Boa tarde o tema da tarde é o futuro da Democracia não sei se é possível exagerar a importância de conversarmos sobre democracia democracia no Brasil e no momento que estamos vivendo eh no nosso país e no papel que a igreja evangélica onde estamos inseridos o papel que a igreja evangélica desempenha no processo político e e de e de influência na arena pública com força muito significativa de impacto nos rumos políticos do Brasil nós assistimos e estamos assistindo que isso significa para as nossas comunidades para as nossas igrejas o debate político ideológico como fraturou as nossas
comunidades como como dividiu as nossas comunidades como gerou prejuízos nas nossas comunidades isso para pastores pastoras que que perderam a sua função Pastoral por argumentação política professores de seminários que perderam a sua cadeira por força de argumentação política Não não é eh exagero dizer de perseguição política mesmo dentro desse fenômeno maldito que foi a polarização tão debatida no nosso país falar sobre democracia é urgente é uma conversa Pastoral democracia é uma conversa Pastoral e eu tenho muita alegria de de poder participar com vocês de uma conversa sobre democracia antes da gente de falar mesmo sobre
democracia eu quero reforçar o convite para que você Assista o filme Amazônia viva Alguém já assistiu legal maravilhoso quem pode falar alguma coisa melhor do que maravilhoso excelente sensacional eu assisti é uma experiência imperdível no auditório três você vai lá pelo corredor do fundo ou você vai por aqui também por trás você chega no auditório três é uma oportunidade que nos está sendo oferecida pela iniciativa interreligiosa eh pelas florestas tropicais e eu quero agradecer ao Carlos Vicente e o pessoal da iri que nos nos dá esse presente e eu insisto que você não vai embora
ao final da nossa programação aqui da tarde sem assistir o filme Amazônia viva tá aqui hoje e amanhã também mas vê se você consegue tá bom vale a pena vale a pena mesmo vale a pena mesmo e vamos então à democracia o futuro da Democracia eu tenho uma alegria imensa uma honra de convidar e apresentar para vocês Pedro Dória jornalista criador fundador E editor do canal meio e eu me alegro de dizer que se não é a principal é uma das minhas principais referências para me localizar no debate público e no debate político do Brasil
de hoje muito obrigado Pedro Dória bem-vindo a casa é sua bemind sabe que boa tarde boa tarde assim que o pastor Ed Renê me me ligou me convidando a primeira coisa que eu falei para ele foi mas pastor eu sou ateu o que que eu vou falar e de graças a Deus como todo brasileiro né eh e e a verdade é o seguinte eu me sinto muito muito honrado e muito comovido por vocês estarem me recebendo aqui então Eu que agradeço a vocês ao oportunidade de poder conversar de poder estar aqui nesse nesse lugar e
sentir a vibração de vocês eh e eu não sei se isso interessa vocês ou não mas é a mim uma coisa pessoalmente que me intriga muito Diferentemente de mim ali a minha mulher ela é uma pessoa religiosa eh e eu tava conversando com o pessoal do almoço ela é uma pessoa que eu sei porque eu percebo que Deus est com ela o tempo todo tipo ela vai vivendo a vida e vivendo as experiências e e os problemas os prazeres os momentos bons os momentos ruins e e tem aquela presença que tá sempre com ela e
e eu acho isso muito intrigante e muito fascinante e é através dela eu percebo que é obviamente uma dimensão da experiência humana que não tá ao meu alcance O que é uma pena mas de alguma forma também através de vocês aqui eu sinto um pouco disso Disso que tá um pouco longe de mim mas que obviamente está muito próximo de vocês então muito obrigado gente vamos falar sobre democracia e eu acho que a primeira coisa que eu preciso falar para vocês a respeito de futuro da Democracia é o seguinte eu vou fazer uma leitura aqui
e essa leitura parte de um viés ideológico eu sou liberal e a maneira como eu compreendo o que que Democracia é a maneira como eu compreendo que história funciona parte desse viés e eu acho que é importante antes da gente começar a falar qualquer coisa explorar um pouco esses vieses Eu não costumo gostar muito de usar a ideia de esquerda e direita não é que não exista esquerda e direita porque esquerda e direita existem é só que é só que tem tanta imprecisão quando a gente fala de esquerda e direita fica tanta coisa no ar
tanta coisa não dita tantas percepções Cada pessoa tem um certo conceito na cabeça que eu acho que às vezes mais atrapalha a conversa do que ajuda eu gosto quando a gente fala de posicionamento político de de fazer uma divisão que eu já faz intuitivamente o meu amigo Christian lin que é cientista político faz isso com muita clareza a especialidade dele é ideologias e eu gosto da maneira como ele organiza na maior parte nas sociedades nas democracias ocidentais existem três macro ideologias são três maneiras de a gente compreender como que a gente se organiza politicamente é
o Socialismo é o e o conservadorismo e pensa nessas ideologias como se fossem lentes como se fossem óculos específicos que você bota na sua frente e a partir daqueles conceitos e a partir daqueles valores é através deles que você enxerga o mundo um socialista um liberal e um conservador pode ser uma pessoa radical e pode ser uma pessoa moderada um socialista em ess enxerga o mundo através da comunidade a célula essencial da sociedade para um socialista é o povo e ele se vê esse povo organizado em classes e cada grupo de pessoas nas suas classes
tem os seus interesses em geral essas classes são determinadas pela sua posição na pirâmide Econômica da sociedade e o socialista vê a sociedade como organizada numa constante luta de classe o socialista radical acha que a única maneira de resolver isso é fazendo uma revolução derrubando a democracia e implantando um novo sistema Onde onde você teria você chegaria lá no ponta a ditadura do proletar AD Ou seja a maioria mandaria o socialista moderado não tem nada a ver com isso é muito diferente em geral a gente chama ele no ocidente de um socialdemocrata e ele também
percebe a sociedade dividida em lutas de classes só que ele quer resolver isso dentro do sistema democrático ele quer resolver isso com políticas públicas políticas públicas cujo objetivo seja mitigar as desvantagens que as pessoas que TM menos acesso menos condições etc tem na sociedade então você trabalha isso na base das políticas públicas um Liberal como eu não vê como unidade essencial da sociedade o povo O Liberal vê como unidade essencial da sociedade a pessoa cada pessoa Liberal é a liberdade individual é a liberdade de cada pessoa ser o que ela é é a liberdade de
cada pessoa poder ser o máximo que seus talentos e seus interesses possam levar para que cada pessoa possa florecer Então a maneira como Liberal olha pra sociedade pra lógica da sociedade é você tem que organizar a sociedade de forma que cada pessoa possa chegar ao seu melhor então sim Você precisa de políticas públicas para garantir oportunidades de igualdade de oportunidades de forma que um menino que nasça Numa família pobre e o menino que nasça Numa família rica tenham igualmente a possibilidade de vir a ser o seu melhor e evidentemente quando a gente fala de liberdades
existe imediatamente um conflito que é o conflito pro Qual a gente cria um estado para resolver que é se todo mundo pode tudo vira uma selvageria Então como os direitos de um terminam quando começam os direitos do outro como sempre haverá tensões a gente precisa de um estado para gerenciar essas tensões você quer falar isso o o aquilo ofende profundamente o Fulano Quem é que tá certo aí você quer construir uma casa num determinado lugar o acho que voltou voltou você quer construir uma casa num determinado lugar o Fulano diz que aquela aquele terreno pertence
ele ou aquele tem um monte de tensões que aparecem porque as pessoas querem coisas diferentes que entram em conflito E aí existe um estado para resolver E aí você tem o conservador a unidade essencial da da sociedade pro conservador é a família e o conservador tende a compreender a sociedade de uma forma hierarquizada enquanto O Liberal vê pessoas convivendo enquanto os socialista vê uma sociedade organizada em classes o conservador vê hierarquias e ele tem uma certa coisa de como se a maneira como a sociedade se organiza viesse dada pela natureza como se a nossa natureza
humana já trouxesse uma determinado tipo de hierarquia social então o conservador tende a ficar muito nervoso com a ideia de mudar a maneira como a sociedade se organiza como a sociedade se forma isso é uma coisa que gera um desconforto pro fundo no no conservador o conservador quer evitar mudanças e quer preservar fundamentalmente a autonomia da família aquela coisa do pai da mãe a relação deles com os filhos o conservador quer preservar isso muito existe um um monte de estudos de Psicologia mestrada com Ciência Política tentando entender porque que algumas pessoas tendem a ser socialistas
Por que algumas pessoas tendem a ser conservadoras por que que algumas pessoas tendem a ser liberais e aparentemente tem fatores genéticos nisso aparentemente tem fatores de como nós somos criados nisso da nossa criação dos valores que nós trazemos nos nossos pais tem gente que de alguma forma é mais orientado paraa comunidade tem gente que tá mais preocupado com eh com a sua possibilidade de ser quem é e e e e não quer se ver livre de não quer não quer gente começando a ditar regra tudo mais tem gente que não gosta de mudança tem gente
que não gosta de gente diferente que se sente mais retraído tem um monte de traços de personalidade mas o fato fundamental é o seguinte se a gente for pegar a sociedade meio que dá um terç um terço 1 terço as pessoas às vezes nem sabem qual o nome daquilo que elas sentem ser o fato é somos os três nós a sociedade nós a humanidade pelo menos nas culturas ocidentais essas três tendências estão em nós a gente não chama esse troço em que a gente vive de uma democracia Liberal à toa essa Democracia é baseada em
valores liberais tanto que a ideia de uma democracia Liberal começa com todos os seres humanos são iguais em seus direitos e seus deveres todos temos determinados direitos e A Âncora desses direitos é A Âncora que é d pela nossa própria biologia se a gente sabe que a gente não quer ficar preso num quarto a gente entende que é importante o direito de ir e ver poder ir para onde quer e sair de onde não quer estar se a gente entende que simpatizamos com os antipa com os outros a gente entende que é importante o direito
a Liv Associação eu quero fazer um clube Eu quero fazer uma empresa eu quero fazer um partido Eu quero fazer uma igreja eu quero me organizar com pessoas que têm algum tipo de interesse em comum comigo isso tem que ser um direito fundamental o direito a livre Associação se chegamos conjuntamente à conclusão de que não queremos um tirano costumam ser homens né que não queremos um tirano em cima de nós e queremos ter liberdade queremos construir uma sociedade com base em liberdade a gente compreende que a gente tem que ter o direito à livre expressão
a gente tem que poder falar o que pensamos e trazer essas ideias que temos paraa nossa sociedade mas isso quer dizer também que os outros têm o direito disso agora tem uma utilidade nesse negócio de livre expressão na liberdade de expressão que é a troca continuada de ideias ser sempre defendida e garantida na sociedade para que as boas ideias possam de alguma forma com tempo subir e se tornar consensos e que as mais ideias de alguma forma se percam de preferência por conta de terem sido derrotadas em debate com bons argumentos Agora se a gente
vai construir uma sociedade com base nesses direitos essenciais a liberdade de religião se a gente vai construir uma sociedade com base nisso a gente precisa de um pouco mais a gente precisa construir um estado para garantir essas liberdades então construímos um estado como é que a gente constrói é um estado esse estado precisa ter regras então a gente pega um povo em geral um povo é aquilo que tem tem uma turma que tem uma coisa em comum nós falamos a mesma língua nós meio que ouvimos as mesmas lendas quando somos crianças nós participamos dos mesmos
acontecimentos históricos portanto temos memórias em comum a gente vai começando a ter a gente veste a camisa da seleção brasileira na Copa do Mundo eu lembro de quando isso acontecia nós temos um monte de coisa em comum e a partir daquilo que a gente tem em comum e concordando que todos devemos ter os mesmos direitos a gente decide eleger uma turma manda essa turma se reunir num determinado lugar e essa turma tem o a seguinte constrói as regras que o estado que a gente vai ter vão se vai seguir e essa turma se reúne porque
foram eleitos por todos nós conjuntamente eles representam as correntes de opinião que estão na sociedade os socialistas os liberais os conservadores eles trazem essas vozes pro ambiente e redigem um documento esse documento é aquilo que nós chamamos de uma constituição é o documento que constitui o estado ele determina o que que o estado é e porque não queremos ter tiranos na base desse estado os poderes são divididos são separados para que ninguém tenha todo o poder assim quem escreve as leis não julga se as leis foram obedecidas ou não quem executa o orçamento não é
quem aprova o orçamento Então idealmente você tem um poder que é mais técnico que é o judiciário um poder que é essencialmente político que é o legislativo e no meio um poder que é tanto técnico quanto político ele é técnico Porque tem uma parte do processo de gestão do Estado daquilo que vai garantir que as oportunidades sejam iguais as escolas públicas os hospitais para todo mundo eh eh a segurança para que o mais forte não possa se impor sobre o mais fraco a a aquele pedaço do estado que garante igualdade de oportunidades é um trabalho
técnico mas existe um trabalho que é fundamentalmente político primeiro porque presidentes da República São eleitos e depois porque Presidente tem de lidar com o congresso para aprovar um orçamento que permita ele executar as políticas públicas que ele foi eleito para executar eu tô explicando toda essa base aqui pra gente só ter uma base comum de conhecimento a respeito do que que Democracia é porque isso é democracia democracia parte do princípio embora democracia seja Liberal tem uma hora ali que os liberais têm de descer do pedestal e sentar no mesmo nível que conservadores e socialistas por
porque nós todos temos de conviver então esses preceitos liberais da igualdade de oportunidades e da igualdade de direitos e da igualdade de todos perante a lei esses conceitos estão em cima de todo mundo e eles fazem com que os liberais desçam para estar no mesmo nível de todos e não por favor mas porque essa é a base da essência do que uma democracia é e a partir daí todo mundo tem que disputar a de eleição eleição no jogo de ideias um conceito Fundamental e básico de democracia é a ideia da pluralidade é a ideia de
que não importa se você é socialista Não importa se você é liberal Não importa se você é conservador para você jogar esse jogo você tem que aceitar a presença dos outros dois como tão legítima quanto a sua um conservador e um socialista não são menos ou mais legítimos do que eu um Liberal pensar Diferentemente de mim não faz de ninguém mau caráter por motivos diferentes que vem com a nossa herança genética que vem com nossas Histórias de Vida Fomos parar no jogo do espectro ideológico em lugares diferentes ou similares às vezes ao longo da vida
migramos eu era socialista às vezes dentro da família nós convivemos com pessoas que estão em lugares diferentes do espectro não tem problema a lógica é justamente que vamos conviver e é por isso que o poder que tá no centro de qualquer democracia não é nem o Executivo nem o judiciário é o legislativo é o Congresso é aquela é aquele grupo de pessoas que nós elegemos de quatro em qu anos para representar conjuntamente todas as correntes de opinião que estão na sociedade Às vezes a sociedade está mais pra direita Às vezes a sociedade está mais pra
esquerda e isso tende atingir a maneira como cada legislatura no Congresso Nacional funciona o sonho é muito bonito a prática é mais complicada a primeira democracia Liberal do mundo começa com uma frase na declaração de independência americana que é a a ideia de que estamos juntos na na luta por vida liberdade e o direito a buscar felicidade e o cara que escreveu isso Thomas Jefferson era um senhor de escravos a questão fundamental de democracias é o seguinte o que uma democracia entrega é a promessa de que haverá igualdade de oportunidades é a promessa de que
somos todos iguais perante a lei de que somos todos iguais perante os nossos direitos nunca é assim se existe uma crença fundamental para um Liberal é de que o sistema é lento mas ele funciona de que ao longo do tempo a partir do momento que você dá essas liberdades a liberdade de livre Associação a liberdade de expressão quando você começa a dar essas liberdades a liberdade de ir e vir as pessoas vão se organizando para fazer com que essa promessa seja melhor e melhor cumprida então de alguma forma tem uma hora que a escravatura acaba
tem uma hora em que mulheres ganham o direito a voto tem uma hora que homossexuais ganham o direito a se casar os direitos vão ainda que lentamente sendo tornados iguais porque democracias funcionam Porque a partir do momento que você dá para uma sociedade essa missão que se ao sugerir e você dá esses direitos fundamentais as conquistas vão acontecendo e a Democracia tá sempre em dívida e sempre há a cada geração lutas por travar eu acho que essa ideia é melhor é melhor dita por uma frase de um grande Liberal americano que certamente é familiar H
muitos de vocês o Reverendo Martin Luther King que num dos seus discursos num dos seus sermões mais bonitos disse que o arco da história tende na direção da Justiça de tempo suficiente na história vão ter momentos em que a justiça injustiça é mais forte mas o arco longo da história tende na direção da Justiça dentro de uma democracia em qualquer outro regime isso não será a verdade e esse processo é naturalmente lento vamos falar um pouco de Brasil vamos falar um pouco de história do Brasil em 1889 um ano após a lei Áurea foi foi
dado um golpe militar que proclamou a República a gente costuma chamar ele de Proclamação da República eh por trás desse golpe tava um grupo de um grupo de senhores de terra que queriam ser indenizados por conta da propriedade que haviam perdido no ano anterior e se deu no núcleo dessa República Inicial Um embate sobre isso eles acabaram perdendo Essa era uma república que vinha de um império de um regime monárquico profundamente desigual em que você já tinha o início de uma classe média tecnocrata surgindo em duas grandes cidades no Rio de Janeiro que era a
capital em São Paulo aqui e você tinha muitos poderes regionais era era era o país dos caudilhos e era o país dos coronéis na maior parte dos estados tinham algumas meias dúzias de famílias que que eram quem de fato mandavam demorou um tempo para essa República encontrar um jeito de se organizar lá por volta de 1902 1903 se formou um conceito que a gente na história costuma chamar de a República dos governadores e a lógica da República dos governadores era o seguinte ó a capital Rio de Janeiro os estados mais ricos do Brasil São Minas
e São Paulo então o presidente sempre vai ver o de Minas e de São Paulo e eles vão se revesar e o Presidente da República vai sempre ter o compromisso de não se meter na política local é assim que a república brasileira nasce então tem essa turma tecnocrata gente muito bem formada em geral pelo Largo de São Francisco aqui em São Paulo quase todos eram advogados de vez em quando pintava o engenheiro tipo Washington Luiz mas eram raros maior parte deles eram advogados formados aqui pela escola de direito hoje da USP no Largo de São
Francisco e eles se alternavam Mineiros tem algumas exceções mas mineiros e Paulistas governando com técnica com conhecimento e acadêmico real queriam fazer do Brasil uma Europa tal uma a grande capital europeia nas Américas eh e e e os coronéis que mandassem na sua turma né o problema da República é que a república deu certo a república começou a industrializar e a república começou a dar forma a uma coisa que não existia no império que era o estado brasileiro ou seja começou a ter funcionário público começou a ter fábrica e começou a ter funcionário público e
de repente você começa a criar uma nova classe média que são as classe médias dos Funcionários Públicos Professores de Escola chefe de polícia e eh gente que cuida de alguns serviços gente que fiscaliza eh eh a companhia Light por exemplo começou a eletrificar o Brasil primeiro pelo Rio depois São Paulo depois Minas depois o resto do país aí começa a precisar fiscalizar concessão pública tem sistema de transporte público você começa a ter a estruturação de um estado que é uma coisa que não existia no tempo do império você começa a precisar contratar gente e cobrar
imposto para pagar esse troço e você vai formando uma classe média Urbana principalmente até porque a partir do momento que tem essa classe média Urbana você também vê uma explosão de comércios locais e pequenas Indústrias para para entregar e vender coisas para essa classe média você vai criando uma classe média e você vai criando uma classe operária tem algumas greves incríveis e violentas até aqui em São Paulo na década de 1910 e essa República começa a chegar nos anos anos 20 cada vez mais instável ela não conseguia mais se estabilizar tinha revolta toda hora e
Até que em 1922 tem a explosão da Revolta tenentista que meio que dura até 1930 quando a primeira república cai essa revolta tenentista foi tocada por um grupo de militares que era uma coisa interessante que era o seguinte AICA I maneira de um rapaz pobre muito inteligente fazer um curso superior era se formando na Escola de Formação de Oficiais porque era o único curso superior que você não precisava comprar livro que você não precisava se bancar numa cidade estranha que você não precisava comprar roupa que você não precisava comprar comida que você não precisava pagar
por moradia não não tudo era dado para você o exército dava Então a primeira as primeiras gerações de Oficiais são provavelmente da aqui no Brasil são as provavelmente os mais brilhantes rapazes pobres do Brasil porque eles passavam por uma prova dificílima para passar e com uma concorrência violenta são esses caras a primeira turma de Oficiais do Exército Brasileiro formada em 1918 e são justamente esses caras que fazem explodir o tenentismo percebam que é uma revolta do funcionaris público por quê porque aquela classe média Urbana e aquela classe Operária que tava também em revolta permanente não
tinha espaço no poder aí quando acontece a Revolução de 1930 aparece espaço no poder quando Getúlio cria o PTB o partido trabalhista brasileiro Qual é a base do PTB Funcionários Públicos e Operários sindicalizados então quando volta à democracia em 1945 1946 como é que o Brasil tá organizado em três partidos políticos um é o udn a udn é o partido da classe média Urbana velha os tecnocratas a turma formada pela escola de pela pelo Largo de São Francisco tal é a turma que costumava ser presidente da república na primeira república aí tem o PSD o
PSD é o partido das lideranças regionais são os coronéis são os caudilhos é a turma que os presidentes não mexiam e tem o PTB que é o partido dos Funcionários Públicos e dos Operários a essa República que é a segunda República a república que começa em 46 e termina em 64 se a gente chama de república um regime democrático essa República é uma reorganização por conta de um conjunto de brasileiros que apareceu novo por que que eu tô falando disso a Nova República é organizada como em termos de partidos até pouco tempo atrás o PT
que é o partido de quem dos Funcionários Públicos e dos Operários principalmente o PSDB que é o partido de quem de uma certa classe média bem educada nas melhores universidades e dois partidos o PMDB e o PFL que eram os partidos dos Comandos regionais a ditadura militar aconteceu ela foi embora e nós a república exatamente como a república estava organizada entre 46 e E 64 Diferentemente da República de 46 a terceira República que é essa República que a gente está vivendo deu certo e assim como a primeira república ela trouxe mais brasileiros para cima porque
é disso que a gente tá falando o que a primeira república fez República Oligárquica República dos governadores o que a primeira república fez foi criar um conjunto de dois conjuntos de brasileiros uma nova classe média Urbana através do funcionalismo público os operários que passaram a ter poder o suficiente para cobrar os seus direitos e quando a república foi incapaz de trazê-los para dentro a república caiu veio uma ditadura ao sair essa ditadura a república que surgiu nova já incorporava dentro da sociedade dentro do jogo político aqueles dois conjuntos essa nossa terceira República aqui ou Nova
República ela Trouxe dois grupos de brasileiros para cima ela trouxe dois grupos brasileiros para cima através de algumas políticas públicas uma teve um trabalho de investimento e pesquisa e e e e de investimentos através de empréstimos muito bem feito pro mundo Agro o mundo Agro se tornou a gente em geral fica falando que o Brasil não tem indústria competitiva o Brasil tem a melhor agroindústria do mundo nenhuma agroindústria no mundo nem nos Estados Unidos tem tanta tecnologia tanta capacidade de produção e tanta capacidade de fazer isso a um preço competitivo internacionalmente a gente produz comida
em quantidade em qualidade e a preço baixo competitivo que ainda assim traz uma quantidade imensa de lucro então a gente tá num país que em toda a sua história no período da colônia no período do império e até aqui na República é um país que se pensa a si mesmo no litoral e São Paulo Embora esteja aqui no Alto do Planalto gente é uma decidinha até Santos né Isso aqui é o Brasil litorâneo o mundo do interior o Brasil do interior passou a ter poder econômico nessa nova república E aí a gente vê esse Brasil
do Agro e o problema desse Brasil do Agro é que ele é que ele tem muita dificuldade de ter voz na sociedade ele é visto com preconceito ele ele tem cargos políticos mas são cargos políticos em geral menores é o ministro da agricultura e Eh aí você olha pra turma não é a bancada ruralista e aquela coisa assim a música deles em geral é olhado pelas elites culturais com certo desd mas essa turma tem poder econômico e tem poder para se impor ela quer ter voz na sociedade brasileira e como costuma acontecer com sociedades houve
uma baita de uma resistência para que essa turma tivesse voz Qual é o outro grupo de brasileiros que surgiu na Nova República é fundamentalmente o Brasil das periferias urbanas duas políticas públicas tiveram um papel imenso nisso o primeiro foi o plano real o plano real é na história do Brasil a política pública de distribuição de renda de maior impacto na nossa história ou pelo menos era até 1993 só o fato de que o dinheiro que tá no seu bolso continua valendo a mesma coisa 30 dias depois fez com que uma quantidade imensa de brasileiros que
não tinham conta em banco aumentassem brutalmente a sua renda a gente não costuma pensar em como que inflação é um troço que é uma de concentração de renda de tirar dinheiro do do pobre e mandar pro rico mas é aí você tem a universalização do ensino público nos anos 90 ainda aquela coisa do toda criança na escola aí você tem ao longo dos anos 90 a implementação do SUS aí quando a gente chega na primeira metade do do século na primeira década do século XX a gente tem o bolsa família a gente tem as políticas
de médico de família a ideia dos mais médicos que leva médico para tudo quanto é canto do Brasil você tem inúmeras políticas de distribuição de renda para as periferias Urbanas no fim das contas você cria uma nova classe média e eu tô definindo aqui classe média como uma turma que tem poder de consumo pode comprar uma geladeira é uma turma para quem ter três pratos de comida todo mês todo dia durante um mês Deixa de ser uma questão que tira o sono a garantia de que você vai ter um teto em cima da sua cabeça
Deixa de ser uma questão que tira o seu sono você já não é mais pobre você é uma pessoa que tá na classe média O problema é que a partir do momento que você tá na classe média sua cabeça começa a mudar primeiro você se torna uma pessoa conservadora é absolutamente natural você sente medo de mudança porque mudança quer dizer que você volta para aquele lugar e você lembra como que aquele lugar era você não quer voltar ao mesmo tempo você quer crescer na vida e para crescer da vida você entende que o tipo de
emprego que estão oferecendo para você não vai fazer você crescer na vida você vai ter que inventar alguma coisa para si mesmo você vai ter que criar alguma coisa isso mexe com a cabeça da pessoa e essa pessoa começa a perceber que ela tem direitos políticos e ela quer ter voz por que que eu tô contando essa história para vocês desse jeito eu sei que a gente não tá acostumado a pensar na história dessa forma eu tô contando essa história desse jeito para vocês pelo seguinte é claro que a democracia tem tem futuro a democracia
já deu certo o que a Nova República fez de 1988 para cá o que a terceira República fez desde a nossa Constituição tá valendo é mais do que qualquer outro regime da história do Brasil agora o que a gente tem de lidar é com democracia Selvagem o que gente tá vivendo são as dores de parto pastor tava falando das dores de parto a gente tá vivendo as dores de parto a gente tá na década de 20 do século passado no meio da revolta tenentista só que agora ela não tem ela não tem as mesmas características
porque o momento histórico é diferente mas tem dois grupos brasileiros que estão dizendo que querem um lugar à mesa que querem um lugar na definição de quais são as políticas públicas existe uma baita de uma resistência que é uma resistência que se apresenta de muitas formas se apresenta no fisiologismo dos políticos se apresenta nos preconceitos das elites se apresenta na resistência de quem vai perder poder porque se você vai botar mais gente à mesa todo mundo que já tá à mesa vai ter um pouco menos de poder esse processo Tá se dando e ao mesmo
tempo como acontece em qualquer tempestade histórica é muito difícil quando está no olho do tornado entender o que que tá acontecendo ao redor entender para onde que é para cima e para onde que é para baixo tá tudo muito confuso existe revolta quando existe revolta e existe uma percepção de que você não é levado a sério isso gera ressentimento e eleitorado ressentido é um prato feito para político demagogo porque os problemas que a gente tem para resolver não são simples não são assim estala o dedo bota a pessoa certa no Palácio do Planalto e pronto
vai resolver não vai porque o processo é lento mas quando você junta ressentimento com um político demagogo a gente tem outras pressões históricas sobre as quais a gente pode de repente conversar tem uma mudança profunda de base da da economia no mundo a gente tá saindo de um mundo que fazia dinheiro com indústria com manufatura e entrando no mundo em que se faz dinheiro com conhecimento com microchip com genética com com bando de PHD Isso é um problema no Brasil a gente não forma phd o suficiente a gente precisa de mais então isso é um
problema também a gente tem o problema das mudanças climáticas e a gente tem esses dois novos grupos no Brasil que estão de certa forma começando a participar do jogo político no primeiro nível na na Série A pela primeira vez e tá rolando um estran Tá rolando uma repulsa Tá rolando uma profunda dificuldade de conversar e aí eu volto pro ponto inicial esse jogo funciona se a gente entende que a base desse jogo é o pluralismo se a gente entende que a base desse jogo é a gente vai conviver com pessoas que discordam de nós que
tem opiniões diferentes que tem valores diferentes se a gente consegue criar uma cultura de tolerância o nome dessa cultura de tolerância é cultura democrática se a gente para de xingar de Comunista de fascista eh ou de qualquer outra coisa que a gente xinga todo mundo que é de alguma forma diferente se a gente consegue lidar com esse sentar-se a mesa esse país explode no bom sentido por porque essa crise que a gente está vivendo em grande parte é uma crise que nasce do Sucesso da Democracia gente muito obrigado