olá pessoal esse é um projeto do zero a 12 então na última aula falavam sobre uma coisa que se repete e até falei para vocês que garanta que todas as pessoas seja você o padre o policial bandido vai lá quem for mundo repete alguma coisa evita essa repetição tenta acreditar mas a coisa se repete e também é um sentimento de uma coisa que se repete não só no próprio ato mas alguma coisa assim em volta e tem algo desconhecido algo de estranho ao mesmo tempo né então lembrando que há um capítulo já que você dá
é o capítulo 7 chamada a construção da repetição na questão da compulsão à reflexão e que é um tema que vai aparecer em vários pontos do lado do fred e no que a gente falou na última aula foi a questão o motivo da escolha dos cofrinhos né e que agora quer dar continuidade a um pouco só comentado recordar repetir laboral que eu já fiz um outro vídeo é quente para aquecer a noite a psicanálise era a rememoração ea catarse e depois da repetição e então se repetir sem saber que ser repetida por ele ia pra
elaboração como uma forma de eliminar a repetição mas assim não é legal de pensar mas não é tão claro de se ler isso freud ou até de colocar isso na prática clínica a questão laboral são a questão de cessar a repressão coisa muito difícil é muito complexa e talvez até talvez impossível lembrando inclusive da argentina afã de transferência a transferência é uma forma de repetir a transferência pode pegar o desconhecido do outro em vizinho do outro e reduzir a uma familiaridade reduzir aquilo que você já conhece é meio inevitável quando você conhece alguma coisa às
vezes o pessoal fala assim a não venha me medindo com a sua régua inevitável né tem uma passagem que o site comenta que ele diz assim por mais que eu mostre em todas as minhas multiplicidades é eu vou ser lido pelo outro visto pelo outro dentro da experiência do outro então eu só consigo ser visto a partir da experiência do outro e cada um que me veio me ver a partir da sua experiência então é meio inevitável isso mas pra onde vai caminhar nossa história aqui é seja um ponto que ele como disse eu seja
um pouco mais próximo vídeo a questão de recordar para elaborar e vou chegar nesse texto aqui ó o das rãs que é o em familiar o estranho essa é a tradição da edição mais atual que eu conheço né das obras incompletas de fred eu gosto bastante uma edição bilingue então não tenho bem bacana porque o ford a falar de uma certa estranheza uma coisa que se repete uma questão familiar ao mesmo tempo em familiar já tem uma brincadeira com a palavra o sentido estético né o que eu quero dizer com isto assim é o faz
e fala por exemplo da moeda um exemplo de um momento que está perdido numa rua em uma viagem ele se perde numa rua e então tenta reencontrar o caminho quando ele se perde ele vai então deixa eu tentar achar o caminho ele vai e ele volta pra mesma rua e é interessante que assim por ser a mesma rua a já conhecida que causa estranheza nele interessantes carro familiar que é o conhecido mas quando tenta se desvencilhar tentar sair desse lugar que eu acreditava ele conheceu ele tenta sair dela e quando ele se vê tá lá
de novo então aquela sensação de reencontro mas o reencontro muito estranho ainda tenta mais uma vez sair da vida outra volta volta volta quando vê está naquele mesmo ponto aquela sensação assim de um familiar mas é uma coisa desconhecida então existe um jogo de palavra ford fica que no próprio texto né o fred já faz uma série de reflexões dentro do dicionário e nesse bolo na quinta coisa mais completa os produtores tomar esse cuidado não é de ficar pensando nas variações do familiar em família na raia mission ae - enfim é mais independente disso acho
que é interessante pensar nessa questão do sentido estético né é um texto foi chamado o sentido estético das palavras primitivas que está aqui também é uma coisa muito interessante pelas formas primitivas você pega uma palavra e o oposto dessa palavra significa mesmos é desculpa a mesma palavra pode significar uma coisa mesmo tempo seu oposto então eu fosse encontrar tempo altos em latim que significa tanto alto quanto baixo né e se você amplia essa idéia você vê que a questão no sentido de teste que não se limita só as palavras para as provas objetivas do latim
tudo mais qualquer palavra se você repetir essa palavra duas vezes ela tem um efeito estético então se eu disser assim vocês já estão se formando psicanalistas existentes analistas existentes analistas né então eu tô pegando a mesma palavra repetida duas vezes significam coisas diferentes não sei se completamente opostas né e aí que está o ponto inclusive do em familiar do estranho porque em familiar e família não são questões extremos opostos o fred vai mostrar que alguma coisa se perde no meio desse caminho e acho que esse meio do caminho é um ponto todo então o que
ele tá chamando de em familiar eu peguei algumas partes aqueles texto a a vale a pena comprar essa horas essa coleção aliás acho que é uma das mais interessantes que o que eu vi até então página 33 que ele diz assim olha só o em familiar seria propriamente algo do qual sempre por assim dizer nada se sabe quanto mais uma pessoa se orienta por aquilo que se encontra à sua volta - atingida pela impressão da informalidade quantas coisas ou a usar o potencial acontecimento outra situação bacana página 45 da sac em família seria tudo que
deveria permanecer em segredo o conto mas que veio à tona lembrando que esse familiar essa coisa assim que eu conheço mas na hora que eu vejo de novo causa aquela coisa o pac que é isso né enfim é que mas depois na página 49 terá um trecho bacana também antes e tam é né se a destacar como caso exemplar a dúvida quanto ao quiz ao que se um ser aparente culpa a dúvida quanto à se um ser aparentemente vivo está animado e ao contrário se o objeto sem vida seria animado tão interessantes que está falando
assim sabe aquela coisa se você já viu umas bonecas que são tão reais que você ficasse mas a boneca de verdade isso e causam certo não estar assim ou às vezes uma criança tão perfeita que você acha que uma boneca é a pessoa se mexe acho que aquele efeito concentram na paulista e tem aquelas estátuas vivas é que são tão perfeitas e fica aquele limite então esse limite de ficar na dúvida assim mas isso é uma animada um animado né é uma coisa é outra coisa essa dúvida se vocês lerem nesse próprio texto aqui o
fred faz uma citação ao texto o homem de areia é inclusive eles colocam aqui nem o pegar mais pro final do livro você vai ter aqui o homem da areia o homem da areia é meio que um bicho papão ali né um é um homem que aparece e as crianças que não querem treinar e jogar areia nos olhos então aqui olho pesado aquele outro que costa porque a areia entrou no olho também interessante isso vai contar a história do menino um pavor desse homem de areia que essa coisa fica repetindo ao longo de todo o
texto né e nesse texto é em seguida ele some na areia vai ter um personagem muito estranho que vai visitar o pai de moda demanda nós 9 um pouco da noite que ele fica ali tentando entender o que é achando que é o homem da areia a maioria recomendar e não existe onde ele se escondia lá no no quarto do total no escritório do pai e vê um ritual acontecendo e na hora que arrancam os olhos sabe se lá o quê ele grita então desesperado e aí a descoberta enfim tem toda uma narrativa em cima
disso acontece a morte do pai é uma série de coisas e fica meio que marcado por isso e sempre essa questão de se o homem da areia aparece sempre aparece essa figura que subiu a escada o barulho da figura subir na escada e então futuramente aparece um tem uma outra situação de um de outro personagem que ele é ter certeza que o homem da areia então se tem alguma coisa que acho que é mais ou menos tempo não é enfim as figuras vão aparecendo e curiosamente mora parece um vendedor de de óculos assim que ele
compra um binóculo e ele vai olhar pela janela evento uma mulher linda assim uma linda mas equiparado a inexpressiva e vai se aproximar dela limpa né olimpo então se aproxima dela ele se interessa por elas pessoas vai ter uma festa de apresentação dela e ninguém já pagamos e ele e meio que ele fica ali me apaixonado fazendo juras de amor que é fã dos seus seus textos seus poemas e ela é tão perfeita mas na verdade um robô ou não um autômato on e ele não percebe isso e é muito maluco porque depois ele fica
na dúvida do que futuramente ele percebe que não se tratará de uma mulher e sim de um automóvel de um robô e la futuramente com a sua amada né meio que estepe e que logo ela vai ficar com o robô e depois volta para ela é chega uma hora que ele falar com ela mas ela fica na dúvida assim será que você de fato uma pessoa você então e também automotor vai tentar aproximar dela enfim então essa dúvida essa coisa confusa do entre uma coisa e outra é tão animado inanimado entre o a realidade ea
fantasia é meio que a tônica desse ensaio aqui é interessante pensar um pouco dessa a ideia foi a de trás é acreditando assim que existe alguma forma a promessa como em qualquer localização disso por mais que aconteça a castração existe algo que permanece em nós que nega essa castração que eu entre outras coisas colocar aqui mas a ideia geral se de um sentimento de onipotência de um pensamento um potente que existe na criança então se você não vai ver lá em totem e tabu por exemplo é a de trás aqui um trecho de um neurótico
obsessivo por que você siga assim né obsessivo tem medo de desejar de pensar que ele pensa acontece entre fica horrorizado com aquilo que ficar lutando pra não pega sabe que de alguma forma quando eu tenho essa coisa se realiza é um pensamento mágico né as coisas pessoas meio é que joga pra você quer saber então você vai ver só para acontecer e aí acha de fato acontecer algo e se lá se o outro se machuca por um outro motivo afirma que eu fiz ali então o pensamento mágico então a criança tá lá naquela fase de
época quer que o seu pai desapareça quer ficar com a mãe eu tenho ódio do irmão é todas essas coisas quando se ela por exemplo acontece de uma realização de fato os irmãos se machucasse pai se machucou em peso da culpa gigantesco mas está mostrando que mesmo superado essa é essa questão é narcísica de o mundo funciona de acordo com a minha vontade mesmo após a castração nós carregamos essa dimensão que um controle mágico do mundo então a coisa mais ou menos por aí então fica essa dúvida assim ao mundo real ao mundo controla o
mundo mágico enfim de alguma forma já adiantando algumas coisas e vai falar desse encontro da mulher e que todo o encontro com a mulher com a prostituta com a amante você vai encontrar ea mãe também minha mãe está ali então causa crises aquela sensação meio de estranheza então fica aquela coisa meio à santa e aponta meio que a coisa de articular a qual é o limite é de encontrar uma mulher que seja descolada de tudo isso né enfim eu vou trazer alguns outros pontos ele comenta aqui para ver e não ficar muito longo a ele
vai dizer que 85 outra definição bacana aqui ó tá aqui ó primeiro lugar certo e analítica tem razão ao afirmar que toda a festa de uma moção de censura momento de qualquer espécie transforma-se em angústia por meio do recalque entre os casos que provocam rússia deve haver então grupo no qual se mostra que esse gostinho ante algo recalcado que retorna é recalcado que retorna ao mesmo tempo retorna completamente como está na fala do dostoiévski mas essa situação pré castração ali nessa área física e colocar mais aqui ó essa espécie essa espécie de angustiantes e então
o em familiar nessa espécie de angustiante dessa coisa que foi calcado em familiar nesse caso seria diferente se ele mesmo era originalmente angustiantes e carregava um outro feto consigo mais uma citação que bacana do texto 93 que ele diz assim olha que legal e bem esse ponto que está colocando agora pouco da dificuldade das fronteiras que diz assim ó é é algo que tenha efeito de em família freqüentemente facilmente alcançado quando as fronteiras entre fantasia e realidade são apagadas quando algo real considerado como fantástico surge antes nós quando um símbolo assumir a plena realização eo
significado simbolizado e coisas semelhantes você pode pensar um pouco na prática assim quando você quer muito uma coisa deseja muito uma coisa ou alguém ou sei lá eu e quando acontece é tão surreal que o encontro na sua fantasia com a realidade que causa um curto circuito e dá aquela sensação de tours que muitas vezes é é bom que você se prive disso com a certa distância que quando se aproxima é como se tivesse uma realidade objetiva uma fantasia que seria uma conservação desse estado na cisco inicial mas tem certas coisas que se aproxima tanto
que o encostar disso causa confusão disso é real ea fantasia sensacional isso é só pra fechar o raciocínio é que se você pegar mais uma situação daqui que ele vai dizer aqui ó amor e saudade do lar uma coisa bacana eles aqui ó a fez um gracejo e se o sonhador ainda não saindo no sonho pensa no lugar uma paisagem isto é conhecido aqui já se viu pelo menos uma vez então eu tive ali então a interpretação para isso remete à hoje ele dá o corpo da mãe em familiar é então também nesse caso que
uma vez foi doméstico o que há muita família mas o prefixo de a ação em familiar nessa palavra é a marca do recalcamento certa pra fechar assim com chave de ouro mais uma vez eu recorro ao coutinho jorge com seus textos maravilhosos que ele vai dizer assim ó essa questão do desse limite a que vai falar que ele vai trazer um exemplo por exemplo dos filmes de lobisomem sei se vocês lembram da meta tinha um lobisomem americano em londres um filme em que pegava não é tanto o velho homem nem tanto ver ele quando está
sendo chamado em luvas a partida fácil o lance é justamente o ponto da metamorfose eles aqui ó o que é aterrorizante não é a substituição final da forma estável de um novo pela forma humana mas o trabalho de metamorfose que se efetuou diante de nossos olhos e que nos tornou testemunha de uma espécie de hesitação entre a decisão humana de perceberam a direção do humano ea decisão anônima de seguir em direção ao hino humano que está na página 190 do fundamento da psicanálise volume 3 tá bom então é isso gente espero vocês têm aí curtida
aula bons estudos e até a próxima