QUEM ESCREVEU A CARTA DE TIAGO? #deOLHOnoTEXTO

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Dois Dedos de Teologia
Quem escreveu a epístola de Tiago? Por que isso é importante? Neste primeiro programa "De Olho no Te...
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Tiago servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo. A primeira palavra que abre a epístola de Tiago é o nome do seu autor. No grego "yacobos" traduzido por Tiago essa é a primeira palavra da epístola mas a gente costuma passar por cima dela como se ela não fosse importante.
As perguntas que nós geralmente não fazemos são: Quem é esse Tiago que escreveu a carta? Tem como a gente descobrir isso usando apenas a bíblia? Isso é importante de alguma forma?
Hoje nós vamos tentar responder quem é esse tal de Tiago. De olho no texto. Hoje a gente quer lidar com o caso dos quatro Tiagos.
Primeiro Tiago filho de Zebedeu. Talvez do Tiago mais famoso dentre os evangelhos seja aquele justamente conhecido como filho de Zebedeu. Ele era irmão de João o escritor das epístolas e do livro de Apocalipse.
Ambos era um sócio de pescaria de Simão Pedro e ambos foram chamados por Cristo enquanto estavam junto do pai consertando as redes de um barco. Esse Tiago foi feito apóstolo por Cristo junto de seu irmão. A priori sua personalidade pelo que parece era bem agressiva.
Ele desejou fulminar algumas pessoas com fogo derramado do céu e foi apelidado de filho do trovão. Ele e seu irmão pediram para se apresentarem ao lado de Jesus na sua glória e foram alvo da indignação de outros apóstolos por isso. Mesmo assim chegou a ser um dos servos mais íntimos do Mestre estando presente na transfiguração de Jesus, na cura do filho de Jaíro, no sermão profético e no getsêmani.
Até sua mãe esteve próximo de Jesus momento de sua morte. Ele foi morto por Herodes a fio da espada ainda no livro de Atos sendo o primeiro apóstolo a ser martirizado. A morte prematura desse santo do Senhor retira qualquer possibilidade de ele ser o autor dessa epístola.
O seu martírio, datado por volta de 40 a 44 depois de Cristo, impede que ele tenha escrito essa carta que foi enviada por volta de 49 depois de Cristo. Além disso não há qualquer evidência de que ele ocupasse alguma posição de autoridade na igreja da época o que seria requerido se eu escrevesse tal epístola. Embora Isidoro de Sevilha e Dante tenham achado que ele foi o verdadeiro autor essa carta isso não tem sido bem aceito em nenhum período da história da igreja.
O nosso segundo Tiago é um outro Tiago apresentado no novo testamento conhecido como filho de Alfeu. Tudo o que sabemos sobre ele é que também foi chamado para ser um dos apóstolos de Jesus e que ele era irmão de Mateus considerando que ao compararmos Mateus 9. 9 com Marcos 2.
14 torna-se inegável que Mateus e Levi eram a mesma pessoa. Já se tentou levantar a possibilidade desse ser o mesmo conhecido como irmão do Senhor interpretando o irmão como algum parente próximo provavelmente um primo. No entanto é impossível traduzir o termo grego "adelphos" de modo diferente nesse caso.
É pouco provável que alguém tão desconhecido tenha sido o autor dessa epístola já que o escritor dela demanda de si ser bem influente em sua época para poder apresentar-se com tão poucas palavras em uma epístola circular. Nosso terceiro Tiago é aquele identificado como o pai do apóstolo Judas não o Iscariotes. Algumas traduções tentam pô-lo com o irmão de Tiago ao invés de filho na tentativa de identificá-lo como escritor da epístola de Judas.
Isso se dá porque no original a gente ler apenas Judas de Tiago o que pode confundir muitos tradutores. No entanto a mesma estrutura usada em atos 1. 13 para se referir Tiago filho de Alfeu nos mostrando que Judas filho de Tiago talvez seja melhor tradução.
Nós não sabemos nada sobre esse homem nem mesmo se ele foi crente. A possibilidade de que ele seja o autor dessa carta também é muito diminuta. O nosso quarto Tiago, você deve presumir que o correto a gente deixa para o final, é aquele que é apresentado nas escrituras como meio irmão de Jesus, também filho de Maria com Jose.
É evidente que sua mãe, que viu Jesus morrendo, é a mesma Maria mãe de Jesus. Ele é conhecido também como Tiago o menor ou o mais jovem. A princípio ele não creu em Cristo como seus irmãos mas foi convertido posteriormente.
Ele chegou a ter influência tal na igreja que Paulo o chamou de apóstolo e é provável que seja o mesmo que é considerado sustentáculo da igreja. Naturalmente era judeu e tinha simpatia dos mesmos. Como esse Tiago chegou de inimigo de Cristo a líder da igreja de Jerusalém não se pode explicar por meios naturais mas é inegável que ele se tornou preeminente.
Quando Pedro fugiu da prisão foi a ele que a notícia deveria ser dada. Ele é quem preside o consílio de Jerusalém e é um daqueles com quem Paulo se reúne quando faz sua primeira viagem esse lugar. É a ele que Paulo vai com a oferta das igrejas gentílicas em visita a Jerusalém.
Este último acontecimento mostra Tiago com muito mais simpatia entre os Judeus que ainda observava a lei judaica e muito desejoso de que os escrúpulos deles não fossem ofendidos. No contexto externo a Bíblia informações que Tiago viveu ainda até a década de 70 do primeiro século em Jerusalém sendo chamado pelos Judeus de justo. Também como cristão ele teria cumprido com grande fidelidade à lei do Antigo Testamento orado e jejuado intensamente.
Isso lhe teria rendido entre o povo um respeito tão grande que ao contrário de outros líderes cristãos conseguiu se manter em Jerusalém durante toda uma geração. A respeito da morte desse Tiago, irmão do Senhor, a dois relatos extra bíblicos que concordam no fato de que ele sofreu o martírio. O historiador judaico Josefo informa que Tiago teria sido entregue ao apedrejamento pelo sumo sacerdote Anás II depois do falecimento do governador Festo e antes da chegada de um novo governador romano no ano de 62 D.
C O escritor cristão Eusébio no século IV, porém, reproduziu um informe de Hegésipo do século II o qual Tiago pouco antes de eclodir a guerra judaica-romana do ano 66 foi lançado do pináculo do templo por uma multidão furiosa instigada pelos fariseus e escribas e trucidado com uma clava. Alguns vão até dizer que por causa da forte intercessão de Tiago pelo povo Judeu e pelo seu martírio um pouco antes a destruição de Jerusalém, isso poderia significar que os próprios Judeus estava eliminando o homem cujo serviço sacerdotal de intercessão por Israel havia detido a desgraça que poderia vir sobre esse. Com a morte de Tiago essa desgraça seguiu seu curso.
Existem muitas lendas e fatos que se colocam ali ainda sobre Tiago. O antigo historiador Hegesipo disse Tiago foi o primeiro bispo da igreja de Jerusalém. Clemente de Alexandria afirma que ele foi eleito por esse cargo por Pedro por João.
Jerônimo disse que, depois da paixão do Senhor, Tiago foi imediatamente ordenado bispo de Jerusalém pelos apóstolos e governou a igreja Jerusalém durante 30 anos até o sétimo ano do reinado de Nero. Os reconhecimentos Clementinos expressam que Tiago foi ordenado bispo de Jerusalém pelo próprio Jesus. Clemente de Alexandria refere-se à uma estranha tradição "que depois da ressurreição o Senhor outorgou conhecimento a Tiago o justo e a João e a Pedro e eles outorgaram aos outros apóstolos e os outros apóstolos, aos setenta setenta.
" Por mais que muitos detalhes sejam duvidosos a gente não pode negar a vistosa liderança que este Tiago exercia no tempo apostólico. A inegável proeminência de Tiago, meio irmão de Jesus, nos indica porque o escritor da epístola, que leva o seu nome, possui introdução tão sucinta somente alguém amplamente conhecido poderia se apresentar com palavras tão comuns em uma epístola circular e ser reconhecido por aqueles que leriam a carta. Se você comparar com as apresentações que Paulo faz em suas epístolas ele sempre é mais formal e mostra quais são os seus cargos como apóstolo de Cristo Jesus.
Tiago não precisa fazer isso. Isto talvez explique também porque Tiago conseguiu fazer uma carta com tantos mandamentos sem soar presunçoso. Se a gente dividir os 108 versículos dessa carta a gente encontra nada menos que 54 ordens diretas o que talvez denote alguma autoridade daquele que escrevia.
Além disso poderíamos adicionar como argumento as semelhanças entre essa carta e os ensinos de Cristo serem tão constantes e evidentes. Se compararmos o sermão do monte encontramos mais de 10 evidentes paralelismos o que pode indicar algum relacionamento especial com os ensinos de Jesus. Por tudo isso e pela opinião tradicional identificar o autor como sendo Tiago, irmão do Senhor, à semelhança da linguagem da epístola com as palavras de Tiago em Atos 15, a forte dependência que o escritor tem na tradição judaica e a consistência de conteúdo de sua carta com as notícias históricas com o novo testamento da em relação a Tiago, o irmão do Senhor, tudo tende a apoiar essa interpretação tradicional.
Podemos perguntar porque nos desgastar tanto em busca de descobrir qual dos Tiagos escreveu essa epístola. Isso é importante de alguma forma? Um dos motivos para isso é pelo menos podermos compreender de modo mais completo a alma daquele que foi inspirado pelo Divino a escrever essas palavras.
Assim como muitos estudam detalhes por vezes irrisórios da vida de escritores antigos a fim de compreender mais profundamente suas obras cabe aos cristãos labutarem, também, em perceber os fatos bíblicos sobre a vida dos escritores que Deus usou para falar com sua igreja. Isso não apenas nos levará a tirar boas lições suas vidas mas também mostrará mais grandiosamente a força dessas palavras. Nesse caso a importância desse Tiago especificamente o autor da carta afeta bastante o modo como a gente compreende a sua apresentação o que nós vamos olhar com muito cuidado no próximo vídeo.
Esse foi o primeiro episódio do de olho no texto o programa de exposição bíblica que no Dois Dedos de Teologia e esse programa chega até você graças ao apoio dos patrões aqui do canal às pessoas que assumiram pra si a missão de financiar a propagação de bo conteúdo teológico na internet. Se você quiser mais programas como esse aqui no Dois Dedos de Teologia entra no nosso site em www. doisdeteologia.
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