galera eu tô um pouco triste Gui por favor clima triste no vídeo eu postei uma aula mostrando stepping ali velho fazendo Band slide mano ninguém viu direito cara ô eu abri meu coração ali para vocês e vocês rasgaram meu coração como um pedaço de papel amassado que você limpou a bunda e meu Deus galera dessa força ó eu postei vídeo do Reginaldo Faria tocando aí 30.000 views aí um bagulho louco de aula 2000 eu vou entender se vocês não quiserem mais as aulas aqui no canal e a gente pode direcionar o conteúdo para o que
vocês quiserem mas eu acho legal manter esse padrão de aulas aqui então por favor compartilha dá essa força mano vamos fazer o bagulho acontecer sal obviamente das cordas sejam bem-vindos a mais um vídeo para o nosso querido youa Hoje eu quero ir direto ao ponto porque eu vou fazer com que você é faça faça o Ed Mota ter orgulho de você tocando pentatônica nunca mais você vai ouvir aquela frase de tocador Zinho de pent tônica na sua vida Qual que é a história aqui vamos pegar o campo harmônico de sol vai parece para vocês aqui
as notas do campo harmônico de sol que é sol Laci Dó Ré Mi Fa sustenido e sol e como que eu sei qual pentatônica que eu posso usar nessa tonalidade ou qualquer outra bom qualquer pentatônica desde que as notas dessa pentatônica pertençam ao campo eu não posso meter um do tenido aí numa escala aqui sendo que nesse nesse campo harmônico não tenho o Doo tenido você vai est fazendo uma modulação empréstimo assunto para outro vídeo tá então a ideia Qual é a gente adaptar nós vamos fazer uma pentatônica aqui em cada grau do campo um
assunto que já foi conversado aqui mas dessa vez eu quero que você realmente pratique porque eu vou vou deixar de uma forma muito clara tá então aparecendo as notas do campo harmônico eu quero que você pense comigo o seguinte no sexto grau que é onde todo mundo faz pentatônica aquele desenho da pentatônica menor né Por que que eu posso fazer porque eu tenho as notas mi faz parte do campo sol lá si e ré todas essas notas fazem parte do campo harmônico se eu usar essa esse mesmo desenho essa mesma digitação e qualquer outro grau
do campo por exemplo ré ré fá já deu ruim porque o fá nesse campo harmônico Obrigatoriamente tem que ser sustenido para que você se mantenha dentro da tonalidade tá então o que nós vamos fazer tendo em mente esse desenho padrão Ou seja esse desenho menor essa pentatônica menor nós vamos adaptar todos os graus do campo harmônico para se ajustar a ele ou seja primeiro grau posso fazer aquele primeiro desenho aqui vamos dar uma olhada Eu tenho o sol tenho C Bemol já já cagou já deu ruim aqui e por quê Porque eu não tenho C
bemon esse campo harmônico eu tenho si então o que que nós vamos fazer calma deixa eu focar melhor essa câmera aqui ó aí foca a câmera aí então olha foca a sujeira né velho preciso mesmo limpar eu tô vendo os comentários de vocês vou limpar um dia ele não vai Não Então eu tenho sol não posso ter c b mol Mas eu posso ter si Então vou aumentar a terça aqui ó o dó eu posso o ré eu posso o fa eu não posso tem que ser fácil tenido então com isso eu tenho uma pentatônica
maior ó quarta quinta sétima maior e tônica então pent tônica maior com sétima maior Ok e depois eu vou simplesmente repetir essas notas terça quarta quinta sétima maior Tonic e terça Então olha a penta que a gente desenhou aqui para ser usada no primeiro do campo ou seja a tonalidade tá em sol vai no Sol e faz essa pentatônica além da relativa menor é sucesso velho vai ficar bonito o rolê tá vamos lá próximo grau é o l aqui né então desenho da pentatônica menor básica que você já conhece aquele primeiro desenho lá dó ré
mi e sol ué mas por si só já deu tudo certo já bateu aqui tá tudo combinando É isso mesmo então eu posso usar pentatônica menor no segundo grau sem alteração alguma e lá dó ré mi sol perfeito terceiro grau desse campo harmônico é o si Então vamos pensar no SI aqui ó Ten o si ré mi fá sustenido e lá depois repete mas todas as notas também sim então a gente teve que alterar o primeiro o segundo ficou normal o terceiro o terceiro ficou normal agora vamos pro quarto partindo da nota dó então dó
se eu for fazer a pentatônica aqui eu vou ter um mi bemol então ter que aumentar para mi então tenho dó mi depois fa também não dá certo tem que aumentar ou seja fa sostenido sol si e dó com isso eu tenho uma pentatônica que era menor agora ficou maior e uma um grau que existe na escala pentatônica é o quarto grau não é a pentatônica é formada por tônica terça menor quarta quinta e sétima menor essa quarta que é o fá ó deu ruim então vou ter que aumentar meio o Tom com isso vai
gerar uma penta muito estranha cara que é uma penta do modo líde uma penta tônica maior com quarta aumentada o nome é feio mas a prática é muito simples porque eu aumentei Meio Tom aqui nessa corda e aqui embaixo eu vou aumentar Meio Tom também quarta aumentada quinta sétima maior tônica terça quarta aumentada quinta [Aplausos] ó olha tônica Cara isso aqui merece o teu like o teu compartilhamento nos grupos de WhatsApp no grupo pornô no grupo da família no Instagram marcando nos Stories Fala sério cara is que essa pentatônica é vida cara sonoridade do caramba
né show quinto grau quinto grau vou ter que aumentar vai ter que ser uma pentatônica maior porque logo de cara eu já tenho esse problema aqui do fá né preciso que fa sustenido então uma pentatônica maior o quarto grau deu certo o quinto grau deu certo a sétima menor deu certo então simplesmente eu aumentei Meio Tom do terceiro grau ficou sendo aí uma pentatônica que nós chamamos de pentatônica dominante uma pentatônica maior com a sétima menor os nomes cara de verdade enxergue o desenho para que você tenha esses desenhos na manga e quando você for
usar você sabe que você vai aumentar meio o tom da da terça porque senão a nota não vai fazer parte desse Campo né então tônica terça maior quarta quinta sétima menor tônica terça maior repete aqui cuidado tá animal né sexto grau eu não deveria nem falar do sexto grau além de ter sido o primeiro exemplo já que eu dei é a relativa menor né então ela é relativa menor pela quantidade de notas em comum que tem para com a tônica Esquece tudo isso que eu falei cara vamos pensar naquela mesma história eu tenho a nota
Mi nesse Campo tenho a nota sol tenho a nota lá si ré Então tá valendo lindo né Agora vem a penta mais que eu acho que é a pentatônica do sétimo grau e por quê Porque ela vai ter alteração também assim como o lídio nós tivemos que aumentar a a quarta no caso do sétimo grau a gente vai ter que diminuir Meio Tom do quinto grau ó faç senido terça menor lá o si tá certo só quando a gente pega essa nota que que é um dó sustenido eu não posso então eu ter que fazer
o que com o quinto grau voltar meio Tom ou seja parece até uma Blue note né na verdade é né mas no contexto aqui é outra coisa então eu tenho tônica terça menor quarta quinta diminuta o nome quinta diminuta é só uma quinta que voltou Meio Tom tá só o termo mesmo sétima menor tônica e agora aqui vem a quinta que eu vou ter que diminuir ou seja quinta diminuta ó olha que frase [Aplausos] legal uma sonoridade diferente né eu vou pedir PR Gui colocar as digitações para vocês na tela vocês devem ter visto porque
já acabou o vídeo agora né mas enfim é uma forma de você caracterizar a sonoridade do que você tá tocando você pode fazer isso para cada acorde da progressão você pode fazer isso sobrepondo acords por exemplo o cara tá parado no dó e você quer dar um efeito de lídio então você pode usar alguma dessas pentatônicas que apareça o faço tenido inclusive faço tenido meio diminuto aqui por exemplo né se o cara tá parado no dó e você quer dar um efeito de lídio para esse dó ou seja você quer dar essa cara de quarto
aumentada pro acorde qualquer pentatônica inclusive de si menor vai ter a nota fácil tenido dentro que vai dar esse brilho vai dar essa sensação daquele daquele acorde ser líde você não precisa necessariamente digitar a pentatônica do quarto grau né Você pode usar outras que tem a nota que vai dar aquela intenção é isso que a galera chama de intenção modal quando a gente sobrepõe pensando em notas que vai dar aquela sensação muito confusa tudo isso que eu falei meu Deus do céu mas os alunos que estudam comigo link na descrição sabem tudo isso Decore salteado
o que eu quero pedir para vocês É deixa um comentário se tá legal esse formato de aula que eu posso estar gravando aí baseado nas dúvidas de vocês a gente consegue aulas aí mais focadas e objetivas para as dúvidas que vocês têm corriqueiras aí na hora de improvisar legal obrigado pelo carinho compartilha mano de verdade ó esse vídeo com 2000 likes eu já gravo uma segunda edição colocando em prática rolando Back And track talvez a gente acha uma forma aí de eu mandar essa Back And track para vocês para vocês praticarem em casa mas eu
preciso muito que vocês me ajudem cara vamos tá colado nessas aulas obrigado a gente se vê na próxima [Música] valeu [Música] 2