Nesse vídeo, eu vou te mostrar 18 dicas, truques e segredos do ChatGPT que podem, literalmente, mudar a sua vida. Eu tenho certeza de que você vai conseguir economizar mais horas da sua semana, ser muito mais produtivo e criar e fazer coisas que você nunca fez antes. Esse conteúdo vai estar dividido em três partes diferentes: na primeira, algumas dicas básicas — coisas que todo mundo precisa saber e precisa usar dentro do ChatGPT; na segunda parte, eu vou te mostrar alguns comandos fundamentais, um pouco de engenharia de prompt para você conseguir melhores resultados dentro do ChatGPT; e na terceira parte, a gente vai ver algumas funcionalidades mais avançadas, coisas que chegam a parecer inacreditáveis.
Eu tenho certeza de que esse conteúdo vai te ajudar, justamente porque eu separei apenas as melhores dicas para te mostrar, as que realmente me ajudam no meu dia a dia e na minha semana, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Com tudo isso dito, bora pro conteúdo! A primeira dica que eu vou trazer aqui é o ChatGPT por voz.
Além do formato tradicional, que a gente já está acostumado a usar conversando com o ChatGPT escrevendo, a gente também pode falar com ele através da voz. Isso é possível dentro do aplicativo do ChatGPT no celular. É só abrir o aplicativo, começar um novo chat e, aqui no cantinho, vai ter o botão para ativar essa funcionalidade.
É só eu clicar nesse botão e agora eu posso começar a conversar com o ChatGPT. Ele já está me escutando e vai começar a responder. Pode falar que estou pronto para responder o que você manda.
Essa funcionalidade é extremamente útil em muitas situações diferentes. Sim, com certeza é super útil e pode ser usada em várias situações, seja para aprender, tirar dúvidas ou resolver problemas. Dá pra contar com essa ajudinha extra!
Como o próprio ChatGPT já falou, aqui tem muita coisa diferente que a gente consegue fazer com essa funcionalidade. Você pode conversar com ele para tentar aprender alguma coisa enquanto você está caminhando, correndo ou dirigindo, por exemplo. Se você estiver cozinhando, pode deixar o ChatGPT aberto e ele vai te dando instruções de uma receita ou algo assim.
Uma das coisas mais incríveis que você pode fazer é aprender e treinar novos idiomas. Você pode conversar com o ChatGPT por voz em inglês e pedir para ele corrigir e te ensinar coisas novas. Então, isso é uma coisa muito legal e essa é a primeira dica.
A próxima dica é uma técnica que eu chamo de "me ajuda a te ajudar". Então, você já deve saber que contexto é muito importante para o ChatGPT conseguir te dar resultados mais personalizados e que vão ser mais úteis para você. Só que, talvez, em alguns cenários, você não saiba exatamente como dar esse contexto a ele, e é aí que entra essa técnica.
Digamos que eu queira fazer um roteiro de um vídeo para o YouTube e quero que ele faça esse roteiro da melhor forma possível, só que não sei muito bem como dar todo o contexto necessário para ele. Então eu vou fazer o seguinte comando: "Escreva um roteiro de vídeo para YouTube e faça 10 perguntas para eu te contextualizar sobre isso. " Quando eu mando esse comando pro ChatGPT, em vez de ele começar a criar esse roteiro pra mim, ele vai fazer 10 perguntas, justamente como eu pedi.
Respondendo a essas perguntas, eu vou conseguir dar todo o contexto necessário para ele criar um roteiro perfeito para mim. Olha só o resultado aqui do nosso exemplo: ele me deu as 10 perguntas e agora é só responder essas perguntas aqui nessa conversa mesmo. Depois de eu responder todas elas, ou pelo menos a maioria delas, o ChatGPT vai criar o meu roteiro considerando todas essas informações que eu passar para ele.
Então, o resultado vai ser excepcional. E por falar em continuar a conversa, essa é a nossa próxima dica. Mantenha uma conversa constante com o ChatGPT sobre um determinado assunto.
Tem muita gente que perde muito tempo tentando criar o prompt perfeito, só que muitas vezes esse prompt perfeito não existe e você vai acabar perdendo muito tempo tentando fazer isso, sendo que uma forma de conseguir melhores resultados dentro do ChatGPT é justamente mantendo uma conversa com ele. Então, quando ele te dá um resultado e você não gostou de alguma coisa específica, é só você pontuar para ele. Fala: "Não gostei disso, faça dessa forma, mude a linguagem, deixe em tal formato" e assim por diante.
Quanto mais você conversar com o ChatGPT dentro de um mesmo chat, na mesma conversa, mais ele vai aprendendo e melhores vão ficando os resultados. Assim, você consegue chegar em resultados muito melhores dentro do ChatGPT. Então, digamos que eu estou aprendendo sobre tráfego pago.
Eu posso vir aqui e pedir pro ChatGPT me explicar sobre esse assunto. Depois dele dar o resultado, eu posso vir aqui e pedir alguma coisa, falar algo do tipo: "Não entendi muito bem, deixe mais simples. " E aí eu simplesmente mando isso pro ChatGPT, e ele vai seguindo essas orientações.
A gente vai mantendo essa conversa até eu conseguir os resultados que quero. A próxima dica é, justamente, dentro desse mesmo assunto sobre continuar uma conversa dentro de um chat: a gente consegue selecionar uma parte específica da conversa pro ChatGPT responder em cima dessa parte. Então, olha só aqui na minha tela: se eu venho aqui nesse último resultado que ele gerou pra mim, eu posso selecionar essa parte aqui e vai aparecer essa aspas aqui, que é o botão de responder.
Quando eu clico nisso, automaticamente, aqui na minha caixa de conversa. . .
Minha caixa de mensagem vai ficar marcada na parte que eu selecionei. Agora, eu posso fazer um prompt específico para essa parte selecionada. Então, eu posso falar o seguinte: "Me explique mais sobre isso", e ele vai entender que estou falando justamente dessa parte aqui do Google.
E olha só como é que vai ficar o resultado. Claro, vamos falar mais sobre Google Ads. Então, ele já entendeu justamente porque eu selecionei aquela parte e fiz um prompt em cima daquilo, e a resposta vai ser específica para esse determinado assunto.
Isso é muito útil para continuar uma conversa específica, como eu fiz aqui. É muito útil também para pontuar determinadas correções em uma conversa, pontuar determinadas mudanças que você quer fazer e assim por diante. Agora, vamos falar sobre a regeneração de respostas.
Quando o ChatGPT te dá um resultado e você não gostou muito dele, você tem a opção aí de continuar a conversa, como já falamos, e pontuar determinadas correções, mudar o tom, mudar alguma coisa específica. Só que talvez chegue um momento em que você não tem o que mudar; você já deu todas as orientações possíveis e não quer continuar uma conversa, você só quer que ele refaça a resposta dele. Para isso, que serve esse botãozinho aqui, que são essas duas flechinhas em círculo.
Clicando nesse botão, você vai ter a opção de "tentar novamente". Essa opção serve justamente para o ChatGPT refazer essa última resposta dele e você pode fazer isso utilizando o modelo que já está usando. No meu caso, é o ChatGPT-4, ou você ainda pode selecionar algum modelo diferente para ele tentar refazer essa resposta.
Mas eu vou simplesmente clicar em "tentar novamente" e, como você pode perceber, ele vai começar a refazer, a regenerar toda essa resposta. E aí, como não dei nenhuma orientação específica para o ChatGPT, nenhum contexto específico, ele vai fazer isso da forma que achar melhor. Então, essa é uma opção muito legal para você ficar recriando respostas, regenerando respostas, até chegar em algo que você esteja mais satisfeito.
A próxima dica é para você que quer compartilhar uma resposta do ChatGPT, ou pelo menos gerar um arquivo com essa resposta e usar para alguma coisa, seja para enviar por e-mail, por WhatsApp, ou para qualquer uso que você tenha para esse arquivo. O ChatGPT é totalmente capaz de fazer isso por você. Ele consegue compilar uma determinada resposta, uma determinada conversa dentro de um arquivo PDF ou ainda dentro de um arquivo em outro formato, como, por exemplo, um .
doc do Word ou até mesmo uma planilha. E para fazer isso é muito simples, é só pedir para o ChatGPT fazer isso. É só eu vir aqui, numa determinada conversa, e escrever algo assim: "Faça um PDF dessa última mensagem.
" Pronto! Depois de alguns segundos, o ChatGPT vai gerar esse PDF que pedi e é só eu clicar aqui que o PDF vai baixar aqui para o meu computador. Olha só como é que ficou o PDF!
Está todo o conteúdo da última mensagem como eu pedi pro ChatGPT dentro desse arquivo. Simples assim! Além disso, ainda existe uma outra forma de compartilhar informações do ChatGPT, e é pelo próprio botão de compartilhar.
Então, ainda nessa conversa aqui sobre tráfego pago, aqui no canto superior direito tem o botão de "partilhar". Quando eu clico nesse botão, eu posso vir aqui e criar uma ligação, ou seja, o ChatGPT vai criar um link para essa conversa. E aí eu posso simplesmente copiar esse link e compartilhar com quem eu quiser.
Quando você abrir um link do ChatGPT, um link compartilhado, ele vai abrir nesse formato aqui. Você vai conseguir ver todas as perguntas e todas as respostas que foram feitas nesse determinado chat. Então, toda essa conversa que tive aqui com ele sobre tráfego pago está dentro desse link.
E se a pessoa que receber esse link de você tiver uma conta no ChatGPT, ela pode simplesmente continuar essa conversa de onde você parou. Essa é uma função muito valiosa e tem muitos usos diferentes. Agora que você acabou a primeira parte do conteúdo, vamos entrar na segunda parte e eu vou começar a te mostrar alguns comandos fundamentais, que são algumas cartas que você sempre precisa ter na manga quando estiver usando o ChatGPT.
Dentro disso, o nosso primeiro ponto é sobre a checagem de informações. O ChatGPT eventualmente comete alguns erros e, em alguns outros casos, ele tem alguns delírios, ou seja, ele inventa algumas respostas. Isso é uma coisa que você sempre precisa ter em mente.
Sempre é bom verificar as informações que o ChatGPT te dá. E uma coisa que podemos fazer dentro do próprio ChatGPT é justamente pedir para ele mesmo verificar o que ele acabou de te informar. Então, eu tenho um exemplo aqui bem simples: eu pedi para o ChatGPT: "Qual a distância até a Lua?
" Ele vai consultar ali na sua memória, no seu banco de dados, e vai dar uma resposta. Só que, talvez, essa resposta possa estar errada. E se estou com essa dúvida, posso pesquisar na internet até encontrar informações para verificar isso, verificar os fatos, ou posso pedir para o ChatGPT fazer isso.
Eu posso fazer da seguinte forma: posso simplesmente continuar essa conversa aqui e falar para o ChatGPT: "Verifica o que você falou e me dê uma fonte confiável. " Com isso, o ChatGPT vai pesquisar na internet e vai te mostrar algumas fontes que confirmam a informação que ele deu. E se ele verificar na internet que a resposta que ele deu estava errada, ele ia fazer a correção necessária e, provavelmente, pedir desculpas.
Mas, aqui no caso, a resposta que ele deu está correta. Ele deu aqui algumas fontes, deu três fontes diferentes justamente para confirmar a resposta que ele gerou aqui para nós. E por falar em encontrar fontes, a gente entra no nosso próximo comando, que é a busca na internet.
Nas versões mais recentes do ChatGPT, ele já consegue fazer buscas na internet, então além de todo o banco de dados que ele tem, que é gigantesco, você ainda consegue pedir para ele fazer pesquisas na internet por você. Vamos fazer um exemplo aqui para você ver isso na prática. Aqui eu escrevi o seguinte: "Pesquise na internet quais são os melhores fones de ouvido sem fio e me mostre algumas avaliações reais de usuários.
" Então, eu já comecei falando para ele pesquisar na internet; dessa forma, ele nem vai tentar buscar muita informação no seu banco de dados, ele vai logo partir para a internet e vai fazer essa busca por mim. Vou mandar aqui esse comando para o ChatGPT. E aí dá para ver aqui logo no começo da resposta que ele procurou em quatro sites diferentes.
E aí ele começa a gerar a resposta para mim, mostrando aqui quais são os fones, e ele também coloca sempre a fonte de cada uma dessas buscas, de cada um desses resultados. Então, essa é uma carta que eu sempre deixo na manga aqui, e eu utilizo bastante isso. O próximo item da nossa lista são os templates.
Quando você vai fazer um prompt no ChatGPT, você pode mandar uma instrução personalizada para ele e, nessa instrução, você consegue definir um determinado template que o ChatGPT precisa seguir quando ele for criar a sua resposta. Isso é muito útil para você conseguir respostas padronizadas. Então, vamos aqui para o nosso exemplo.
Para esse exemplo, vamos fazer o seguinte: eu vou pedir aqui para o ChatGPT "Quais são os melhores livros sobre marketing digital para o iniciante? " E, além disso, eu vou dar a seguinte instrução: "Me dê uma lista no seguinte formato: título, autor, nota e breve resumo. " Então, eu acabei de definir um template para o ChatGPT seguir na hora que ele for gerar a resposta.
Então, eu vou mandar esse prompt aqui para o ChatGPT e vamos ver qual vai ser a resposta. Aqui, no caso, o ChatGPT me deu duas opções; às vezes ele faz isso. E aí você pode escolher qual dessas opções que você gostou mais.
Eu já estou gostando mais dessa primeira opção aqui, que está justamente da forma que eu pedi. Então já vou clicar aqui em "Prefiro essa resposta. " E olha só como ficou exatamente dentro do template.
Então ele colocou o título, o autor, a nota e o breve resumo e fez aqui uma lista com os 10 melhores livros sobre marketing digital para um iniciante. Então, essa é uma ótima forma de padronizar as respostas do ChatGPT. O próximo comando fundamental é uma técnica que eu chamo de "quinta série.
" Essa técnica é muito útil quando você precisa explicar alguma coisa para alguém ou quando você precisa aprender alguma coisa de uma forma muito simples. Justamente porque a gente vai pedir para o ChatGPT escrever como se estivesse explicando para uma criança da quinta série. Indo direto para a prática, eu já vou pedir aqui para o ChatGPT o seguinte: "Explique o que é o ChatGPT para uma criança da quinta série.
" Então, toda a resposta do ChatGPT para esse comando, né, para ele explicar o que é, ele mesmo vai ser voltado para uma criança da quinta série, então ele vai usar termos específicos daquela idade e vai deixar o conteúdo muito, muito mastigado. Vamos ver qual vai ser esse resultado aqui. Olha só: "O ChatGPT é como um amigo virtual que usa inteligência artificial para conversar com você.
Ele consegue responder perguntas, ajudar com deveres de casa, contar histórias e até dar ideias criativas. Imagine que ele leu muitos livros, estudou bastante e aprendeu com várias conversas. Então, ele pode entender o que você fala e dar respostas, mas ele não é uma pessoa de verdade; é sim um programa feito por computadores para ajudar as pessoas de forma inteligente e divertida.
" Então, como você pode perceber, a resposta ficou bem simples, como se estivesse conversando mesmo com uma criança ali de 10 a 11 anos. Então, essa técnica também é útil de muitas formas diferentes, principalmente quando você quer explicar alguma coisa da maneira mais simples possível. A seguir, a gente tem a técnica da atuação.
Em resumo, com essa técnica, a gente vai pedir para o ChatGPT atuar como uma determinada pessoa ou como um determinado profissional, fazendo isso a gente consegue direcionar a resposta do ChatGPT para seguir um caminho específico. Então, por exemplo, eu posso pedir uma dica de treino, mas eu posso pedir para ele atuar como um personal trainer de CrossFit. E aí ele vai criar o treino como se fosse um professor de CrossFit mesmo, então vai ser um treino mais voltado para esse esporte.
Mas aqui para o nosso exemplo, eu vou um pouco mais além. A gente pode pegar um nome muito famoso, como por exemplo o Steve Jobs, e pedir para o ChatGPT atuar como se fosse o Steve Jobs. Eu posso escrever o seguinte: "Atue como Steve Jobs e me dê dicas de inovação.
" Como o Steve Jobs é uma pessoa muito famosa que tem muitas publicações e muitos vídeos dele, o ChatGPT consegue entender um pouco sobre como ele pensa, a forma que ele pensa e como ele daria essas dicas de inovação. Então, ele consegue atuar justamente como ele. Vamos ver qual vai ser o resultado disso daqui.
Então, ele vai falar o seguinte: "Se eu fosse Steve Jobs, eu diria que inovação não se trata apenas de criar algo novo, mas de criar algo que toque as pessoas de maneira profunda. " Então ele vai dar toda essa resposta aqui, considerando o que o Steve Jobs diria. Mas, seguindo aqueles exemplos que eu dei antes, você poderia fazer algo assim também.
Você é um especialista em inovação e tecnologia, e preciso de dicas para levar inovação para minha empresa. O Chat GPT vai gerar uma resposta mais voltada para essa primeira parte aqui, né? Como se fosse um especialista em inovação e tecnologia.
E, por incrível que pareça, usar essa técnica da atuação muda bastante as respostas que ele dá para as perguntas que eu faço no chat GPT. O próximo item da nossa lista é a mudança de linguagem. No geral, o Chat GPT tem um padrão de linguagem específico e ele vai mudando de acordo com o que você vai pedindo para ele ou vai conversando com ele.
Mas uma coisa que eu gosto de fazer muito e me ajuda bastante no dia a dia é, justamente, pedir para o Chat GPT mudar a linguagem de uma determinada resposta. Eu posso pedir para ele ser mais informal, mais formal, deixar uma determinada resposta com mais humor, ser mais detalhista e assim por diante. Olha só esse exemplo: eu pedi para o Chat GPT fazer um roteiro de um vídeo curto, até 60 segundos, falando sobre dieta low carb.
Então, ele gerou toda essa resposta aqui. Mas digamos que está muito informal, eu quero algo bem mais formal e detalhado. Eu posso simplesmente vir aqui para o Chat GPT e pedir para ele isso: "Faça em uma linguagem mais formal e detalhada.
" E aí o Chat GPT vai mudar todo esse roteiro, considerando isso que eu pedi para ele. Ele vai deixar todo o roteiro muito mais formal e mais detalhado também. Então, essa é uma técnica excelente e também muito útil em várias situações diferentes.
O último item da segunda parte dessa aula é a criação de imagens. Hoje, você já consegue usar o Chat GPT para criar imagens totalmente únicas, totalmente personalizadas. Para usar essa funcionalidade, é só pedir para o Chat GPT.
Como tudo que a gente já falou aqui, para esse exemplo, vou pedir para o Chat GPT fazer uma imagem na vertical de uma pessoa trabalhando no computador na praia. Depois de alguns segundos, tá aqui o resultado. Então, o Chat GPT fez a imagem para nós e, assim como os comandos normais, todas aquelas regras de contexto e instruções servem aqui também.
Quanto mais contexto eu der para o Chat GPT, quanto mais instruções eu der para a criação de imagem, mais personalizado para mim vai ser o resultado. Só para fazer mais um exemplo, dessa vez um pouco mais detalhado, eu vou pedir para ele fazer uma imagem na vertical, estilo flat minimalista, de uma pessoa trabalhando no computador na praia em tons de laranja e azul. Então, agora eu já estou fornecendo mais contexto e mais instruções para o Chat GPT e, consequentemente, ele vai gerar uma imagem muito diferente, considerando essas informações que eu estou pedindo para ele.
Você pode perceber aqui que o resultado é muito diferente de antes, né? Antes, era mais parecido com uma foto e agora está bem dentro do que eu pedi: uma imagem estilo flat minimalista com os tons de laranja e azul. Novamente, quanto mais contexto e mais instruções eu dou para o Chat GPT, melhores vão ser os resultados.
E, no geral, essa criação de imagens, ilustrações e fotos que a plataforma nos oferece é incrível. Isso aqui tem muitos usos diferentes; eu uso muito essa funcionalidade, me salva bastante aqui no meu dia a dia. Com esses comandos de criação de imagem, a gente termina a nossa segunda parte do vídeo e agora a gente entra na terceira parte, que são as funcionalidades mais avançadas.
Vamos abrir essa parte ainda falando de imagens, mas, dessa vez, eu não vou te mostrar como gerar imagens. Eu vou te mostrar como o Chat GPT pode ler e entender as imagens que você mandar para ele. E isso se chama visão computacional.
Então, hoje, o Chat GPT já é totalmente capaz de ler e entender fotos e imagens. Você pode mandar esse tipo de arquivo para ele e fazer prompts em cima disso. E aí, a gente tem infinitas possibilidades em cima dessa função.
Uma coisa que eu acho bem legal de fazer é pedir para o Chat GPT contar calorias de um determinado prato. Então, eu posso pegar uma imagem aqui e arrastar para o Chat GPT. Vou mandar essa imagem aqui de um prato feito e vou simplesmente pedir para ele: "Quantas calorias tem nesse prato?
" A partir disso, o Chat GPT vai ler essa imagem, vai entender e vai fazer toda a conta necessária. Então, olha só, ele coloca aqui exatamente o que tem no prato: arroz branco, cerca de 100 g; feijão preto, aproximadamente 100 g; bife; batata palha; ovo cozido; alface; e tomate-cereja. E aí ele faz toda a conta de calorias aqui e o total aproximado ficou em 710 calorias.
Isso aqui é muito útil se você tem o aplicativo do Chat GPT instalado no celular porque, com ele, é só você pegar o celular, tirar uma foto de alguma coisa e já começar a executar os prompts em cima dessas fotos. Você pode pedir uma tradução de alguma coisa. Então, se você vê uma placa, um banner que está em outra língua, é só tirar uma foto, mandar para o Chat GPT e pedir a tradução.
Você pode pedir para ele explicar um determinado estilo artístico. Então, você pode, por exemplo, mandar uma foto de uma pintura e o Chat GPT vai te explicar qual é o estilo dessa pintura. E uma outra coisa muito incrível que o Chat GPT é capaz de fazer com essa visão computacional é isso: eu peguei, escrevi aqui utilizando um lápis e um papel, fiz esse esboço aqui de um site.
Então, dá para perceber aqui nesse esboço que tem aqui o menu. Dobra a segunda. Dobra a terceira.
Dobra. Eu posso mandar esse esboço aqui, esse rabisco, pro ChatGPT e falar para ele o seguinte: "Faça o código para esse site. " E aí, com base na imagem que eu mandei, o ChatGPT vai começar a fazer todo o código necessário para colocar um site como aquele, aquele rabisco ali, como aquele esboço no ar, e funciona muito bem.
Enfim, as possibilidades com essa visão computacional são infinitas, como eu já falei. Mas, além de ler e entender imagens, o ChatGPT é capaz de ler e entender outros arquivos também, e um dos que eu acho mais úteis são as planilhas. Ou seja, você pode mandar planilhas com milhares de dados, milhões de dados, pro ChatGPT e ele vai ser capaz de analisar todos esses dados, todas essas informações, e responder os prompts que você mandar para ele.
Recentemente, eu fiz isso. Eu mandei pro ChatGPT uma planilha com mais de 25. 000 linhas e ele foi capaz de analisar essa planilha perfeitamente.
Com ela, eu criei gráficos, analisei determinados resultados, dividi em múltiplas planilhas, categorizei tudo isso, simplesmente mandando comandos pro ChatGPT e ele fazia em questão de segundos. Eu vou mostrar um exemplo aqui bem simples dessas possibilidades. Então, eu vou arrastar aqui uma planilha como se fosse uma pesquisa demográfica de uma academia.
Isso aqui é só um exemplo fictício, tá? Eu fiz essa planilha aqui com dados fictícios, justamente porque eu não quero vazar nenhuma informação sensível aqui. E aí, depois de arrastar esse arquivo aqui para dentro do ChatGPT, eu posso pedir para ele o que eu quiser.
Mas primeiro eu vou abrir a conversa aqui. Vamos dar o seguinte: "Quero analisar essa planilha. " E aí, com isso, ele já vai abrir a planilha aqui na tela, eu já posso ver todos os dados, né?
Pelo menos um resumo dos dados, se for uma planilha muito grande não vai mostrar todos, e ele já vai fazer uma pequena análise do conteúdo da planilha. A partir de agora, eu posso começar a fazer vários prompts, várias perguntas e comandos diferentes em cima dessa planilha aqui. Uma coisa que eu gosto muito de fazer são gráficos.
Então, eu posso simplesmente pedir para ele: "Faça um gráfico de satisfação", que é justamente uma das colunas aqui da planilha. Ele vai analisar aquele arquivo, vai entender quais são os resultados da satisfação e, aí, depois de alguns segundos, tá aqui o gráfico: número de participantes pelo nível de satisfação de 1 a C. Como só tem resultados 3, 4 e 5, tá aqui o gráfico.
Olha só um outro exemplo, né? Eu posso pedir pro ChatGPT dividir essa planilha em dois arquivos, um contendo apenas os homens e outro as mulheres. Eu vou mandar isso aqui pro ChatGPT e ele vai fazer exatamente isso.
E aqui ele gerou o link para eu baixar as planilhas, é só clicar aqui nesses botões, nesses links, e a planilha já vai vir pro meu computador, dividida da forma que eu pedi. Então, essa análise de planilha é uma coisa extremamente útil porque poupa muito, muito tempo no seu dia a dia, se você mexe com esse tipo de arquivo. Mas claro, você também pode mandar outros tipos de arquivo.
Você pode mandar PDF para ele resumir, pode mandar doc para ele fazer alterações e ele vai lidando com todos esses arquivos. Mas essa, no geral, é uma das minhas funções preferidas porque eu utilizo bastante isso; eu faço bastante análise de dados assim e o ChatGPT me economiza muito tempo. Agora, ainda nesse assunto de planilhas, uma coisa que eu vim fazendo muito utilizando o ChatGPT é pedir para ele fórmulas específicas de Excel.
Ele é capaz de fazer isso perfeitamente. E não apenas fórmulas de Excel, como você viu no exemplo de visão computacional, ele é capaz de fazer programas inteiros. Então você pode simplesmente criar um aplicativo do zero aqui dentro do ChatGPT e ele vai fazer todo o código para você, você só vai precisar mandar aí pras plataformas, e funciona muito bem.
Então, o ChatGPT lida muito bem com toda essa parte de fórmulas, códigos, programações e outras coisas assim. Para esse exemplo, eu vou fazer aqui alguma coisa muito simples que eu fiz esses dias. Tem o DDD na coluna B e o telefone na coluna C.
"Faça uma fórmula que junte os dois no formato. . .
" daí o seguinte formato. Aqui, eu mandei isso aqui pro ChatGPT e aí ele simplesmente vai me dar toda a explicação e a fórmula prontinha. Aqui é só eu copiar esse código e colocar lá dentro do Excel, dentro de uma nova coluna, e ele vai fazer exatamente o que eu pedi.
Então, essa aqui também é uma possibilidade incrível dentro do ChatGPT. Agora, uma dica muito importante: essa dica aqui é um pouco mais avançada, mas ela é fundamental, que é utilizar os diferentes modelos que o ChatGPT te oferece. Então, se você tem uma conta do ChatGPT Plus, que é a versão paga da plataforma, você vai ter acesso a diferentes modelos.
E o modelo basicamente é uma versão específica do GPT. Como você pode perceber aqui na tela, na parte de cima vai estar escrito ChatGPT-4. Esse aqui é o modelo, ou a versão, que eu tô utilizando para essa determinada conversa, mas eu posso mudar isso aqui simplesmente clicando aqui.
E aí, como você pode perceber, tem quatro modelos diferentes. Na verdade, tem mais, né? Porque tem esses outros dois, mas esses aqui são os quatro principais do momento.
Tem o GPT-4, que diz ser excelente para a maior parte das tarefas; esse é o modelo mais utilizado no momento. Tem o GPT-4-oa, que é uma coisa que eu vou mostrar no próximo item da. .
. Nossa lista é grande e tem esses outros dois aqui que são novos: o O1 Preview e o O1 Mini. Eles possuem um raciocínio mais avançado.
Cada um desses modelos serve para uma coisa específica. No geral, você vai sempre utilizar o GPT-4, porque ele é o mais rápido e, como diz aqui, ele é excelente para a maior parte das tarefas. Só que se você quiser fazer algo mais avançado, se quiser resolver problemas muito específicos ou se quiser escrever um e-book inteiro, por exemplo, um artigo, algo muito mais complexo, talvez muito maior que o normal, aí você pode e deve vir aqui e selecionar um outro modelo, como por exemplo o A1 Preview.
Recentemente, eu escrevi um e-book inteiro utilizando o A1 Preview e o resultado foi muito melhor do que o do GPT-4, porque os resultados desse modelo eram muito melhores, mais detalhados e mais completos do que o do GPT-4. Essa é uma dica fundamental: escolher o modelo certo. Eu recomendo que você sempre teste o que está fazendo aqui com diferentes modelos.
Isso vai te dando experiência para saber qual modelo usar para cada situação específica. Mas, no geral, esse resumo que está aqui dentro do Chat GPT já é o que vai indicar qual modelo você vai utilizar. Para finalizar, ainda falando de modelos, a nossa última dica é sobre o Chat GPT-4OA, que ainda está em Beta e é bem recente.
Esse é um modelo muito legal para você utilizar quando precisa escrever e editar textos muito longos, como por exemplo um e-book, um artigo de blog ou qualquer coisa assim. Olha só, para ativar esse modelo é só clicar aqui onde está escrito Chat GPT-4. Em seguida, clique no Chat GPT-4 com Canvas.
Agora, quando você escrever um determinado comando, vou fazer um exemplo aqui, você vai ver que a tela vai ser um pouco diferente. Para o nosso exemplo, vou pedir o seguinte: "Faça um artigo de blog falando sobre musculação versus CrossFit". Vou mandar isso aqui para o Chat GPT agora.
Como você percebeu, a tela mudou; ela está um pouco diferente. Temos o chat aqui à esquerda e todo o artigo à direita. Como podemos perceber, ficou um artigo bem detalhado, mas não é esse o foco.
O que eu quero te mostrar aqui é justamente essa tela. Isso aqui é muito útil porque, dentro dessa tela, você consegue fazer mudanças específicas nesse texto. Por exemplo, digamos que eu queira mudar essa parte aqui: "Eu não gostei desses benefícios da musculação.
" Posso vir aqui, selecionar essa parte, clicar em "Perguntar ao Chat GPT" e dar algum comando específico para essa parte. Vou colocar, por exemplo: "Deixe mais detalhado. " Olha só o que está acontecendo: ele está analisando todo o texto e mudou apenas essa parte específica que eu tinha selecionado.
Ele não mudou nenhuma outra parte do texto, mas esta aqui, como você pode perceber, ficou muito mais detalhada. E ele coloca aqui no chat à esquerda: "Deixei a sessão dos benefícios da musculação mais detalhada, explicando melhor cada ponto. " Eu posso fazer todas essas mudanças aqui dentro dessa tela.
Posso mudar o título, é só selecionar e perguntar aqui ao Chat GPT; posso deixar partes em itálico, trocar o tamanho do texto e fazer muitas outras mudanças. Além disso, eu também consigo ver todo o histórico desse texto, todas as alterações que o Chat GPT foi fazendo. Olha aqui, já dá para perceber a diferença entre várias outras possibilidades de edição de texto.
Então, essa aqui é uma função muito legal para você que quer criar um e-book, um artigo muito longo, um roteiro ou qualquer coisa assim, assim como o Chat GPT O1 que eu mostrei antes e falei que foi útil para criar o meu e-book. Esse Chat GPT com Canvas também foi muito bom, e eu recomendo que você utilize ele quando for lidar com esses exemplos que eu dei e outras situações específicas. Inclusive, se você quiser saber mais sobre a criação de produtos utilizando Chat GPT, eu recomendo que você veja esse vídeo que está aqui do lado.
E não se esqueça de clicar em "Gostei" se você realmente gostou desse vídeo e de se inscrever no canal se você quiser ver novos vídeos como este. Agora, eu te espero no próximo vídeo!