e aí g1 é movido de compaixão estendeu a mão e tocou e nesse eu quero sempre ficar e logo alerta fechou eu fico por purificado e e a divertindo severamente despedido logo design único não digas nada a ninguém mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que moisés escreveu para aquele sinta-se prova e ele porém a cinta e partida começou a proclamar ainda mais e a divulgar a notícia de modo que jesus já não podia entrar publicamente numa cidade permanecia fora em lugares desertos e de todas arte em um procurava e veja
um leproso foi até 21 o que este encontro se deu depois do sermão da montanha evangélica que nós temos é o de marcos a e essa mesa para a cidade depois do sermão da montanha e vocês quando leem os evangelhos meus irmãos tenham cuidado não só de ver o texto é mas estejam atentos ao contexto é porque os evangelistas eles o que foi que eles fizeram eles pegaram a tradição a oral já pegaram os textos as primeiras dão chamar assim apostilas que avião que havia pequenas apostilas por exemplo uma pequena apostila com milagres de jesus
uma pequena apostila com ditos breves de jesus uma pequena apostila com exorcismo de jesus e essas apostilas estão chamando de apostila foram nascendo de quita pregação apostólica da pregação dos primeiros ministros da palavra então as várias comunidades cristãs tinham essas apostilas que é que os evangelistas façam eles pegam esse material o e arrumam no seu evangelho mas o modo de arrumar o material o evangelista escolhe o que vai colocar em que ordem querendo dar uma lição uma mensagem lhe dou o exemplo jesus diz muitos dos que estão aqui não morreram antes de ver o reino
de deus vindo com poder aí a gente fica meu deus o que é que isso significa aí se vocês se deram ao trabalho de ler um pouquinho mais adiante na narrativa seguinte vai evangelho diz tanto os dias depois não me lembro agora se seis dias depois jesus chamou três discípulos foi ao monte e transfigurou-se veja e faz questão de dizer seis dias depois que ele disse o que muita alguns dos que estão aqui não morreram antes de ver o reino e o reino de jesus glorificado jesus pega aqueles três e sobe com eles ao monte
e mostra a sua glória bom então é importante ler não só o texto é mas se procurar o contexto que aqui vai evangelista o que é que a palavra de deus está querendo dizer e às vezes é uma coisa o que o evangelista que o hagiógrafo escritor sagrado nem pensou e nem pensou mas está lá porque ele envia a palavra não é de marcos não é de lucas não é de paula é de deus e de modo que aquele texto inspirado pelo espírito inspirada pelo espírito a igreja pode descobrir coisas nele que o quem escreveu
jamais pensou e jamais pensou o texto não é do escritor o texto é da igreja e é uma palavra que o espírito de cristo diz a igreja é uma palavra viva é por isso que no retiro veja nesse retiro a gente que é que a gente está fazendo uma lectio divina a gente está tomando a palavra de deus simplesmente isso isso contando juntos só isso só isso deixando o que a palavra fale que a palavra nos mostre a palavra que jesus então esse texto é muito interessante são mateus coloca esse texto após o sermão da
montanha e veja no sermão da montanha mateus 5 6 e 7 jesus descortinou do fundo do seu coração sagrado o mistério do reino dos céus lembre as bem-aventuranças não vos preocupeis com o dia de amanhã olhai os lírios dos campos as aves dos céus vosso pai cuida de vós vossos cabelos estão contados por que vos preocupar diz vós valeis mais do que muitos pardais uma coisa linda uma coisa linda um deus jesus apresenta um deus que é um sonho um sonho oi jesus no sermão da montanha mostra que o reinado do deus que ele chama
de pai é um reinado de vida de santidade de benção de graça muito bem e agora jesus desce da montanha estou me referindo ainda são mateus depois a gente vai passar marcos de jesus desce da montanha o e vem ao encontro da miséria humana a jesus não fica na montanha desce desce para planície ara a planície da nossa vida ah pois bem eu e meus irmãos que distância entre a beleza do reino como foi apresentado no sermão da montanha e as provas sofrimentos e contradições da planície da vida e aqui está custando e deus disse
eu sou amor olá eu sou misericorde eu sou carinho eu te amo tu és precioso para mim deus diz eu cuido de tudo a escritura diz tudo está nas mãos de deus que coisa linda bom e quando a gente desce para a vida real como tudo é tão emaranhado e como tantas vezes a gente disse mais onde está deus ah mas por que permite é mas porque o mundo é assim o feijão meus irmãos onde está na planície esse deus tão bonito da montanha é um som de real é uma ilusão é uma mentira seria
esse deus apenas uma quimera de submetida pela dura realidade seria esse deus um grande ausente na vida de cada dia na incerta e conflituosos existência dos filhos de adão e essa é a nossa luta vida todinha o pc de deus vejam que é uma coisa que no que eu estou falando para você esses dias vai retornar sempre é porque vocês são generosos a entrada nessa vida confiando em nosso senhor e deixar uma casa de vocês vieram para o seminário cheios de sonho me disseram assim como pedro desenhou eu darei a minha vida por ter que
serve isso é a questão meus irmãos é no dia a dia o dia a dia como a água miúda que vai erodindo seja a gente não diz água mole em pedra dura tanto bate até que fura ah pois bem o dia a dia será que não tiver cuidado vai ficar comendo vai erodindo a nossa fé é a nossa esperança a nossa generosidade é o grande perigo da nossa vida é a descrença é o ateísmo e eu falei isso para vocês lá no passado eu não estou falando do ateísmo teórico de dizer eu não creio eu
estou falando do ateísmo prático de aos poucos viver é como se deus se não estivesse presente na nossa vida é como se deus não estivesse presente na planície dos conflitos das confusões da vida e aí eu me sinto só por minha conta desanimado eu não vejo mais um sentido do caminho da vida bom então o que eu quero o que eu o que eu quero ajudar vocês é a compreender que na planície e da vida esse deus tão bonito que jesus apresentou na montanha ele está presente que está presente mas se está presente como eu
não consigo enxergá-lo como eu não consigo compreendê-lo porque ele não é um deus de encomenda ele é o santo de israel e ele é grande demais e eu não posso compreendê-lo totalmente e a deus eu só posso compreender de joelhos no silêncio é o que a igreja vai dizer essa várias lá todinha hoje se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração hoje ele vai falar hoje hoje ele fala falar você nos acontecimentos fala na sala de aula fala nos colegas fala nas suas quedas fala nas suas tentações fala na sua virtude hoje ele
vai falar ouvir a voz do senhor eu ouvi a voz do senhor se vocês se lembrarem no nosso ofício divino no salmo invitatório salmo 94 a duas coisas interessantes primeiro a igreja todo dia nos faz dizer hoje se ouvirdes a sua voz hoje e veja é para que coisa linda logo cedo logo cedo a igreja nos previne hoje ele vai falar e hoje ele vai falar você se ouvirdes a sua voz e não endureçais o vosso coração e é mas se vocês olharem depois no ofício antes de começar o salmo sempre tem aquela frasezinha que
se coloca ou um versículo da escritura ou de algum padre da igreja pois bem aí a frase que está lá da carta aos hebreus exortai-vos ou animais vos uns aos outros dia após dia enquanto ainda se diz é hoje ou seja enquanto a gente estiver caminhando enquanto a gente estiver nos hoje deste mundo que cada um se anime coragem é só por hoje só por hoje ainda hoje caminho até meia-noite não desista é porque hoje o senhor não vai falar exortai-vos uns aos outros dia após dia enquanto ainda se de sair hoje o que dizem
as tradições dos monges do deserto que dois irmãos jovens resolveram ir para o deserto das sete no egito no século quarto para viver a vida monástica e quando chegaram lá que vira uma coisa apertada porque os monges ficavam sozinhos né tem as suas cavernas cada um na sua caverna eles só comia as três horas da tarde em geral era pão com água e sal era dieta dele somente e os mais fortes só comigo depois que o sol se punha nem as três da tarde depois que o sol se punha então quando eles chegaram lá que
viram isso disseram para outro isso não é para gente não vamos embora e aí o outro disse vamos fazer assim a gente fica até o fim do inverno e no fim do inverno a gente vai embora pronto quando o inverno foi terminando aí outro descer até o fim do verão vamos deixar passar a primavera no fim do verão a gente tá embora até lá a gente aguenta pronto quando o verão tava terminando vamos ficar até o outono e depois a gente vai embora e assim os dois morreram velhinhos no deserto um animando o outro veja
enquanto ainda se disser hoje santa terezinha tem um poema muito bonito meu canto de hoje tô mostrando do jogo i então dores provações eu te peço jesus hoje somente e se eu pensar no amanhã ela disse não é se eu pensar no amanhã e eu me sinto com medo eu me sinto desanimada dores provações eu te peço jesus por hoje somente só por hoje é mas que hoje eu saio para ver na planície e da minha vida esse deus tão bonito que jesus mostrou na montanha ah pois bem jesus o messias que mostrou o rosto
bendito de deus sobre a montanha agora desce para nossa miserável planície é aí no baixo da vida de cada dia do mundo sofrido e contraditório da vida muitas vezes sem sentido feita de perguntas de angústias de dores e alegrias e tristezas e esperanças é aí que um leproso veio até o senhor e às vezes um engano nosso é pensar nossa vida espiritual muito arrumadinha muito certinha e não é a nossa vida espiritual é um combate esse é um combate e estejam prontos a combater a e na terra santa do tempo de cristo a um leproso
era um semimorto um morto-vivo excluído do convívio social e da prática religiosa pois eram impuro pela preocupação sanitária e o medo de contágio a lei de moisés ou excluída da sociedade do culto como alguém sumamente impuro porque na sua carne cara comida manifesta-se o avanço contínuo da morte que de modo tangível e inexorável débora a vida dom de deus na lei e interessante a ideia de pureza na lei e de impureza na lei de moisés não é uma ideia primeiramente moral e é ritual ah jesus é que acaba com esse bebe e impureza e de
pureza ritual para jesus a pureza ea impureza são sempre morais é o que sai de dentro eles não o que vem de fora mas no judaísmo e a pureza ea impureza ela é também moral mas ela tem esse componente ritual por exemplo por exemplo tudo aquilo que lembre morte torna um homem puro impróprio e nato para o culto do exemplo a mulher com hemorragia e aí mô raíssa impura por quê porque perde sangue e sangue é vida e a mulher no período menstrual é impura porque perde sangue sangue é vida é como se ela traz
nela um sinal de morte e deus é o deus vivo nada que seja morte pode se aproximar de deus deus é vida é fonte de vida e porque é que o na guerra quando israel ea guerra os soldados não podiam ter contato com mulher não é que o sexo é impuro tem que entender é que na relação sexual havia a ejaculação a perda de espermatozoide vida a semente de vida então torna o homem impuro para guerra o homem próprio que a combater o combate de deus e a lepra torna o homem puro porque traz nele
lá carne dele a morte bom então é um sentido ritual não é moral e esse leproso ele não pode conviver no meio da assembleia cultural da assembleia santa de israel ele é marcado pela morte só os vivos te louvam senhor então as prescrições legais para o leproso era um tremendas tremendas porque ainda tinha o medo do contágio e da letra então a lei era olha aqui se alguém se aproximasse de um leproso inadvertidamente deveria afastar-se gritando impuro impuro a única lei que eu leproso deve observar era ab afastar-se da convivência humana olha que o que
diz o levítico o leproso portador desta enfermidade trará suas vestes rasgadas os seus cabelos desgrenhados cobrirá o bigode e clamará impuro impuro porque tinha que gritar para que ninguém se aproximasse dele e para que ninguém inadvertidamente tocasse nele ficar assim puro também e imagine que coisa imagina a situação imagine a mente o sentimento de uma pessoa assim enquanto durar a sua enfermidade e ficará impuro estando impuro morar a parte sua habitação será fora do acampamento o leproso é uma excomungado no sentido mesmo da palavra ele está fora do acampamento de israel ele está fora da
comunidade santa do povo de deus bom então é alguém é por isso que eu digo é um morto-vivo e é alguém que vive uma vida miserável tem que sair do meio da família pode ser rico como for tem que sair do meio da família tem que sair do acampamento se não ficar bom nunca mais entrará na casa do senhor para louvar ao senhor para adorar o senhor vejam que coisa tenta imaginar essa situação pois bem são lucas diz o que este homem que vem a jesus são lucas faz questão de dizer estava cheio de letra
a e tu não é uma letra sozinha está cheio a lepra no estágio avançado é alguém deformado carcomido cheio de impureza e de morte e ele é exatamente o contrário de jesus são lucas diz um pouquinho antes valem 5 12 lucas agora tô falando de lucas diz que esse homem vem cheio de lepra um pouquinho antes em 41 são lucas diz que jesus veio do jordão cheio do espírito santo e agora veja o que vai acontecer quando o homem cheio de lepra cheio de morte encontrar aquele que vem cheio do espírito santo cheio do espirito
de deus que da vida pensa na trombada o que é que vai acontecer quem vai ganhar quem vai levar a melhor a lepra da morte ou à vida do espírito e não devemos esquecer ao contemplar este encontro meus irmãos que a pior lepra é aquela do pecado o que corrói a vida que o senhor nos concedem e este leproso está vestido de lepra como o pecador está vestido do pecado até que encontre o cristo nele creia a ele adira e dele se revista nas águas do batismo e nós fomos revestidos de cristo todos nós aqui
nós somos santos é mas não somos pecadores no sentido ontológico do termo nós somos santos em são paulo diz aos santos que estão em corinto aos santos que estão em éfeso ao santos que estão aqui nessa nesse colégio nesse cenário são nós somos nós somos santificados os santificados somos assembleia santa é bonito aquele gesto na liturgia depois da apresentação das ofertas o diácono intensa o sacerdote e o ministro que a imagem de cristo que celebra antes o padre incensou as ofertas incensou o crucifixo e observe que ele não faz referência para as ofertas porque não
faz referência reverência e para as ofertas porque elas ainda não foram consagradas amplificadas faz para o crucifixo que deve pela norma litúrgico tecido abençoado é mas depois ele faz reverência para assembleia é porque a assembleia santa a assembleia consagrada pelo batismo povo santo bom então conta logicamente mas não podemos dizer que somos pecadores e quando nós dizemos que somos pecadores não é no sentido de que vivemos como escravos do pecado e é no sentido em que sendo certificados infelizmente por fraqueza cometemos infidelidades é diferente não se concebe um cristão vendido como escravo ao pecado o
um beijo também não podemos dizer que somos ao mesmo tempo santos e pecadores isso é heresia é protestantismo luteranismo se não nós não somos santos e pecadores heresia de lutero nós somos santos e o batismo no justifico todo aquele que está em cristo é uma nova criatura passaram as coisas antigas eis que tudo se fez novo por isso o papa são leão magno dizia cristão lembra-te da tua dignidade lembra que piquet cabeça tu vais lembro cristão torna-te aquilo que tu és o que é que tu és santo então torta que santo são paulo disse santos
chamados a ser santos santos já somos somos chamados a viver aquilo que já somos bom então por exemplo tempo da quaresma quando o missal disse tende compaixão de nós senhor porque somos pecadores pecadores não no sentido de que somos escravos vendidos apk e nós somos santos pecadores aqui no sentido em que sendo santos experimentamos ainda e nós as contradições as fragilidades e as incoerências e nesse sentido estamos cuidado porque a palavra pecador aqui ela é análoga ela tem dois sentidos pecador o homem que ainda não conhece o cristo e que ainda por natureza é inimigo
de deus é fechado para graça e essa situação é remediada com batismo crendo em jesus e sendo batizado eu me torno nova criatura e o cristão quando disse que é pecador é no sentido dele baixo no sentido de que nem tudo ainda em mim está aberto a cristo como dever está está coerente com cristo aderido a cristo como dividir esta o meu coração ainda é terra de missão e existem regiões do meu coração regiões da minha resistência que precisam se abrir a cristo e este é um caminho da vida toda enquanto vocês caminharem já estão
vivos o senhor está com vocês enquanto vocês lutarem contra essas más tendências essa esse fruto da concupiscência o senhor está com vocês vocês estão vivos no dia em que vocês disserem tá com malandragem vou usar uma palavra forte me desculpe me desculpe mas vou usar com safadeza e com safadeza com desonestidade diante de deus no dia que você disser é assim mesmo todo mundo faz nesse dia e vocês morrem para nosso senhor e nesse dia e vocês merecem escutar o que isso joão batista deles raça de víboras e quem vos ensinou a fugir da ira
que está para vir e quer dizer quem vos ensinou a dar um jeitinho na consciência para mudar a lei de deus e para escapado juízo de deus a raça de cobra venenosa olá sejam bem não brinquem com isso você é e não brinque com quem então a gente tem que ter a consciência sempre iluminada pelo senhor é ter a coragem de dizer senhor nisto eu estou errado sem o socorre o senhor eu sou este leproso este aqui é e este leproso é imagem de cada um de nós nós revestidos de cristo mas infelizmente e quantas
vezes ainda temos de constatarem nós sinais da lepra do pecado o concílio de trento explica muito bem né concílio de trento corrigindo o exagero de lutero distingue entre pecado e concupiscence e com o batismo eu já não sou mais pecador com o batismo eu não já eu já não sou mais vendido como escravo ao pecado aquele texto de romanos 7 que a gente gosta tanto de citar eu não faço o que quero não faço o bem que quero faço o mal que não quero cuidado ai de mim quem me livrará desse corpo de morte são
paulo aqui está olhando homem antes de ser resgatado por cristo o são paulo está olhando o homem que precisa de cristo olá seja então batizado alimentado pela eucaristia recebendo o espírito de força na crisma eu não sou mais vendido como escravo ao pecado eu sou vendido ou melhor fui comprado e por cristo e o preço foi altíssimo foi o sangue do meu salvador e o sangue do meu salvador e agora eu estou debaixo do senhorio daquele que é mais forte que o forte tu vem de que nosso senhor diz que o homem forte guarda suas
coisas estão seguras tem esse que eu me informe é satanás o mundo tava bem segura na mão de satanás mas aí chegou mais forte que amarra forte e leva embora os seus bens quem é o mais forte que amarra forte esse é o príncipe da vida o príncipe que estava morto e agora reinar vivo veja então nós não somos mais vendidos como escravos ao pecado no entanto a igreja ensina e o concílio de trento definiu isso muito bem explicando contra lutero mesmo a gente sendo nova criatura a gente infelizmente tem ainda a concupiscência e o
desequilíbrio uma ferida que ficou fruto do pecado e o concílio de trento explica explica a concupiscência que nós sentimos dizem os padres conciliares que não é pecado a concupiscência não é pecado mas vendo o pecado e leva o pecado bom e fica em nós para luta bom então se eu se eu a gente tem né as más tendências a gente tem a tendência para o vício a gente tem a tendência para coisas que só ordenadas isto é a concupiscência e ainda não é pecado é fruto do pecado original mas não é pecado a não ser
que eu com cinta bom então veja o cristão tem que lutar contra concupiscência luta para isto a sesi e para isso a mística a ascese e a mística as duas asas que nos levam para deus acese o exercício né o exercício para eliminar os vícios e crescer nas leitores sem isso eu desisto da vida espiritual desista é preciso acesse o silêncio e as boas leituras evitar as coisas situações que podem colocar em situação próxima de pecado e é identificar quais são os meus vícios as minhas mais tendências e lutar contra ela na quaresma escolha por
quaresma um vice para lutar contra ele estudar aquele viste os antigos os monges chamavam os vícios de demônios é melhor chamar de demônios porque a gente vê que tem cara tem o demônio da ira o demônio da sensualidade da preguiça do orgulho da vaidade tem tanta uma lista enorme e aí tem uns demônios que são pais dos outros então por exemplo o demônio da ira podem gerar o demônio de que da sensualidade e eu vou me descontrolando demônio da preguiça pode gerar o da gula bom então eu devo ter um pouquinho a árvore genealógica dos
meus demônios oi e saber né lutando contra aquele eu pego aquele outro e aquele outro e é preciso estudar isso viu os demônios da gente oi e saber que comida o bicho come o que é que serva esse demónio e matá-lo de fome enfraquecê-lo e é precisa se combate espiritual nosso senhor ensinou isso o nosso senhor foi para o deserto é a vida todinha de jesus foi um combate contra satanás e depois das tentações são lucas diz vai dizer no evangelho de domingo que o diabo deixou até o momento oportuno de terrível o diabo é
terrível é terrível se vocês olharem o diabo depois vai voltar a tentar jesus e ele nunca volta mostrando a cara de volta disfarçado o diabo é o príncipe das trevas é claro que ele não mostra a cara dele se ele mostra a gente corre com medo e ele se esconde o aparece disfarçado tão bonito tão atraente e pode olhar vou citar alguns exemplos quando o diabo voltou para tentar jesus é assim que termina às tentações no deserto jesus vai para onde vai para a galileia e chega em cafarnaum aí cura a sogra de pedro cury
endemoniado na sinagoga as multidões todinha cês da cidade diz que no fim da tarde todo mundo levou tudo quanto era doentes cegos aleijados processo e ele curou a todos veja sucesso de crítica e de público sucesso de ibope e não era isso que o pai queria no deserto o pai tinha mostrado o caminho de jesus é o do servo sofredor pode olhar o evangelho para olhar são marcos são marcos de manhã cedo ele foi para um lugar deserto para rezar quando jesus viu perigo quando jesus vim à tentação corria para rezar para buscar com a
sua vontade humana a vontade do pai e veja gelatina não a tentação é ficar em cafarnaum com fã-clube com biotério veja e aí diz o evangelho os discípulos o procurava e interessante que o verbo que marca os usa depois vocês olhem lá na no dicionário grego é o verbo que marca os os discípulos o procuravam também tenho sentido de perseguir bom dia ao encalço aí pedro disse senhor todos que procuram quando é que a sucesso é na hora todos que procuram jesus disse não vamos para outras cidades e vilas porque foi para isso que eu
saí veja 2 a 0 para jesus jesus reconhece a língua tentação e foge em ó tá vendo querem ver outra vez a jesus multiplica o pão os pães no lugar de zé olha animação para fazer o rei e novamente à tentação implantar o reino do pai do jeito do mundo é satanás quem a proposta jesus um caminho fácil e no deserto jesus disse não é a vontade do pai repare qual é a atitude de jesus refere como jesus luta contra o demônio que é que diz o evangelho primeira coisa jesus obrigou os discípulos entrar no
barco e atravessar que tá com todo mundo animado a fazer rei imagine começar na galileia uma revolução os galileus eram revoltosos eram racionalistas horríveis pronto descia para jerusalém cinco mil homens sem contar mulher e menino ali começar a revolução e mediatamente já viu os primeiro obrigam os discípulos a atravessarem na barra todo mundo vai embora e depois despede a multidão e depois sobe a montanha para rezar o hino da madrugada está rezando e ver o barco lá com dificuldade de atravessar que jesus combatendo demônios esse é o demônio voltando voltando veja como quem não quer
nada mascarado incendiando para tentar tirar jesus do caminho que o pai passou o messias pobre o messias obediente e humilde e e veja e querem ver mais na hora que jesus é preso ou seja e jesus estava triste deprimido a minha alma está prostrada na poeira são marcos no capítulo 14 começou a pavor a si e a entristecer-se a jesus já sabia jogos não era doente jesus não amam sofrimento jesus queria viver o pai se esse caso se puder passar de mim e agora veja na hora do vamos ver quando tá ali judas quando estamos
soldados do sinédrio pedro puxa a espada e veja com jeitinho dá para escapar dava arrancou a orelha de um arrancava não de outro furava outro dava para escutar jesus nem tenta e repare que jesus age sempre de modo reagir é o diabo o centro de modo firme net a tua espada na bahia né e quem vive pela espada morre pela espada eu não deveria eu cumprir o caminho que o pai me deu um beijo é o diabo a lenda do que são lucas de o deixou até o momento oportuno e a mesma coisa ele faz
com a gente e no momento oportuno ele volta só perdi não é como jesus a gente é tolo e cai não sabe nem de estilo oi e a última vez que o diabo tenta jesus a última tentação de cristo essa é triste e não tem nada a ver com maria madalena e essa triste jesus na cruz ou seja e na cruz depois de uma noite em claro depois de toda a humilhação depois da flagelação de jesus desidratado certamente febril e veja com as ideias confusas uma dificuldade enorme de respirar porque o triste da crucifixão não
não é não é a dor dos cravos a triste da crucifixão é a dificuldade de respirar o que é maldade é essa nas nossas cruzes se coloca aquele apoio zinho nos pés de jesus não não tem aquele apoio não sei com aquele apoio a cruz perde o efeito o negócio é não ter o apoio que você tá descansar as mãos e os pés você solta o corpo só que faltando não pode respirar da respirar você faz isso aqui aí é a dor do mundo todinha você compra indo forçando os cravos e cada vez você consegue
menos subir você vai se asfixiam aos poucos essa é a perversidade da morte da cruz é uma morte e a fogo lento a fogo brando pois bem jesus naquela situação oi lá pelo meio-dia e uma vozinha grita no meio do povo a mesma vozinha do deserto jesus e se és o filho de deus é como quem diz jesus eu não te disse lá no de zé vê se é esse o filho de deus olha é a tua última chance olha que a vaca tá indo para o brejo e a tua última chance jesus e eu
te disse que o messias assim sem multiplicassem transformar pedra em pano sem pular do pináculo do templo sem entrar em acordo com os grandes do mundo o messias assim fracasso jesus desce da cruz tu podes jerusalém tá assim de gente pilatos está na cidade herodes está na cidade os ratos estão todos aqui se tudo é seres da cruz jesus de nazaré esse povo todinho que serve e no dia tu derruba se pilatos tu derruba ser óbvias turno plantas o reino de deus jesus desce da cruz e nós acreditar emucenter repare que proposta lógica e repare
que proposta não seria para isso que deus tinha preparado tudo já era agora pegar ou largar era a última chance o pai jesus não responde a bíblia pai nas tuas mãos e eu entrego meu espírito e eu entrego a minha causa e nas tuas mãos pai bom então veja é essa luta meu filho e e essa luta é nossa bom e nosso senhor nos advertiu seriamente bom então a gente tem a retido reti dando e não chamar vem ao que nosso senhor chama mal e a lutar e saber reconhecer nossos demônios e lutar contra ele
pois bem nós temos os sinais da lepra do pecado portanto nesse leproso vejamos a nós mesmos aprendamos nós também leprosos com esse homem aproximar-nos do senhor jesus vejam que o leproso não esconde a letra dele prostrasse diante de jesus é prostrado na vida pela miséria de sua situação ele se prostra suplicante e humilde diante do senhor não se desespera não reclama não coloca o senhor a prova não acusa não se revolta próstata se em atitude orante suplicante em atitude de quem confia e espera naquele que está diante de seus olhos o segundo lucas ele se
coloca diante do senhor caindo com o rosto por terra uma coisa que a mi me impressiona muito na mentalidade da escritura é como as pessoas mesmo sofrendo nunca disse deus não existe eu nunca dizem isso o senhor socorre-me eu nunca disse nunca disse tu não tinhas o direito de fazer isso comigo eu nunca deus é deus e o homem não pode não pode julgar é deus ah é deus quem julga a momo mas é deus que nojo eu não tenho direito de julgar avesso eu não sou deus e eu não sou a medida de deus
deus é a minha vida eu e deus é a minha medida na medida que ele mostrou a cruz de nosso senhor jesus cristo olhando a cruz de jesus quem é inocente e olhando a cruz de jesus o que é que eu mereço e olha só a cruz de jesus quer direito eu tenho de ir para reivindicar e olhando a doação que o pai faz do seu filho até a morte e morte de cruz como eu posso dizer dei a minha vida por ti e o que é que eu tenho em troca e antes de a
gente da vida por ele que ele deu a vida por nós bom então veja este homem o e preste bem atenção para isso ele não se aproxima de jesus porque é justo porque é puro mas precisamente porque é impuro e mundo porque é perdido e necessitado da misericórdia de deus e olhando para esse leproso a nossa máscara deveria cair é porque a gente tem a tendência todos nós temos a tendência farisaica de nos aproximar do senhor não para sermos justificados por ele mas para nos justificar a nós mesmos em outras palavras a nossa tendência é
aproximar-nos de deus de cristo quando a gente se julga digno dele quando eu tô em pecado diga eu vou saindo por aqui pelo cantinho ele não me ver e não é depois quando eu superar esse negócio aqui eu volto citar nosso senhor com a roupa limpa mas é ele quem me purifica é ele quem me limpa e ele veio para os doentes ele veio para os pecadores e observe o mundo de hoje como é que faz como mundo de hoje não aceita isso o mundo de hoje não aceita que o senhor é quem me purifica
que o senhor é quem me perdoa o que é que o mundo de hoje faz decreta que não existe mais pecado um e nós decretamos isso não é mais pecado estamos todos puros diante de deus e não meus irmãos não somos nós quem nos justificarmos não somos nós que nos purificamos é o senhor que nos purifica e só me purifica se eu tiver a coragem de mostrar meu pecado a ele e me disse assim oi tá aqui minha ferida aberta pútrida está aqui senhor meu mal cheirosa cura-me senhor tu tem coragem eu tenho coragem o
pecado não mostrado ao senhor não é perdoado o e mostrar o pecado ao senhor quer dizer assumir que eu tenho esse pecado e que eu quero sair dele lutar contra ele e aqui todos nós temos pecados todos nós temos feridas no coração todos nós que sejamos conscientes delas e me mostra emulação senhor o e pensamos senhor misericórdia mas é senhor misericórdia não é dizer senhor misericórdia e continuar no bem-bom não é dizer senhor ajuda-me a superar as é é a cura isto não é a esconder não é fazer de conta que eu não tenho não
procurar como aquela história diz que são jerônimo quando foi para o deserto lá em belém né são jerônimo fugiu de roma porque são geraldo a pessoa a campanha para ser papa quando diz que tinha são jerônimo criticava muito claro de roma tinham temos textos são joão tem um temperamento muito azedo muito ruim né era um dos santos mais azedos que a igreja já teve e ele criticava duramente o clero de roma dizer que os padres eram muito vaidosos e os avanços pulseiras e umas coisas que era negócio só lendo lá e que um diácono que
ele criticava muito e o diácono se a nova se vigilância e ele chamava o diácono de dormir instância porque bom e criticava em que quando o papa morreu jerônimo pensava que ele seria eleito bispo de roma e quem foi eleito foi o dormitório 1 eu e ele então fugiu de roma e ele fugiu ele ficou mal visto em roma e foi para belém foi para belém para a terra santa viver como eremita pois bem e dizem que o certa vez ele jesus apareceu a jerônimo aí jogando eu caio de joelhos e jesus perguntou a ele
jerônimo o que tem para me dar e aí jerônimo na hora né se eu te dou minha oração que jesus obrigado jerônimo e tem mais alguma coisa para me dar sim ou eu te dou o meu trabalho manual aqui fazendo esteira cesto para com dinheiro da os cobras obrigado jerônimo e o que mais tu tens para me dar senhora te dou minhas vigílias e saio né vai dando jesus agradecendo e perguntando e o que mais e o que mais e o que mais e vai acabando o estoque de verão e no fim ele olhe senhor
eu já te dei tudo não é eu não tenho mais nada jesus só deixaram lima com a paciência aí de jerônimo tá meus teus pecados e dá-me os teus pecados e para que eu possa perdoar a luz é mas vejo eu tenho que reconhecer esses pecados oi e da luz ao senhor e para que ele faça terapia divina dele de me curar e não adianta meus irmãos eu dizia vocês a gente sobe para deus pelas fezes e pela mística e vocês são generosos muitos de vocês vendem ambiente de oração em alguns de vocês vende experiência
da renovação carismática então rezam com generosidade né tem a sensibilidade à flor da pele senhor podes reinar é lindo ah mas isso tudinho sem o exercício da virtude sem o combate aos vícios sem a busca de uma disciplina é perdido não vale um tostão em e não vale um tostão meus irmãos é somente máscara e capa para o vício para vida dupla e não tem jeito a mística e acesse o acesso o exercício das virtudes o combate aos vícios e aí sim e veja a sesi é o esqueleto da vida espiritual a mística é a
alma e sem o esqueleto desaba tudo também sem a alma tudo é morto e também é que tá as duas coisas tem de caminhar juntas é muito bem é preciso que a gente se aproxime do senhor com pecado da gente pequei a você pegou corra para cristo corra para cristo não é corra de cristo e corra para dizer que ficou corra para receber perdão dele corra para escutar no dizer eu te amo e eu te perdoo eu te digo fica purificado levanta-te do teu pecado pois bem somente veja que coisa o nosso pecado é o
único título válido para nos aproximarmos de jesus porque é que eu corro pra ti jesus porque eu preciso de ter a que iríamos senhor é só tu tens palavras de vida eterna só tu podes dar sentido à minha vida só tu podes me curar de mim mesmo é só tu e somente em nossa fraqueza nossa impossibilidade de nos limparmos sozinhos é que justifica que corramos ao seu encontro e nos prostremos como esse leproso prostrado o pobre homem reconhece o senhorio de cristo daquele que veio até nós para tomar nossas dores sendo tratado como um leproso
e fazendo-se maldição por nós é impressionante a humildade e ao mesmo tempo a confiança desse leproso olha com ele disse só tu tens o poder senhor e se queres tu podes purificar-me é impressionante ele não abriga jesus se tu quiseres é meu é para nessa miséria que esse homem está senhor tu podes se tu quiseres é para ele não impõe não reclama não diz crê somente súplica com toda a confiança do fundo da sua miséria é interessante lá no segundo livro dos reis naamã general do rei da síria vem até o rei jorão de israel
com a carro oi e o rei diz a joana é quando tu ler essa carta saiba mas sabe que estou te mandando naamã para que tu o cores porque era para mandar para eliseu né quando o rei ver a carpa a rasgar as vestes e se eu ficar fazendo uma guerra contra mim e olha o que o redes acácio som deus que possa dar a morte ea vida para que esse me mande um homem para eu curar o de letra pois bem este leproso sem nome prostrado diante de jesus sabe o nome de jesus jesus
e é xu deus salvar só deus salva o joão diz acaso som deus jesus a deus jesus vai curar esse homem veja jesus ea salvação de deus é o braço do deus salvador o que é impossível ao homem não é impossível para ele nada é impossível para ti e no entanto leproso não disto pode isto deves curar tu podes tu tens que curar na ele diz de modo pobre de quem sabe que não tem direito alguma de deus se queres tens o poder ó e aqui algumas perguntas jesus desce a planície onde encontro as pessoas
com suas feridas e contradições que jesus está disposto a encontrá-las ali trazer a salvação que vem do pai e pense com coragem nas suas contradições nas suas letras você tem tido coragem de colocar essas letras diante do senhor se você tem procurado tratar sua lepra colocando-se de joelhos diante do senhor e abrindo-se para ser ajudado e a tratar essa letra o são bento diz que o monde deve ter a coragem de reconhecer as suas feridas e procurar alguém que seja capaz de ajudá-lo olhe meus irmãos ninguém cresce na vida espiritual sozinho ninguém a tradição cristã
fala na no pai espiritual alguém maduro são bento diz que saiba curar as próprias feridas e as dos outros que me ajude a ver o caminho de deus para mim que comigo me ajude a discernir o que o senhor está dizendo o que o senhor está pedindo o que o senhor quer bem e na outra coisa para vocês pensarem o sacerdote ele aqui eu coloquei sacerdócio mas é o sacerdote é o homem da cura o sacerdote existe primeiramente para os pobres os fracos os solitários os pecadores e vocês não são padre para os bens os
que estão de bem com a vida e vocês são para aquelas que estão machucados sofridos e essa é a opção evangélica pelos cobras o pobre na bíblia todo aquele que está numa situação de miséria todo aquele que está numa situação de sofrimento de dor o aidético é um pobre quem não tem um salário para fechar o mês é pobre quem não tem uma casa para morar em um pobre o jovem que não tem uma família que vende família desarrumada que sofre é um pobre aquele homossexual que luta para ser um santo que que sempre a
chaga na sua vida é um pobre aquele aidético é um pobre aquele que está na uti é um pobre aquele canceroso pode ser um usineiro é um pobre aquele preço é um pobre todo aquele que está numa situação limite na vida é uma obra é e até um preso culpado olha que nosso senhor não dizer eu estava preso aí no centro e me foste visitar não eu estava preso ou seja é impróprio é ah então você é padre para extras e eu não sei se eu falei aqui da outra vez o ruim de falar dele
de falar duas vezes o mesmo assembleia quem não sabe depois você já falou antes ou não as coisas não se arrepender e a gente tem na vida experiências que não esquece nunca eu era seminarista bom e é o meu curso de filosofia não fiz no seminário não havia filosofia no seminário nessa época eu fiz na universidade federal e eu vinha da aula era uma primeira sexta-feira e eu vinha muito apressado para participar da missa é o que eu tinha tem muita devoção ao coração de jesus o coração sacerdotal de jesus aí quando eu vinha chegando
no seminário o lado perto eu vi um rapaz que tava me esperando para conversar que queria porque queria ser padre e não dava certo não aquilo lá não dava certo era meio perturbado e quando eu via do pensei mais meu deus só vem doido na minha vida já pensei desanimado e eles digo uma coisa que ver no meu coração que aquilo foi uma palavra de deus foi porque eu não consigo tirar da cabeça já faz tanto tempo tanto tempo mais de 30 anos já viu claro na minha cabeça se você quer ser padre é para
estes e se você quer ser pago e é para assim os desmanteladas da cabeça para os doidos para os feridos da os confusos e veja para aqueles que vem buscar em você consolo luz sustento aparelho porque não vem buscar em você vem buscar em jesus aqui você representa de quem você é sacramento e essa é a nossa força e essa foi a opção de jesus o sofridas os machucados hoje eu vim para os doentes eu venho para os pecadores o vincar os leprosos bom então não esqueça isso é isso você tem que começar a cultivar
no cenário essa atenção com quem sofre essa intenção com quem está ferido na vida está pensando com quem sente o peso da existência seja qual for sofrimento seja qual for a dor seja qual for macho cam e o evangelho nos diz pensam pouquinho de paciência que vão dar de presente para terminar o evangelho nos diz que jesus ante o drama do leproso e a sua humildade sentiu compaixão é atitude típica de deus diante da nossa miséria a compaixão jesus não é um curandeiro jesus não é um pregador de massas não jesus deseja encontrar as pessoas
e cuidado viu que a geração de hoje à tentação esse pa demais é né fazedor de pastoral a nossa senhor não era fazedor de pastor ao nosso senhor encontrava as pessoas as olhavam nos olhos mas tem mil pessoas que estão precisando da sua ajuda tem essa pessoa na minha frente esta com o nome uma história uma ferida é esta pessoa e o mundo tá salvo meus irmãos o nosso critério não é eficiência é o amor essa é a fidelidade a nosso senhor e veja muitas vezes a gente vai ver isso jesus encontrando pessoas o e
sentido compaixão delas essa palavra é preciosa como paixão compadecer sofrer com jesus ele tem essa capacidade ele entra no sofrimento da gente ele sempre com a gente coloca na sua cabeça dura você não está sozinha nosso senhor conhece a sua dor nosso senhor conhece sua ferida e abra seu coração para ele e tome a sua cruz é esta não caminho sozinho com ela não caminho do seu jeito não tome a sua cruz e siga-me o e siga-me olá seja qual for sua cruz leve a com jesus no caminho de jesus bom dia jesus e converta-se
é mas a cruz é pesada o senhor sabe e a dele também foi é mas é preciso converter esse veja a compaixão é atitude fundamental de deus é atitude fundamental de jesus ele se fez um de nós por compaixão por compaixão para saber por experiência por solidariedade o que significa ser humano ser filho de adam degredados filho de eva nós podemos confiar em jesus a jesus podemos nos entregar pois ele conhece de perto a nossa humana miséria ele não se envergonhou de não chamar seus irmãos bom então a gente pode dizer como um leproso se
queres tens o poder de purificar jesus estende a mão e toca leproso sua mão estendida a sinal do poder de deus que tantas vezes na história de israel havia estendido a sua mão para salvar o seu povo o leproso vai a jesus com sua miséria que jesus vem ao leproso com a sua misericórdia estendendo alemã o leproso se prostra humilhando se e jesus o toca erguendo o leproso súplica e jesus atende né e beija mas é preciso que primeiro a miséria se mostra e aí a misericórdia se revela e se eu esconder meu pecado meu
pecado não é perdoado e se eu quiser justificar diante de deus o meu pecado eu estou invalidando a cruz de cristo e é cristo quem justifica você não é você que se justifica é mais cristo só justifica você se você confessar seu pecado primeiro para você eu reconheço que é pecado senhor e eu te confesso meu pecado te peço perdão ea força para lutar contra ele até vencê-lo em jesus o homem é realmente tocado pelo deus salvador e sendo tocado revive é levado adquire nova vida e é impressionante aqui jesus aquele desobedecem a lei jesus
transgride o limite imposto pela lei jesus não podia tocar o leproso e ele toca toca o intocável o impuro alcançando o homem na sua miséria descendo a sua empresa aqui compreenda compreendo em desistir um pecado que jesus não possa tocar jesus não serve para nada e não tem miséria humana eu não tenho que ferida humana não tem queda humana não tem baixeza humana que o senhor não possa atingir e por isso ele desceu aos infernos são paulo diz aquele que desceu ao mais baixo é também que subiu acima de todos os seus eu não tenho
medo de jesus e abram o coração para jesus bom e se convertam a jesus e porque é que jesus ultrapassa ali porque é que jesus transgride a lei ele não transmite na jesus cumpre a lei o que é que ela e anunciava a misericórdia de deus há plenitude de deus do amor de deus tocando leproso jesus agora manifesta plenamente é aquilo que a lei anunciava porque interessante veja tocando leproso o senhor fica impuro diante da lei e fica impuro se um puro tocasse impuro o puro ficava impuro e assim já sei se faz solidário conosco
identificando-se com a nossa lepra do pecado ele que não tem pecado é assim que jesus que já tinha se identificado com os pecadores ao ser batizado por joão entrando da fila dos pecadores agora toca o leproso cumprindo assim a justiça anunciada pela lei a lei não pode dar o perdão mas anunciava o perdão se a lei não pode renovar o homem mas anunciava a renovação jesus cumpre o que a lei prometeu ele é o cumprimento da lei não joga ali fora realiza lei ele cumprir a justiça anunciada pela lei veja nós que não podemos tocar
deus do alto da nossa justiça das nossas próprias alto justificações e alto justificativas nós somos tocados por ele no abismo do nosso mal da nossa miséria das nossas letras talvez alguém alguém que diga mais do henrique eu não sou tão miserável assim não e se se conhecesse direitinho não pensaria essa besteira e quanto mais a gente se conhece é mas a gente vê que é quebrado e quanto mais a gente desce no nível do nosso cê mas a gente vê o quanto pecado nos desarrumo eu e mais a gente experimente aqui sozinho a gente não
pode a gente não pode a gente precisa da misericórdia de deus por isso nosso senhor desceu por isso veio a este vale de morte veio nos visitar veio conviver conosco veja da nos levar ele assumiu a nosso pecado como é que termina o evangelho é interessante jesus disse que o leproso não liga para ninguém aí o leproso conta entra na cidade vendendo o leproso não podia entrar na cidade entra na cidade e conta como é que termina o evangelho jesus não podia mais entrar na cidade em são marcos aqui quer dizer o que jesus toma
lugar do leproso para o leproso poder entrar na cidade que é o leproso voltar ao seio do povo de deus jesus foi crucificado fora da cidade tá lá em hebreus 1312 e ele foi crucificado fora expulso da cidade de fora da muralha da cidade e o autor da carta aos hebreus de saiamos também com ele carregando a sua humilhação é mesmo ele tomou sobre si as nossas dores a gente é muito precioso para nosso senhor viu a gente custou muito a nosso senhor é muito bom ainda uma coisa que tá é santa o veja no
antigo testamento o puro é contagiado pelo impuro aqui é o contrário jesus tocam leproso o e ao invés da impureza dele passar para jesus natureza de jesus que contagia leproso chegou reino de deus é a vida é mais forte aqui ó tá aí o cheio de lepra e o cheio do espírito e o cheio do espírito de bela letra de dela amor está aí meus irmãos então com isso jesus mostra qual é o objetivo da lei era isso só que repito a lei não consegue dar o perdão por isso jesus manda que ele se mostra
sacerdote face mostrar-te ao sacerdote ver que tu foste purificado sofer dote aqui representa a lei os sacerdotes judeus a lei não purifica só pode atestar a purificação tem purifica jesus é muito bem só uma mais uma coisa e depois vocês vão esses pontos para meditação porque é que jesus proíbe ao leproso de contar se alguém depois depois depois não obedecem conta todo mundo mas se porque ele proíbe é porque os milagres de jesus só poderiam ser entendidos depois da cruz e os milagres de jesus ação libertadora de jesus e não é simplesmente espetáculo não são
simplesmente como pular do pináculo do tempo para baixo não são como essa essa essa esse milagre mesmo que a gente vê hoje em muitos ambientes na na se milagres de jesus eram todos os sinais do reino de deus do reino que vem com a cruz e sem a cruz ii e os sinais de jesus e são mal-entendidos e olha meus irmãos não pode cantar aleluia tem primeiro não fez silêncio a igreja vai cantar aleluia na pasco e na igreja vai cantar o glória na vigília pascal mas antes vai passar 40 dias e em silêncio e
cuidado não acreditem a eu me converti chega padre eu participei de um encontro sou uma nova criatura estou renovado eu me lembro de um rapaz uma vez olha agora para eu rezo de manhã meio-dia de tarde não consigo entender meu deus do céu tá muito melhor do que eu mas mais vamos ver quanto tempo vai durar as há quanto tempo é porque não é assim meu irmão não é assim né é o dia a dia é uma luta eu tenho que passar pela cruz a cruz da luta de cada dia a cruz da paciência a
cruz da perseverança a cruz do combate contra o pecado muitos de vocês já tiveram tantas experiências negativas no mundo e até de pecado mesmo aí encontraram cristo cristo tocou liso coração a senhor eu te dou a minha vida você paga ótimo ótimo mas podem saber de uma coisa é cada coisa que vocês viveram tá marcada no coração de vocês a cada situação de pecado já foi perdoado nosso senhor perdoa se vocês confessaram o nosso senhor perdoou mas a marca fica o perdão é dado é mas aquele pecado faz parte da sua o seu caminho e
ele vai cobrar a fatura e vai cobrar aquilo que era um vício seu sendo tarde e diz olha eu aqui quero meu lugar e você vai ter que lutar e o luta ou como de são pedro o cano voltou a vômito o que jesus disse e a situação dele fica pior do que no começo né não disso é expulsa um demônio ele procurou mais 7 voltou e tomou conta da casa então vigia o vigia a vida cristã não é festiva no sentido de muito barulho não é de combate de luta alegria pascal ela nasce da
cruz o aleluia da páscoa nasce do silêncio da quaresma não pode se alegrar com o ressuscitado quem não ficou com crucificado e com maria com discipulado e então meus caros irmãos podem usar nossas letras mostremos a jesus pelo temos na luta do dia a dia tenho medo no nosso senhor tá com a gente a gente é a única coisa que a gente não perder a nunca a não ser que a gente o deixe é jesus nosso senhor e o nosso auxílio está no nome do senhor e e aí