HUMANIDADE

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Tempero Drag
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Video Transcript:
o roxelinha você sabe que hoje eu vou falar sobre é melhor começar o vídeo logo porque o assunto é longo bom Como você já deve ter visto em algum local desta tela o tema do vídeo de hoje é humanidade né o sonho que nunca chegou é um vídeo que eu tava com muita vontade de fazer já tinha preparado um esboço dele algo um tempo mas decidiu fazer como o reflexo de uma exposição que eu assisti é no SESC Pompéia aqui em São Paulo tem outro vídeo aqui no canal chamado Narciso e Eco que eu produzi
a partir de uma exposição dagrada quilomba na Pinacoteca de São Paulo esse vídeo de hoje é reflexo de uma exposição intitulada O Lamento das imagens é de um artista chileno Alfredo de ar que vai fazer parte do seu trabalho no Chile é um trabalho que mescla é uma crítica social com fotografia uma base construída na arquitetura tem trabalhos muito famosos como alguns que ele encapsula em frases você não tira uma fotografia você faz uma fotografia essa por exemplo é uma fase do trabalho dele no qual ele faz denúncias de que forma as imagens são construídas
e circuladas na nossa sociedade tem também uma outra obra dele outras pessoas pensam que é parte do que eu vou usar na construção desse vídeo e também ao final quero ler um texto é que aparece na curadoria do SESC Pompeia que é do Moacir dos anjos e é que acompanha essa obra Então vamos lá que o assunto vai ser longo existe um debate é muito recorrente acerca do que seria isso que nos constitui enquanto seres humanos esse debate ele foi difundido trabalhado em quase todas as áreas das ciências humanas do direito à filosofia passando pela
estética pela linguística existe né nas primeiras concepções da linguística uma ideia que o que aparta o ser humano é do restante do reino animal seria que o que os seres humanos são capazes de produzir línguas para além de linguagens eu não sei se eu tô muito de acordo com essa ideia por causa da psicanálise né em especial por causa da interpretação que o Lacan vai fazer a partir do socier mas o intento do vídeo de hoje é fazer uma discussão dessa ideia de sujeito as primeiras ideias de sujeito elas vão aparecer na literatura a partir
do século 16 e 17 aqui eu vou falar muito rapidamente do Reggae mas ela começa a surgir começa possibilidade de configuração do indivíduo Então se o indivíduo se formatasse a tal ponto e aí cada perspectiva diz qual é esse ponto esse indivíduo se tornaria um sujeito é também reflexo de uma mudança de um paradigma social a medida que as pertinências mais coletivas vão saindo de cena e a ocupação do espaço Público começa desempenhar é uma relação com a ideia de quem a gente é no espaço privado quem a gente é no espaço público as ideias
que a gente defende se a gente fala a partir de algum lugar partir do momento que essas ideias vão sendo consolidadas e trabalhadas a gente tem uma emergência de uma ideia de subjetividade e de sujeitos tem um vídeo muito interessante vou deixar aqui na descrição do vídeo também que é o Entrelinhas do Professor Silvio da Almeida batendo esse papo com o professor Então essa ideia né de formatação do indivíduo no sujeito ela aparece no Emanuel Kant como uma ideia de uma possibilidade E aí o sujeito seria essa essa maturação da razão a partir do momento
que esse esse indivíduo ele sai desse lugar de minoridade da razão e passa por um lugar de esclarecimento do uso da razão no espaço público no debate público posteriormente em Reguel a gente tem uma ideia de que o sujeito é uma constituição que se faz reconhecido e se reconhece no espaço público mas também na Esfera privada ou individual Talvez seja uma palavra melhor a obra desses dois pensadores ela vai ser instrumentalizada numa sequência né de outros pensadores que vem construindo esse caminho de um sujeito Liberal esse sujeito que goza da possibilidade de constituir e realizar
contratos com outros sujeitos também Livres no entanto essa ideia ela nunca É concretizada de fato a ideia de que todos os seres humanos são sujeitos ela vai sempre sendo adiada essa ideia do sujeito de direito ela nunca chega essa é uma crítica muito bacana feita pelo professor se o vida Almeida quando ele inclusive cita alguns dos juristas da escola de Frankfurt né que debatem essa ideia de como esse sujeito de direito é uma constituição conservadora na contramão dessa ideia de sujeito Liberal é que tenta eliminar as contradições eu vou tentar apontar um ponto de vista
que destaca a contradição para o método de análise do materialismo histórico dialético a gente sempre deve voltar para esse lugar de apontar contradições vou deixar também aqui a recomendação de um vídeo da Virgínia fontes para TV boitempo chamado o que é identitarismo burguês Como eu disse para vocês que que a ideia de sujeito ela começa a se formatar ali no 16 e no 17 eu fui no Shakespeare esse gênio humanista do império britânico e tentei localizar duas citações que estão presentes no Hamlet que é a obra mais extensa do Shakespeare e no oterlo logo o
seguinte que de certa forma refletem né cristalizam em forma literária um conteúdo social e histórico que já decantou naquela civilização naquela Constituição de Cultura essas duas frases fazem esse apontamento da contradição da onde eu vou partir para trabalhar com vocês como a ideia somos todos humanos todo mundo nasce igual perante a lei vai ser advogado pelo iluminismo pela Revolução Francesa é como essas ideias nunca estiveram de fato na mesa mas sempre como um Horizonte do virá cedo um dia a gente chega mas nunca como a instauração radical de uma igualdade entre corpos a valorização desses
corpos então materializei aqui menina meu computadorzinho e vou ler Hamlet Ato 3 Sena 2 quando o ramlet né se você não conhece a história em dia eu faço um vídeo sobre a gente pode até bater um papo seria muito interessante eu vou pensar em propor aqui uma série de vídeos clássicos da literatura o Hamlet vai vingar a morte do pai que foi assassinado pelo tio que os Urca coroa e a mãe do ramo muito parecido com Rei Leão e se você assistir o rei tá ótimo existe uma tentativa do Hamlet de ensinar uma peça para
a corte que seja exatamente o que aconteceu com o pai dele a traição o assassinato a usurpação da rainha do Trono do povo e quando o Hamlet fala sobre os atores ele diz o seguinte não tinham nem pronúncia de Cristão nem andar de Cristão Pagão ou homem por terem sido feito por pobres Operários da natureza e os fizeram mal feitos então abominávelmente eles imitavam a humanidade tem uma distinção aqui que a aristocracia que a nobreza que a família real olha para Plebe para Patu Léia para o campesinato para burguesia como não humana Esse é um
conceito que a gente vê registrado na literatura francesa até o século umas ideias de que o campesinato não é exatamente um ser humano e aí Otelo eu vou ler o átomo Sena 3 o Telo é uma história sobre ciúme é mas ela ela se empobrece se for lida apenas nessa chave Otelo é a história de uma guerra e de como podres poderes se articulam-se influenciam e criam intrigas da pequena política e da grande política como gramush e a distinguir e de que forma existe um elemento de manobra racial presente aqui o Otelo é um homem
racializado para cultura branca europeia logo nas primeiras cenas ele não é nomeado fala-se sobre ele como o Mouro dos lábios grossos o cavalo Bárbaro nessa ideia de animalização nessa ideia de feticização de tornar exótico de tornar outra coisa E aí eu pego uma fala do Iago é muito importante quando ele diz o seguinte ato um cena 3 trocaria a minha condição de homem pela de um macaco eu vou me deter um segundo aqui como a gente vive no Brasil é um país que tem na sua estrutura fundante né um debate racial que precisa ser feito
apesar de tentar ser escondido apesar de tentar ser deixado para lá uma herança maldita que um processo escravagista é racista deixa como ferida na nossa civilização olhar para essa frase Pode parecer pueril no entanto ela revela uma operação muito antiga das culturas que subjugaram outras culturas que dominaram escravizaram outros povos a tentativa de desumanização desses povos por uma manobra ideológica que justificasse uma prática material então a Inglaterra é mestra nisso Vale contar para vocês aqui tá aparecendo no Shakespeare no século 17 no 1.600 os primeiros povos a serem chamados de macacos pelos ingleses são os
irlandeses eu vou pedir para Isa Paul mimagem na tela em branco e preto e aí você olha para essa imagem e me fala se você acha que é uma mulher branca e uma mulher negra agora eu vou pedir para Isa com a imagem em cores para você ver que é uma mulher inglesa e uma irlandesa Branca ruiva de olho verde de sardinha e enquanto esse signos aqui para nós Branca ruiva de olho verde com sardinha são lidas assim para galera na Inglaterra durante um longo período de dominação irlandesa pelos ingleses dominação é subjugo os irlandeses
vão passar em 1840 por um período de grande fome que mata uma parcela expressiva da Irlanda e os ingleses nem aí a coroa nem aí Estou deixando também aqui na descrição alguns escritos da professora Lisa Wade Ela é professora na universidade de tulene né sobre esse racismo contra pessoas ruivas que começou no Reino Unido na Inglaterra e uma ideia que eu quero mobilizar com vocês que eu já me referi no vídeo anterior sobre como a gente não pode pensar a raça como uma categoria ontológica de pensamento porque os conceitos de raça são historicamente manuseados e
manobrados para criar a ideia de um outro para nós aqui no Brasil é ruivo de sardinha olhos verdes significa elite significa bonito cheiroso bacana tem a outra lá Rui Barbosa né que namora os fascistas dela e tal aqui ela é garota propaganda das coisas na Inglaterra ainda existe uma ferida dessa ideia eu vou tentar colocar em termos prosaicos aqui que todo mundo não tem a referência sabe o menino da varinha o menino da varinha o Harry Potter então criança o menino da varinha na história dele o personagem Ruivo O Rony O Wesley é pobre burro
Desastrado e de uma família desestruturada Draco Malfoy acha meu nome é engraçado não é nem precisa perguntar o seu cabelo ruivo Vestes de segunda mão você deve ser um Wesley logo vai descobrir algumas famílias de Bruxas são melhores do que outras é importante salientar com vocês como essas ideias de raça estão presentes a torto e a direita e Como Elas mostram a cristalização em forma de um conteúdo social histórico decantado porque eu tô citando a dor não é menina muito chique ela e também não acredito que existe distinção entre escola de Frankfurt e Estudos Mas
enfim isso eu faço outro vídeo outro dia ou molecada a importância do que eu tô construindo até aqui é que você entenda uma ideia primeira que eu vou tentar desdobrar existe desde que o mundo é mundo desde que existe essa subjetividade esse sujeitos né liberais emergindo como um fenômeno social um enquadramento nocivo manipula ideológico de outra categoria que não é exatamente humana né Tô mostrando para vocês como ela foi operada centro periferia e Inglaterra Irlanda tudo ali dentro das Europa para vocês entenderem o mesmo conceito que vai ser utilizado atribuído para desumanizar o negro em
África criando a ideia de Negritude é bom para ritmo é bom para trabalho braçal ó a imagem de noviça põe aqui ó olha como a moça trabalhadora da classe trabalhadora é retratada animalizada grande com mãos grossas e a dondoca inglesa espartilho delicada Anjo do Lar então a importância de você entender o que eu tô pontuando até aqui é desde que eu tô fazendo essa tracejada histórico existe uma manobra ideológica de enquadrar o outro como o outro através de um conceito né aqui por exemplo os conceitos de racionalidade se a gente faz um pequeno avanço ali
do Shakespeare para cá no relógio da história eu quero que a gente se detenha um segundo sobre o liberalismo como corrente Econômica filosófica e de repactuação social Eu fiz um vídeo na carta capital sobre Como opera o liberalismo neoliberalismo Vou deixar um vídeo do Jones Manuel sobre o mesmo tema é mais vou trabalhar aqui basicamente uma crítica feita pelo Domenico losurdo nesse livro contra a história do liberalismo voltando naquela ideia de que a nossa posição como materialistas histórico dialéticos deve ser apontar a contradição que o sistema Liberal Visa pagar dentro de uma ideia conservadora formalista
jurista né tentar pagar como se não fizesse parte do sistema mas fosse uma falha no sistema então três intelectuais liberais é importantes para formatação do liberalismo enquanto correr inclusive esse último filho do bolsonaro foi vice-presidente dos Estados Unidos Espera que eu vou chegar lá né Tem estátua dele que foi removida ele era um escravagista nojento um cara que dizia que ele conhecia poucos lugares no mundo onde dava-se tanto ao trabalhador e exigia-se tão pouco dele ele tá falando do sistema de escravidão norte-americano esse desgraçado ele vai se tornar uma espécie de mentor intelectual bipolava de
Carvalho ele vai virar tipo um Olavo de Carvalho dos confederados né que é o exército a favor da manutenção do trabalho escravocrata nas colônias do sul de exploração de plantation dos Estados Unidos então falei desse desgraçado o outro o Adams que vale contar para vocês que por setores ainda mais conservadores e reacionários da Europa da burguesia europeia chegou a ser lido como socialista Tá mas enfim o Adam Smith quando escreve o trabalho dele né é o medalhação sobre a origem da riqueza das nações ele fala sobre o trabalho escravo e a crítica dele ao trabalho
escravo não é que é desumano não é que é imoral não é que absurdo a crítica dele é que é ineficiente E ele fala que o trabalho escravo uma das soluções por trabalho escravo é por exemplo um estado despótico Olha que Liberal E aí de forma retrospectiva eu chego no John Locke como eu gosto de chamá-la Joana louca né porque umas ideia fonte Vozes da cabeça da bonita para coisa mesmo do John Locke tem a ideia de que você lembra quando eu falei lá no início o sujeito o ser humano é esse livre capaz de
se livre associar é desse livro e apropriado de propriedade privada de livremente gozar de contratos factuados entre sujeitos então essa ideia de liberdade ela está restrita a um pequeniníssimo grupo o apontamento da contradição é que esse anjinho lindo Liberal ele era acionista da maior empresa transportadora de pessoas escravizadas do século ele era secretário da associação de proprietários de escravos das carolinas nos Estados Unidos onde a escravidão era legalizada fazia parte da lei o cálculo o filho do bolsonaro ele vai dizer que algum ser humano os escravizam outros é importante para autodeterminação é que algum ser
humano possam escravizar outros faz parte do então a minha primeira ideia aqui com vocês segunda né porque já trabalhei o conceito de raça de racialização do outro para tortá-lo outro é a gente conseguir entender o liberalismo quando diz no horizonte não é liberal [ __ ] nenhuma porque esse daqui é livre e esse daqui é escravizado e tá tudo bem faz parte do sistema então Muito que bem muito Que bonito a gente continua avançando aqui no relógio da história aí a linda civilização europeia das pessoas de Cultura vai formalizar uma nova tentativa de pacto social
é que decorre dos avanços liberais ideais republicanos ideais iluministas que é uma das revoluções burguesas que marca o século então o século 18 e 19 vai ser marcado por revoluções burguesas a libertação dos Estados Unidos as revoluções industriais a Revolução Francesa aqui não me interessa isso aqui me interessa que a gente consiga pensar a reivindicação de Direitos do Homem e do Cidadão na França né de 1789 esse texto Quando vai ser cunhado ele é uma proposição a tentativa da formalização de uma ideia de que o ser humano nasce com direitos de que todo ser humano
deveria ser respeitado linda ideia né maravilhosa se você tá desavisada se assina embaixo né porque no soua muito bacana Quando você vai ler o texto Nossa que lindeza Que belezura a primeira versão do Marquês de Lafaiete em consulta com Thomas Jefferson vai ser aperfeiçoada para versão final pelo a b c e é e o onorreia me Habbo que vai se consolidar naquela declaração que junto da Carta Magna e da declaração de direitos de independência dos Estados Unidos dá substrato para o que vai vir a ser a declaração universal dos direitos humanos da ONU e aí
esse texto Eu quero ler com vocês um artigo específico para apontar a contradição um artigo 11 é prescrevia a livre comunicação do pensamento e de opiniões como um dos direitos mais fundamentais e preciosos do homem qualquer Cidadão pode assim falar escrever imprimir livremente salvo para responder o abuso dessa Liberdade nos casos em que a lei determinar não vou entrar aqui num debate de liberdade de expressão e eu falei não quero quero aqui salientar uma contradição ao mesmo tempo que esse movimento diz o homem deve estudar o homem deve ter acesso à formação de ideia é
a educação que emancipa o sujeito o que que é o modelo de escola Republicano uma escola que forma um indivíduo como um sujeito democrático que aqui no Brasil já já foi para kukuya por causa da escola neoliberal que está preocupada informada a forma mais barata mão de obra a discussão Nossa aqui é equipe educação a direita e a esquerda os revolucionários franceses jacobinos e girondinos mantém as proibições das mulheres acessarem escola a olimpdeguchi é inclusive eu participei de uma aula com a professora Rita das pensadoras da escola né feminista de filosofia vou deixar o link
aqui que a gente fala um pouco sobre o link de Gude ao link de Gude em 1791 formaliza um texto aliás é o texto que inspirou a Mary walsin Craft na Inglaterra a escrever sobre os direitos da mulher tem uma edição Bárbara da boitempo está parecendo em algum lugar aqui como introdução da Maria Lígia parte em tudo menina alheia então em 1791 ao link está dizendo ô meus anjos é flagrante a contradição vocês Jura que ninguém tá vendo que a mulher Continua sem poder participar da discussão política do debate existe uma ideia que a mulher
é uma pataca né um estorvo de que ela é aparvilhar mas não é é que a mulher não é formada para isso e a Declaração dos bonitos lá dos direitos continua com a proibição de que mulheres possam ser educar ou seja conceito de ser humano para quem liberdade igualdade e fraternidade para quem todo mundo nasce igual perante a lei Mas quem escreveu a lei quem moldou a lei a lei atende quais corpos quem é reconhecido como ser humano e por fim por fim agora porque isso aqui é um vídeo né mas essa discussão uma discussão
infinita né é vale que a gente se pergunte durante todo esse período o que que tá acontecendo com os corpos das populações nativas de cada região que vai ser conquistada pelas coroas europeias o que que tá acontecendo com os corpos de pessoa com deficiência o que que tá acontecendo com os corpos e pessoas consideradas loucas voltam no Ideal Liberal a ideia cartesiana do de descarte de ser humano é uma ideia que exclui todos os seres humanos que são distintos de quem foi idealizado como o humano e aí eu poderia falar dos levantes das multidões quirir
eu uso quiar como um termo guarda-chuva para me referir a toda experiência que desvia que escapa do sistema sexo gênero de como você deve existir se vestir se portar transar constituir família dentro de um sistema para estabelecido E aí moçada é exemplo about você pode pegar o Oscar Wilde da Inglaterra que era de ascendência aristocrata bem relacionado é milhardário com propriedade intelectual e que vai ser preso e que vai ter as propriedades tomadas dele porque era uma [ __ ] e porque ser uma [ __ ] O classifica como outro que está para além da
possibilidade de reconhecimento como ser humano dentro daquele sistema naquele tempo então a sociedade vitoriana que reivindica para se o título de bonita cheirosa de Cultura de letra piriri parar pururu é uma farsa é uma mentira uma anedota é um sistema de dominação e de controle de Corpos alguns servem outros vão para moenda do capital é a [ __ ] aqui ajudou a vencer os nazistas hoje a gente tem estudo que fala que a Segunda Guerra Mundial ia ter se estendido por mais dois quatro seis anos se não fosse a [ __ ] porque ela desenvolve
uma máquina o primeiro computador O protótipo do primeiro computador que decifra os códigos da Enigma né a máquina é decifrar nazista e aí eles conseguem de forma prévia apontar onde vai ter bombardeio onde vai deixar assim onde vai ter tentativa Porque eles sabem e essa gay que é decorada pela coroa quando descobrem que ela é uma gay vai passar por um processo de castração química prescrito e em lei por esse paraíso Liberal chamado Inglaterra a ideia do vídeo é conseguir de uma forma muito abreviada mostrar pra gente que esse sistema que é advogado como o
melhor que conseguimos até aqui ele é melhor só para quem advoga desse jeito porque para nós que estamos a margem dele ele continua sendo uma máquina de moer ser humano sem reconhecer como ser humano então eu volto na exposição do Alfredo jahar lamento das imagens para ler um texto que me impacta profundamente lá e arrumar para nossa conclusão outras pessoas pensam a frase e imagem do trabalho comunica algo sobre o qual não deveria haver dúvida alguma há contudo quem ativamente Suprema a expressão do pensamento do outro o estrangeiro o pobre o indígena o negro a
travesti o louco tantos outros sujeitos historicamente subaterizado para usufruir por meio desse gesto Violento de ganhos e legítimos daí ser necessário não só lembrar que outras pessoas pensam mas também combater quem queira negar que essa competência pertença a qualquer um afirmar que outras pessoas pensam é confrontar a ideia hegemônica de que o exercício da faculdade da razão é possível somente aos que detém o poder material do mundo cabendo aos demais sentimentos considerados inferiores como a emoção lembra da bestialização do negro lembra do negro para trabalho pesado para o samba para dança a é natural para
vocês é combater uma Fraude epistemológica que um dia permitiu a filosofia europeia tornar compatíveis o iluminismo e a escravidão é através dessa dialética negativa que a gente reafirma um compromisso cunhado pela Rosa Luxemburgo na construção de uma realidade e de um mundo onde sejamos socialmente iguais humanamente diferentes e totalmente Livres é isso da próxima vez que alguém quiser te iludir que esse é o melhor sistema que a gente construiu até agora Pergunta a gente quem a gente quando e a gente para que e para quem e quem se apropriou desse melhor sistema tá bom É
porque essa ideia de que somos todos iguais perante a lei é só para os que são iguais para nós somos os outros é um sistema de moer gente até mês que vem tchau [Música]
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