Você sabe o que é programação orientada a objetos não Então calma lá que eu vou te explicar de uma forma bem simples vamos imaginar a uma história com dois cachorros Nelson e Jeremias esses doguinhos tem suas próprias características como o nome comida e se estão com sono o Nelson por exemplo tem nome igual a Nelson três comidas e sono igual a falso ou seja ele não tá com sono já o Jeremias tem uma comida e está com sono cada cachorro pode dormir ou seja o seu sono vai ser atualizado para o valor falso ou pode
comer subtraindo um da sua comida isso aqui seria alguns exemplos de como seriam os códigos dessas duas funções em Python só para ter uma ideia para criar nossos dois cachorros sem orientação objetos temos que criar algumas variáveis como o nome de cada cachorro a quantidade de comida e o sono de cada um e em cada variável a gente dá um valor correspondente se a gente quiser colocar o Jeremias para dormir teremos que atualizar variável de sono dele já para colocar um Nelson para comer atualizaremos a sua variável de comida e passaremos a sua comida atual
como parâmetro nosso código ficaria assim não é tão ruim mas dá para melhorar sabe com que programação orientada a objetos vamos criar uma classe que é como se fosse um molde uma forma de criar cachorro e vamos dar o nome dessa classe de cachorro e todo cachorro tem como atributos nome comida e sono exatamente nossas variáveis do exemplo anterior e cada cachorro também vai ter como métodos comer e dormir que são as funções que a gente definiu lá atrás isso que é um exemplo de como ficaria a classe em parto Não se preocupe muito com
os detalhes apenas foque no fato de que juntamos em um único bloco de código as nossas variáveis e funções do nosso exemplo para criar cachorro agora não precisamos mais de uma variável para cada atributo podemos criar apenas um variável por cachorro e já defini cada uma de suas propriedades é importante notar que essa variável que representa uma Instância da nossa classe se chama objeto Daí vem o nome orientação a objetos a gente pode ver que fizemos uma redução significativa de linhas de código em relação ao nosso exemplo anterior e para fazer Nossos cachorros dormirem ou
comerem simplesmente chamaremos as funções como se fossem parte da nossa variável pois elas foram definidas dentro da nossa classe agora lado a lado vemos a diferença entre os dois códigos intuitivamente Conseguimos ver algumas vantagens a usar orientação objetos Mas vamos colocar isso em palavras reutilização perceba que a gente consegue reutilizar o código da classe cachorro com muita facilidade podemos criar vários cachorrinhos que vão ter os mesmos atributos e os mesmos métodos da classe organização e legibilidade nosso código muito mais organizado e fica muito mais elegível ou seja fica muito mais fácil entender o que o
código faz facilidade de manutenção fica muito mais fácil modificar o código caso seja necessário por exemplo a gente quiser que o cachorro tem uma variável fome podemos adicionar na classe cachorro ou Se quisermos colocar mais uma função com o pedir comida ou passear fazemos a mesma coisa existem outras vantagens como o encapsulamento herança polimorfismo que não vou tentar explicar aqui para manter o vídeo curto mas recomendo você dar uma pesquisada sobre e é isso espero que você tenha gostado do vídeo e se quiser dar apoio ao canal deixa um like no vídeo se inscreve Aí
obrigado pela atenção e até mais