o Olá pessoal hoje falaremos sobre o livro Sociedade do cansaço de Bill show Run to Ramos disse que a sociedade contemporânea é marcada por um excesso de positividade e isso acaba gerando um certo número de patologias psicológicas ele argumenta que cada época possui certas epidemias próprias como as doenças bacteriológica cê virais que marcaram o século 20 hoje mesmo estamos vivenciando uma pandemia mas o que define o século 21 apesar dessas doenças bacteriológicas Gerais é a patologia neural são esses tipos de patologias neurais que define a era que estamos vivendo e essas patologias neurais surgem a
partir de um denominador comum que é o excesso de positividade em as doenças da Alma assim surgem de um excesso de positividade que permeia os vários âmbitos da sociedade que vivemos esses discursos de positividade são marcados por mensagens positivas o e metas alcançadas então sempre se busca alcançar as metas estabelecidas uma frase que define muito bem esse tipo de discurso de positividade é a frase de Obama em 2008 Sim nós podemos e esse excesso de positividade acaba criando uma sociedade do desempenho uma sociedade onde a produtividade ao norte dos indivíduos à sociedade do desempenho assim
é um contraponto a sociedade disciplinar de Michel Foucault então nós temos aqui de um lado a sociedade do desempenho e surge a partir da era da produtividade da era da positividade com Bios hum hum e de outro lado nós temos a sociedade disciplinar que fucou abordou uma suas obras na sociedade disciplinar o indivíduo é vigiado constantemente e qualquer Desvio de Conduta ele é punido já achou rambus diz o seguinte a sociedade do Século 21 não é mais a sociedade disciplinar a sociedade do desempenho também seus habitantes não se chamam mais sujeitos da Obediência são empresários
de si mesmos no lugar da proibição mandamento ou ei entre um projetos iniciativas e motivação a sociedade disciplinar ainda está dominada pelo não sua negatividade gera loucos e delinquentes a sociedade do desempenho ao contrário produz depressivos E fracassados então de um lado com a disciplina nós temos os loucos e os delinquentes de outro lado com o desempenho nós temos os fracassados e depressivos o sujeito do desempenho acaba sendo mais rápido e produtivo do que o sujeito obediente mas aqui nós temos a questão do poder se transformando numa espécie de dever chuva acaba citando o sociólogo
francês ehrenberg quando este diz que a depressão surge do esforço do indivíduo de ter de ser ele mesmo o cansaço do indivíduo ser ele mesmo surge do esforço de é ter sempre de ser produtivo autêntico e inovador e a ideia presente aqui é que sempre tudo depende da força da vontade individual sempre tudo depende do próprio indivíduo e esse cansaço de si mesmo com mina numa auto-exploração do indivíduo que se entrega ao excesso do trabalho unido por um sentimento de liberdade o excesso de positividade acaba causando assim fadiga geral pelo excesso de estímulos e habilidade
de fazer múltiplas tarefas ao mesmo tempo é uma forma de excesso de estímulos só que o problema dessa concepção do excesso de estímulos desse cansaço dessa sociedade não mais disciplinar mas a produtividade é que ela acaba perdendo o aprofundar ela perde o aprofundamento contemplativo do ser humano os indivíduos assim possui uma atenção tampa porém Rasa que sabe um pouco de tudo Porém nada é uma aprofundada como diz o autor os desempenhos culturais da humanidade como o próprio desempenho da filosofia requer uma atenção profunda uma atenção contemplativa a própria questão Blue tégio no tédio profundo acaba
sendo importante para o aprofundamento das grandes questões muitas vezes quando estamos diante do tédio nós tentamos fugir no tédio mas ele acaba sendo assim é importante o processo criativo depende do tédio profundo como diz o autor se o sono perfase o ponto alto do descanso físico o tédio profundo constitui o ponto alto do descanso espiritual frio chuva acaba citando Unity para criticar aí pela atenção EA hiperatividade MIT na sua obra humano demasiado humano nos diz que a vida humana acaba quando nós expulsamos dela o viés contemplativo assim contra esta vida hiperativa o filósofo coreano nos
oferece a ideia de uma vida contemplativa nesta vida contemplativa ou indivíduos quer dizer não ao excesso de estímulos e Ele nos disse que a sociedade do cansaço surge com a união de todos os fatores daquilo que ele chama infarto da o cansaço se manifesta coletivamente mas de maneira solitária em cada indivíduo o cansaço é o cansaço da potência positiva que nos incapacita de fazer qualquer coisa é uma fadiga surgida do excesso de desempenho e produtividade e isso acaba tirando o indivíduo da possibilidade de fazer novas coisas e sem aqui citar os problemas de saúde que
o excesso de trabalho que o excesso de produtividade acaba gerando um ser humano acaba gerando nas pessoas que por quererem Sempre Mais e Mais acabam Vivendo uma vida Rasa e não uma vida profunda uma vida da produtividade e não uma vida contemplativa assim a violência de nossa sociedade diz ele é neural não se trata aqui de eliminar a alteridade Mas de quê e a partir de dentro e isso funciona como uma espécie de fábrica da subjetividade o indivíduo assim é controlado internamente a mente dele é controlada a subjetividade dele é controlada e tudo é orientado
a produtividade ao desempenho e isso acaba gerando Essa sociedade do cansaço antes da sociedade atual a negatividade era a prática da violência sobrinho devido agora é a positividade que é a prática da violência sobre o indivíduo busca-se sempre a superprodução o super desempenho a super comunicação e isso gera o cansaço a violência assim ela não é excludente Mas ela é exaustiva a violência diz ele só pode ser neural a opressão surge a partir de dentro e não de fora ou somos capazes ou incapazes de mais ou estamos tristes ou felizes demais tudo é excesso ou
falta e na sociedade da produtividade C e o excesso somos atingidos diariamente por bombas de excesso de positividade imagens sons vídeos anúncios somos bombardeados por todos os lados hoje temos o mundo ao alcance das mãos Então temos aqui Sociedade do cansaço um livro curto mas muito interessante até de certo. Inovador quando ele faz essa comparação com a sociedade da disciplina EA Sociedade do cansaço ele acaba citando vários autores importantes como o Benjamin monitor na área fucou e aqui fica com uma dica de leitura para vocês Sociedade do cansaço até o próximo