irmãos queridos nós vamos nesta noite com a graça de deus dar início à exposição do livro do profeta habacuque eu quero convidar você para abrir a bíblia no livro de habacuque livro do profeta bakkour hoje nós vamos fazer uma introdução deste livro nós não vamos propriamente expor a nenhum texto porque entendemos que é preciso contextualizar esse livro mostrar alguns aspectos peculiares deste livro as mensagens centrais este livro para então com a graça de deus na próxima quarta feira nós iniciamos a exposição propriamente dito para introduzir eu vou ler os versos 1 a 4 e depois
então nós trabalharemos essa introdução do livro sentença revelada ao profeta habacuque até quando senhor trabalhei eu e tu não me escutar as gritar te ei violência e não salvarás porque mostra a iniqüidade e me fazes ver a opressão pois a destruição ea violência estão diante de mim a contenda as que o litígio que suscita por esta causa lei se afrouxa a justiça nunca se manifesta porque o perverso certo e justo a justiça torcida nós vamos meditar hoje sobre o tema o homem seu tempo e sua mensagem embora o profeta baku que esteja distante de nós
2 mil e 600 anos aproximadamente sua mensagem solicita mente atual parece nos que os tempos mudaram mas o homem não mudou ele continua prisioneiro das mesmas paixões das mesmas ambições dos mesmos descalabros morais e das mesmas loucuras este profeta levanta a sua voz no período que nós chamaríamos do caso o fechar das cortinas sua nação ou seja do reino do sul e reino de judá judá estava à beira do abismo e se você perceber judá está a cimpor que retardou o tempo do seu arrependimento quando deus pesou sua mão sobre o reino do norte o
reino de israel permitido que a síria dominasse samaria levasse embora aquele pouco ativo em 722 ajudar poderia ter aprendido aquela lição ajudar poderia ter aprendido com o sofrimento de seu irmão da nação do norte do reino do norte mas longe de parar para refletir e tirar uma lição diz a bíblia que ajudar continuou no seu pecado e entrou inevitavelmente no corredor do juízo e da disciplina de deus as tempestades para assentar as boas coisas já se formavam sobre a cidade orgulhosa de jerusalém e por que a cidade de jerusalém não escutou o trombetta do arrependimento
enfrentou inevitavelmente o chicote da disciplina princípio de deus é o mesmo princípio de deus é a epe deve viver ou não arrepender-se e sofrer o homem pode burlar as leis o homem pode corromper os tribunais o homem pode esconder seus crimes o homem pode sair ileso dos julgamentos humanos porém o homem jamais escapará do juízo de deus é o livro do profeta habacuque nos fala sobre isso estou seguro disso que os temas levantados por habacuque são os temas das manchetes dos jornais e dos noticiários que chegam à nossa casa todo dia precisamos afirmar que a
baku que está nas ruas sua voz altissonante ainda se faz ouvir seus dilemas são as nossas mais profundas inquietações suas perguntas suas perguntas que são do nosso peito ainda hoje estudar habacuque é diagnosticar o nosso tempo e abrir as entranhas da nossa alma é buscar a resposta para as nossas mais profundas inquietações então eu quero chamar sua atenção para nós olharmos essa introdução primeiro primeiro ponto o homem o homem habacuque é interessante que você abre o livro e você não sabe nada sobre a sua família sobre a sua cidade sobre a sua procedência sobre a
sua posição social não temos nenhuma informação sobre ele a única coisa que você sabe dele é que ele é um profeta que formula perguntas e obter respostas a única coisa que você sabe dele é que o seu nome é citado apenas duas vezes na bíblia e no seu próprio livro o significado do seu nome talvez nos ajude a entender algumas coisas embora o seu significado seja o seu nome seja raro seu significado é incerto os estudiosos quase que tem um consenso de que a baku significa abraço e gerônimo que verteu a bíblia para o latim
na vulgata ele disse que abraço aí é no sentido de abraço de luta porque habacuque foi o homem que lutou com deus que entra numa batalha com deus em favor do povo mas martin lutero olhou pra esse nome entendeu que era braço mesmo que a idéia do nome habacuque era daquele profeta que abraça o seu povo num tempo de desespero num tempo de cerco no tempo de domínio estrangeiro num tempo em que a babilônia cercava jerusalém e haveria de invadir jerusalém e haveria de saque a jerusalém e haveria desmarcar jerusalém então a idéia é que
o profeta a praça se povo como alguém que abraço a criança que chora e console essa crianças e no calma tempos melhores onde ver da parte do senhor este profeta é alguém que chora pela situação desesperadora mas é alguém que também olha pra frente e encontra um motivo de se alegrar em deus apesar da circunstância segundo porque eu quero focar é o tempo de acordo quando é que este homem profetizou e você vai perceber claramente que ele profetizou no final do reino de judá se você perceber a um ponto em que interessante o reino do
norte por não ouvir os profetas de deus já havia sucumbido diante do poderio militar da cia em 722 antes de cristo ajudar não aprendeu a lição e agora o reino do sul depois disto alterna como que o elevador subindo e descendo hora andando com deus hora andando longe de deus e esta alternância de piedade rebelião acontecia vídeo regra na medida em que um homem piedoso governava o povo andava com deus na medida em que assume um rei inpe o povo se afastava de deus porque as lições da queda do reino do norte não foram suficientes
para abrir os olhos de ajudar nem as reformas religiosas preste atenção nisso é muito importante destacar isso houve uma reforma religiosa ajudar muito próximo da sua queda do seu desastre e essa reforma religiosa aconteceu na época do regime ea sair por volta de 621 você se lembra disso a reforma maravilhosa onde o povo se volta pra deus onde o povo faz uma aliança com deus mas com a morte de josias no ano us 609 diz a bíblia que aquela reforma não tinha sido tão profunda quanto necessária logo que o líder morreu o povo voltou a
se afastar de deus e a se rebelar contra deus que vai acontecer a acontecer é que nesse mesmo período da reforma religiosa o mapa político do mundo está mudando mudando porque tá mudando porque na verdade até então o grande império que estava dominando o mundo era a síria o mesmo que levará samaria pro cativeiro esmagar as nações do crescente fértil daquela região agora no ano 600 e 12 anos depois da morte de josias do reavivamento espiritual de ajudar com o governo do seu filho que era um homem ímpio também o poder político está mudando porque
porque em 612 começa a surgir um novo império o império claudel império babilônico em 612 a babilônia esmagam interna sírio mas estava outro império também quero três grandes impérios na época a síria babilônia egito o egito então começa a se movimentar começa se a si a a costurar um plano de ataque em babilônia que estava se levantando com maior potência mundial e fará o neco baixa com os seus carros blindados para o norte da síria atravessando o território de judá para resistir o avanço caldeu e nessa grande batalha chamada batalha de kms a babilônia impõe
sobre o egito uma fragorosa derrota o fará o neco tem que voltar para sua terra derrotado e humilhado e neste momento na pouco doloroso não perde tempo ele aproveitar este ensejo para cercar jerusalém para subjugar a ajudar e para dominar o reino do norte você sabe que a invasão babilônica em jerusalém foi em três turnos em 605 em 597 em 586 a cidade na verdade só veio a cair o tempo só foi destruído as muralhas foram quebradas e o povo só foi passada o fio da espada efetivamente em 586 mas antes disso a cidade já
tinha sido rodeada em 605 logo depois da vitória a sobre o egito em kms o rei nabucodonosor já tinha levado os vasos do tempo e já tinha levado também alguns móveis na cidade nesta época foi que daniel foi levado cativo é nesse período de cerco ou seja de derrota da síria de derrota do egito de seguros além de ascensão do poder inho caudle é que deus levanta habacuque para profetizar em jerusalém esse é o tempo se você perceber então temos que olhar agora um outro aspecto terceiro ponto que chamaríamos do estilo do profeta bakkour tabaco
que era aquele homem entregue às lucubrações alguém o chamou de um livre pensador entre os profetas e ele vai ser diferente de todos os outros profetas no aspecto porque todos os profetas que deus levantar a deus levantar um profeta para falar à nação para falar ao povo ou falar uma nação estrangeira por exemplo você se lembra que a voz profetizou contra as nações ao redor de israel é de ajudar você se lembra que isaias professor outras nações que estão ao redor de jerusalém e também contra jerusalém você se lembra por exemplo que roubar dias profetiza
queda dia dom que dá um profetiza queda da síria você percebe que deu sempre levantavam profeta para trazer uma mensagem ao povo mas a baku que não traz uma mensagem ao povo e não se dirige da parte de deus ao povo e se dirige da parte do povo pra deus ele é muito mais um intercessor do que o empregador na verdade não denuncia o pecado do povo propriamente dito ele quer entender como que deu sendo 101 pode permitir o prevalecimento do mal sem fazer nada essa é a primeira angústia dele como deus eu olho para
a sociedade olha para a cidade ea violência prospera e o mal predomina a justiça torcida o ju está pesado e hora o senhor e tudo explodir nada na verdade não está questionando o povo está questionando deus na verdade o grande dilema dele é conjugar a santidade de deus com o prevalecimento mal na verdade o grande dilema dele é conjugar o que está acontecendo em jerusalém com a sua fé neste deus que é santo e soberano porque deus não ágil porque deus não intervém porquê porque deus não interrompe o fluxo do mal porque deu um ponto
final na violência porque deus deixa o ipp prevalecer e ele enfrenta outra crise é que quando deus resolveu responder a resposta de deus o abalo ainda mais do que o silêncio de deus ele esperava ouvir uma coisa de deus escuta outra e deus o preparo dizer o seguinte olha o que eu tô preparando para espantar muita gente vai repetir nos seus ouvidos porque quando você olha para o cenário da babilônia cercando jerusalém depois de ter esmagado a síria depois de ter derrotado o egito a babilônia está vindo não pelo seu poder bélico pela sua conquista
militar quem está trazendo da babilônia sou eu diz o senhor ea babilônia vai ser chicoteada minha ira para disciplinar o meu povo rebelde e desobediente desta maneira o estilo do profeta joca porque na verdade ele está mais falando com deus do que com os homens não há problema de ábaco que não era fazer um diagnóstico da doença de sua nação mas um estudo do comportamento de deus eu quero dizer pra você querido que este é o questionamento da raça humana tomar por jones escreveu um comentário sobre habacuque onde ele afirmou que até o começo do
século 20 o grande dilema levantado no mundo era questão de conciliar a fé consciência e disse depois mudou o eixo não é conciliar mas a fé ea ciência mas conciliar a fé ea história como é que você entende de deus diante do contexto a primeira guerra mundial que ver como é que você entende de deus no contexto da segunda guerra mundial como é que você entende de deus no contexto da truculência das guerras quando o século 20 foi responsável pela maioria das pessoas que foram utilizadas na história da humanidade como é que você vai aliar
a questão da soberania de deus na santidade de deus com o inpi prevalecendo esmagando justo este era esta a atenção do profeta habacuque e esta é a atenção do homem contemporâneo e é por isso que esse livro é tão atual tão pertinente tão necessário para os nossos dias vamos rever mais um pouquinho no quarto ponto a situação política nos dias de habacuque eu só quero recapitula um pouquinho isso pra você entender melhor a situação política é uma situação de muita atenção muita angústia de muitos espelhos habacuque como judeu que era atento que era o que
estava acontecendo ele ficou muito angustiado porque naquele tempo você percebe que o cenário político não vou mudar muito rapidamente de repente você tem três super potências mundiais a síria a babilônia no egito como que num passe de mágica de 612 é 605 dos grandes potências caem a babilônia se fortalece ao ponto da imagem que o profeta daniel vai descrever no capítulo 2 do seu livro é que a cabeça de ouro daquela grande imagem é o próprio reinar ocupando a zona não é tanta grandeza do império a grandeza de um rei um homem que a sua
vontade é a lei ele faz o que bem entende um homem truculento um homem sanguinário homens fácil lista um homem guerreiro e um homem que não respeita ninguém os seus exércitos em galopando os seus cavalos ou como leões serosa e lv esmagando a tela e fazendo pipi dar os povos por onde passa e de repente o profeta abrir os olhos e ver que este império megalomaníaco sanguinário que ninguém consegue deter luiz estava achando contra sua terra e de repente ele começa a perceber que não é por acaso o próprio deus que está trazendo este reino
e poderoso amargo contra a sua cidade e contra o seu povo é uma situação politicamente desesperadora mas você olha o quinto ponto a situação religiosa nos dias de habacuque que está acontecendo vamos recapitular um pouquinho também a reforma espiritual ocorrido no período do piedoso reduzia as já tinha acabado só ficavam as lembranças agora você nota que o cara está a ira de deus estava enchendo profeta tá vendo a coisa acontecer e não tardou e eu não tenho dúvidas disso que o profeta habacuque que era contemporâneo de jeremias vivem as mesmas intenções de jeremias você se
lembra disso o jeremias andou pelas ruas alertando ajudar depois que a a crise tornara-se irreversível o juízo de deus estava lavrado o profeta jeremias conclamou o reino de judá se render ao reino da babilônia ele não quis vender jeremias viu a invasão de jerusalém se você ler lamentações você vai entender o contexto da dor do sofrimento que está passando o coração de jeremias e habacuque porque nabucodonosor cercou jerusalém houve fome houve sete ou desespero dentro dos muros ninguém podia sair de repente as pessoas passarão tanta fome elas começaram a comer carne humana ao ponto do
profeta jeremias dizer que os que morreram a espada foram mais felizes do que aqueles que morreram de fome dentro das muralhas de repente quando não tinha mais resistência nabucodonosor entrou quebrar os muros destruiu o templo de salomão mas o fio da espada os homens os jovens eram como lama nas ruas pisados trajados e o profeta baku que está percebendo que tudo isso é resultado da rebeldia do pecado do seu próprio povo é o juízo de deus que tinha chegado sobre a nação e grata e rebelde sexto ponto a divisão do livro se você notar o
livro está dividido em três partes bem claras olha aí comigo a sua bíblia aberta no versículo primeiro sentença revelado ao profeta habacuque esta palavra que significa peso é a palavra mas a é a mesma que aparece na imagem dias 11 ou seja a palavra que está trazendo uma palavra palatável não há palavra doce não é a palavra gostosa uma palavra de alegria na perda de peso de peso quando você vai para o capítulo 2 versículo 1 e já não tá falando mais é sobre a questão do peso mas agora já é uma outra questão é
uma visão capítulo 2 o ciclo 2 o senhor me respondeu e disse escreve a visão agora é mais uma mensagem de peso agora uma visão que deveria ser colocado um outdoor para quem passasse correr pudesse ver que a grande mensagem do capítulo do dia seguinte o ipo vai oferecer mas o justo viverá pela fé a última divisão no capítulo 3 primeiro um peso segundo a visão terceiro um canto depois que ele entende que o justo viverá pela fé e começa a cantar de tal maneira que o livro começa com o choro e termina com o
cântico o livro termina com desespero e termina com esperança o livro termina com perplexidade começa com perplexidade o desespero e termina dizendo não importa mais a circunstância não importa mais eu me alegro todos da minha salvação ou seja o profeta baku que nos ensina que você pode sair do temor da dúvida à fé note você que não muda a circunstância do sentimento muda a perspectiva muita convicção muito entendimento de que deus está no trono e que ele está rigorosamente no controle da situação e que o final é de vitória para o povo de deus porque
o justo ele vai viver pela fé o ibio cujo coração ereto e se vai perecer e você vai notar que embora o juízo comece pela casa de deus por que ser crente não é imunidade para pecar ser crente não é sala vip não é colônia de férias não é parte da diversão frente enfrentar as lutas da vida mas o cliente quando veio o problema quando vem a luta quando o ganhador até quando vem a disciplina é para sua restauração é para a sua cura para o seu bem maior mas o inpi que não conhece a
deus quando vi a tempestade a casa desaba a casa dele cai diz a bíblia que deus quer o telhado pois fere o telhado e deus tira o fundamento da casa do inpe e ele parece mais justo e se vai viver pela fé louvado seja deus por isso e aí que eu gostaria de destacar alguns destaques deste profeta ábaco que que precisa ser analisado por nós que vai encher o nosso coração de alegria de esperança o primeiro destaque desse livro o sofrimento do justo ea prosperidade do ibio esse é um drama tremendo olha aí por favor
versículo 13 do capítulo é tão puro do óleo de olhos que não pode ser o mal ea opressão não pode contemplar porque pois tolera os que procedem perfidamente e te calas quando perverso devora aquele que é mais justo do que ele olha para a sociedade leio jornais assistir os noticiários veja o que acontece na política nas altas rodas de negócios e você verá que a realidade do ipo prevalecendo sobre o justo parece que a matéria do dia os grandes jornais do nosso país e do mundo parece que os espertalhões é que dão melhor na vida
parece que aqueles que agem com dolo são os que prosperam aquele que trabalha honestamente aquele que honrado aquele que segue os princípios e obedece às normas absolutas parece que geme debaixo do chicote para que enfrenta as maiores adversidades parece que tudo tem dificuldade do seu caminho esse é o dilema desse profeta esse dilema não foi só dele esse dilema enfrentado por jô e siloé foi implantado por asafe que chegou ao ponto de num dado momento da sua vida quase que invejar o inpe por que o ímpio prosperava o teip tinha saúde porque o inpe tinha
amigos porque o livro era aplaudido e ele servo de deus andando com deus era castigado para fingido a cada manhã só que chegou um momento em que os seus olhos se abriram ele percebeu que o ímpio seria desamparados na hora pra outra que a vida do inter seria transtornada hora pra outra ele entraria em colapso de uma hora pra outra mas ele embora pobre tinham maior de todas as riquezas deus era sua herança deus era sua riqueza e quando o ipo entrasse em colapso ele teria uma vida permanente duradoura e até na de felicidade com
este deus se você não tá tabaco que tal como jó não tentou resolver o problema do mau apelando para a vida pois para o país dita é que uma resposta aqui agora é bem verdade que questiona a questão do sofrimento na vida particular e habacuque quanto questiona a questão do sofrimento de uma forma geral coletiva se você notar a resposta de deus traz mais angústia mais problemas psicológicos e morais para o profeta visto que a cura de uma invasão babilônica é pior do que a enfermidade do pecado ajudar pra ele eu vou olhar daqui a
pouquinho com mais vagar com vocês se você não perceber o drama de ábaco que tem a ver com a tecnologia nacional de israel que entra em crise note que um ponto porque israel entrou em crise irmãos quando alguém tem uma teologia ruim e vai sofrer mais sofrer porque ele vai criar expectativas que vão ser frustradas é por isso que quando você abraça uma tecnologia boa você abraça teologia bíblica você abraça a tecnologia correta você tem toda a possibilidade ser mais feliz na vida para a teologia que reinava em israel em ajudar era teologia de que
deus sempre em qualquer momento em qualquer circunstância estaria do lado de ajudar do lado do povo não importando a vida que o povo levava deus tinha acerto o seu trono em sião em jerusalém e em quanto tempo de jerusalém estivesse fincado naquela terra eles venceriam os seus inimigos de deus está do lado deles porque desce viés não importando o estilo de vida que eles estivessem vivendo lei o profeta jeremias capítulo 7 você verá isso claramente tecnologia errada teologia errada deus nunca prometeu estar do lado do seu povo para defendê lo quando este povo está entregue
rendido ao pecado nunca aliás eles precisavam entender aquilo que mais tarde pedro vai escrever que o juízo começa pela casa de deus quando um crente peca o pecador crente é mais grave porque é mais grave porque o maior conhecimento é mais hipócrita porque o cliente é condenada o pecado em público mas o prática às vezes secreto e é mais danoso porque quando o crente cai o escândalo é maior e dessa maneira judah tinha construído uma tecnologia de que não importava a situação deus estaria necessariamente do lado deles tá errado isso segura em fazer a que
precisa ser analisado o fortalecimento econômico e bélico das superpotências mundiais versículo 6 a 11 você vai notar que não mudou o mundo vive esta alternância de poder sempre alguém esteve no comando do poderio econômico e militar no mundo agora uma coisa é verdade é aqueles que hoje estão em cima amanhã vão cair porque aqueles que sobem ao poder esmague fraco pisam o inocente e olha a história mundial como é que os impérios se fortaleceram espoliando os fracos dominando os indefesos saqueando as riquezas aqueles que não podiam fazer resistência a eles ainda hoje assim os métodos
ágeis mudaram mas como é que as nações mais poderosas até hoje alcançaram riqueza tão grandes explorando as fracas surrupiando as riquezas daqueles que não podem desfazer resistência fazendo empréstimos concessivos a juros escorchantes como lá na pequena história de israel e daqui a pouco o camarada tem que vender até a própria alma para pagar a dívida não foi diferente daquele tempo não foi diferente daquele tempo é por isso que a babilônia agora está se fortalecendo está se tornando um grande império bélico e econômico uma superpotência mundial que vai invadir as outras terras ao redor que não
poderão fazer a resistência a ela nesta época em que você fala tanto de paz e tanto de democracia ainda hoje se gasta mais com a guerra se fala tanto em respeito aos tratados internacionais e se gasta mais dinheiro em armas de destruição do que em proteção e provisão para os necessitados o terceiro ponto as guerras troco lentas irmãos queridos você vai notar a partir dos versículos 6 a 11 o capítulo com que o domínio naquele tempo era mediante a força mais forte dominava mais fraco quem tinha mais poder militar que tinha mais armas que tinha
mais exércitos que tinha mais força que tinha mais poder como estava o mais fraco os historiadores dizem que desde 1789 com a queda da bastilha não houve um ano sequer sem que pelo menos duas nações no mundo estivesse em guerra é interessante notar isso um grande analista político chamado free shop capra disse que enquanto as nações mais ricas estão investindo cada vez mais em armas mais de 15 milhões de pessoas morrem todo ano de fome no mundo enquanto as nações mais ricas estão gastando fortunas astronômicas em armas de destruição cerca de 40% da população mundial
não tem acesso aos serviços profissionais de saúde enquanto mais de 40 mais de 50% os cientistas disponíveis no mundo hoje estão envolvidos com a fabricação de armas de destruição nós estamos sendo que mais de 1 bilhão de pessoas no planeta estão sem água potável disponível o quadro de ábaco que o quadro de hoje é a realidade do agora quarto ponto de destaque é a decadência dos grandes impérios olha capítulo 25 14 quando o profeta vai falar o seguinte pois a terra tem gerado conhecimento da glória do senhor com uma só as águas cobrem uma tudo
que sobe cai todo império que o dia esteve em cima fazendo uma viagem para o vértice da pirâmide vai fazer uma viagem rápida uma queda vertiginosa para a base da a pirâmide os soberbos império que governar o mundo com truculência caíram e se cobriram de o próprio onde está a síria um sábio nónio o seu império persa onde está o império grego onde está o império romano a bíblia diz que deus é que levantarei c destrona eis os reinos deste mundo passaram aliás a história da humanidade é está repleta dos destroços de grandes potências que
julgavam se indestrutíveis profeta bacoca dizer uma coisa maravilhosa só tem um reino que não vai cair já tem um gênio que nunca ninguém vai derrubá lo o reino de deus e quando este reino for plenamente estabelecido em inglaterra se cobrirá da glória do senhor do conhecimento do senhor como as águas cobrem o mar os rios passaram mas o reino de cristo permanecerá é eternamente eternamente louvado seja o senhor quinto lugar à vitória final e retumbante do reino de deus o reino de cristo será como a pedra que encher a toda terra essa foi a visão
que deus deu mostrando a daniel da linguagem lá do seu livro lembra da estátua de daniel cabeça de ouro tórax de prata quadris de bronze as pernas de ferro e os dedos de ferro e barro o que representava essa figura estranha do capítulo 2 da união a cabeça de ouro era babilônia eleitoral com dois braços de prata império medo pensa porque dois dos braços dois reinos os métodos e os persas os quadrinhos de bronze interno grego espera de ferro império romano mas diz o texto que iria pedir uma pedra lavrada por mãos desce cai sobre
esta estada nos seus pés que eram de ferro e baru e estátua inteira virar pó e esta pedra se enche cobre toda a terra e esta pedra lavrada por mãos fala do reino de cristo que este todo mundo e prevalece sobre todos os outros reinos ea vitória do reino de deus sobre os reinos do mundo e habacuque anteviu isso quando disse que a terra se encherá do conhecimento do senhor com as águas cobrem o mar o último ponto a tecnologia do profeta habacuque nós vamos em alguns aspectos da tecnologia dele eu quero que você acompanhe
comigo o primeiro ponto a tecnologia de habacuque é a punibilidade inevitável do pecado ora engano do homem pensar que o pecado compensa e que o pecador ficará impune você já parou para perguntar porque é que os homens que corrompem e se deixam corromper você já parou para pensar porque as pessoas vivem sem pudor dando asas às suas paixões infames buscando beber avidamente todas as taças dos prazeres você já parou para perguntar porque é que os juízes nego à justiça os que andam lentamente porque por duas razões por que eles não treinam juízo porque eles crêem
na impunidade mas o profeta barco está dizendo uma coisa ninguém poderá cometer o pecado e achar que sairá ileso que escapará do juízo de deus que está parado a justiça de deus o profeta barco que levantou sua voz para dizer o seguinte que chegará o momento em que o silêncio de deus será rompido e neste momento o juízo de deus há de prevalecer e ninguém poderá escapar das consequências inevitáveis do pecado o que semeia vento colhe tempestade que seria na cara dela colhe corrupção um dia aqueles que pulam as leis urbanas não poderão pular o
tribunal de deus segundo ponto a tecnologia de áudio habacuque os mistérios inextrincáveis da providência divina isso é uma coisa extremamente forte de repente deus age e deu sai do jeito que nós nunca esperaríamos que ele fosse agir maior drama de habacuque não foi ver o problema do povo foi ver o jeito de deus fazer as coisas deus às vezes levanto o ímpio para disciplinar o santo quando esse santo desobedecem sua palavra nada acontece por acaso nada acontece por acidente as providências de deus às vezes são estranhas para nós o profeta está dizendo que deus vai
trazer amarga babilônios amargos caldeus para disciplinar o seu próprio povo e desta maneira o profeta baku que está jogando uma pá de cal na teologia distorcida dos judeus que acreditavam que deus estaria com eles para defendê los contra seus inimigos em quaisquer circunstâncias achando que eles tinham imunidade especial para pecar e não tinham e não temos o terceiro lugar o sofrimento do justo é temporário graças a deus mas o castigo do inpe a final olha o capítulo 2 versículo 4 eis o soberbo sua alma não é reta nele mas o justo viverá pela fé eu
não queria prestar atenção nisso se você está sofrendo hoje por circunstâncias várias o sofrimento nós temos que entender algumas coisas muito importantes nem todo o sofrimento a castigo de deus porque se fosse assim mas temos que pensar que jesus estava debaixo do castigo de deus porque a bíblia diz em hebreus que jesus sofreu aprender pelas coisas que sofreu o sofrimento é um instrumento de deus na nossa vida é um dos mais poderosos instrumentos pedagógicos de deus na nossa vida mas a um sofrimento e esse é o caso aqui que ele foi proposital como ato disciplinador
de deus o fato de você ser filho de deus não isenta você de sofrer mas se você é filho de deus deus a disciplinar você graças a deus que jesus disciplina porque somos filhos só que quando deus disciplina deus disciplina para uma finalidade positiva e boa a nossa cultura a nossa restauração a nossa salvação da mesma maneira que deus mandou a babilônia sobre ajudar deus curou judá deus salvou ajudar nos restaurantes judá e porque a babilônia não se arrependeu não se quebrou achou que ela era sua própria deus achou que o poder e mandava dela
mesmo deus a quebrou sem que houvesse cura então por justo o sofrimento e temporário é passageiro tá lá no salmo 73 mastro ípio não haverá cura porque não houve arrependimento quarto lugar a santidade de deus exige o castigo do mal começando com o seu próprio povo notícia irmão deus começa a julgar a igreja antes de deus disse d será a sua mão onipotente de juízo sobre a babilônia 2 disciplina ajudar deus disciplina seu primeiro e depois julgam em seu império está nos afligido deus vai permitir isso pra nós a correção mas se o inpe não
se arrepender de não reconhecer a mão de deus sobre ele deus o julgará finalmente decisivamente e de forma incurável pra ele o quinto lugar que dá lição da teologia diamond dia-a-dia habacuque enquanto soberba destruído pelo seu pecado o justo viverá pela sua fé habacuque 24 talvez seja um dos textos mais importantes do antigo testamento esse texto justo viverá pela fé que está no versículo capítulo 254 repetido três vezes na bíblia no novo testamento e romanos 1 17 em gálatas 3 11 10 10 38 o justo viverá pela fé foi a base da teologia de paulo
nós não somos salvos por aquilo que nós fazemos para deus mas por aquilo que deus fez por nós a única obra que agrada a deus não é que nós fazemos para deus é a que deus fez por nós na pessoa do seu filho na cruz do calvário justo viverá pela fé foi a base da reforma uma grande bandeira da reforma é a base da nossa esperança não importam as lutas nem próprias crises o justo rompe pela fé vivi pela fé e não vi que o que vê e não vejo pelo que senti e não vi
pelo que pela circunstância ele vive pela fé esta tecnologia que paulo menciona e penúltima a crise deve nos levar não ao desespero mas há um clamor por avivamento isso me enche o peito de alegria e de esperança só porque queridos você olha às vezes pra igreja e fica afligido você olha para a sua cidade e fica fugido você olha pra cima da nação e fica fugido você olha para o cenário evangélico brasileiro e fica desesperado o que você vai fazer a entrega os pontos que vai fazer retroceder o que você vai fazer ficar desanimado profeta
baku que nos ensina que a crise é uma oportunidade em vez dele se capitular o desânimo ele encha sua alma de esperança e começará por algum momento o senhor o teu ouvido as suas declarações e eu me sinto alarmado aviva tua obra senhor no decorrer dos anos e na sua ira lembra-te da misericórdia meu amado irmão a crise é tempo de buscar a deus a crise é ter que olhar pra cima e diz que deus pode reverter essa situação leia a história do salvamento e você verá isso sempre que a igreja começou a buscar avivamento
é quando ela estava na silva quando ela estava no pé quando ela estava ligada quando ela estava certa quando ela estava a área começa a passar por crise eu espero em deus que a crise seja a oportunidade para nos voltarmos para a deus como disse o profeta joel ainda assim agora mesmo convertei vos no senhor de todo o vosso coração rasgaram as nossas vestes mas o vosso coração e convertei-vos ao senhor com o pranto com o choro com jejum e com lágrimas fazei um ajuntamento solet tocar a trombeta em ciam ajude os sacerdotes ministros o
senhor pra chorar em ajuda os anciãos ajude os jovens o do o vila nova às crianças e haverá depois dessas coisas que o senhor vai derramar do espírito sobre todas então eu creio nisso irmãos que a crise deve nos levar a buscar o senhor o tempo de cura e de restauração finalmente o último ponto para encerrar a ênfase da teologia de abrir habacuque quando o mundo ao nosso redor é entrar entra em colapso ainda assim podemos nos alegrar em deus capítulo 3 versículo 1718 profeta diz ainda que a figueira não floresça nem haja fruto do
vídeo o produto vai liberar menta e os campos na produção mantimento as ovelhas sejam rebaixadas o aprisco e nos rurais numa jogado toda a via eu me alegro no senhor e exultou no deus da minha salvação eu não sei que tamanho de crise você possa estar vivendo mas não há crise maior do que essa descrita pelo profeta para onde olha tem desolação para onde ele vê a situação está cinzento o que ele vai fazer se capitular se revoltar não ele já recebeu a visão ea visão é ser justo vive pela velha o o justo não
olha pra que está vendo com seus olhos físicos ele vive pela fé e ele pode cantar mesmo quando o mundo à sua volta esteja sendo transtornado ele que os montes trabalho no seio dos mares ele ainda pode encontrar um refúgio em deus ele pode encontrar esperança em deus eu não sei com a luta que está vivendo com a dificuldade que está vivenciando com a crise que você está passando meu irmão em nome de jesus alegre-se em deus de louvor ao senhor se nada sobrar você tem deus eu gosto daquilo que o profeta ou melhor que
o apóstolo paulo diz em romanos nos alegramos não apenas na esperança da glória de deus nos alegramos também nas tribulações sabendo que a tribulação produzir a esperança sabendo que a tribulação produz perseverança a perseverança experiência ea experiência esperança ea esperança não se confunde porque o amor de deus é derramado nos nossos corações pelo seu espírito ele chega no versículo 11 diz mas também nos alegramos em deus se tudo acabar você se alegra em deus e em deus ele é a razão maior da sua alegria ea razão maior da sua vida que deus nos ajude que
deus nos abençoe e eu quero convidar você meu irmão em nome de jesus nessa semana lê o livro dia para kuki são três capítulos elenco 15 minutos deixe a sua alma se beber desse livro deixa o seu coração se enxergar na verdade eu gostaria que você pudesse então estar aqui quarta feira que vem para nós entrarmos na exposição desse livro pedir a graça o senhor pra encher a nossa alma de esperança nesses dias em que vivemos nós vamos orar ao senhor eu quero convidar você para vir aqui à frente morar comigo profeta baku que foi
um profeta intercessor o profeta do abraço o profeta que acolheu os aflitos questiona com deus que espera de deus na intervenção que espera de deus algo milagroso e que mesmo que as circunstâncias ao seu redor estejam cinzentas ele encontrou o motivo de se alegrar o seu deus nós temos casos para apresentar a deus nós temos dificuldades para serem vencidas necessidades para serem atendidas pelos dores para serem curadas enfermidades para serem separadas nós temos causas para apresentar junto ao trono da graça nós vamos fazer isso nesta noite senhor deus nosso pai tu és o nosso refúgio
e traz a nossa esperança no deus vivo deus todo poderoso mas o senhor da história que está sentado na sala de comando do universo existe a casa para ti não existe coincidência não existe determinismos ego existe uma providência soberana livre sábia cheio de amor às vezes gol nós somos tomados por muitos medos por muitos sustos com muitas angústias até por desespero existencial nós não somos diferentes do teu servo do passado habacuque o mundo que está à nossa volta nos assusta silva a situação presente nos incomoda meu deus os noticiários os enche o peito tantas vezes
de angústia e que perguntas que não temos respostas que saciem o que aqui é tem a nossa mente mas senhor deus nós queremos colocar na torre de vigia nesta noite nós queremos uma resposta da tua parte muitas vezes senhor essa resposta vai nos assustar muitas vezes essa resposta nos afligir mas uma coisa nós queremos descansar senhor é que tu é soberano é que tu és o nosso deus que tu és o nosso pai e que o justo viverá pela fé o deus em nome de jesus aqui é a nossa alma nesta noite o conhece o
teu povo sabe da necessidade da sua igreja dos sábios a causa que cada um traz ao pilotar ao teu altar nesta noite senhor o meu deus nós não temos respostas humanas nós não temos capacidade humana para trazer a deus aquilo que maquia tar a alma por isso nós precisamos de algo que venha da tua parte da luz ao senhor esta palavra da tua parte do sudeste habacuque aqui é tudo nosso coração faz chegar à nossa alma a deus nós precisamos nesta noite do teu abraço pelo aconchego e nos agasalhavam debaixo das suas asas de ouvimos
a tua vez que recebemos o teu consolo que recebemos o teu refrigério recebemos a tua segurança senhor adeus amado olha pra aquele que está triste nesta noite enxuga suas lágrimas olha pra que ele meu deus que está fugido e abre uma porta meu deus olha para aquele que está enferma o senhor e nós reafirmamos a nossa confiança e tito ex poderoso para curar um enfermo porque em ti a todo o poder pois o deus que sarah as nossas enfermidades mas o deus que perdoa as nossas iniqüidades duas o deus na nossa esperança por deus aqueles
que estão passando por lutas na família só ocorre em nome de jesus aqueles que estão passando por ali 10 e espiritual num deserto espiritual o deus manda chuva serão do teu espírito faz rever de ser a nossa alma senhor pra que ela possa se alegrarem tir como profeta no passado celebrante meu deus as disposições da nossa alma para que em vez de lamento de choro alegria haja um cântico dos nossos lábios nós queremos sair desta noite deus na dúvida o desespero para a fé para alegria para o cântico um cântico de vitória não permita que
sejamos como aqueles que não te conhecem senhor porque aqueles que não te conhecem também celebram cânticos quando tudo está bem na sua vida mas dá-nos a fé nos a confiança de habacuque para dizer o seguinte ainda que a figueira não floresça ainda que não haja fruto david ainda que o horário seja vazio de ovelhas aí que o produto é de oliveira lamenta ainda assim o bpi a liderar e no deus da minha salvação aleluia louvado seja o teu nome nos ajude a qantas em quando as coisas ainda não mudaram a nossa volta nos ajuda de
deus a celebrar o ihru de vitória o senhor quando o mundo está cinzento à nossa volta pois os nossos olhos em ti senhor dois motores da nossa esperança tu és o nosso refúgio tu és a nossa fortaleza tu és o nosso consolador nós ressaltamos nesta noite nós glorificamos nesta noite e das perspectivas que a tua palavra entre na nossa alma e curta nossa alma e restaurar nossa alma e faça rever de ser tudo que há dentro de nós para a glória do teu próprio nome e em nome de jesus para a glória de jesus bem
glória a deus também