Olá, pessoal. Boa noite. Professor Petrônio Castro na área para uma live de leve na véspera do feriado, pra gente não perder essa uma horinha aí, né, pessoal?
Boa noite, Natália Mendes, Rogério Dantas, Débora Silva, Daniele fazendo a chamada aqui, né, Daniele? Direto da sala de aula para cá. Ricardo Oliveira, Cícero Florêncio, boa noite, Cícero.
A lei 8429 vai cair, vai. Só que não sou eu quem ministra no nossos cursos, é o professor Cléton, tá? Mas é uma lei bem tranquila da lei de improbidade, né?
Em ética. Boa noite, Ana Carolina. Milene Souza.
Ai, seja bem-vinda, Ana Carolina. Tá? Então a gente já liberou aí o PDF, né, para vocês acompanharem e aí a gente já vai começar.
Eu escolhi um tema fácil, um tema rápido pra gente acabar essa live até às 22 horas. É uma horinha só pra gente ter esse contato aqui, tá? Na nossa primeira live, tá?
Depois do edital. Tudo bem, pessoal? Antes de começar, eu vou falar um pouquinho aqui sobre os nossos cursos.
Vou gastar aí uns 5 minutos e aí a gente segue na nossa aula, na nossa live que tem o tema comunicação, tá bom? Então, sejam bem-vindos, todos sejam bem-vindas aqui ao canal. Quem ainda não se inscreveu, se inscreve.
Eu lancei por, olha, primeira vez também a Marileide. Boa noite, Marileide. Carmo, tá?
Eh, eu lancei uma série de questões diárias, tá, pessoal? Questões diárias, tá? Alguém avisa aí pro Rogério Dantas que já começou para ele atualizar, né?
Dá o F5 lá para ele, né? Então, a gente começou uma série de questões diárias. Então, começamos ontem e agora de domingo a domingo.
Aê, Rogério, boa noite. Então, a gente a partir de agora até o dia da prova, todo dia eu libero aquele videozinho com duas questões do Cebrasp pra gente ficar bem bem direcionado. Beleza, Cícero?
Tá, obrigado aí pela por comparecer aqui. Você é sempre um querido aqui para mim, tá? sempre aqui com a gente aqui na preparação, tá bom?
Então, pessoal, olha só o nosso concurso para agente administrativo da Polícia Federal. Eh, ele tem aqui as disciplinas, todo mundo já sabe, mas a nossa live de hoje é um tema de noções de governança pública. As matérias que eu ministro nas turmas são noções de governança pública, noções de gestão de pessoas, noções de gestão de recursos materiais, contratos não.
Contratos não, tá? e ética no serviço público. Não tudo, mas uma parte, tá bom?
É aquelas matérias que eu ministro. Esse quadro aqui que eu construí, eu acho ele bem relevante, tá bom? Bem relevante.
Boa noite, Luciane também. Luciane Kids. Eu acho ele bem interessante, pessoal, porque olha essa coluna aqui de preto são as vagas oficiais, tá?
Boa noite, Adriano. Chegou. Estamos começando agora, tá?
Essa coluna de preto, letras pretas, são as vagas do concurso. E essa coluna ao lado tem lá no edital, é a Boa noite, Rafaele. Seja bem-vinda de volta aí.
Essa coluna de vermelho aí é porque tem um pessoal que tava na minha turma e agora a pouco tava assistindo uma aula e agora tá de novo na live, não é isso? Essa coluna vermelha é a quantidade de pessoas que vão ser consideradas aprovadas no resultado final. Não é aprovado Z classificados, mas você estando, por exemplo, no Mato Grosso do Sul, o edital diz que tem cinco vagas para ampla concorrência, mas também diz que no resultado final serão listados 22 e não cinco.
Então os 22, os cinco primeiros são vagas imediatas e os outros 17 são cadastro de reserva. E a Polícia Federal sempre chama os famosos excedentes. Tem lá no Mato Grosso uma vaga para PCD, mas no resultado final serão cinco.
Um, uma vaga para pessoas negras, só que vão ser cinco. Por exemplo, no Distrito Federal são 30 vagas para ampla concorrência, mas no resultado final estarão 60. O que eu tô tentando dizer, eu tô tentando te motivar, tentando te mostrar, pessoal, é que o número de vagas preliminar, oficial, imediata, ele é pequeno.
Mas quando você olha para ampla, o resultado da da homologação do concurso, já não é tão pequeno. No estado do Pará tem quatro vagas para ampla concorrência, mas no listão vão ter 18. No Rio de Janeiro tem três, mas no resultado final aparecerão 14.
Ainda há esperança, tá bom? Eh, tem alguns cargos ao ALSV, não sei falar o teu nome, tá? De que só tem vagas pro Distrito Federal, né?
Como é o caso do administrador, não é isso, pessoal? Olha só, pessoal, no Amazonas também tem igualzinho no Pará quatro vagas para ampla concorrência, mas vão ter 18 na lista, tá bom pessoal? Rapidinho, dois minutinhos, tá?
Eu sou diretor, tá? Da loja do concurseiro, tá? E do curso exemplo em Belém do Pará.
A loja do concurseiro é online já tem há muitos anos e nós estamos oferecendo cursos completos para o cargo de agente administrativo. Só estamos oferecendo para esse cargo. Temos um curso em videoaulas de teoria e exercício com apostila em PDF.
Vai ter um simulado, semana de revisão final e o meu famoso curso Quebrando a banca Cebrasp. Das minhas matérias, eu tenho lá dezenas de listas, já estão disponíveis, mas eu vou gravar mais ainda que cada assunto meu para você aprender com o exercício. Além das videoaulas de teoria, tem o famoso quebrando a banca.
Esse quebrando a banca é top. Pessoal que estudou pro TSE, por exemplo, sabe disso. Esse curso completaço em videoaulas e PDF tá R$ 325.
Eu aconselho esse curso para aquelas pessoas que estão motivadas, disciplinadas, que vão comprar um curso online e todo dia vão ter coragem de assistir. Só que às vezes o pessoal compra esse tipo de curso porque é barato e aí não estuda. Por isso eu prefiro que você indicar o nosso combo, o nosso combo ao vivo.
Professor, o que é o combo? Ele é um curso que dentro dele tem todo esse aqui, mas ele tem além isto aqui que é a cereja do bolo. 40 noites de aula ao vivo.
40 noites de aula, sempre das 18:40 às 22 horas, toda vez transmitida dentro da plataforma e sempre de um estúdio igual a esse. Nós não estamos transmitindo aula em turma presencial. O professor tá igualzinho eu olhando aqui o Fausto.
Boa noite, Fausto. Alguém colocou uma dúvida, eu baixo a minha vista pro meu tablet. A dedicação é total para vocês.
Esse pacote tá custando R$ 590. É bem mais barato do que, por exemplo, uma turma presencial. E ela é presencial.
Presencial em casa. Você tá na sua presente na sua casa e eu tô presente aqui. Mas não é só eu não, pessoal.
São todas as disciplinas. Professore Sé em português, temos o professor Gilson de informática e uma ampla equipe, tá bom? é o nosso curso, tá?
Como ao vivo, tá? Que envolve videoaulas, mas também 40 noites. Começa na próxima quarta-feira, mas se você adquirir logo, você já tem acesso às videoaulas gravadas, tá?
E todas as aulas transmitidas ao vivo ficam gravadas até o último dia. Danile, seja bem-vinda, Danile, de volta. Pessoal, último aviso aqui.
Quem mora em Belém do Pará, como eu, nós também temos uma turma à noite presencial, tá bom? Aí o pessoal que mora em Belém conhece o curso exemplo, né? Então é só entrar no site exemplo ao vivo e fazer a matrícula.
Também começa dia 7, presencial com a nossa equipe, tá bom? Pronto, pessoal. Tem mais algumas coisinhas que eu vou divulgar.
Mas agora bora pra aula, senão vocês vão tudo embora, né? Então vamos para tema hoje. Pessoal sabe que eu sou bem direto ao ponto, tá bom?
Boa noite aí pr pra Tânia também que chegou agora. Então pessoal, eu escolhi o tema comunicação porque eu tenho um tempo curto hoje, né? aí até às 22 horas.
E eu muito eu escolhi temas que às vezes o pessoal passa batido. O nome da matéria é Noções de governança pública. Hoje alguém fez uma pergunta para mim assim lá no meu YouTube: "Professor, saiu a administração pública e agora?
" Bem, primeiro, pessoal, Ana Carolina tá bem longe, né? Mas tá perto no ao vivo. Tá perto no ao vivo, tá, pessoal?
Eh, governança pública foi o nome que o Cebrasp deu pra matéria, mas na verdade dentro de governança pública tem matérias de administração geral e matérias de administração pública. Por exemplo, teorias da administração. Isso é administração geral.
Inclusive esse tema eu ainda vou gravar pra galera. características básicas das organizações formais modernas, estrutura, departamentalização, cultura organizacional, tudo isso, planejamento estratégico, planejamento, organização, direção, controle, isso é administração geral. Agora, gestão de resultados, eh, ó, gestão de projetos também é geral.
Também gestão por processos também é geral, tá bom? e excelência no serviço público é administração pública. Aqui nós temos design thinking, nós temos comunicação na gestão pública.
Resumindo a história de Velha, que legal, Ana Carolina. Pessoal, na verdade o nome da matéria é o de menos. Dentro da matéria chamada de governança pública, nós temos duas disciplinas, administração geral e administração pública.
E aqui ele colocou processo organizacional, planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. Não sei porque eles escrevem assim, mas uma coisa é certa, ele colocou comunicação aqui no meio. Então o tema comunicação tá no nosso programa, não pode bobear.
Bora começar. trouxe questões bem tranquilas, bem legais. Boa noite, Bruna.
Bruna Souza. Pessoal, comunicação. Comunicação.
Se você nunca estudou a matéria e você tentar fazer essas 10 questões que eu trouxe hoje, você vai acertar quase todas, mas pode ser que você erre. Vamos dizer que você erre três. Lascou, porque uma errada anula uma certa, né?
10 questões. Se você errar três e acertar sete, meus amigos, só sobra quatro pontinhos. Então, tem que trabalhar as matérias para não errar nada.
E essa é uma matéria que você não pode errar se você estudar direitinho pela banca. O que é comunicação? Comunicação é a troca de informações entre pessoas.
Troca de informações entre pessoas significa tornar comum uma mensagem ou informação. Eu tenho aqui uma ideia só eu tenho. Aí eu quero tornar comum.
Eu digo, pessoal, nós vamos começar as maratonas de exercício. Pronto, eu tornei comum. se eu tornei comum.
Antes só eu sabia, agora você também sabe. Eu tornei comum, comuniquei. Então, significa comunicar é tornar comum uma mensagem, uma informação, uma ideia.
É um comunicação é um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social. O que é relevante nessa tela é que comunicação é tornar comum algo. Se eu se eu falei, entenderam?
Não. Então não tornei comum. Se eu não tornei comum porque eu gaguejei, porque eu tci, então não houve comunicação.
A questão é isso que vai est escrito bem aqui, ó. Altamente relevante pro Cebrasp. Só existe comunicação se houver compreensão da mensagem.
Se eu falo alguma coisa aqui, por exemplo, em japonês, muito bem falado, faz de conta, você não sabe japonês, você, hein, hein? Não houve comunicação. Só existe comunicação se houver compreensão da mensagem.
A comunicação, pessoal, é um processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra. É essencialmente uma ponte de significados entre pessoas, uma pessoa aqui e uma outra ali, formando uma ponte. Uma pessoa sozinha não pode se comunicar.
Som é um processo social. Somente com outra pessoa ou pessoas que recebam a mensagem é que pode completar o ato de comunicação. E o ato de comunicação só se completa se houver compreensão.
Só existe comunicação se houver compreensão da mensagem. Então vamos pra nossa primeira questão. Se vocês puderem me ajudar, coloquem um C ou um E.
Mas coloca o número, por favor. Fernando Trindade, pelo cronograma, não está parecido com Paludo Robaro Maximiano que é Renato para biografia. O que o senhor acha que pode vir, Fernando, eu entendo que o a melhor maneira de se estudar pro Cebraspe é baseando-se em provas anteriores.
Provas anteriores. Tem muito de professor Idalberto Quenato, tem muito de professor eh em termos de administração geral. Tem um pouquinho de Maximiano, mas muito pouquinho.
Tem dentro de gestão de pessoas tem muito de Steve Robins. É isso. Não dá para estudar por livro para concurso público.
Na minha opinião, você precisa estudar por apostilas que foram criadas, tomando-se como base uma colcha de retalhos inúmeros livros que resolvam questões da banca, tá? Mas não dá para você taxar o Cebrasp de um. A administração pública, por exemplo, não é cobrado tanto paludo, não.
Usa muito o próprio plano diretor de reforma da parede do estado, tá? Usa um pouco mais outras obras, tá? Mas eu acho interessante, por exemplo, como eu faço?
Eu pego no meu curso Quebrando a banca, eu pego, por exemplo, o tema comunicação. Aí eu coleto todas as questões de comunicação da história do Cebraço. E aí eu vou resolver uma por uma, mas não pela minha intuição.
Eu vou descobrir de que livro eles tiraram. E eu vou lá e copio o trecho do livro e coloco depois da questão. O trecho.
Depois, no final da aula, você resolveu 30, 40 questões. Você tem uma colxa de retalho de livros, mas você tem o pensamento Cebrasp, tá entendendo? Claro que isso não impede que o Cebraspegue um livro novo, mas você fica bem mais seguro, tá bom?
Não dá para para taxar, tá? Acabou de ter uma prova do IBAMA, do ICMB. A gente corre lá para ver se tem novidade, se eles estão usando o livro novo.
Não estão. Então continua o jogo. Tá bom, pessoal?
Primeira questão. Um C ou um E? Tá?
Olha, a comuna, já faz um tempo, mas é importante o professor organizar as questões na ordem lógica da matéria. Primeiro é o conceito. Então, a comunicação organizacional, a comunicação nas empresas, nas organizações, constitui o processo por meio do qual a comunicação ela é um processo.
o processo por meio do qual a informação se movimenta e é intercambiada, trocada, intercâmbio, troca entre pessoas de uma organização. A primeira tá certa ou a primeira tá errada? Obrigado, Daniele, por participar.
Vocês sabem, Rafaele, tá? Natália Mendes, obrigado aí, Patrícia. É sempre bom a gente participar até pra gente não dormir, pra gente se concentrar.
Bruna Souza, Danile, todo mundo tá dizendo que tá certo e tá certo, claro que tá certo. A comunicação, ela é um processo por meio do qual a informação se movimenta. Ela é uma ponte de significados e é intercambiada.
Ela se movimenta e é trocada. Intercâmbio entre pessoas de uma organização. Por que pessoas de uma organização?
Porque ele falou comunicação organizacional. Então, de uma organização, Adriano, Zenaide, Valterci, Alaf, Lenise, todo mundo aí participando. Vamos de segunda questão.
Dois certo ou dois errado? 2 C ou dois é? 2 C ou dois é?
Frederico, meu querido, seja bem-vindo. Sempre que possível dar um pulinho a na aula aqui do professor, né? Fico muito feliz com a sua presença aí.
Vamos paraa segunda questão. 2C ou 2E? Olha que questão bacana para você realmente aceitar as ideias que eu trouxe para você.
A questão diz: Considere que um gestor público tenha transmitido uma ordem aos funcionários e não tenha recebido feedback. Ou seja, ele transmitiu a ordem, mas ninguém disse: "OK, chefe, amanhã, 10 da manhã lá no estádio estarei lá". Ninguém deu feedback, tá?
Ele transmitiu, OK? Mas não teve feedback. Nessa situação não houve processo de comunicação, visto que o gestor não poôde avaliar o correto entendimento da orientação recebida.
Certo ou errado? A nossa segunda questão, só existe comunicação se houver compreensão e só existe comunicação se houver feedback. Pessoal, o processo de comunicação só fecha, só fecha com o feedback.
Isso está certo e você nunca mais vai errar. Para ter comunicação tem que Ah, professor, mas e se os empregados entenderam? OK, mas eu não sei se entenderam, não sei.
Então, o processo de comunicação só fecha, só fecha com feedback. Tem que ter feedback paraa comunicação ser eficaz, tá bom? A questão está certa.
Aí tu vai decorar. Só existe comunicação se houver compreensão. Só existe comunicação se houver feedback.
Fechou a conversa, você não erra mais no Cebras. Outra questão de um outro assunto, de um outro assunto, beleza, Alaf? Uma questão bem mais nova.
No âmbito das organizações públicas, a comunicação, a comunicação, o processo de comunicação, a comunicação está inserida nos diferentes processos administrativos. A comunicação está inserida dentro dos processos administrativos, como planejamento, organização, direção e controle. A pergunta é: sim ou não?
Certo ou errado? A comunicação tá presente no planejamento? A comunicação tá presente na organização?
A comunicação tá presente na direção, a comunicação tá presente no controle? Olha ali o Adriano, certo, né, Adriano? Adriano, Adriano é membro do nosso canal aqui do YouTube.
Todos vocês podem ajudar o professor também assinando como membro aqui o nosso canal. Tem várias listas e exclusivas pros assinantes. É bem legal, tá?
Tá bom, pessoal. Olha só aqui a nossa questão. Quase todo mundo foi de três, certo?
Sim, pessoal, tá certo. A comunicação, ela está inserida, está presente em todo o processo administrativo, em todas as funções administrativas. Não tem como planejar sem a comunicação.
Não tem como, professor. Mas se caísse na prova, assim, a comunicação ela tá presente em todas, tá? Mas ela é mais relevante dentro de qual?
Aí vocês que já leram o PDF já sabe a resposta. E também quem não leu é só pensar qual a comunicação. Comunicar.
Quem já estudou funções administrativas? Comunicar tá dentro de qual função administrativa? Principalmente da direção.
Então ela é particularmente mais relevante na direção, mas sim a comunicação tá presente em todas. Isso, Alaf. A comunicação tá inserida em todos, sim.
Tá. Olha só, a comunicação ela tem aplicação em todas as funções administrativas, mas é particularmente importante na função de direção. Isso está no livro do professor e do Alberto Cavenato, questão de 2024, pois representa o intercâmbio, a troca de pensamento e de informações para proporcionar compreensão mútua e confiança, além de boas relações humanas.
Então, a comunicação tem aplicação em todas as funções administrativas, mas ela é particularmente e mais importante na função direção. Quarta questão, uma questão razoavelmente nova, tá bom? Bem interessante também.
Por constituir o poder expressivo de se expressar da organização, da empresa, por constituir o poder da organização se expressar, a comunicação é considerada uma função fim, uma atividade fim. Exato, ALF, pelo fato de direção é dirigir pessoas. Direção é dirigir pessoas.
e se dirige pessoas através do quê? Da comunicação. Exato.
Mas isso não quer dizer que ela também não seja utilizada, tá? Eh, dentro das outras funções administrativas, tá? Por ser considerado o poder expressivo da organização, o poder da organização se expressar, a comunicação é considerada uma atividade fim, uma função fim.
contribuindo como reforço da economia organizacional. A pergunta é se a se a a comunicação ela é fim ou se ela é meio. Essa que é a questão.
A comunicação ela é uma atividade fim ou a comunicação ela é atividade meio, tá? Por exemplo, aqui na empresa, tá? A gente tem loja do concurseiro, a gente tem a atividade fim finalística, que é o professor da aula, preparar para concurso, mas tem o contador da empresa, tem o tesoureiro, tem o pessoal que trabalha no serviços gerais, várias outras funções.
E essas outras funções são atividade meio, mas em geral, porque a comunicação ela é uma atividade que tá presente em todas as empresas. Se ela tá presente em todas as empresas, pessoal, ela não pode ser uma atividade fim, não pode ser uma atividade finalística, tá? Ela é um meio, é uma atividade meio, tá bom?
Tá errado. Quando ele diz aqui que ela é considerada uma função fim, não é? Ela é considerado uma função meio, uma atividade meio.
Tá aqui o texto, tá? A comunicação pode ser considerado uma atividade meio, tá? pois é uma tarefa de suporte, de apoio que viabiliza a produção ou venda de um produto ou serviço final, mas ela é um meio para atingir o resultado.
Através da comunicação, eu consigo dar aula. Através da comunicação, o rapaz consegue programar toda essa estrutura aqui pra transmissão, mas ela não é o fim. A finalidade da loja do concurseiro não é comunicar, é ministrar aula.
A finalidade de uma loja de carro é vender carro e não comunicar. Comunicar é o meio para ela conseguir atingir o fim. Então, memoriza.
Eu trouxe só coisas diretas ao ponto. Atividade meio. Atividade meio.
Mais uma questão. Questão de número cinco. Bem legal também, tá?
Vocês percebam. que eu falei agora a pouco, se você pegar as 10 questões e tentar fazer sem estudar teoria mesmo, você vai acabar errando duas, três. E errando duas três, vai acertar 7 - 3 4 pontos.
Aí você, sua nota vai pro lixo. Então, por isso que você precisa estudar todas as matérias bem redondinho, bem redondinho, tá bom? Olha só essa questão.
O processo de comunicação humana restringe-se. Toda vez que tem uma palavra assim, vocês já sabem, né? A tendência é que esteja errada.
Exclusivo, restringe-se, mas não é sempre, pelo amor de Deus. A, o processo de comunicação humana, comunicação do ser humano, pessoas, restringe-se a fala. Restringe-se a fala.
E a escrita, ou eu falo ou eu escrevo. Isso que eu tô fazendo não pode ser uma comunicação. Comunicação, o processo de comunicação do ser humano restringe-se à fala e a escrita, pessoal?
Não. Tá. Mas aí ele continua restringe.
Ah, não continua nada. Tem um ponto e vírgula. Ele diz assim: "Os movimentos do rosto, mais uma careta, tá?
Olha, e do corpo, os gestos e os olhares não são não considerados". Faltou o não são não considerados formma de comunicação. Não são.
Esqueci de colocar o são. Tá errado. O errado é exatamente esse não.
Tá bom? O errado é exatamente esse. Não tá muito errado, Valterci, né?
Muito, muito errado. Tá bom. E aqui faltou eu digitar uma palavração.
Aí a os movimentos do rosto e do corpo, os gestos, os olhares não são considerados formma de comunicação. São sim. São sim.
É a famosa comunicação não verbal. Existe a comunicação verbal e a comunicação não verbal. Tá errada esta questão.
Existe a comunicação verbal, verbal e a comunicação não verbal. A comunicação verbal tá dividida em oral e escrita, tá bom? E a comunicação não verbal não tem subdivisão, tá bom?
Não tem subdivisão aqui. Tudo bem, pessoal? Ah, é, temos aí as Libras, né?
A comunicação através dos sinais. Perfeito. Perfeito.
E é comunicação. E é comunicação. Mas tem pessoas que se comunicam, tem casais, por exemplo, ou amigos ou irmãos que se se comunicam só com um olhar, pessoal, entendeu?
Já foi, ninguém percebeu, a pessoa já. Ih, tá, já não gostou, já gostou, já tá falando mal do outro, já é só um olhazinho, já foi, tá? Entendeu?
E é comunicação. Existe a comunicação verbal e a comunicação não verbal. A verbal é caracterizada pelo uso da palavra da comunicação, seja a palavra falada ou a palavra escrita.
Por exemplo, a Libras não utiliza, ela se utiliza de de uma comunicação sinais, mas não tem a palavra em si. E a comunicação verbal. Não vai achar que verbal é sinônimo de oral, não.
A comunicação verbal pode ser oral, falada ou escrita. Já a comunicação não verbal é toda a comunicação que não tem a palavra, ou seja, é caracterizada por gestos, códigos sonoros, tipo rhamã rum rum hã rum, tá bom? Sinais, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos.
Ela abrange a expressão corporal, facial, etc, etc. Shakner, vai ter organizações formais modernas? Hoje não tem o PDF, tá?
Você pode baixar o PDF, tem aqui no chat. Hoje a gente trouxe só questões do tema comunicação, tá? Só questões do tema comunicação, tá?
Não, hoje não tem nenhuma questão de tipos de estrutura organizacional. Esse é um dos assuntos mais difíceis do programa, tá? É um assunto que requer tempo, bastante tempo.
Lá mesmo no nosso curso completo, é preciso você assistir todas as aulas, depois você ir pro Quebrando a banca resolver só questões do Cebrasp para as coisas clarearem, tá bom? General, sou belenense, mas moro em Brasília e eu sou piauiense de São Raimundo Nonato e moro em Belém desde criança. Tá bom?
Olha, legal. Obrigado. Olha, mas a lá salva terra do Marajó.
Muito bacana, muito bacana. Pode contar, pode contar. É fácil me encontrar nas redes sociais e aqui em Belém eu estou no curso exemplo todo dia, o dia todo, tá?
Ao ambiente jornal, no ambiente a no ambiente jornalístico, a comunicação seria atividade fim. Creio que depende da atividade organiza atenção, você está pegando uma questão, generalizando e tá tentando fazer a questão ela ficar ela ficar eh específica. Ele não disse que era no ambiente jornalístico.
Ele não disse, tá? Ele não disse na questão, em nenhum momento isso, tá? Você não pode, tem que ter muito cuidado com Cebrasp, tá?
Você não pode acrescentar coisas na questão, tá bom? você não pode. Isso que você tá fazendo no final das contas, deixa eu achar aqui a questão, você tá acrescentando o algo, tá?
Ele fala assim: "Por constituir o poder expressivo da organização, então tem que ser algo que valia para todas as organizações. Não pode valer só para uma. Ele diz a comunicação, ela é considerada uma função fim, contribuindo para o como reforço da economia organizacional.
Essa frase teria que ser se a carapusa tinha que servir para toda a organização. Não, porque se for falar assim, vai cair na prova assim: compras, a função compras, ou então recrutamento é uma atividade fim. Aí tu vai dizer: "Ah, mas recrutamento é atividade fim.
se for uma empresa só de recrutamento, mas aí tá falando de maneira organizacional. E recrutamento e seleção é atividade meio, porque a gestão de pessoas é atividade meio e ponto. Mas eu sei que uma empresa só de recrutamento e seleção, lá dentro, recrutamento de seleção é atividade fim, mas eu não posso eh eh generalizar e nem querer anular a questão por causa disso, porque aqui ele tá generalizando, quer dizer, nas organizações, organizações como um todo, ela é uma atividade meio, tá bom?
Tem que tem que ter cuidado, tá? Tem que fazer muita questão do Cebrasp justamente para não cair nesse tipo de raciocínio, tá bom? Não pode cair.
O raciocínio seu, tá corretíssimo, mas não cabe na questão. Tá bom, pessoal? Próxima questão.
Questão de número seis, mas quando vira o parar, pode me convidar aqui que a gente vai, a gente vai se conhecer, tá bom, general? Tá bom. Tomara um açaí.
Vamos lá, pessoal. Então, olha só aqui a nossa questão de número seis, tá? Seja bem-vinda, Carolina Xavier.
Então, a nossa questão número seis, tá? O processo eh acerca do processo de comunicação entre pessoas, julgue o próximo item. É uma questão muito fácil, né?
A gente já entendeu que existe a comunicação verbal e a comunicação não verbal. No contato direto entre pessoas, olho no olho, contato direto entre pessoas, né? É impossível estabelecer comunicação sem palavras.
Então, tem o rapaz que deu o exemplo da Libras aí, o exemplo sensacional. É um contato direto entre pessoas. É impossível estabelecer comunicação sem palavras?
Claro que tá errada. É aquela questão boba, tá? Mas que você tem que tá preparado para não ficar assim.
Ah, eu acho que é pegadinha. Deve ser possível, sim. Não, acho que deve ser impossível mesmo.
Tu não pode achar que tudo é pegadinha. Pessoal, antes da próxima questão e da o começo dessa desse dessa live, eu falei sobre os cursos completos com português, com informática, com tudo, mas tem muita gente que já tem as suas assinaturas ilimitadas e etc às vezes não curtem muito, tá, os professores das minhas disciplinas. Isso aconteceu muito no TSE, lá no meu próprio site, não é na loja do concurseiro, no site petrôniocastro.
com. br, br, você pode adquirir só o pacote com as minhas disciplinas, tá? Pode ser só o pacote de questões do Cebrasp comentadas em videoaulas com mais de 800 questões separadas por assunto, por lista e eu ainda vou gravar mais.
Ou esse aqui que é melhor que você tem, tá aqui, ó. Este aqui tá aqui dentro. Inclui o quebrando a banca, mas também inclui todas as videoaulas de teoria.
Aí, qual é o macete? Você assiste uma aula de gestão de materiais, depois você vai lá no Quebrando Banca e assiste a o pacote de questões do Cebras. Você volta aqui, assiste um tema aí, vai aqui e assiste o Quebrando Banca.
O Quebrando Banca é são videoaulas por assunto, só do Cebrasp, organizadas numa ordem lógica totalmente comentada e esquematizada, tá bom? Então lá no meu próprio site, avulso só lá que vende, tá? Só avulso só lá.
Agora, se for o curso completo, você compra na loja do concurso. Professor, esse seu curso aqui tá dentro do curso da loja do concurseiro? Tá.
Se você comprar aquele curso que é o combo ou então comprar o outro em videoaula, esse tá lá dentro. Se você comprar aquele curso a loja de concurseiro, todas essas minhas aulas estão lá dentro. Não te preocupa, não precisa comprar duas vezes, tá bom?
Se você comprou o pacote de R$ 325, aquele vídeoaula, ou o pacote que tem 40 noites de aula ao vivo, todos eles, tudo isso aqui tá lá dentro, não te preocupa, tá bom? Bem, e deixa eu falar mais uma propaganda e a gente volta, tá, pessoal? Na época do TSE unificado, aqui no estado do Pará, a gente faz isso há muito tempo.
No Brasil não é muito comum assim em muitos lugares, tá? que é o que a gente chama de maratonas de exercícios, tá? E a gente faz muito aqui na época do TCE, a gente fazia, a gente fez umas quatro, agora eu quero fazer umas 10.
O que é maratona? Esse curso aqui, ele não tá dentro, não tá incluso em nenhum dos pacotes. Esse é um avulso.
Qualquer pessoa pode participar. É o que eu chamo de maratona de exercícios. vai começar sem ser nesse domingo, no outro vai ter a número um, 50 questões esquematizadas de governança pública.
É tipo esse evento que eu tô aqui hoje, só que eu resolvo 50 questões de a maioria do Cebrasp, mas muitas são inéditas e as questões são iguaizinha como eu tô fazendo e organizada numa forma lógica. Por isso que não são todos os assuntos, é só uma parte e aí na outra maratona, outra parte para ter muitas da mesma matéria para você crescer. São 50 questões.
Vai acontecer essa primeira, dia 10, eu falei domingo, né? Sábado, 10, tá? De maio, das 18 às 21:30.
É ao vivo, é igualzinho aqui, tá bom? Ela custa R$ 30, mas na verdade até o dia 6 de maio você paga 25. Tá bom?
Como é que funciona? Você entra no site petrôiocastro. com.
br se quiser, procura esta imagem, põe no carrinho e compra. Quando for no dia, aceita Pix na plataforma, é tudo automatizado. Muita gente, olha, participou de todas as maratonas, participou já?
já, Sérgio, ou vai participar? Tá, alguém aí já participou das minhas maratonas? São sensacionais, pessoal.
Fica gravado depois para você assistir até o dia da prova, quantas vezes você quiser, tá bom? Essa aproveita o preço de 25, economiza duas que a menos aí, uma pizza já participou, que bacana, uma pizza média a menos ou brotinho, garante a tua vaga. Sábado à noite, a minha meta é fazer 10 maratonas.
sempre sábado à noite, das 18 às 21:30, cada uma com 50 questões. Elas são sempre temáticas para você crescer, tá bom? Então você não tá vendo, vai começar, vai tá vendo amanhã.
É como eu coloquei essa live hoje, eu já divulguei, tá bom? Mas a partir de amanhã, aí na hora da live, na hora você não precisa esperar link, tá bom? Mais barato que 1 L de açaí.
Tu sabes quanto dá 1 L de açaí do grosso aqui em Belém hoje? R$ 50, cara. Era 12, 13, tá?
R$ 50. Tá na entrefra. E o mundo todo tá tomando açaí.
E aqui o açaí tá R$ 50 o litro, tá? E aí dá para comprar duas logo, duas maratonas. Se o cara é de Belém, toma 1 L de aça.
Difícil fazer o para tomar 1 L de açaí a menos para pr comprar duas maratonas. Tá bom? Depois vocês ficam conhecendo melhor.
Bem, bora continuar a nossa aula, senão vira só comércio. Comunicação formal e comunicação informal. Esse é um outro trecho da matéria que o Cebrasp gosta muito.
Existe a comunicação formal e existe a comunicação informal. O que seria? É muito parecido com estrutura formal e estrutura informal.
Quando você estuda estruturas organizacionais, a comunicação formal é aquela que observa certos modelos e canais pré-determinados pela empresa. A empresa já diz como é o modelo. Se você quer pedir alguma coisa, faça um documento chamado requerimento.
Se você quer avisar alguma coisa, faça um documento chamado aviso. Então, a comunicação formal, inclusive, geralmente, não é sempre, mas geralmente é escrita, porque ela respeita certos modelos e canais determinados pela organização. De modo geral, esse tipo de comunicação ocorre de maneira escrita, de modo geral, não é?
exclusivamente. Por exemplo, uma empresa marca uma reunião. A reunião é um evento oficial.
A comunicação é falada, mas ela é comunicação formal. Mas geralmente, de modo geral, a formal é escrita por e-mail corporativo, por memorando, por informativo, por aviso, etc. Agora, a comunicação informal é o fluxo não oficial de comunicações com base nas relações sociais, com base nas amizades compartilhadas pelos funcionários.
A comunicação informal é espontânea, fluida e rápida, tá? é chamada popularmente de rádio corredor, rádio peão, tá bom? E a gente vai falar que ela é uma rede de boatos e rumores.
Rede de boatos. Falou em rede de boatos e rumores. Está falando aqui, pessoal, da comunicação informal.
Da comunicação informal. Então aqui eu tenho, vocês têm aí no PDF de vocês, vantagens e desvantagens da comunicação formal e depois vantagens e desvantagens da comunicação informal, tá? E aí você tem o PDF, você vai salvar, vai guardar para depois você estudar melhor, tá bom?
Mas, por exemplo, aqui, vantagem da comunicação formal estabelece um diálogo da empresa com seu público interno e externo, padroniza os processos da empresa. Tá bom? Participou de várias maratonas, Lidiane, que bacana.
Gostou, né? Participou de várias. As nossas maratonas, pessoal, valem muito.
É ouro. É ouro, tá? Às vezes acaba quase 11 hor da noite, só acaba quando eu termino a questão 50, tá?
Problema meu se eu divulguei que é 50 questões, né? Comunicação formal, desculpa, a comunicação formal, devido ela ser geralmente escrita, documentada, ela dá credibilidade aos discursos gerenciais. Nós vamos aumentar o salário de vocês esse ano.
Hum. Só falou palavras o vento leva. Nós vamos esse ano e divulga lá o comunicado.
Aí dá credibilidade, influencia o comportamento dos colaboradores. A comunicação escrita, por exemplo, uma ordem, uma norma, um regulamento, são vantagens, pessoal, tá? Vantagens.
Desvantagem é uma coisa muito burocrática. Eu preciso pedir férias. Custa eu dizer: "Eu quero em julho.
Não, eu Petrônia Oliveira de Caixo CPF, tal, trabalho, quero pedir. " É uma burocracia danada, tá bom? Então é uma das desvantagens.
Agora, a comunicação informal, a rádio peão, a rádio a rádio corredor, a rádio da galera, é importante você decorar que a empresa, a organização não tem poder sobre a a comunicação informal. Ah, eu quero viralizar uma coisa. Eu vou vou me utilizar da comunicação informal, porque ela é mais rápida.
Não tem como. Na teoria, não tem como. Não tem como.
A empresa, a organização não tem poder sobre a comunicação informal. Ela é da galera, ela é dos colaboradores. Vantagem da comunicação informal, é bom anotar logo uma desvantagem.
Ela é geradora de boatos, ruídos e atritos entre as pessoas. Tu ouviu falar tal, tal, tal. Ela é informal, geradora de boatos, mas qual é o ponto mais alto dela, pessoal?
É a rapidez. É muito rápido, meu amigo. Gera rapidez na transmissão de informações.
Motiva e integra as pessoas da empresa. Conversa, fala com outro que é de outro cargo, que é de outro nível, tá bom? Complementa a estrutura formal.
Tá bom? Não precisa ler toda essa tabela aqui para se aprofundar não. Mas o que é importante é o Cebrasp vai insistir para você que o ideal é a empresa acabar, destruir com a comunicação informal.
Isso é verdade? Não. Hoje a moderna administração de empresas, tá?
Hoje a moderna administração de empresas, ela prega que você tem que conseguir uma harmonia, uma conciliação da comunicação formal com a informal. Boa noite, Clênio Pacheco, sempre tá com a gente também, tá? Estamos quase no finalzinho, tá bom?
Mas seja bem-vindo aqui, Clen. Deu para entender? Levando em conta as vantagens e desvantagens da comunicação formal.
e da informal, percebe-se o quanto é necessário que haja uma união da comunicação formal com a informal. Ponto. Então, hoje tá errado dizer que o ideal é acabar com a comunicação informal, o ideal é buscar uma conciliação.
Não pode a comunicação informal ela se chocar com a formal. Eh, temos que trabalhar para que a comunicação informal complemente a formal, ajude e não que ela se choque. Questão sete.
Sete, questão fácil, tá? Beleza, tranquila. Nossa questão sete, Sérgio Luiz vai fazer uma boa aquisição quebrando a banca.
Tá muito bom. Se você puder adquirir o pacote que vem com as videoaulas de teoria, eu te aconselho, porque é o dobro de videoaulas, tá bom? E é bem importante porque às vezes o Cebrasp tem assunto que ele cobrou muito pouquinho, aí só existem 10 questões, mas em compensação tem a videoaula de teoria que tem a teoria e tem mais um monte de questões de outras bancas e aí você cresce, tá bom?
Vamos lá. O Adriano tá dizendo que é Shark T Mota tá dizendo que é Daniele Milhomen. É Clênio é Valterci Nunes Ribeiro tá dizendo que é que tá errado.
Bora ver. Os líderes não devem considerar, não devem levar em conta a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. É muita maldade o Cebrasped faz assim.
E aí quem não estudou a matéria diz: "Verdade, verdade. A comunicação informal prejudica o trabalho e o desempenho. Só que não, não é isso.
O erro é dizer que não deve considerar. Às vezes prejudica o trabalho, sim, às vezes, mas às vezes integra. O importante é que hipótese alguma a empresa deve ignorar, a empresa deve desconsiderar a comunicação informal.
Ela tem que buscar é conciliar a comunicação formal com a informal. Com isso você mata a questão. Olha essa outra aqui.
As redes de comunicação formais, elas prevalecem no ambiente organizacional. Prevalecem. São maioria.
Maioria. Razão. Razão porque as redes informais de comunicação devem ser desconsideradas como fontes de informação.
Ficou fácil, né, pessoal? 8C ou 8E. 8C ou 8E.
Como as fontes, como as redes formais elas prevalecem, as redes informais devem ser desconsideradas. Nada de desconsideradas, tá? Não pode jamais desconsiderar as redes de formação inform.
Vejam que é a mesma questão anterior com outra roupagem, mas é a mesmíssima questão. Mais uma, essa um pouco mais recente, tá? Essa um pouco mais recente.
O sistema de comunicação criado e mantido pela empresa. O sistema de comunicação criado e mantido pela organização. Qual é o sistema de comunicação que é criado e mantido pela empresa?
É a comunicação formal. É a formal. é a formal que ela é criada e mantida pela empresa.
Ele tá dizendo que essa comunicação criada pela empresa é essencial. Não tá dizendo que é só ela que é importante, mas essa formal é essencial para a estrutura e desenvolvimento das ações corporativas. 9C ou 9E.
Olha aí, Danile, tá de verdadeiro ou falso aí, Danile? Tá, já tirou, tá? É o hábito, né?
9C ou 9E 9C. Claro que a comunicação criada e mantida pela empresa é essencial, é fundamental pra estrutura e desenvolvimento das ações corporativas. Pra gente desenvolver ações, pra gente estruturar ações, é preciso essa comunicação formal.
Tá certo, Valéria Valente. Ah, não, a Valéria tá falando oito, né? Deve tá assistindo com um pouquinho de atraso o vídeo, tá?
Porque aqui no YouTube tem um tal de ao vivo, né? Deve est assistindo um tiquinho, tá com atraso. Tá bom, entendi.
Mas a nona é certo, porque a comunicação formal é sim essencial pra estrutura e paraas ações corporativas, tá? Antes da última questão, pessoal, vocês viram aí, por exemplo, o Adriano, ele é membro, né, aqui do nosso canal. Para você, você quiser ser membro aqui do canal do YouTube, nós nós temos alguns benefícios exclusivos pros assinantes.
Um deles que tá vigorando muito bem é esse aqui, vídeos da série 30 questões comentadas. Sexta-feira eu vou gravar mais duas, tá? Então eu vou gravando 30 questões de um assunto, 30 do outro, 30 do outro, de bancas diversas.
É exclusivo para acidante. É tipo Netflix, tá pessoal? Tá custando R$,99 por mês, você cancela quando quiser.
É só pros vídeos aqui do YouTube, tá bom? É mais para ajudar aqui o professor e de quebra a gente cria aí uns conteúdos, tá? Exclusivos para vocês.
Se você quiser, é só clicar lá em cima no seja membro, tá bom? Você coloca o cartão de crédito e sai quando quiser. Não precisa sair esse ano, não.
Deixa para sair ano que vem. Olha só, pessoal, tem muito concurso bom ainda esse ano. Sentido dos fluxos de comunicação.
Pessoal, existem vários fluxos de comunicação. Existe uma comunicação que é entre os chefes e os subordinados. Então, é de cima para baixo.
Só que a gente não fala vertical, porque vertical é isso aqui, tá? Mas vertical para cima ou vertical para baixo? Vertical para cima ou vertical para baixo?
Beleza, Valéria? Então, a gente não fala comunicação vertical, a gente fala comunicação de cima para baixo, que se chama descendente. A gente fala ascendente e a gente fala horizontal.
Horizontal, tudo bem. Então, quando a comunicação ela vai no sentido do superior para o subordinado, ou seja, de cima para baixo, tanto faz. Ah, pessoa seta tá torta, não é diagonal não, porque esse desenho significa que esses três órgãos são subordinados desse.
Então, se o chefe tá falando com subordinado, é de cima para baixo, é descendente. Agora, se o chefe de setor tá falando com o chefe do outro setor que tem mesmo nível hierárquico, aí é uma comunicação horizontal, também chamada de lateral. Quando é o subordinado que tá falando com o chefe, por exemplo, mandando um pedido de férias, o subord de baixo para cima, ó, aqui, ó, é uma comunicação ascendente de baixo para cima.
Agora, presta bem atenção na diagonal. Olha só, bem aqui eu tenho um chefe e seus subordinados. Bem aqui eu tenho um chefe e seus subordinados.
Quando um chefe de um setor vai se comunicar com o subordinado de outro setor, de outro chefe, aí você não diz que a comunicação ela é ela é eh ascendente ou descendente. Se for o chefe falando com o subordinado, descendente. Se for o subordinado falando com o chefe, assim, não.
Como esses caras, esse subordinado não é dele, você diz que a comunicação é diagonal, tá bom? Tá bom, G Maura, boa noite. Aí estamos na nossa última questão, tá bom?
Mas a live vai ficar gravada aí, tá? É bom vocês assistirem, tem muita informação e tem muita divulgação também dos nossos cursos, desse nosso projeto para ser aprovado, tá bom? Você, por exemplo, que é do estado do Pará, uma coisa bacana é que ainda esse ano nós vamos ter o concurso do Tribunal de Justiça do Pará para auxiliar, que é nível médio e paga bem.
No último concurso de 2019, a gente aprovou em massa. E o que é bacana, cai muita administração, é só nível médio e cai muita administração. Bem a cara desse concurso.
Quem estudar para PF administrativa aqui no Pará vai ficar bem no caminho pra aprovação aí, tá pessoal? Tá desse concurso. Franciele Stroke seja bem-vinda.
Também é membra aqui do nosso canal, tá? Obrigado aí pela participação, pessoal. E essa questão aqui bobinha, 10A, 10B, 10C, 10D ou 10 E ou e como queiram, comunicações que percorram a organização verticalmente.
Tá aqui uma verticalmente, OK? Entre chefes e subordinados em seus respectivos níveis hierárquicos. são denominados.
Tem gente que não gosta muito disso. Na verdade, ele não usou o nome respectivamente. Ele falou comunicação entre chefe e subordinado em seus respectivos níveis hierárquicos.
Então ele quis dizer que era sim, o chefe tá nesta ordem se comunicando com o subordinado nesta ordem em seus respectivos cargos. Se é o chefe se comunicando com o seu subordinado, é de cima para baixo, então é descendente. É isso, pessoal?
10 B. 10B descendente. É isso, pessoal.
Trouxe 10 questões aí, tá? Queria só lembrá-los, agradecer a presença de vocês, que o nosso curso mais top dos tops é o nosso combo ao vivo. Começa quarta-feira da semana que vem, tem 40 noites de aula ao vivo comigo, com a professora Iara C, com o professor Gilson, com os professores de raciocínio L, com toda a equipe da loja do concurseiro e do curso exemplo.
Você consegue adquirir esse curso e assistir no conforto da tua casa. Ele tem todo o pacote de videoaulas e mais 40 noites de aula. Sempre aulas nesse nível.
Você consegue adquirir no site lojadoconseiro. com. br.
Pessoal, Natália Mendes, eu é que agradeço, pessoal. Desculpem qualquer coisa aí, tá? A gente precisa eh falar e às vezes alguém pode não gostar de alguma coisa, mas muito obrigado, tá, pessoal?
Em breve a gente vai ter mais lives aí, tá bom? O pessoal que for dos cursos completos aí, em breve também vai ter uns aulões no sábado, no domingo. Vai ficar gravado, Ronaldo Rocha, tá?
Vai ficar gravado aí para sempre, tá bom? Agora, essa maratona que eu divulguei, que tá R$ 25, começa a vender só amanhã. Essa não tá em nenhum pacote, tá?
Essas aí, tá? É para garantir, pessoal, que você esteja de sábado à noite estudando. E eu também vou abrir mão lá do meu do meu passeio para estar sábado à noite com você de 18 horas até 21:30 ou mais, tá bom?
Obrigado pessoal, deixa aí pra minha casa, vocês já estão aí na de vocês, né? Valeu. Tchau.