Thank You So nonary what does that me means I don't feel like a man woman if you are Nei Man woman then What are you nonbinary I just said and I'm going use from if this because I have cried Dr [Música] under perh Like That why you have Toing why can't happ I am even like Dragon Age vard é o mais novo título da saga desenvolvido pela Bi e publicado pela lançado agora em outubro de 2024 Dragon inquisition foi lançada ao final de 2014 e desenvolvimento de aproximadamente nessa época em 2015 e tinha a pretensão
de ser algo mais contido e focado em História e não tão grandioso quanto inquisition digo isso em termos de Gameplay o foco da biare em Mass Effect Andromeda e no falecido anen fizeram o jogo ter atrasos então em 2018 seu desenvolvimento foi reiniciado após mais problemas principalmente com a Ea inicialmente o jogo seria de serviço multiplayer Pois é mas As coisas mudaram em 2019 após o lançamento de Star Wars Jedi fall in Order voltando aos padrões esperados Só que os problemas não acabaram já que o time de desenvolvimento passou por muitas alterações trocas de pessoal
demissões enquanto o jogo estava sendo feito sendo anunciado apenas em 2023 e chegou gerando controvérsias por diversos motivos e declarações dos envolvidos esse seria o Dragon mais amplo em linhas de diálogo o que me surpreendeu pois o Origins tinha 62.000 linhas e esse tem 140.000 mas quantidade não é sinal de qualidade já dizia o velho chinês da montanha Então vamos lá começando pelo enredo o jogo se passa 10 anos após o inquisition você não pode importar o save dele são apenas três decisões importantes incluindo a customização do inquisidor que é o protagonista você faz elas
logo depois de terminar o seu novo personagem se não quiser também você pode simplesmente mergulhar de cabeça e deixar no Random e como ocorreu nos nos outros jogos tudo se passa no continente de tedas o jogo se inicia com uma cinemática artística e estilizada que vai sempre ocorrer nas transições de missões importantes e capítulos dizendo as consequências das suas decisões a cena é narrada por verick que é um dos nossos antigos companheiros e personagens mais queridos de Dragon agage 2 inquisition fazendo seu retorno aqui obviamente mais velho mas ainda com a mesma personalidade a cena
em questão é sobre solas também outro personagem do inquisition um elfo megalomaníaco e preconceituoso verick conta como ele era um cara legal e tudo mais ele também era reconhecido pelo apelido de lobo temido nome de uma divindade élfica antiga que dependendo dos Contos ou versões pode ser um herói contra a tirania ou Maior mentiroso de todos esses contos são relatados desde o Origins por meio de códices especialmente Se você começar de elfo solas lutou contra divindades corrompidas e as aprisionou em algo chamado véu separando o mundo deles de magia bruta do material apesar de ter
vencido o Vel tirou a magia liberdade e imortalidade dos Elfos um custo muito alto e com isso solas quer voltar atrás e desfazer o Vel e o mal que causou ao seu povo só que Se isso der errado ele pode destruir o mundo e alguém precisa fazer alguma coisa no caso o nosso personagem daí entramos na tela de customização onde podemos escolher entre quatro raças humanos elfos Anões e quares nos outros jogos a sua raça já tinha um passado definido aqui é você que decide através das facções que você faz parte a sua raça e
a sua facção irão afetar levemente alguns diálogos com alguns npcs Você pode ter uma opção a mais de fala ou de decisão e isso já tinha antes tá existe uma diferença mesmo que mínima de velocidade Gameplay e obviamente na movimentação de combate de cada raça Assim como as classes são três classes primárias o errante O Combatente e o mago só que anões não podem usar magia Combatente e mago todo mundo sabe o rante seria a classe mista combate rápido com armas duplas e Arc Flash cada classe vai ter sua própria árvore de habilidades daí temos
seis facções a guarda cinzenta que é uma ordem militar jurada a combater Monstros e ameaças essa que nos afili no Orides contra a podridão expedição do Vel que explora ruínas élficas e aceita membros de outras raças estão sempre em busca dos mistérios dos Elfos e do mundo os dragões das Sombras opositores de líderes corruptos e considerados uma resistência que lutam contra a escravidão e mal querendo trazer justiça a todos a soberania da Fortuna exploradores e caçadores de tesouros a vigília fúnebre seguidores da necromancia vivem em uma cidade chamada necrópole e por fim os corvos antiv
vanos assassinos treinados e temidos que agem nas sombras que também aparecem no Origins e que o zevran aquele taradão lá fazia parte cada facção dá um sobrenome ao seu personagem e tem suas próprias vantagens por exemplo dragões das sombras causam dano Extra em cultistas de sangue e bom definindo tudo isso você pode customizar a aparência do seu personagem não é a melhor customização que temos nos jogos atuais temos algumas pré-definições de rosto corpo opções de cabelo e barba cicatriz tatuagem tamanho e massa corporal é mais complicada do que deveria ser por exemplo ao invés de
ter uma opção de nariz para você ir mexendo ele dá cinco sliders para você customizar daí demora mais do que deferia claro isso para quem mexe com calma você pode escolher os pronomes do personagem algo já visto em outros games mas aqui isso recebeu muito foco você pode dar o nome ao seu personagem mas ele sempre será chamado de rook bom personagem criado damos sequência na história a ideia Inicial é impedir solas de realizar o ritual ele foi localizado na capital do império tevinter chamado mirant rook e verick estão atrás de uma mulher chamada Neve
ela é uma detetive e vai ser uma das primeiras integrantes do grupo de personagens principais a dupla Também vai encontrar harden outra personagem vista no inquisition e juntos saem pela cidade enquanto o c se instala graças ao solas ao encontrar em neve Ela diz que encontrou resquícios da Magia em um local da cidade onde solas pode estar e todos seguem em direção mais Gameplay tutorial Acontece ao encontrá-lo o grupo precisa de um plano verick decidir falar com solas por conhecê-lo bem enquanto rook e as meninas dão cobertura só que SAS está decidido e o trio
decidi tentar impedir o ritual a força mas obviamente interromper um ritual assim tem consequências no fim conseguimos atrapalhar o ritual ver vai para cima de solas acaba sendo esfaqueado algo estranho acontece no ritual e uma fenda se abre tudo começa a explodir liberar uma energia forte rook desmaia e acorda em uma espécie de outra dimensão Ouvindo a Voz de solas com aquela clássica conversa de você não tem ideia do que fez eles estão no imaterial tudo que rolou foi o suficiente para rook ter um vínculo e poder estar ali em outras palavras rolou magia de
sangue solas basicamente tá nesse lugar para conversar e dar um direcionamento à história Ele explica sobre as divindades élficas que governaram o mundo no passado mas como toda divindade elas não queriam apenas poder e governar queriam ser veneradas quando solas se rebelou elas usaram a magia da podridão e corromperam tudo que viram pela frente até que solas as aprisionou mas segundo o mesmo graças à gente agora ele que tá preso e as divindades Livres a prisão que ele as colocou tava começando a ruir e ele tava tentando movê-las só que ao ser confrontado quando estava
rompendo o véu e liberando demônios no mundo solas Manda uma de DUT do Red Dead dizendo que ele tinha um plano tentando tirar o dele da reta e finaliza que agora as divindades são problema nosso daí rook de fato acorda mas dessa vez no farol ouvindo vozes o farol é o nosso QG área Central onde ficam todos os personagens e sempre voltamos se localiza no imaterial ao lado de rook verick tá repousando e perguntando o que aconteceu hardin também aparece para ver como rook está E no fim todos se reúnem para conversar sobre solas que
está preso no material e os próximos passos a se fazer a história inicialmente Vai Girar em volta disso duas divindades corrompidas que estão para acabar com o mundo SAS preso e volta e meia trocando uma ideia com a gente e não demora muito para dragões corrompidos aparecerem graças a essas divindades e começarem a fazer estrago é algo simples à primeira vista que no decorrer vai revelando mais algumas coisas e colocando algumas tramas que complementam a história principal Mas ainda é em Essência uma história do bem contra o mal como toda a Trama ela tem seus
altos e baixos eu achei o começo por exemplo meia bomba é interessante a motivação Inicial mas como rook virou líder da [ __ ] toda foi muito rushado o cara foi de estagiário para CEO assim do Neida o very já mandou agora é contigo salva o mundo Não convence velho tinha que ter um início mais desacelerado e a gente vê um merecimento dele receber essa responsabilidade a Trama claramente tem muita coisa muita gente muita história mas nem tudo que reluz é ouro tem chão de linguista tem coisa genérica tem coisa esticada tem coisa desinteressante desde
o orins a saga se inspira nas obras do Token agora puxando também para coisas de Martin mas ve guard também se inspira em coisas bem inesperadas como Alien covenant filmes da Marvel e até mesmo o Clube da Luta o que é no mínimo estranho cont tudo sendo justo a última missão no caso os três últimos capítulos são muito bons em M effect 2 o melhor jogo que a bioware já fez desse gênero todos conhecemos a famosa missão suicida a última onde você deve delegar funções aos seus companheiros e tomar decisões que podem custar a morte
deles veremos essa missão aqui três vezes mais extensa e envolvendo muito mais decisões do que apenas seus companheiros e eu gostei bastante dando muita margem pro fator replay agora o fato de não carregarmos nossas escolhas para cá é no mínimo péssimo você que vem jogando desde o Origins é sem condições Outro fator que não só estraga a narrativa do jogo como também seguiu nessa batalha cultural que vivemos hoje em dia tá atrelada aos companheiros que eu já vou comentar a campanha gira em torno de 30 a 40 horas para quem joga com calma lendo tudo
e fazendo algumas sides mas para quem for fazer 100% esse tempo pode duplicar Lembrando que para se obter o melhor final tem que fazer site a dublagem É original é boa apenas com legendas em português e como o jogo funciona vegard Segue uma Gameplay que mescla os Dragons anteriores mas também com FAB kingd of amalur e obviamente traz novidades e diferença se inspirando em jogos mais recentes como o novo God of War a gameplay conta com os famosos ataque fraco forte concentrado esquiva pulo corrida defender e da Perry bem tranquilo de se memorizar e a
gameplay acaba sendo boa o problema tá na movimentação e animações em combate claramente não é algo de um jogo de 2024 parece travado e ultrapassado por diversas vezes sendo um RPG o jogo opera no sistema de Party que vai se alinhar Ao Combate o fator principal é seu núcleo de personagens que compõe o grupo de rook e nos acompanham você pode andar em dois padrão M effect nos Dragons anteriores andávamos com três são sete companheiros no total hardin que é a anan queira uma pausa rápida como é costume nos jogos da bioer o nosso relacionamento
com os companheiros deve ser construído sempre que vamos fazendo as missões retornando aos nossos qgs teremos inúmeros diálogos com eles melhorando ou piorando nossos relacionamentos aumentando assim a confiança eles vão se abrir mais contar histórias e criaremos amizades ou mesmo romances companheiros são essenciais para desenvolvimento da história nós gostamos deles nos preocupamos com eles e faremos de tudo para que eles não nos aband donem ou morram e todos eles sempre T um assunto inacabado que eventualmente ele vai nos pedir para ajudá-lo Hard é uma personagem bacana que melhorou bastante é corajosa destemida leal e companheira
neve é uma Maga com poderes gélidos e temporais eu achei ela meio genérica ela não é muito diferente de outros npcs vistos na saga ela é séria e focada e aos poucos demonstra ter uma pitadinha de senso de humor e ser romântica belara uma Elfa Maga aliada à expedição do Vel exploradora e curiosa tem magias que envolvem o imaterial nerfs em inimigos e mescla suporte com ofensiva ela é o Pikachu do grupo ela é fofinha e Engraçadinha e é fixa na minha par lucis humano errante e tem afiliação aos corvos é um assassino especialista e
é um dos mais fortes do grupo podendo aplicar nerfs e maldições buffs no rook age rapidamente em combate tem um assunto na acabado com a entidade que tá presa em seu corpo eu diria que ele é um excelente companheiro em Gameplay e trama davr um elo Guerreiro afiliado à guarda cinzenta possui um Fiel companheiro seu grifo chamado assan partindo pra porradaria com golpes devastadores e combinações de combos com rook e outros companions ele colocou como uma de suas prioridades de vida defendeu os últimos grifos da Extinção outro excelente personagem emerich o necromante afiliado à vigília
fúnebre e mexe com magias dos Mortos nas batalhas ele é um cara elegante educado extremamente inteligente e culto e por fim T ai ai uma kinari guerreira filiada à soberania da Fortuna porradeira conhecida como a caçadora de dragões e ela seria A Âncora que condenou esse Dragon Age a se meter na guerra cultural né Mas vamos lá para quem não sabe a biir sempre foi uma empresa inclusiva desde M effect 1 que é de 2007 a empresa sempre fez questão de ter representatividade com personagens gays B afro-americanos asiáticos latinos mulheres no poder sempre teve cara
então era só seguir o que ela sempre fez sim haveriam muitas pessoas reclamando ai é w lacração porque o lacre existe dos dois lados tem as empresas como o lixo da Sweet baby Inc que faz as desenvolvedoras mudarem a orientação sexual gênero e etnia dos personagens na marra para dar aquela famosa lacr e existe também aquelas pessoas que ficam naquela missa chata onde tudo que elas não gostam é woke contudo os antigos fãs que conhecem a empresa não iriam reclamar se ela seguisse a mesma linha de sempre e com essa mesma linha eles atingiriam audiência
moderna Mas não é isso que vemos aqui T é uma bomba de ativismo dentro do jogo ela é uma personagem não binária Tá zangado e daí já tivemos outros jogos nos últimos anos com personagens assim o que é um fato e você disse que a empresa é inclusiva Então por que não teria Sim eu sei só de taxa ser não binária já ia causar comoção mas se é personagem fosse pelo menos legal e simpática cara algumas pessoas seriam mais flexíveis mas não os roteiristas acham que eles estão fazendo um favor à comunidade representando-os assim desculpa
mas eles estão causando é mais rejeição do que nunca todos os companheiros aqui com exceção de tash tem personalidades sonhos traumas GO ostos medos e histórias tudo PR tash é o fato dela ser não binária ela sempre bate nessa tecla quando os seus diálogos não são sobre isso são sobre o fato da sua mãe não aceitar ela ser não binária ou não entender ou os dois é como se ela não fosse Nada Além disso resumiram o personagem a uma coisa o jogo sempre fica tentando pelo menos na cabeça dos roteiristas nos educar a como tratar
uma pessoa não binária quando na verdade dá dá para sentir que eles estão brigando com a gente o tempo todo uma cena desse jogo que ficou viral na Internet vocês já devem ter visto por aí é nos dito que usar o pronome errado em alguém não se corrige apenas se desculpando com a pessoa isso não é o suficiente você deve se penitenciar por isso ainda fica num Talvez para ser perdoada Outra cena nada a ver é tash triste e pensativa e você vai falar com ela e ela fala que tá pensando no fato dela ser
não binária eu logo projetei na minha cabeça uma cena do Senhor dos Anéis sabe da Sociedade do Anel visualiza aí quando o grupo para para descansar na montanha aí Imagine que de repente pipin se afasta do grupo e fica quieto e distante aí aragorn vê isso vai lá e questiona O que foi pipen por que está pensativo tá com medo do fim do mundo que se aproxima da vinda de sauron dos perigos do anel se arrependeu de deixar o Condado para trás teme por seus amigos e familiares o que pega com você pipin e pipin
responde não é isso é que eu tô pensando no fato de eu ser não binário Se tash fosse não binária e falasse sobre isso em uma ou duas cenas seria uma coisa mas transformaram o personagem em apenas isso e aquela agressividade constante em querer educar o público você tem que ser assim tem que ser assim tem que ser assim porque senão você é isso você é aquilo gerou muita munição contra o jogo e contra a empresa e eu não sei como é que eles vão sair dessa é um jogo medieval de fantasia onde o termo
fantasia parece não importar mais enfim continuando a amizade com eles melhorou bastante pois tem muitos diálogos descontraídos e até mesmo dates ocasionais os romances pioraram ficaram genéricos e parece que não receberam devida atenção apesar do jogo afirmar que todos os personagens são pã sexuais diferente dos anteriores que haviam personagens héteros gays e Bis os diálogos ficaram no geral mais rasos e curtos provavelmente para pegar uma audiência mais jovem que não tem paciência para ler ou ouvir voltando ao Gameplay nossos inimigos são demônios e monstros de todos os tipos alguns dos velhos Dragons e outros novos
soldados corrompidos ogros Magos pessoas possuídas gul e assim por diante todos com barras de vida alguns com barra de escudo e proteção lembrando aí o novo God of War e até mesmo Destiny como rook além dos ataques mencionados vamos ter uma árvore de habilidades para distribuir pontos Conforme você UPA de nível com o sistema bem parecido de 1 jogos tipo Final Fantasy 10 12 uma mesa com as habilidades você não pode simplesmente desbloquear o que quer tem uma ordem que se você achar alguma coisa que te interesse precisa adquirir antes umas três ou quatro habilidades
Até chegar na que você quer com diferenciações entre as classes ao mesmo tempo sempre podendo upar vida resistência e dano daí você desbl as habilidades que pode usar em combate via atalhos embaixo dos três Slots de Skills temos uma barra chamada de Cólera embalo ou mana que você carrega lutando Skills exigem uma quantidade de Cólera e também tem cooldown depois utilizadas existe uma arte Suprema como um ataque devastador as suas habilidades podem ser resetadas a qualquer momento caso você não goste e os companheiros também possuem suas árvores e Skills que podem ser customizadas e ativadas
por você durante o combate você pode dar comandos aos comp elos atacarem o mesmo alvo ou alvos distintos em uma primeira vista parece complicado ou complexo mas não é dos anteriores podíamos mexer no comportamento dos companheiros deixá-los mais agressivos defensivos ficar perto de você Isso foi retirado uma coisa que realmente pega é a câmera faz o atlas falla parecer referência ela se perde se banana constantemente você trava Mirando os inimigos mas muitos deles se teleportam daí a trava perde ou contra inimigos gigantes ela fica toda bisonha e confusa é um anos quanto dificuldade Depende se
você jogar com calma você vai na boa sem problema se rusar vai complicar bastante vai ter uma sensação que os inimigos são muito fortes ou resistentes você tem que se atentar também às cores das Barras se forem azuis quebram mais fácil com aax distância Amarelo ataque pesado e Assim Segue existem inimigos que você tem acesso desde o início mas que são level muito alto igual o wsy não adianta nem tentar e assim como God of War 2018 tem boss opcionais que são bem fortes e é uma boa recompensa a inteligência artificial é ligada no que
o tio chama de modo kiq não há uma estratégia comportamental eles só vão para cima a física é bem artificial em combate os inimigos reagem ou não reagem parecem paredes sendo golpeados a estrutura do jogo é de realizar as missões primárias ou secundárias escolher a dupla que vai te acompanhar Lembrando que sempre haverão missões que é obrigatório você ter uma pessoa em específico tudo gira em torno desses mapas fechados com corredor e algumas ramificações pois o mundo não é aberto você viaja entre os lugares e reinos que tem diversos biomas e povos né npcs diferentes
e explora ele seguindo o objetivo mas é tudo fechadinho fácil de explorar ao final você retorna pro farol para conversar com todo mundo ajeitar suas coisas upar suas armas e armaduras E aí dá continuidade os companheiros temm funções que ajudam na exploração também para destravar caminhos você tem as missões da história dos companheiros das facções e regiões missões de companheiros os fortalecem missões de facções e regiões também as fortalecem e tudo isso comina em favorecer aquela missão final do jogo a estrutura das quests acaba ficando repetitiva com o tempo você chega em um mapa precisa
falar com alguém específico e vai avançando no caminho monstros inimigos vão aparecendo às vezes chefes ou mini chefes tem momentos que você precisa ficar em uma área e investigar alguma coisa frequentemente vamos lidar com a famosa podridão que parece que saiu do Resident Evil são grandes bolotas gosmentas e laranjas que você precisa estourar elas sempre aparecem para bloquear passagens lembra Lords of Fallen existem dois tipos de bloqueios a podridão e os tótens a podridão consiste em você procurar pelo cenário um traçado de podridão e estourar para liberar a passagem os tótens são objetos voadores que
criam uma energia na porta no geral nunca foge disso que você vai se ver fazendo pelo menos nas principais alguns baús e itens estão escondidos também através da exploração e você tem que descobrir como chegar até eles através desses pequenos puzzles no padrão de equipamentos segue a linha do que temos hoje divididos por cores entre comum raro lendário blá blá blá você pode encontrar armas e armaduras pelo mapa matando chefes ou comprando de npcs a estética das armaduras eu achei terrível Você joga os games da linha Souls ou o próprio Hong da vida essas aqui
são muito feinhas lembram as roupas do Hogwarts Legacy tem sistema de peso de armaduras pesado médio e leve Porém isso não afeta a mobilidade aqui afeta o bônus de ataque que cada armadura dá quanto mais pesado mais defesa e menos bônus de ataque e vice-versa o sistema de diálogo no geral é dividido entre três opções o joinha que é quando você é legal e amigável a opção da máscara você seria engraçadinho sarcástico e por fim a opção do cavaleiro Que costuma ser algo mais direto e seco mas eventualmente dependendo das situações e os seus diálogos
você acaba desbloqueando mais opções e nesses momentos você vai ter aprovação ou desaprovação dos personagens sobre as suas escolhas ou falas cada vendedor tem opções diferentes de armamentos e equipamentos dependendo da região que você compra o jogo utiliza moedas de ouro para você comprar coisas e ele é recheado de materiais coletáveis alguns lugares aceitam materiais como moeda de troca também podem ser vendidos e por último e não menos importante oá equipamento e arma o load inicial vai de 7 a 10 segundos e reloads e viagens rápidas de 3 a 5 o jogo é bonito diversas
vezes a iluminação efeitos da água os mundos são ricos em ambientação e cores uma Flora bacana uma fauna meio ausente passamos por tudo Vales florestas pântanos castelos construções e civilizações que realmente te fazem se sentir ali em um mundo de fantasia de RPG o jogo nos consoles oferece os dois famosos modos performance ou gráfico no fim não é um jogo nova geração animações limitadas e expressões razoáveis a exploração é divertida uma evolução do level design de Dragon Age 2 misturado com God of War entre Puzzle plataforma são mapas lineares que você passa pela Quest principal
e depois volta para explorar com as sides tem uma pitadinha de Souls também em certos mapas você constantemente libera atalhos a trilha sonora não é das maiores o jogo não tem nem duas horas de música e segue pelo menos 60% de música orquestral sempre tocando em combates e tudo mais e acaba ficando repetitiva existem faixas boas que tentam abordar culturas e momentos diversos quando não estamos em combate há músicas mais bonitas e culturais referentes à aquele povo ou momento de tristeza de heroísmo também mas são poucas e foi um pouco decepcionante nesse sentido O pior
é que quem compôs a trilha Foi simplesmente Hans Zimmer que é um gênio quanto aos bugs eu não vi nada demais é um inimigo ou companheiro raspando a cara na parede é um inimigo morto ali flutuando realmente assim nada demais vegard possui uma Trama razoável ele não leva as decisões dos anteriores muito em conta o que é terrível mas de certa forma respeita Lor com muitas referências e diálogos casuais sobre evoluiu em combate em relação aos anteriores mas ainda assim é um jogo ultrapassado para hoje em dia em diversos aspectos Mas isso não muda o
fato de ser gostosinho de jogar a grande cagada aqui o que não é surpresa para ninguém foi o seu ativismo exagerado praticamente um tiro no pé que vai afastar querendo ou não uma parcela do seu público no caso os fãs antigos no meio aí desse confronto desse cabo de guerra aí cultural para ver quem tem poder né Que insiste em persistir como o game e a bioware vão se sair ao final dessa história saberemos daqui um mês ou um pouco mais quando os números começarem a sair do desempenho aí do jogo nas vendas e etc
mas creio que não dá para ser otimista o jogo não é horroroso como dizem muito menos maravilhoso como cantam é apenas Ok se você ama ama se você é fã de Dragon Age dá para pegar em uma promoção e skipar aquelas cinemáticas que te incomoda se nada te incomoda Beleza agora jogar para ficar passando raiva por alguns assuntos é melhor deixar para lá não é não João Então vai estressar Para quê eu ainda prefiro muito mais a história e companheiros do primeiro [Música]