O que o SUS está ensinando ao serviço de saúde britânico

107.72k views575 WordsCopy TextShare
BBC News Brasil
O médico inglês Matthew Harris hoje trabalha, em Londres, em um projeto inspirado no que aprendeu co...
Video Transcript:
Essa que você viu é a Nahima, uma agente comunitária da saúde aqui no centro de Londres. Ela trabalha para o NHS, o serviço público de saúde britânico que serviu de inspiração para a criação do SUS, o sistema único de saúde do Brasil. Mas o trabalho feito pela Nahima é uma demonstração de que o SUS também serviu de inspiração para o NHS.
Ela é parte de um projeto-piloto do NHS para implementar um programa de visitas à comunidade, a partir da experiência da Estratégia de Saúde da Família — um modelo que vigora no Brasil desde a década de 90 para tentar inserir comunidades mais pobres no sistema de saúde. Ela e a colega Comfort têm visitado pacientes como Stanley, de 88 anos. Ajudam ele a enfrentar os desafios e a solidão da velhice, uma realidade crescente aqui no Reino Unido, onde mais de 18% da população já tem 65 anos ou mais, um índice recorde.
Mas o trabalho dela vai muito além: ajudar pessoas como Stanley a marcar consultas médicas e exames, identificar sinais de doenças como diabetes, implementar campanhas de vacinação e também ouvir as pessoas, para identificar com antecedência eventuais problemas de saúde. Algo que os médicos têm tido dificuldade em fazer, num momento em que a crise econômica no Reino Unido tem deixado o orçamento do NHS cada vez mais apertado. Olha o que a Nahima contou para a BBC pouco antes de entrar em uma das casas.
Eu vim aqui ao hospital do Imperial College, em Londres, para conversar com o doutor Matthew Harris. Ele é um médico inglês especializado em saúde pública que trabalhou no Brasil por quatro anos — e trouxe a experiência do SUS para cá. Ele diz que o projeto-piloto no serviço de saúde público britânico trouxe resultados animadores O Dr Matthew calcula que 40% das necessidades de saúde de uma comunidade podem ser resolvidas pelos agentes comunitários, seguindo o exemplo brasileiro.
Depois dos quatro anos de experiência no Brasil, o Dr Matthew voltou ao Reino Unido com uma certeza: ele precisava implantar um programa parecido ao Estratégia Saúde da Família no NHS O programa de agentes comunitários do Reino Unido começou em Churchill Gardens Estate, uma região mais pobre do centro de Londres. Os resultados até agora foram animadores. As casas londrinas que receberam visitas regulares de agentes comunitários de saúde tinham 47% mais chance de aceitarem vacinas e 82% mais probabilidade de fazerem exames de rastreamento de câncer.
Já existe intere sse em expandir a iniciativa para outros lugares, como Liverpool e Yorkshire, com a expectativa de que isso se traduza, no futuro, em custos menores com problemas de saúde da população. Por fim, o Dr Matthew lembrou como, num mundo com tantos avanços tecnológicos, medidas simples podem fazer a diferença — e as soluções podem vir de qualquer lugar do mundo. Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, o programa Estratégia da Saúde da Família hoje conta com cerca de 49 mil equipes.
São 167 milhões de brasileiros estão cadastrados nos serviços de atenção primária à saúde, considerados “a porta de entrada para o SUS”. É quase 80% da população total do país. Bom, com isso eu fico por aqui e espero que você tenha gostado da reportagem.
Não se esqueça de seguir a BBC News Brasil nas redes sociais e no YouTube para ficar por dentro de tudo o que a gente publica. Um abraço, se cuida e até a próxima.
Related Videos
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com