eis que ele gostava briga não tem nenhuma dúvida ele foi assassínio foi [Música] trabalhamos maiores pintores da história da arte esse conjunto de obras avaliado em aproximadamente 500 milhões de euros [Música] a matéria prima dele é emoção obra do caravaggio continua inspirando artistas do nosso tempo e contribuindo pra eles [Música] se esse padrão vieira cruz na vida do caravaggio acho que sim [Música] ah [Música] [Música] [Aplausos] bom o cara vai se não fosse uma pessoa fácil isso evidente não apenas pelo outro lado da época como pelos boletins político ele tem vários que ainda existem tinha
também um acerto orgulho que tive um pouco do começo do século 17 e orgulho da sua posição social um homem que veio de uma inflação muito baixa vou fazer questão de andar com um criado que carregar essa espada dele já na época do galati os seus sam críticos os seus intérpretes a achavam que as obras do caravaggio refletiam o seu temperamento violento o seu temperamento explosivo e sobretudo o seu amor para os aspectos mais a divulgarem são menos atrativos da realidade ele foi assassino foi ele se envolveu frequentemente em processos criminais também [Música] [Aplausos] a
gente sabe justamente ele acabou sendo condenado à morte por causa de uma a de um assassinato por motivos de jogo não é por motivos de honra e de jogo [Música] essa reputação de um caravaggio onde um transgressor um pouco na final pouco delinqüente tetra é de fato uma reputação que fazer sobre uma documentação bastante sólida mas é também vamos dizer assim uma reputação é comum a muitos outros pintores daquela época que tem um estilo de vida contrário um pouco diferente algumas muito diferente da norma em primeiro lugar esses pintores mais afeitos a esse estilo mas
realista é um pintor slam italiano pintores do norte da itália é esse tipo de pintura com a qual o trabalho dialoga no primeiro momento e alguns dialogar com a servidora da loja também com os pintores que faz as pinturas são pintores estrangeiros setores pobres em todos que viviam na taberna vamos assim o pintor que viviam prostitutas pinturas que gostar muito de jogar um grande jogador quer bater também um grande jogador bebiam tinham relações com as ciganas com as prostitutas e 77 portanto viviam num mundo onde o conflito é rápido é muito fácil acontece de uma
hora para a outra e portanto nesse estado de alterado de consciência de que deram muito certo aqui ela aparenta também deu lugar à rádio não sabia manusear as suas princesas mas também sabia manusear faca ea espada [Música] agora passar essa personalidade como justificativa de sua política seja mais complicado né pq calado é um é o pintor extremamente consciente o pintor que veremos através da sua tradição não bata milão a pintura lenta é um pintor muito curto não deve [Música] [Aplausos] [Música] cravado nas 25 de setembro de 1531 numa pequena cidade do norte da itália perto
de milão o nome dele na verdade a michelangelo merisi né provavelmente o sobrenome do pai e cavado ou da caravaggio é indicação do local de onde ele vem o pai do caravaggio era independente planos assim o senhor da cidade de caravaggio e desfrutava portanto uma posição como funcionário público dê certo relevo na cidade a e portanto nós não podemos dizer que o trabalho tenha uma uma origem humilde [Música] então caravaggio é enviado na bastante jovem a gente pode pensar por volta dos seus 12 e 14 anos para estudar em milão com esse artista chamado então
pt dano à e é muito possível que esse pt ano tenha sido um aluno de pintores de veneza sobretudo ele se gabava aparentemente ter sido ao longo desse ano não é e nem pode ter apresentado o caravaggio esse círculo de pintores essa cultura visual que vinha de veneza as primeiras influências do caravaggio são os pintores a da região onde ele nasceu portanto de um lado naturalmente a pintura veneziana pintores como design loren sólon mas por outro lado também pintores como jiló lanús ao ludo girolla moloney no bartolomeu morou lição dos pintores que trabalham o tema
de uso jogam uma abordagem próxima à realidade e próxima aos pintores do norte da europa [Música] portanto ele chegará em roma em 1590 1591 já adotado de uma certa experiência como pintor mas graças a uma carta de recomendação e fedra que ele consegue encontrar uma posição inicialmente muito modesta em conta a vida do caravaggio quando ele chega em roma é de grande dificuldade muitos problemas financeiros se diz que ele pinta uma série de pequenas telas e tenta vendê las na com a ajuda a de amigos outros artistas mas a visão que nós temos nessa chegada
em roma é mesmo de um pintor no limite da possibilidade de sobrevivência às vezes vestido como um mendigo e às vezes por isso mesmo por essa apresentação e por essa condição muito precária com dificuldades de conseguir os seus primeiros trabalhos ele vai trabalhar para uma pessoa que recebe que é uma pessoa da região das marcas na itália e que o contrato para fazer alguns quadros para as igrejas das marcas [Música] é uma figura que aparentemente muito pão dura e que mal alimenta para baixo então chamo de um senhor insalata 0 nenhum senhor salada porque só
dava salada porque ela pode comer eo trabalho vai adoecer efetivamente nesse momento ele vai para um hospital de gent hospital de santa maria ela consolar-se oni é na verdade uma igreja que tinha por trás nela uma hospedaria para indigentes de fato e ali ele é atendido não tem que imaginar então esse artista um pouco mendigo com as roupas rasgadas com pouca alimentação e que tem que ser cuidado então por essas organizações e quase de caridade provavelmente é nesse momento que ele pintou esse quadro o famoso que é o pac no amá lá tu é o
barco doente o marco do em dia é um senhor deveria considerar quase um autorretrato espiritual num lugar aládia alguns candidatos acham que se trata até de uma autoritária rapto do próprio vindouro nas cópias feições do windows na mesmo que isso não seja a realidade é sem dúvida um autorretrato espiritual esse período de chegada em roma se reflete um pouco nas pinturas desse momento e o barco doente acaba se transformando num tipo de emblema um retrato ao contrário um retrato que não cria um mérito mas mostra a dificuldade do artista durante essa chegada aí é difícil
um grande centro de produção artística que a romã então o caravaggio usar o autorretrato com uma confissão para revelar os seus a estados de alma como no caso justamente do golias não é ele esse autor retrata como um personagem derrotado pela visão é como um personagem norton como no caso do martim moniz à matheus da capela com um time em que ele se apresenta como testemunha diz assassinato de um homem justo [Música] a partir mais ou menos 1.595 seja lá pelos 24 anos na situação do cávado em roma começa a se alterar ele começa a
vender mais quadros aparentemente aí um personagem chamado mestre valentim no que escoava ou vendia quadros também em ambientes importantes de roma como por exemplo a igreja de são luís dos franceses e aparentemente através do néné do intermédio desse mestre valentim no ele chega personagens importantes como por exemplo o cardeal francisco dumont quando o caravaggio entra na casa do cardeal dumont elenca digamos assim o círculo de um dos grandes colecionadores mas também de um dos grandes personagens da cortina humana naquela época que o gabriel de monte havia era para and de um papa forçando era uma
figura de grande destaque naquele momento eu tinha na família uma grande tradição de mercenarismo artístico era uma das figuras mais importantes de roubo naquele momento importante lembrar que cada real do monte era o representante de florença e roma eram veneziano representante dos média em roma todo o embaixador excepcionalmente importante era um homem totalmente homem mais rico da itália naquele momento pelo menos ou mais rico de roma de fortuna enorme beleza só para ter uma idéia de ver o palácio que o trabalho vai morar do campeão em monte é hoje o palácio madama é hoje à
sede do senado [Música] o que muda na verdade é que o tipo de mecenato desempenhado pelo cardeal belmonte é um mecenato muito interessante pro cravado de da casa comida além da nada do pagamento das obras e isso faz com que ele pela primeira vez talvez tenha um porto seguro e possa de fato planejar sua ação artística com uma constância maior com mais estabilidade [Música] por outro lado um carrinho do mundo e promove o caravaggio intuir a genialidade o talento de ser pintor então por exemplo faz uma política de mandá-lo para grandes personagens amigos ou relacionados
com ele como presente pinturas do canal acho que é preciso também entender que o trabalho não é um homem simplesmente é é um transgressor nato uma figura que foi aquela que o romantismo vamos assim o transformou é um homem de corte é um homem que sabe muito bem a posição em que ele está e como tirar o maior proveito possível dessa posição né [Música] acho que ele é um personagem que é fascinante pelo desenho geográfico que oferece e pela qualidade da pintura que ele nos apresenta é uma artista é pensamento atual é um artista ainda
tem muita 19 apenas na área de arte mais na fotografia no cinema assim tem todo esse desdobramento se trata efetivamente de um dos maiores pintores da história da arte como nós todos os dias sabemos e esse é meu ver uma condição que nunca mais vai ser contestado do paraná londrina são paulo capital mesmo só mexicana eu moro no abc paulista e são caetano do sul [Música] o trabalho nos transforma assim ele nos leva a realidade dele é como me sinto toda vez que eu vejo uma tela fica imaginando o que ele estava vendo para criar
tela a dualidade humana ambivalência humana a bondade ea maldade o belo eo feio estão fartamente demonstrado nas pinturas dele genial porque ele transcende tudo que a gente já tinha conseguido ler sobre ele eu imagino que ele tinha vontade na verdade de fazer cinema e fotografia embora a sua expectativa é que as resistências são joão batista alimentando cordeiro eu achei muito bonito é o quadro acho que o mais perfeito do caravaggio apresentará a musculatura perfeita da perna do giovanni que era uma região montanhosa então ele se desenvolveu bastante pernas é músculos com esses garotos geralmente eram
amantes dele né eles não eram modelos que a igreja já disponibilizavam pra ele e essa relação que ele tem com retratado nem com a uma pessoa sendo muito pessoal [Música] uma das coisas que a gente é muito importante saber como um caravaggio caravaggio toda vez que tem a uma pessoa em que o retratado que é de uma classe social que não é da igreja ou da burguesia embaixo da unha dessas pessoas tem sido sujeira que era a maneira que ele retratava as pessoas trabalhavam é um grande pintor e as pessoas precisam conhecer eu já tinha
visto alguns desses quadros que conheço bastante a obra do caravaggio foi mais um encontro com um amigo [Música] qualquer exposição no caravaggio tem uma dimensão muito importantes são raras as exposições e tendem a ficar cada vez mais raras na medida em que o estado italiano está cada vez mais tentando manter essas obras sem circular por outros países foram três anos desde o início do planejamento nos primeiros contatos com o ministério e exatamente por se tratar de caravaggio as exigências são muito maiores do que outros artistas por um motivo muito simples existem cerca de 60 obras
de caravaggio no mundo não é raro as disposições apresentar em uma duas obras do caravaggio foi o que aconteceu no brasil não é a primeira vez que caravaggio vem ao brasil mas é raro ele esteve no brasil representado uma exposição maravilhosa e 1954 na comemoração do quarto centenário de são paulo [Música] depois só em 98 luís marques trouxe aqui para o masp uma exposição com duas obras esplêndidas do caravaggio o narciso e os trapaceiros o quadro todo construído como uma sucessão de planos quase totalmente metros na penumbra e planas totalmente expostas à luz desse jogo
de contrastes muito fortes não é que se constrói a figura quando nós vemos uma exposição começa o máximo que nós vemos exatamente que alguns casos o caravaggio e há uma série de pintores que são seus seguidores até certo uma das questões que o diferencia qualidade eu acredito que a obra do caravaggio continua digamos inspirando artistas do nosso tempo e contribuindo para eles vik muniz que trabalhou com ao tema da medusa a lex lênin em que trabalhou o tema do narciso denílson juninho também trabalhou o sistema todo mundo hoje em dia fica 20 horas em frente
da telinha como narciso no final olhando assim mesmo [Música] esse conjunto de obras avaliado em aproximadamente 500 milhões de euros as questões mais delicadas no contrato especificamente que a gente tem uma relação ao trabalho de respeito à segurança eles querem segurança absoluta isso inclui uma determinação do número de vigilantes circulando como vai ser a segurança de urna com vocês segurança noturna em alguns casos como hanna medusa a colocação de um vidro frontal para proteger a obra obra chega junto com um álbum este laudo é um relatório sim um estado de conservação da obra seja todos
os problemas que a obra tinha uma perdão 11 invernista amarelecido um retoque alterado a gente confere todos esses detalhes para ver se não houve nenhum dano durante o transporte [Música] o final do ano paxado seja contra nós já estamos preparando a exposição e já havíamos escolhido a medusa a participar dessa exposição fui concluído digamos assim os trabalhos que demoraram 20 anos de estudos descobriu através de raio x e infravermelho e outros métodos que essa obra o contrário que se imaginava ele a primeira versão da medusa e portanto o caravaggio provavelmente sentindo dificuldade assim em pintar
sobre uma base convexa ele fez esse estudo preliminar para depois então a reproduzi lo num tamanho maior a medusa que hoje está na galeria dos ofícios em florença nesse sentido realmente tempo o portal de escola pela primeira vez já reconhecida como como caravaggio é a primeira exposição da qual participa a medusa luto na prima mesmo usado em caravaggio a partir dela minha família tinha 30 mi mi último inventário meu padrão fato monte é encher que cortando de pintura e máximas perto de cavalos ou ser dênis mal na lâmina gregory marino marini e atravessa o monte
análise científica fato da linha será time a motoca estável a sua autêntica começa a prima - a única rádio eo padre a iniciativa verde lesser é opinião unânime e guardo na sua autoria a autenticidade verso e 95 e 96 apesar do final é relato da parte dele o governo italiano do ministério em 2009 [Música] o curador da exposição ele fez uma opção por tratasse a questão da autenticidade também no espaço expositivo porquê porque a sua exposição traz justamente o questionamento a discussão atual no mundo da história da arte mundo a crítica na arte sobre carnaval
é muito tênue a linha de um entre o caravaggio atribuído o caravaggio e declarava são três pontos que têm que ser cumpridos análise técnica científica a concordância dos especialistas e algum tipo de documentação tipo de referência história são obras que estão aqui todas elas com uma idade avançada são obras que tem 400 anos né o tempo essa documentação nem sempre há cana disponível mas o quadro é nitidamente um caravaggio mas não tem essa referência histórica colocado lugar nenhum então ele não pode ser definitivamente considerado o cara velho então muitas vezes à luz das suas experiências
unidas com fatores de documento e análise crítica acabam alterando os centros atribuições é um dos aspectos mais interessantes nessa exposição do caravaggio é emoção pela forma é emoção revelada na luz e oculta na sombra é o que aqueles personagens que representa estão sentindo então refletindo esse é o mais forte dele ele trouxe pessoas de verdade para as telas ele fez na época o que séculos depois o passolini faria no cinema o pai júlio fez deu mesmo passo de chamar as pessoas comuns na as pessoas que têm a fisionomia normal pessoas do povo pra atuar nos
filmes para várias vezes nas suas telas [Música] eu acho que algumas características dele como pintor e encontraram na fotografia e nem na cinematografia um eco muito forte ele não tem o cânone da figura voltada para luz tão voltado para a luz muitos dos quadros importantes dele a pessoa está voltado de costas para a luz e ele usa os artifícios maravilhosos ele faz às vezes uma iluminação rebatida na roupa na pele do personagem que está em frente a esse personagem então a luz passa por ele é uma luz definidoras de forma né mas o rosto iluminado
por uma luz que volta então isso tudo é moderníssimo isso é que o robert richardson é o fotógrafo do oliver stone ainda faz hoje se nós pensarmos do ponto de vista filosófico havia um antropocêntrico fundamental no humanismo dos séculos 15 e 16 que fazia com que tudo se resumisse a figura humana passa a se pensar por exemplo no milan porque ela ajuda tem um profundo desprezo por tudo aquilo que não é o corpo humano que não é um mundo masculino o trabalho vai fazer com que a saída que se dissolva e dê lugar a um
tipo de synthes e novas do que é o visível no qual não se trata mais da linha definitório do corpo humano o motor vamos da apresentação mas erros no seu elemento mais importante dos quadros do caravaggio a gente sabe que ele trabalha frequentemente com iluminação artificial estão iluminando os seus modelos através de denúncia de uma e da colocação de fontes de lúcia que ajudam a criar a composição do quadro a luz que pode fazer desaparecer uma perna e meio de braço não se sabe de onde então não é mais pentas corpos através dessa luz mas
pintar luz nas ruas psol sobre o corpo que também quase literalmente o que a fotografia é né [Música] não era a inusual notícia e foi achado os procedimentos digamos óticos para captação da imagem cannavaro e usava isso é difícil o edifício do espelho à luz da vela da sombra para refletir imagens foi realizado em roma na colaboração dos 400 anos da morte dele é uma exposição só sonhos desses artifícios mostrando como ele conseguia projetar a imagem e nessa maneira digamos orientá lo na fatura das suas obras quando nós vemos um filme é que nós estamos
tão acostumados que a gente nem percebe mas ao mesmo tempo todo o tempo passando recriando a realidade mentalmente para que nós possamos entender aquele pequeno segmento que nós chamamos de plano cinematográfico exatamente esse plano cinematográfico orientado pelo trabalho me lembro de um quadro que ele faz isso é um quadro que cristo está chamando acho que são mateus a segui lo se você olhar com cuidado bem na sombra na parte inferior do quadro o pé do cristo já está voltado em direção à porta quer dizer ele está fazendo um gesto de chamado venha é mas ele
tem tanta certeza que ele vai vir e ele já está se preparando para sair isso é uma coisa de fotógrafos é uma coisa que achei bresson em alguns momentos consegue antecipar-se da foto o que vai vir depois da foto [Música] ah ah esses são joão batista alimentando o cordeiro é um tema bíblico do novo testamento muito singelo você vê um quadro que tem poucos elementos há a predominância é da figura mesmo do são joão batista agora que tem uma composição muito interessante ele tem uma cruz na composição ele tem um partido horizontal que nasci aqui
dá da perna direita dele segue aqui chega no braço e um braço esquerdo e tem um elemento vertical né inclinado na realidade um elemento público então você tem aqui um xis da composição principal ela traz uma luz um colorido ao mesmo tempo é uma obra pessimista melancólica a um estudo interessante agora do internet e ele considera uma obra da maturidade também do período final do caravaggio quando as diversos eventos da sua vida é levar uma situação muito difícil que ele se encontrava as pesquisas estão indicando que seria o quadro que estava com caravaggio no momento
de sua morte esse quadro desapareceu na história até que aproximadamente na década de 60 os 50 ele apareceu e apareceu uma maneira insólita ele apareceu numa tentativa de levar ele pra fora da itália ele foi preso na alfândega pelos técnicos do do ministério da cultura ele estava no lote de outros quadros sem importância o conservador olhou e falou para esse quadro parece um quadro importante é um trabalho de anatomia interessante a representação do dorso da vestimenta sobre o dorso que as discussões se o corpo estaria nu e depois o corpo foi investindo inf terça ela
esse rio que atravessa frontalmente o quadro em direção ao espectador e que queria quase noção de uma terceira dimensão e que estabelece um diálogo mais íntimo entre nós que admiramos o que me chama atenção é o peso da expressão que é uma espécie de síntese do vovô a gente vê o branco do olho acima da da íris né isso é raro a gente vê numa expressão humana e o nível de detalhamento que não se encontra e muitas obras dele não saber que as serpentes são muito detalhados ao menos um quadro muito típico primeiro porque um
quadro pintado sobre um escudo né que era justamente a produção do disco de perseu entrega mesmo ele usa droga na frente mas evidentemente ele também aumentava da pintura o elat é porque é a pintura que congelar a realidade que ele produza transforma em algum móvel e portanto é de nível mas determinou exatamente como está é de fato uma metáfora do clipe fotográfica cheguei não diria que ele tem uma obsessão particular em relação à morte agora ele possui sim uma maneira particular direi presentar a morte porque justamente ele não tem medo de ir representar os aspectos
desagradáveis a do bandolinista físico da representação da morte o que era um tabu tar a sociedade da época e que deveria ser justamente pensado como o aluno chocante ela olha para fora do quadro é uma coisa interessante também seria muito óbvio se ele fizesse olhar direto ainda no espectador tem um outro significado fato de o olhar dela ter ido pra alguma coisa está fora de cena muda totalmente danificado assim tem muito mistério o que será que está causando essa esse horror todo esse quadro são jerônimo escreve ele é uma obra prima de composição você tem
uma simetria né o quadro é praticamente um lagar você tem com o vertical aqui uma vertical no outro extremo nos dois terços externos do quadro e o elemento horizontal que é o braço o livro que ele está lendo está consultando 11 caravaggio crie uma tensão com gente de emoção contida espiritualidade na relação do texto então o são jerônimo leia atentamente esse texto mas do outro lado do quadro tem uma caveira metáfora da fragilidade da vida você relacionar a vida com o crânio depois a morte ele usa a cor aqui muito como moldura também o são
joão está envolto em um manto vermelho e ele faz um truque fantástico aqui que é colocar um pedaço do manto por trás do braço dele ele consegue dar um destaque especial ali no braço colocando um pedacinho de vermelho cheio de nenhuma obra é indiscutível o caravaggio aí todos os compêndios o grande mestre e nesta exposição abre porque é sem dúvida a obra mais importante [Música] a tristeza alegria a indiferença a ambição este universais isso não tem época quando o artista consegue passar isso ele é genial porque é importante trazer caravaggio com o brasil porque nas
coleções de italianas brasileiras públicas nós temos coleções maravilhosas tanto no masculino como no museu nacional de belas artes no rio de janeiro entretanto não temos a representação de obras caravaggistas lembra que essa é uma oportunidade e de um artista que tem tamanha relevância em nos tempos contemporâneos por isso vai encher esta exposição porque as pessoas vão sair falando porque as pessoas vão entrar na internet para ver mais obra dele está aqui há mais de mil anos a gente vê aqui vão olhar e vão dizer olha ele tá aí ó do norte do paraná uma cidade
chamada rolândia de são paulo da frança [Música] nunca imaginei ver ver algo tão tão nítido tão real tão impressionante mesmo eu gosto de desenhar bastante e quando comecei a ver as obras dele fiquei muito impressionado me deu mas santa continuar desse ano e esforçar cada vez mais o que mais me chamou a atenção na exposição sendo do flu quadro do do santo está afinando uma cadeira sem dúvida são francisco meditando é visível pavor o medo e parece raiva sina medusa morremos qualquer ângulo que você olha para o quadro os olhos da medusa estão lhe seguindo
eu acho que na obra de caravaggio uma coisa que é mais importante do que tudo que foi dito não é tudo da vida dele que ele coloca me sinta se retratando anatomia do rosto é sempre parecida com a anatomia dele então ele utiliza de uma história para se encaixar dentro dela é quase que uma razão contemporânea assim com a sua mona lisa do outro caravaggio às vezes parece fotografia mas é uma coisa muito mais escura muito mais sombria parece que transmite um sentimento de depressão de dor e tristeza às vezes ele tem uma ligação muito
forte aparentemente com a morte você vê que os seus quadros reflete sempre ávida conversando com a morte eu acho que ele tem essa expectativa de que ele não viria tanto tempo está bem organizada bem logrado transmitir a informação precisa é o que diz o green é estrangeira posso compreender facilmente encostei [Música] uma pessoa que viveu tão pouco é conseguir uma obra dessa eu acho que a gente olha ele é um gênio [Música] ah hum [Música] a primeira grande encomenda pública do caravaggio após essa obra que define a talvez o prestígio dele em roma é a
chamada capela contar a ele que fica na igreja de são luís dos franceses e que nós imaginamos tenha chegado o caravaggio através das relações que estabelece com o cardeal dumont [Música] no caso da capela contarem em um roma as duas cenas do martins filho e da vocação de são mateus que são cenas muito realistas muito originais foram aceitas imediatamente e levaram um cara lá de um grande sucesso massa a cena de sá mateus eu arranjo foi considerada justamente esse aumento divulga pela preservação dos há muito e portanto foi recusada pelo cliente na sua primeira versão
e cláudio teve que pintar uma segunda versão que hoje está no altar [Música] com ele montra maia diretamente com um desenho não faz desenhos preparatórios mas ele em geral pinta pelo que sabemos diretamente na tela as bolsa na vila diretamente os personagens e de voz e vai acabando o quadro para fazer isso ele precisa de ter na frente o modelo portanto as figuras que compunham personagens bíblicos ou outras cenas elas eram figuras existiam no seu pé rui quelhas retratava um a zero semelhança agora quem eram os modelos do calado justamente pelo que sabemos é um
personagem do submundo romano homens em mulheres com quem ele se relacionava justamente às vezes amantes dele às vezes há figuras assim que ele freqüentava como jogador e como homem de armas é um caso típico que a madonna de 90 estão em santo agostinho que dizem todos os comentadores desde a época que essa uma dona modelo era um natal de helena quer uma mulher conseguir carvalheira próxima vez não foi pra cadeia da manhã por causa de uma briga sobre essa mulher essa lei na segundo relato de polícia leninista dp em prova na nona e assim fica
tudo para impressionar hora não pareça um professor muito mesmo agora a igreja está 100 metros profissional não se imagina o choque encontrar lena como mandante loureda quando ela ainda estava viva ainda circulava pelo bairro de um lado há uma escolha ideológica no sentido que a representação religiosa e realizada contradizendo está a idéia de uma escolha dos modelos feitas como foram mera conveniência do tema e portando na seleção a partir da realidade por outro lado natural entre é mais fácil encontrar os modelos na rua nas pessoas comuns ó a volta de 1600 e 4605 não é
que esse período de recusa que o caravaggio mais ou menos sofrem ele pinta essa tela que a morte da virgem pra igreja de santa maria da escala a obra foi recusada justamente por vários motivos calado e escolheu de fazer uma representação chocante é a nossa senhora modo está representada como cágado de uma mulher afogada se dizem que ele utilizou como modelo talvez até uma prostituta então de fato se ver pedaços do corpo exibidas os braços as pernas aquilo tudo causa uma impressão muito forte como havia causado também a primeira versão são mateus a praça luís
dos franceses o quadro foi porém mesmo sem dotar um brinde gado foi merecedora de ser comprado pelo ouro bens um grande pintor para o rei da frança e hoje o quadro não saem paris muito curioso é um duplo período em que por um lado ele se aproxima talvez do máximo da sua capacidade de expressão mas não tem acolhida que espera enfim não tem uma colhida altura da pintura que está produzindo neste momento [Música] o caravaggio foi de fato um pintor que influenciou uma quantidade enorme de pintores em parte são seguidores é apenas pegam a casca
superfície do trabalho deles escuridão que surja mas tem um enorme pintura são fundamentais para o começa da aventura moderna [Música] rubens foi o pintor que descobriu gravado em roma e depois através de roupas foi lascas de vender libera um grandíssimo tentou em que eu mais caravaggescos necessitamos nesse caravaggistas que decorre da obra dele tem uma importância grande até pra você ver de que forma a informação original se perde porque nós trouxemos alguns caravaggistas no mesmo período do carnaval avançou nos seus amigos outros foram seus inimigos alguns deles se aproxima muito do caravaggio cada tijolo não
é um caso típico é a outros por exemplo que agregam características da pintura local é o caso por exemplo do rui onde nós temos um retrato em que traz dessa maneira mais luxuosa da representação da figura típica da escola francesa deles fotografia francesa outros é difícil você notará identidades porque prevalece o modo caravaggescos na exposição ao quadro da madalena desmaiada da fenícia genes que certamente a tmz a filha de um outro grande vindouro é um pintor toscano ativo também julga que o horário seu diante lei sic e tvi a influência do [ __ ] sem
dúvida na apresentação dos temas [Música] massa aventura da artemísia não é so feita de elementos canadianos benassi milla da mei elementos da escola o nisa e na segunda outras influências na estada em roma ou em florença efe madalena desmaiada seria 1 de maio pelo flagelo entretanto o desmaio representado mostram estas uma o corpo está desnutrida banhado por uma luz da lua parece que essa luz da lua acaricia os seios la vallée e tem a caveira no crânio colocado sobre sexo portanto cria uma massa se paixão de um erotismo art mas ao mesmo tempo a atenção
da história da galera [Música] [Música] o assassinato do rabino tomazoni pelo caravaggio acontece em 29 de maio de 1906 numa região que é o campo março próximo embaixador da toscana e em roma durante uma partida do que a gente entender a hoje como um jogo tênis no jogo de bola e raquete então aparentemente devido à confusão uma confusão do jogo o caravaggio saindo elo com tomazoni acabou por matá lo [Música] mas muito provavelmente isso tem raízes mais profundas ou dívidas de jogo se fala às vezes também disputa ligadas às mulheres né mas também pode ser
que seja uma disputa política lembrando que tomazoni é na verdade ligado a um grupo para o espanhol que vive em roma enquanto cavaco a gente lembra é mais próximo dos franceses via o cardeal de um monte de todo modo o episódio pivotal episódio faz girar toda a vida do cavado a partir de então [Música] a partir de maio de 1906 nem fim quando a situação foi agravada se torna insustentável já em roma na a partir do assassinato entanto tomazoni ele escapa já para a campanha romanos já pro campo ao redor de roma já abrigado por
um personagem da família coluna ali ele continua pintar até que de fato se transfere a napoli onde permanece à por cerca de quase dois anos na se transferindo aí para malta no entanto em 1607 1608 nós temos assim em trecho em que ele pleiteia a a sua posição como cavaleiro no final desse mesmo ano ele já é obrigado a escapar para a cecília retornando finalmente anápolis né em 1609 [Música] a saída de nápoles em direção a romã do caravaggio tem a ver com a expectativa que ele tem de ser finalmente absolvido ele está em nápoles
apoiado por uma família importante que a família coluna mas chega também a notícia de que um cardeal um zaga né o ajuda a vamos ver a inter cede por ele junto ao papa e e além disso a gente precisa lembrar que o cravado a via tinha mantido relações com personagens também muito importante como é o caso do cardeal chicão burguesa [Música] o o então ele se prepara levava com ele obras que ele deve presentear os benfeitores romanos dele e ele parte então tomou porque navio a intenção é chegar a uma zona chamada porto é coli
mais ou menos 40 quilômetros de roma onde ele tinha proteção da família coluna e ele imaginava que ali ele poderia esperar em tranquilidade que chegasse de fato aviso oficial da sua absolvição e não é nada disso que acontece nessa altura o caravaggio é confundido com um personagem outro ele tem um problema de identidade ele é retido pela polícia local e aquele barquinho que ele tinha tomado parte com objetos dele o fato é que ele quando liberados sozinho sem as suas coisas em um meio de transporte e não tem mais nada que fazer do que seguir
caminhando então pelo litoral em condições também muito precárias e mal de saúde [Música] [Música] [Música] [Aplausos] [Música] o [Música]