'Templo Paralelo' recém-descoberto em Jerusalém!

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Estranha História
Sobre o complexo cúltico ("santuário selado") encontrado recentemente em Jerusalém. 👕 Insider: htt...
Video Transcript:
recentemente encontraram um templo em Jerusalém que não é exatamente o Templo de Jerusalém é essa estrutura feita numa encosta de pedra não muito longe de onde ficava o famoso Templo de Salomão mas esse é um templo diferente nesse vídeo A gente vai ver os detalhes Dessa descoberta direto do artigo publicado pelos arqueólogos da autoridade de antiguidades de Israel e Vamos considerar também aqui as implicações Dessa descoberta pro nosso conhecimento histórico sobre Como de fato era a religião praticada naquele contexto antes eu agradeço a insider por apoiar esse vídeo né Vocês já conhecem insider que faz
por exemplo essas Tech t-shirts né as camisetas Tech que eu tô sempre usando aqui que não precisam ser passadas não desbotam são extremamente práticas e confortáveis e com o cupom aqui do canal que é o cupom estranha Vocês conseguem desconto em toda a loja né então é só entrar no site pelo link que eu vou deixar na descrição do vídeo e também no primeiro comentário fixado que fazendo dessa forma inclusive o cupom já é aplicado automaticamente lá no carrinho então depois dá uma passada lá no site que eu recomendo fortemente as roupas da insider Mas
voltando para assunto do vídeo né essa notícia sobre esse outro o Templo de Jerusalém Saiu em alguns portais aqui no Brasil né como por exemplo esse aqui que diz Santuário selado há quase 3.000 anos é descoberto em Jerusalém Mas como eu disse eu vou seguir as informações diretamente pelo artigo acadêmico que foi publicado na revista da autoridade de antiguidade de Israel que é esse aqui evidências de adoração nos ambientes cortados em pedra na encosta oriental da cidade de Davi Jerusalém e os ambientes que estão sendo referidos aí no título né são essas oito salas que
vinham sendo escavadas desde 2010 2000 11 mas inicialmente antes de uma análise mais aprofundada dos dados que foram obtidos ali as primeiras suspeitas dos arqueólogos era de que esse ambientes eram túmulos Só que essa conclusão Inicial provisória né foi recentemente discutida e revista num artigo de 2024 por causa de uma série de objetos e estruturas que foram encontradas ali e que são claramente evidência de uso cúltico né religioso então está mais caracterizado como um complexo cultual né um templo do que e uma coleção de túmulos e isso fica bem claro Principalmente quando a gente Analisa
três cômodos né três desses ambientes que tem características ali muito marcantes Então esse aqui Mais especificamente é o mapa né desses ambientes e a gente vê que são oito ambientes Então tá numerado aqui de um a o esse oitavo ele é diferente ele é mais antigo também mas os que mais interessa aqui para nós vão ser o ambiente cinco ou a sala C A sala 4 e a sala um que tem os elementos mais interessantes ali mas são é um complexo mesmo de várias salas né E aqui deixa eu pegar uma imagem Isso aqui é
uma reconstrução artística das salas de um a c Essa é a sala CCO que tem esses padrões muito enigmáticos a sala quatro que tem uma estrutura fundamental aqui no centro e a sala um aqui do lado que também tem uma estrutura um indício de uma estrutura muito interessante aqui e a gente vai ver ponto a ponto a relevância disso né então vamos começar pela sala qu porque na sala quatro desse aqui vocês podem ver o ambiente ele é feito direto na pedra não são tijolos por exemplo nem pedras empilhadas é realmente como se fosse um
túnel né você escava e cria um ambiente a partir da pedra por isso que ele tá sendo chamado de complexo cúltico feito em pedra né rock Cut Rooms né esses quartos cortados na Pedra e aí aqui a gente tem as paredes e nessa parte mais ao fundo aqui do ambiente a gente tem uma estrutura que é uma plataforma essa parte aqui mais baixa e em cima dessa plataforma tem simplesmente uma Estela é uma pedra também mas não é uma pedra não é qualquer pedra é uma pedra erguida uma pedra levantada chamada de mabá em hebraico
e a gente encontra isso em tradições ao longo do mundo inteiro né mas nessa região especificamente em Isael isso é chamado de mabá que são pedras que marcam lugares especiais lugares sagrados então marcam um local onde algo muito importante aconteceu sobretudo uma revelação Divina uma visitação dos Deuses um lugar que serve como uma espécie de portal para o mundo Celestial ou o mundo dos Deuses ou então marca tem um evento muito interessante né uma história muito interessante no Gênesis que fala da história de Jacó que Jacó deitou sobre uma pedra ele teve uma visão de
anjo subindo e descendo ele constatou que aquela era casa de Senhor então ele dá o nome daquela região de Betel que significa casa de Deus E ergue a pedra que ele usou que ele deitou sobre ela para marcar aquele lugar unge com o óleo né para marcar essa sacralidade e inclusive estabelece alguns cultos algumas ofertas que deveriam ser feitas naquele lugar né na sequência do texto Então assim independente disso ter acontecido ou não o que interessa é que isso estava no horizonte cultural das pessoas que produziram os textos bíblicos então isso acontecia na realidade em
diferentes regiões isso era feito por diferentes pessoas para marcar diferentes situações né mas sobretudo situações relacionadas ao sagrado então o fato de ter encontrado uma mabá né uma uma Estela nesse ambiente indica por comparação com outros Altares outros complexos cúltico também da região ali do levante até de Israel e Judá mesmo de que isso era um complexo cúltico um lugar utilizado para adoração e de novo isso está em Jerusalém que era segundo os textos bíblicos o centro oficial da adoração de yahvé né do Deus patrono ali da região de Judá e de Israel pelo menos
de 1000 mais ou menos até o século eh vi 500 uns quebrar 582 586 quando a Babilônia destrói o templo então a gente teria por isso que eu tô chamando isso aqui de um templo paralelo né e não esse não é o único indício de que essa estrutura era um complexo cúltico em Jerusalém mas também tem outra aqui aqui de novo uma outra a essa mabá vista de cima também e inclusive os pesquisadores apontaram que essa pedra n essa Estela foi encontrada coberta de terra ela não tava destruída ela não tava jogada ela não tava
assim num canto de forma qualquer não ela tava acomodada deitada com terra sobre ela como se tivesse sido cuidadosamente ocultado a gente vai voltar a esse ponto mais paraa frente mas antes disso vamos pro o a quinta sala que também tem uns elementos interessantes o primeiro deles são essas esses sulcos né que são marcados aqui no chão né aprofundados esse chão é aprofundado para que uso a gente não sabe os arqueólogos que fizeram a pesquisa ainda não tem nenhuma conclusão nemum palpite muito forte algumas sugestões que eles colocam que isso poderia ser uma infraestrutura para
encaixe de alguma coisa de madeira que não Sobreviveu ao tempo né muita coisa que efeito de madeira a gente perde e as coisas de pedra sobrevivem mais tempo então pode ser que a gente tenha essa infraestrutura de pedra mas não tem a superestrutura por assim dizer de madeira que poderia ser por exemplo um tear já que alguns pesos de tear aparecem também nesse cômodo isso poderia ser usado como uma espéci de prensa para extrair azeite de oliva ou então extrair suco da Uva que esses essas coisas né suco de uva barra vinho barra azeite era
utilizado em em contextos cúltico né como oferenda então isso poderia estar relacionado a isso de alguma forma espé de mini prensa Mas isso não tem paralelo nenhum em nenhuma outro nenhum outro sítio arqueológico que a gente encontra em Judá nem em Israel nem nas proximidades né então realmente é algo que tá bem aberto ainda a interpretação disso mas uma coisa que é mais que dá para entender mais facilmente para que que servia é essa câmara que tá no fundo aqui do quarto C que é uma câmara que tá repleta de objetos estava né agora os
caras já escavaram já tiraram separ Aram catalogaram tudo bonitinho mas isso estava repleto de de objetos em várias camadas o que indica que esse quarto era utilizado como uma fava ou como uma guizar que como se diz no contexto mais recente judaico né mas o termo fava é mais neutro que é uma espécie de quarto em que objetos sagrados ou de valor seja real ou simbólico eram guardados porque não estavam mais em uso mas eram preciosos demais para serem jogados fora então no caso das guisas hoje né e no nos tempos medievais também a gente
tem muitos textos às vezes uma carta até de um rei para outro rei ou um governador para alguém e nessa carta o nome de Deus aparece então ess automaticamente esse documento ele passa a ter uma qualidade diferente né relacionado ao sagrado então você não pode jogar isso no lixo comum só que você não pode ficar deixar isso acumular também os ambientes que estão em uso Então você reserva aquilo numa guizar né Então as guizar são isso e as fa vistas isso aparece em outros contextos já fiz um vídeo sobre religião grega antiga aqui no canal
também que eu falo sobre isso quando você tem alguns Ídolos né algumas alguns ícones estátuas de deuses que tão muito comprometidas que foram feitas de madeira e estão meio apodrecendo que foram feitas de bronze estão oxidando você não pode jogar isso fora porque é sagrado mas você não quer deixar isso também poluindo o ambiente ali em termos visuais e espaciais Então você interra aquilo de forma cerimonial em alguns Poços votivos né onde isso é depositado isso isso é um tesouro gigantesco pra arqueologia e pra história porque os caras tomam todo esse cuidado de esconder isso
né Essa Câmara especificamente estava selada por uma outra parede então isso se preserva com muito mais facilidade ao longo do tempo e aí quando você encontra um desse pô uma explosão de materialidade que vai ser interpretada ali pelos arqueólogos e gerar muito conhecimento sobre o passado Então tinha uma fava nesse cômodo né no quinto que também indica que era um ambiente cúltico já que esse tipo de estrutura tá associada a locais associados ao sagrado e que tipo de objeto estava presente aqui vários jarros que provavelmente eram utilizados também em oferendas ou para outros propósitos aqui
o os autores especificam né tinham pesos de de tear Como eu disse alguns fragmentados e outro inteiro alguns selos selos em pedra né ou em cerâmica outro material que você marca assim usando cera por exemplo como selos de carta né escaravelhos escaravelhos aqui é o objeto Arqueológico não é o animal mas são alguns objetos oblongos que a gente encontra muito no Egito também na região do levante como um todo que eram utilizados às vezes como amuletos às vezes como selos também pequenas estatuetas pedras de amolar contas ou miçangas também que faziam parte de alguns objetos
cúltico vasos de pedra ossos de peixe e ossos de animais isso poderia tá associado a alimentação no local ou também a sacrifícios de animais Mas a questão do osso de peixe já é mais um pouco mais estranha né porque o peixe não aparece como um animal utilizado em ritualmente né nesses contextos Mas de qualquer forma então a gente a gente tinha essa favi selada no cômodo cim que é mais um indício de que esse é um ambiente cúltico em Jerusalém muito próximo do templo né longe o suficiente para não ser parte do complexo do tempo
mas perto o suficiente pra gente ver que tinha realmente ambientes Associados à adoração de que Deus a gente não tem elementos suficientes para dizer se era outro complexo já vista ou se era um complexo para adoração de outros Deuses que a gente tem disz que eram adorados também em Judá e Israel como Baal axera astar E por aí vai né Não dá para saber exatamente que Deus quer porque não tem inscrições questão textual Que costuma dar mais informações sobre isso não tá muito presente então as informações são um pouco precárias mas a gente tem esse
mínimo pelo menos para dizer que era um um local com esse aspecto religioso Ahí uma coisa importantíssima é que esses objetos encontrados nessa fava do ambiente CCO são as principais evidências que a gente tem para datar esse Santuário é justamente comparando o estilo das cerâmicas dos selos das estatuetas e dos outros artefatos que foram encontrados ali com outros Artefatos de outros sítios arqueológicos que a gente consegue estimar o período de uso desse espaço e a estimativa de que esse templo paralelo por assim dizer teria sido usado a partir de 1300 1200 mais ou menos que
é o final da era de bronze né antes da construção do primeiro Templo de Jerusalém né que é o Templo de Salomão que dataria ali inicialmente por volta do ano 1000 um pouco depois disso e esse templo paralelo teria continuado em uso até meados da era de Ferro 2B né Por volta ali de 750 antes de Cristo Então já mais de 200 anos depois de Salomão Então a gente tem aí pelo menos uns 500 anos aí de uso desse espaço cúltico Então não é uma coisa também uma aventura de algum sacerdote mais heterodoxo que decidiu
abrir a sua própria igreja de esquina como se fosse isso não um ambiente que realmente foi utilizado por muito tempo e de novo né muito próximo ao templo de Jerusalém E aí no quarto um a gente tem uma uma estrutura interessante também V vou até mostrar por essa imagem aqui que é uma parte mais elevada uma espécie de outra plataforma também e um canal um pequeno canal que vai dessa região elevada até o lado de fora aqui do quarto Então o que se especula aqui o que esses autores do artigo esses arqueólogos acreditam que fosse
essa estrutura é que essa plataforma poderia ser a base de um altar já que a gente tem aqui um elemento que aponta para essa presença divina e a fava né se isso é um complexo religioso Cadê o altar disso aqui então provavelmente que o altar é diferente né da marcação da presença do Deus né a Estela geralmente representa a presença do Deus ou dos deuses e o altar é onde você faz as os sacrifícios as oferendas para esse Deus então são coisas diferentes Se a gente fosse fazer uma equivalência com o Templo de Jerusalém isso
seria mais ou menos equivalente ao santo dos santos que é onde está a presença mais densa mais real assim na Perspectiva daqueles que cultivam a divindade é do Deus e o Altar no templo de Jerusalém ele tá de fora do templo el tá não tá nem na parte coberta do templo porque você Você queima animais o a fumaça tem que subir paraos céus né em direção ao Deus que apesar de est presente concretamente na forma da pedra ele também tá presente na forma por essa imaginação religiosa né dos Deuses Celestiais Então você entrega apesar de
você ter uma estátua às vezes representando o Deus você nem sempre coloca as oferendas ao pé das da estátua Mas você também faz essas oferendas subirem né como aroma agradável para ser e recebida láp desse Deus também de alguma forma tá presente no céu né Essa questão da fisicalidade dos Deuses na imaginação religiosa antiga não é nada lógica né não é uma questão geográfica que você pode definir por um GPS onde é que está o Deus ele está mais ou menos em vários lugares ao mesmo tempo mas sobretudo em alguns lugares especiais é uma coisa
complexa Mas de qualquer forma Então se isso era uma base para um altar faz sentido esse canal aqui como um dispositivo para que os líquidos como o vinho o azeite a gordura da Carne a água da Carne às vezes de um preparo também cúltico aqui sobre esse altar pudessem escoar pro lado de for fora do ambiente então a especulação né É É de que essa esse quarto um aqui fosse o o quarto onde o altar estava presente mas aí beleza né e quais são as implicações Dessa descoberta pra história dos antigos reinos de Judá e
de Israel né como que isso complementa ou contradiz aquilo que a gente encontra na bíblia por exemplo sobre a prática religiosa Nesse contexto então tem vários pontos né um primeiro ponto é que os textos bíblicos Eles foram escritos a partir de uma perspectiva de um grupo né de uma expressão religiosa particular em Judá sobretudo Judá mas Judá Israel que é uma perspectiva já vista né de valorização sobretudo desse Deus patrono Javé em detrimento né contra os outros Deuses inclusive suprimindo muitas vezes a importância desses outros Deuses para o povo como se houvesse um culto correto
que é o culto de Javé que fosse interrompido e pervertido ao longo do tempo Ora por um Rei ora pelo povo desobediente etc né mas do ponto de vista da história da arqueologia é importante a gente segurar assim qualquer compromisso teológico denominacional pessoal que a gente tem com esse texto e reconhecer que os textos bíblicos são algumas de uma variedade gigantesca e quantitativamente enorme mesmo de evidência sobre esse mesmo período histórico então assim a gente tem nos textos bíblicos uma perspectiva sobre o que acontecia naquela região então ela vai dar certas ênfases que quando a
gente vai pra arqueologia parece sobrevalorizado enquanto que o culto Popular o que as pessoas de fato fazam a religião que de fato acontecia era muito diferente da religião que os autores da Bíblia queriam que tivesse acontecido e esperavam que acontecesse é como fazendo uma comparação é como se a gente pegasse os documentos oficiais da igreja católica e tentasse extrapolar isso para falar como que os católicos viveram ao longo do tempo só sendo que quando você compara esses textos con Ares e e bulas papais com o que de fato uma devota Católica no interior do Maranhão
ou no interior do sri Lanca tá fazendo é muito diferente da expectativa do centro religioso por assim dizer né então quando a gente vai pra arqueologia a gente encontra um testemunho de uma variedade uma diversidade de experiência religiosa que coloca essa questão da o testemunho dos autores bíblicos em perspectiva né como uma das visões sobre a religião sobre a forma legítima de cultuar quando um autor bíblico por exemplo critica um rei falando que ele fez O que era mal Aos olhos do Senhor porque ele ergueu Lugares Altos outros templos etc Essa é a perspectiva do
principalmente do sacerdócio de Jerusalém né das pessoas que estão próximas ali do culto de Jerusalém do Templo de Jerusalém mas se o rei fez isso ele não via isso como mal Aos olhos do senhor né ele via como o que ele achava que deveria fazer quando o povo daquela região cultuava os seus Deuses domésticos carregava estatuetas de lá para cá a gente tem milhares de estatuetas cultic encontradas em Israel em Judá eles faziam o que eles achavam que era bom Aos olhos do senhor ou da senhora pensando em aerar ou outros deuses e deusas Então
acho que essa é uma primeira reflexão interessante do ponto de vista da história da arqueologia né da gente considerar que a realidade da experiência religiosa nesse nesse local é muito variada mesmo e esse é um testemunho né o fato de existir esse complexo tão perto de Jerusalém inclusive ali é um testemunho interessante dessa variedade de experiência religiosa e de locais considerados legítimos para o culto independente do que os autores bíblicos vão dizer depois né Então esse é um primeiro ponto Outro ponto interessante é que no texto bíblico A gente também encontra informações né a gente
encontra a ideia de que alguns reis como principalmente Ezequias e Josias ali na virada do oavo pro vio século antes de Cristo fizeram reformas cultic né formaram o culto eliminando templos e sacerdócio que eles consideravam contra a vontade de Javé e estabelecendo um culto mais Centralizado em Jerusalém para Javé né e parece que isso realmente aconteceu historicamente alguns Reis Enquanto alguns reis valorizaram o culto de Baal e outros Deuses outros Reis valorizaram de forma mais exclusiva o culto de Javé e isso pode ter levado ao fechamento de alguns templos que foram considerados ilegais por assim
dizer né contra essa nova ortodoxia essa ortodoxia estabelecida por aquele rei essa ortodoxia favorecida inclusive militarmente financeiramente politicamente por aquele rei Então pode ter sido num contexto desse inclusive os arqueólogos que participaram dessa escavação né dessa interpretação mais recente desse sítio arqueológico apontaram esse templo como sendo ali tendo sido fechado por volta da época de Ezequias então pode ser que esses Reis de fato tenham fechado esses tempos e os sacerdotes que que atuavam nesses templos para impedir esse Templo de ser destruído de ser totalmente varrido eles fecharam o templo antes O que explicaria o fato
dos objetos estarem tão organizados ali da mabá que é o centro ali o objeto principal que representa a presença do Deus ter sido colocado deitadinho e coberto de terra como a gente também encontra no templo de arad né que também é um templo paralelo né Por assim dizer que tem inclusive três estelas né Geralmente as imagens aparecem com duas e a gente encontra essa imagem do Santo dos Santos do Templo de arad que tem duas estelas né levantadas aqui eram três Originalmente elas foram encontradas deitadas elas não estavam em sito assim elas não estavam no
local quando foi escavada elas não estavam dessa forma depois é que duas delas foram erguidas mas eram três estavam deitadas e protegidas cobertas de terra e a gente tem dois Mini Altares ou talvez incensórios aqui algum incensários né algum tipo de de estrutura também para levantar esses aromas agradáveis para os deuses e nesse caso são dois um maior e um menor então tem alguns que interpretam isso como Templo de arad sendo um templo para yavé e achá mas também não é tão certo assim mas de qualquer forma a gente tem um templo um altar de
chifre de quatro chifres né que é um estrutura muito comum no no levante ali um altar em tudan ao norte né na região de Israel que funcionou inclusive depois da dominação assíria Então a gente tem vários e vários templos vários e vários outros lugares cultic que foram descobertos arqueologicamente para além do Templo Central de Jerusalém de novo isso a Bíblia mesmo admite né a existência dessas desses locais mas Condena esses locais né então assim não é exatamente uma descoberta revolucionária no sentido de mudar tudo que a gente pensava saber sobre aquele contexto Mas é uma
descoberta importantíssima porque ela traz novas informações né dá mais dados pra gente fundamentar nossa compreensão sobre o passado e também dá essa dimensão bastante concreta de que a experiência religiosa real né das pessoas reais que viveram naquela região de Judá e Israel era algo muito complexo e diverso não só com muitos outros templos e locais de adoração de Javé além do Templo de Jerusalém mas também até locais de adoração de outros Deuses né deuses cananeus deuses de regiões mais distantes Deuses domésticos ancestrais etc que aparecem abundantemente em escavações como essa que a gente analisou aqui
depois a gente pode até fazer outros vídeos sobre essa religião do antigo Israel baseada né nas evidências arqueológicas tem muitas coisas né muitos sítios interessantes que a gente pode investigar aqui no canal mas por enquanto né é isso eu vou deixar o link para esse artigo que a gente analisou aqui aí na descrição do vídeo e também vou deixar algumas referências acadêmicas como sempre aí sobre o tema para quem quiser se aprofundar Mas é isso muito obrigado como sempre por assistir e até o próximo vídeo falou
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