verso 36 do Capítulo 24 Lemos assim mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe nem os anjos dos céus nem o filho senão o pai eu e você conhecemos que ou conhecemos o Capítulo 24 de Mateus como o Apocalipse de Jesus Cristo o Apocalipse de Jesus Cristo é uma antecipação de eventos futuros onde ele revela parte daquilo que aconteceria não somente com a igreja mas também com o mundo Mateus 24 é uma resposta à pergunta feita pelos discípulos no início do mesmo Capítulo só que quando Jesus vai responder a pergunta que sinal haverá da
tua vinda da consumação do tempo Jesus ele faz um longo discurso ess ele é pronunciado na semana de sua morte alguns estudiosos classificam este discurso como sendo pronunciado dois dias antes de sua morte na quarta-feira outros entendem que foi no final da terça-feira o que importa para nós é que Jesus entendendo que estava vivendo seus últimos momentos respirando ameaças de morte e já antecipando aos discípulos que ao final daquela semana ele morreria ele gasta um tempo para antecipar descortinar o futuro não somente aos discípulos mas a todos aqueles que entrassem em contato com este conteúdo
às vezes ao estudarmos o Capítulo 24 de Mateus nós o estudamos isoladamente e desconsideramos que um grande bloco do capítulo 25 ou Capítulo 25 inteiro faz parte de um mesmo bloco somado ao 24 como fazendo parte da resposta de Jesus aos discípulos em relação ao fim de todas as coisas no coração desse discurso do Capítulo 24 qu ele diz o dia e a hora ninguém sabe Jesus de alguma maneira ele pretende mostrar a sua audiência quais seriam as atitudes dos crentes e dos incrédulos diante da realidade do seu retorno Observe o verso seguinte até o
o 39 o 37 38 e 39 porque aqui você vê Jesus falando de uma classe de pessoas que estaria vivendo de maneira despreocupada e indiferente em relação à mensagem do seu retorno à Terra Lemos na minha versão pois assim como foi nos dias de Noé também será a vinda do filho do homem assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam bebiam casavam davam-se em casamentos até o dia em que Noé entrou na arca e não o perceberam senão quando veio dilúvio e os levou a todos assim será também a vinda do filho do homem o
que você vê aqui diante da realidade da do retorno inesperado de Jesus Ainda que os sinais demonstrassem a sua proximidade o que você vê aqui é Jesus deixando claro de que haveria uma classe de pessoas diante da mensagem do do seu retorno que viveria de forma indiferente e despreocupada o que é citado aqui de comer beber casar e darse em casamento se nós olharmos isso fora do contexto do dilúvio são elementos que fazem parte da vida humana Deus inventou esse negócio de que eu e você precisaríamos comer e beber para sobreviver e Deus quem inventou
esse negócio de nós formarmos família e nos casarmos foi Deus quem inventou isso mas quando Jesus coloca dentro do contexto do dilúvio ele chama a atenção de sua audiência a um grupo de pessoas que estava ouvindo a mensagem de uma da de uma destruição iminente por parte de um homem que estava construindo um barco e que diante desta mensagem clara e simples que caberia num único parágrafo numa única sentença essas pessoas elas tocariam a sua vida como se nada fosse acontecer Jesus está chamando a atenção dos seus discípulos a pessoas indiferentes e despreocupadas só que
os termos utilizados aqui reportam a um comportamento de não apenas em indiferença e despreocupação mas de pessoas que viviam em torno de um único objetivo satisfazer os seus desejos e os seus prazeres não importasse o preço sem nenhuma preocupação de ética moral sem nenhuma preocupação em relação ao que é certo e o que é errado você vive para satisfazer as suas vontades vivemos numa sociedade assim hoje não importa o que a bíblia tenha dito não importa Quais tenham sido as instruções de Deus você vive a é curta e você precisa aproveitá-la parte o coração de
um pai de uma mãe e parte o coração de um pastor quando você precisa confrontar alguém dizendo filho você precisa rever as suas o seu comportamento e as suas decisões e eles viram para você e dizem assim eu só quero ser um jovem normal eu quero curtir a vida inconscientes ou não eles refletem um tipo de comportamento que Jesus Deixa claro dois dias antes de morrer tem gente que não vai levar a sério eles querem apenas viver para satisfazer as suas vontades os seus desejos o segundo grupo vem na sequência e Jesus agora está desenvolvendo
a sua linha de raciocínio é o verso 40 e o 41 quando ele afirma dois estarão no campo um será tomado deixado o outro duas estarão trabalhando no moinho uma será tomada e deixada a outra aqui de fato Jesus coloca um outro grupo de pessoas que são aqueles que estão ocupados estão ocupados com as suas coisas estão ocupados atendendo a sua demanda de trabalho as suas responsabilidades estão tentando cumprir os seus compromissos Lógico que existe aqui um elemento de pessoas que fazem as mesmas coisas uns estarão salvos e outro perdidos porque de novo não é
o fato de você comer ou beber ou de casar-se não é o fato de você estar trabalhando mas é o tipo de postura que você tem enquanto você aguarda o retorno do seu senhor a questão é como estas coisas se harmonizam com a esperança que você tem em Jesus Cristo apesar de legítimas estas atividades a forma como nós nos postamos no Exercício delas pode determinar e pode indicar Que tipo de esperança nós de fato temos no retorno de Jesus Cristo Deus não financia a preguiça viu e a ociosidade ele não gostaria que você se entregasse
aí a a a sua a sua desocupação apenas com a desculpa de dizer Jesus Cristo está voltando ele quer você ver você ativo e quer ser honrado através das suas atividades Deus quer ser honrado através do seu casamento Deus quer ser honrado através dos teus hábitos de vida tudo isso é legítimo e tudo isso foi inventado por Deus o problema não tá no trabalho não problema não tá na na na no que a gente come no que a gente bebe o problema não está se se a gente tá casando ou formando família o problema não
está aí mas é a postura que nós adotamos quando nós desenvolvemos esta as coisas legítimas então Cristo fala de gente despreocupada indiferente e ele fala de Gente ocupada com as suas coisas Então no próximo bloco que começa no capítulo no no no verso 42 desse mesmo Capítulo e vai até o final do capítulo 25 Jesus agora vai falar de atitudes corretas como nós deveríamos nos postar em relação ao retorno de Cristo Que tipo de vida Deveríamos ter atitudes corretas que os crentes deveriam adotar enquanto aguardam o retorno do seu senhor verso 42 a 51 você
tem aqui uma uma exortação e no final deste desta sessão uma parábola do servo bom e do servo Malu Observe por favor o verso 42 vigiem porque vocês não sabem o dia em que vem o senhor aqui há um um um um apelo um alerta uma exortação repare o verso 45 quem é pois o servo fiel e Prudente a quem o senhor confiou os seus conservos para lhe dar-lhes o sustento ao seu tempo Observe o verso 48 e 49 mas se aquele servo sendo mal disser consigo mesmo meu senhor demora-se e passar a espancar os
seus companheiros e a comer e beber com ébrios virá o senhor daquele servo em dia e hora que não espera e a hora que ele não sabe e castigará encontraste com a vigilância e a fidelidade você consegue ver nessa parábola aqui a maldade de quem acha demorada a volta do Senhor olhe para mim meus irmãos a expectativa que você tem em relação à volta de Jesus determina o tipo de vida que você vai levar a parábola do servo bom e Malu ela indica uma postura inadequada diante de uma percepção que a pessoa tem sobre a
iminência do retorno do senhor se você projetar a volta de Cristo para um futuro muito distante o tipo de vida que você vai levar vai ser influenciado por esse tipo de percepção e as pessoas que projetam um retorno de Cristo para uma coisa muito distante delas elas inevitavelmente vão adotar uma postura inadequada em relação ao seu preparo pessoal eu entendo que vale a pena lembrar você que Cristo tem duas formas de ele voltar para mim para você duas formas a forma tradicional que nós costumamos pregar é o próprio retorno de Cristo vindo em glória e
nós contemplando a Sua Majestade com os nossos próprios olhos Enquanto estamos aqui temos ao ao termos passado pela experiência dramática de um momento conturbado da face da terra e nós vamos receber o nosso senhor Essa é a forma tradicional de você receber Jesus mas existe uma outra e essa essa outra você não consegue você não consegue antecipar e calcular tempo Qual é essa outra é a sua morte na medida em que a gente vivendo a vida a gente vai perdendo mais pessoas e eu estou falando nessa manhã para algumas pessoas que que já perderam muitas
pessoas muitos queridos muitos amigos que já foram H muitos funerais que já tiveram que cumprimentar muitas viúvas ou viúvos eu já estou falando para pessoas que realmente já viveram verdadeiros dramas em relação a perdas para Estas pessoas que a morte já levou Cristo já voltou para elas então a postura adequada que Jesus está dizendo em relação ao retorno dele não tem que ver apenas com o evento histórico volta de Jesus mas tem que ver com o inevitável a morte de cada pessoa este servo mal descrito na parábola ele vive e se comporta como se esse
evento estivesse muito distante e Jesus está dizendo vigiem porque vocês não sabem a hora dois dias antes de morrer ele está tentando dizer aos discípulos Vocês precisam viver em estado de alerta enquanto eu não voltar de novo a questão está na postura a gente entra agora no capítulo 25 e a tradicional Parábola das 10 Virgens você vê descrita nos 13 primeiros versos o que esta parábola tem que ver com este preparo quero chamar a sua atenção pro verso 5 tardando o noivo foram todas tomadas de sono e adormeceram na descrição da parábola há um período
de demora e tardança e o que você vê aqui dentro do contexto de preparo é Jesus dizendo aos seus discípulos Vocês precisam estocar óleo Vocês precisam ter óleo para um momento de crise vocês não podem contar com pouco óleo na lâmpada apenas Vocês precisam estocar óleo para um momento em que isso não estará mais disponível e acessível você não pode viver no limite da vida cristã você tem que ter a sua reserva abastecida e é o interessante Porque se os dois primeiros grupos que Jesus descreve em relação ao preparo do seu retorno os as pessoas
despreocupadas as pessoas indiferentes as pessoas muito ocupadas agora ele trata de falar com gente com crente a parábola do servo bom e mau é de pessoas que não negam a realidade do retorno do senhor mas vivem de maneira era inadequada eu nessa manhã falo majoritariamente para pessoas que creem no retorno de Cristo e o problema aqui não é a crença como o problema das as virgens também não foi a crença Jesus não está fazendo ou falando esta parábola fazendo uma distinção entre cinco eh descrentes e cinco crentes as 10 criam no retorno do noivo as
10 criam no encontro com o noivo as 10 tinham a lâmpada as 10 tinham algum azeite mas apenas cinco se prepararam pro tempo de crise a diferença entre as 10 na parábola aqui não tem que ver com a crença mas com o preparo nessa manhã eu posso estar falando para um grupo majoritariamente que crê no retorno de Cristo mas a pergunta que eu faço para você nessa manhã é você tem se preparado para o encontro com o seu senhor adequadamente tem você estocado o olho para um tempo de crise porque essa demora vai pegar todo
mundo nós não podemos viver de reavivamentos requentados de final de semana quando acontece um negócio um terremoto de magnitude excepcional aí desperta a sua atenção uma pandemia que coloca todo a vida de todo mundo de pernas pro ar e desperta a sua atenção nós não podemos viver de crise em crise de grande sinal em grande sinal eu e você precisamos levar a sério esse negócio de nos prepararmos paraa volta de Cristo como sendo algo de nossa rotina diária estoque óleo a serva do senhor diz em letras garrafais nos seus manuscritos toda a reunião da igreja
é um momento para você receber a chuva tempor Chuva Serôdia ou seja todo ajuntamento onde Deus é invocado você tem a oportunidade de estocar um pouco mais de óleo não olhe com indiferenças iniciativas da igreja não olhe com indiferença ou com descaso porque você teve uma semana pesada e difícil se você é acionado se você é conclamado a participar a se envolver a estar presente a tomar parte do negócio essa semana mesmo alguém muito bem intencionado eu tenho vários conselheiros e eu disse vamos fazer a Santa Ceia no sábado à tarde no parque e preocupada
a pessoa me disse mas quem sabe a frequência pode ser baixa aí Eu me faço a pergunta então para eu ter bastante gente nascer tem que ser no sábado pela manhã no horário nobre porque já tão aqui ou seria um esforço muito grande ir até um local diferente num sábado à tarde numa ceia a única que aconteceu durante todo o semestre seria esse um esforço muito grande para comungar com o senhor e renovar seus votos com ele preparo preparo adequado Vivi dias de profunda reflexão nessa minha última viagem pessoas que que tem condições muito mas
muito mais limitadas de exercer a fé do que nós temos aqui será que as nossas muitas facilidades não têm dificultado um pouco a nossa trajetória Cristã porque nós estamos muito acomodados Parábola das 10 Virgens fala de um preparo pessoal e não dá para você pegar o óleo do seu esposo não dá paraa tua a mãe que orou por você tantos e tantos anos dar um pouquinho do azeite dela quando a crise chegar não dá não dá porque a salvação e o preparo pra volta de Cristo é completamente individual em relação à reserva do espírito na
sua alma coletivamente nós marchamos coletivamente nós trabalhamos coletivamente nós nos nós nos movemos como igreja mas mas existe um componente individual no preparo paraa volta de isso não tem como ser de forma coletiva prepare-se mas Cristo também vai falar não apenas de um preparo de reserva do espírito de óleo mas ele quer uma igreja ativa quando ele rasgar os céus para buscar a sua igreja e é o que você consegue perceber na Parábola dos Talentos que vem na sequência na Parábola das Virgens tudo isso faz parte de um mesmo discurso uma resposta que Jesus dá
aos discípulos quando eles dizem quando que o senhor vai voltar e quando vai ser o fim de todas as coisas então Jesus fala de posturas inadequadas de despreocupação de indiferença de profunda ocupação E aí ele vai falar de que a sua expectativa em relação à volta de Jesus determina o teu comportamento é o que a parábola do servo bom e do Mal disse ele fala de preparo individual é o que a Parábola das 10 Virgens também nos traz Mas agora ele fala sobre a nossa relação com a igreja e o reino é missão e trabalho
os versos são do 14 ao 30 e eu quero destacar com você o verso 19 onde nós lemos depois de muito tempo voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles Você conhece a parábola é alguém que confia aos seus servos uma quantidade diferente de talentos ele dá cinco para um dois para outro e e um para o outro e depois de algum tempo ele vem acertar as contas uma postura correta foram aqueles que aplicaram sabe corretamente os talentos mas aquele que recebeu unzinho ele falou é tão pouco o senhor é tão exigente eu
achei mais seguro guardar mesmo aqui enterrar e pelo menos eu te devolvo o que o senhor me deu e ele diz não meu irmão não é assim Então olhe para para mim aqui meus irmãos se até aqui eu tinha eu tenho dito para você o que a gente não pode fazer a gente não pode ser indiferente a gente não pode ser despreocupado a gente não pode ficar muito ocupado com as nossas coisas você tem o seu preparo individual você precisa estocar olho sabe o que essa sessão está dizendo sabe o que que Jesus está tentando
dizer a sua igreja em relação à postura enquanto ele não regressa você não pode ficar Inativo você não pode achar que a igreja é uma espécie de restaurante em que você senta e aí você pega o cardápio e diz vamos ver o que tem aqui para hoje não é assim não é que a igreja tem uma missão é que a missão tem uma igreja e essa igreja tem algo a fazer a pergunta é o que você tem feito Que risco eu e você corremos e nos ocuparmos demais com as nossas coisas a ponto de achar
que não sobra tempo pra gente investir no avanço do reino parábola contada por Jesus em tons dramáticos diz que ele vai voltar para acertar as contas eu não estou querendo aqui criar em você uma sensação de como se fosse uma chantagem emocional e nem quero botar o pavor porém é o próprio Jesus dois dias antes de morrer que respondendo aos seus discípulos disz eu vou dotar cada pessoa com algum talento e quando eu voltar eu vou dizer e aí o que que você fez ele não pode nos encontrar in nativos você não pode de tá
completamente comprometido com os teus projetos pessoais a ponto de não sobrar energia e tempo e recurso para você se envolver com as coisas da igreja enquanto ele não vem você precisa atuar pro avanço do seu reino e é preocupante porque a igreja reflete o que as companhias e as corporações elas já constataram algum tempo atrás no que os estudiosos chamam de lei de Pareto é 80 pessoas 80% meio que sendo levado porque 20 estão fazendo o trabalho 20% levam a carga e fazem o trabalho de dos outros 80 nós precisaríamos rachar um pouco essa conta
não nós precisaríamos distribuir um pouco melhor as tarefas não Às vezes as pessoas diz assim não já trabalhei muito quando os meus filhos eram pequenos agora eu tô numa época mais assim tirei um um sabático tem gente que tá no sabático aí é 15 anos tem gente que tirou aí um não pediu para não ser nomeado num cargo aí mas já faz 4 C anos que não não agora não agora meu irmão nós não podemos achar que quando Deus nos confia algo a fazer na igreja é porque ele depende de nós privilégio não é de
Deus em nos ter na sua obra O Privilégio é nosso essa semana eu li uma frase incrível da senora White Ela diz que quando ele diz que nós precisamos envolver com a obra é pro nosso bem e paraa nossa salvação você acha mesmo que Deus precisa dos meus esforços dos meus talentos Deus não precisa de mim eu preciso exercer isso porque isso colabora com a minha jornada Cristã enquanto ele não vem é isso que diz a Parábola dos Talentos você precisa se envolver ahi pastor eu ainda tenho que fazer as viagens dos meus sonhos eu
ainda tenho que fazer crescer os meus filhos Eu tenho que construir a casa para aposentar eu tenho que trabalhar aindaa quando eu tenho um pouco mais de energia meus irmãos não ca nessa besteira eu não queria que que você lamentasse por uma falta de incentivo ou de advertência da minha parte eu os exorto em nome de Jesus envolvam com as coisas do reino porque é isso que ele espera que você faça enquanto ele não volta envolva-se vocês já me viram falar várias vezes isso eu vou dizer de novo o envolvimento não é o que aparece
aqui na frente apenas existe uma máquina que a gente move aqui cheia de engrenagens e o que acontece aqui à frente é apenas um elemento um pouco mais visível mas existe uma engrenagem Eu Eu lhes digo e e afirmo categoricamente é impossível que você não tenha um lugar para contribuir impossível porque a parábola diz que ninguém ficou sem receber uma medida de talento para usar para o seu Senhor ninguém ficou pra gente encerrar o final do capítulo 25 ele contra uma outra coisa porque se na Parábola dos Talentos ele fala sobre Missão e trabalho nos
versos 31 A 46 ele vai falar sobre obras de caridade Não é só o serviço missionário mas é o exercício do Amor você conhece isso isso está num contexto de juízo de prestação de contas se lá no verso 19 na Parábola dos Talentos no coração da parábola dos tentos dos Talentos ele diz o seu senhor daqueles servos ajustou contas com eles repare o que diz o verso 40 na sequência do mesmo Capítulo 25 depois de muito tempo voltou o senhor daquele servos e ajustou conta com eles o rei respondendo lhes dirá em verdade vos afirmo
que sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos a mim o fizestes meus irmãos O que é descrito num contexto de juízo e prestação de contas no final do capítulo 25 é o tipo de atitude que eu tenho para com aqueles vulneráveis neste capítulo Jesus não está dizendo para mim se as pessoas que eu vou cobrir a nudez que eu vou alimentar quando estão Famintos que eu vou visitar quando estão presos ele não está dizendo nessa sessão se essas pessoas merecem esse cuidado ou não se elas têm condições de trabalhar ou não se
elas foram pra cadeia porque elas cometeram um crime verdadeiro ou não ele não entra no mérito ele só diz que é para cobrir o nu que é para alimentar o faminto que é para visitar o bandido e ele não está dizendo se essas pessoas merecem ou não ele está dizendo faça faça porque no Exercício da caridade no Exercício do Amor você reflete a minha glória eu atendo as pessoas e mereçam elas ou não o sol vem sobre justos e injustos todos os dias merecendo eles ou não você precisa exercer a caridade Isso é uma questão
de juízo senhor quando te vimos nu quando estivesses com fome quando estivesses preso todas as vezes que você fez ou deixou de fazer a um desses meus pequeninos eu tomei isso como um assunto pessoal eu não sei se vocês têm reparado eu não sei se vocês têm reparado mas a coisa tá começando a ficar agitada aqui nós vivemos um drama eu confesso a você eu não sabia mais o que fazer eu liguei para alguns meus dos meus amigos eu liguei para pastores experientes Eu liguei pro pastor Marcos lá em Boston e disz pastor como é
que tá aí como é que tá aí é uma a gente a gente é a tal da inércia eu não pastor eu não consigo tá pesado não tá dando Nós entramos numa rotina na pandemia e eu eu não tô conseguindo aqui mais mover esse negócio ele disse para mim pastor fui pastor deles aqui 7 9 anos voltei para mais 12 eles me amam eu os amo mas nunca foi tão difícil eu olha nunca foi tão difícil eu não sabia se eu respirava mais aliviado por saber que meu colega lá também tava que é meio exquisito
né você se senti aliviado que o outro tá passando por um problema né meio ruim isso aí mas eu tipo assim então não é um fenômeno local liguei para outras pessoas Brasil outros continentes como é que tá aí que que você tá fazendo como é que é mas eu tenho a Clara percepção de que a coisa tá em movimento agora você não tem de que nós estamos nos movendo Olha minha semana tem sido agitada é movimento aqui é movimento ali é o departamento lá é o outro se movendo ali e Sem dúvida nenhuma o que
nós fazemos no terceiro final de semana de cada mês é o que mais tem movimentado a igreja ou você não não concorda comigo então a minha pergunta para você é a seguinte Estamos indo pra nona edição hoje à tarde Você já viu como é que esse negócio funciona já esteve aqui no sábado à tarde meu irmão não dá para eu te explicar você tem que ver com seus próprios olhos se essas pessoas merecem se essas pessoas realmente precisam Nós não sabemos e nós não perguntamos Nós só estamos querendo dizer para essas pessoas em cada um
dos nossos gestos nós estamos aqui para servir porque eu me pergunto se essa igreja ela simplesmente desaparecer do Bairro o prédio fo assim sumiu quem vai sentir falta aqui na volta quem vai sentir falta dos nossos cultos quem vai sentir falta dos nossos do nosso serviço eu não tô falando de você tô falando da vizinhança porque nós estamos aqui no meio de um bairro quem vai sentir falta Quem eram aquelas pessoas o que aquelas pessoas faziam no que elas criam Olha não sei mas eu tenho uma pista de que a gente começou a despertar a
simpatia das pessoas e essa é uma característica da igreja apostólica e eles tinham a simpatia de toda a gente final do capítulo dois imediatos então a postura enquanto Cristo não vem não pode ser uma postura indiferente despreocupada extremamente ocupada mas de pessoas que estão se preparando pro retorno com seu senhor e que estão estocando o óleo de que estão ativos na missão e que fazem obras de caridade que refletem o amor de Cristo o meu sincero desejo para você nessa manhã meu irmão é que você e eu tenhamos a postura correta enquanto ele não vem
enquanto ele não vem nós aguardamos e apressamos o seu retorno vivemos como se fosse agora e nos preparamos como se fosse para daqui há muito tempo com responsabilidade no nosso trabalho cuidando de nossa casa amando a nossa família sendo responsáveis com as nossas decisões mas envolvidos e ativos com o avanço do Reino de Deus esse é o plano que Deus tem para mim e para você estoque olho envolva-se com a causa e sua alma estará um pouco mais segura nesse mundo maluco que nós estamos vivendo atualmente Que Deus nos abençoe a todos