[Música] Meus amados, que privilégio, que alegria retornar à conexão com Deus nessa jornada agora de 2024! Eu convido já você para abrir sua Bíblia comigo, por gentileza, no livro de Josué, no capítulo primeiro. E nós faremos a leitura dos versos, um verso em Josué, capítulo primeiro, versos de 1 a 9.
Está escrito o seguinte: "Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 'Moisés, meu servo, é morto; põe-te agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vô-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o mar grande, o mar Mediterrâneo, para o poente do sol, será o vosso território.
Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sobre juramento, prometi dar a seus pais. Tan somente, sê forte e muito corajoso, para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito. Então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não tu mandei eu?
Sê forte e corajoso; não temas nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. '" O nosso tema nesta noite é: "Agora é com você". Agora é com você!
Deus disse a Abraão para sair da sua terra, da Mesopotâmia, terra idólatra, para ir para um lugar que ele ainda não conhecia. E Deus prometeu fazer dele uma grande bênção e, por meio dele, abençoar todas as nações da terra. Prometeu uma terra para ele.
Lá em Gênesis 15, Deus aparece novamente para Abraão e diz: "Ó Abraão, a terra que eu vou dar para vocês não vai ser possuída agora; não, vocês vão passar por algumas experiências primeiro. A sua descendência vai ficar escrava no Egito por 400 anos. Eu não vou dar a terra agora porque a medida dos amorreus não chegou ainda.
Na hora que o cálice da minha ira transbordar sobre aqueles povos que estão lá, será a hora de tomar a terra, mas, por enquanto, vocês vão ser escravos por 400 anos. " E, por intermédio do bisneto de Abraão, José, esta família vai para o Egito, 70 pessoas. Depois de 400 anos, saem de lá por obra sobrenatural da providência divina.
A Bíblia diz: "600. 000 homens, fora mulheres e crianças, em torno de 2 milhões de pessoas". Esta agora que não é mais uma família, é uma nação peregrina recém-liberada da escravidão.
Cruza o deserto, atravessa o deserto inóspito, perigoso, cheio de tantos riscos, de tantos perigos, de tantas carências, 40 anos de peregrinação amarga, difícil, porque o povo foi muito rebelde a Deus e, por causa da incredulidade, aproximadamente 2 milhões de pessoas, toda esta geração morreu no deserto, exceto duas pessoas: Josué e Calebe. É por isso que você tem o livro de Deuteronômio, que é uma repetição da lei. Repetição para quem?
Para aquela geração que não saíra do Egito, que nascera no deserto e que entraria na terra prometida. Deus leva Moisés até o monte Pisga, até o alto do monte Nebo, de fronte de Jericó, e mostra para ele a amplitude da terra e diz: "Estou mostrando a terra, você não vai entrar. " E então Moisés morre com 120 anos, sem escurecer os olhos, com todo o vigor.
E é nessa conjuntura que Deus chega para o jovem Josué, que acompanhou Moisés nessa trajetória: "Agora, meu servo Moisés é morto. Agora é contigo, agora é com você. Dispõe-te agora e atravessa o Jordão, tu e todo este povo, e eu vou dar a você esta terra.
Todo lugar que pisar a planta do teu pé, aí eu te darei. Agora, é preciso que você seja corajoso, que tenha bom ânimo, coragem para fazer tudo de acordo com o que eu vou orientar você. " Atravessando os séculos, chegando até hoje, assim como Josué tinha desafios, você e eu também temos desafios: desafios pessoais, desafios familiares, desafios no trabalho, desafios na nossa vida espiritual.
E aqui eu quero deixar, então, alguns princípios para nós meditarmos nesta noite. A primeira coisa que eu gostaria de trazer à sua memória esclarecida é que, para nós assumirmos o nosso papel nesta geração, é preciso olhar para Deus e não para as circunstâncias. Quando eu olho para as circunstâncias, hoje, o meu coração fica sobressaltado.
Se eu não tomar cuidado. . .
Estou com 65 anos, eu não me lembro de viver um período mais turbulento do que estamos vivendo hoje. A maior nação, a poderosa nação do mundo, à beira de uma guerra civil: Estados Unidos. A Europa na eminência de uma guerra.
A Rússia ameaçando o mundo com outras nações de usar armas nucleares. O Oriente Médio é um barril de pólvora. Se não houvesse essa grande crise militar no mundo, há uma crise moral gravíssima.
As pessoas estão mergulhadas numa grande crise. Para todo lado que você olha, a carranca da crise está aí. Mas Deus não chamou você para olhar as circunstâncias, Deus chamou você para olhar para Ele; Ele está no controle, Ele tem o controle de todas as coisas.
Então, eu gostaria que você observasse comigo algumas coisas. Tem hora que parece que a situação é irremediável. Quando diz que Moisés é morto, Moisés era não apenas um homem, era um ícone da sua geração.
Ele era o líder, ele era o libertador, ele era. . .
O legislador, ele era o intercessor, e quando ele morre, há um vácuo de liderança, há um vazio de liderança. Não se encontrava, obviamente, nenhuma pessoa com o perfil de Moisés, com quem Deus falava face a face, o homem mais manso da terra, mas ao mesmo tempo de pulso forte; um homem que é capaz de liderar dois milhões de pessoas num deserto. Mas eu gostaria de dizer para você que Deus sepulta os líderes e a obra continua, porque os nossos olhos não estão nos grandes líderes, os nossos olhos estão no Deus Todo-Poderoso.
A obra de Deus vai avançar, a despeito das crises que porventura possam existir e nos atingir. Veja você que o fato de Moisés estar morto não abala o Trono de Deus, não abala a agenda de Deus, não abala o propósito de Deus; o plano de Deus não é, de forma nenhuma, alterado em virtude disso. Então, eu quero encorajar você a olhar para Deus, porque foi pelo fato de os dez espias incrédulos tirarem os olhos de Deus para colocá-los nas circunstâncias — tem cidades fortes, tem gigantes, tem perigos — é que o povo morreu no deserto por incredulidade.
Foi porque Pedro olhou para a fúria das ondas que ele naufragou; foi porque os soldados de Saul olharam para o tamanho de Golias que eles se acovardaram. Agora, note isso: a nossa vitória não é resultado, irmãos, nem da nossa força, nem da nossa estratégia, nem da nossa experiência. A nossa vitória vem de Deus.
Talvez você seja jovem; não interessa, a sua vida está nas mãos de Deus. Ele pode fazer da sua juventude alguma coisa extraordinária. Eu fico olhando pra história e vendo, por exemplo, que Alexandre o Grande já havia conquistado o mundo com 23 anos de idade.
Eu fico olhando, por exemplo, Mozart, que já havia sido consagrado como um grande gênio da música mundial na sua juventude. Eu fico olhando Colombo, que já tinha feito seus planos para entrar na Índia aos 28 anos de idade. Lutero iniciou a reforma com 38 anos de idade.
Calvino, com 21 anos, já era conhecido como intelectual da França e um homem que era uma referência da teologia em toda a Europa. Joana D'Arc fez todos os seus trabalhos e terminou sua missão na fogueira com 19 anos de idade; Billy Graham, aos 40 anos, pregava para o mundo inteiro. Então, não é a sua idade, não é a sua experiência; é Deus.
Tire os olhos das circunstâncias e olhe para Deus. Agora, veja você no verso 2: "Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te agora. " Em outras palavras, a nova geração precisa assumir o seu papel.
Os líderes de cabelinhos brancos, os mourões, estão sendo levados e serão levados. Nós estamos numa corrida de revezamento; é preciso que os jovens peguem o bastão. É preciso que a nova geração chame para sua responsabilidade: "Agora é comigo, agora é com você, agora é conosco.
" Não vivemos de saudosismo, não moramos no passado, não sobrevivemos de reminiscências; o papel agora é conosco, agora é com você. Eu fico olhando o que Wesley, revestido com o poder do Espírito Santo, naquela noite de 31 de dezembro de 1739, disse mais tarde: "Senhor, dá-me 100 homens que não temam outra coisa senão o pecado, que não amem ninguém mais do que a Deus, e com eles eu abalarei o mundo. " Ou o que disse o nosso missionário pioneiro, Ash B.
Green Simonton, que, aos 34 anos de idade, estava morrendo em São Paulo. Sua irmã, debruçada sobre o seu corpo ainda moribundo, no apagar das luzes da sua vida, preocupada com os destinos da igreja, perguntou: "Meu irmão, o que vai ser da igreja daqui para frente? " E ele respondeu altivamente: "Deus levantará os seus próprios instrumentos para continuar a sua obra.
" A nova geração precisa pegar o bastão; agora é com você! Então, veja, por gentileza, que no verso 3 e 4 Deus vai dar para Josué o mapa, a geografia da terra que ele haveria de conquistar. Ele precisava saber qual era a sua missão.
Em primeiro lugar, nossa missão, meus irmãos, conforme o versículo 2, é sair do deserto e entrar na Terra Prometida. Passar o Jordão; deserto é sinal de privação, de perigo e do mundo. O Jordão está entre o deserto e a terra prometida; o Jordão era uma barreira humanamente intransponível.
Não havia pontes, não havia canoas, não havia botes. Atravessar o Jordão com a multidão — crianças, velhos, povo e animais — era um grande desafio. É preciso atravessar o seu Jordão.
Estamos começando 2024 e é preciso que você pense: qual o seu Jordão? Qual é a sua barreira? O que é que impede você de avançar?
O que é que impede você de pisar na sua terra prometida? É preciso atravessar o seu Jordão; essa é a sua missão! Pode parecer impossível; você mesmo pode conseguir.
Mas os seus olhos não estão nas circunstâncias; seus olhos estão em Deus. Qual é o seu Jordão, hoje, nesta noite? É uma doença?
É um problema no casamento? É um relacionamento complicado com os filhos? É uma crise financeira?
É um pecado que tenazmente assedia você e humilha você, envergonha você? Hoje, Deus quer dar a você vitória, e você vai ultrapassar essa fronteira em nome de Jesus. O que Deus está dizendo para Josué é o seguinte: eu já delimitei a terra, já estabeleci os limites da terra.
Cabe a você agora entrar e conquistar, entrar e possuir. Quando você lê o livro de Josué, mormente lá no capítulo 13, versículo primeiro, está escrito assim: "Era Josué, porém, já idoso, entrada em dias, e disse-lhe o Senhor: já estáis velho, entrada em dias, e ainda muitíssima terra ficou para se possuir. " Ele não possuiu o que Deus havia dado para ele.
E quando você avança para o livro de Juízes, Israel passou 330 anos no período mais sombrio da sua. . .
Vida sendo escravizado exatamente por aqueles povos que Israel tinha que tirar dali. Então, ou nós obedecemos a Deus, ou sofreremos as consequências. É preciso crer, é preciso agir.
A nossa missão é tomar posse de tudo aquilo que Deus nos prometeu em Sua palavra. Qual é o seu alvo de vida? Qual o seu projeto para este ano?
Eu fico olhando a história da Igreja; eu vejo um Hudson Taylor, que tinha um alvo na vida dele: evangelizar a China. Eu olho para William Wilberforce, que tinha um alvo na vida dele: derrotar a escravidão na Inglaterra. Eu olho para Martin Luther King, cuja grande bandeira era vencer o problema do preconceito racial.
Qual o seu alvo? Qual o seu projeto? Precisamos andar dentro da vontade de Deus, não olhar para circunstâncias, olhar para Deus.
Mas há uma segunda coisa nesse texto que eu gostaria de destacar agora: você precisa tirar os olhos dos inimigos e colocá-los nas promessas de Deus. Você acredita que tem inimigos por aí, visíveis e invisíveis? Então, dá uma olhadinha comigo no versículo 5.
Vamos dar uma lida assim, bem eloquente, bem bonita. Todos nós, em conjunto: "Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como foi com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
" Quem não vai poder resistir a Josué? Ninguém! Quem é ninguém?
Ninguém! Grande ou pequeno, feio ou bonito, poderoso ou fraco: interessa? Ninguém!
Então, a primeira coisa que eu preciso entender é que a nossa vitória vem de quê? Da nossa força? Da nossa capacidade?
Da nossa inteligência? Da nossa estratégia? Da nossa família?
Da nossa igreja? Da nossa denominação? De onde vem a nossa vitória?
Vem de Deus! Vem de Deus! Quanto Deus pode, tudo quanto Ele quer é Deus quem está prometendo isso: "Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida.
" Há condições para isso. Aí nós vamos ver, daqui a pouquinho, que condições são essas. A segunda coisa que é muito importante definir: a nossa vitória está fincada na fidelidade de Deus.
"Assim como eu fui com Moisés, assim eu serei contigo. " Moisés está morto, mas Deus está vivo. Moisés não lidera mais, mas quem lidera é Deus, através de Moisés.
E como Deus liderou através de Moisés, Deus continuará liderando através de Josué. Muda o obreiro, mas a obra é a mesma; a obra continua. A nossa vitória, em terceiro lugar, é garantida a nós pela presença de Deus.
"Assim como eu fui com Moisés, eu também serei contigo. " Deus está conosco. A presença de Deus é a nossa garantia de vitória.
Mas o último ponto que eu gostaria de destacar nesse texto agora é: você tem que tirar os seus olhos das circunstâncias e colocar os seus olhos em Deus. Agora é com você: tire os seus olhos dos inimigos e coloque os seus olhos nas promessas de Deus. Em terceiro lugar, agora é com você: tire os seus olhos dos seus próprios sentimentos e coloque os seus olhos na Palavra de Deus.
Se eu for olhar os meus sentimentos, eu vou bambear, vou fraquejar. Mas se eu for governado pela Palavra de Deus, eu vou avançar. Os nossos sentimentos oscilam, não oscilam?
Tem dia que você está bem, tem dia que você está mal; tem dia que você está animado, tem dia que você está desanimado; tem dia que você está doente, tem dia que está com saúde; tem dia que você está com vontade de matar um leão, tem dia que você está querendo fugir do leão. Então, os seus sentimentos são uma gangorra, é um zigue-zague; você não pode depender deles. Então, note que a partir do versículo 6 ao 9 há uma ênfase no texto que é a questão do ânimo, e você vai notar que Deus é contra o desânimo.
Porque, em um texto tão curto quanto esse, três vezes Deus fala para Josué: versículo 6, "Se forte e corajoso"; versículo 7, "Tão somente, ser forte e corajoso"; versículo 9, "Não te mandei eu? Ser forte e corajoso. " Eu acho isso impressionante, porque Deus não desperdiça palavras.
Quando Deus está hiper enfatizando, é porque Ele sabe que não só Josué. Eu fico imaginando estar na pele de Josué, substituindo um cara igual a Moisés. Não é brincadeira!
Vocês já imaginaram isso? Não é brincadeira. O medo, a insegurança: "Será que eu vou dar conta?
Será que esse povo vai me respeitar? Será que eu vou ter pulso hora que explodir uma rebelião, como explodiram tantas na liderança de Moisés? " Será que eu vou saber como agir?
E Deus está tratando os sentimentos dele, porque, irmãos, nada pode ser feito a não ser que você seja uma pessoa animada. O desânimo é contagioso; uma pessoa desanimada é uma tragédia no grupo. Haja vista os dez espias de Israel que levaram toda a nação ao desânimo, e Deus ficou tão irado com aqueles dez espias que disse: "Agora a nação inteira vai morrer, ninguém vai entrar, exceto os dois espias que acreditaram.
" Quando eu olho a Bíblia, eu vejo que o nosso Deus é contra o desânimo, porque quando você está desanimado, você não vai caminhar. Tem gente desanimada, sabia? Desanimada com a vida, desanimada com os estudos, desanimada com o trabalho, desanimada com a igreja, desanimada com a família, desanimada com tudo.
Deixa eu dar dois exemplos para vocês. Há pessoas que são desanimadas por causa de um problema físico. Você vê quando Jesus curou aquela mulher hemorrágica, que teve 12 anos lidando com problema de saúde e não melhorava.
Não melhorava, não melhorava, ia ao médico, gastava dinheiro com consultas, com exames e etc. , e nada resolvia. Aí, quando ela ficou curada, sabe qual foi a primeira palavra de Jesus para ela?
"Filha. . .
" Tem de bom ânimo, ué! Mas ela tá curada já. É que aquela mulher já estava com colete de desanimada.
Tem gente que acostumou com desânimo. Tem gente, meus irmãos, que precisa ser curada do desânimo antes até da cura física. Aquele paralítico que foi levado pelos quatro amigos destelhou a casa, desceu o camarada, e quando chegou, Jesus disse assim para ele: "Tem de bom ânimo!
" Antes de curá-lo, tinha de bom ânimo. Tem gente que, ainda que fique curada, vai continuar desanimada. Então Deus repete, Deus repete, Deus repete: "Tem bom ânimo!
" Você, corajoso, tem bom ânimo. Ser corajoso! Ser corajoso!
Ser corajoso! Ser corajoso! Avante, cara!
Levanta a cabeça! Aprume-se! É com você agora!
Agora veja você que o ânimo é produzido pela promessa de Deus. Versículo 6: "Se forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra. " Essa é a promessa de Deus.
Você não tá animado porque você é forte, porque você é o cara, porque você é inteligente, porque você tem estratégia, porque você tem network, porque você tem influência. Não, não, não! Você tem que estar animado porque você tem a promessa de Deus, e a promessa de Deus em realidade são a mesma coisa, porque Deus é o avalista da sua promessa, da sua palavra.
Segundo, o que gera o ânimo é agir de acordo com a vontade de Deus. Olha o verso 7 comigo: "Tão somente ser forte e corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou: dela não desvies nem para a direita nem para a esquerda. " Ou seja, para você ter ânimo, você tem que fazer as coisas do jeito de Deus.
Não é do seu jeito, não pode ser cabeça dura, tem que obedecer! Porque tem gente que quer romper, quer fazer, quer acontecer, mas não consulta Deus, não pede a Deus orientação, não pede a Deus discernimento, não atende os preceitos que Deus estabelece na sua palavra. Então, para ter vitória, para possuir a bênção de Deus, a promessa de Deus, a terra prometida, é preciso obedecer os preceitos que Deus estabeleceu.
Mas, em terceiro lugar, o que mantém o ânimo é a consciência da presença de Deus. Olha o versículo 9 comigo: "Não te mandei eu ser forte e corajoso? Não temas nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares.
" Se você tem consciência de que Deus é com você por onde você andar, você tem ânimo, você tem coragem. Pois bem, amados, eu gostaria então de agora colocar para você esse ponto, para mim, da mais alta importância. O texto fala da palavra de Deus e dá aqui para nós três orientações muito seguras.
A primeira delas está no versículo 8: "Medita neste livro da lei de dia e de noite. " O que é meditar, irmãos? É ler rapidamente.
Meditar é ruminar, refletir, ler um texto da Bíblia e demorar nele, morar nele, mergulhar nele, permitir que esse texto fale com você, que você ministre, que você oriente, que você coloque em prática. É isso aí! Porque não basta ler atabalhoadamente, é preciso meditar.
Mas a segunda orientação tá aí no versículo 7: ele diz assim: "Para teres o cuidado de fazer. " Então, primeiro você medita, depois você faz, porque o fazer é resultado, é consequência do meditar. Se você não medita, você não vai fazer.
Mas tem um terceiro elemento que Josué recebeu como orientação. Veja comigo o versículo 8, a parte B: "Não cesses de falar. " Então vamos às três: servos de progressão: medita, faz, fala!
Porque tem gente que medita, medita, medita, medita, e guarda, e guarda, e guarda, e guarda, mas não compartilha. Quando Paulo está escrevendo a sua segunda carta a Timóteo, ele dá quatro orientações para Timóteo: "Timóteo, guarda o bom depósito, guarda o evangelho; Timóteo, sofre pelo evangelho; Timóteo, permanece no evangelho; Timóteo, prega o evangelho. " Ou seja, aquilo que você medita, aquilo que você pratica, precisa ser proclamado, anunciado.
A palavra de Deus precisa ser anunciada. Então agora é com você! Agora é com você.
E para você ultrapassar o seu Jordão e tomar posse da terra prometida, você precisa tirar os olhos das circunstâncias e colocar os seus olhos em Deus. Você precisa tirar seus olhos dos inimigos e colocar os seus olhos nas promessas de Deus. Você precisa tirar os seus olhos dos seus sentimentos e colocar os seus olhos na palavra de Deus, para meditar nela, para praticá-la e para proclamá-la, no poder do Espírito Santo.
Que Deus vos abençoe, meus amados. Amém!