D-15 - Didática Geral: A Identificação da Didática

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Qual a história desse campo de conhecimento chamado Didática? Quais são suas intenções? O programa t...
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olha dia não é na sala dois didática geral a identificação da didática didática é um jeito de fazer um jeito de fazer uma mediação pedagógica um jeito de fazer alguma coisa que eh eh eh pressuponha o deflagra aprendizagem construção de conhecimento eu acho que didática tá muito ligado com a questão da Conquista mas a conquista no sentido de você conseguir atrair atenção pro determinado assunto de conseguir o interesse do do aluno né a palavra didática ela é moderna nesse sentido de referir-se a uma dimensão eh do ensino aprendizagem e uma parte da teoria da educação
ou da pedagogia agora a palavra grega era Tec did porque em grego Tec é arte a arte de ensinar concebia na Grécia antiga que algumas pessoas tinham inatamente na sua alma o dom de ensinar a pedagogia moderna com Yana M Comenius né Ela é a ruptura disso porque ela diz a gente não não tem o determinismo do Dom para ensinar a pedagogia a teoria da educação ela tem que Tem uma parte chamada didática que é teoria e prática do ensino que é a arte de ensinar tudo a todos Comenius o pai da didática moderna me
chamam assim por conta de meu livro A didática Magna ou tratado da arte universal de ensinar tudo a todos como era mesmo que descrevas o objeto de sua investigação faz tanto tempo era assim a proa e a popa de nossa didática será investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os alunos aprendam mais metas perseguidas pelas escolas Até hoje ainda dizia que nas escolas haja Menos barulho e mais sólido Progresso na cristandade haja menos trevas menos confusão mais luz e Ordem mais paz e tranquilidade mais luz e menos trevas Ora
ora comenos agora temos que explicar o porquê dessas palavras ele é na verdade um pedagogo moderno mas ele tá vinculado à tradição protestante a tradição da ruptura Luterana Comenius ele vai eh criar a sua Magna Nesse contexto em que ele vai se contrapor a essa situação existente eh em que ele vai então formular que era muito importante que o povo aprendesse a ler e para poder fazer a interpretação direta dos textos bíblicos e é com ele que nós vamos ter a formulação eh desse de que o o ensino eh poderia ser deveria ser realizado com
um grupo de alunos e não apenas com um aluno como era o predominante até então é verdade que as escolas jesuíticas um pouco antes do de comenos já tinha eh formulado essa escola com as características como a gente conhece hoje mas ela era uma escola para os segmentos dominantes nos Jesuítas con Comenius ela é uma escola para o povo escola para o povo comos claro ou não fui eu quem disse todas as juventudes de ambos os sexos deveriam ser enviadas às escolas Afinal quanto maior é a plantação melhor crescem as plantas quanto maior é o
viveiro maiores são os peixes conclusão assim como se devem fazer viveiros para os peixes e plantações para as plantas assim se devem construir escolas para as juventudes hum Bela analogia um tanto alegórica isso se deve menos Ao estilo da época do que a própria linguagem da didática Magna onde os fundamentos de todas as coisas que se aconselham são tirados da própria natureza das coisas Deus deixou dois livros diz o comenos o primeiro a Bíblia e o segundo a natureza então é preciso ler eh a escrita é preciso ler a Bíblia e é preciso ler o
livro que Deus deixou na natureza é preciso ver como é Por que que as plantas caem Por que uma pedra cai quando eu derrubo da mão Por que que as coisas né têm som Porque então o mundo é também um grande livro e desse livro da natureza o Comenius com uma habilidosa teoria da educação e teoria científica Ele prepara terreno para toda a consciência burguesa abre uma nova atitude diante da formação da idade moderna e ele prepara terreno para todo o renascimento científico quer dizer que a profundidade é um número negativo eles tiram brancos escravos
ou não tem no planeta Terra qual outro planeta você tem esse um vai ocupar a ordem de quê tudo é capaz de ser ensinado tudo é capaz de ser aprendido e essa é a atitude pedagógica moderna a capacidade de transformar todas as dimensões da Vida em dimensões ensináveis E aprendentes então eu diria que a atitude didática moderna a concepção de didática moderna ela nasce com Iana mos e ela tem o respaldo em jean-jacques Rousseau Mais Uma De suas caminhadas solitárias Senor Rousseau é elas são fontes de inspiração para o livre Pensador o senhor foi citado
Ah deve ser por causa do Emílio Emílio sim o aluno Imaginário que criei para mostrar como se poderia fazer a educação de uma criança desde o seu nascimento até se tornar adulto para que quando o homem não precise de outro guia que não ele mesmo Ah sim Educar para a emancipação do indivíduo Mas não é isso O que é o mais importante em rouso é a demonstração que ele vai fazer e num Nesse contexto de de Se começar a valorizar a criança não é então ele vai que a gente poderia dizer assim curvar a vara
fortemente para a importância da Criança e da Liberdade da criança Liberdade da criança e o senhor quase foi preso por causa disso é também ao propor o meu modelo de educação não poupei críticas a ninguém governantes igreja a família e principalmente os professores escrevi coisas do tipo os mais sábios se prendem a ensinar somente o que interessa aos homens sem considerar o que as crianças estão em condições de aprender e me dirijo aos professores em tom provocativo começai por melhor estudar vossos alunos pois com toda a certeza não os conheceis ideias assim fizeram com que
seus sim mas por uma boa causa penso eu ter lançado a semente para a valorização da criança embora anos mais tarde e vocês sabem melhor do que eu até porque eu já não estava mais aqui com a Revolução Industrial a criança voltou a ser tratada como um pequeno adto agorao era um pouquinho diferente industrialização precisava de mão de obra e mão de obra que tivesse domínio de determinados conhecimentos então preparar as Crianças para saber ler escrever e contar era uma forma de preparar mão de obra Inclusive a mão deobra infantil para o desenvolvimento do da
industrialização e do capitalismo Então vai ser nesse contexto que a escola se generaliza e que então vai se ter a criação do sistema público de escola a Inglaterra fez a política de alfabetização por quê Porque não havia como sustentar a industrialização e a urbanização com os pactos do antigo regime a França Napoleão Bonaparte e cond dorc 1794 diz alfabetize em todo o francês porque enquanto houver um analfabeto em França não haverá Liberdade em França os países que fizeram uma mudança nos meios de produção mas não mudaram a cultura eles vão reproduzir e nos novos tempos
as velhas ideias então um dos países que vai fazer isso é Portugal Qual é a característica da colônia que no caso do Brasil era colônia de exploração para cá se recriou tudo que havia de velho atrasado na Europa e isso se dá pela união do estado português colonizador e a companhia de Jesus eles não investiram aqui por isso que o nome é colônia de exploração e não colônia de povoamento tá os Jesuítas vieram para cá e plasmar a cultura brasileira a educação brasileira a imagem e semelhança do que havia de mais velho e rançoso na
Europa Então o rácio studiorum sosias yzu que é o programa de ensino da Companhia de Jesus que é uma experimentação pedagógica ele foi muito mais vigoroso do que a didática Magna então num país colonizado pelas tradições medievais requentadas não há possibilidade de uma didática magra a matriz Jesuíta e a da obediência a matriz positivista e a pedagogia do Ordem e Progresso professor que diz se você fizer do jeito que eu tô mandando eu te passo de ano né se você copia direitinho né até a vírgula não inventa ah Professor eu cheguei n outro resultado não
o certo é esse quer dizer é da formatação positivista ou então a pedagogia dos anos 30 que era a pedagogia de de deixar um aluno por um décimo de excluir de chegar a ter 10% de aprovado somente no ensino primário e eu vou trocando de roupa eu mudo de batina preta Jesuíta a um jaleco Verde Oliva dos positivistas a um jaleco branco dos dos professores autoritários dos anos 30 aí eu pego uma roupa proletária dos professores dos anos 80 que foram proletarizar ou viro hoje um empreendedor ou empregabilidade mas espa aí professor como fazer para
mudar essas tendências históricas nós precisamos de uma concepção de didática eh vinculada a uma uma concepção de educação eh que Contemple eu diria três grandes eixos primeiro os eixos da escola Moderna uma prática esclarecida Que professor não é quem gosta de criança professor não é quem não tem outra opção e professor também não é alguém que pelo seu carisma vai ensinar professor se forma professor não nasce professor não está na alma se forma em cursos de qualificação profissional universitários escolar com longo tempo exposição ao ato de ensinar e aprender com capacidade investigativa da prática social
e com capacidade explicativa e original de criar a prática educativa na escola creio que já não há ninguém que não Concorde como seria feliz a condição dos reinos e das repúblicas se fossem criadas escolas tal como nós as preconizamos teria sido considerado uma coisa tão impossível como se alguém tivesse afirmado que as plantas e as pedras podiam caminhar no entanto os olhos atestam que ele é uma coisa real e todo o mistério do relógio consiste na ordem não poderíamos encontrar uma forma para que as escolas funcionassem como relógio a arte de ensinar nada mais exige
do que uma habilidosa repartição do tempo das matérias e do método se a conseguirmos estabelecer com exatidão não será mais difícil ensinar tudo a juventude escolar por mais numerosa que ela seja procuremos dar às escolas uma organização tal que correspondem todos os pontos a de um relógio construído segundo as regras da arte e elegantemente ornado com menos teve a Lucidez de de saber qual era mesmo a finalidade qual era o projeto de sociedade que ele tava investindo né e ali é que ele foi valorizar a didática Magna etc etc a gente tem que se perguntar
isso hoje qual é o projeto de sociedade que os professores têm as escolas têm eh porque é esse projeto de sociedade traduzido no projeto político-pedagógico da escola é que vai me dizer como eh mobilizar o conhecimento produzido na área de didática na área Dail Filosofia na área das metodologias do ensino na área de conhecimento específico como é que eu mobiliz isso para formar eh nessa dimensão da formação humana dos alunos não é não deixando ninguém de Fora buscar no no comos essas origens eu digo que ela é importante hoje por para lembrarmos que a escola
Tem uma função social e essa função social é disponibilizar é garantir o domínio dos conhecimentos e como instrumentos para que na medida em que esse sujeito vai percorrendo o processo de escola até chegar na universidade dela sair que ele adquira uma consciência do que é ser cidadão neste mundo de hoje e como que ele pode contribuir para transformar o que precisa ser transformado agas presta atenção eu vou fazer a chamada rapidinho você saber vamos lá qual é a obrigação de vocês na chamada
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