Você sente coceira no corpo? Ou coceira nas dobras dos braços e joelhos? Coceira após o banho?
Coceira quando faz atividade física? Sua pele é muito ressecada? Coceira e Ressecamento no corpo… um problema comum e que muita gente não sabe a relação entre eles… vamos falar sobre isso.
Meu nome é Alexandre Lima, sou médico, tenho 42 anos e trabalho com dermatologia e estética há 18 anos aqui em Belo Horizonte, nossa aconchegante e seca capital mineira. Essa experiência me levou a criar esse canal, que é, com certeza, o melhor canal de Dermatologia e Estética do YouTube. NA OPINIÃO DA MINHA MÃE.
Que sempre que pisa em BH já começa a reclamar da pele ressecada e da coceira. E se você é de Belo Horizonte, assista até o final que eu tenho um recadinho extra para você. Quem me acompanha sabe que temos um combinado aqui e, se é sua primeira vez comigo, siga esses passo: Você já vai dar o Joinha agora e se inscrever no canal ativando o sininho para todas as notificações, porque assim não esquece depois.
No final, se não gostar do vídeo, pode tirar, só para eu largar de ser besta! Se inscrevendo e dando o like agora você ensina para o algoritmo do youtube que deseja continuar vendo vídeos como esse e que ele pode mostrar para você e outras pessoas também. Isso é importante para mim.
Se inscreveu? Curtiu? Então vamos lá!
Causas de Coceira na pele Para coceiras na pele usamos o termo prurido, que é justamente uma sensação desagradável na pele que provoca a vontade de coçar. Tem o prurido crónico, quando os sintomas têm uma duração superior a 6 semanas. Pense na angústia que é isso.
. . É um sintoma que afeta negativamente a qualidade de vida da pessoa.
O prurido provoca escoriações, machucados na pele, que podem se tornar inflamadas e possivelmente até ocasionar infecções secundárias. A pele se torna espessada, o que chamamos de liqueinificação. Além de ficar mais espessa, fica também rígida, descamativa e escoriada (arranhada, ferida).
O prurido pode ser sintoma de uma doença primária da pele ou, menos frequentemente, de uma doença sistêmica. Além disso, alguns remédios podem causar prurido ou coceira. Por que a coceira acontece?
O prurido pode ser causado por diversos estímulos, como o toque da pele, vibração e fibras de lã. Há uma série de mediadores químicos, assim como diferentes mecanismos que causam a sensação de coceira. Os nossos Neurônios sensoriais específicos provocam a sensação de coceira (ou prurido).
Esses neurônios são distintos daqueles que respondem ao tato leve ou à dor. Ou seja, temos neurônios feitos só para trazer essa sensação de coceira que, evolutivamente, está relacionado a ações de proteção… como um cachorro que se coça para tirar um parasita, por exemplo. Há 4 “tipos” de prurido: - Dermatológico: esse mecanismo é tipicamente causado por processos inflamatórios ou patológicos (como a urticária ou o eczema ).
- Sistêmico: que está relacionado com doenças de outros órgãos além da pele (como a colestase). - Neuropático: esse mecanismo está relacionado a doenças do SNC ou sistema nervoso periférico (como a esclerose múltipla ). - Psicogênico: está relacionado com transtornos psiquiátricos, como as dermatocompulsões, por exemplo.
O prurido intenso estimula o ato de coçar que, pode causar doenças cutâneas secundárias, como por exemplo: inflamação, escoriação, infecção, que podem levar a mais prurido por meio do rompimento da barreira cutânea. Embora o ato de coçar possa reduzir temporariamente a sensação de prurido por ativação dos circuitos neurais inibidores, ele também leva à amplificação do prurido no nível cerebral, exacerbando o ciclo de arranhar e coçar. E daí temos o ditado: Comer e coçar, é só começar… Por isso, sempre que possível, evite se coçar ou pode começar um círculo vicioso.
Sinais de alerta Os sintomas que vou falar a seguir são preocupantes, então atenção: - Sintomas constitucionais ou perda de peso, fadiga e sudorese noturna; - Fraqueza extrema, perda de sensibilidade ou formigamento; - Dor abdominal e icterícia; - Frequência urinária aumentada, sede excessiva e perda de peso; Nesses casos, a recomendação é procurar o médico o quanto antes. Ressecamento e Coceira (Xerodermia) Já expliquei o que causa e por que acontece a coceira na pele, é importante entender o que falei antes, porque o ressecamento da pele, que vou entrar agora, é uma das principais causas. Então, se não viu, volta o vídeo e confira.
A xerodermia, que é pele seca ou extremamente seca, com aspereza, acontece em qualquer parte do corpo, porém esta condição é mais frequente nas mãos, pés, joelhos e cotovelos, já que essas áreas ficam mais expostas do que outras. Apesar de comum, especialmente em pacientes que vivem em ambientes frios ou que tomam banho muito quente, a pele seca também pode ser sintoma de doenças como o diabetes ou consequência de idade avançada. Quando a pele do corpo está muito seca, pode ficar extremamente tensionada, descamar, coçar bastante e ficar dolorida, até mesmo extremamente áspera e rachada.
No entanto, nem sempre é evidente que a causa desses sintomas é uma pele seca, dependendo da gravidade do ressecamento e da área afetada do corpo. Assim, vou explicar os graus de ressecamento: - Pele levemente seca No início, o ressecamento pode ser identificado através de um estiramento leve ou aspereza suave da pele. - Pele seca Conforme a pele perde mais umidade, ela fica mais áspera e pode apresentar uma aparência rachada ou descamada e provavelmente coçará.
- Pele muito seca Se esse ressecamento não for tratado ou se o cuidado com a pele for ineficaz, ela poderá ficar danificada, extremamente tensionada e provavelmente muito áspera e rachada. Nessa fase a coceira também pode tornar-se muito intensa. O ressecamento da pele é a causa mais comum de prurido.
Causas e Fatores Desencadeantes do Ressecamento Existem muitas causas e fatores que levam a uma pele ressecada no corpo. Desde influências ambientais e cuidados inadequados com a pele, até condições clínicas como a psoríase e a dermatite atópica. A pele funciona como a barreira do corpo, e isso significa que a pele fica exposta a influências externas e internas.
Fatores externos fazem com que a função de barreira natural da pele fique comprometida, levando a um aumento na perda de umidade através da pele. Uma falha na barreira superficial da pele, provocada pela perda de lipídios e gorduras vitais, impede de capturar a umidade e a taxa de perda de umidade aumenta. Quando o ressecamento atinge as camadas mais profundas da pele, a passagem da água para o interior dos tecidos mais profundos fica reduzida, já que canais importantes de hidratação ficam comprometidos.
As principais causas externas, que geram o processo que falei são os fatores ambientais desencadeadores de irritação e cuidados inadequados com a pele: - Condições climáticas agressivas - o ar quente, frio e seco afetam a função de barreira da pele. - Mudanças de estações - os sintomas de pele seca geralmente pioram tanto durante o inverno como no verão. - Luz solar ultravioleta (UV) pode aumentar a taxa de envelhecimento da pele e ela fica mais suscetível ao ressecamento à medida que envelhece.
Como Prevenir o ressecamento da pele? Algumas medidas que ajudam a prevenir o ressecamento da pele são: - Tomar bastante água. A hidratação interna é muito importante!
- Não tomar banhos muito quentes. A água deve ser apenas morna e o banho rápido. E quando for necessário tomar mais de um banho por dia, não se deve usar sabonete no segundo banho.
- Hidratar a pele com cremes e óleos adequados, com a pele ainda úmida, após o banho. - Não usar esponjas e evitar talcos e/ou perfumes. - Preferir as roupas largas, de algodão.
- Usar sabonetes neutros e glicerinados. - Usar umidificador de ambiente em casa. Tratamentos para pele ressecada Para ter um diagnóstico correto e fazer uma avaliação do seu tipo de pele, é importante consultar um médico.
Se desejar, na descrição do vídeo tem um link para quem quiser fazer uma consultoria online. Mas vou citar alguns possíveis tratamentos aqui. A pele seca necessita ter uma rotina de cuidados que não provoque a piora da sua barreira e que recomponha os fatores de hidratação natural que estão em falta.
Condições de pele seca ou muito ressecada, associadas ou não ao diabetes ou à psoríase exigem o uso de produtos específicos. - Limpeza da pele ressecada A pele geralmente fica ressecada devido a uma quebra da sua barreira superficial e, portanto, é importante que o produto de limpeza utilizado seja suave o suficiente para não remover a sua barreira protetora natural. Adicionar fatores de hidratação naturais, como a ureia, também ajudará a restaurar o equilíbrio de hidratação da pele.
- Hidratação da pele seca do corpo A principal função que os hidratantes para a pele seca devem ter é restaurar o equilíbrio da umidade nas camadas superiores da pele. Os chamados fatores de hidratação naturais (FHN), como a ureia e o lactato, por exemplo, atuam para manter umidade no estrato córneo, ou na camada superior da pele. A concentração mínima recomendada de ureia, mesmo para peles levemente secas, deve ser de 5%.
As peles muito secas geralmente precisam de uma maior concentração de ureia e de outros fatores de hidratação. Protegendo a pele seca do corpo contra a exposição ao sol O aconselhado é reduzir a exposição ao sol vestindo roupas de proteção e usando um protetor solar quando sair de casa. Além disso, é importante que o filtro solar bloqueie os raios UV e que também contenha fatores de hidratação.
Um protetor solar para a pele seca não deve conter perfumes ou corantes pois estes possuem ação irritante, especialmente quando aplicados em uma pele ressecada. Vou deixar aqui na descrição do vídeo alguns cremes hidratantes que recomendo para vocês usarem. Se vocês já usam algum diferente, comenta aqui que vou dar uma olhada.
E se ficou alguma dúvida, escreva também nos comentários que eu respondo os comentários ou em futuros vídeos. Então me diga se faltou alguma coisa. Para eu fazer mais vídeos o seu engajamento me estimula muito.
Eu falei no início que quando você se inscreve e dá o like, você ensina ao algoritmo do youtube que quer continuar vendo meus vídeos e que ele deve ser mostrado para outras pessoas. Então dê o like agora e se inscreva e selecione o sininho para todas as notificações. Nosso canal do Telegram está voando e lá recebe notificações de novos vídeos, material complementar e promoções da clínica.
O link está na descrição. Para você de Belo Horizonte, quero lembrar do Clube de Vantagens da Clínica. Que é um programa onde, através de uma assinatura você tem acesso a vantagens, descontos e principalmente a realização de procedimentos da clínica.
Entre pelo link na descrição e aguarde mais orientações. Se quiser fazer uma consulta online ou presencial na nossa clínica, vou deixar o link para nosso whatsapp na descrição e no primeiro comentário. E para você que chegou até aqui, vou deixar a indicação desses dois vídeos para aprofundar e complementar o seu conhecimento sobre cuidados com a pele e beleza.
Muito obrigado por ter assistido até aqui, um grande abraço a todos, e até o próximo vídeo.