boa parte dos Universitários nas principais faculdades de estudos bíblicos supõe que os Evangelhos foram escritos bem depois da morte e ressurreição de Jesus datando livros como Marcos para depois do ano 70 aproximadamente 40 anos depois de tudo muitos professores céticos Então se utilizam dessa datação tardia para descredibilizar os Evangelhos alegando que nesse grande espaço de tempo lendas e enriquecimentos na história podem ter sido adicionados Mas aí você pensa tá se os estudiosos datam os Evangelhos para pelo menos 40 anos depois eles devem ter uma razão muito boa para isso né Eh não Deixa eu te
explicar em todos os três Evangelhos sinóticos a gente lê sobre um momento onde Jesus profetiza sobre a destruição do templo e da cidade de Jerusalém profecia essa que veio a se cumprir no ano 70 aproximadamente 37 anos depois da morte e ressurreição de Jesus o argumento dos céticos é que é simplesmente impossível que Jesus tenha previsto destruição de Jerusalém assim em detalhe logo os Evangelhos devem ter sido escritos depois da destruição de Jerusalém e os Evangelistas inventaram que Jesus disse isso só para fazer ele parecer mais Divino acredite se quiser Esse é o principal argumento
que eles usam para datar os Evangelhos e bom hoje eu vou acabar com essa premissa falsa de uma vez por todas e te mostrar como é muito mais provável que os Evangelhos tenham sido escritos antes do ano 70 primeiro ponto por que Jesus não poderia ter previsto a destruição do templo além dessa premissa tem uma parcialidade antis sobrenatural e antilógica ela é uma premissa simplesmente filosófica que não é baseada nem em Fatos ou história se a gente voltar um pouco pro antigo testamento vemos claramente que o templo e a cidade de Jerusalém já tinham sido
destruídos uma vez na invasão de nabuco donosor em 586 AES de CR e isso foi profetizado pelo profeta Jeremias profecias que vieram a se cumprir estão em toda a parte na Bíblia e na história de Israel ao prever por visão Divina a segunda destruição de Jerusalém Jesus apenas Deixa claro que a história vai se repetir o primeiro templo foi destruído por causa do coração endurecido do Povo no pecado e assim novamente aconteceria na segunda vez e não acaba por aí segundo o historiador judeu Flávio Josefo um homem chamado Jesus bem Ananias um outro Jesus também
profetizou a destruição do templo apenas 4 anos antes no ano 66 e eu nunca vi nenhum cético falando que José botou essas palavras na boca de bem Ananias Então a partir daí dá para ver que muitos céticos simplesmente T uma parcialidade anticristã Tratando as profecias com dois pesos e Duas Medidas agora vamos para segundo ponto o cumprimento de profecias se você ler os Evangelhos você sabe muito bem como os Evangelistas anotam quando uma profecia é cumprida seja dos tempos do velho testamento como cumprimentos proféticos de Isaías ou até mesmo profecias feitas e cumpridas no tempo
que eles escrevem como quando Lucas aponta que a profecia de ágabo veio a se cumprir alguns anos depois no tempo de Cláudio César Mas surpreendentemente nenhum dos Evangelistas diz absolutamente nada sobre a destruição do templo e da cidade de Jerusalém vamos dar uma olhada no Evangelista Lucas por exemplo ele foi quem escreveu O Evangelho de Lucas e o livro de Atos dos Apóstolos quando você lê esses livros você percebe que Lucas é um Historiador muito observador talentoso e preciso procup sabem documentar algumas vezes os mínimos detalhes de acontecimentos no livro de Atos dos Apóstolos Lucas
após entrevistar e passar bastante tempo com testemunhas oculares de Jesus relata a história e ações da Igreja Primitiva assim como a jornada missionária do apóstolo Paulo até a sua prisão em Roma porém Lucas nunca relata a guerra Judaica e a queda de Jerusalém no ano 70 é totalmente improvável que Lucas caso estivesse escrevendo depois do ano 70 deixasse dimensionar a queda de Jerusalém um evento hiper marcante na história da cidade e dos judeus da época só para você ter uma ideia segundo Flávio Josefo os romanos destruíram totalmente a cidade de Jerusalém matando mais de 1
milhão de pessoas e levando capturados 97.000 para trabalho escravo o sítio de Jerusalém causou uma fome tão terrível que pais tinham que cozinhar os próprios filhos mortos para comer agora Como que Lucas que se preocupava em documentar detalhes geográficos idiomas locais e títulos específicos de governantes regionais não incluiu em Atos a terrível queda de Jerusalém provando dessa forma que a profecia de Jesus que ele mesmo relata tinha se cumprido isso seria como um repórter tá fazendo uma reportagem em Paris nos anos 40 mas não mencionar a Segunda Guerra Mundial a solução mais provável e plausível
para isso é muito simples Lucas não mencionou a queda de Jerusalém porque ela ainda não tinha acontecido o que significa que atos deve ter sido escrito antes do ano 70 Existem muitos outros fatos que apontam isso eu vou te explicar em Atos Lucas conta sobre duas mortes muito importantes primeiro a morte de Estevão o primeiro discípulo martirizado em 34 depois de. Cristo e segundo a morte de Thiago filho de Zebedeu morto no ano 44 por ordem do rei Herodes agripa porém curiosamente Lucas não diz absolutamente nada sobre a morte do seu companheiro Paulo que foi
martirizado por volta do ano 65 Lucas termina o livro de Atos nos tempos atuais com Paulo esperando julgamento em Roma agora mais uma vez Por que Lucas que passa boa parte do livro de Atos contando toda a jornada missionária de Paulo não registra sua morte e não só Paulo Lucas nunca menciona a morte do apóstolo mais conhecido entre os 12 o apóstolo Pedro martirizado em 64 depois de cristo nesse mesmo ano depois do grande incêndio em Roma o Imperador Nero começou a perseguir os cristãos ficando queimando vivos milhares de crentes e até mesmo os jogando
para serem devorados por animais selvagens no Coliseu Lucas também não registra absolutamente nada disso mesmo registrando outras perseguições para terminar outra coisa que Lucas não registra é a morte de Tiago o justo irmão de Jesus identificado como uma coluna da igreja pelo Apóstolo Paulo Thiago Foi martirizado em 62 pela mão dos judeus só para você ter uma noção o próprio Flávio Josefo registrou a morte de Tiago irmão de Jesus em seu livro antiguidades judaicas e Josefo Não era nem Cristão ou parte da igreja pela última vez como Lucas relata tantos fatos como a morte de
Estevão e de Tiago filho de Zebedeu mas não relata as perseguições de Nero a morte de Pedro Paulo ou Tiago o justo três dos maiores pilares da Igreja Primitiva a explicação mais simples e provável é que Lucas não registrou nenhum desses acontecimentos porque escreveu o livro de Atos antes deles aconte serem e visto que a morte de Thiago foi o primeiro desses fatos que ele não mencionou e essa morte ocorreu no ano 62 isso nos indica que o livro de Atos deve ter sido escrito do ano 62 para antes Então tá vamos dar uma olhada
rápida na cronologia primeiro a gente tá posicionando o Atos em aproximadamente 62 segundo sabemos que atos é a sequência do Evangelho de Lucas O que faz o Evangelho de Lucas ser ainda mais antigo que atos sabemos também que pela sua enorme quantidade de História o livro de Atos deve ter demorado pelo menos alguns anos para ser escrito visto que Lucas Viajou muito para entrevistar as suas testemunhas e também ficou muito tempo com Paulo sabendo também que o Evangelho de Lucas é o maior evangelho dos quatro ele também deve ter demorado um tempo maior para ser
escrito com base nisso a gente pode conservadoramente datar o Evangelho de Lucas da metade pro final dos anos 50 outra coisa é que tudo indica que Lucas utilizou tanto o evangelho de Mateus quanto o evangelho de Marcos como fonte para escrever o seu Evangelho o que significa que Ambos são ainda mais antigos existe um debate acadêmico que disputa Qual foi o escrito primeiro se foi Mateus ou Marcos por mais que a maioria diga que Marcos escreveu primeiro Existem muitos argumentos ótimos para indicar que foi Mateus Inclusive eu acredito nessa hipótese Mas de qualquer forma por
mais que não dê para saber uma data exata é possível datar tanto Mateus quanto Marcos pro começo dos anos 40 até meados dos anos 50 de 10 a 20 anos depois da morte e ressurreição de Jesus tá e o Evangelho de João quando foi escrito bom é consenso que o Evangelho de João foi o último a ser escrito isso é afirmado pela própria história da igreja e também por elementos textuais encontrados nos Evangelhos alguns datam o evangelho de João desde o ano 75 até o 100 porém eu acredito que existem grandes chances de que tenha
sido escrito até antes disso Primeiro João como os outros três Evangelistas não menciona em nenhum momento a destruição de Jerusalém na verdade João nem mesmo menciona essa profecia de Jesus o que ele muito provavelmente mencionaria caso estivesse escrevendo depois da destruição da cidade ainda mais pelo estilo teológico da escrita de João onde além de ser frequentemente apontado o cumprimento de profecias é muito afirmada e destacada a divindade de Jesus outro argumento muito interessante é como João se refere à cidade de Jerusalém em João Capítulo 5 Versículo 2 João diz ora em Jerusalém há próximo à
porta das ovelhas um tanque chamado em hebreu betes o qual tem cinco alpendres você pode ver aqui que ele utiliza o verbo no presente em Jerusalém a e não em Jerusalém havia o tanque de Betesda foi destruído junto com Jerusalém no ano 70 e João aqui trata do tanque como se ele ainda tivesse de pé lá como se você pudesse ir naquele momento para Jerusalém e iria achar lá o tanque próximo à porta das ovelhas Isso é uma grande indicação que João escreveu seu evangelho enquanto Jerusalém ainda tava de pé ou seja antes do ano
70 outra pista que nos ajuda a saber quando foi escrito é o fato de que João aparenta já saber sobre a morte de Pedro em João Capítulo 21 Versículo 18 Jesus prevê a morte de Pedro dizendo na verdade na verdade te digo que quando eras mais moço te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias mas quando já fores velho estenderá as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras logo no verso seguinte João faz um breve esclarecimento e disse isto significando com que morte havia ele de glorificar
a Deus e dito isto disse-lhe segue-me esse esclarecimento de João parece indicar que ele já sabia como Pedro tinha morrido naquele momento que ele estava escrevendo outra indicação disso é na parte da prisão de Jesus no jardim de Getsêmani onde é dito por Mateus Marcos e Lucas que um dos discípulos cortou a orelha do servo do Sumo Sacerdote apenas em João é lado que quem fez isso foi Pedro a omissão de Mateus Marcos e Lucas pode ser devida ao fato de que Pedro ainda tava vivo na época que eles escreveram seus Evangelhos Então para que
Pedro não ficasse encanado eles preferiram não revelar a identidade dele João por sua vez provavelmente escreve depois da morte de Pedro e revela sua identidade como responsável pelo ato uma vez que Pedro já estava morto dessa forma a gente pode posicionar o evangelho de João como tendo sido escrito antes da queda de de Jerusalém mas depois da morte de Pedro Isso significa que o Evangelho de João deve ter sido escrito do ano 64 até o ano 70 Com base no que a gente viu a gente pode traçar uma linha do tempo maior para ter uma
visão mais clara da datação dos Evangelhos Essa é a forma que eu dataria baseado na cronologia que a gente tá trabalhando Mateus do ano 42 ao 55 Marcos do ano 50 ao 62 Lucas do ano 58 ao 60 e João do ano 64 ao 70 obviamente não se dá para saber ao certo o ano exato lembrando também que existe um debate sobre quem escreveu primeiro se foi Mateus ou Marcos alguns então posicionaram Marcos primeiro nessa linha do tempo mas de qualquer forma o que importa aqui é que sabemos que a maior probabilidade é que os
Evangelhos são muito antigos e foram escritos muito mais próximos dos acontecimentos do que os céticos tentam levar os outros A acreditarem tá e se isso aí tiver errado bom até se essas datas tiverem erradas e os Evangelhos ente tenham sido escritos depois do ano 70 isso também não tem problema algum isso significaria que o primeiro evangelho foi escrito a pelo menos 37 anos depois da morte e ressurreição de Jesus o que ainda é extremamente próximo só pra gente comparar o Imperador Romano Tibério que morreu no ano 37 só foi ter a sua biografia escrita de
70 a 80 anos depois por Tácito e suetônio no ano 110 pro 120 e Alexandre o Grande esse nem se fala ele morreu em 123 antes de crist e só 400 anos depois Ariano e Luciano escreveram uma biografia sobre ele mais uma vez você não vê o céticos duvidando dessas figuras históricas que tiveram suas biografias escritas décadas ou séculos depois no caso de Jesus a sua história foi escrita de uma a três décadas após a sua morte e ressurreição isso é próximo demais e melhor esses relatos foram escritos por e com testemunhas oculares envolvidas o
que por um ponto de vista histórico e Arqueológico torna Os relatos ainda mais confiáveis o argumento cético de que devemos duvidar de um relato escrito algumas décadas depois sobre um fato histórico não tem fundamento lógico algum imagina que um veterano da Guerra do Vietnã escreve um livro sobre as suas Memórias de guerra 45 anos depois do ocorrido a gente deve duvidar das histórias contadas no livro dele só porque o livro saiu depois de 45 anos do ocorrido isso não faz sentido algum histórias devem ser avaliadas pelo seu conteúdo e historicidade E no caso dos Evangelhos
todos os fatores de veracidade estão presentes Agora eu entendi mas eu ainda tem uma pergunta Por que que os Evangelhos não foram escritos logo depois da Ressurreição de Jesus bom é importante lembrar que a maioria das pessoas comuns daquela época não sabia nem ler e nem escrever e muito menos tinham acesso a livros então naturalmente as pessoas falavam as histórias oralmente Enquanto muitos escutavam era uma forma muito mais eficiente e rápida de passar informação era assim que eram feitas as leituras nas sinagogas uma pessoa Lia enquanto todas as outras escutavam então a resposta mais simples
é que escrever só não era uma prioridade uma vez que pouquíssimas pessoas sabiam ler outro fato é que os discípulos de Jesus que foram testemunhas oculares dele ainda estavam vivos e evangelizando então era preferível ouvir diretamente da testemunha do que ler um relato escrito ainda mais pelo fato de que pouquíssimas pessoas sabiam ler também é provável que os AP Apóstolos acreditavam que Jesus iria voltar ainda naquela época então não haveria um motivo urgente para trabalhar em relatos escritos porém à medida que os anos se passaram e eles perceberam que era possível que Jesus não voltasse
com eles ainda em vida e as primeiras testemunhas oculares começaram a morrer somado com o fato de que a quantidade de fiéis estava crescendo muito eles provavelmente chegaram à conclusão de que era necessário deixar o evangelho escrito para gerações posteriores para concluir Tudo indica que ao contrário do que os céticos fham os Evangelhos são antigos e foram escritos antes do ano 70 muito mais próximos dos eventos do que é muitas vezes difundido por aí e até mesmo se eles foram escritos 40 anos depois ainda são extremamente próximos e totalmente confiáveis sob um ponto de vista
histórico e Arqueológico dezenas de vezes mais próximos que muitas outras figuras históricas conhecidas se você gosta de vídeos assim explicativos sobre a Bíblia já se inscreve no meu canal que eu ainda tenho muita coisa legal para te mostrar eu também deixa um convite para você assistir os meus outros vídeos se você curtiu esse eu tenho certeza que você vai curtir os outros também