A chegada do SOM no cinema | HISTÓRIA DO CINEMA #7

53.2k views2252 WordsCopy TextShare
Caról Moreíra
A chegada do som no cinema revolucionou a indústria, venha saber o porquê. Pesquisa: Micheli Nunes ...
Video Transcript:
Olá Brasil Olá você aí de casa hoje mais um vídeo de história do cinema se inscreve aí no canal para você não perder e manda pros seus amigos para espalhar o amor pelo cinema Então vamos lá para saber da história do som a gente tem que lembrar que hoje a gente tem isso Como assim é normal né ter som nos filmes mas antigamente não era inclusive se você já viu os outros vídeos de história do cinema vocês sabem que a galera assistia as gravações ficavam rindo fumando conversando atrás dos bastidores porque não tinha gravação de
som sincronizado mas o som existia no cinema sim porque sempre tinha um narrador um pianista então o som já estava presente de alguma forma nos filmes já tinha essa vontade de unir som ao cinema geralmente tinha um pianista que tocava ao vivo muitas vezes eles tocavam a música que dava na telha que eles achavam que combinava com o filme O cara ia assistindo e tocando na hora ou algumas vezes vim uma partitura junto com o filme falando ó esse filme é para tocar essa música aqui e geralmente era um pianista quando o filme Era mais
pobrinho mas quando o filme Era riqueza aí os exibidores traziam uma orquestra e faziam todo um um show aí pro seu filme e vocês lembram também a história do narrador gente tinham alguns filmes que tinha narrador para explicar o que estava acontecendo porque na época a gente não tinha narrativa como a gente tem hoje e bem no começo não tinha nem aqueles letreiros entre as telas né os intertítulos então o filme era às vezes muito confuso Então tinha que colocar um narrador explicando o filme ali ao vivo muitas vezes junto ali com a música inclusive
tinham alguns filmes que tinham até dubladores que iam dublando na hora o que o ator era para estar falando mas os filmes eram gravados inteiramente sem som e de depois eles colocavam essas outras coisas então o filme Era essencialmente mudo e aí vocês lembram Principalmente quando o griffit mudou muito o jeito da linguagem da narrativa e vários diretores foram criando coisas o cinema evoluiu muito e aí ficou meio chato você deixar um pianista qualquer tocar qualquer música que ele queria durante o seu filme Será que essa música combinava com o meu filme Será que a
partitura que eu mandei chegou lá com o meu filme Então passou a ter essa necessidade de controlar melhor o som que ia ser tocado junto com o filme e foi aí que começaram a experimentar com o som cinema na virada do século quando o cinema estava começando já existiam algumas maneiras de gravar e reproduzir sons mas eram ainda coisas muito primitivas em 1910 começou a ter os primeiros discos que não eram ainda de vinil e esses discos já podiam ser copiados e fabricados em série e mais ou menos nessa época que apareceu a vitrola E
aí Alguém teve a Brilhante ideia de vamos levar uma vitrola pro cinema mas ainda assim os exibidores ainda tinha muito problema para sincronizar o que tava sendo tocado na vitrola com o que o filme tava passando e você vocês sabem que vitrola tem que virar o disco então eles também estavam tendo umas questões aí para conseguir sincronizar tudo sem contar que se o disco riscava ficava repetindo ficava E aí estragava tudo também o disco era um material muito frágil então era muito difícil você transportar E que esse disco chegasse inteiro sem riscar bem lindo no
local em 1926 a Warner Brothers criou um aparelho chamado Vita phone que ele gravava alguns sons do filme sincronizadamente ao mesmo tempo que eles estavam sendo falados e eles gravavam esse Son parado do filme ainda nessa época O filme era realmente mudo o filme eu digo o rolo de filme Era gravado uma coisa e aí eles gravavam em MOV trola nesse Vita phone eles gravavam os sons e aí eles lançaram um filme chamado Don Juan que tinham alguns efeitos sonoros já sincronizados mas ainda sem diálogo e eles colocavam em sincronia essas duas coisas com o
maquinário que dava Play nos dois ao mesmo tempo mas ainda assim essa situação não era a mais perfeita do mundo até porque nessa época os rolos de filme viviam dando problemas e aí sempre tinha que ter o projetista ali de plantão tipo o rolo deu problema a o cara enfiava a mão ali colocava o rolo de volta e continuava de onde parou só que aí se o rolo dá problema e aí o som que tava dando Play no outro negócio como é que faz e Em 1927 a Warner também lançou o filme The Jazz Singer
que foi o primeiro filme assim considerado o filme com som mesmo que ele já tinha diálogo e músicas sincronizados mas também esse filme ainda era exibido com o Vita phone era aquela coisa de dar play ao mesmo tempo então teve muito problema e muitas vezes o filme Era exibido sem som ou dava problema no som e em 1928 The Lights of New York também o filme da Warner foi considerado também um dos primeiros filmes com som tem gente que considera primeiro o Jazz Singer e tem gente que considera que esse sim foi o primeiro que
foi assim som 100% totalmente sincronizado top BRS então a gente vê aí que o Vita phone foi o primeiro sucesso nesse lance de sincronização aí do som com o filme E aí aos poucos foram surgindo outras tecnologias que foram substituindo aí o vaita phone como por exemplo movie Tone fon film fotone e outros sistemas aí que foram permitindo que o som já fosse gravado direto no filme no rolo do filme da câmera no final de 1929 ali no começo dos anos 30 a maioria dos filmes já era com diálogo já era falado e esses filmes
ficaram conhecidos como talks porque Talk em inglês é falar em outros países essa mudança foi um pouco mais lenta né Por exemplo no Japão e na China o cinema mudo durou por mais uma década e meia ainda esses filmes ainda eram muito valorizados e se vocês já viram alguns filmes aí como o ou cantando na chuva vocês sabem que o som teve que dar uma mudança aí na narrativa e na linguagem do cinema Afinal até então a gente não tinha que falar e aí a gente tem casos de atores que tinham uma voz feia homens
que tinham uma voz muito fina e aí as pessoas achavam estranho então não era simplesmente pegar a mesma história que a gente fazia no cinema mudo e colocar a pessoa falando os diálogos que ia resolver o problema outros atores no problema não era só a voz do ator mas eles não mandavam bem quando eles falavam porque para falar você tem que ter uma entonação tem que pontuar a frase tem que adicção né Vocês sabem aí eu mesmo já fiz fono audiólogo então assim não é uma coisa que você simplesmente fala o texto e tá bonito
tem que falar e colocar emoção no tom de voz que você coloca E aí muitos atores tiveram sua carreira Por Água Abaixo e por isso muita gente teve resistência ao cinema falado muita gente não gostava muita gente inclusive da indústria não queria fazer filme falado assim como veio o filme com cor depois muita gente não não faço filme com cor foi realmente uma revolução na indústria recomendo muito que vocês assistam ao filme cantando na na chuva de 52 que retrata exatamente essa questão que foi a voz no cinema né o som e a voz principalmente
como isso causou na época Mas esse período de transição não foi muito longo porque o som se estabeleceu com uma nova Norma né do cinema e quem não conseguiu se adaptar caiu no esquecimento quem conseguiu brilhou foi sucesso inclusive em 1929 tem um dos grandes filmes que marcaram Essa época do Alfred Hitchcock que é o chantagem e confissão e se vocês viram os vídeos do Oscar em 29 o que que aconteceu começou a premiação do Oscar também E aí que a gente começa a era de ouro de Hollywood nessa época foi o ápice do glamour
de Hollywood Hollywood dos artistas e do cinema e nessa época que a gente começou a ter os queridinhos as estrelas o clar Gable Katherine hbor greta Garbo enfim todas essas estrelas eles brilharam muito nessa época foi essa época que também surgiu a Shirley Temple que foi assim um grande sucesso de Bilheteria Porque nessa época eles associavam muito o ator ao filme então se você tinha um filme da Shirley Temple todo mundo queria ver sabe então eles colocavam muito os atores que eram os queridinhos da América né que eles chamavam para atuar nos filmes Pro filme
bombar e o som também fez com que criassem muitos gêneros diferentes pro cinema inclusive um dos gêneros que existe até hoje o musical e as comédias também acabaram sendo bastante reinventadas já que agora a gente não precisava contar tanto com a comédia física e sim a gente poderia ter diálogos engraçados boas piadas faladas né inclusive vocês sabem quem sofreu muito com isso foi o Charles Chaplin que não queria fazer filme falado nem a pau ve vejam os vídeos sobre o Chaplin na descrição E aí os filmes falados Como eu disse deram um Boom na indústria
deram um Boom nas celebridades foi a era de ouro de Hollywood e isso Acabou aumentando a popularidade do cinema o que fez com que aumentasse o quê as salas de projeção a gente precisava assistir esses filmes Então vamos fazer mais salas de projeção mais cinemas E aí nesse momento que começou a surgir a necessidade de uma padronização que o cinemas todos fossem feitos mais ou menos parecidos do mesmo jeito pro som ficar parecido e pra tela ficar mais ou menos do mesmo tamanho pra gente poder assistir tudo com a mesma qualidade e o cinema sonoro
era tão sucesso gente que mesmo as pessoas quebradas que não tinha dinheiro aproveitava guardava um dinheirinho para poder ir ao cinema então vamos lá na parte técnica o som dentro do filme pode ser dividido em três partes voz né diálogos efeitos sonoros e a música cada um desses três elementos era gravado separadamente e era chamado de trilha por isso que aí a gente tem trilha sonora ou banda sonora isso permitia que a edição fosse feita manualmente e tudo fosse encaixado onde a gente precisava e naquela época se vocês se lembram bem não tinha edição tinha
computador né tudo era feito na mão literalmente eles cortavam e encaixava no filme onde que ia ficar cada coisa em 1940 o Walt Disney resolveu fazer um curtam metragem com o seu personagem de maior sucesso que era o Mickey então ele chamou o leopold stokowski que era Regente da orquestra da Filadélfia para fazer a trilha sonora do filme para fazer uma composição só que o orçamento ficou muito caro para um curtam metragem E aí o stokos então sugeriu algumas alter ações e eles juntos criaram o sucesso que foi fantasia que foi a terceira animação da
Disney e até hoje é uma das obras assim mais admiradas que marcou o cinema e fantasia foi uma revolução assim porque era uma animação que ilustrava né entre aspas o som Então realmente Foi algo que marcou e foi muito importante na época a ideia do filme Era valorizar muito a trilha sonora e eles queriam que o espectador do filme tivesse a mesma sensação como se tivesse uma orquestra tocando ali a sensação espacial da orquestra fisicamente então eles criaram o fanta sound que é um sistema estereofônico que gravou o som da orquestra em três canais diferentes
o direito o esquerdo e o surround que é aquela coisa de você ter o som distribuído ao redor do espectador dando a sensação que a orquestra tá ali na sua frente foi a primeira experiência que parecia muito com o Estéreo moderno que foi surgir só muitos anos depois mas fantasia foi um caso muito específico isso era muito caro e os outros filmes continuaram a ser feitos em mono mono é tipo uma trilha só um som só né Esse foi gravado em três canais diferentes só que não demorou muito pro som ter um Boom mais importante
ainda e isso veio na década de 40 com a televisão o primeiro modelo de um aparelho de TV começou a ser vendido em 46 e isso Acabou que sim deu uma caída no público do cinema e aí Hollywood precisava de um diferencial para poder competir com a televisão e aí veio a cor o próximo vídeo vai ser sobre expressionismo alemão e aí mais paraa frente eu venho com o vídeo da cor e também vou ter um momento que eu vou começar a falar de televisão aqui aqui no canal e aí a gente vai entrar aos
poucos como o som foi desenvolvido até hoje que vai ter né o som parte dois então é isso espero que vocês tenham gostado do vídeo compartilhem com seus amigos deixem aí seus comentários suas impressões se você já viu fantasia que é um filme lindo um beijo e até a próxima
Related Videos
A vida de CHARLES CHAPLIN | Diretores do cinema #3
21:40
A vida de CHARLES CHAPLIN | Diretores do c...
Caról Moreíra
59,365 views
Expressionismo Alemão | HISTÓRIA DO CINEMA #8
19:05
Expressionismo Alemão | HISTÓRIA DO CINEMA #8
Caról Moreíra
77,678 views
Beco, Bloco e Histórias: Rua Morais e Vale – Lapa – Rio de Janeiro-RJ🎭
6:54
Beco, Bloco e Histórias: Rua Morais e Vale...
Bloco Te Vejo Por Dentro... Sou da Radiologia
78 views
SOM E SONOPLASTIA NO CINEMA! | Funções do cinema
17:08
SOM E SONOPLASTIA NO CINEMA! | Funções do ...
Caról Moreíra
31,358 views
Quem Inventou a Fotografia? Como a Imagem é Capturada?
16:22
Quem Inventou a Fotografia? Como a Imagem ...
Invenções na História
426,209 views
O Som no Audiovisual - Tutorial básico de captação de som direto.
19:00
O Som no Audiovisual - Tutorial básico de ...
Paolo Araújo (Paolo_bsa)
21,337 views
FILMES COM A FOTOGRAFIA INCRÍVEL! | Dica de filmes
14:34
FILMES COM A FOTOGRAFIA INCRÍVEL! | Dica d...
Caról Moreíra
91,336 views
A História do Som no Cinema - PARTE I: Cinema Mudo
11:06
A História do Som no Cinema - PARTE I: Cin...
AvMakers
6,150 views
O que é a JORNADA DO HERÓI?
10:29
O que é a JORNADA DO HERÓI?
Caról Moreíra
154,555 views
O BRASIL já ganhou o OSCAR?
7:44
O BRASIL já ganhou o OSCAR?
O Tempo Me Disse
3,184 views
Why Does Acting Feel So Different Now?
58:17
Why Does Acting Feel So Different Now?
Thomas Flight
1,490,723 views
Os filmes de CHAPLIN | Diretores do cinema #4
13:06
Os filmes de CHAPLIN | Diretores do cinema #4
Caról Moreíra
36,159 views
A História do Cinema | Nerdologia
10:41
A História do Cinema | Nerdologia
Nerdologia
290,556 views
Classical Music for When You’re on a Deadline
1:51:00
Classical Music for When You’re on a Deadline
HALIDONMUSIC
9,589,655 views
BABILÔNIA e a Era de Ouro de Hollywood
15:08
BABILÔNIA e a Era de Ouro de Hollywood
Caról Moreíra
35,309 views
O Que É Filme Noir?
10:48
O Que É Filme Noir?
EntrePlanos
143,763 views
Som melhor que do cinema? Análise da soundbar Samsung Q930B
26:00
Som melhor que do cinema? Análise da sound...
Mundo Conectado
88,109 views
O que é a linguagem cinematográfica?
6:50
O que é a linguagem cinematográfica?
AvMakers
28,330 views
Erros de continuidade? História sem sentido? | CONTINUÍSTA
13:10
Erros de continuidade? História sem sentid...
Caról Moreíra
69,722 views
Assassin's Creed Symphonic Adventure | WDR Funkhausorchester | WDR Rundfunkchor
2:00:44
Assassin's Creed Symphonic Adventure | WDR...
WDR Klassik
760,921 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com