Unknown

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Video Transcript:
Olá salve salve salve todas as vidas porque todas as vidas importam essa era a saudação do querido nego Bispo E hoje como a aula em homenagem a ele quero começar dessa maneira aqui com vocês eh dando muito boas-vindas aqui ao canal do Quilombo da UFRJ esse é o nosso primeiro é a minha primeira Live depois que o nome do canal virou de cpdel para quilombo do FJ e e decidimos essa Live hoje de manhã não iam ter não teria Live nenhuma então avisei algums alunos eh que a gente faria Live né porque táa sem água
noix e tudo mais então tinha que ter uma aula de cerramento infelizmente seria presencial depois a gente ia gravar e passar online então a gente tá colocando online divulgamos prou com as pessoas mas estamos aqui já enfim com todos vocês então sejam todas e todas e todos muito bem-vindos aqui ao canal do do Quilombo né Quilombo da PJ eu estou fazendo aqui um teste pela primeira vez eu vou usar um outro programa programa mais difícil por isso que eu até trazer um pouco a a Live começaria às às 14 horas coloquei pras 15 para poder
me adaptar aqui então Se alguém puder escrever aí no chat se tá tudo certo ou não eu ficarei muito grato né Opa Ô salve Alessandra salve Isadora queridíssima Isadora me orientando a doutorado seja muito bem-vinda amiga Obrigado pela sua presença obrigado Alessandra também lá do Quilombo do Fix né Eh enfim mas Se alguém puder escrever dizendo se tá tudo certo aí eu agradeço para poder começar aqui os trabalhos né vamos dizer assim apresentar para vocês o que que eu tenho para fazer hoje tá bom eh deixa-me ver então pera aí caramba tô tô meio tô
meio enrolado aqui ainda tá gente tô ainda me organizando pera aí tô só esperando salve Opa salve Kauan tranquilo filhão Ô Marciel seja muito bem bem-vindos todos vocês é deixa eu ver quem mais tá aí vamos colocando aí Márcia Vasconcelos tudo ok aqui Opa obrigado que maravilha tudo certo Zora Opa obrigado obrigado pelo apoio né Valeu Márcia Valeu Claudemir deve ser o Claudemir é agora que eu vi você de Claudemir querido Claudemir lá do do neabi e pô que legal então tá então eu vou aqui começar Como disse para vocês tô ainda me adaptando um
pouco então hoje a aula Deixa explicar dar um Panorama um pouco geral o que que eu fiz nesse curso né tô dando o curso primeiro curso do neab curso de convênio com o nep DH né daj neb ainda não tem código de disciplinas então a gente fez um convênio com nep DH para que a gente pudesse dar essa primeira disciplina né e com relação ao primeira disciplina do neab né e e nós abrimos o curso com uma com a com a Live não com uma aula do sobre o o pensamento do nego Bispo né E
aí abri com esse com esse livro aqui deixa deixa eu vou fazer umas alterações aqui ver se eu se dá certo Deixa eu botar na outra câmera Opa aqui tá dando certo aí nesse livro aqui do Antônio bicho a terra da a terra quer né então para quem quiser depois esse aqui na verdade é o último livro dele deixa eu falar um pouquinho para essa câmera aqui acho que essa câmera aqui até Opa nessa aqui agora não ainda não esse aqui é o último livro dele é um livro maravilhoso recomendo demais né nego Bispo passou
para ancestralidade que vocês sabem em dezembro do ano passado eu fiz uma live uma aula inteira aí tem mais de Du horas dessa aula eh nessa Live sobre esse pensamento dele neste livro tá então para quem quiser se aprofundar em vários conceitos dele tá eh recomendo procurar ler esse livro evidentemente e também ver aqui no canal eh eh a Live né tem os comentários Eu apresento vários conceitos que vou apresentar alguns hoje né mas outros vários estão lá tá hoje eu vou apresentar um outro livro eu não tenho esse livro infelizmente não consegui achar o
que eu tenho aqui deixa eu pegar aqui para vocês o que eu tenho é um PDF né Não sei se tá dando para ver isso PDF pera aí deixa eu botar mais para cá isso PDF aqui colonização Quilombos tá modos e significados esse aqui é um livro dele é de 2015 muito bom muito bom nego Bispo acho que é um dos maiores intelectuais da história brasileira tá um quilombola Espetacular fala um pouco da vida dele também lá mas foi um quilombola é um lutador e que conseguiu representar todas as escrituras quer dizer conseguiu transcrever o
pensamento quilombola eh de parte do pensamento quilombola no Brasil né e ele como Nordestino do Piauí trouxe isso muito bem e a gente tem muito aprender para ele então por ISO isso que eu fiz questão de iniciar o curso esse curso que eu com ele esse curso com eh com esse livro dele né e terminar o curso com outro livro dele e ao longo do curso a gente passou deixa eu mandar de novo aqui deixa eu ver para cá essa câmera ao longo do curso a gente passou por várias e outras demandas vários outros textos
agradeço aí a Isadora que deu uma aula o an deu aula também meus orientandos aí do doutorado que puderam contribuir deixa eu ver aqui se eu volto para onde estavam vocês eh porque eu não consigo nesta câmera aqui V exatamente Opa deixa eu ver Quem mais está aí Ana Lúcia queridíssima Ana Lúcia n é seja muito bem-vinda é que bom você também vê-la aqui então é isso gente então vou começar agora a aula propriamente tá E e vocês de vez em quando eu vou dar uma uma olhadinha aqui para ver quem escreveu mas por enquanto
eu vou apresentar aqui o que que eu tô pensando pro nego bismo Ok bom vamos lá então deixa eu colocar aqui Opa beleza belza rapaz gostei desse programa tá dando certo hein Tomara que hein eu consiga acho que vou me chimar até fazer novas lives né preparei também um esquema aqui de não é um slide propriamente tipo markd que é uma nova forma de de olhar aqui a de apresentar né então espero que vocês gostem então o que que eu preparei Então tá aqui é nego Bispo estão acompanhando aqui não sei se vocês conseguem ver
também o meu cursor Mas enfim tomara que sim o negro Bispo livro colonização Quilombos modos e significações né significados na verdade n significações mesmo né e de 2015 foi publicado pela unib enfim deu algum curso lá na unib e muito interessante Então hoje eu vou abordá-lo e vou na verdade não vou abordar o livro também todo não porque não dá não daria pra gente fazer esse debate durante eh enfim duas 1 hora que eu tô pensando 1 hora e me 2 horas no máximo para esse curso tá para essa aula de hoje mas eu vou
apresentar os outros capítulos hoje eu vou apresentar a introdução e o primeiro Capítulo e o capítulo um foi isso que eu combinei com os alunos tá então todas as outras formas quiserem aprofundar tem outros lives aqui no canal tem um curso inteiro que eu dei sobre os quilombos por uma filosofia dos quilombos eí também para quem quiser quem tiver interesse recomendo aí que se inscrevam Ah pera aí deixa eu ver se vai dar certo esse negócio aqui pera aí deixa eu abrir aqui ah ó ah ó tá vendo Ah legal então aqui tem o Eh
pera aí deixa eu tirar aqui minha cabecinha é isso não opa Ah tá ó tá vendo dá para fazer um monte de coisa aqui então aqui tem o eh o YouTube né do kilombo da FJ para vocês se inscreverem aqui também tenho o meu Instagram e o meu tiktok vou tentar ver se eu coloco algumas algumas coisas lá né Opa né isso caramba ainda tô me familiarizando tá gente pera aí mexer aqui minha Opa de novo não Wallace não é possível vou ficar bem aqui no cantinho para não atrapalhar bom então o que que eu
tô pensando pra gente fazer hoje então pensamento le grich então a gente já viu isso aqui então vou eh centralizar um pouquinho mais aqui pra gente poder acompanhar né então Opa mais um pouquinho pera aí o Alace fechar aqui que vai facilitar pera aí gente já Tô organizando boa beleza então aqui vamos ver Ah tá então o negro então que que eu vou debater com vocês né Espero que estejam estejam conseguindo ver tudo tranquilamente aqui né então qual é o o eu tô Será que eu sair da tela Ah pera aí acho que agora pera
aí gente tô tô ainda me organizando vamos láa aí Opa tá beleza estou na tela toda agora de novo acho que eu tinha saído um pouquinho assim fica melhor porque fica quanto maior a quantidade melhor Beleza então vamos aqui botar pro alto que que eu separei separei aqui para pensamento n influências referências vou falar das influências quilombolas das referências intelectuais do que ele propõe como guerra das denominações da colonização enquanto igual né que coloquei igual adestramento é o que ele traz lá igual domes ficação esse conceito que é maravilhoso dele vou discutir isso com vocês
ele se ampara nas bulas papais pega algumas bolas papais lá do século X XV para fazer esse debate sobre o papel da colonização e do daquilo que se pensava sobre os eh corpos indígenas né e negros depois vou precisar um pouco desse o método do neg bispo como é que ele começa esse processo e também vou falar da cosmovisão cristã monoteísta e da cosmovisão dos povos pagãos politeístas que eles cham dessa maneira e por fim uma conclusão Tudo bem eu vou eh deixa eu ver agora se tem mais alguma coisa que vocês escreveram aí é
Ah tá beleza deixa eu ver Ana Lúcia jod Delice Socorro Boa tarde do lado de cá na Paraíba Opa J delícia Que bom ver você aí do do Nordeste aqui presente seja muito bem-vinda também da querida Paraíba né Muito bom Opa Andreia Obrigado Andreia Andreia me orientando também no doutorado seja bem-vinda é Andreia Obrigado e Reinaldo de Jesus com Reinaldo BO e Reinaldo acho que é o aluno né do do curso indígena também obrigado Reinaldo pela presença de vocês então vamos lá voltando aqui para vamos ver se dá certo esse negócio aqui mais uma vez
então influences né opa não é aqui não é aqui para cá boa influências então o que que eu quero abrir a dentro das influências tem dois três aspectos que eu trouxe aqui pra gente poder pensar influência assim quando quando eu escrevi influência montei essa aula para vocês eu tô pensando na ideia de influência como eh um modelo quer dizer como que cada intelectual cada pessoa que escreve cada pessoa que pensa ela é influenciada por algum tipo de modelo tem uma influência assim a influência aí nos aspectos né seja no ambiente seja no legado seja na
originalidade tudo bem pera aí deixa eu cuidar de câmera deixa eu ver se nessa câmera Aqui fica melhor para falar pera aí Opa isso entenderam então tranquilo então essa a ideia da influência que eu quero abordar com vocês aqui eh sobre esses três aspectos que todo intelectual tem E aí por isso que há uma diferença profunda quero que vocês compreendam esse processo quando é um intelectual europeu quando é um intelectual africano ou aqui latinoamericano ou asiático ou Oceânico enfim da parte daí assim a importância para uma metodologia de colonial do qual faço parte contra Colonial
da qual também tenho e tenho gostado demais tenho também me reconheço como contra Colonial em alguma medida e que aliás é o neg Bispo neg Bispo é o contra Colonial em pessoa então entender todo esse processo porque não dá pra gente a gente não escreve de um lugar de de qualquer lugar todo mundo escreve a partir de uma experiência então é isso que eu quero que a gente compreenda agora nesse momento então por isso que eu coloquei aqui influências Ok então deixa eu voltar aqui para câmera de captura E aí o primeiro a influência no
ambiente Qual o ambiente que é tava olhando ponto da câmera Qual o ambiente do nego Bispo né E aí vou clicar aqui a gente vai aparecer aqui vamos ver se vai dar certo esse negócio opa deu caramba a deixa eu sair daqui da frente deixa eu mudar aqui para vocês verem melhor tá então aí forçando o próximo ponto ambiente Qual o ambiente dele ambiente é o quilombo que eu tô entendendo como o terreno fértil tá terreno muito fértil para produção de conhecimentos ou seja ele só pode escrever uma filosofia quilombola por razões óbvias porque ele
é um quilombola porque ele foi um quilombola viveu num Quilombo construiu um quilombo foi descendente de quilombolas Então isso é faz uma muita diferença né Então faz Deixa eu voltar aqui pra câmera deixa eu e Peraí deixa eu ver se deu certo não ah essa então faz muita diferença ser um quilombola e da De qual lugar que se tá falando então obviamente não vai pegar um europeu e vai escrever sobre os quilombos aliás historicamente os antropólogos os estudi cientistas e políticos sociólogos eles passavam a escrever sobre a interpretação que eles tinham dos povos indígenas dos
povos africanos asiáticos dos mesmos povos percebam Então essa eh é uma histórica porque a universidade se arrogava o o poder de escrever sobre os outros e até hoje muitos ganham a vida sim fazendo dessa maneira Mas se nós pensarmos aqui é por razões óbvias é muitíssimo interessante quando a pessoa escreve a partir da sua própria experiência é dessa maneira que eu estimulo os meus orientandos fazê-lo né é assim de escrever sua experiência por inclusive aprendi com a literatura decolonial escrever um pouco Abrir suas teses dissertações falando um pouco de si da sua própria vida do
seu referencial da onde está se construindo entende então se perspectiva bem contra colonel e quilombola ok Deixa eu voltar aqui paraa outra Opa desculpa eh então o ambiente dele então voltando ao entender agora o ambiente do negro Bispo 1 kil bola que foi um terreno fértil para produzir conhecimentos e depois sua experiência na a kac eh kac significa Confederação eh Nacional das Comunidades Quilombolas tá tá então quero que vocês compreendam isso também então essa Confederação aí que é a conac Deixa eu ver se eu ampli aqui não adianta tá tá bom eh da Confederação então
ele a sua experiência enquanto Sindicalista enquanto militante social militante do movimento negro militante do movimento kil bola também foi muito importante e acabou resultando não só no aprendizado dele mas como para ele defender as teses que ele tá defendendo nesse momento Beleza então voltar para lá vou tentar avançar pra gente eu tô achando que já já T com Então deixa eu abrir agora qual é o legado né abrir esse outro tópico Zinho aqui qual o legado do pensamento do nego bicho E aí o que que eu quero construir aqui com vocês na verdade é um
legado de vários negros bispos né É isso sim são de milhares de negros bispos tá eh que a gente pode eh entender como eh existem hoje no Brasil milhares de negros bispos é isso que eu quero que vocês Eh que todos aqui compreendam assim então existem milhares de negos bispos milhares de pessoas que não tiveram a possibilidade a oportunidade de escrever um livro de demonstrar colocar no papel todos seus saberes ancestrais e saberes ancestrais dos seus povos Então nego Bispo foi um um dos poucos que conseguiu fazer isso e por isso que a gente tem
que exaltar eu tenho até enfim queria até depois indicar para vocês tem alguns livros aqui que são muito muitíssimo interessantes né que eu vou dar nos próximos cursos Também os quatro cantos É esse aqui que tem muitos negros indígenas quilombolas né Vocês estando para ver também comendo muito o livro grande né esse aqui eu ganhei da minha queridíssima amiga é André Gil né que tem várias eh mestres das periferias Então assim Então acho que agora é um novo contexto que a gente tá vivendo nessa vida que a gente precisa valorizar esses saberes Beleza deixa eu
voltar para cá eh bom então é um esse era um processo que eu queria falar milhares de negros bichos e de intelectuais negros pendor né ele como assim a gente pode dizer com toda tranquilidade nego píso como um descendente né como um um daqu não um descendente mas daqueles que continuaram dando luz para aquilo que foi produzido por intelectuais anteriores como Cloves Moura Edson Carneiro abed de nascimento né AB Nascimento Beatriz de nascimento próprio lélia González e aqui a gente pode citar eh eh uma lista enorme de intelectuais negros que cumpriram papéis fundamentais na história
brasileira Tá bom então queria reforçar esse processo bom então voltando aqui um pouquinho Subir agora esse aqui a gente já viu descer aqui sobre referências quais são essas referências do nego Bispo E aí é principal lutas pelo autogoverno esmagadas pelo Estado quando eu tô falando de referência e aí eu quero que vocês compreendam que a são as referências eh históricas com as quais com as quais ele vai trabalhar então são lutas históricas fundadas e na luta por fundamentalmente eh autogoverno por liberdade por autogoverno por emancipação de do julgo Colonial esse julgo essa imposição essa dominação
Colonial ocorre de que maneira pela pelo pelo Estado o estado que cumpre o papel de subordinação subalternização inclusive de escravização dos povos negros indígenas nesse país então ele vai pegar as lutas qual aí quas não sei se eu escrevi aqui né mas as lutas acho que eu não escrevi mas ele vai citar pegar o exemplo de Canudos exemplo de Palmares de do Quilombo né de pau de culé Quilombo dos caldeirões Então a partir de desses exemplos históricos de lutas populares por autogoverno por emancipação por liberdade por valorização das suas culturas que foram amplamente esmagadas pelo
estado que neg bispo se refere como algo importante Tá bom então voltando aqui eh então queria trazer também esse processo para vocês então dito isso deixa eu ver onde que a gente está aqui no luta pelo autogoverno né então agora vamos falar das guerras das denominações outro ah gente pera aí tem duas coisinhas aqui que eu deixei para aí daqui a pouco eu falo da Guerra das denominações caramba ess é minha Marina esse aqui não sei se vocês estão gostando né milhares de negros deixa eu abrir aqui que eu tinha escrito né acabou que eu
não que eu pulei né Ah tá que não tiver oportunidade de escrever e Son ver livre das opções do estado e do Capital então o nego Bispo acaba representando isso tá acabou que eu tava pulando e originalidade né qual originalidade do pensamento do nego bicho deixa eu ver se tá dando para ver para vocês aqui opa não me diga que Ah tá beleza Tô aprendendo originalidade Beleza deixa eu ampliar aqui que acho que fica deixa eu ver se dá para ampliar Ah boa aí ó pouquinho em cima da minha cabeça Beleza então originalidade Il legado
né então para além da esquerda para além da direita assim nego Bispo não pode ser não não ele pelo menos não se enquadrava deixa eu olhar aqui pra câmera pera tava olhando pra câmera falando PR onto é deixa eu ver isso neg biso não se enquadrava enquanto um e nem de esquerda nem de direita para além das Como disse seic para além de esquerda e direita ele é negro né Ele é um quilombola é um um descendente de de enfim do dos quilombos do Brasil e um intelectual autônomo que escreve criticamente com relação aos duas
perspectivas institucionais é importante enter isso Mas isso não impede que ele seja revolucionário né então é um revolucionário mas com uma perspectiva muito para além não tá preso às instituições do estado não tá preso a projeto de de eleição não tá preso a projeto de representação parlamentar de reabilitação de representação burguesa não tá preso as as imposições da eh eurocris monoteístas religiosas que eu vou debater isso com vocês então ele tá parando desse processo tá como ele mesmo historicamente se colocou então voltando aqui eh deixa eu ver luta pelo autogoverno e guerra das denominações aqui
sim a isso aí vai abrir uma grande questão pra gente o que que significa Deixa eu voltar aqui o que que significa deixa eu olhar para essa câmera aqui agora bom Beleza vou olhar para uma câmera que que significa então Eh guerra das denominações Wallace por quê Então nego bit fala assim olha primeiro nós todo veja nós falamos o português tudo bem que é uma língua do colonizador portanto é língua Colonial ponto não tem o que a gente discutir nesse processo então Eh nego bispo fala assim todos os conceitos que foram criados todas as denominações
que foram criadas foram criadas pelo colonizador então quando nós as compramos ou as utilizamos acriticamente a gente reforça sempre um ponto de vista do colonizador Então quero que eu é isso é importantíssimo para compreender Então como se livrar dessas amarras da colonização que que o li bist propõe Põe assim olha nós precisamos entrar numa guerra de denominações que que significa isso significa contestar os conceitos criados pelos colonizadores simples assim né E aí por exemplo então ele vai começar primeiro tirar a condição deixa eu mudar aqui tirar a condição de tranquilidade do colonizador aquela tranquilidade eh
eh autoritária né que é o dono da língua o dono do saber e você tirar da posição de conforto e aí você criar denominações que vai tirar o colonizador do conforto e vai exaltar n e superestimar enfim ou valorizar as culturas negras indígenas Tudo bem então esse eu quero que vocês compreendam isso como guerra das denominações Ok então vamos voltar aqui pra gente ver esse processo eh deixa eu opa não nso aqui não al deixa eu sair agora aqui cadê a guerra das denominações Beleza Aqui tá então Vamos abrir aqui esse ponto que eu preparei
para vocês então o que que significa guerra das denominações primeiro significa deixa eu vir para cá Acho que fica mais fácil né Deixa eu até ampliar aqui meu minha fotinha porque aí tá para os outros aqui embaixo para vocês poderem ver melhor e focar no que eu quero que foquem aqui guerra das denominações bom então essa significa guerra Aí coloquei quatro aspectos uma guerra das linguagens guerras culturais religiosas tá Ach que ficou melhor pera aí para eu olhar para lá ficou melhor aqui tá guerra das culturais religiosas e guerras políticas econômicas e método dele tudo
bem então são esses quatro aspectos Vamos para o primeiro pra gente poder pensar Então deixa eu alterar deixa eu diminuir aqui de novo meu meu minha fotinha só para vocês poderem me acompanhar botar bem pequenininho aqui bem no canto para vocês poderem ver qualquer e quando for explicar eu amplio para vocês poderem olhar para mim né a gente poder ter aquela conversa Olho no Olho é você me vê guerra das linguagens botar aqui no alto e subiu muito beleza então nessa guerra das linguagem eu elenquei aqui outros dois aspectos fundamentais que ele já traz primeira
coisa ele já não enquanto os colonizadores chamavam chamavam a nós eh negros ou africanos e ou indígena né ou originários dessa terra por indígenas não o que que os colonizadores chamavam pera aí deixa eu botar aqui como é que os colonizadores nos chamavam de pretos indígenas índio índio é a primeira categoria moderna a gente já debateu aqui no no vários vídeos do canal sobre isso então Preto indígena é o que se resumia o que que o o nego vai fazer pô pera aí Preto indígena não vou usar outra categoria ele propõe o usar o afro
pindor afro evidentemente de africano descendente da África e pindor por que que utiliza pindor porque é a palavra que os topis de Guarani chamava esse território se conversou a tardiamente chamado de Brasil chamava por Pindorama então ao chamar de Pindorama ele vai atribuir assim que os povos originários embora Claro com diferentes culturas mais de 1 povos indígenas aqui viviam né Nem todas falavam a mesma língua eh do de Guarani Aliás só est P de Guarani falava sua própria língua né então mas eh ele pega essa categoria que é uma categoria indígena de uma das maiores
etnias eh que viveram nesse território e vai chamar de pendor amicos cara eu achei lindo Fantástico eu tenho usado esse conceito afr penduro É nos meus trabalhosos meus livros inclusive propus até lá pro neabi que nós pudéssemos ser né virar mudar o nome de neabi para eh Instituto afrob Dorândia instituto instituto de pesquisa e estudos afr pendor mas aí acabou que eu fui voto vencido né mas tudo bem não tem problema nenhum os colegas escolheram um nome muito legal mas eu quero dizer assim o quanto que eu gostei dessa proposição do neg bispo e o
quanto eu tenho adotado eh ao longo do tempo tá a veio muito de encontro daquilo que eu penso bom E aí surgiro para vocês também caso queiram é uma forma de enfrentamento e o segundo aspecto Deixa eu voltar para lá é o aspecto da colonização é adestramento ele veja na escola eu aprendi colonização como algo Positivo tá algo positivo eh como algo que trouxe desenvolvimento trouxe cultura trouxe tudo de bom né só que é óbvio iso é uma visão eurocentrada colonizadora também então o negoo vai inverter esse processo vai colonização positiva Não de jeito nenhum
colonização se nome de adestramento ele vai pegar sua experiência de adestrar bois lá no no seu quil tombo né então ele percebe um dos primeiros aspectos do adestramento é tirar a identidade do seu ente adestrado isso é primeiro aspecto E aí você como é que você tira a identidade você denomina dá o nome para esse pro ente quando tô falando de ente significa ou pessoa ou um animal ou um cachorro ou um boi uma vaca ou seja o que for tá é isso então primeira coisa você tira identidade tira a cultura e faz com que
ele obedeça então é desse aspecto que ele vai eh caracterizar como sinônimo de adestramento tá E aí para além desse processo voltar aqui ah tá acabou que já tinha eu tô falando para você mas já tinha escrito aqui né quebra das indentidades dos colonizados né os povos Eh reduzidos pera aí deixa eu ver para cá povos reduzidos a índios e pretos né e Raça cor né Eh e a outra diferença entre raça versus cor branco amarelo ou bege né Então veja então os dois primeiros aspectos Eu já falei com vocês se vir aqui dois primeiros
aspectos Já falei com vocês que significa quebra das identidades dos colonizados e o segundo povos reduzidos a índios e pretos ele rompe com isso e o terceiro eu quero aprofundar um pouquinho o debate por isso que eu coloquei de preto raça cor assim primeiro o eu tenho debatido bastante isso eh a questão do Branco se o autodeclaração como Branco né para os europeus se autodeclaram Branco embora não sejam brancos né ninguém é branco né já falei isso algumas vezes pegar um troço aqui qualquer ninguém é branco esse suporte Zinho de celular ninguém dá cor desse
suporte desse celular esse aqui é branco tá ninguém dá cor desse meu fone de ouvido aqui isso é branco né as pessoas e aí o nego Bispo propõe chamá-los de amarelos tá amarelos Mas eu também acho que por aí par deixa eu ver acho que tem um livro Amarelo aqui livro com capa Amarelo aqui atrás de mim não tem acho que tinha eu tava vendo aqui esse livro aqui Aliás o livro ótimo né da revolução ignorada sobre eh a luta libertação da mulher democracia direta e pluralismo radical no Oriente Médio Eu recomendo muito para quem
quiser vi a luta lá no que tá acontecendo lá no no Oriente Médio lá no ai como é que é o nome Confederação lá no curdistão é isso do Povo curdo né o pkk muito bom como muito aí depois F outra coisa completamente diferente ah peguei para falar de amarelo Então ninguém é da cor desse também e aí que que eu tenho proposto na verdade não é não é sugestão minha também O dep de que é um autor anarquista canadense tem chamado de be né e ele é um bege ele se aut chama de Bege
eu tenho comprado essa ideia do bege eu tenho trabalhado com isso com de livros mas seja Amarelo ou bege o importante é que há uma descaracterização do Branco porque Branco sempre algo Positivo eu falei isso no meus cursos tem alguns vídeos explicando aqui quem quiser depois pode ver mas branco é aquele é sempre algo é a paz é é o bom é saber é o Jesus é o Anjo todo mundo é branco né todo mundo ou tá vestido de branco né por aí vai tá bom então aqui já ou seja o que que ele tem
feito aqui nesse processo Deixa eu voltar para lá que que ele tem feito na verdade sim ele tem quebrado né Há uma guerra de denominação que é aqui né que a gente tá tratando então ele tem quebrado isso e tem proposto essa perspectiva e tem E aí claro uma diferença entre raça e cor né cor uma coisa o branco se apresenta como raça como raça é dominadora Ok deixa eu ver lá se tem mais algum comentário Deixa eu voltar aqui rapidinho para ver se tem algum comentário se vocês estão gostando da aula ou não deixa
eu ver Opa Juan salve Juan Juan também Juan foi me orientando no doutorado agora tá fazendo pós doutorado aqui seja bem-vindo Obrigado caer caer genial Que bom Caê Isabela Opa Isabela também aluna da extensão Obrigado sejam todos bem-vindos aqui espero que estejam gostando da aula coloque algum comentário aí quem quiser comentar alguma coisa né estão e depois eu posso vir aqui para tirar perguntas responder perguntas de vocês fazer esse debate tá e o pessoal da turma Lembrando que eu vou encontrar vocês vou dar um um link do do Google Meet pra gente se encontrar daqui
a pouco logo depois logo depois dessa Live Tá bom então Enquanto vocês daqui a pouquinho pra gente falar de sobre trabalho de final de curso etc bom deixa eu voltar para lá então beleza intervalo eu não consigo ver se tem Enfim deixa eu ver Caramba de novo deixa eu ver se aparece aqui beleza tá Ah beleza vamos lá muitos espectadores aí Simos ão continuando boa beleza então caramba Cadê vamos continuar aqui para abrir essas minhas aí depois guerra das denominações agora e tem os aspectos e culturais religiosos E aí o que que tem culturais religiosos
que eu trouxe aqui pra gente poder pensar ele propõe uma dicotomia entre monoteístas e politeístas tá e eu vou falar dessa dicotomia mais à frente deixa eu adiantar aqui para vocês o que que o neg bismo tem entendido assim monoteístas eh ele chama de Na verdade o conceito até maior né ele vai dizer ele vai fazer uma análise vou explicar daqui a pouco no método logo embaixo uma análise a partir das religiões das espiritualidade dos diferentes povos ele vai interpretar os europeus como monoteístas vai chamar de eurocris monoteístas razões óbvias só tem um Deus né
acreditam apenas um Deus e os eh aqui os povos pindor afr pindor vamos usar agora o conceito já dele né que eu já já comprei para mim também já tô usando é afr pendor como é como pagãos politeístas tá ou seja porque existem vários deuses e também tá ligado aos comos Cosmos daqui a pouco vou explicar isso com mais detalhe no outro tópico que eu expliquei que eu fiz ali para vocês tá vamos então avançar aqui eh e também políticas econômicas ele vai propor uma diferença fundamental entre desenvolvimentismo e biotera tá então desenvolvimentismo é um
aspecto que tá ligado aí ao deixa eu mudar de câmera aqui aspecto que tá ligado ao estado ao desenvolvimento do capitalismo ao desenvolvimento do colonialismo ao desenvolvimento de todas essas instituições com as quais Nós já somos colonizados Neis propõe uma outra e veja e o desenvolvimentismo não Não se preocupa em nada muito contrário com o Cosmo ou seja com a natureza com os animais ou com as eh as plantas as árvores as nossas florestas rios Mares etc Nossa Flora Nossa fauna que a gente tem de tão tão maravilhoso então o desenvolvimentismo utiliza apenas historicamente né
utiliza essas o cosmo utiliza as eh eh esses entes vamos chamar assim Floresta Rios etc apenas para o desenvolvimento do capitalismo então acaba destruindo por quê Porque o objetivo Central é transformação de tudo em mercadoria né então Eh essa ideia é quando o neg biso traz isso ele resgata toda uma cultura afr pindor de fortalecimento de reconhecimento e de valorização dos Cosmos ou seja dos Rios das florestas dos animais de modo geral tá então ele propõe uma outra forma de articulação entre tudo isso que ele vai chamar de biotera a deixa eu colocar aqui para
vocês agora para a gente poder ver tá biotera tá então deixa eu focar aqui só para vocês ampliarem tá então esse aqui é o que o nego Bispo está propondo exatamente nesse momento tá então é um uma uma contra eh posição entre desenvolvimentistas e biotera que ele vai propor beleza bom então deixa eu deixa eu me voltar aqui para outro aspecto do me outra questão do método que ele vai desenvolver muito bem ele não vai fazer uma uma discussão debate entre princípio meio e fim ele surpreendentemente e maravilhosamente bem ele vai fazer assim não existe
Princípio Meio Fin não é linear as coisas não são linear A partir dessa biotera ele propõe é princípio meio e princípio ou Começo Meio Começo né no outro livro ele utiliza de meio eh Começo Meio Começo aqui Princípio Meio e princípio tanto faz então o importante é esse processo de eh como você nasce você vem da terra desculpa você vem da terra nasce da terra vive pela terra e depois você morre e volta pra terra é isso E aí vai vir Outra Geração Outra Geração então eh que ele chama de geração avô geração Neto geração
a pai Então esse é um ciclo da vida você é lindo né isso isso é lindo vamos falar sério assim é muito legal essa Sera de princípio meio princípio começo meio com medo mundo não caba não acaba Então você tá desenvolv embora o o os colonialistas queiram acabar com a natureza quer acabar com com os Cosmos com o mundo com quem não é não faz parte do seu do seu modos operand é mas a ideia é sempre essa de Princípio Meio Começo não é linear né início meio e fim não é isso cara isso é
um método muito muito bacana a partir das experiências indígenas Ok bom voltando aqui então a gente falou um pouco então esse de um modo geral quero que vocês compreendessem como guerra das denominações que é o processo todo e que tá nesse nesso que ele tá falando Tá bom me aqui rapidinho tranquilo deixa eu ver lá se tem mais algum outro comentário mais alguém Chegou Bruna grom seja bem-vinda Bruna e Reinaldo escrever que o Reinaldo escreveu aqui som está muito bom Opa Que bom obrigado aí Que bom então estamos tentando melhorar aí para fazer nessa entrar
nessa guerra das denominações aqui contra tudo Opa deixa eu ficar grande aqui contra tudo e contra todo colonialista né bom eh deixa me ver mais o quê então a gente voltar lá vamos voltar paraa Nossa brincadeira aqui outro aspecto que eu quero tratar com vocês é o da eh colonização adestramento domesticação tá então isso aqui é a primeira vez que eu nunca vi nenhum autor falar associar colonização a a adestramento ou a domesticação nunca vi eu influenciado pelo nego Bispo inclusive né e eu tô trazendo inclusive no meu livro que eu tô escrevendo que eu
espero acabar nessas férias né por isso tá en cando aqui quero acabar esse livro nas férias mas eu eu quero Vou defender lá tô defendendo lá que colonização é sinônimo também de dedetização por quê Porque muito das formas de ocupação do território para isso que eu tenho que falar nessa câmera aqui acho que é mais mais emblemática de ocupação do território ele ocorre por meio da Eh detetização Ou seja o assassinato indiscriminado de negros indígenas né e de modo que fique livre aquele território para ocupação pelo colonizador tá então é isso que eu quero que
vocês compreendam então por isso a ideia de associar que eu tô propondo vou propor no meu livro de colonização como detetização nego Bispo colocou como adestramento como domesticação tá então quero que vocês compreendam isso aqui também né Deixa eu ver mais alguma coisa eh Eita Opa beleza deixa eu voltando aqui tá e dessa adestração colonização domesticação traz alguns outros aspectos aqui nesse processo né Eh que é aí eu que que eu coloquei aqui que Opa vocês não estão vendo o que eu tô colocando gente deixa eu ver aqui beleza agora sim pera aí ó eu
abri isso para vocês poderem entender eu abri isso aqui tá eh bom e o que que eu coloquei aqui coloquei definição deixa eu ampliar aqui para ver se deixa eu diminuir um pouquinho Opa acho que dá para ver tudo então colonização adestramento domesticação e eu vou dividir agora em quatro partes definição métodos empreendimento e resultados beleza então vamos aqui para o primeiro né o a definição que que eu coloquei como definição processo de dominação e posição cultural sócio social e econômica então a dominação deixa eu ver se dá para diminuir mais um pouquinho Ah beleza
tá dando se D vê se ficou muito pequeno se continua dando para enxergar deixa ampliar um pouquinho tá se ficou menor vocês me avisem aí então o processo de dominação posição cultural social Econômica Essa é a definição de colonialismo tá eh o colonialismo é um processo de adestramento né de dominação que alguns outros hisas chamam de dominação mas a gente chama de adestramento depois qual foi o método que foi utilizado para isso destruição das culturas negras e pidoras Destruição total né sim ou seja tudo tudo aquilo que os negros e pitos expressavam eram tido como
inferiores né as suas religiões tidas como religiões do Demônio do Diabo das reuniões do Mal as suas práticas são inferiores e eh atribuí a fotos do educação falta enfim de respeito falta de uma série de coisas tudo isso feito pelos colonialistas sempre tratando como algo e ruim e ao mesmo tempo tem a valor imposição de valores europeus tá E que empreendimento foi esse foi um empreendimento que aí eu coloquei lá como racista religioso Cristão e igrej né Então veja é um empreendimento que não dá pra gente deixa ampliar um pouquinho de repente não sei se
estão conseguindo ver bem tá é um empreendimento que não dá para descolar tá não dá para descolar Vamos mudar aqui agora não dá para descolar o papel da igreja desculpa não dá a igreja foi conivente com o colonialismo cou papel central com o colonialismo e o negro Bispo vai fazer isso a mostrar as bulas papais anterior anteriores ao colonialismo tudo bem vou mostrar isso para vocês já já então foi um processo eh religioso tá eh Cristão e igrej esta igrej ista é um conceito meu não é po deixa eu olhar aqui pra câmera correta igrej
Isa é um conceito meu não é um conceito neg Bispo Tá mas religioso e cristão ele traz isso igrej porque eu faço uma diferença entre eh eh aqueles que são idólatras das igrejas e tudo mais que acabo Eh impondo toda uma forma de entender a história e o mundo a partir dos dogmas cristãos religiosos tá bom bom mas depois eu faço esse debate e faço a diferença de quem é cristão mas que não cumpra esse papel bom estado lát Ah deixa eu voltar aqui para vocês poderem ver estado lário também porque não tem colonialismo sem
estado e não tem manutenção do colonialismo ou seja as colonialidades não existe colonialidade sem eh não existe colonialidade sem estado não existe é o estado que vai garantir tudo isso é o estado com suas forças armadas com as suas forças judiciais com as suas forças executivas e legislativas que vão garantir o colonialismo que vão garantir a escravização dos corpos de negos indígenas tá por isso que eu digo que é o empreendimento estad lário isso também não é um conceito negro bicho tô trazendo aqui algumas questões tô tentando contribuir um pouco com pensamento dele a partir
do pensamento dele mas contribuir também tá acho que essa a Nosa eh autonomia intelectual né Deixa eu colocar uma vinheta aqui ver se tem uma vinheta ver se D certo Opa caramba tem vinheta heem tudo então quem tá gostando aí desse conteúdo por favor dá o seu like compartilhe né e se inscreva no canal só pode se inscrever só pode inscrever no no chat aqui quem for inscrito no canal Então quem não conseguir porque por conta disso vai ter que se inscrever para depois e quero agradecer aqui até esqueci Quero agradecer as bolsistas né Eh
a thí Ana Carolina e a Júlia por ajudar todo esse processo eh todo esse processo aqui que a gente de aulas tá agradecer as três vocês Bom vamos lá de novo Opa passei direto e é um e um empreendimento também autoritário capitalista autoritário por razões óbvias né Sempre tá ligado à ideia do autoritarismo capitalista punitivista e hierárquico tá então de modo geral esses processos caminham juntos né o tanto o processo autoritário que é um processo de hierarquia social né ão autoritário baseado nessa hierarquia ou seja existe os governantes versus governados existe que ele corupa altos
postos do estado que vão governar todos ou outros postos da igreja que também a igreja aquele momento histórico cumprir o papel Central A lado do Estado né de dominação e também punitivista baseado sempre na punição punição punição o tempo todo a gente vive na sociedade punitivista né infelizmente e capitalista óbvio né Por reprodução do Capital reprodução do dinheiro é que de todos aí bom deixa eu ver aqui beleza resultados Quais foram os resultados desse processo né E aí resultados diminuir acho que vai dar para ver deixa eu tentar colocar aí uma questão só Ó rapaz
aqui fiquei grande esse negócio Opa né o resultado escravização exploração subut anização né Eh outro sídio quer dizer na verdade is é um conceito que eu tenho trabalhado né a partir de outros autores também eh conceito de eh outr cídio ou seja de assassinato do outro assassinato do diferente isso muito feito pelo pensamento colonialista né de não entendu não respeitar o outro não ter nada nenhuma alteridade alteridade significa respeitar o outro como ele é né então outro s ao contrário é matar o outro porque ele é diferente então é isso que significa conceito de outro
sítio né para quem tinha dúvida mas esse conceito não é do nego Bispo é um conceito que eu tenho trabalhado e tem trabalh desta maneira a partir da experiência de e outros autores que eu tenho aprendido tá que também não trato desta maneira como eu tô tratando agora na verdade utilizei o conceito de outr cídio que é um conceito racista por Essência mas tô ampliando um pouco seus significados quero que vocês compreendam como é que isso é possível ser feito também tá eh bom outro sío resultado né de assalariamento e racismo e patriarcado bege né
E aqui já tô com a ideia quando tô falando de racismo E aí por razões óbvias a gente já fala racism a gente vi na sociedade racista que é característico colonialismo mas que também põe o patriarcado bege né não é porque e é por razões óbvias né os homens brancos as mulheres brancas e depois homens e mulheres afr pendor publicos estão abaixo Tudo bem então só pra gente poder compreender esse processo de construção tudo bem até aqui deixa eu ver se tem mais algum comentário alguma pergunta tiverem pergunta é só colocar Opa agora tem alguns
comentários grandes aqui Opa que legal deixa eu tentar então trabalhar aqui responder deixa eu ver primeiro minha queridíssima Poxa Ana Lúcia você é uma pessoa realmente maravilhosa que tá sempre sempre comigo sempre no apoio aí deixa eu ver tua tua pergunta que certamente deve ser muito boa esse conceito de colonização detetização é muito forte quero muito ler esse capítulo ess seu novo livro quando for ao lançado eh quando pera aí pera aí deixa eu mudar aqui para eu ficar inteiro né agora deixa eu ler você né quando for lançado muito interessante essa relação infelizmente é
uma prática nas sim exatamente Ana Lu Pô muito obrigado querido obrigado mesmo de coração carinho né eu espero também publicar espero aproveitar essas férias e terminar esse um dos livros pelo menos né mas que bom que bom você faz parte dessa história Isabela também é interessante pensar em detetização já que os dominadores sempre se julgam Racionais a razão nesse sentido nada mais é que uma passionalidade assassina além de tudo se dissociam dos afetos como mais como mais como perix ver se tem mais alum acho que não apareceu mais tá como é acho que você colocou
Mais acho que você vai escrever mais né Ah não eu tô lendo caramba pera aí não el Isadora não é Isabela Ah sim Isabela Claro Isabela também lá da extensão Tá sumida Isabela é depois vamos conversar mais e sobre deetização já né que os dominadores sempre se jogo Racionais ótimo né um passionalidade assassina Nem de tudo seu C dos afetos como mais fosse possível pensar razão sem afeto Caramba que legal Isabela Muito obrigado excelente comentário também aí né e o Caê genial o Caê o cara é bom hein genial é genial mesmo essa coisa de
da detetização me lembro o início daquele livro do bispo que Lemos em sala quando ele fala da cerâmica e da necessidade de Matar tudo que não é humano até que não se vê excelente Caê pô excelente Obrigado excelente se fazer essa alusão aquele livro que nós lemos em sala e que tá no YouTube que tá aqui no canal para quem quiser a aula inteira tá aqui que eu explico como é que explico como que nego Bispo fez uma associação da cerâmica como algo para separar né os os seres humanos que eles chamam os bejes né
é de seres humanos dos demais seres da do do Cosmo né sejam dos dos insetos dos animais e da própria terra né da Areia da terra do Barro etc muito bom caô Obrigado parece mais forte mais abrangente que é necropolítica Ah pô legal caer obrigado obrigado fico feliz A ideia é um pouco essa trazer Esse aspecto né sobre esse debate como foi bom você trazer aqui o conceito do necropolítica do bmb eh eu eu apresento aqui no canal esse o conceito de necropolítica do bmb para quem tiver interesse e apresento um outro conceito e substituto
a ele que é o de necrofilia mas tá lá explicad dissimo lá para quem quiser tiver interesse só dar uma circulada aqui no canal e ver também mas obrigado comí pelo pelos seus comentários Poxa obrigado mesmo abraço forte no coração né eu sinto saudade de você ficou muito tempo sem aula você né Isabela enfim pessoal da graduação também que não estiveram aqui mas vamos junto vamos lá então deixa voltar aqui pra aula gente escrevam aí tá que daqui a pouco no próximo tópico eu vejo de novo e a gente vai comentando o que vocês quiserem
aí de perguntar tá e se quiserem falar também hoje do do jogo do fogão que vai alcançar a liderança fiqu à vontade é fogão na veia brincadeira a parte vamos voltar aqui Deixa me ver Então beleza estão resultados falar agora cara agora isso aqui é espantoso né Deixa eu ampliar aqui você noção que a gente vai trabalhar agora é colonização já foi falar agora a partir das bulas papais gente nego biso foi muito Sagaz ele pegou as bulas papais e eu trouxe aqui fiz questão deixa eu is aqui eu fiz questão de trazer as Bas
papais aqui para vocês sim transcrevi algumas passagens do negro Bispo que acho importantíssima tá então a gente vai fazer esse debate pra gente poder entender quanto isso é forte tá e depois aliás eu tô trocando de câmeras queria até que vocês me falassem Qual câmera tá melhor se é essa que eu tô falando agora é que eu falo aqui de vez em quando ou se é essa aqui vocês é alguma imagem depois pode me ó agora tô olhando aqui então deixa eu ver se eu consigo acho que eu consigo colocar até as duas sabia deixa
me ver aqui pera aí ah não ah não tá depois até eu consigo mas enquanto isso tá vamos vamos trabalhar e deixa me ver aqui então vamos lá pras bulas deixa aqui abrir as bulas papais a gente vê qual é então ele escreveu deixa eu fechar aqui Opa caramba deixa eu fechar aqui de novo Quase que eu fechei tudo que eu tinha ali né então bulas papais do eh que o nego traz Primeiro contra os sarracenos pagãos e judeus sarracenos são da época só para você para quem não não souber é tira como se fosse
os árabes tá eh os sanos são os árabes de modo geral e aí eh naquela guerra das cruzadas aquele período das Cruzadas que os cristãos né Eh euroc cristãos monoteístas iam para o Oriente Médio para tomar chamar a terra santa e praticavam vários assassinatos né entrar numa guerra profunda contra os árabes então algumas e Desde aquela época muitos eram chamados sarracenos tá só para vocês poderem entender e quando pagãos e judeus né pagãos São todos aqueles que não comungam da da igreja eh comungam da do catolicismo né da da igreja católica e ou do cristianismo
modo geral também não do protestantismo que vai surgir depois né dependendo do lugar que a gente esteja aqui olhando bom e eh aqui aí agora tá aqui Opa caramba eu tô eu tô falando aqui Acabei de abrir pera aí ó mostrar aqui para vocês de novo Acabei de abrir aqui eu tô querendo vocês estão olhando mas não tava olhando então vou abrir agora aqui as bulas beleza parte né citação das bulas deixa eu ver se tá aqui tá bom deixa eu ficar aqui opa não esse aqui mesmo Beleza deixa ficar para cá ver se assim
Ah tá vou ter que fechar um pouquinho para dar para lera toda Pronto agora vai dar Beleza então vamos lá vamos entender bula papau de 1455 de de Janeiro do Papa Nicolau V vou ler para vocês não sei se estão conseguindo ler aí se dá nós concedemos livre e ampla licença ao Rei Afonso para invadir perseguir capturar derrotar e submeter todos os sarracenos e quaisquer pagãos e outros Inimigos de Cristo onde quer que sejam seu os reinos e propriedades e reduzi-los à escravidão Perpétua e tomar para si e seus sucessores seus reinos e propriedades Caramba
isso é muito forte Então veja uma bula papal que autoriza não só autoriza como determina que os reis ibéricos né E aí tanto de Portugal quanto de Espanha principalmente e qualquer outro rei cristão pudesse vou ler de novo cara deix colocar de novo aqui conceder livre e ampla licença ao para invadir perseguir capturar derrotar sub metando send quaisquer pão eu onde quer que seja seus reinos propriedade doos da escravidão Perpétua e tomar para si seus sucessores seus reinos é propriedade eh então isso foi aqui em 1455 ou seja 45 anos ou 43 42 anos antes
da da chegada dos europeus aqui nas Américas tá então isso tava o que o nego Bispo eh o que deixa eu falar nessa câmera aqui ver se depois me digam tá se essa câmera é melhor que a outra que o nego Bispo estava querendo dizer é que eh as ordens papais as bulas papais já determinavam para a ideia de escravização dos povos que não fossem cristãos e portanto não era nenhuma nenhuma surpresa que ao chegar aqui nas Américas é os europeus tentassem escravizar os povos aqui eh pindor né ameríndio de modo geral é ou di
bayala né como se fala também eh e também fizesse o mesmo com africanos perceba então não há nenhuma nenhuma incongruência nesse processo é isso que o nego Bispo tá querendo dizer para todos nós deixa eu ampliar aqui deixa eu ampliar essa câmera para ver se fica melhor tá Opa tá mais ou menos bom assim dá para ver detalhes né aí do de tudo essa câmera acho que não sei se ela é melhor ou não mas enfim vamos lá vamos voltar para outra e aí eh quais veja o que que ele vai colocar o que que
o o neg Bispo coloca né e bom Ah tá o que que eu queria na verdade is aqui não é o neg Bispo não eu que escrevi problematização problematização dessa bola tomado de aland no século XV tem um autor chamado Ramon Gross fogio que é um porto-riquenho que Que professor nos Estados Unidos e tudo mais na ucla né Universidade da Califórnia e ah eu tô olhando para uma câmera e falando pra outra né Pera aí na Universidade da Califórnia que ele vai tem um texto maravilhoso tá quem quiser tem no link aí do link TRE
do do cpdel tá procurar tem uma aula sobre eh esse texto dele também aqui no canal que ele explica o seguinte o quanto que antes da própria chegada dos europeus aqui nas Américas eles eh procederam né principalmente na região de alândria né ficava na região Península Ibérica ent Portugal que hoje se conversou no chamar de Portugal a Espanha da tomada desse território expulsão dos judeus expulsão dos árabes né dos mouros n e tomada das suas terras dos seus territórios tem tudo a ver com essa bula tudo a ver percebam então essa bula que é curioso
que no Livro do Gross fogo ele não trouxe essa bula mas o o o o negro bicho trouxe Então essa bula explicando como que eh eh tava a igreja né legitimava o papel histórico do colonialismo e também da expulsão do do dos outros vamos cham de outros né ou seja não aceitar o outro não aceitar o diferente não aceitar aquele que é diverso tá então isso foi muito eh por isso que eu chamei também de outr cídio tá então mas esse é o processo de colonização tudo bem eh ah bom já falei aqui expulsou dos
moros Deixa eu voltar para lá para para vocês poderem ver disfunção dos moros e dos judeus e também queria falar um pouco das Cruzadas né ah citei já as cruzadas né eu vou preparar uma aula inteira só sobre as cruzadas para vocês poderem Entender esse processo Ok então vamos voltar aqui e depois o neg vai criar o conceito de cosmofobia depois a partir desse entendimento ele vai criar o conceito de cosmofobia vou abrir aqui para vocês pra gente poder ver trazer outra bula pra gente poder ler tá Ah vou ler aqui para vocês né e
Javé pera aí pera aí deixa eu botar aqui isso agora dá para ler direitinho deixa eu mudar aqui de lugar opa não pera aí tava ótimo assim mudar eu Opa gostei desse negócio de mudar de lugar a tô me divertindo aqui gostei desse programa acho tá dando certo espero que vocês gostem também então vamos lá Javé Deus disse para o homem já que você deu ouvidos à sua mulher e comeu da árvore cujo fruto eu lhe tinha proibido comer maldita seja a terra por sua causa enquanto você viver você dela se alimentará com fadiga número
18 a terra produzirá para você espinhos e ervas daninhas e você comerá erva dos Campos 19 você comerá seu o pão com suor do seu rosto até que volte para a terra pois dela foi tirada você você pó e o pó voltará Gênesis 3:17 veja então neg está pegando agora uma passagem da Bíblia para justificar o papel [Música] que é uma maneira que o o nego Bispo encontrou para justificar ver o papel que a igreja cumpriu nesse processo tá isso que eu quero que vocês aqui compreendam né quem quiser ler pode tirar até depois aí
um uma foto alguma coisa assim tá então isso aí legitimou não só que qual o problema que isso aí trazia trazia uma cosmofobia essa aqui não sei se vocês se conseguem ver o meu curso ou não alguém depois pode me dizer se consegue ver o cursor mas eu vou ampliar aqui cosmofobia nesse processo Deixa eu tirar minha imagem que aí vocês vão apenas ver o texto deixa eu ver aqui acho que eu consigo fazer isso também vamos ver que isso moleque aí tô aprendendo a mexer nesse negócio hein Tá deixa eu diminuir aqui Opa beleza
Então veja e a imposição depois desse processo tá uma imposição da Ah mas assim fica ruim porque eu não né a gente não é deixa eu ficar aqui que aí eu vejo vocês quer dizer vocês me vem pelo menos eu falando né então imposição da escravidão terror psicológico da igreja o trabalho como castigo né é assim Então veja o trabalho é por isso que há uma justificativa do trabalho enquanto castigo quero você compreendam isso é por isso que a nobreza nunca trabalhou o trabalho pro no pensamento euru né nesse europeu eh Nobre né nesse europeu
daal depois do capitalismo é uma mudança mas até então o trabalho era algo como absolutamente nefasto trabalho é é é degradante o trabalho trabalho entende então por isso que a nobreza era a profissão de quem nunca trabalhou n nunca fez nada o Na verdade o Nobre era um militar né era um militar Então ele guerreava era a a a profissão dele era guerra mas trabalhar não trabalhar sempre pro outro E no caso da Europa feudal era o trabalho do servo e depois vai ser o trabalho do africano escravizado ou do indígena também escravizado tá que
ela se compreender esse processo bom voltando aqui então a então ficou claro isso tudo bem todo mundo compreendeu um pouco esse processo tá aí depois tem aqui mais um um aspecto Deixa eu botar aqui para baixo pra gente poder ler né não é o discípulo do seu mestre nem o servo mais do que o seu senhor né não é o discípulo mais do que o seu mestre nem o servo mais do que o Senhor então discípulo e mestre estão sempre em posição subaltern subalternizadas com relação aos senhores tá então isso é um pouco da ideia
da cosmofobia e por fim aqui o aspecto deixa eu agora ficar aqui embaixo pera aí opa não é isso não Dea ficar aqui embaixo diminuí min imag PR a gente poder ver melhor então aqui o servo como outra outra aspas né e em Lucas 12:47 O servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou nem fez conforme a sua vontade será castigado como muitos açoites pera aí deixa eu olhar aqui para baixo melhor com muitos açoites 48 mas o que não a soube e fez coisas que mereciam castigo com poucos açoites será
castigado daquele a quem m é dado muito se lhe requererá e quem é confiado é mais ainda se lhe pedirá né Então assim Então a ideia do castigo Central nesse processo aí também tá é importante também que a gente tem isso em mãos Deixa eu voltar aqui para ver se tem algum comentário estô caminhando para o final é aqui opa não não tem mais nenhum comentário beleza Se alguém quiser comentar alguém pode falar das câmeras estão boas as filmagens essas coisas etc tá eu agradeço seu tá tudo bem seu áudio tá eh deixa me ver
mais alguma coisa bom então agora eu quero Ah tá e as passagens das eh Então esse aqui já foi né como que a igreja tem papel central e passagens bíblicas que justificam né vamos olhar aqui né Elas justificam o quê justificam o assassinato do servo insubmisso a imposição da da Obediência da disciplina da servidão e do medo e é um documento eh de pregação da servidão do sofrimento da abnegação em favor dos Senhores A partir dessa situações fica bastante difícil negar a importância da Bíblia para o desenvolvimento da escravidão tá então é nesses termos que
o o negro Bispo traz mostrando o papel Central que a a Bíblia e a igreja enfim os seus escritos cumprem na legitimação da escravização do outro daqueles que não são cristãos daqueles que não são monoteístas tá eu eu nas férias passadas eu fiquei lendo bastante livros sobre a história das religiões eu vou preparar também no futuro uma um pouco a história das religiões de diferentes religiões para ver como que são monoteístas como é que dá acontece todo esse processo acho que talvez possa ser útil para que a gente possa ampliar né nossos reflexões de pensamentos
tudo bem bom agora indo aqui pra última partezinha da aula né eh ah eu trouxe aqui cara que legal a carta de peredo V de Caminha na verdade eu não fui eu que trouxe o negro Bispo trouxe alguns trechos da carta perv de caminho e eu achei muito interessante o que que eu fiz dur PR eu li a carta inteira né aí aqu me chamou tanta atenção com alguns tras que eu vou prestar para vocês aqui l a carra inteira então o que que eu vou propor para você quero me comprometer aqui no semestre que
vem eu vou dar uma disciplina essa disciplina vai ser inclusive na praia vermelha disciplina também convênio do nep DH do neabi e vai ser às quintas-feiras nesse mesmo horário às 2 horas da tarde e eu quero me comprometer dar minha primeira aula lá nessa disciplina com análise da carta é de perov de cabinha sobre a impressão que ele teve daqui dos primeiros contatos com os povos pindor olha cara é sensacional PR cara dá pra gente ter muitos insights pra gente pensar como funciona então convido vocês quem quiser tá E também vou obviamente vou colocar essa
aula aqui no canal no YouTube porque eu gosto de disponibilizar tudo Acho que nessa guerra de denominações quanto mais a gente disponibilizar saber conhecimento contestação mais a gente pode ampliar um um um processo né E aliás nós estamos chegando a 8.000 e poucos inscritos no canal né pox já abençou quem sabe a gente consegue chegar a 10.000 inscritos vou ficar muito feliz então você se você não se inscreveu Não compartilhou esse vídeo compartilhe aí acho que vai ser bem bacana a gente chegar a 10.000 inscritos significa que o que a gente produz aqui tem um
pouco de de valor né Obrigado pelo apoio todos vocês aí beijo vamos lá vamos continuar aqui Opa beleza Carter de Caminha então tem aqui alguns TRE que o nego trouxe então primeiro né objetivo dos colonizadores constatações e diante desse cenário o Rei de Portugal deveria realizou o qu então qu são qual er os objetivos dos colonizadores com a é a partir da carta veja percebam primeiro ganhar novos cristãos depois buscar por ouro e prata e adestrar domesticar os pidor é isso aqui PED V de caminho deixa em linhas Gerais mas eu vou discutir essa carta
com muito mais detalhes para vocês depois no ano que no semestre que vem e Mas e as constatações são as constatações do perovaz um os pedor foram hospitaleiros tá é importante compreender isso dois não possuiam idolatrias nem adorações eles praticamente não não não interpretou desta maneira não eram carnívoros e curioso isso né Muito interessante que tem uma passagem que ele diz assim que os eh pindor né comiam de um ir iam de um certo iame que tinha eh vastamente no território e das frutas né das árvores caídas e tudo mais então ele fala de todo
esse processo né como que funcionava aqui então não fala e tanto é que os os indígenas os pindor desculpa Quase que eu usei um termo Colonial né os pindoramas eh eles deixa eu falar aqui nessa câmera que acho que fica mais mais íntima os pindor eles eh o quando os europeus vieram eles trouxeram alguns animais né como galinha né E aí quando foi apresentado o galinha os os pendor anicos se assustaram fal Que bicho era aquele né Eu nunca tinham visto galinha aqui nesse território eh no litoral pelo menos né no litoral do do Brasil
Então galinha eles eh comer porco essas coisas e tudo que davam para ele vinho eles não gostavam os indígenas gostavam e segundo perovic eles cuspiam mas vou aprofundar isso muito interessante vou aprofundar isso na aula que eu vou trazer para vocês Tá mas então assim para quem é vegano Então na verdade tem um exemplo histórico que é dos dos pindor Aqui no Brasil é que não tinham essa prática de comer porque tinha muitas frutas e para para Além disso o p vasic descreve o seguinte fala ficar impressionado como que eles tinham os corpos é ele
não chamou de perfeitos não mas tinham corpos robustos corpos fortes muito melhores do que o corpos dos próprios europeus Pedro basicamente escreveu isso né eles aparentavam ser muito mais saudá do que os europeus embora eles se se pressionam embora não comessem pão nem trigo Pô claro né trigo cheio de problema enfim quer dizer problema depois né mas é só pra gente poder pensar nesse processo tá e deixa me ver aqui continuar E então não eram carnívoros dançavam e se divertiam muito que isso é bom da da do Povo né pindor é mostrar que o valor
da dança da Diversão andavam pelados e não tinham vergonha do sexo né dá um pelado não ti vergolha sexo é isso né e os e os europeus Chei de roupa né com roupa sobre roupa com tudo né com medo do que é natural do Medo do das genitálias e do sexo por exemplo segundo os europeus os pomes eram inocente tinha abundância de água de frutos e o clima era ótimo E apesar de não comerem carne seus corpos eram Ah que é o terma que eles né rijos e médios que ou não somos nós tanto com
tanto trigo e legumes que comemos olha deixa eu botar aqui para ver para vocês verem o finalzinho í acaba citar para vocês né acabou que eu tinha até esit que tinha escrito isso tá então diante desse cenário o que correr de Portugal deveria ou realizou primeiro salvar segundo Pag de caminho né olha só é é estúpido é ignorante é é é é absurdo eu não sei qual o termo que eu vou usar melhor tá olhando pra câmera falando pra outra né Agora tô tem esse problema cara tem um esquema de deixar as duas câmeras aqui
mas eu tá no futuro eu vou fazer isso deixa eu ver aqui ah tá ali ó tá vendo Então se eu olhar lá isso boa então vou olhar aqui então os eh que eu até esqueci que eu ia falar os eh ah isso veja o per vagic dizer que o rei de Portugal deveria salvar salvar os eh pidor amicos né salvar porque eles não tinham religião porque eles portanto não professavam do cristianismo então impondo o cristianismo para eles iria salvá-los gente é de uma estupidez de uma sabe pequenez de um de um outr sídio absurdo
né absurdo bom impôs a vergonha da nudez do sexo via Dogma Cristão impôs isso Até hoje embora qu as as as mulheres e homens estão usando sunga biquínis menores estão quase que engraçado tô pensando isso agora tá gente est refletindo aqui sobre esse processo é quase que voltar aos primórdios anteriores ao colonialismo tá quer dizer quando você vai a praia quando você usa poucas roupas né É É um processo também de contrac colonização sei tô pensando aqui agora o que que você acha vocês acham que isso também é ou não ou seria um um dejeto
seria uma respeito com outro ou seria enfim as coisas impostas pelo cristianismo quem puder escreve aí só para poder entender né Eh e rapaz deixa eu ver essa câmera aqui ó e agora tô com duas câmeras hein vamos ver olha deixa eu até ampliar aqui Bom e por fim se colocou como cavaleiro da salvação cavaleiro da salvação salvar os pendor amicos coitados né viviam com frutas com terras com mudança de água né sem roupas naquelas terras maravilhosas que tudo plantava tudo dá e o Rei de Portugal Tina que salvar e aí salvação foi a imposição
no colonialismo na escravização aí de de uma cultura eurocentrada autoritária hierárquica né e sectária completamente dogmática assim não sei que salvação é essa nem da onde mas enfim é algo pra gente contestar aí quando a gente puder tá eh bom então feito isso eu voltar aqui para outro processo Então deixa eu fechar outra câmera hein vamos ver se dá Opa ficar só com essa aqui agora vamos ver se me digga se é melhor essa câmera ou se é melhor a outra tá por favor eh bom cosmovisão tá mas aí nesse caso aqui eu tenho que
vir para cá isso cosmovisão né cultuo vários deuses e deusas tão conseguindo ver tá dando para ver na boa deixa eu diminuir um pouquinho aqui o meu minha foto tá cultuam vários deuses e deusas Ah tá agora pera aí calma né isso não pera aí deixa eu voltar aqui paraa aí aos poucos né Tem regulamento então primeira coisa é é a Cosmo visão dos povos politeístas eu acabei de falar aqui do da carta de peru vag caminha para vocês diante desse cenário depois agora eu quero falar rapidamente aqui Tomara que seja rápido a gente já
deixa eu ver quanto tempo é 1 H20 vou ver se a gente acaba em 10 minutos tá é o método do neg bispo falar um pouquinho rápido vou acelerar um pouquinho é e então o método nego Bispo nas populações desenvolve sua cosmovisão a partir da sua religiosidade tá esse é o método que o neg Bispo traz eh e deixa eu falar então aqui direto com vocês nego Bispo Traz esse esse método de entender a que as populações desenvolve a sua cosmovisão a partir da sua religiosidade eu tenho uma divergencia Zinha com neg biso nesse processo
do ponto de vista histórico e quero contribuir um pouco o pensamento dele veja não é desmerecer o pensamento nada disso muito contrário tô aqui tudo me valendo do pensamento dele mas tem que ter autonomia intelectual pra gente poder pensar um pouco ind para Além disso primeiro assim então eh a religião eu quero compreend o seguinte deixa eu ver para isso aqui a religião eh cristã ou católica ou protestante Cristã de um modo geral ela não pode ser entendida como uma religião de todos os povos europeus Por quê não pode e e vou explicar isso e
por que que eu vou propor que é o seguinte a religião eurocris monist deve ser entendido como uma uma religião institucional de uma imposição que foi feita inclusive para dentro da própria Europa por por quê é foi nesse processo ae tem que entender nesse processo que as mulheres acusadas de bruxarias foram queimadas e que os pagãos foram enforcados e queimados ou seja quem são essas mulheres Bruxas na Europa que sairam esses pagãos exatamente aqueles que não professavam do catolicismo ou do cristianismo se opunham isso isso foi feito a ferro e fogo ferro fogo e fogo
literalmente fogo da fogueira tá contra dos povos também e existiam outras religiões várias religiões europeias que também eram politeístas tá importante não só os gregos eram politeístas como depois ou os próprios nórdicos né suecos viques também tinham eram politeístas não eram monoteístas não não professavam do cristianismo como não professa até hoje cara sees compreendam isso então não dá para eh unificar tudo numa única coisa é um erro histórico embora politicamente pode ser muito interessante tratar dessa maneira Mas eu eu assim como Historiador também sou cientista político mas sou Historiador também também tem que compreender esse
processo eh com mais cuidado tá E assim mas isso não tira o mérito do debate por qu o O importante desse debate é dizer que eh a igreja foi uma instituição que foi ressignificada por um imperador romano tá depois eu quando eu der a aula sobre as religiões eu vou explicar isso com detalhe por um dos imperadores romanos que se converteu ao cristianismo até porque o cristianismo também era perseguido se converteu o cristianismo impôs o cristianismo ressignificado agora de uma maneira autoritária hierárquica patriarcal sobre toda a Europa tá como forma de melhor dominar a Europa
utilizou essa religião para dominar inclusive é destruir todas as religiões politeístas europeias é isso e combatê-lo não só europeas como árabes também como judias e por aí vai perceb e evidentemente africanas e depois pindoramas aqui afr pindor então eu queria fazer essa ressalva tá então é por bom eu fiz a ressalva agora deixa eu voltar aqui para pegar abrir o próximo ponto então as populações desenvolvem sua conão a partir da sua religiosidade e aí deixa eu colocar aqui é a partir da sua cosm visão que constrói as suas deixa eu diminuir que tá muito amplo
as suas várias maneiras de viver ver e sentir a vida aí qum visão Cristã monoteísta e pagã politeísta eu não gosto dessa dicotomia simples dessa maneira particularmente não gosto aliás isso vai até contra o próprio método neg Bispo desenvolveu no outro livro de quebrar um pouco as dicotomias Tá mas lei Coloca essa dicotomia como forma de entender do colonizador certamente o colonizador agora agora é outro pulo do Gado o colonizador que chegou nas Américas ele não chegou O Pagão não chegou as mulheres que que tratavam com ervas que foram coisad de bruxaria que não eram
cristãs não chegaram os ateus não chegaram os politeístas europeus chegaram aqui Sim amando da igreja e aí vários padres vários sacerdotes com o estado com os militares para proceder ao domínio aí sim o que chegou para o para colonizar foi euroc Cristão monoteísta aí nesse sentido o nego bicho tá correto Mas isso não significa dizer que toda a Europa ou que todo o povo europeu todos os povos na verdade não dá nem para chamar de povo europeu todos os povos europeus comungavam ou comungam do cristianismo por exemplo tá bom essa ressalva que eu queria fazer
aqui eh e agora vamos voltar eh e podia ter falado isso de maneira aberta né vamos voltar aqui para o texto Beleza deixa eu ver mais um pouquinho cosmovisão Cristã monote caramba tem coisa para caramba ainda para falar gente ISO que dá né demora preparar a aula demora e e é muita coisa mas vou tentar ser rápido aqui ASC Deão Cristã monoteísta características né Deus onipotente onisciente onipresente desterritorializado deixa eu mudar de câmera desterritorializado único acima de tudo e de todos inatingível tende se tende a se isso tá no texto tá tá entre ASP que
tá no texto tende a se organizar de maneira exclusiva vertical e ou linear por ser Deus por esse Deus ser masculino tende a desenvolver sociedades mais homogêneas e patriarcais se apegam muitos a muitos monism objetivos abstratos tá Então veja o que que o neg Bispo utiliza como método por ser uma sociedade patriarcal tá por ser uma sociedade patriarcal cal eh eurocris monoteísta baseada num único Deus onipotente onipresente né Eh e onisciente desterritorializado os seus seguidores acabam eh também eh propondo né Eu tendo a ser organizar de maneira exclusiva vertical e linear é isso de modo
geral que eu queria tratar aqui com vocês mas depois gente em aula Posso até fazer mais eh debater com vocês com mais detalhe meio pelo qual meio meio pelo qual justificou que que essa igreja fez justificou a escravidão tá buscou destituir os principais povos afro os valores socioculturais dos povos afr pendic atacou suas identidades individuais e coletivas e intentou substituir o paganismo politeísta pelo cristianismo monoteísta tá Então esse foi um legado aí da da igreja infelizmente E aí ess perspectiva deixou uma que eu chamo de colonialidade acho que todo mundo compreende o que é meu
aluno evidentemente sabe que é o conceito de colonialidade mas para quem não é colonialidade são os princípios do colonialismo que permanecem até os dias atuais tá então que que aconteceu com esses princípios aí com o nego Bispo trás muito bacana as pessoas afr pidor continuam sendo taxadas como inferiores religiosamente como sem almas intelectualmente tidas como menos capazes esteticamente tidas como feias sexualmente como objetos de prazer socialmente como sem costumes e culturalmente como selvagens tá então esse aí é um pouco eh enfim a permanência dos princípios do colonialismo baseado numa imposição cultural igrej Isa eh então
Ah tá e para negro Bispo essa essas características são do dos povos europeus e aí essa ressalva histórica tá aqui escrito né Tem uma selva S que eu acabei de explicar para vocês e não são povas mas instituições E aí sim eu quero que você compreenda veja que o racismo é um fenômeno é institucional é isso criado por instituições e garantido por instituições como igreja como estado como judiciário como polícia como enfim guardas etc etc são instituições criadas para garantir o colonialismo Ok eh vamos lá então agora sim quis anos povos E aí vamos agora
para qualm visão dos povos pagãos politeístas depois para a conclusão qual é Cosmo visão cultuam vários deusas vários deuses e deusas né P potentes pur centes ppresente tá ao a ter essa cultiva esse culto né são materializados através de Out doos Elementos da natureza que forma o universo que forma o cosmo T de se organizar de forma circular e horizontal é o que neg Bispo tá dizendo essas coisas T trás tirei o texto dele e constróem comunidades heterogêneas eh onde o matriarcal e o patriarcado se desenvolve de acordo com e com o contexto tá e
vem seus deuses e deusas em Elementos da natureza como água terra fogo plantas árvores tá eh enfim de diversas maneiras e Esses povos monoteístas vem seus Deuses né em forma de espírito etc tudo bem pô gente é uma pena que eu tô avançando Tô correndo um pouquinho deixa eu ver se tem alguma coisa escrita aqui Opa tá profissa tá falando Opa obrigado caer é que eu não vejo o comentário de você eu ter que sair da minha tela para poder ver aí então Obrigado caer show de bola Obrigado pelo seu comentário professor está tudo perfeito
est organização do conteúdo Ficou muito legal pô Obrigado ontem 8480 inscritos Opa falta 1500 aí para 10.000 né Muito legal orgar jogo de câmera tudo perfeito n Valeu Juan Opa essa câmera é melhor ih analúcia botou essa câmera melhor mas eu não sei exatamente qual é enfim mas depois você me fala Ana aí então deixa eu voltar para lá pra gente ir pro final pros finalmente aqui da aula então conclusão desafios atuais né então primeiro reconhecimento territorial dos dos quilombos que já tô falando antes de eu abrir aqui né Deixa eu ver se é isso
mesmo né das lutas pela titulação das terras quilombolas acho que isso é o momento atual importante que a gente tá vendo Deixa eu botar aqui para outra câmera não sei se essa outra câmera pronto Verê se é essa aqui Ana políticas públicas eh políticas públicas necessidade de políticas afirmativas de apoio para os povos deixa eu diminuir um pouquinho deixa eu ver se é melhor aqui para os povos quilom bolas e combater evidentemente o racismo institucional e é combater o racism institucional de que maneira tá é combater racismo e a discriminação e importância da da história
que BOL nos currículos escolares tá E aqui fechando um pouco a aula deixa eu fechar Verê se essa câmera aqui é melhor ou se é a outra mas fechando um pouco a aula é que como eu quero fechar com vocês assim então tentei apresentar hoje alguns conceitos do neg bispo aqui conceitos euroc Cristão monoteísta ou de pagãos né povos pagãos politeístas que vão ser afr pendor próprio conceito de afr pedoro é um conceito do nego Bispo importante dizer aqui e da créo né Jamais devemos utilizar o conceito de outra pessoa sem dar crédito a ela
é um conceito maravilhoso que inclusive eu tô utilizando agora né Eh entender o quanto que ele mostrou de modo geral que Esses povos são o mais são povos horiz povos afr pidor que eles chama povos horizontais né mas Auto que buscam autogoverno e que os povos euroc centrados monoteístas cristãos monoteístas são da hierarquia do autoritarismo da imposição da dominação do racismo enfim do patriarcado que a eu chamo de B ele chamou neg chamou os povos europeus de amarelos e não chama de brancos também tal como eu Enfim então tentamos mostrar aqui o quanto que eh
e o método dele a partir dessas religiões quanto que uma religião politeísta traz um resultado e religião monitorista trás outro então nessa dicotomia entre ambas eh eh nesses dois processos Tá só de mudar de câmera indo já para o final agradecendo aqui deixa eu ver se tem alguns comentários se vocês quiserem comentar alguma coisa vou esperar um pouquinho aqui para para pra gente fazer esse debate e se não tiverem mais coisa eu vou e me dá em cinco minutinhos eu vou abrir uma sala de aula agora vou botar lá no WhatsApp da turma pra gente
poder eh fechar bom então então deixa eu ver se aparece aqui e não ol nada disso errei caramba pera aí então acho que aqui dá para ver eh quem quiser seguir se inscrever no canal seguir lá nas redes sociais algumas coisas a gente vai colocar foi um enorme prazer deixa eu ver ah deixa eu ver lá se tem algum comentário né de vocês mais é Opa Bel rocho presente que legal professora Eliel que legal seja muito bem-vinda também fico muito feliz Belfo rxo tá aqui presente né eu fui criado aí em São João de mti
do outro lado de Belfo Roxo no Grande Rio né mor aí até hoje Enfim então é isso e espero que vocês tenham gostado dessa aula é uma aula feita com muito com muita atenção foi um curso muito bacana conheci alunos muito muito interessantes com comentários espetaculares infelizmente tivemos vários problemas no Fix com falta d'água né falta de de estrutura falta de rede elétrica o efix está realmente caindo aos pedaços N A ufj tá precisando muito de um apoio de um um reordenamento né financeiro apoio do governo federal que não tem feito isso não tem apoiado
as un cidade que é um absurdo então fico aqui meu protesto diante desse cenário né Eh os alunos fizeram também uma greve uma greve legítima para melhores condições a gente deu todo apoio à greve mas infelizmente a gente perdeu um pouco nas aulas espero que vocês É nesse canal aqui que tem muitas aulas que vocês possam eh assistir debater e tudo mais e que seja útil não só para vocês como para diversas outras pessoas nessa luta é contra Colonial que é um termo do nego Bispo ou decolonial acho que decolonial é contra colonial não deve
estar em disputa caminho perfeitamente no no mesmo processo né numa luta comum na trincheira mesma trincheira contra os colonizadores e suas instituições eh autoritárias hierárquicas patriarcais capitalistas racistas de modo geral gente eh deixa eu ler aqui os comentários é excelente aula Claudemir Opa obrigado Claudemir Maravilha Obrigado Alessandra é um beijo aí no coração Ana Lúcia tudo maravilhoso Professor salo prepar gratidão por ser cuidado opa Muitíssimo obrigado ten lhe agradecer Então é isso gente vou encerrando aqui um beijo no coração e vou encerrar com a saudação do nego Bispo né vivas vivas porque todas as vidas
importam né estamos junto que nosso nego Bispo seja na calidade olhando por nós que tenha fazendo juizo aqui por ele beijo e estamos junos deixa eu ver como é que encerra deixa eu ver se vai dar certo é isso saudações quilombolas n
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