Olá a todos mais uma vez sejam bem-vindos ao nosso canal, eu sou o Mário dirijo o Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra e o Ilé Ifá Ajàgùnmàlè Olóòtọ Aiyé, mas hoje especificamente assim como no vídeo anterior eu estou aqui falando como Tata malê iniciado pelo Tata Negão em 2002. Então estou falando como um iniciado há 20 anos na Quimbanda, não foi ontem, já tem gente que foi do meu templo que foi da minha casa que abriu casa de Quimbanda iniciando gente para chuchu, na tal de Quimbanda luciferiana que eu já falei no anterior que não tem o porque de ter uma Quimbanda luciferiana, nem Quimbanda do mal, nem p#rra nenhuma que vão falando para pessoas sobre isso e eu explicarei agora o que é Quimbanda para vocês Kimbanda arte da cura, a prática da Umbanda, o curador, o que pratica cura, tudo isso é Kimbanda, como é a Kimbanda? Vejam a Kimbanda é um culto de origem banto a Kimbanda é um culto de origem bantu na Essência da Kimbanda há Exu?
Não, não, não, não, porque Exu é do povo Yorùbá gente, o povo banto chega no Brasil em que ano? 1532 é o registro em que os primeiros bantos chegaram no Brasil, os yorùbá chegam no Brasil quase três séculos depois, então Kimbanda não tinha Exu, na Quimbanda original do Povo banto, o que era isso? Vejam, quando e o Rei de Portugal no final do século 15, Dom João mandou uma delegação para o Reino do Congo, para visitar o manicongo, o rei do Congo ele mandou que Diogo cão, um navegador famoso levasse uma Comitiva do reino de Portugal até o Reino do Congo e quando o Diogo Cão chegou junto com uma delegação de militares, uma delegação de Comerciantes, uma delegação de sacerdotes, para mostrar ao manicongo aquilo que a Europa em especial Portugal tinha, para estabelecer contatos comerciais com o manicongo.
Então já havia esse interesse assim como o manicongo também tinha interesse de ter comércio com a Europa, via Portugal que dominava a navegação naquela época, vez depois descobriu-se o Brasil em 1500, pois Portugal tinha um grande domínio sobre a navegação marítima, continuando sobre isso, o manicongo se converte ao catolicismo em razão dessa questão de envolvimento comercial e faz com que a corte também se converta ao catolicismo E isso nem sempre foi o católico apostólico romano, de acordo como a igreja pregava, as pessoas misturavam as suas práticas com as práticas católicas, assim como a forma como os sacerdotes divulgavam o cristianismo para e o povo banto, para o povo do Congo era aquilo, os milagres que Jesus fazia isso, para o africano isso vai juntar, agregar a minha prática Mágica, como é que eu vou andar sobre as águas, como vou curar uma pessoa que é cega, como é que eu vou reviver os mortos então são práticas mágicas que atraem, atraíram o público também, e como eu posso aprender isso? Tem que se converter ao catolicismo. Tem Que Ser Cristão, mas era o cristão propriamente dito?
Não, praticavam as duas coisas, o manicongo mandou seu filho até Roma para estudar e retornou como o Bispo, quando ele retorna como Bispo, O pai abdica do Trono o filho assume e o filho começa a dizer que as pessoas têm que se converter ao catolicismo, e aqueles que não se convertessem seriam vendidos, escravizados como mercadoria para Portugal, simples, quem não se converteu? Aquele que praticava o que? A Kimbanda.
Então já saiu do Congo essas pessoas saíram do Congo já com a pecha, quem pratica a Kimbanda é do mal e isso vai sendo reproduzido repetido até o século 21. De uma forma de enxergar o outro com a prática do mal, se você não é de Jesus você é do capeta, ponto e chegou isso no Brasil, os primeiros que vieram ao Brasil tinham essas práticas aqui se misturaram com as práticas indígenas porque houve a troca nos quilombos, haja vista a santidade depois o calundu, depois a cabula, enfim diversos cultos que existiram no Brasil antes de chegar na macumba carioca, inclusive o Candomblé também flertou com tudo isso antes de ser realmente institucionalizado como uma religião, isso é no século 18. Vejam, tudo isso se passou na história brasileira para entendermos a Kimbanda, então quando chegamos no século 20, a macumba com expliquei anterior é o que dava a ideia da prática africana no geral, a palavra macumba era utilizada para designar a prática do Batuque do Rio Grande do Sul, a prática do Xangô de Pernambuco, a prática da encantaria amazonense, a prática do Toré indígena, a prática da Jurema, tudo que se praticava no Brasil era macumba, um nome genérico, e aí essas práticas eram vistas como linhas, linhas de tal coisa.
A Kimbanda nunca foi tão importante, porque não havia uma linha de Kimbanda, não havia a prática da Kimbanda isso não existia, existiu o que? A prática espiritual no geral, incorporação de espírito, jogo oracular para consultar o futuro, as coisas que tem que fazer, que devia ou não fazer, as proibições, enfim como uma pessoa podia ter uma vida melhor, tudo isso era visto era praticado nessas religiões Ok? Quando a Umbanda começa a se fortalecer, nela são retirados os elementos da macumba, que expliquei anteriormente, que foram jogados para a Kimbanda e o próprio Umbandista Começou a dizer o que eu faço não é Kimbanda, porque eu não faço o mal, o que é fazer o mal?
Está eu e você disputando uma vaga de emprego, você e eu temos a mesma habilidade, a experiência mesma, a formação é a mesma, só que eu vou lá e Procuro alguém para me ajudar e esse alguém vai fazer alguma coisa para mim ou contra a outra. Aí vem a ética cristã especialmente dizer que eu estou incorrendo em erro porque eu tenho que só esperar que na disputa eu ganhe, eu tenho que rezar Ter Fé Esperança, que eu vou conseguir a vaga, ponto. Então isso é a prática do bem, se eu for atrás de que eu possa receber, conseguir essa vaga, eu estou fazendo algo de mal.
Então essa visão bastante Cristã invadiu a prática, Então o que não era Cristão do bem, legal, foi colocando na Kimbanda rememorando os tempos do Povo banto anteriormente mas lembre-se, quando isso Começou a acontecer muitos dos próprios escravizados, os próprios praticantes disso acharam uma boa ideia. Por que eles podiam ameaçar os outros cuidado comigo que eu faço mal para você, eu acabo com a sua vida, eu quebro você na magia, na macumba nas coisas ruins, também era uma estratégia até de se proteger, ou de evitar que algo lhe acontecesse. Então o Negro, o escravizado, o que sofria sevícias na sua vida e da sua família, utilizou também disso como uma arma de defesa especialmente, mas também de ataque na guerra, no amor, como tem o ditado, tudo é válido, mas a moral Cristã, a moral Cristã invade por completo e vai colocando tudo isso sob, embaixo do nome Kimbanda.
E aí quando Aluizio Fontenelle, Lourenço Braga vão colocando que isso tem a ver com Exu, que já vem com o povo yorùbá, com a ideia de que Exu é o capeta porque Samuel Ajayi Crowther traduziu, fez o primeiro dicionário yorùbá e depois traduziu a Bíblia para yorùbá, colocou Satanás como Exu. Então o nome Exu já tinha também esse contexto para muitos yorùbá que aqui chegaram, que chegaram no Brasil yorùbá cristão, não chegaram só yorùbá que praticavam culto de Orixá, apaguem isso. Chegou no Brasil yorùbá cristão, chegou yorùbá muçulmano no Brasil e yorùbá que praticava culto de Orixá.
Existia Cristão que praticava culto de Orixá, e muçulmanos também que praticavam culto de Orixá, porque isso na África é normal, você fazer práticas ancestrais e praticar religião outra isso é normal, então isso tudo foi sendo acomodado no Brasil e Kimbanda passou com o livro Exu de Aluizio Fontenelle, como algo em separado e aí foi quando aconteceu a separação entre Umbanda e Kimbanda, porque vejam, publicações anteriores que citam a Kimbanda, como o livro do Paulo Carvalho de 1933, ele coloca como uma árvore que um ramo é Kimbanda e outro ramo é Umbanda, as raízes são, a prática espiritual, ele fala nesse livro dele chamado Umbanda Sagrada Divina, ele fala que a Kimbanda faz parte da Umbanda, porque gente? Em todo o ritual de Umbanda era precedido do ritual de Kimbanda que nós praticamos até hoje, que é saudações a Exu. Porque?
Como volto a dizer, Exu é o que protegia dos ataques espirituais, dos seres ruins, dos Ajogun, dos espíritos malévolos, era Exu que protegia porque Exu em yorùbá tem o nome de Ọlọ́pàá, de policial ele é o que protegia a gira para evitar que houvesse confusões na Gira, inclusive no ipadê, feita no candomblé pra chamar Exu, pra que Exu faça com que a gira, com que o xirê ocorra sem nenhum problema então isso era a Kimbanda que depois foi separado Quando Fontenelle fala que Exu é o diabo e que a Kimbanda é do diabo e que Exu é da Kimbanda, então é isso, ficou claro que a Kimbanda foi se separando da Umbanda e a Kimbanda foi se especializando nos trabalhos que aquilo que a Umbanda não queria mostrar que fazia, amarração, a questão do emprego, a questão de ter uma vida financeira Próspera, porque eu não posso ser rico, vejam a ideia e a moral Cristã, o meu reino não é deste mundo, lembrem-se disso A César o que é de César lembrem-se disso, são citações cristãs. Então o povo que queria isso buscava na Kimbanda, e aí foi sendo criado uma nova forma de prática que só realmente começou a criar corpo nos anos 70 em diante, então quando Fontenelle faz o livro dele, existia, já começou a existir pessoas que eram xingadas pelos Umbandistas de Kimbandeiros no sentido pejorativo, Tancredo em 59, por que em 59 há um problema na comunidade macumbística do Rio de Janeiro, porque há uma comoção em razão das oferendas que são colocadas em vários lugares do Rio de Janeiro e muitas pessoas começam a reclamar disso, os Umbandistas falaram: Não isso não é nós que fazemos, isso é coisa da Kimbanda, dos Kimbandeiros, então a própria sociedade começou a atacar o Kimbandiero como o cara Malévolo que faz, coloca as oferendas no meio da rua, até com animais sacrificados, isso causou uma comoção muito grande no Rio de Janeiro e aí o Tancredo fala: as pessoas se enganam em falar que o Kimbandeiro é uma pessoa que pratica o mal em que Pese no livro dele, mirongas, As Mirongas de Umbanda ele coloca no começo do livro, no capítulo 4 ou 5 que fala o que é o Kimbandeiro, ele fala que o Kimbandeiro pratica o mal, só que depois mais pra frente ele coloca que o Kimbandeiro é o curador, é o que vem de Angola Ele explica melhor sobre isso. Então veja até isso Começou a acontecer, de que é realmente o Kimbandeiro praticava o mal.
Se Exu, maioral ainda por cima como Lúcifer e aí se desenvolvem todas aquelas cantigas Que nós conhecemos que falam de Lucifer, do diabo e assim por diante Quanto mais ela é Malévola, satânica, mais o povo aplaude, gosta, brinca porque isso é parte do ser humano, em que a sua sombra aquilo que você tenta esconder e se manifesta, então muitas práticas da Kimbanda tendem essa sua sombra, e é isso que você vai buscar, mas isso é Kimbanda? Não, mas vamos lá, e aí se começou a criar rituais iniciáticos para Kimbanda, mas a primeira pessoa que estudou academicamente a Kimbanda, que foi Arthur Ramos ele falava: a Kimbanda é um culto bastante reservado, praticado somente por pessoas iniciadas, não é a Kimbanda, gente, vou fazer aqui um adendo a Kimbanda praticada no Rio Grande do Sul que lá a Kimbanda é como se fosse uma nação específica, como tem a nação de umbanda, a Nação Cabinda, a nação Jeje e tem a nação de kimbanda que é uma outra forma essa Kimbanda que eu falo é a Kimbanda que nós praticamos aqui no Sudeste e também em outras partes do país que não é a mesma do Rio Grande do Sul. Então se alguém, Gaúcho estiver assistindo não é desta Kimbanda que eu estou falando pode ter alguns elementos que se concordem outros não, ok?
Mas voltando, Artur Ramos estuda a Kimbanda no Rio de Janeiro nos anos 30 ele fala a Kimbanda é um rito reservado praticado por pessoas iniciadas, só que ele não registra Como são feitas as iniciações e você vai ter que buscar isso com outras formas de enxergar isso, lembrando, Como se chama o sacerdote de candomblé Angola? O Tata Kimbanda. Esse é o nome clássico de um sacerdote no candomblé Angola, então a Kimbanda ela era muito mais ligada à tradição congo-angola do candomblé Angola então Muitas das coisas, das práticas iniciatórias típicas do candomblé Angola, foram introduzidas nas iniciações da Kimbanda.
Então você vai encontrar na iniciação da Kimbanda, alguns elementos muito próximos da iniciação no candomblé Angola, porque é nesse universo que ela ficou mais forte. Lembrando, que as práticas da Umbanda e da Kimbanda tem raiz banto logicamente o candomblé Angola que é de raiz banto, se aproxima muito da prática da Kimbanda. Então os rituais desta Kimbanda, desta prática do candomblé de Angola, passaram também a fazer parte da iniciação na Kimbanda.
Então você vai encontrar diversos elementos nisso no universo da Kimbanda existem inúmeros seres, não somente Exu e Pomba Gira porque eu lembro mais uma vez, Exu não faz parte da tradição banto, pombo gira vem da palavra pambu njila que se aproxima das características de Exu, então Pambu njila sim, há no universo congo Angola, há no candomblé Angola, então Pomba Gira existe. E aí temos os Baculos, que são os antepassados que em terras banto se manifestam, recebem um título Geral de Tata e que é assim como nós encontramos na Cabula, então as pessoas iniciadas na Kimbanda incorporariam além do Exu, da pomba gira, também os Tatas, esses Tatas são os mesmos, as mesmas manifestações da Umbanda. Então você vai encontrar o preto velho quimbandeiro, você vai encontrar o caboclo quimbandeiro, você vai encontrar o marinheiro, só que o marinheiro vai ser chamado de pirata.
Então vai ter esses seres nela. Então no universo da Kimbanda se manifestam outros seres, que não somente Exu e Pomba Gira, então nós teremos outros seres que se manifestam, geralmente eles tem o mesmo comportamento que você encontraria na Umbanda, porém mais duros, como a pessoa chega numa casa de Kimbanda? Ou por meio de indicação, essa da Umbanda desse sentido, não essas Kimbandas que as pessoas têm criado aí com monte de nome, do capeta ,do cramulhão, do maioral e enfim isso nem me compete a discutir porque eu nem quero saber disso, nem quero saber dessas Kimbandas que existem por aí, então quando você é chamado, convidado, você encontra uma casa de Kimbanda com essas características, a forma como esses seres se manifestam lembra a Umbanda mas eles não são tão amigáveis como são na Umbanda, na Umbanda o preto velho é bem amigável, o Exu às vezes faz uma piada um pouco mais dura, mas é o máximo, na Kimbanda ele é bem diferente, seu comportamento, o caboclo a mesma coisa então a pessoa que vai numa casa de Kimbanda que chegue a uma casa de Kimbanda vai encontrar o mesmo universo só que com outras características eu sei que vai ter gente que vai falar: Bàbá Mario você está errado que não é assim, não me interessa, eu estou me lixando para sua opinião, eu falo como um Tata iniciado há 20 anos que sei do que estou falando, se a sua opinião difere da minha, guarde para você não me interessa a sua opinião.
De forma nenhuma. Se você não gosta da minha opinião, procure essas outras pessoas e fiquem lá com elas e sejam felizes, só não vem encher meu saco, essa é uma forma de já chamar atenção de muitos que vem assistir ao meu vídeo para depois colocar nos seus comentários na internet, mas enfim, a Kimbanda, essa que nós praticamos e a história de que eu contei até agora, é assim que funciona, e é assim que os pesquisadores encontraram essa prática, a pessoa para participar realmente de uma casa de Kimbanda, ela é iniciada naquilo, pra depois fazer parte, é algo mais reservado não é aberto ao público, mais uma vez eu faço a distinção da Kimbanda do Rio Grande do Sul que todas as práticas são abertas ao público, há muitas festas com muita alegria, com muita brincadeira, com muita risada, e especial com os Exus e Pomba Giras, na Quimbanda nossa se manifestam outros seres além de Exu e pomba gira. A pergunta que muitos fazem, quem é o seu maioral, o seu maioral é um segredo da Kimbanda.
É um segredo da Kimbanda, e somente a pessoa que é da Kimbanda, que alcança determinado grau como ele é realmente uma pessoa que inicia os outros vai ter conhecimento de quem é o maioral, o maioral não é o Lúcifer, não é Satan, nada disso. Este não é maioral existe um ser que tem essa incumbência na Kimbanda de ser o maioral realmente ele é o diretor dessa Kimbanda e que não é o Anjo, o Arcanjo Miguel se eu não me engano, que é o que é colocado como chefe da Kimbanda. Então quando você quer saber de Kimbanda, existem inúmeros trabalhos escritos sobre isso Eu, Mário, não recomendo nenhum, a não ser a trabalhos acadêmicos apenas esses, e infelizmente muitas pessoas que hoje anunciam por aí Kimbanda, eu os conheço, alguns foram da minha casa, um passou um ano, outro passou duas giras e já fundou o terreiro de Kimbanda, mas muitos eu os conheço, inclusive a chamada Kimbanda cuja a iniciação não levava sacrifício animal, usava-se o leite de cabra, também parte desse grupo, o criador dessa prática é o meu irmão de iniciação.
Então essas pessoas eu as conheço, a sua opinião sobre Kimbanda, guarde para você, para que nós possamos encerrar este segundo vídeo sobre Kimbanda nós temos que entender que nós temos que honrar as nossas tradições, se você quer ser Mago usando goetia usando magia do Caos, aperfeiçoe-se nisso, entre nisso de cabeça e fique lá, ou você pega outros grupos que trabalham especificamente com goetia, Mergulhe de cabeça e estude os grimórios medievais. Façam as práticas, a preparação toda para invocação dos seres da Goetia, mas não mistura isso com Exu gente, não mistura isso com pomba gira por que não tem nada a ver uma coisa com a outra mas você vai me perguntar, mas bàbá, Tata Malê, a gente faz o ritual e aparece, eu expliquei um milhão de vezes, o ser que se manif esta vai dar o nome que agrada a você, que agrada a plateia, sempre,ele pode ser a desgraça que for, ele vai dar um nome que você goste, que você aceite, os guias espirituais fazem isso gente, pra que eles tenham uma ligação com você ou com a comunidade, compete a você ter ética e o Ìwà Pẹ̀lẹ́ que eu sempre falo, para que os seres que trabalham com você sejam seres éticos não falo de moral, falo de ética, quanto mais você é correto mais você atrai pra sua vida seres corretos que se afinam com você e vão estar com você na sua caminhada espiritual, no mundo físico, resumindo Kimbanda é igual a ética, isso o meu sacerdote aprendeu a duras penas Kimbanda é ética e uma pessoa que foi do meu templo, que abriu a sua casa de Kimbanda, falou pra mim assim uma vez: bàbá eu não quero me iniciar na Kimbanda com o senhor, eu falei, porque? Você é da minha casa, você pode chegar um dia ter acesso a iniciação a Kimbanda, ele falou pra mim: não, eu me conheço eu sei que eu não tenho ética.
Eu sei que eu não tenho responsabilidade, então não quero isso para mim. Porém hoje ele tem a sua casa de Kimbanda porque ele achou que isso não importava, Kimbanda é ética, Kimbanda é correção Kimbanda é um comportamento que não tem erro, você pode errar, mas erros simples, que você não escoa esse erro, se você errar de livre espontânea vontade espere que o seu está guardado, isso é Kimbanda de verdade, até o próximo vídeo!