Boa noite a gente hoje vai começar então estudar tava começar a estudar hoje o livro primeiro livro do R do p e a gente agora vai estudar em ordem todas as em ordem todo YouTube agora estudo o que que é importante ter um tanar né uma a Bíblia então Gênesis o berechit e seguindo talvez é bom ter em hebraico em português para conseguir entender o que eu vou falando é faz considerações iniciais tá hoje a gente vai eh primeiro se atentar na na introdução sobre o o tipo de estudo como vai ser o estudo e
de conceitos gerais sobre que que o que que é esse livro que que ele fala porque ele foi tipo porque acontece quando você abre um livro geralmente tem na introdução o autor por eu escrev esse livro O que que ele V ensinar Qual foi a motivação e com a mesma coisa quando a gente abre a toura primeiro tem que entender tem cinco livros então um livro é diferente do outro Primeiro berechit qual a motivação de berechit porque ele foi escrito porque ele foi dado pra gente a gente vai entender isso tudo aos poucos mas tem
muitas dificuldades que você encontra e estudar berechit e tudo Tá Ná que você não encontra em outros livros né Eh eu vou contar tipo Quais são as dificuldades e pra gente entender exatamente o texto e a mensagem e o porquê de tá escrito tem que entender esses conceitos Gerais de primir então é primeira coisa que a gente tem que se esforçar qual é o a dificuldade do estudo você entender o contexto na qual tá sendo dito as palavras ou seja porque a a Torá foi dada 3300 anos atrás ou seja não foi na década passada
nem no na geração passada 3.000 anos atrás mais e a cultura a sociedade até o modo de falar e de pensar os conceitos eram totalmente diferenciados e a Torá foi dada naquele contexto então pra gente entender exatamente o que que a Torá tá dizendo precisa entender sempre o contexto na qual foi dito e essa é uma dificuldade muito grande como a gente hoje já consegue entender com o texto de 3000 anos atrás para entender exatamente o sentido do texto Então essa é a primeira coisa que tem que pensar sim segunda coisa que acho que é
mais difícil ainda é entender como que tá sendo dito porque hoje em dia uma pessoa que escreve um livro ele escreve um livro baseado na cor dele na inteligência dele é um conceito intelectual ou às vezes tem alguns livros que a ideia é visual né mas é ideia intelectual Ou seja eu penso eu raciocino sobre o texto eu estudo e eu vou entender o que que o autor quer dizer mas a Torá não é assim porque a Torá ela é uma nevoa ela é uma profecia então cada palavra aqui é Profética ou seja algum profeta
no caso bim cinco livros profecia de mostar bem que era maior de todos os profetas cada palavra ele recebeu diretamente de Deus então o texto ele é escrito na abordagem de um profeta como uma profecia e hoje Qual o problema que não tem profecia não existem profetas na verdade a gente tem a mínima ideia o que que é um profeta que é uma profecia Então quando você lê uma profecia e estuda sobre os profetas É muito difícil você entender que que que eles faam onde eles viviam como o que que eles comem como eles a
gente não tem mesma ideia como como é uma profecia Como é o processo que que eles pensam porque eles são profetas como atinge esse esse canal mas a gente vai ver por alto que que é uma profecia é a forma que Deus se comunica com a humanidade é através da profecia essas profecias por acaso foram escritas e se comunica através de profecias escritos mas a princípio é como Deus se comunica com a humanidade primeiro ser humano Adam arou ele já nasceu profeta primeira coisa Deus já fala com Adam a vai ver no tá berech todo
é Deus se comunicando com vários profetas diferentes a gente vê que o ser humano original ele é um profeta e o mundo original ele é feito através de uma profecia ou seja o mundo normal saudável é Deus se comunicando com o ser humano através de profecias E desde que acabaram os profetas e acabaram as profecias a gente não vive no mundo normal o mundo doente Tá faltando tá defeituoso só quando voltar as profecias o mundo vai voltar pro seu sua natureza Então como a gente vive num mundo que a gente tá totalmente afastado da Conexão
direta de Deus que é a condição normal do mundo é muito difícil você entender o que que é uma profecia e porque elas foram ditas e que que quer dizer então a linguagem os conceitos os sentimentos eh a o motivo do raciocínio são totalmente diferentes uma outra uma uma coisa da outra pode ver que tem vários tipos de profecia primeira é de mochar benen Moab foi maior dos profeta que é diferente dos outros cinco depois dos cinco primeiros livros que se chama torar ou seja depois dos nevos que tuvimos profetas escrituras é um nível abaixo
de monab Então o texto já é um pouco diferenciado a forma de escrever de abordagem é um pouco diferente desses cinco livros que é o nível abaixo de profecia depois de que fecha o tanap ou seja acaba as profecias e escrituras começa a ter os sábios os sábios né que che que Ness doado pessoas da grande assembleia que foram quem eh começaram a escrever a toral oral e a guemará é o que a gente conhece e depois os todos os sábios que vieram depois de todas asações que escreveram esses sábios Eles já não tinham mais
profecias então eles passaram comunicar com a gente através de Sabedoria de inteligência de raciocínio de intelecto interessante que a Torá não o livro se conecta através do intelecto e sim através da profecia que é uma coisa que a gente conhece a a tá acostumado a se conectar através do intelecto com o escritor mas não a Torá não é só o intelecto também a ideia Profética Então essa é uma segunda dificuldade que tem e para estudar esse livro que a gente vai estudar entendendo sim claro então é uma ideia por exemplo Como que o mundo hoje
em dia ele é diferente do mundo anterior não só por por toda a cultura mas também a forma de enxergar o mundo era diferente antigamente do que hoje em dia Como assim dá um exemplo simples eh antigamente qual era o yatara ou seja dificuldade de pecar que a pessoa tinha a todo momento da zará a vou da zará idolatri sei era a dificuldade quando a gente lê que a dificuldade é idolatria a gente acha que idiotas porque eles fazer não é que a gente não entende a gente não conhece a gente não conhece como eles
funcionaram a vivência deles como eles pensavam como eles sentiam as inclinações daquela época a gente não entende a gente não entende o que que é idolatria ent então todos os con a gente não ende e por exemplo mal falando na T sobre fazer Ará falar mal do próximo alguma coisa que o profeta não as pessoas não iam fazer falar mal do próximo não iam não eram hoje em dia quem faz doat Trio Tipo quem tipo fazer doat tria não é uma coisa que você vai querer fazer você não tem nenhum motivo lógico para você fazer
isso agora tipo até tem pessoas muito grandes em torar e vários bons atos que você vê que pode errar num lachon Ará hoje em dia fala mal do pros se você vê que a inclinação das pessoas erão diferent ou seja o mundo mudou outra ideia também vamos dizer eh Se você perguntasse antigamente para uma pessoa assim que que você quer do do do Futuro assim tipo depois que você morrer O que que você espera qual é o seu sonho aí ele te respond assem naquela época Ah o meu sonho é que a minha terra que
eu trabalha que meus filhos erdem o que que uma pessoa sad o justo ia falar naquela época se você perguntar para hoje em dia que você quer ele falar Ah eu quero ir pro lamá quero ir pro mundo vendor você vê que na Torá não fala muito sobre o mundo vundo só poucas vezes de forma indireta que não é o principal Ninguém queria razão da vida de ninguém era pro mund do vindouro mas sem era que a terra que tivesse chuva que tivesse paz dos inimigos tivesse um reinado bom tivesse guerra e hoje não a
gente tá tudo é passageiro a gente cair pro mundo vindo qual é a diferença a diferença que como existi a profecia o ser humano era conectado com Deus que não mundo então você não precisava ir pro mundo vindouro para se conectar com Deus porque eu quero ir pro mundo vindouro se eu tô conectado em vida com Deus a conexão é direta com Deus sou um profeta não tenho necessidade de se af não sinto esse afastamento de Deus para precisar agora hoje em dia desde que acabou a profecia não tem mais oicd não tem mais a
gente não tá conectado com Deus Deus tá desconectado da gente está muito oculto nesse mundo Deus então o nosso sonho não é a terra porque a Terra é o total desconexão e assim é o mundo vindouro que eu sei que lá eu vou tá conectado com Deus se a gente vê que toda questão de espiritualidade era diferente o alcance espiritual e material das pessoas eram diferente de antigamente hoje e é para aquelas pessoas que atorar é é o contexto daquelas pessoas que atorar foi dada naquela época então isso tem que entender que embora a torar
óbvio que os todas as épocas a história dela é contada numa época específica Então tem que entender os conceitos daquelas pessoas que receberam e da partir daí a gente consegue extrair para hoje em dia pros nossos conceitos e PR nossa situação Então as coisas mudam são dinâmicas isso é muito importante entend ent agora segunda dificuldade que tem de entender a conceitos da Torá mais difíceis de entender a gente aprendeu ele e o mundo inteiro de forma geral estuda esses conceitos através da forma Cristã de entender esses conceitos e a forma Cristã não é a forma
original desses conceitos na Torá Ou seja a dificuldade de entender Torá é que cada conceito a gente tem que resgatar o verdadeiro significado e significado original daquela palavra então todas as palavras que a gente entende que são mais abstratas ou espirituais ou mais religiosas tão deturpadas então por exemplo o lamá mundo vindoro não é o que o Cristão pensa G não inferno não é s Justiça não é Ará amor também não é neam tem nada a ver alma tem nada a ver com o conceito Cristão e assim é milhões que do chá são entidade já
dei mal sobre Santidade não tem nada a ver com o que a gente pensa naturalmente seja todos os conceitos que estão natural pecado por exemplo R pecado não tem nada a ver com o conceito Cristão tvá arrependimento espiritualidade ou seja nenhum conceito da Torá tá cheio profecia nada tem a ver com com o conceito Cristão que é o conceito que a sociedade hoje em dia pensa seja essa é dificuldade que a gente vai l anar e vai pegando os conceitos e achando que sabe mas não sabe nada até a explicação da Bíblia a gente lê
traduz de acordo com o conceito Cristão na verdade Eloim por exemplo o que que é Deus é o conceito Cristão que a gente sabe mas não é o que que é Eloim de verdade então a dificuldade você tem que ir tirando todos os conceitos errados e conseguir resgatar o conceito verdadeiro para entender o que que tá querendo dizer aqui então essa é a segunda dificuldade que acho que é uma dificuldade extremamente pesado eh terceira coisa é o dificuldade é entender o hebraico foi estudado em hebraico e o hebraico não é o hebraico moderno é o
hebraico que tá na entender o que que aquela palavra no hebraico do tanac significa é muito difícil tem que entender também até porque tem palavras que só aparecem uma vez no tanar inteiro Ou seja é uma palavra meio que não existe mas tá lá então o que que Deus que qual foi a intenção daquela palavra exata entendendo que regras gramaticais Por Exemplo foi criadas h 1 an de 1000 anos para cá antigamente não existe esse negócio de regra de gramátical há 1500 anos atrás não se falava de gramático com certeza tem palavras como que tenta
traduzir não é E fora a tradução que é totalmente errada e tal ou seja não até se falar não mas gramaticamente mas calma aí começaram a tentar botar em em regra eles gramática da Torá há 1500 anos atrás ou seja não há três anos atrás seja Deus talvez de uma torar sem gramática sem e tipo é totalmente verdadeira pro Profeta então é tem que entender que que aquela palavra tá ali por O que que significa Então essa é também é difícil eh outra dificuldade que tem a quarta dificuldade que tem de estudar o tanar é
eh os perushim mas explicações que tem do tanar ou seja vários sábios barem grande sábios Talvez o melhor peru de todos o durach né já explicaram o tan Então a gente vai ler então por exemplo vai pegar uma frase do tan tal Ah isso sub bar louquinho Deus criou o mundo ah aí você já vai logo pro Urach Urach já explica você falou ah é aquilo só que tem que entender porque tal explicador fez essa Dev essa específica explicação que isso não é tão óbvio não é porque tal pessoa falou aquilo que essa é a
explicação tem que entender que tá o explicador viveu numa época em uma determinada sociedade que exigia dele determinado abordagem da Torá e cada livro até se você for lendo cada explicador tem a introdução do livro você vai ler a introdução de cada um você vai ver que cada um explicou com uma intenção totalmente diferente Ah tô explicando porque eu vi que a geração hoje em dia tá muito afastada da Torá e tá sendo eh assimilada pela filosofia então ah eu escrevi porque eu vi que as pessoas ou seja cada um tem a sua explicação se
o seu motivo de ter explicar você tem que entender a pretensão do explicador tá essa é a ideia e outra coisa também é que o do sobre o explicador é que por exemplo a gente vai ver por exemplo que tem explicações por exemplo vamos supor berechit a palavra berechit vamos supor que tem cinco principais midrashim explicando porque que que é berechit E se a gente for pegar o rach o rach Ele explica pega ele pega o midrash quro e o midra c tipo ou seja ele seleciona dentre uma vasta explicação uma ou duas ou uma
e meia ou uma e às vezes ele muda algumas palavras vocês tem que entender porque de todos ele escolheu esse que que ele quer dizer para você ou seja não escolher tal ele também tá explicando alguma coisa isso também é muito difícil você est entender e entender que como o explicador explicou para aquela situação você entender como ele explicando para aquela situação que que essa explicação diz para você hoje em dia que não necessariamente a mesma coisa como que se chama sim explicou para para aquelas pessoas daquele país daquela época não camente é o que
que ele falaria para mim então o que que ele escreveu daqui porque escreveu e deixou pras próximas gerações que que ele quer que eu que eu tire daqui para hoje em dia isso também é extremamente complicado tem que ter fazer um esforço muito grande então essa é outra dificuldade vendo que tem muitas dificuldades em entender exatamente e outra coisa então por exemplo vamos supor que um peru isso é importante e uma explicação da Torá como a explicação era como a Torá foi dada de forma de Profecia e hoje em dia a gente não tem mais
alcance a profecia e sim a gente se relaciona à Torá de forma intelectual os explicadores tiveram que tirar a explicação tirar da profecia e transformar ela em um raciocínio entende e só em você fazer esse trabalho você já perde muito o que que a Torá tá te dizendo Então vamos dizer assim a gente hoje em dia se conecta Torá de forma racional Porque alguns explicador já te trouxe de forma racional e a gente vai ver então que por exemplo eh qual é a explicação mais fiel em forma Profética que tem na tora e não de
forma intelectual Qual é Então existe um livro que guardou pra gente a explicação Profética da tã e não transformou ela intelectual por exemplo pimar ela transforma totalmente intelectual intelecto né o o mesmo que na explicação Torá explicação da mishná a gente vê que a mishná em hebraico a guemará em aramaico já é uma explicação e você transforma mais intelectual a michin agora o tan a Torá Qual a explicação dela que mais Manteve a raiz de profecia o zoa exatamente o livro do zoa ele guardou pra gente a verdadeira explicação do tanar sem misturar com o
intelecto Então esse é o o brilhant zoa é brilha né do zoa que ele falou Não não calma aí eu vou escrever exatamente a explicação na linguagem Profética e no futuro eles vão entender ou seja a a melhor explicação a mais é a explicação a mais é como se fala isso eh fiel fiel é a zour tá a gente vê que o zour explica então o chato do passou sim e a gente não entende porque a gente não entende a profecia a gente acha muito mais fácil estudar outras coisas que não é o é não
é o simples é explicação a gente pega mais rápido vai ver por exemp hebraic tem uma explicação arama quear mesma coisa o em hebra tem uma expli que o zo da mesma forma queimar é para não é que o z ele é dividido na ordem das de todos os outros depois depois as ou seja ele Manteve a ordem do doana usor Então por ex usor é mais claro se você entende exatamente é tipo assim se você entender exatamente o que que o texto tá te dizendo você vai ler o zor e vai ver uau é
is entendi já entendi aqui no no texto O que que o zor tá dizer não precisa tirar da Caixa A ideia é você conseguir se conectar com o simples com o original do que o texto tá querendo dizer isso é difícil próxima estão é o seguinte como entender o livro então que vamos sup assim o o a Bíblia vamos dizer assim a Bíblia é o livro mais estudado no mundo provavelmente ou que já foi estudado no mundo e talvez o livro que tem mais explicações sobre ele no mundo todo mundo estuda todos os poam to
tem uma Bíblia não estuda e a gente vê que cada povo e cada pessoa entende de uma forma totalmente diferente Então como você entender exatamente o que que ela quer te O que que a Torá quer te dizer sem corromper ou significar Quem disse o que você tá estudando é exatamente o sentido dela já que cada um tem de negócios totalmente diferent a gente vê pelo judaísmo que você não pode interpretar o que que você bem entender ah essa é o que eu entendi não é isso a gente vê que tem regras muito Claras de
qual interpretá-la a gente tem tradições sobre qual é a verdadeira interpretação de cada coisa mas que diz que a nossa interpretação é verdadeira toral oral exp é uma resposta que não tá certo também não é toral oral fo boa colocação mas não a gente vai entrar na T oral daqui a pouco mas não eh é o seguinte a gente tem que entender que a Torá não é um livro racional como eu já falei mas ele não é um texto que foi tipo teve um raciocínio eu vou escrever mas o o o por ser Profecia a
Torá é um é um debur não é um livro é um debur é a palavra de Deus vamos dizer assim é uma conversa porque todas as profecias foram faladas pelo profeta o que Deus disse e depois moé escreveu então tudo foi é uma fala a gente tá estudando uma fala e não um texto depois ele foi escrito depois de ser falo então na situação que foi dita era uma fala e qual a diferença de um texto para uma fala é simples porque um texto você escreve para todo mundo que lê entender mas fala não a
fala você leva em conta quem tá ouvindo a personalidade de quem tá ouvindo e como ele vai entender aquilo então por exemplo se eu falo com alguém assim ó rol prepara para mim um café da forma que eu gosto depois escreveram prepara para mim um café da forma que eu gosto a v vir todos os sábios com vários dicionários vários livros ah prepara o café para mim da forma que eu gosto que que é da forma que eu gosto não sei ah então vamos tentar pensar não não é raciocínio isso é porque quem falou prepara
raf para mim da forma que eu gosto ele entende que a pessoa que tá ouvindo isso vai entender Qual é a forma que ele já sabe a forma que eu gosto não preciso escrever mesma coisa foi a Torá a Torá ela foi dada para T foi conversada com e Deus sabe que vai entender o que ele falando então qualquer outra pessoa que não a misa que não tem a tradição de misao lê essa conversa não vai entender essa ideia só a misan que vai entender então a gente tem que entender exatamente como era a m
naquele contexto para entender o que que tá dizer então tem conceitos que não explicam por exemplo queed chá Santidade não é santidade mas queed chá eles sabiam o que que era que do CH não precisava explicar naa igual é por exemplo tem uma uma passagem que fala assim ah e você tem que abater o animal da forma que eu te ensinei não tá escrito como ensinou aí a oral falar eu o abate falar todas as regras mas não na torar porque a já sabia Deus já tinha ensinado a gente já pegou a mensagem foi entreg
J é até por exemplo você ama muito você fala com a sua esposa você uma palavra você ela já entende exatamente o que você quer tudo e assim é a relação deel com de aqui a gente já entendia tudo não precisava então el Deus deu para miss você tá bem claro na Torá inteira última palavra de da Torá Miss vai ver o berechit também quer dizer sobre a missia a Torá toda é para miss então só a missar consegue entender então é tem quem explica que que passou no última para chá o vz brah leu
semana passada que fala que quando Deus ele deu a Torá para miss tá escrito assim aqui passou TR eh passou dois é né 33 pass do vai eu vim do Sinai do Monte Sinai eui no monte eu apareci no no monte você que é é uma congregação de Santos essa parte tem o tem que explica o seguinte vai Sinai E quando Deus falou que ele veio do Sinai tá dizendo que ele deu a tor la continuo e ele ele brilhou no monte que é o monte deav que vieram os romanos fala que Deus ele deu
a torar em latim sem Falou depois fala que ele apareceu no monte paran que é dos árabes fala então que ele deu a t em e depois é e você até e agora em aramaica fala que ele deu a Torá em aramaica ou seja o fala que Deus deu a Torá em quatro líos em hebraic em latim em árabe arama em aramaic E aí com aão manitor explicam que am Israel quando estuda a Torá em hebraico ele vai entender a Torá e tem chance de entender a Torá agora quando um Romano Gé de R estuda
a Torá em latim ele não vai aprender a Torá ele vai transformar esses conceitos em cristianismo quando um árabe estuda esse texto ele não vai aprender tã ele vai transformar essa Torá em islamismo e quando alguém que era da assíria né Babilônia que estuda arama em aramaica Torá que que é arama a gente vai ver isso em bercito bem claro o que que era a cultura da Babilônia que vamos dizer que é o homem cosmopolit é homem normal quando ele estuda ele transforma a Torá em humanismo a gente sabe que cristianismo islamismo e humanismo não
tem nada a ver com a Torá como a Torá ela foi dada e para quem a Torá foi dada e fala dois pqu depois Torá no moch a Torá eu dei eu ordenei para moché e amor achar que relata Covo Mas ela é uma herança para que relata yakov pra Congregação de yacov você Os descendentes de Jacó querendo dizer o seguinte que a Torá só vai ser entendida a que foi dada por mé e estudada pelos descendentes de acov por am Ou seja a Torá ela só tem chance de ser entendida da forma correta em
hebraico por um agora se você estudar por alguém outro em outra língua você não vai entender a torar e vai transformar ela em alguma coisa nada a ver Então essa é é outra dificuldade então que só mist tem a chance de entender exatamente a t porquea foi dada pra gente na nossa Cultura ele vai dizer que a Torá não molda a nossa cultura Mas a nossa cultura vem antes da Torá e a Torá foi dada graças à cultura que a gente tem a gente entende ela porque foi dada no nosso linguajar n nossas expressões no
nosso dia a eu te entendo o que tá querendo diz Então essa é a outra dificuldade que tem na Torá parou as dificuldade por aí ou não tem mais sempre tem vamos ver aqui vamos abr bere o segundo de que e esse texto a Zé euni que não tipo você não vai entender o que que ele realmente quer dizer a não ser fazendo um Dr já vamos explicar o que que é um drash a não ser explicando ele como falam nossos sábios como falaram nossos sábios que é por causa da Torá que é chamada de
reit de princípio e e por causa de Israel que é chamado de princípio vai exporto vem eu eu aqui Expo literal do agora agora ele não vem te ensinar não vem a ordem da criação do mundo não vem lomar eadm no bot como dizer o seguinte Ah esse veio antes desse não é isso se você vai ler assim ah Deus que que eu tô aprendendo aqui ah que Deus criou o céu e a terra se primeiro de criou o céu e a terra í ol criou a luz ou seja primeiro veio a luz depois ele
separou a água debaixo de cima depois ele fez a a terra depois criou mentira tá falando não Deus não escu na t a criação do mundo aprender a ordem que o mundo foi criado não foi ass vai trazer GR dizendo não vai dar vários exemplos vamos cri [Música] em antes depois você não pode aprender a ordem de nada lendo o texto porque não necessariamente aconteceu nessa ordem ou seja qualquer coisa que você tentar compatibilizar o que que fala a ciência e a Torá mentira a Torá não vem te ensinar isso zero quer aprender ciência Vai
estudar ciên vai pro laboratório vai ler os livros os artigos você vai entender como o mundo foi criado cientificamente mas a tor não tem valor e a ordem aqui Deus que Org Ou seja a Torá não tá na ordem mas ela foi escrita numa ordem Então a gente tem que aprender porque a Torá foi escrita nessa ordem mas não necessariamente a ordem que Deus escolheu escrever a Torá é ordem verdadeira dos fatos ou seja Deus não quis ensinar para Israel a ordem dação do mundo não é o objetivo da Torá isso é o objetivo da
ciência que tá muito longe de ser Tour tem que entender porque Tour foi escr essa ideia Qual é o objetivo pod um passou qual é o meu objetivo Então vamos sup assim no início criou Deus o céu e a terra aí uma pessoa que tá afastada do Judaísmo que estudou falar Uau que novidade que eu aprendi Deus criou o mundo uau e esse é o sentido do texto O é isso que o passo tá quer dizer não esse pass não vem dizer que Deus criou o mundo sabe por quê Porque a gente já sabia disso
mas não precisa est escrito que Deus criou o mundo para um judeu saber que Deus criou o mundo os hebreus já sabiam que Deus criou o mundo não não é isso viu na verdade esse passou V explicar o que a gente vai ver melhor por Deus criou o mundo e não que Deus criou um Por que Deus criou um isso é totalmente diferente vocês quando você se passou você não quer dizer ah que que Deus fez Ah e agora que ah primeiro A luz não não não tá escrito para esse objetivo eim um objetivo do
T você escr por que Deus criou a Lu que que a gente vai aprender com isso ou seja torar tem outro objetivo diferente do que geralmente falam e quando outras culturas e outras línguas estudam a Torá eles não aprendem o que que realmente a Torá quer ensinar e o motivo que ela foi escrita eles acho que é muito forte fora da caixa a que todo mundo acha que aprende errar que a pessoa Ah mas eu quero saber a historinha escrever aqui para saber o que aconteceu com para R depois que ele não não é isso
ela vai ensinar o porque isso aconteceu o que que a gente tem que aprender hoje em dia e porque isso é muito importante pra humanidade isso que a gente vai tentar fazer no estudo o porquê das coisas então é essa a ideia aqui tá bom E outra coisa importante acho que é a última conceitos Gerais Ah isso é importante que quando a é o jeito que a gente vai estudar a gente já tava estudando ISS o ano passado é o jeito que a gente vai estudar sempre tá quando a gente lê uma frase um versículo
quanto tempo quando a gente lê um versículo da Torá como a gente sabe o que que esse versículo quer dizer a pergunta quando um pass da Torá Como sabe o que que esse pass quer dizer como você sabe Ah quer dizer tal coisa como você faz para entender o que que o PUK tá querendo dizer educadores não você leu o PUK você lê o que tá escrito no pass você vai entender o que ele quer dizer porque ouvi os explicadores é perigoso porque pode ser que alguns explicadores vão tirar o sentido do original do que
que ele quer dizer por exemplo D um passou tá escrito que que quando le teve um filho deu o nome de reu porque Deus me viu que eu que eu era o odiada pelo meu marido a você vai ler os explicadores vai fal assim óbvio que ela não era odiada como yacov odiar seu esposo mas se você quer entender isso tá certo você entendeu passa exatamente a origem lendo esse expor não porque tá escrito odiado Desculpa explicador Desculpa com todo respeito mas tá escrito porque Deus viu que eu era odiada logo o passou tá dizendo
que ela era odiada e ponto final ou seja lendo pass que vai te dizer e não pegar de coisas que você você já ouviu da moral ou já estudou depois ou você já sabe ou leu na guemará Não isso não vai adiantar para entender exatamente o que o passor quer dizer agora um segundo trabalho é entender já que agora eu entendi o que quer dizer de verdade porque esse explicador que também entendeu disse que ela não era dear e depois você tenta compatibilizar as duas explicações que que esse explicador quer dizer para mim então já
que esse não é o literal Então por que ele explicou assim aí você vai entender o explicador Então se quer se entender um passu tem que ler o pauk em si isso quer dizer que tem que ler o pauk em si e não O próximo passu é tipo spoiler tipo quando você tá numa série Você não entendeu direito que aconteceu você fala assim Ah então vou ver a continuação e vou entender assim é natural você não não entendeu nada ah vamos ver o resto da história a gente vai entender depois o é desse não Ou
seja você tem que tipo entender como a Torá foi escrita numa certa ordem que não neamente é ordem histórica e sim a ordem do que que Deus quis contar pra gente quando a gente estuda uma frase tem que fingir que termina ali e entender essa frase sozinha porque ela foi escrita só depois que você entender aqu ele passou que você passa pro próximo e não falar Ah isso é óbvio porque depois hora que vai acontecer não não não não quero saber que depois vai acontecer porque ainda não aconteceu no nosso estudo e nem interpretar o
início do Passo com o final do passo vocês tê que estudar ele na hora então primeiro tem que der o passo por si só e depois você segue pro próximo Então essa é a h para entender exatamente o que quer dizer Sei e outra ideia outra coisa é importante também eh sobre tem várias formas de interpretar o passor tá então o Rash várias vezes vai falar assim que esse passor ele é que mais maor vamos se traduz mais maor ele é como o que que parece que ele é Ou seja é como o povão entende
ele s que mais maor que que que quer dizer isso ah exatamente o que você entendeu seja uma forma superficial você entende é o que que passou que tá dizer isso é mais MA existe vezes que ele fala assim não mas tem que entender o p que que é puut o simples não o pauto o o simples quer dizer exatamente o significado dele e não necessariamente o que que parece que ele diz o que que realmente o pastor quer dizer de verdade e mais mal o que que parece que ele é às ve e ele
vai falar assim e esse passou que mais mal que chutou às vezes ele diz isso esse passu que parece exatamente o significado dele então quando diz que esse passu essa frase o ma ma é o pitó você entende que o significado simples dele é exatamente o significado verdadeiro dele mas quer dizer que toda vez que o rach Não fala isso quer dizer que o mais maó diferente do puut você Tod todas as vezes quech que a maioria grande maioria ele não fala que o mais maó que puut quer dizer que a gente tem que entender
o pó o significado verdadeiro e não é o que você realmente de cara entendeu não é isso que Deus quis dizer tá então é iso é importante e outra coisa que existe também outra outra forma que é Dr fazer uma eu falei conta o fala tem que fazer uma drach do pass que que é drach drach não é o paut não é o simples drach vem de você lidr que que é lidr não lidr é de você perseguir procurar né você investigar exatamente ou seja uma investigação seguinte você Você estuda o PUK Você entendeu o
chat mas dentro do PUK você consegue exigir né exigindo é você você exigindo do passu você consegue aprender várias coisas indiretas uau é tipo você recebe um conhecimento fala Au já que eu aprendi isso eu consigo usar para aquele outro entender aquilo coisas fora do passou em si isso é um drush um drush você pega o principal do passou já que você aprendeu aqu contexo você consegue fazer perseguir e se aprofundar e entender muitas outras coisas mas não é o principal do passor Então isso é um madra é o que o madr fala então beresit
ele dá tipo dezenas de explicações só no zo tem 70 explicações para beresit eu tenho um livro em casa tem que mais 500 explicações sobre a palavra berechit que é do avô do babar Li e aí não dá para ir aprender infinito mas o o chato é um tanto que você vai ver um explicador brigando com outro não não é esse aquele Como assim não é o não tem várias não ele o chato chato é um então eles vão brigar não chato é o meu não o seu pode falar o que a gente quiser mas
o chato não então oach Logo no início ele fala assim eu não VM aqui como é que a gente leu el esse paç não é o que que parece elun sim a gente tem que exigir do paç para entender realmente o que ele quer dizer então tem um explicador que quea que explica o seguinte que esse pass que a Torá toda na verdade a micras não não tá falando dessa frase tá falando de toda a Torá que é um das primeiras assim que toda a Torá não é o que parece ela da assim você tem
que exigir dela para entender mas exigir como PR você entender el tem que exigir como da forma que nossos sábios falar e que que nossos SOS falaram que a Torá foi escrita Qual é o propósito da TOR escrito quer dizer que significa berit no início no início mas no início Em que sentido Então se fosse no início de local ou seja no no momento do início tinha que tá escrito barit barit no inícios e mas não tá escrito bere bere é uma palavra seja é bereet de alguma coisa ou seja isso é o início de
algo entendeu E isso e mais não tá escrito o que que é esse álbum no paça Ou seja no início de quê essa dificuldade durá de entender no início de quê berechit Do que e não foi contado e por exemplo tá escrito que yakov por exemplo ele fala para lavan eu vou trabalhar 7 anos ber que quer dizer ber não é nar vou trabalhar na R 7 anos eu vou trabalhar 7 anos bisv R para F ou seja não quer dizer no início era e por causa de por causa de tal coisa teve o início
por causa do início causa do início por causa do início bar cham e não no início tá errado no início por causa do início por causa do início o que que é início fal existem dois inícios aão el chamado de início e a Tor chamada deí ou seja sabe ou seja o paça não vem te explicar que Deus criou o mundo isso a gente já sabe ele vem te explicar porque Deus criou o mundo por que por causa de AM e por causa da Torá é isso que esse passu te explicando que Deus criou o
mundo porque porque para existir am Israel existir a Torá e AM Israel estuda a Torá por isso que a Torá ela foi entregue na na Torá que é contada para pro povo Judeu começa com berechit por causa de por causa da Torá e termina na morte de moché que fala que ele deu a Torá na frente de toda a missara ou seja termina com começa com missar termina com isara a Torá inteira Torá ela foi dada pro povo Judeu e pro al da Torá o mundo foi criado e o ridu aqui não é que o
mundo foi criado Isso é óbvio A novidade é que foi dada para estudar toral por isso que o mundo foi criado a Torá quer te dizer a essência e não a o Óbvio e não a questão científica em si a t veio antes do mundo né e a miss também antes do mundo a ideia de Deus criar missael que originou a criação do mundo bisv tinha a ideia veio a ideia dele de Torá de na cabeça de Deus falando de muitas muitas aspas Falou Ah então para isso eu preciso criar o mundo ele cria para
isso acontecer e a Torá em beresit vai contar como que isso aconteceu a Torá é a história da Torá Como isso aconteceu vai te contar e por que isso aconteceu vai te contar e para que isso aconteceu quis suas consequências vai te contar esse é o primeiro pass Então as coisas não são muito óbvias como as cois por se a gente pegar o primeiro pass quantas 44 a gente for estudar vamos lá agora expliquei mas a princpio é uma palav que só apce aqui você não sabe o que significa então se você L você não
sabe querendo diz segunda palavra bar é barica que hebraico normal cri diferença Criar e fazer vamos dizer vamos diar n você vi criada conceito sobre o que que essa palavra quer dizer se for criar uma segunda palavra do passa não entendo nada Eloim você entende o que que é Elo também não it que que é IT artigo definido é um artigo definido aí mas sem um artigo definido funcionava igual a frase né b não precisava do aí depois tá aí depois vem hasham que que é o c que que é o c que que é
o céos explica que que é a chamar que Deus criou aí é o céu que a gente vê porque a gente vê que o céu não é nada o céu não existe Então é isso que Deus criou eu tá falando do espaço da galáxia é isso isso é o acham do pauk é isso que tá falando que no início Deus criou a galáxia é isso ou não a sua a intuição diz que sim ou que não são várias galáxias intuição contant que as a galáxia universo é isso cusos vários servos também difícil quer chamar depois
tem outro também não sabemos depois e criou a terra a terra Tá talvez a terra dá pr entender se vem que também não que que é dizendo a galáxia e o planeta terra isso queer dizer estranho né não faz muito sentido F falar sobre isso então ou seja tem sete palavras aqui que talvez duas a gente talvez sa ou seja não é fácil entender exatamente tá querendo dizer e ass inte umel dific um mai mas m você entender as coisas acho que vai não tá tá ind então por exemplo Vamos só só só para brincar
um pouco aí terminando qu 62 de bateria não não bateria o espa e não fala que não tá se terminar fica fica de olho se terminar você fala só pra gente brincar um pouco Um dia uma criança tava estudando passou ch uma crianç No início Deus criou chama aí ele perguntou Moré Deus criou aqui ar quanto que Deus criou Hut Ou seja no hebraico moderno quando falar é bem óbvio que estav da terra de Israel e no hebraico bíblico também se você pegar devar vou mandar vocês para que eu jurei pros ele é muito óbvio
que é a terra de Israel e aí aí o professor respondeu Ah sabe escrit totamente distinta terra de Israel resto do mundo são duas coisas nada a ver que não se conversa que que é mais próximo de Deus chamar Moares não no judaísmo é ar no judaísmo se conecta pela terra e tem o cham é longe você nem consegue não chamam cham é ou então é você pode dizer assim que que que F esqueci e chamar vetar que eu ISO F é Ah que a terra Ah sim que por exemplo os goim onde eles tentam
se conectar com Deus eles entendem automaticamente que eles TM que se conectar com shama eu ter que me espiritualizar me afastar do material e aí V Deus por quê Porque é o que Deus criou errar shama pros goin agora amel quando se conecta com Deus ele sabe o que el tem que se conectar pela terra de Israel trabalhar na terra trabalhar comer das frutas da terra de Israel Moxé sabia disso então a gente vê que talvez se a gente explicar assim super óbvio que a terra de Israel é conexão com Deus de uma forma to
diferente da Gal e lá é tanto que gravando ainda se você pegar a explicação do o primeiro passo sobre o você vai ver Bem óbvio que ele entende que tá falando sobre a terra de sim ou não primeiro Não precisava ter começar primir você comoi lades vocês são ladrões você conquistou a terra dos Sete Povos que que é que é o n Ele criou ela ela seus olhos deos poos vontade dele tirou a sarit deles e deu pra gente Urach não entende que a harit é a terra de Israel obviamente né É óbvio pro Urach
que a terra de Israel então a gente vê que as coisas não são óbvias E aí você quando Lê Urach Você entendeu o Icaro do PUK você fica entendendo que bonito ele tentou botar a terra de Israel aí que olha com Olha o sionismo Mas mentira você tem que entender que ele entendeu o passu que ele entendeu o que tá falando disso esse passu no texto escrito só depois que que você consegue entrar no texto escrito e ver que área é a terra de Israel e tá falando sobre rut lá aí você entende porque o
Rash rizou e botou assim pra gente pois se você fosse direto pro Rash você nunca entender nada do que tá sendo dito aqui entenderam como estudar Torá que é um pouco complicado que é um pouco diferente só PR só pra gente terminar aqui só para dar um gostinho passa pass vitata vavu e a terra era uma bagunça sério Ou seja é independente do que que é quando vai voltar a falar da shama o céu e a terra e a terra vai começar a falar sobre a terra e quando fala do céu quando volta a falar
do céu t f não fala fala sobre a criação da terra agora não sobre a criação do céu o céu ele deixa de lado F volta n volta querendo ó d e falou Deus que seja o meor Não primeiro doqu Não primeiro daquia no segundo dia no segundo dia não passou nove e falou a Deus e que voou que se junto as águas debaixo do cham desse lugar el Marc erado no único lugar vai ter abaixar e a gente vai ver a terra vai rendo vai carar Elim vai baixar Edit e vai chamar essa terra
de de terra antes no o Deus criou chamou de e fo fo foi no o segundo dia ou seja esse não é eim o apelido que ele chama como fosse ah is parece um Pou do queam Então vamos cham falando do R sham daação do mundo tá falando dur raquia que é chamado agora de Shaman apelidado de Shaman o rham de verdade só vai ser dito na entrega da Torá que como fala em dear vocês viram que do rham eu falei com vocês deixa falar vocês viram que lá dos céus eu falei com vocês e
não da Terra quando entregue a Torá aparece o cham de novo na Torá mas até lá só fala sobre a terra só fica falando sobre a terra a gente vai entender outra explicação talvez que hasham que a terra talvez é a terra mundo físico e hasam são os valores éticos que existem no mundo que Deus criou duas coisas no mundo a natureza a terla e valores éticos e aí ele vai começar a criar o mundo e pelos valores éticos talvez vai entender um pouco do de comoção do mundo e não pela natureza não é isso
a entender por Deus criou o mundo porque Deus criou cada coisa e essa é a ideia então da at Então vamos parar por aqui