Critérios para interpretar a Palavra de Deus | Parte 02 | Força de Deus | #11

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Frei Gilson / Som do Monte - OFICIAL
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em nome do p do filho espírito [Música] santo que Deus abençoe você e toda a sua família estamos com começando mais um programa força de Deus um programa onde meditamos estudamos nos apaixonamos pela palavra de Deus seja muito bem-vindo você que está aqui pela primeira vez pela televisão ou pelo canal do YouTube seja muito bem-vindo Estamos estudando a sagrada escritura e estamos numa parte maravilhosa porque já descobrimos que a Bíblia foi inspirada por Deus que a sagrada escritura tem Deus por autor os homens inspirados por ele Vimos que a sagrada escritura não contém erros é
É verdade de Deus para nossa vida só que tem um problema que a gente tá tentando solucionar ou nos ajudar para cometermos o mínimo de erros possíveis que é o quê precisamos interpretar corretamente então a Bíblia não contém erros mas nós podemos errar na nossa forma de ver de de ler de interpretar de entender as sagradas escrituras e estamos entendendo alguns critérios para que a gente não cometa esse erro a gente já falou de um primeiro critério de um segundo critério Nos programas passados freia eu tô vendo pela primeira vez não sei qual é o
primeiro não sei qual é o segundo fique em paz hoje eu vou quando Dom José terminar do terceiro eu vou pedir para ele fazer um breve resumo para você dos três hoje nós começamos o terceiro critério para para interpretar corretamente a palavra de Deus tá bom então o programa Hoje vai ser bom demais não saia daí não fique conosco até o final e eu já quero acolher quem estará aqui conosco mais uma vez Dom José Falcão sua bênção seja bem-vindo Deus abençoe sua vida Frei é uma alegria estar aqui O povo tá curioso fica uma
semana Dom José curioso falou do primeiro falou do segundo a gente quer saber do terceiro critério somente vamos lembrar os dois critérios dos quais nós já falamos sempre citando eh o catecismo da Igreja Católica nos parágrafos 111 112 e 113 o primeiro critério é exatamente prestar muita atenção a ao conteúdo uhum do texto seja ele no Versículo a palavra a frase o versículo o capítulo o livro mas também o inteiro conteúdo da escritura inteira a unidade da escritura um texto não pode ser dissociado da unidade da escritura que é uma realidade coisa ela é toda
palavra de Deus não é que o antigo testamento seja meia palavra de Deus ou imperfeita palavra de Deus a imperfeição ela ela é admitida na frase pronunciada por Nosso Senhor Jesus Cristo eu não vim abolir a lei e os profetas vem levá-los à perfeição perfeição Ora se Jesus é a perfeição é porque antes dele não havia perfeição então realmente tem coisas imperfeitas digamos assim que são preparat que estão ainda em estágio embrionário no antigo testamento dente por dente olho por olho eh isso é imperfeito em comparação com o mandamento de amar os inimigos sem dúvida
alguma eu não vim abolir VM levar a perfeição então Jesus olhando para afirmações digamos com os critérios de hoje segundo alguns absurdas estapa fugas etc eh Jesus não veio abolir o dente por dente olho por olho veio aperfeiçoar e o que é ap perfeição do dente por dente olho por olho Amai os vossos inimigos ficou Claro sim então Jesus não veio deletar nada do Antigo Testamento Jesus não veio cancelar zombar ridicularizar etc pelo contrário ele veio aperfeiçoar a palavra chave é perfeição pois bem então o primeiro critério prestar bastante atenção ao conteúdo uhum situá-lo no
seu contexto mas não dissociá-los antigos Amarás o teu próximo poderás odiar o teu inimigo eu porém vos digo Amai os vossos inimigos fazei o bem aos que vos odeiam orai pelos que vos perseguem e maltratam Mateus 5:44 pronto É assim que você vai interpretar o dente por dente e olho por olho eu não vim abolir a lei e os profetas vim levá-los à Perfeição não mas está escrito lá está escrito de forma imperfeita naquela época naquele contexto em que Deus permitiu que o povo extravase eh nessa na sua mentalidade Deus permitiu atenção era a mentalidade
própria daquele povo naquela época era inconcebível amar os inimigos aliás no antigo testamento nós temos algo mais chocante do que isso se nós situarmos o dente por dente olho por olho eh milhares de anos depois de um texto que vou mostrar agora dente por dente olho por olho é até um avanço É algo maravilhoso como assim vamos ao livro do Gênesis Capítulo 4 Se não me engano eh lamec lamec se eu errar por favor a conclusão de vocês é óbvia eu estarei ficando Broco Broco Broco mas não eh Gênesis Capítulo 4 Gênesis Capítulo 4 Versículos
de 1 a de 13 a 15 onde é que eu quero chegar nós estamos saindo de de uma imperfeição para chegarmos à perfeição a frase é de Jesus eu não vim abolir a lei os profetas vim levá-los a perfeição muito bem no livro do Gênesis nós temos uma um sentido de justiça que é verdadeiramente chocante e é um o que vamos ler agora é algo segundo os nossos critérios tão repugnante que a gente vai entender que dente por dente olho por olho foi um avanço Tremendo com relação à forma como e se vivia se entendia
o sentido de Justiça Gênesis 4 Versículos de 13 a 15 Caim acabou de matar Abel né o Senhor o censura Sem dúvida alguma mas não permite que ninguém mate Cain não mas o meu pecado é grande etc Será que vão me matar e assim por diante é grande demais o meu pecado e o Senhor protege Caim mas depois entra uma outra figura lamec que é digamos assim um descendente dele Vamos ler o texto pra gente ver Gênesis 4 de 13 a 15 Caim disse ao senhor meu castigo é grande demais para que eu possa suportar
Eis que me expulsa agora D lugar e eu devo ocultar longe de vossa Face tornando-me um Peregrino errante sobre a terra o primeiro que me encontrar vai matar-me e o senhor respondeu-lhe não mas aquele que matar Caim será punido sete vezes então o senhor pôs em Caim um sinal para que se alguém o encontrasse não o matasse Então Deus protege Caim o o pecado dele foi grande foi terrível ele agora está com medo tá apavorado né achando que quem encontrá-lo vai matá-lo para vingar a morte de Abel o seu o seu irmão mas aí entra
uma figura que é lamec por favor é lamec Versículos de 23 a 24 Veja a brutalidade Veja a irracionalidade segundo os nossos critérios mas no tempo de lamec Esse era o sentido de Justiça o que claro o que está escrito aqui é verdadeiramente imperfeito e vai evoluir para o dente por dente olho por olho dente por dente olho por olho é um por um para um né Se alguém matar alguém da minha família eu vou posso matar um para um dente por dente olho por olho Mas pau a pau digamos assim não é mas aqui
não Leia por favor Gênesis 4 de 23 2 sente você por favor para não se chocar e não cair de costa Lame disse à suas mulheres ada e cela ouvi a minha voz mulheres de lamec escutai as minhas palavras por uma ferida matei um homem e por uma contusão um menino se Caim será vingado sete vezes Lame o será sete vezes é chocante uhum lembra quando São Pedro pergunta a nosso Senhor e aí é o extremo oposto disso De onde Jesus tirou a palavra 77 daqui daqui interessante daqui só que aqui é o contrário né
São Pedro diz para nosso senhor senhor quantas vezes eu devo perdoar o meu irmão sete vezes qual foi a resposta de Jesus 70 vezes s não te digo sete vezes mas 70 x 7 Veja essa frase seria impensável no tempo de lamec da mesma forma que a frase de lamec o pensamento de lamec seria impensável nos tempos atuais impensável por impensável eu não vim abolir a lei e os profetas vim levar a perfeição e essa Condução do Senhor Jesus da imperfeição de lamec não foi da noite para o dia foi uma condução bem paulatina que
demorou muito tempo Ah mas porque Deus não fez logo porque o aluno assim como uma criança Pergunte a uma mãe ou a um pai ou a um diretor de uma escolinha uma criança com 4 anos de idade que coloca a sua mochila pela primeira vez vai para o o prezinho para o Jardim sei lá que que ele vai aprender ele não vai aprender teoria da relatividade ele não vai aprender o assunto que é dado nas universidades não ele vai aprender aqueles rudimentos aquelas coisas básicas vai brincar vai desenhar de MEC um para 77 e esse
é um sentido bem emocional de de Justiça não quer dizer a luz do cristianismo é até absurdo dentro e por dentro olho por olho Mas vamos situar precisamos situar a mentalidade do tempo de lamec por uma contusão eu matei uma pessoa matei um menino ou seja se um menino sem culpa Coitadinho né machucasse uma pessoa ela estava autorizada a matar a criança Nossa Lembra sim sim pois bem e se alguém matar alguém da minha família eu mato 77 da família dele essa era a mentalidade no tempo de lamec no tempo de Moisés essa mentalidade ela
foi refreada mas não para o amar os inimigos não tinha isso então se chegou a um freio que já foi um avanço a lei do talião talião vem de tal tal tal tal delito tal Vingança tal maldade que fazem contra mim tal maldade que eu vou fazer do mesmo jeito para o outro Daí vem a palavra talião então Êxodo capítulo 21 Êxodo 21 Versículos de 23 a 24 mas se houver outros danos uje dar vida por vida olho por olho dente por dente mão por mão pé por pé queimadura por queimadura Ferida por ferida golpe
por golpe então vejam as pessoas lendo isso daqui ficam chocadas mas que absurdo porque isso é incompatível com o mandamento de amar os inimigos amai-vos uns aos outros como eu vos tenho Amado Amai os vossos inimigos Mateus 5:44 mas se você olhar em comparação com lamec já é um freio é um freio e um grande freio um grande freio ou seja de 77 para um foi um feio mas por que ainda não calma lembra do exemplo da criança que ainda está no prezinho e depois vai para o primeiro ano e assim por diante ela vai
aprendendo aos poucos Essa é a pedagogia de Deus educando aos poucos e a educação às vezes significa eu preciso dizer verdades Profundas para esse povo mas eles não têm capacidade de compreender agora então eu vou refreando eu vou dando instruções de acordo com a capacidade que eles têm para mais paraa frente eu dizer verdades Profundas com o meu filho que vai se encarnar entendeu freil pois bem então isso é importante a unidade da escritura inteira para que você não se choque e fique indignado com essa frase de Êxodo capítulo 21 eu não posso deitar dente
por dente olho por olho é mas se você voltar mais ainda no tempo e eh perceber no livro do Gênesis Capítulo 4 como era o sentido de Justiça no tempo de Caim no tempo de lamec você vai dizer que avanço meu Deus e Deus pacientemente vai tirando essa mentalidade violenta do Povo mas com paciência mas a conta gotas mas precisando do tempo quer dizer argot não precisa de nada nós aqui precisamos com o tempo amadurecer e o senhor com o passar do tempo vai dizendo verdades que vão atenuando que vão arrefecendo aquilo que é valeu
por um certo tempo mas que é fruto de um contexto bem remoto inadmissível e nosso senhor vai freando freando até falar do mandamento do amor e é como se fosse também um freio ao pecado que a humanidade abraçou né Eu penso que ilustra essa evolução essa necessidade de nós situarmos a escritura inteira como o contexto no qual aquela afirmação aquela lei aquela prescrição e lá do antigo testamento é o famoso Episódio de Nosso Senhor Jesus Cristo na disputa no capítulo 19 de São Mateus do divórcio os seus opositores dizem se é lícito dar uma carta
de divórcio como determinou Moisés isso está no Capítulo 24 do ah livro do Deuteronômio e leio por favor Frei leia aqui o versículo primeiro para quem hoje veja para quem hoje defende o divórcio certamente se ele citar esse texto é preciso que esse primeiro critério da esse primeiro critério para a Interpretação da escritura ou seja olhar o conteúdo atentamente o conteúdo nós vamos olhar agora mas também situar o conteúdo na unidade da escritura inteira uhum tendo Cristo como centro por favor leia Deuteronômio 24 Versículo primeiro se um homem tendo escolhido uma mulher casar-se com ela
e vier a odiá-la por descobrir nela qualquer coisa Inconveniente escreverá uma letra de divórcio lhe entregará na mão e a despedirá de sua casa perfeito então você não pode pegar esse versículo e absolutizar e dizer ah eu casei no religioso lá com Frei Gilson depois briguei com ela me Fei me abusei etc e vou pedir o divórcio né E tem uma prova bíblica Deuteronômio 24 Versículo primeiro que foi lida p fregilson a pessoa tá numa crise de casamento ela fala Deus me dá uma palavra exato ela abre a palavra e sai Deuteronômio 24 Deus tá
deixando esse Pois é aí vem esse critério Calma calma aí porque antes de Deuteronômio 24 você tem o livro do Gênesis e depois você tem Jesus conteúdo Tudo bem mas a unidade da escritura inteira que não acaba a que não para aí e que não começou aí e também a frase de Jesus Jesus é o centro de Deuteronômio 24 Versículo primeiro aí você vai para Mateus 19 Moisés determinou isso por causa da dureza do coração dos homens mas no princípio não foi assim aí Jesus Volta para o princípio Jesus Volta para o princípio o homem
deixa seu pai e sua mãe e se une a sua mulher de sorte que já não são dois mais uma só carne aí Jesus acrescenta o que Deus uniu o Homem não separe portanto a questão do divórcio na escritura não pode ser apresentada e resolvida e finalizada apenas em um versículo Deuteronômio 24 Versículo primeiro porque já temos aqui o que é que acontece no tempo de Moisés o homem tinha sua mulher por qualquer motivo Ele se abusava dela não quero mais não eh E aí ele a rejeitava e ele passava a ter uma segunda mulher
uma terceira mulher uma quarta mulher Uma quinta mulher isso era um sofrimento para ela então para sanar um mal maior optou-se por um mal menor dê a carta de divórcio e deixa ela seguir o seu caminho para ela não ser humilhada desmoralizada enfim às vezes ela casava com homem violento truculento que a agredia e tal ela não podia sair de casa era espancada e assim por diante Então foi uma lei provisória introduzida por Moisés para evitar um mal maior uma bagaceira um assassinato enfim hoje diríamos um feminicídio né pois bem então é preciso situar Deuteronômio
24 Versículo primeo numa história que teve origem lá atrás uhum e é preciso interpretar o que está lá atrás livro do Gênesis com esse texto Mateus 19 e Mateus 19 eh Ficou claro muito claroo claro o o primeiro o primeiro critério o primeiro critério o segundo critério é precisamente esse a tradição viva da igreja não é é a escritura interpretada pela igreja de novo eu lhe peço aqui Atos dos Apóstolos Capítulo 8 Atos Capítulo 8 o episódio do eunuco da rainha de Candace e O diácono eh Felipe eh esse texto parece que vossa reverendíssima já
leu Mas é bom ler de novo para ilustrar o segundo critério uhum Leia Atos Capítulo 8 Versículos de 29 em diante o espírito disse a Felipe aproxima-te para bem perto deste carro Felipe aproximou-se ouviu que o eunuco Lia O Profeta Isaías e perguntou-lhe porventura Entendes o que estás lendo respondeu-lhe como é que posso se não há alguém que me explique e rogou a Felipe que subisse e se sentasse junto dele pulemos os versículos 32 a 33 porque a citação literal de Isaías de 7 a 8 e leia agora Versículos 34 e 35 o eunuco disse
a Felipe rogo-te que me digas de quem disse isto Profeta de si mesmo ou de outrem começou então Filipe a falar e principiando por essa passagem da escritura anunciou-lhe Jesus pronto aqui a figura de Filipe representa a tradição da igreja tradição vem de trad diso aquilo que é transmitido aqui é uma pessoa humana que pega a escritura no caso Isaías 53 e vai explicando para o eunuco e o eunuco diz com todas as letras como é que eu posso entender se não tem quem me explique portanto entre a escritura e a senhora temos 2000 anos
de cristianismo temos excelentes intérpretes da escritura a tradição viva da igreja mas paraa frente vamos falar do magistério que é a terceira fonte mas por enquanto ainda estamos no segundo critério então a escritura com a grande tradição viva da igreja na qual o espírito santo suscitou tantas e belíssimas intuições que ficaram por escrito a vida dos Santos eh as obras dos Santos de Mística de espiritualidade os compêndios as interpretações as obras literárias eh tratados de escritura cartas e tantas outras obras que integram a tradição viva da igreja gente muito bom muito bom é interessante né
eu tô vendo aqui Dom José Falcão a gente já falava dessas coisas mas é como se falar novamente vai desdobrando cada vez mais vai trazendo cada vez mais exemplos e eu já aprendi tantas coisas mais uma vez e eu tenho certeza que você está aprendendo muito está valendo a pena está valendo a pena Olha é só o primeiro bloco você vai não sai daí não toma uma água Vai no banheiro rapidinho e a gente já retorna porque ainda hoje você vai descobrir o terceiro [Música] critério estamos de volta programa força de Deus estamos estudando a
palavra Lembrando que estamos fazendo uma introdução para o que ainda vamos tratar neste programa que são as parábolas de Jesus vamos começar pelas parábolas de Jesus para você entender cada uma delas rezar com cada uma delas mas para chegar lá a gente está fazendo uma introdução com muita calma com muita paciência para nos introduzir nesse universo bíblico que é tão vasto e muita gente tá compreendendo agora Nossa quanta coisa é preciso para entender a palavra de Deus não é fácil assim e por isso terminamos o último bloco falando disso é preciso que alguém nos ensine
e a igreja tá aí para isso é a igreja que nos ensina nós agora vamos para o terceiro critério porque já ouvimos bem Primeiro o segundo critério para interpretarmos bem a palavra de Deus primeiro critério é a unidade da sagrada escritura é preciso ler qualquer texto em unidade com a sagrada escritura inteira segundo critério ler de acordo com a tradição viva da igreja e agora qual é o terceiro critério vamos perguntar a Dom José Falcão qual seria esse terceiro critério o terceiro critério para uma correta interpretação da escritura é uma palavra que aparece na Bíblia
aparece também no nosso no nosso linguajar ela se chama analogia o parágrafo 114 do catecismo da Igreja Católica diz em duas linhas você vai perceber aí eu vou ler e depois a gente vai Tercer algumas considerações com a palavra o catecismo da Igreja Católica Estar atento Analia da Fé poria da Fé entendemos a coesão das verdades da Fé entre si e no projeto total da Revelação As Verdades da Fé estão conexas Isto é estão juntas estão atreladas e não podem ser separadas e no projeto total da Revelação O que é o Projeto total da Revelação
Primeiro vamos explicar o que é revelação uhum revelação ela é o conjunto de manifestações de Deus em favor da criatura e especificamente da criatura humana a criação é uma manifestação da revelação de Deus Deus se revela criando faça-se a luz depois Deus vai fazendo todas as criaturas no sexto dia faz o homem Deus se revela como o criador e revela-se a criatura Falando com ela as primeiras manifestações de contato de Deus com a humanidade Adão e Eva né não comais de do fruto da árvore da cen porque no dia em que comerdes morrereis onde estáis
Eva ouvi a tua voz e Adão ouvi a tua voz eh os teus passos no Jardim me escondi porque eu estava no o diálogo dele com a serpente etc depois vem em os outros episódios pulemos para Noé depois pulemos para Abraão depois a história da salvação que se desdobra com Isaque e com Jacó com as 12 tribos os 12 patriarcas depois você tem o povo no Egito 430 anos depois eh vem Moisés vem as pragas do Egito o povo libertado por Deus Peregrina para Terra Prometida passa antes 40 anos no deserto e tomar posse da
terra toda a história do an Testamento Israel conquista a terra o período dos juízes o período dos Reis depois pulamos para eh o período dos Profetas o exílio de Babilônia e toda a preparação para a chegada do Messias etc depois nosso senhor Jesus Cristo com tudo aquilo que comporta o Novo Testamento Aqui está a revelação de Deus a revelação total que atinge o seu ápice e a sua Plenitude em Cristo Jesus pois bem Todas As Verdades da fé que nós professamos vamos colocar aqui as verdades que estão no Credo Trindade igreja comunhão dos Santos remissão
dos pecados ressurreição da Carne vida eterna no Credo nós temos o compêndio a síntese das principais Verdades da nossa fé analogia significa essas verdades todas estão intrinsecamente ligadas de sorte que você não pode separá-las eu vou dar alguns exemplos fregilson pra gente entender por a analogia da Fé ela é um elo tão forte que impede estritamente falando que a Igreja Católica se desagregar porque uma verdade supõe A outra está ligada com a outra cristologia Cristo igreja Eucaristia os demais sacramentos purgatório céu inferno etc todas essas são verdades que nós professamos Ok essas verdades elas não
podem ser tiradas do contexto da inteira Revelação porque elas supõem e exigem outras verdades por isso determinadas pessoas dizem Cristo sim igreja não igreja sim confissão não comunhão sim casamento não ou batizado sim Crisma não batizado e Crisma sim casamento não sei lá você começa a dizer não eu quero apenas esses pedaços eu quero apenas essas realidades não existe isso na igreja a analogia da Fé significa E aí uma pergunta um diálogo bem bem simples bem educado com determinadas pessoas eu batizo meu filho na igreja mas me confesso somente com Deus um exemplo Bem Simples
então ele não abre mão batiza o filho na igreja católica mas se confessa com Deus e se confessa com Deus e comunga pera aí Quem instituiu o sacramento do batismo não foi nosso senhor Jesus Cristo ido pelo mundo batizai certo mas quem instituiu o sacramento da Penitência não foi o mesmo Jesus veja como é que você pode falar da necessidade do batismo e não falar da necessidade da da da Penitência a íntima eh relação entre os sacramentos entre si porque todos foram instituídos por Jesus portanto se você recebe o sacramento do batismo dado pela igreja
você é chamado a viver o seguimento de Cristo a graça do batismo na igreja batismo sim mas eu celebro a minha fé o meu seguimento de Jesus é em casa mas você é membro da igreja São Paulo na primeira aos Coríntios Capítulo 12 diz nós embora sendo muitos formamos um só corpo um membro não pode dizer ao outro eu não preciso de você Então veja a verdade da necessidade do batismo e a verdade da inserção no corpo eclesial Uhum E essas duas realidades vão chamando outras porque você é batizado e é membro da igreja mas
a igreja vive da Eucaristia como é que você você pode sustentar pertence à igreja pode Não Há Razão que impeça porque você não está em estado de Pecado Mortal de se confessar de comungar certo tudo bem batismo sim igreja sim comunhão eh Sim o senhor me convenceu mas eu rezo diretamente a Deus eu não preciso dos Santos Ah você reza o credo rezo então você crê na comunhão dos Santos você crê também que os outros membros e você é um membro da igreja os outros também estão Unidos uma só fé um só senhor um só
batismo como diz o apóstolo Paulo a sua fé é a fé dos seus irmãos que também são membros da igreja os que já estão no céu não deixam de ser membros da igreja a intercessão dos Santos a devoção aos santos a veneração aos santos como é que você pode dizer somente eu e Jesus se o apóstolo Paulo diz que aquele que é batizado e você foi aquele que recebe o corpo de Cristo e você recebe é membro da igreja irmãos rogai por nós etc etc Então veja que a analogia da fé Vai juntando todas as
verdades e se você situar uma única verdade ela está inserida num Universo de muitas realidades de muitas verdades que nós professamos de muitos dogmas que nós Eh que que que nós reputamos verdades intrínsecas ou seja Deus tá bem é uma verdade é eu creio em Deus tá certo mas está incompleto esse Deus é Pai todo-poderoso Ah então seu relacionamento com Deus é um relacionamento de filho para com pai você crê em Jesus Cristo que é o filho dele porque se você não crê você não é cristão você pode ser até um judeu ou qualquer realidade
se a fé em Deus a analogia da Fé leva você a professar Creio em Deus mas isso é imperfeito porque tem outras verdades a respeito de Deus ele é trindade e a Trindade o Cristo que é a segunda pessoa da Trindade ele se encarnou e ao se encarnar ele nasceu e depois ele cresceu e ao crescer ele pregou e ao pregar ele instituiu sinais ens da Graça instituiu uma igreja foi vontade dele eu edificarei a minha igreja e a essa igreja ele concedeu os sacramentos e um Sacramento não pode ser concebido sem o outro como
é que você que é batizado eh diz que se confessa etc e não quer casar no religioso quer viver maritalmente como dois enfim duas entendeu o fre Gilson como as realidades elas vão eh se atrelando as outras portanto analogia da fé é isso Bíblia e Eucaristia somente Bíblia não Capítulo 6 do Evangelho Segundo Mateus e todos serão ensinados por Deus Jesus disse o mesmo Jesus que disse ao diabo Nem só de pão vive o homem mas de toda a palavra da boca de Deus ele fala da necessidade da Bíblia certo mas Jesus não falou somente
isso o pão que eu eu de dar é a minha carne para a vida do mundo meu corpo é verdadeiramente comida portanto Bíblia e Eucaristia nos discursos de Jesus ainda que Jesus tinha falado da Bíblia naquele contexto e na Eucaristia naquele outro contexto aliás no capítulo 6 do Evangelho segundo João Jesus fala e a a beleza do Capítulo 6 Hoje os exegetas dizem o capítulo da Promessa da instituição da Eucaristia há uma Cadência no capítulo 6 onde Jesus ele é pão em três sentidos pão em três sentidos primeiro Jesus ele mesmo a sua pessoa é
pão mais para frente no capítulo 6 ele vai falar ele é pão enquanto ensino enquanto palavra Uhum E todos serão ensinados por Deus e o terceiro sentido carne ele não ele fala de pão em comparação com Maná ele é o pão a pessoa dele nosso alimento contato com a pessoa de Jesus Meu Senhor meu salvador alimento para minha vida então Jesus é pão enquanto pessoa gloriosa ressuscitada na nossa vida depois ele é pão enquanto palavra que nos ensina ensinamento Cristo Pessoa Cristo ensinamento Cristo Eucaristia então quando uma pessoa disse palavra de Deus sim e Eucaristia
não não analogia da Fé segundo a palavra de Jesus a pessoa dele é indissociável com a palavra dele e é indissociável com a Eucaristia que é o corpo dele entendeu aqui eh essa realidade então analogia da fé é isso não olha nós celebramos a missa mas nós não vamos rezar pelos falecidos Epa aqui você já tem uma outra questão a oração é apenas pelos vivos no segundo livro dos macabeus já temos uma prova do sacrifício que é mandado Celebrar em favor daqueles que morreram piedosamente e no Novo Testamento nós temos orações também pelos mortos o
apóstolo Paulo rezando pela família de onesíforo e pedindo pelo descanso eterno dele depois Apocalipse Capítulo 14 Versículo 13 que os mortos que morreram no Senhor descanse em paz pois suas obras os acompanham que direito você tem baseado em que a Eucaristia somente pelos vivos quem está no inferno não adianta oração porque de lá não vai sair quem está no céu não precisa de oração porque já alcançou a felicidade sem fim Ora se nós rezamos pelos falecidos que Cristo batismo palavra Eucaristia Oração pelos mortos purgatório todas as verdades da Fé elas de alguma forma se atrelam
se entrelaçam entendeu o que é analogia da Fé sim sim Dom Dom José Falcão Isso é isso é maravilhoso você tá recebendo um conteúdo muito importante e eu creio que muito atual nos dias de hoje por a gente tá a gente percebe que as pessoas estão pegando da igreja só o que ela quer só o que lhe agrada eh Então as coisas que me agradam as coisas que me beneficiam eu eu eu eu pego da igreja como o senhor T tão bem citou Ah eu quero batismo então o batismo as coisas que são muito difíceis
não é para mim as pessoas que exigem de as coisas que exigem de mim já não não não não quero só que aí pelo que o senhor tá falando a pessoa então não vive a fé com coerência e ou enquanto o senhor falava eu falava então é tudo ou é nada ou você Abarca tudo que entrelaça a igreja Bíblia Eucaristia sacramentos tudo ou se ficar ou se você quer quer ficar escolhendo estaria incompleto e estaria eh não seria uma fé verdadeira não sei nem ser capaz de salvar a pessoa porque pelo que o senhor falava
o senhor falava de uma forma que parece que será que essa vivência da fé é capaz de salvar alguém ou seja catando o que me agrada e excluindo outras verdades né então é importantíssimo É verdade quando você abraça Cristo você Abraça o senhor a pessoa dele e Obrigatoriamente a palavra dele o ensinamento dele bom mestre bom mestre que devo fazer para ganhar a a vida eterna essa frase do do Jovem Rico Uhum que nós não sabemos cujo nome não sabemos e que depois vai deixar nosso senhor vai embora triste mostra Exatamente isso Jesus não disse
para ele isso é significativo primeiro primeiro siga-me não sim ele responde por partes Observe os mandamentos o jovem responde honest eu tenho observado tudo isso desde a minha juventude depois Jesus disse Qual é o impecílio da vida dele explicou o que faltava né venda tudo que tem dê aos pobres depois vem a siga depois vem e siga ele outrora entusiasmado era um menino reto procurava obedecer aos mandamentos com retidão tanto é que ele disse tenho observado tudo desde a minha juventude mas tinha um problema o apego dele aquilo que ele possuía o problema não era
a riqueza dele era a postura dele diante daquilo que Ele possuía ele não era senhor dos seus bens ele era escravo dos bens por isso ele foi embora triste aí não não não não seguiu nosso Senhor então Eh o seguimento de Cristo significa o cumprimento dos mandamentos de Cristo Essa é a principal lição do episódio do do Jovem Rico aliás também no capítulo 19 de São Mateus já tratamos aqui a respeito do matrimônio o homem deixa seu pai sua mãe etc etc então é impossível você dizer eu quero Cristo e não quero os mandamentos Dele
não tem condições e sim o Senhor me faz lembrar porque ainda sobre a analogia porque o catecismo da Igreja Católica fala uma coisa que é impressionante eh deixar de obedecer um mandamento É como se você deixasse de obedecer os 10 ou seja a pessoa fala assim eu obedeço mas o da castidade eu não Obede lado ou seja tá tudo interligado não adianta é verdade e e e para que a gente entenda essa radicalidade sabe qual é a palavra a palavra é amor pode parecer até fora de propósito você falar de amor com relação à analogia
da Fé Mas eu explico se você usando esse seu exemplo de uma pessoa que obedece nove mandamentos mais um ele não obedece o que na prática significa não obedeceu a nenhum é o amor O amor faz com que você olhe para os mandamentos Não antes de tudo como algo que Deva ser mandada mandamento mandar mandar mandar ordem e assim por diante certo mas esse não é o elemento principal nos mandamentos você encontra a vontade do Deus de que ama você e do Deus que você diz que ama e quem ama não quer machucar e quem
ama quer fazer tudo que agrada a pessoa amada Quem Ama Não ofende então no não e são muitos dos 10 mandamentos não matar não pecar contra castidade não roubar não levantar falso testemunho não cobiçar a mulher do próximo ou o homem do próximo não cobiçar as coisas a não não não não não não não não não não eu não gosto de ouvir não bom então você nunca amou quem vai amar porque quem ama não quer ofender a pessoa amada quem ama não quer insultar a pessoa amada quem ama não quer decepcionar não quer frustrar não
quer então o não é também uma expressão do amor e é nessa perspectiva que temos que ver os nãos dos mandamentos da lei de Deus portanto não mas eu amo Jesus Qual é a vontade de Jesus PR sua vida H os mandamentos então não dá para você separar Jesus da observância dos mandamentos Ah então eu só vou cumprir os mandamentos Calma a coisa não é assim porque Jesus em outra ocasião diz quem CR e for batizado será salvo é preciso crer nele e é preciso ser batizado para se salvar não é somente a pessoa de
Jesus ela essencialmente Jesus tem umas exigências compreendeu como da fé começa a digamos assim no bom sentido amarrar você com realidades comprometedoras que decorrem da pessoa de Jesus Fantástico entendeu ou seja não existe Jesus Sem Mandamentos não existe Jesus sem palavra não existe Jesus sem igreja não existe Jesus sem sacrament aí no mundo de hoje é muito comum escutar ah não importa a igreja que você participe o importante é que você esteja feliz Não importa se tá casado ou não o importante é que você esteja feliz isso é muito comum a gente escutar o que
a gente tá conversando aqui é muito comum é verdade já já escutei isso várias vezes e veja partindo da pessoa de Jesus e outra coisa Quem prova você que Jesus existiu Quem prova você que Jesus disse isso que Jesus disse aquilo outro Jesus sem bíblia não dá para você provar mas sim Bíblia sim mas igreja não Epa prove que ela caiu de um para-quedas prove que ela caiu prontinha do alto do céu Isto é obra iniciativa puramente de Deus aí entra uma outra realidade igreja como isso daqui se formou ainda vamos ver ainda vamos ver
a formação do Canon bíblico como ele foi se formando antigo testamento Novo Testamento e depois a igreja que B o martelo no bom sentido e define dogmaticamente a relação dos livros inspirados eh e depois porque essa divergência entre Bíblia católica e Bíblia protestante etc não tá bem Cristo palavra de Deus igreja vamos parar por aqui dá não para parar porque Jesus instituiu uma igreja e conferiu poderes a ela e instituiu sacramentos então vamos parar com Cristo Bíblia igreja e sacramentos dá não para parar meu filho porque tem verdades que há de se professar que não
podemos ignorar e isso é exatamente a analogia da Fé Ô Dom José eh aproveitando falta pouquíssimo tempo pra gente terminar esse programa eh Acontece uma coisa muito grave hoje em dia também a pessoa então começa a viver Ah e isso isso eu isso eu quero porque me agrada mas comungar não preciso tanto casar não preciso tanto aquela coisa ela não faz essa entra entrelaçamento entrelaçamento e às vezes ela vai pedir conselho para um padre e às vezes o padre acaba não se você se sente bem assim parece que a coisa fica mais complicada ainda né
Ou seja a pessoa já tá perdida já tá bagunçada a sua vida de repente chega alguém que fala não pode ser assim ah bom um mau Conselheiro um amar orientação uma m Direção Espiritual isso tem um efeito nefasto na vida de uma pessoa né São Paulo eh no prólogo da carta aos Gálatas faz uma advertência tremenda quem pregar um evangelho diferente daquele que eu anunciei seja Nema é uma ameaça tremenda e qualquer pessoa e ninguém está Ninguém está exento excluído dessa advertência na condição de representante de Deus qualquer batizado mas parte regularmente os ministros sagrados
eh no Exercício da da palavra seja na orientação espiritual seja na confissão seja na homilia e na catequese qualquer manifestação deve ter a consciência de que não pode dizer aquilo que ele pensa mas aquilo que é o ensinamento do Senhor na escritura e na orientação da igreja na doutrina da igreja infelizmente esse essa orientação quando não condiz quando não se insere na analogia da fé nas verdades que nós devemos professar isso causa um prejuízo um dano tremendo no coração de uma pessoa que fica subvertido que fica pervertido que fica mal instruído e isso é verdadeiramente
condenado pelo senhor meu irmão minha irmã Olha que programa abençoado na verdade não só esse todos os que a gente está fazendo está sendo muito bom e olha Lembrando que é só o começo Lembrando que é apenas uma introdução e eu tenho certeza que esta introdução está esclarecendo tanta coisa eh vai colocando as coisas no lugar eu por exemplo muitas coisas eu tô aprendendo aqui outras coisas eu já sabia mas é como se vai colocando no lugar certo ah então o lugar disso é aqui entendi a gente vai ordenando vai vai colocando tudo no seu
devido lugar então isso é maravilhoso isso é importante eu tô feliz porque muitos católicos com este programa estão começando a se apaixonar de novo pela palavra de Deus a querer estudar de novo a palavra de Deus e isso não tem preço o nosso coração Dom José fica abrasado aqui viu o meu fica o meu fica abrasado de falar de coisas tão sagradas assim então Deus abençoe você nós nos encontramos semana que vem se Deus quiser receba a bênção de Deus abençoi de Deus todo poderoso Pai e Filho e Espírito Santo [Música] amém Espírito Santo h
[Música]
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