Confronto com o Inconsciente | Imaginação Ativa - Carl Jung

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Estóico Mental
Explore o método da Imaginação Ativa de Carl Jung, uma poderosa técnica de autoconhecimento que nos ...
Video Transcript:
Minha Alma Minha Alma Onde estás você me ouve eu falo eu te chamo você está aí eu retornei estou aqui novamente eu sacudi a poeira de todas as terras dos meus pés e eu vim até você eu estou com você depois de longos anos de longa peregrinação eu vim até você novamente imaginação Ativa é uma técnica desenvolvida pelo psicólogo e psiquiatra suísso Kung é um dos conceitos centrais da psicologia analítica ele a considerava a ferramenta mais poderosa para acessar o inconsciente para atingir a totalidade da personalidade que é a potencialidade latente a princípio Jung não
tinha um nome para imaginação ativa pois estava relutante em publicar trabalho sobre ela a função transcendente é o primeiro grande artigo que Jung escreveu sobre o método que ele mais tarde veio a chamar de imaginação ativa antes disso ele também o havia chamado de o método da imagem ou o visão entre outros aag ação Ativa é um diálogo com diferentes partes de você que vivem no inconsciente de alguma forma é semelhante a sonhar exceto que você está totalmente desperto e consciente durante a experiência isto de fato é o que dá a esta técnica sua qualidade
distintiva em vez de entrar em um sonho você entra em sua imaginação enquanto está acordado você permite que as imagens surjam do inconsciente e elas vê a você no nível da Imaginação assim como viria a você em um sonho se você estivesse dormindo Se honestamente queremos encontrar nossa própria totalidade viver nosso destino individual o mais plenamente possível se realmente queremos abolir a ilusão por princípio e encontrar a verdade do nosso próprio ser por menos que gostemos de ser do jeito que somos então não há nada que possa nos ajudar tanto em nosso esforço quanto a
imaginação ativa a imaginação ativa não é apenas uma expressão de conteúdo pessoal mas do inconsciente coletivo é uma tentativa de descobrir o quinta essencialmente humano Jung descobriu esse método entre os anos de 19013 e 1916 um período de desorientação e intensa turbulência interna que ele chamou de seu confronto com o inconsciente ele buscou um método para Se Curar de dentro através do Poder da Imaginação ele escreveu foi durante o advento do ano de 1913 e 12 de Dezembro para ser exato e que decidi dar o passo decisivo Eu estava sentado na minha mesa mais uma
vez pensando sobre meus medos Então me deixei cair de repente foi como se o chão literalmente cedesse sob meus pés e eu mergulhei Nas Profundezas escuras após sua visão onde ele se encontrou com estranhas figuras de sua imaginação em uma caverna escura ele ficou coberto de sangue imaginativo um jato espesso dele saltou e ele sentiu náuseas ele continuou a ver fantasias nas quais o sangue era um tema recorrente incluindo milhares de cadáveres e o mar inteiro se transformando em sangue isso foi pouco antes da eclosão da primeira guerra mundial o ápice da experiência de Jung
com a imaginação Ativa é apresentado em seus Black books escritos entre 19013 e 1932 mais tarde ele começou a copiar essas notas para o Liber noov suu novo livro também conhecido como livro vermelho por causa de sua capa de couro vermelho onde ele incluiu uma caligrafia de estilo e representações de suas visões do inconsciente este el mostrou apen para alguns de seus amigos dei foen anós foi Public aventura imaginativa a qual seiu como seu experimento mais difíc e deou que para observad superficial parecerá Lou não foi no entanto uma doença mas um experimento consciente deliberado
Yung permaneceu firmemente enraizado no mundo com sua família e seu trabalho como psicólogo e assim não foi dominado por seu inconsciente ele começou conversas com forças que não eram ele mesmo mas sim arquétipos do inconsciente coletivo ele viu o que chamou de imaginação mitopoética como intermediário entre a consciência e o inconsciente tanto o inconsciente pessoal quanto o inconsciente coletivo a alquimia desempenhou um papel fundamental na compreensão da psique por Jung a princípio ele a desconsiderou como um absurdo indecifrável e mas logo percebeu que os símbolos estranhos presentes na alquimia Vinham da mesma fonte que ele
estava investigando o inconsciente ele continuou estudando-a ao longo de sua vida em sua grande obra final misterium coniunctionis concluída aos 81 anos Jung descreve a imaginação ativa como o caminho para o autoconhecimento e o processo de individuação para se tornar quem você é inspirado pelo processo alquímico da União dos opostos que no sentido mais profundo é a transformação interior a arte alquímica e suas alegorias são o drama de nossas próprias almas representando o processo de individuação na roda da vida o importante na imaginação Ativa é deixar as fantasias ou sonhos seguirem seu curso Jung explicou
o processo em uma carta no ponto é que você começa com qualquer imagem por exemplo apenas com aquela massa amarela em seu sonho Contemple a e observe cuidadosamente como a imagem começa a se desdobrar ou mudar não tente transformá-la em algo Apenas não faça nada mas Observe Quais são suas mudanças espontâneas qualquer imagem mental que você contemplar dessa forma mais cedo ou mais tarde mudará por meio de uma associação espontânea que causa uma leve alteração na imagem você deve evitar cuidadosamente pular impacientemente de um assunto para outro Segure firme a única imagem que você escolheu
e Espere Até que ela mude por si mesma Observe toda todas essas mudanças eventualmente entre na imagem você mesmo e se for uma figura falante Então diga o que você tem a dizer para essa figura E ouça o que ele ou ela tem a dizer assim você pode não apenas analisar seu inconsciente mas também dar a ele uma chance de analisar a si mesmo e com isso você gradualmente cria a unidade de consciente e inconsciente sem a qual não há individuação alguma para a maioria das pessoas a dificuldade está em fazer a imaginação ativa começar
tanto há uma precaução fundamental que todos devem tomar antes de começar a imaginação ativa algumas pessoas podem estar sujeitas a serem tão totalmente possuídas pelo fluxo de imagens que não conseguem sair dele suas mentes se perdem no reino da fantasia e não conseguem encontrar o caminho de volta para o aqui e agora do mundo comum o inconsciente é poderoso e se vamos abordá-lo devemos fazê-lo com respeito e cuidado embora seja um experimento solitário é aconsel ter alguém próximo a você no começo Caso você fique sobrecarregado pela imaginação ou consultar um analista e um guiano competente
antes de empreender esta técnica em seu livro inwork News in Dr and Active imagination for personal grow o autor americano e analista e um guiano Robert a Johnson nos dá um guia sobre como fazer trabalho interno direcionar maneiras de abordar o inconsciente por meio de sonhos e imaginação ativa e descobrir as profundezas ocultas de nossa personalidade enriquecendo nossas vidas vamos nos concentrar especificamente em como abordar nosso eu interior por meio da Imaginação ativa embora Jung tivesse os sonhos em alta conta ele considerava a imaginação ativa um caminho ainda mais eficaz para o inconsciente a diferença
é esta quando você sonha você recebe sinais do inconsciente mas a Mente Consciente não participa a menos que você esteja vivenciando um sonho lúcido Onde você está consciente de que está sonhando na imaginação ativa por outro lado a Mente Consciente participa ativamente o ego vai para o mundo interior anda faz amizade ou briga com as pessoas que encontra lá vocês se envolvem em conversas trocam pontos de vista passam por aventuras juntos e eventualmente aprendem algo um com o outro um novo mundo com possibilidades ilimitadas os eventos ocorrem no nível imaginativo que não é nem consciente
nem inconsciente um ponto de encontro um terreno comum onde ambos se encontram em termos iguais dá origem à função transcendente o selfie que se apresenta como a síntese dos dois opostos a imaginação Ativa é diferente da fantasia comum e passiva isso é devaneio V sentar e apenas assistir ao fluxo de fantasia que acontece no fundo da sua mente como se você estivesse em um filme você não participa conscientemente portanto é um desperdício de energia porque os problemas não são resolvidos vidos o oo deve entrar no ato imaginativo tão intensamente quanto entraria se fosse uma experiência
externa e física Robert dá o exemplo de uma mulher que estava repintado sua casa e não conseguia dormir por causa de sua obsessão com as diferentes cores e designs ela ficou irritada com o marido que não conseguia entendê-la uma noite ela entrou em um diálogo com um ser interior expressando o seu humor jao se refere a um artista japonês andrógino e o io se refere ao seu ego já estou com medo e com medo de quê Já tenho medo de ser trancado novamente e e trancado já raramente há oportunidades para eu me expressar parece que
preciso trabalhar muito rápido e intensamente enquanto a porta está aberta para mim logo isso vai acabar e eu vou ser trancado de novo e e começo a entender o que você quer dizer na minha vida houve muito poucas saídas fornecidas para você tão poucas que eu mal sabia que você existia a cultura em que vivo não fornece nenhum lugar para você e eu não fiquei separado da minha cultura nessa questão para prover para você já e isso é verdade eu sinto que tenho passado fome esta pode ser minha única oportunidade no rescaldo desta imaginação ativa
esta mulher encontrou um novo mundo se abrindo para ela ela estava tão presa ao trabalho mental e pensando analisando produtividade e que não havia espaço em sua vida para o reino da beleza física ela conversava com esta figura interior de artista japonesa regularmente ela começou a passar tempo trabalhando em seu jardim ou na oficina de cerâmica e em outras atividades físicas ou artísticas que a colocavam em contato com valores terrenos e femininos ao Honrar essa parte de si mesma ela obteve uma profunda satisfação um conhecimento de que estava nutrindo uma parte de si mesma que
estava morrendo de fome Antes seu senso de quem ela é havia se amplificado Robert tinha um paciente que inventava toda a sua imaginação ativa semana após semana só para fazer papel de bobo ele revelou isso no último dia Robert olhou para ele a expressão Triunfante do paciente mudou lentamente para uma de horror lágrimas vieram aos seus olhos Ele xingou e percebeu que tudo o que estava fazendo era de fato verdade mas não queria admitir ao tentar conjurar sua história falsa para enganar Robert ele estava derramando o conteúdo secreto de seu ser interior é comum perguntar
como sei que não estou apenas inventando tudo isso como posso falar com alguém que é apenas uma invenção da minha imaginação Robert nos diz que é quase impossível produzir qualquer coisa na imaginação que não seja uma representação autêntica de algo no inconsciente você não está falando apenas com consigo mesmo mas com seus vários eus Esse é o ponto principal as figuras internas são autônomas isso é algo que não queremos ouvir pois é uma realidade assustadora saber que não somos os donos da nossa casa a imaginação ativa não tem a ver apenas com questões imediatas em
nossas vidas pessoais mas também pode assumir a forma de uma aventura mítica Uma Jornada ao reino arquetípico pisar em uma terra do Mal assumir uma busca heróica para curar os doentes e feridos e ajudar uma rainha inocente cada um de nós tem todos os grandes temas arquetípicos escondidos dentro de si no entanto poucos de nós podem realmente participar dessa grande energia primordial dentro de nós Diferentemente de nossos ancestrais primitivos esse tipo de imaginação ativa nos conecta à Dança cósmica temporal dos arquétipos que acontece eternamente no inconsciente é uma maneira de descobrir como essas energias universais
fluem através de nós como indivíduos e se expressam de uma forma única e especial dentro de nossas personalidades individuais a técnica de amplificação de Jung ajuda a interpretar essas imagens arquetípicas usando Paralelos mitológicos históricos e culturais para aumentar o volume ou do material de fantasia Robert nos dá uma abordagem de quatro etapas sobre como começar com a imaginação ativa mas antes de começar com o primeiro passo é importante encontrar uma maneira conveniente de registrar a imaginação conforme ela flui muitos desistem antes de começar porque não conseguem descobrir isso seu diálogo interno deve ser escrito digitado
ou registrado esta é sua maior proteção contra transformá-la em apenas mais uma fantasia passiva a escrita ajudará você a lembrar e digerir a experiência assim como a mulher fez no exemplo dado ela escreveu o io para se referir ao Ego e já para se referir ao artista japonês se você digit pode usar a configuração de letras minúsculas para digitar o que está dizendo e letras maiúsculas para registrar o que a outra pessoa em sua imaginação diz de volta para você dessa forma você pode simplesmente despejar o diálogo na página tão rápido quanto eles acontecem você
também pode usar um dispositivo de gravação em falar e depois transcrevê-los mais tarde certificando-se de se distinguir do ser interior inconsciente isso ajuda a permanecer no estado visionário e não tê-lo interrompido por nossas impressões do mundo externo use qualquer método que funcione melhor para você você não deve tentar o vestir ou sua imaginação e fazê-la suar impressionante caso outra pessoa Leia ou ouça é altamente pessoal e é algo que você está fazendo para si mesmo o objetivo é experimentar e registrar o que flui do seu inconsciente honestamente em sua forma cru e espontânea outra coisa
importante é o ambiente físico deve haver um cômodo que seja silencioso e privado suficiente para que você possa se desligar do mundo exterior por um tempo pelo menos meia hora Você também precisa ficar sozinho se você mora com outras pessoas Diga a todos na casa que você não deve ser incomodado exceto por uma explosão nuclear ou a segunda vinda você tem direito a esse tipo de liberdade privacidade e segurança você precisa disso para fazer sua jornada para o mundo interior você deve ser capaz de deixar seus sentimentos e Emoções cruis saírem sem se preocupar que
alguém esteja observando ou ouvindo você o primeiro passo na imaginação Ativa é convidar as criaturas do inconsciente a virem à superfície e fazerem contato conosco toda interação nos ajuda a desenvolver os órgãos de percepção do mundo imaginal muitas vezes temos algo vago e invisível no inconsciente que nos incomoda podemos sentir o conflito logo abaixo da superfície mas não conseguimos ver o que está acontecendo não conseguimos associá-lo a nada específico às vezes é uma raiva inexplicável e flutuante não podemos dizer porque estamos com raiva ou com o que nós apenas sentimos humores preocupações depressões inflações e
obsessões todos entram nessa categoria Robert escreve quando isso acontece você pode ir ao inconsciente em sua imaginação E pedir a o conteúdo invisível para se personificar você pode começar sua imaginação ativa perguntando onde está a obsessão quem é obsecado de onde vem esse sentimento Quem é esse dentro de mim que se sente assim qual é a sua imagem como ele ou ela se parece se você fizer isso uma imagem eventualmente vem à sua mente convidamos as pessoas interiores a iniciar o diálogo ao tirar nossas mentes do mundo externo ao nosso redor E focar na imag
nação podemos direcionar nosso olho interior para um lugar dentro de nós então esperamos para ver quem aparecerá para convidar as figuras internas precisamos o esvaziar a mente ego limpamos a mente de todos os pensamentos do mundo externo e simplesmente esperamos com uma atitude Alerta e atenta para ver quem ou o que aparecerá se você vir alguém pode começar perguntando e quem é você o que você quer o que você tem a dizer seu diálogo começa entregue-se à experiência e não tente controlar ou empurrar a imaginação em nenhuma direção específica se você tem um certo material
de fantasia que está em sua mente o dia todo você pode seguramente assumir que ele está expressando um dos principais conflitos Onde a energia psíquica está concentrada em você você pode começar indo para aquele lugar específico como um ponto de partida para a imaginação ativa em vez de assistir passivamente a mesma fantasia se repetir várias vezes em sua mente você carrega o material adiante você também pode começar a imaginação ativa incorporando uma de suas figuras internas e assumindo sua consciência ou fazer seu convite indo a um lugar simbólico em sua imaginação Robert escreve para mim
a praia é um lugar mágico que frequentemente aparece em meus sonhos quando não sei como começar minha imaginação ativa frequentemente vou à praia em minha mente e começo a caminhar inevitavelmente algo acontece ou alguém parce E então a imaginação é lanada houve alguns di em que andei andei e quase nada aconteceu vezes você fado de andar mase se for ao lugar interior e procar encontar algém esperando por você Yung também desob que a imaginação ativa podia US para estender sonhos tem um Son recente do qual se lembra um sonho recorrente você pode estender o Son
imaginando onde o sonho parou dessa maneira você pode efetivamente continuar seu sonho e interagir com ele estendendo Este é um processo legítimo pois o sonho e a imaginação vem da mesma fonte no inconsciente ele permite que você continue a história passe para o próximo passo para o qual o sonho está levando e traga todo o problema para uma resolução curiosamente o sonho diminui drasticamente quando se faz imaginação ativa as questões que teriam sido apresentadas nos sonhos são confrontadas e alhadas como tal Os Sonhos se tornam mais focados e concentrados e menos repetitivos pois os sonhos
não desperdiçam seu tempo Jung costumava descrever esse método para pessoas que estavam muito sobrecarregadas por sonhos intensos e frequentes Você convidou o inconsciente as imagens surgiram em sua imaginação agora você está pronto para começar o segundo passo o diálogo Isso é se entregar a imaginação e deixá-la fluir deixar as figuras internas terem vida própria na sua imaginação você começa a falar com suas imagens e a interagir com elas elas respondem de volta você fica surpreso ao descobrir que elas expressam pontos de vista radicalmente diferentes daqueles da sua Mente Consciente elas lhe dizem coisas que você
nunca soube conscientemente expressam pensamentos que você nunca pensou conscientemente para começar o processo de escrita Y escreveu que vais alterações devem ser cuidadosamente anotadas o tempo todo pois refletem os processos psíquicos no fundo inconsciente que aparecem na forma de imagens consistindo de material de memória consciente dessa forma Consciente e inconsciente são unidos assim como uma cachoeira conecta acima e abaixo ao focar na sua escrita você se concentra e vivência a imaginação ativa mais profundamente Protegendo o devagar em fantasias passivas que se infiltram nas bordas da mente frequentemente a pessoa interior o leva var por um
caminho se você acha que é errado seguir a pessoa você tem o direito de dizer isso isso por sua vez frequentemente levará a uma discussão acalorada do conflito entre essa pessoa interior e você o diálogo começou e as diferentes partes do selfie estão aprendendo umas com as outras a maioria das pessoas conversa bastante em sua imaginação ativa trocando pontos de vista com as figuras interiores tentando encontrar um meio-termo entre visões Opostas até mesmo pedindo conselhos a alguns muito sábios que vivem no inconsciente no entanto nem todo diálogo é verbal e ele também pode assumir a
forma de imagens que falam com você sem palavras é importante manter a imagem com a qual começamos e não se deixar distrair por outro material de fantasia pode levar Dias semanas ou até anos para que uma certa fantasia seja resolvida você deve estar presente com seus sentimentos e sentir que isso está realmente acontecendo você não é meramente Um observador mas um participante ativo Não tente dominar ou manipular a conversa também a imaginação Ativa é mais do que tudo um processo de escuta seja das palavras ou das imagens depois de tantos anos ignorando essas partes de
nós mesmos vendo-as como características inferiores em nossas personalidades descobrimos que elas têm algumas coisas muito desagradáveis para nos dizer quando finalmente as ouvimos elas também podem parecer assustadoras e ameaçadoras está é sua sombra dourada com a qual você deve lutar para encontrar seu potencial não descoberto devemos um rosto amigável para inconsciente é somente quando os ouvimos humildemente lhes damos tempo para se expressarem que podemos ganhar novos insights que podem ser integrados à Nosa vida consciente como Yung escreveu sabemos que a máscara do inconsciente não é rígida e ela reflete o rosto que viramos para ela
a hostilidade lhe empresta um aspecto ame assador a simpatia suaviza suas características o ego é uma pequena Ilha cercada por um profundo oceano invisível de energia onde forças enormes estão em Ação a imaginação Ativa é mergulho subaquático embora nosso ego seja pequeno em comparação não devemos tomar tudo o que as figuras internas dizem como autoridade final isso seria tão unilateral Quanto nossa abordagem egocêntrica a imaginação começa afirmando que o inconsciente tem sua própria sabedoria não deve ser confundido com a prática de meditação guiada que busca o programar o inconsciente para que ele faça o que
o ego quer que ele faça não há roteiro nada é predeterminado você terá que seguir seu próprio caminho O que é ao mesmo tempo assustador e estimulante você deve em última análise trilhar o caminho sozinho o terceiro passo são os valores e o elemento ético que nosso ego deve introduzir ética é derivada do grego e significa o conduta adequada ela por sua vez deriva da palavra grega etos que significa o caráter ou espírito essencial ou de uma pessoa ou povo ela estabelece limites para proteger o processo imaginativo de se tornar desumano ou destrutivo o universo
é incrível e belo mas suas forças se comportam de uma forma amoral eles não estão preocupados como nós com os valores especificamente humanos de Justiça Equidade serviço aos nossos semelhantes esses arquétipos primitivos servem a um reino próximo aos instintos Eles não têm um sug comportamento socialmente apropriado e já que as criaturas que surgem em nossa imaginação ativa são personificações das forças impessoais da natureza somos nós que devemos trazer o ético para a imaginação ativa mas nem todos os arquétipos são assim Alguns podem estar preocupados com valores humanos por um senso de amor e responsabilidade moral
Há alguma verdade e sabedoria em cada figura que nos chega na imaginação ativa e elas nos ajudam a compensar a unilateralidade do nosso ego Robert relembra um caso em que uma mulher teve um diálogo com o que parecia ser um velho sábio que lhe deu bons insights no entanto um dia ele disse a ela para entregar sua bolsa e Chaves simbolizando todos os seus recursos e controle completo de sua vida Robert imediatamente disse a ela para voltar e dizer a ele que ela deveria pegar suas coisas de volta e assim ela fez infelizmente depois de
um ano ela saiu em uma inflação e se tornou uma sabetudo tentando dominar todas as situações ela foi possuída pelo arquétipo do trapeiro e saiu por um caminho autodestrutivo é tanto dever do Ego trazer um senso de responsabilidade para as criaturas do mundo interior Quanto é nosso dever cuidar do bem-estar de nossos semelhantes no mundo exterior Yung escreveu vais imagens do inconsciente colocam uma grande responsabilidade sobre o homem a falha em entendê-las ou a fuga da responsabilidade ética o priva de sua totalidade e impõe uma fragmentação dolorosa em sua vida o Quarto e último passo
são os rituais para tirar a imaginação ativa do nível abstrato precisamos dar a ela a concretude da experiência física imediata o passo mais importante de todos é que as imagens do inconsciente encontrem seu lugar e propósito na vida interior de alguém um ponto importante aqui é não pegar nossos conflitos e impulsos internos e tentar vivê-los externamente por exemplo se um homem está discutindo com sua figura interior durante a imaginação ativa ele pode ir e começar a mesma discussão com sua esposa imediatamente depois ele tentará viver a imaginação externa E literalmente projetando em pessoas externas por
essa razão é importante que não se lembre da imagem do cônjuge amigo ou colega de trabalho e comece a falar com essa pessoa na imaginação é confundir a realidade interna com a externa se perguntada a figura interna quase sempre cooperará e alterará sua aparência você pode então entrar em seu diálogo com uma sensação Clara de que está falando com uma parte de si mesmo e não com um ser humano externo para encarnar a experiência precisamos fazer um ritual físico ou integrar o que aprendemos em nossa vida diária isso pode ser tirar um tempo sozinho para
estar ciente dos próprios sentimentos acender uma vela ou incenso dar uma volta e direcionar seus olhos para as cores da natureza e do céu reconectando-se ao mundo físico ou transformá-lo em algo tangu Vel com brincadeira de areia desenho massinha de modelar etc o ritual de Jung era caligrafia e a arte do livro vermelho que ocupou por muitos anos ele levava sua comunicação com o inconsciente a sério e a valorizava muito cada ritual deve ser feito sob medida a partir da matéria prima do seu próprio eu interior mantenha seus rituais pequenos e sutis e eles serão
mais poderosos os melhores rituais São físicos solitários e silenciosos estes são os que registram mais profundamente com o inconsciente Nossa tendência no ocidente é tornar tudo abstrato usar discussão prolixa como um substituto para experiência de sentimento direto temos uma tremenda necessidade de envolver nossos corpos e sentimentos O Ritual em sua forma verdadeira é um dos canais mais significativos para nossa admiração e senso de adoração é por isso que o ritual surgiu espontaneamente entre os humanos em todas as partes da terra é por isso que as pessoas modernas que são privadas de rituais significativos sentem uma
sensação crônica de vazio elas são privadas do contato com os grandes arquétipos que nutrem nossa vida da alma
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