ae a fome dispensa pretensões apenas reclama ser saciado sem cuidar grandemente com que o triste prazer da gula vive atormentar na ânsia de continuar por vontade de comer mesmo quando o saci a cerâmica filósofo esta série do café filosófico fala sobre os 7 prazeres capitais prazeres talvez os seus conheça como sete pecados capitais orgulho irá inveja avareza gula preguiça luxúria você já pensou como isso tem se transformado como longo do tempo pecados e vícios foram sendo e significados a gula esse desejo insaciável de querer mais e mais o pecado que a igreja transformou em capital
na idade média já foi visto de diversas maneiras como será que historicamente a humanidade inventou a gula como se relacionou com ela associando lhe culpa hoje vivemos um tempo de contradições de um lado oculto e o cuidado com o corpo à ciência trazendo regras de como se deve comer e do outro lado o estímulo gastronômico nas competições do tipo quem come mais e no enorme sucesso do rótulo gourmet afinal aonde cabe à gula no mundo contemporâneo justin eu queria desenvolver com vocês aqui hoje é uma ligação entre várias formas dos seres humanos se relacionarem com
a comida ea bebida e pensar bastante os dias de hoje como nós nos relacionamos com a comida é pra isso eu queria que a gente começasse pensando o seguinte no passado um pecado que levava outro pecado capital era algo muito sério logo gula já foi considerado o primeiro eo mais terrível dos pecados eu vou explicar isso porque com o tempo hoje não nos afeta em nada se você comer um pedaço a mais de pizza e tomar uma taça mais vinho ou qualquer coisa do gênero dificilmente você acha que vai pro inferno né é isso mudou
acho que a primeira coisa para nós pensarmos a que tipo de cultura nós temos hoje que reflete um pouco essa mudança eu diria que nós temos uma cultura fixada em várias coisas mas também na idéia de morte a gente tem um medo terrível de morrer ea nossa relação com a morte já mudou muito ao longo do tempo mas já foi algo mais natural nas sociedades também nós temos uma fixação obviamente pela saúde nós todos queremos nos manter saudáveis e nós temos um obviamente junto com isso o fascínio pelas doenças então a gente tem uma relação
com a comida que pode passar por essa obsessão pela saúde que eu estou tratando agora vou passar a falar partir de agora como mito da vida eterna a gente espera viver para sempre como se a morte fosse evitável né então com isso a comida passa a ser a deixa de ser um pecado que nos condena o inferno mas a gente passa a viver uma espécie de inferno na própria terra com a nossa relação com ela é claro que a maneira de se relacionar com a comida de forma muito mais leve mas hoje a gente vai
pensar em termos de pecado e chegar a uma outra conclusão que é um paradoxo atual se ao mesmo tempo a gente tem essa obsessão e contar calorias com doenças relacionadas à alimentação a bebida a a gente vive também um momento é de explosão dos gurus mês dos da astronomia dos chefes e aí vai o primeiro princípio da história é que tudo muda o tempo todo né então a forma com a qual a gente se relacionava com a comida não é simplesmente ingerindo nós atribuímos símbolos atribuídos representações tribos significados a comida ea bebida vou passar rapidamente
pela antiguidade porque é um período em que não há pecado é isso é uma das coisas mais curiosas nos dias de hoje nós pensamos não existe nos dias de hoje a possibilidade nós vivemos sem a noção de pecado de culpa principalmente nós temos que imaginar que antiguidade não tem culpa porque não têm a noção judaico-cristã de culpa então lida com a comida assim como com outras coisas de uma forma muito distinta se vocês abrirem qualquer texto boa parte dos textos greco-romanos a banquetes reis que oferecem banquetes e com isso mostra como são poderosos por exemplo
o que existe é uma condenação do excesso normalmente então em romance por assim dizer um texto na verdade não é bem um romance como nós não entendemos do petrônio século primeiro depois de cristo em roma satírico tem uma cena que talvez ocupe boa parte do livro que é um ex escravo chamado tribunal que é um sentado à mesa oferecer um lauto banquete para uma série de pessoas o golfe nesse banquete aparecem todos os tipos de pratos vou falar uma coisa que quem está comendo peço desculpas é mais a vomitórios ao lado para você comer vomitar
e comer mais sem problema nenhum bebê de vomitar e demais lá pelas tantas então prostitutas entre jovens mancebos flautistas músicos e junto com um banquete da cirurgia o petróleo obviamente estamos mostrando o excesso então com isso está mostrando uma pessoa tamanhos escravo e não tem classe nós podemos interpretar dessa forma então olha o que ele faz é por outro lado ele está mostrando isso existe né o algo muito próximo disso existe a ponto de não causar tanta estranheza ao leitor da época então eu tivesse que resumir a essa atividade que comanda em relação à comida
do dia isso não há noção de culpa mas a condenação do excesso quando é que começa a haver noção de culpa atrelada à comida no nosso caso isso em outras culturas é de outro jeito que funciona mesmo pensando a cristandade ocidental e como é que o discurso se forma dentro dessa cristandade começa lá pelo século 4 mais ou menos primeiros 18 vícios é esses oito serviços se tornam sete pecados capitais na mão do papa gregório magno a mais para que isso ocorra é preciso entender como surgem esses primeiros padres que estão no deserto novamente lá
no egito são monges que praticam sobre o próprio corpo uma sesi muito rigorosos seja um controle uma mortífera ação do corpo muito rigorosas ou seja é seu é r johar seu isolar se eu apertar um serviço na perna me falar de alguma forma o tormento do corpo é o caminho para a alma chegar até deus com esse raciocínio que existe então eu tudo que desvia a atenção do ser humano de um de uma virtude a um pecado foi considerado um vício no primeiro momento depois do pecado capital lula é amorim da luxúria o alimento de
maus pensamentos a preguiça do jejuar obstáculo do ascetismo o temor do propósito moral a imaginação da comida o delineador dos temperos e na experiência de desinflar e frenesi descontrolado o receptáculo da moléstia inveja da saúde obstrução das passagens gemido das vísceras o estrondo dos ultrajes aliada da luxúria poluição intelecto fraqueza do corpo sono difícil morte sombria quando um pouquinho adiante no século 6 a agulha se torna um pecado capital de novo é um dos primeiros pecados é o texto que a codificar afmm muito similar à gula é um pecado e mão da luxúria e se
a idéia do que é irmão da luxúria não abandona e aqui tem um raciocínio pra gente fazer de todos os pecados capitais esse é o mais complicado da gente tratar em termos bíblicos eu se eu abrir a bíblia com um com atenção e falei vou dar uma olhada o que a bíblia fala sobre comida com o antigo testamento é mais festivo com comida e achei um trecho do eclesiastes que eu preciso ler então para demonstrar como é difícil para um teólogo codificar a gula porque também está na bíblia que eis que a felicidade do homem
é comer e beber desfrutando do produto do seu trabalho e vejo que também isso vem da mão de deus então como é que um teólogo como é que um papa como é que alguém um monge que tem essa sesi toda com o corpo vai enfrentar o texto bíblico que está dizendo não olha vem de deus comer e beber é uma alegria a outros trechos em que diz que quando há por exemplo um profeta isaías que vai dizer que no final do mundo haverá banquetes com bois gordos e vinhos velhos e ele fala bois gordos duas
vezes em quatro frases é ou seja haverá muitos bois gordos no final dos dois dias pra nós nos desfrutamos então como é que um teólogo vai resolver esse problema da seguinte maneira você tem que comer senão você morre e irmão da luxúria porquê porque nós temos que fazer sexo se não a espécie morre e também o mandamento que a gente se reproduza então essas duas coisas nós temos que fazer é um mandato divino o que você não pode é gostar de fazer santo agostinho dos poucos santos gordos né então ele próprio diz nas confissões de
santo agostinho a que eles assim mas comer demais às vezes se apodera do servo ele próprio refletindo então tem dia que não dá né da moderna e aí ele conclui dizendo não tema impureza da carne mas a impureza do desejo ou seja carne é fraca ela peca mas desejar aquilo esse é algo a se temer então tá ficando claro não espero que jogando claro que o problema não é comer é gostar de comer e nos sete pecados capitais não é só gostar de comer mas é comer antes da hora é comer além do que se
deve é comer de forma requintada é comer de forma a cheia de luxo ou apetrechos tudo isso envolve curva além da comida bebida então beber é a mesma coisa cultuar o sentido do gosto desvia o culto das virtudes essa é a primeira das coisas que a gente consegue observar a segunda é uma decorrência disso é que a gula enfraquece moralmente o ser humano a visão que os homens têm da gula muda de acordo com a época do excesso dos banquetes da antiguidade ao rigor da idade média quando comer não podia mais estar associado ao prazer
o espírito da época impregnado pela visão religiosa da gula vai também se manifestar na cultura popular na cultura popular por assim dizer na idade média esse tipo de de condenação que existe na teologia começa também às bolsas nas historietas que as pessoas com tem que acabar e eventualmente registradas e nós conhecemos hoje em dia então tem uma que eu acho muito curiosa que essa mesma história que se conta a idade média na europa o eremita foi posto à prova por deus do céu eu vou testar a fé deste religioso manda um anjo falar com esse
religioso o anjo lhe dar três opções só pode escolher você pode ficar bêbado só pode cometer um assassinato ou estupro a alguém o que só escolhe qualquer um de nós escolher o que vão escolher um prefiro ficar bêbado mas bêbado ele estuprou a própria irmã ea matou então é para nos mostrar o imaginário de como a gula é porta de entrada de outros pecados uma pessoa longe da virtude com a razão e lembrada pela bebida por excesso de comida abre espaço para o chute e seu pecado irmão mas também pra ir pra outros pecados outras
histórias da bíblia também começa a ser interpretadas a partir do viés da curva então por exemplo adão e eva como é que o pecado original surgiu mesmo nós fizemos o que comemos o fruto proibido então olha é isso é associado a agulha então ela aparece mordendo a mais sexy e não só agora como outros pecados nessa mordida mas agora tá lá que se tivesse controlado o ventre a pulsão por alimento ou bebida aquilo estava solucionado essas histórias são contadas com o fundo moral para ensinar às pessoas que escutam sobre qual a relação que elas devem
ter com o excesso mas a gente pode pensar mas também não era uma época que se comia pouco e ouvir falar tanto em fome em teste uma série de coisas que assolam ciclicamente a europa durante a idade média sim é por isso que ao mesmo tempo em que há o sucesso da dessas condenações da alimentação há também a resistência elas também é a época do carnaval também à época que se inventa no final da idade média passagem para o período moderno século 14 15 até o século 16 existe uma lenda que se contém vários países
da europa na frança com variações na espanha enquanto em outros locais que é do país da cocanha cocanha é o nome de um país imaginário escrito por um poema francês de meados do século 12 e que seria depois traduzido e adaptado em várias línguas além de versões economia gráficas o que mostra que sua mensagem sensibilizar os europeus de então a descrição do país é sucinta porém eloqüente ali existe um rio de vinho metade tinto metade branco ali sob pudins halim a gansos assados que voam direção à boca das pessoas ali as casas são feitas de
peixes são cishan do ensino os textos são muito curiosos porque cocanha fica logo ali depois de cem léguas de você não sabe aonde então aparece em mim sabe se você chega até cocanha você não sabe não consegue sair e se sair não consegue voltar à cheia do é óbvio que seja o curso são textos cômicos mas ao chegar ao chegarem cocanha o alimento se joga na sua boca né então essas histórias medievais o final da idade média idade moderna circulam com igual a vigor e eu vou contar que eu acho a mais interessante de todos
para que fique clara a noção de como a gula é uma porta de entrada para mercados muito piores essas vocês encontram no shopping jl shopping o escritor inglês no século 14 nos contos da cantuária num dos cômodos a ele vai contar a história de um padre que está contando a história e ele vai nos mostrar uma historieta de 3 farristas por assim dizer de flandres então esses três faixas passa o dia todo bebendo comendo essa preocupação deles e um dia completamente embriagados cheios de comida eles ouvi um barulho percebe alguma agitação e pergunta o que
está vendo ea pessoa explica é a morte que junto com a praga estão devastando a cidade aqui ao lado eles escutam os sinos e não sabem são os filhos da mãe e eles têm uma ideia tipicamente de quem está um pouco alterado vamos matar a morte é hoje e vamos 3 matar a morte então ele perguntou 'alguém onde está a monte e um senhor indica está ali embaixo daquela árvore naquela direção então eles vão atrás da morte naquela direção encontra um avião chegar na árvore existem oito sacas cheias de ouro rapidamente eles esquecem do propósito
inicial e pensa nós vamos capas e ouro mas já anoitecendo e pra ninguém roubar muito ouro vamos fazer o seguinte você que é o mais novo volta para a cidade e lá na cidade você vai pegar mais comida e mais bebida e nós vamos dormir aqui vigiando o ouro e ficam os outros dois mais velhos vigiando o ouro durante a noite na verdade os dois começam a planejar o assassinato do primeiro porque eu voltar a gente mata e dividir um número menor de pessoas ficam só entre nós dois a quatro sacas já está resolvida o
que foi buscar comida tem a mesma idéia enchi a bebida ea comida de veneno resultado morrem todos de fato eles encontraram amante só que junto e aqui tem um trechinho juntos eles encontram lá estará a morte e junto com ela a agulha que trouxe a indulgência excessiva e com esta a ira a traição à estupidez a avareza a soberba e o assassinato então olha quanta coisa um pedaço de pizza mais pode fazer é é isso que a gente tem que considerar logo é fácil entender o jejum é a melhor forma de evitar isso né a
então é só pensar na representação dos santos o santos são todos magros e se nós lemos as a geografia das biografias místicas do santos as histórias que são contadas sobre eles invariavelmente vai se passar pelo fato de comerem de uma forma no mínimo particular são francisco por exemplo é famoso por lavar o tempero da comida então pronto eu gosto da comida ou temperar a comida com cinzas de fogueira num determinado dia diz o seu primeiro hagiógrafo a que não não resistiu e comer um pedaço de frango sem tirar o tempo inteiro ao fazer isso e
frango e frango assado na idade média é a unidade moderna assados uma maneira geral mas o frango é considerado o prato em que comeu justo frango ele vai parar numa cidade a pouco conta própria pede para ser amarrado desfilar na cidade enquanto a pessoa fica dizendo olha este ladrão comeu em vez de dar para os pobres não vai se pune isso é contado como uma virtude santa clara sua companheira de hábito também o mesmo a geógrafo que escreveu a a geografia dele diz que para os que o sacrifício fosse mais grato a deus privava seu
corpo sozinho dos alimentos mais delicados e enviamos e as ocultas por intermediários reanimava o estômago dos seus protegidos em vez de comer dava comida aos pobres e a principal de todas catarina de sena essa é uma santa do século 14 e aos sete anos faz voto de virgindade aos 16 corta o cabelo para que se torne feia e assim não se casa aos 18 adquiri o hábito das irmãs da penitência de são domingos aos 20 anos o vídeo de pão e água e com isso perde metade do peso quando perde metade do peso passa não
comer mais nada quando comia vomitava e dormir uma hora cada dois dias eu já escutei a palavra quando eu chegar aqui da platéia já fala à anorexia bulimia e outras coisas do gênero pois bem há estudos hoje mostrando de uma espécie de anorexia santa é isso que nós estamos aonde é que só saiu da voltar e foi para as passarelas quando só acaba quando pára de descer é um algo se copiar o álbum sair a simular uma virtude de se copiar passar da idade média a unidade moderna há historiadores mostrando como e se essa relação
com com a santidade com o corpo se altera muito a sensibilidade em relação a isso muda a ponto de as pessoas começarem a achar que essa mulher que jejua tanto isso não é coisa do senhor isso é coisa do demônio porque só algo demoníaco faria se ela continuar viva então a mudança de sensibilidade em relação a isso também faz com que caiu o número de santas anoréxicos por agente por assim dizer né então o quarto caiu em desuso na igreja mas como falei não é só na igreja que existe um mundo nas feiras populares até
o século 19 era muito comum se encontrar as virgens jogadoras quando falo feira as pessoas feiras itinerantes é que tem de tudo as trocas todas não só mercantis mas também apresentações culturais culturais de teatro e outras coisas uma das coisas que se apresentavam essas virgens jogadoras veja meninas que se diziam que pagaram capazes de passar dias sem comer nem eram vistas então com uma atração né o último caso registrado no século 20 desse tipo de coisa a então é muito fácil de imaginar o porquê isso muda também porque vai nascer num discurso que de medicina
em especial do século 18 no 19 explode no 20 vai criando mundo que nós entendemos hoje que vão associando esse tipo de comportamento da doença então na verdade é a condenação a esse tipo de coisa continua existindo mas codificada de outra forma se na idade média o esforço era pra dissociar o prazer de comer na idade moderna o prazer à mesa volta a ser aceito mas seguindo regras de etiqueta a moda era comer de forma requintada provar iguarias comer com luxo e elegância quando é que começamos a chegar uma sensibilidade mais próxima da nossa em
relação à comida com a modernidade e com a modernidade especialmente a modalidade no século 18 daí pra frente em que a comida no século 17 já existe o primeiro exemplo que rodado 17 começa especialmente na itália e na frança começa hoje um discurso da boa mesa então não é comer muito é comer bem a gente vai começando a observar a civilização dos costumes então as pessoas vão criando código de etiqueta então não pode mais comer com a mão não pode mais guardar os de galinha' no cabelo soltar gases à mesa todos são manuais de etiqueta
como é que a gente lê isso o historiador leilão é o contrário veja se não pode mais é porque as pessoas fazem netão faziam isso não fazem mais a mesa então você pode comer qualquer coisa e beber qualquer coisa desde que o faça com educação bem e aí vai esse discurso de etiquetas de que está se mobilizando os costumes é obviamente associado também um discurso de elite é isso ai circulando entre burgueses entre nobres e codificando a forma de comer sujo que o alguns historiadores chamam de gula honesta que seja associar o bem comer ao
bem viver ontem na frança é ao relatar os seus ensaios um encontro que teve com o cardeal é muito com o dinheiro de um casal italiano ele relata uma a mudança é problema é o texto que eu conheço mais antigo que mostra essa mudança porque ele se surpreende com o que o cozinheiro está falando disso mantém lá pelas tantas ofereceu-me o cozinheiro ofereceu-me um discurso sobre a ciência da goela com gravidade e atitude magistral como se estivesse a falar sobre alguma grande questão de teologia e aí um bom tempo vai nos descrevendo como ele fala
de temperos que abrem o apetite temperos que puderam apetite temperos para depois da refeição para antes da refeição um digestivo a bebida que deve ser tomada depois da ciência ea ele conclui dizendo assim e tudo isto usando ricas e magníficas palavras as mesmas que em pregão para tratar do governo ou do império então ele está surpreso mas ele está percebendo uma mudança na sensibilidade das pessoas no nascimento do dessa arte de comer bem da arte de preparar bem o alimento i a igreja já nessa época já não condena com tanta veemência a gula é tanto
não condena que quando é só um parêntesis protestantes e católicos começam a atacar eles vão mostrando como têm gordos 2 a martinho lutero corpo então prática agulha e vai o papa gordo e ver todo mundo tá gordo né então o discurso é especialmente entre os católicos o discurso a banda muito e em algumas a denominações protestantes não todas não vou entrar aqui senão não sai mais nesse campo a e aí surge a figura do butão veja o botão não é que mais quem come muito animal que come de forma desarrazoada sem boas maneiras ocorre com
mão e aí vai e até hoje que criança não ouviu não como a mão que é feio antes podia né veja garfo entrou na vida do acidente ontem né as pessoas comiam com faca de pão irmão é isso né então sujava um pouco mais agora não pode né falta demanda distinção social e começa a surgir uma coisa muito interessante a relação com a comida entre as pessoas mais simples mais pobres é de saciedade como pai me associar a eo bom gosto substitui a diversidade dos gostos entre as pessoas com mais posses né eu falei o
processo de civilização e no século 19 explode a coisa do gourmet o próprio vocal o vocábulo gastronomia é cunhado neste século então agora tem uma ciência a ciência do estômago ciência gastronomia que vai te ensina que vai preparar os alimentos vai vai ea frança se torna a vitrine do mundo o discurso e até hoje é né padrão de comida e de apresentação de pratos na frança surge no começo do século o livro que é considerado a bíblia da gastronomia a fisiologia do gosto de brilhantes a rã que se tornou um dos mais famosos gastrônomos franceses
a proposta de salvar era ambiciosa ele queria fazer da arte de comer uma ciência que eu queria e três frases do livro é pra gente ver como mudou em relação ao que eu comecei falando olha que coisa curiosa diz me o que comes e direi quem és é uma paródia obviamente com um texto bíblico a descoberta de uma nova receita faz mais pela felicidade do gênero humano do que a descoberta de uma estrela ao que eu tenho que concordar é para um leigo vamos lá e aí a que eu acho a mais interessante pra pensar
se a disciplina que está sendo associada à civilização que associado a isso os animais fácil se o homem come apenas o homem de espírito sabe comer né fica nítido aqui a mudança entre comer e bem comer entre river e bem viver mas de alguma forma até a segunda guerra mundial não é uma condenação formal da gordura pelo contrário ainda nos cânones artísticos os corpos volumosos são sinônimo de beleza eu lembrei partir da leitura da francine prose que escreve um texto regula muito interessante a do dae monde empire daemon dia em braile era um empresário americano
da era das ferrovias multimilionário e completamente exagerado em tudo que fazem tão cheio de jóias o tempo inteiro espalhafatoso e muito gordo só que isso era visto como sinal também de sua riqueza ele costumava dizer com todas as letras que se sentava cerca de 18 centímetros da mesa e só quando o botão da camisa em que estava na mesa que se levantava e ele dizer isso para chegar nisso são dois frangos e vai nem toda a receita mas também já existe o discurso do gordo como lento como preguiçoso aí vai mas no caso quando está
associado à riqueza também é sinônimo de fartura métricas controle do corpo medo da morte nos dias de hoje vivemos um paradoxo onde uma espécie de gula visual é celebrada mas a gordura é considerada desleixo é possível identificar uma mudança então na sensibilidade em relação a agosto dura ea comida a gula o botão na segunda metade do século 20 no pós-guerra né especial nos países desenvolvidos cresce uma epidemia na verdade de obesidade isso tem se intensificado muito nos últimos tempos né é o momento então não posso guerra que ser gordo deixa de significar abundância e passa
significa desleixo é de alguma forma e nasce o que algumas pessoas hoje chamam de lipofobia é o horror a gordura em associação a quem a gordo junto com isso os anos 60 e 70 a gente tem que lembrar que está havendo uma revolução verde nos alimentos né é a associando-se técnicas de plantio com maquinário com um insumos agrícolas para produzir cada vez mais alimentos e acabar com a fome no mundo mas ao mesmo tempo isso gera a pessoas comendo cada vez mais também então começa a surgir um paradoxo que eu falei no início para vocês
que eu queria chegar e aqui pra mim é quando a imagem deixa de ser completamente não tem nenhuma conotação religiosa é uma condenação profana mesmo a da gordura e só pensar nos anos 60 e 70 4 ig a modelo twiggy e é a primeira vez que aparece choque as pessoas mais magras não muito tempo depois surja barbie a boneca extremamente magra e aí vai são modelos de reparo com associados ao gênero também né a começa a surgir também um discurso de que a mulher mulher e doce a mulher com 12 não pode mais descontrolada com
12 ou criança com doce você começa a dizer quem é que comete agulha curiosamente o homem parece que não né é mais racional a mulher que comete mais aguda e junto com isso preservou-se o discurso do goleiro do gastrônomo do chefe dos chefes hoje viraram celebridades na televisão e na internet nunca vimos tantos programas que se dedicam a falar de gastronomia e nas livrarias os livros de receita do chef pop são exibidos lado a lado com a dieta milagrosa do momento ao mesmo tempo que comer virou algo super valorizado nos dias de hoje o excesso
de peso é considerado o maior dos inimigos seu processo pra vocês uma imagem do século 15 e um cozinheiro e está sujo na cozinha para ninguém sabe quem é e só preparando um banquete agora é uma estrela nos anos 60 e 70 começam as publicações é que eu chamo de auto ajuda e de psicologia barata que começa a dizer assim essas pessoas que são muito obesas e com os comedores compulsivos é porque eles sofreram algum abuso isso criou um buraco que ele possa preencher o buraco com isso ou alguma tipo de privação passou fome passou
alguma necessidade agora ele precisa de carinho e não tem carinho e come porque toda vez que se coloca é barata é eu sei que todos nós aqui somos perfeitamente saudáveis ninguém aqui tem nenhum problema mas qual de nós também não tem um trauma psicológico é todos aqui se tornar um obeso os compulsivos ou qualquer coisa do gênero anoréxicos ou que o outro extremo da coisa não é então uma explicação mono causal estranha né então é ele dizendo que não haja possibilidade disso mas quando eu atribuo a uma causa única talvez seja um pouco difícil e
junto com isso o discurso de auto indulgência o chopinho há mais gente mata ninguém a saideira vamos agora aqui um pedaço a mais de comida tudo é permitido é porque você trabalhou tanto né tá cansado come tem problema nenhum veja como a gente fala essas coisas você chama um colega para uma festa e não serve comida na festa que festa é essa você chama de uma festa não tem bebida que festa é essa mas ao mesmo tempo fulano está comendo e deve estar com algum problema é então isso vai reparar o que tem por trás
disso a noção de que o magro é o normal esse é o padrão normal seu corpo magro come em excesso que naquele dia ele tomou uma mais ele comer um pouquinho mais ele deve resolver isso de algum jeito que ele é controlado então ele malha de sentido falar em malha hoje tomo sheik entrou numa dieta de sheik agora vamos fazer para perder uns dois quilinhos que eu ganhei está tranqüilo ah mas ele triunfar é o mago de alguma forma é o resultado do triunfo da força de vontade porque ele controla o desejo é interessante começar
a pensar como não é mais religioso o discurso e entender aquilo que eu falei no início de uma espécie de inferno na terra mesmo em especial com a questão da gordura porque veja o gordo é na minha frente a imagem do descontrole me desafia seu sou magro ele desafia e descobriu um programa da chamada você é o que você come aham sei quem é ela leu ou pressa ou não é demais mas nutricionista escocesa que tortura pessoas no vídeo em tela traz uma pessoa obesa e fala olha o que você come e monta uma mesa
terrível cheiro da pessoa chora com você não vai mais comer isso você vai se tornar magro como tomando suco de salsão pela manhã e aí a pessoa chora não consegue ela aparece vai dar uma outra bronca e ao final ela diz eu não te disse o que você não tinha controle você não perceber persevera vê aí vai eu descobri que essa senhora deu uma entrevista o repórter foi muito inteligente perguntou pra senhora gosta de maltratar quem tem excesso de peso ela responde eu não teria coragem de fazer isso o que eu faço é forçar a
pessoa a encarar seus problemas pela primeira vez na vida a última pergunta é possível ser gordo e feliz e ela responde lembra aquela tortura ninguém né responde não pode parecer que sim mas ninguém é feliz estando na lista dos possíveis candidatos a um ataque cardíaco só gordo morrer de ataque cardíaco é uma doença que mata gordos diabetes só engordou e prevenção só engordou veja que coisa curiosa uma das causas que mais é uma das causas de fato mais comuns é estresse mas como nós valorizamos uma sociedade do trabalho se alguém disser que não está estressado
vai ser cumprido como preguiçoso é outro pecado eu não conheço nenhuma pessoa que dizia ser tranquilo sobrando tempo na minha vida mas eu não sei o que eu faço o meu trabalho mas eu chego em casa tenho tempo eu relaxo vou ao cinema vocês conhecem alguém tá todo mundo estressado todos em tempo não servir trabalhando final de semana o chefe de uma coisa tem que treinar no domingo isso mata d efato mas é valorizado um outro achado the biggest loser' para a quantidade de programas gente o big esse luxo é tem a ver perder peso
é o tempo inteiro e eu confesso estão tão bem feitos ainda não consegui abaixar o controle você agora vai emagrecer água é isso então o gordo não só é um sintoma do tabaco disse o ambulante como o seu sofrimento é exibido ao vivo ele deve ser vigiado ele não consegue se livrar da sua compulsão de jeito nenhum é preciso vigiá-lo isso o emagrecimento é comemorado então olha que coisa curiosamente enquanto acompanha esses programas duas pessoas morreram duas pessoas devem ser hoje em paris que faleceram o qual quero todo o programa quando veja quando triunfa aparece
a anara transferências outros e não falei se você fizesse você triunfar quando eles morrem era uma vida desregrada é uma bomba relógio mais dia menos dia isso acontecer eu não fui eu né há um mal correlato a isso é a vigorexia e é legal interessante a nossa a nossa necessidade da economia tudo a vigorexia que o excesso é o a pessoa que malia malia malia malia malia se recorda ou a ortorexia peso comer direito contar calorias é aquela pessoa que não come mais comida com a proteína né ela come carboidrato aí vai ou seja nos
dias de hoje nós destruímos o nosso corpo ou pela falta ou pelo excesso mas isso nos revela a idéia de como é problemática nossa relação com o corpo sempre né de alguma ou a gente modifica ou exalta ou modifica então se uma idéia de um cristianismo antigo a 7 com o inimigo a ser maltratado por dia seu próprio corpo hoje também continua fazendo isso só que não mais de forma religiosa hoje eu posso modelar o meu corpo te atualizar o meu corpo exibido como um espetáculo na televisão é tanto para um lado quanto para o
outro mas ao mesmo tempo de formação religiosa nós continuamos nos relacionando de uma forma no mínimo paradoxal com aquilo que ingerimos a idéia da gula a idéia do excesso pela mesa é um dos raros pontos em que a teologia clássica cristã defendendo os jejuns se encontra com o comportamento moderno defendendo a magreza a boa forma física e até instituindo anorexia sistemática como um modelo seria a gula medieval a antecipação das modelos e permanências do mundo contemporâneo a pergunta de uma maneira geral é assim na resposta para isso assim é é possível fazer essa relação eu
acredito que de alguma forma aquilo que já foi valorizado como uma forma de se atingir a divindade então hoje não não é mais a divindade ela só sei isso a noção do que eu falei que eu chamei de mito da vida eterna né é como se o seu controlasse tudo que eu como controlar se tudo o que eu faço e dessa forma modificasse meu corpo do jeito correto eu não fosse morrer eu posso chegar se a morte muito e vez de forma saudável durante mais tempo a então eu acredito sim que há uma correlação na
eu acho que o discurso religioso hoje não condena de forma alguma a gula como eu falei e repito comer um pouquinho mais não leva ninguém o inferno um inferno transcedental mas pode trazer o inferno na vida da pessoa aqui isso sim eu acredito piamente eu concordo com tudo que você disse mas tem o problema da ciência tem o problema do açúcar que a gente fique mata não é com você em um médico dizer ó cuidado com a comida tem poder de vida independente vai adquirir intimidade física é mais complicado nós estamos também sendo dígitos pelas
saias e pela leitura pela pesquisa científica no mundo inteiro aí ó tem razão em tudo isso mas também eu acho que nós também temos sendo dirigido por outra questão mais complicada disse não eu acho que já houve um tempo em que as pessoas prestavam mais atenção ao que a igreja dizendo que o que outro outra instituição dizer e de novo ao medo maior era a condenação era com o que podia acontecer comigo fora dessa vida em que eu já passou fome que já tenho dificuldades e aí vai então não quero isso para o resto da
vida portanto paraíso cheio de de um país sem problemas nem as pessoas ficam sentadas o dia todo dançou ficou com a apas enfim vários imaginários de paraíso mas é pra fugir de uma realidade é ruim mas em algum momento e esse momento é a modernidade é isso que estou deixando claro quer dizer é século 18 19 principalmente 19 nosso caso a ciência a razão passa a ser aquilo a qual eu devo obedecer e a igreja vai perdendo estou fazendo uma generalização aqui agora veja é mais fácil desobedecer o papa quando o papa diz assim não
use camisinha música não use camisinha só pode fazer sexo para fins reprodutivos eu não vou não levantem a mão uma pergunta retórica quem aqui seguiu esta regra só na cabeça levanta a mão é isso é fácil mais fácil desobedecer olha como dói desobedecer à noite as saias com as cabeças que o senhor mencionou então a nossa é a nossa relação com a igreja passa de alguma forma essa relação com o laboratório com a ciência com discurso de com jaleco branco agora essa mesma ciência é que disse isso muda de opinião em relação ao tomate a
cada seis meses as décadas em que eu estou no mundo o ovo já foi de vilão a melhor coisa que você pode comer umas três ou quatro vezes até que decidi eu como o ovo como um negócio belletti vou comer acesso eu vou morrer maré morro doença o câncer ou morte não tem nada de conhecimento e resolveu ponto vai ocorrer a outra coisa em relação à ciência que a gente deve pensar é que a ciência feita por seres humanos logo já acabei de mostrar uma outra coisa falível né é ela ou se eu ficar doente
me levem para o hospital eu confio quero tomar remédio nenhum eu prefiro isso a qualquer outro tipo de caffa dá alguma coisa eu também vivo ocupa a cultura da ciência acredito que isso funciona num determinado momento mas eu não acredito que gato né é a mesma ciência a mesma tecnologia que nos traz curvas incríveis também produz desigualdades não está dissociada de discursos políticos aí vai eu tenho remédios são caros então a cura para alguns então há várias coisas que se pode pensar sobre a ciência não é neutra ela gosta de se mostrar como neutro né
mas ela é feita por seres humanos por corporações por universidades mesma ciência que hoje diz é como a dessa forma tenha cuidado com o corpo é também já disse tanta coisa no século 19 o que move uma pesquisa que diz pra mim eu não devo comer determinada coisa o que moveu aquelas pessoas a fazer aquela pesquisar interesse sempre há interesse envolvendo interesses algo escuso quero terminar o mundo com isso então eu vou direcionar mas há interesses então é eu estou dando os exemplos para mostrar que a ciência a ciência que aparece jaleco nos dizendo no
jornal o que fazer ou como viver ela é feita por seres humanos ela é feita para corporações a interesses e ela não é exata ela parece muita gente e é isso que é por isso que nos convence né agora há outra coisa pense bem porque eu quero viver mais mesmo porque eu não quero porque vou que ver que graça tem a vida se não comer um pedaço de bolo em algum momento eu vou passar a vida inteira sem como eu vou falar pra mim eu não consigo passar uma sexta feira ou sábado sem comer pizza
e assim morrerei feliz é mais ou menos assim eu peço a gula é o pecado que dante alighieri em sua divina comédia colocou no sexto terraço do purgatório se o excesso do botão nos afastava de deus para uma geração de amantes da gastronomia os pratos requintados são uma ponte direta para uma experiência divina hoje em dia o descontrole na limitação está associado às doenças como obesidade diabetes mas a mensagem de que morremos pela boca ainda convive com a busca tentadora pelo prazer afinal só se vive uma vez a série do café filosófico 7 prazeres capitais
pecados e virtudes hoje você encontra também no site da cpfl cultura como é que o estado vai ter um agente de controle tudo aquilo que chega à mesa do brasileiro ibson vitoriano vai funcionar nunca vi alguém passado 100 anos obeso a gente tem que direcionar a coisa né eu acho que tem uma demonização do corpo é ela é perigosa