Olá pessoal! Eu sou a Isabella Furbino de Gente Gestão aqui da Sólides. E hoje eu vou falar com vocês sobre o processo de onboarding.
Onboarding é uma palavra derivada do inglês que significa receber, integrar e promover uma ambientação. Portanto, trata-se desse recebimento dos novos colaboradores na nossa empresa. O onboarding é um processo muito importante e antes da gente entender o que fazer dentro desse processo a gente precisa de estruturá-lo de trabalhar no planejamento do onboarding.
Ou seja, precisamos pensar quem serão as pessoas envolvidas nesse onboarding quais serão os conteúdos apresentados, qual será a rotina, o tempo todos os recursos que serão gastos durante esse processo precisam ser pensados para que ele ocorra com um meio, um início e um fim de uma forma objetiva, de forma assertiva. Esse início do colaborador na nossa empresa os primeiros dias, as primeiras semanas são extremamente importantes para a nossa marca. Quando a gente fala de marca empregadora são nos primeiros dias do colaborador dentro de uma empresa que ele mais vai falar sobre aquela empresa.
Então é muito importante que a gente receba bem essa pessoa que a gente dê foco para o onboarding que a gente realmente trate ele com tanta importância como lá atrás tratamos o recrutamento e seleção. Então promover um treinamento inicial para essa pessoa que esteja alinhado com a nossa cultura que seja organizado, que tenha a infraestrutura necessária para ele e que no geral, promova o bem estar para esse colaborador é muito importante. Geralmente, os primeiros passos do onboarding consistem em apresentar a cultura da empresa como aquela pessoa está chegando naquele ambiente que ela não conhece a gente precisa de trazer para aquela pessoa quais são os principais valores, qual é a missão quais são as práticas recomendáveis aquelas que não são tanto recomendáveis quais são os horários, como são as pessoas.
Enfim, precisamos de trazer apontamentos gerais sobre a estrutura da nossa empresa. Vale ressaltar pessoal, que de setor para o setor, nós temos diferença de onboarding uma vez que esses colaboradores já fizeram esse início de entender a cultura da empresa agora, eles passam por uma educação mais em loco. Então eles vão entender exatamente, sobre o departamento ao qual eles vão pertencer.
Quais são as funções, quais são as responsabilidades, as metas. . .
Enfim, eles vão ficar muito mais envoltos naquele cenário específico. Existem alguns setores que preferem trazer a pessoa, e a medida que ela começa a atuar eles vão treinando, vão ensinando, vão trazendo alguns conteúdos. Aqui na Sólides por exemplo, no setor de sucesso do cliente, no setor de marketing é mais ou menos assim que funciona.
A pessoa chega e já coloca a mão na massa e aí, em continuidade com isso, a gente vai proporcionando o treinamento. Isso claro, depois de ela ter recebido treinamento sobre a nossa cultura. Outros setores, que são mais operacionais, que precisam de mais entendimento sobre processos, como o comercial por exemplo preferem optar por onboarding imersivo ou seja, uma sequência de treinamentos antes da pessoa começar na sua atuação.
Então vai muito de você, da sua empresa e da sua estratégia. Nós temos tido muito sucesso nos dois tipos. Mas isso porque a gente testou muito, porque a gente já treinou muito e principalmente, porque gente gestão entende qual é a estratégia geral da empresa.
Receber pessoas é sempre bom, oxigenar o time é sempre bom. Então precisamos sempre de nos lembrar que é importante essa fase de onboarding, de treinamento. Ainda mais porque é ele que vai determinar o tempo de rampagem daquele colaborador.
É ele que vai mostrar para a gente quanto tempo ele vai demorar para realmente entender as suas funções e começar a gerar resultados e se sentir bem, se sentir confortável, e finalmente fazer parte dessa cultura. Muito sucesso para vocês com o onboardng. Lembre-se do PDCA faça um planejamento, coloque em ação, chequem para que vocês vejam o que deu certo e o que deu errado e girem novamente.
O onboarding é um eterno experimento até que a gente chegue uma fórmula ideal. Um abraço e até a próxima.