente tem autonomia para ir atrás para pesquisar para estudar e quanto mais a gente é exército dormia mas a gente entende que a gente tem coisas que a gente sabe tem coisas
que a gente não sabe que a gente ignora e que a gente pode saber melhor o que a gente pode aprender e não é possível exercer a atividade então ensinar exige comprometimento você é comprometido não é possível exercer exercer atividade de magistério e como se nada ocorresse conosco anual é um trabalho que nem com máquina blusa no pessoa e cadê a ética humana à dignidade humana respeitada não pode ser professor sempre por diante dos alunos sem revelar com facilidade ou relutância minha maneira de ser de pensar politicamente não usa ele não falo de política o
seu posicionamento fala você não consegue se colocar de maneira neutra você tá ali na sala e o modo como você responde para o outro aluno mostra o seu posicionamento político você mostra aí você tem revela ali por mais que você não queira então por isso que nós professores não podemos ser neutros porque os alunos percebem que eles devem aqui se você ficar dores democráticos e progressistas educadores preocupar a trindade humana prepara com ele sabe aquele que não são sabe aquele que são egoístas aqueles que são reacionários aqueles que não estão nem aí para ele e
você pode mudar se você é um desses um desses professores que não se compromete que não tá nem aí qui da aula o bico que eu tô olhando lá e o aluno que sei lá não aluna parte da sua aula não existe docência sem discência não existe aluno sem professor que não existe professor tem aluno então você pode mudar se você não sabe você faz aprender para ele disse isso daí então que mandar minhas roupa passou e centrais de vacina de procurar a aproximação cada vez maior em que o que eu digo o que eu
faço entre o que eu pareço ser e o que eu realmente estou sendo aí eu tô progressista mas não deixa eu lhe falar aí eu sou democrata para o meu aluno tem que calar a boca não mas eu não gosto de barulho quem é você você pode se revelar ali e você tem que procurar uniu que você fala o que você diz como que você faça a minha presença de professor que não pode passar de serviço de limpeza alunos é uma presença em si política aí eu quero falar de política friends não amor eu só
precisa política como você mandou logo não ficar quieto como você não dá voz ao aluno quando vocês vão fazer o que quer quando você autoritário quando você silencioso você está mostrando um posicionamento político qual é o nome não tá nem aí se o aluno aprende eu não você tá mostrando eu tô pensando em política eu não tô nem aí para as desigualdades vocês problemas quando você é um professor comprometido responsável amoroso que olha o seu aluno que tem necessidade dele que corre atrás que ajuda ele na construção do conhecimento você tá mostrando a coisa mais
político e a gente mostra pelo tempo a mãe enquanto apresenta não posso ser uma missão mas um sujeito de opções eu posso ligar eu estou aí isso neto não eu tenho que ter opções devo revelar os alunos a minha capacidade de analisar e comparar de avaliar de decidir o que tá de romper minha capacidade de fazer justiça de não falhar a verdade você mostra isso ou você é alguém injusto ou se alguém que isso é autoritário só é licencioso omisso ético por isso mesmo tem que ser meu testemunho do seu testemunho e tem que ser
ético com a dignidade humana é esse testemunho a ensinar exige consciência do inacabamento no capítulo 23 de dizer que é possível mudar e ele disse que a história é uma coisa pré-concebida que acabou e a gente pregado e não pode fazer nada que a gente pode que é difícil mudar as coisas que eu sei que os políticos econômicos sociais e culturais mas que é possível a mudança e aqui ele nos dá ainda né mas esse gostinho dizendo ensinar exige consciência do inacabamento a consciência do mundo é consciente de si mesmo como ser inacabado nesse excelente
escrevem os ser conscientemente de sua em conclusão no permanente movimento de busca a gente está buscando que a gente acabado na verdade seria uma contradição se não acabado com os dentes legal aumento o ser humano não se inserir sentar o movimento de busca então movimento de mudança a ensinar exige compreender que a educação a uma intervenção no mundo eu trouxe novamente se realmente para dizer que nós temos uma intervenção no mundo a gente intervém esse mundo neutra indiferente a qualquer dessas hipóteses a de reprodução da ideologia dominante ou sua contestação a educação jamais foi é
ou pode ser aí eu sou neutra não se você neutra ou neutro como educador você está querendo que o que nós temos de história hoje continue ser bom neutras eu não vou fazer nada para mudança eu tô ajudando no status só o que tá acontecendo aí agora se eu não pessoa aqui pensa que quer a mudança né eu não posso seria diferente tem que posicionar se vocês coloca neutro você tá favor não vai se vocês coloca no sentido da mudança no movimento é que você pega que pode ser mudado que pode ser melhorada a sua
cidade a e é uma imoralidade para mim que se sobrepõe como você vem fazendo aos interesses radicalmente humanos os do mercado que para ele é tão odiado por que que cê ele diz que os avanços tecnológicos são bons até coloca isso mas ele coloca a gente tem que pensar que fosse tecnológica é esse coloca milhões de pessoas desempregados e sem pensar nisso e ele disse que não pode ter alguma lógica né algum interesse interesse não tem que ser no mercado na economia o interesse tem que ser no mano nas pessoas qual é o seu endereço
o interesse com o professor só produzir mão de obra ou seu interesse é produzir alguém consciente alguém que vai ter espaço que vai ter voz alguém que vai poder reivindicar as suas coisas se posicionar ou será que você também pode silenciou seus alunos nas suas aulas e nada justifica a mínima a minimização dos seres humanos no caso das maiorias compostas de melhorias estão a as melhorias os negros são maioria as melhorias a vão falar das mulheres que na verdade a gente fica com as melhorias né percebam que é ainda juntos ele na maioria nós não
temos a consciência de que nós melhorias negros suas mulheres nós vamos sexuais os melhores ti e do nosso juntar você lemos a maioria então ele fala do respeito à diferença do respeito ao humano e eles ferry a ensinar-lhes é ensinar exige compreender que a educação não intervenção no mundo não junto a minha voz à dos que falam limpar pedem aos oprimidos aos esfarrapados do mundo a sua resignação aqueles assim não tem oi tudo o aceita a pessoa não tem como tem comida não têm moradia para dela a menina você vai assim ele não junto a
voz dele as pessoas e o educador também perguntar a minha avó tem outra semântica tem outra música falo da resistência ter existência né agora não freire já dizem 96 falo da resistência da indignação da justa ira da justa raiva dos traídos os enganados o seu direito e do seu dever de rebelar-se contra as transgressões éticas esqueçam vítimas cada vez mais sofridas então o que a gente tem que ter críticas quando a gente tem que pensar a gente tem que sair de lá né é os esfarrapados dos mundos enganado do mundo atraídos e que nós professores
quando ele é preciso escutar mas é assim mesmo tem que aceitar né se colocando neutro mas na verdade auxiliando que as coisas continuem como estão em audiologia fatalista do discurso da política de léo e neoliberais de que venho falando é o momento daquela disvale acima referida nos interesses humanos em relação aos interesses de mercado por quê que pretão odiado por aqueles que defendem o neoliberalismo capitalismo selvagem porque ele disse que o mercado que o dinheiro ele não tentar acima do humano e nós como professor eu tenho que pensar de um professor que vai na escola
particular e dá uma maravilhosa vai na pública da a menina que na particular e estavam mais vez com seres humanos os dois lugares e nós não temos que colocar o valor em cima do mercado em cima do capital mas sim cima do humano é humano que vale freire é um educador que pensa no humano e por isso ele é tão odiado pelas henriques porque ele fala de se revelar e freio e coloca que o rebelaram-se gente não é de lá e com violento pelo contrário é o rebelar-se na leitura do mundo é o revelar se
criticando é o rebelar-se e o se movimentar com uma ações sociais com coisas numa da violência ou seja em um progressista é alguém que entende que a sociedade precisa mudar que o desemprego que a fome ea miséria ao do dado que a gente tem que aceitar e mais que nós lutadores quando nós chegamos em sala de aula e nós não damos voz para os alunos aumentando oprimindo ele ainda mesma forma que eles são oprimidos na favela da mesma forma que eles são resolvidos na nas comunidades em que eles moram nos bairros tem até nós chegamos
na escola também deve estar com eles e não é isso que não tem que fazer outras construir criticamente que eles possam entender a situação e que eles possam mudar a situação em que eles vivem de desagrado de privações de direitos é isso que frei disso e aí e essa frase dele eu acho que é ótima sou a favor da decência contra o despudor a favor da liberdade contra o autoritarismo da autoridade contra a licenciosidade da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda e olha que freire coloca ele é alguém que pega essência que
que a liberdade das pessoas mais autoridade como autoridade que não ser estacionadas fácil que queira de uma democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais por isso que me odiado ele é odiado porque ele não quer autoritarismo e odiado por quem não quer ditadura ele é odiado porque ele não quer discriminação ele é odiado por certos grupos sociais porque ele não quer uma dominação econômica dos indivíduos que estão aqueles mais vulneráveis por uma
classe social é por isso que frequentam o diabo por alguns conseguem entender só o professor contra a ordem capitalista vigente que inventou essa aberração me espera na fatura ele contra o capitalismo selvagem que nos né pastor necessidade aqui um pouquinho desigualdade social tem grana gran tem muita coisa eu sou professor a favor da esperança que anima apesar de tudo e esperançoso sou professor a favor da boniteza da minha própria prática prática para fazer tem que ser ética e bonita tem que ter certeza prática por empresa que dela some se não consigo saber que devo ensinar
você me preparo né essa boniteza minha voz comissão de preparo você não sei a minha disciplina você não vou atrás de técnicas para que eu saiba mais e melhor se não brigam por esse saber se não minuto pelas condições materiais necessários a minha escola não tem nada vou aceitar não eu tenho que ter uma boniteza tem que lutar por é que a boniteza minha prática boniteza que cês vai tinha prática se cheia de mim mesmo arrogante desenvolva dos alunos não canso de admirar pessoa bate eu sou maravilhosa é uma maravilhoso eu sei muitos alunos não
sabem e acabou aí ele é um professor a favor da boniteza do saber da humildade de ir atrás assim como não posso ser professor sem achar capacitado para ensinar certo e bem os conteúdos de disciplina ele não disse para você não tem tem que saber tem que se formar tem que estudar para ele diz isso mas por outro lado ele não pode reduzir a minha prática docente ao por em cima daqueles com deus a minha prática não sentiu isso isso não aconteceu é importante quanto ele quando conteúdo né o ensino de conteúdos é o meu
testemunho é tipo de sinal como que eu ensino de maneira ética da voz os alunos da autonomia é a decência com o que faço é a preparação científica revelada se rogan tá eu e tudo estou estudando mas eu sou arrogante porque eu tenho conhecimento científico preparo cientifo pelo contrário com humildade tem que ter humildade é o respeito jamais legado ao educando as eo saber de experiência feito a seu respeito meu aluno eu respeito saber que ele traga experiência que ele teve na vida dele que busco superar com ele se não quer dizer que ele traz
o saber da vida dele a gente fica só lhe não que que você trouxe a isso então vamos juntos construir algo melhor vamos juntos construir transformar esta curiosidade espontânea essa curiosidade ingênua a curiosidade epistemológica e quando saber tem comum no saber esclarecido não saber como é que tente fico vamos é tão importante que o atenção dos com os conteúdos é a minha coerência na classe ou se ele só falta de respeito eu respeito se eu falo de democracia eu tenho um ambiente democrático se eu falo de comprometimento eu sou o prometido com a minha aula
a coerência entre o que eu digo o que eu escrevo e o que eu faço eu digo que tem que respeitar mais a respeito eu escrevo que minhas aulas dela é a ensinar exige bom senso não resolvemos bem ainda tensão entre liberdade e autoridade e aí a gente tem contundo a gente tem que superar isso daqui ensinar exige liberdade e autoridade aí eu gostaria da gente vê isso aqui que é a frase da capa ninguém é sujeito da autonomia de ninguém a gente vai amadurecendo todo dia ou não autonomia enquanto amadurecimento do ser para si
é processo é vir-a-ser não ocorrem data marcada a outras outono é nesse sentido que uma pedagogia da autonomia tem de estar centrada em experiências estimuladas é da decisão e da responsabilidade vale dizer e experiências respeitosa da liberdade você não vai construir autonomia do seu aluno de uma hora para outra você tem que dar pode ser habilidades para ele ter a idade para ele decidir você possibilitar isso professor experiências respeitosas de liberdade nos total a tomada de decisão quando fale do cartão como intervenção me refiro tanto aqui aspira mudanças radicais na sociedade no campo da economia
das relações humanas a propriedade do direito do trabalho até educação saúde quanto aqui pelo contrário reacionariamente pretende mobilizar a história e manter a ordem qual é a sua posição de manter a ordem na história de modificar para que educação não fosse não falou política de intervenção mundo é indispensável que o mundo em que ela se de se não fosse humano há uma incompatibilidade total entre o mundo humano da pala da percepção da inteligibilidade da comunicabilidade da ação da observação da comparação da verificação da busca da escolha da decisão da ruptura da ética e da possibilidade
de sua transição ea neutralidade não importa de que eu não consigo ser neutro tem um posicionar sobre tudo que a gente tem a ensinar exige saber escutar por isso mesmo é que acrescento que tenho que dizer deve assumir o dever de motivar desafiar quem escuta no sentido de quem escuta dig diga fale respondo você desafie os alunos a falar é precisa formar que ninguém pode ser humilde por puro formalismo como os confissão era obrigação burocrática a umidade screen pelo contrário uma dessas raras certezas de que estou certo a que ninguém é superior aí você e
a falta de unidade expressa em arrogância em na falta na qual superioridade de uma pessoa sobre a outra de uma raça sobre a outra de um gênero sobre o outro de uma classe ou de cultura sobre a outra é transgressão da vocação humana do senai no tênis um vocação de mateus mais educação ética e quando a gente corre o censo superior alguém quando a gente não tem mudado a gente transgride essa ética a ensinar exige reconhecer que a educação é e teológica então aí ele vai ideologia segundo cartão de lógica burro é yoggi não quem
fez mulheres os homens do mundo independentemente até que suas opções políticas mas tá bem os meninos como mulheres e homens como gente não aprofundem o que hoje já existe uma espécie de mal-estar que se generalizem fato da maldade neoliberal mão está que termina lá para consolidar-se numa rebeldia nova em que a palavra critica o discurso humanista o compromisso solidário a denúncia veementemente da ligação do homem da mulher e o anúncio de um mundo gente ficado serão armas de incalculável alcance freire fala então contrário a política neoliberal mas de forma violenta não ele usa para isso
a palavra crítica consciência critica o discurso humanista o compromisso solidário e a gente tem uma sociedade em que a e como gente e não com cifras como capital com o mercado é preciso que saibamos que tem certas qualidades ou virtudes como a amorosidade o amor respeita os outros tolerância humildade gosto pela alegria gosto pela vida abertura um novo disponibilidade para mudança persistência na luta recusa os fatalismo identificação com esperança abertura a justiça não é possível a prática pedagógica progressista que não se faz apenas com ciência e técnica o que frente para nós que a gente
não faz uma prática docente uma prática educativa sua consciência e técnica eu preciso de tudo isso se a curiosidade de humildade de alegria de gostar da vida sabe eu vou estar disponível para mudança e persistir na luta de recusar o fatalismo que assim mesmo aluno sabe assim mesmo vai ser assim mesmo sempre não identificar com quase esperança abertura para a justiça nós temos que ter uma prática pedagógico progressista que ore pela ética humana e não pela ética de mercado agora depois a gente fala de tudo isso eu acho que você percebe o porquê que freire
é tão odiado né por alguns setores sociais porque ele fala justamente que a história é uma coisa da da de que a história pode ser transformada e queimar nós temos uma educação com uma intervenção no mundo e aí nós não podemos ficar na localidade eu não sei o que eu faço vocês acharam localidade a gente sai contribuindo para postar nós temos que pensar a educação com uma a respeito ao outro de respeito à dignidade do outro a postura do outro sua aula é assim não lembro que para ele falou nós podemos ignorar e nós podemos
aprender e você pode aprender e se você já sabe você pode saber melhor ainda e saber como lidar com todos os alunos tem nenhuma discriminação fazendo com que todos consigam construir o conhecimento e modificar as suas realidades é possível se você acreditar e se você se comprometer ninguém é sujeito da autonomia de ninguém você dá espaço em suas aulas para que seus alunos sejam sujeitos ou vocês tratadas como objetos né você é alguém que é autoritário ou muito licencioso você alguém que entende autoridade que entende que ela estará liberdade com amorosidade e é possível fazer
o educação diferente para ele dar caminhos para isso ele não dá nem uma receita que não lhe fico mas ele possa possibilidades e você aprendeu alguma coisa é possível aprender algo é o livro que nos leva a reflexão né que é possível mudar e nós nos comprometermos esse nós assumimos uma prática docente em que o aluno efetivamente tem uma autonomia será que as escolas são assim no brasil não porque não né maior parte das escolas não são poucos os professores que pensam com essa que a gente tá forma pedagógica progressista e agora será que é
um convite para você agir assim vamos juntos um grande beijo espero que tenham gostado e aconselho a leitura completo da obra vale muito a pena tá bom gente um beijinho obrigada até a próxima tá
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