E aí [Música] é um outro acontecimento que marca a passagem e a transformação dessa família Numa família moderna é a substituição da sociabilidade da antiga sociabilidade medieval é legal a gente lembrar que em nome do prestígio social em nome das relações que de alguma forma manchinha um lugar daquela família na sociedade se que tinha uma vida social muito agitada a sociabilidade medieval ainda presente no século 17 uma função pública de manter esse prestígio social na página 238 a gente lê o seguinte os Progressos do sentimento de família seguem os Progressos da vida privada da intimidade
Doméstica o sentimento de família não se desenvolve enquanto a casa está muito aberta para o exterior ela exige um mínimo de segredo E aí é a gente plantou nós temos aqui é preciso familiar que mantenha que é mantido melhor dizendo pelas relações sociais a arte de fazer sucesso era a arte de ser agradável amável em sociedade e é basicamente sobre isso que os manuais de sensibilidade do século 17 vão versar eles vão ensinar vão orientar a essas pessoas A desenvolverem a arte da conversação esses manuais eles vão inclusive entrar em ele falou entrar desculpa nas
escolas as crianças vão ler esses manuais elas vão aprender a se relacionar socialmente Sem dúvida esses livros destinavam-se a uma população rústica e brutal designer EA família e a disciplina das boas maneiras eram então mais necessárias do que em nossas sociedades atuais o que as pessoas estão mais submetidas a todos os tipos de autoridades públicas e controles policiais o estado tomou lugar das boas maneiras no treinamento do indivíduo desde a escola até o tráfego das ruas e o serviço militar esses manuais vão mais tarde tratar de instruir a própria família sobre os seus deveres e
suas responsabilidades de aconselhá-la em sua conduta com relação as crianças se antes os manuais eles ensinavam A Arte da conversação ensinavam que as relações sociais precisavam acontecer para que o prestígio se mantivesse E essa era a função social da Família com o passar do tempo com essa passagem essa transformação familiar esses manuais vão começar a ensinar as famílias a preservarem a sua intimidade eles e curar eles objetivo gerar esse fechamento esse segredo que é fundamental para a construção de um sentimento de família que tá feia e suado a esse sentimento de infância e é junto
a isso nessa mesma toada a gente ele faz menção a função pública da casa grande que muda né aqui que marca uma transformação essa casa medieval essa casa abastada que é chamada de casa grande é coabitada por muitas pessoas por muitos atores em geral pertencentes a uma mesma linhagem familiar os cômodos não tinham especialização onde se comia também se dormia se dançar Você trabalhava esse recebiam as visitas é interessante a gente observar essa imagem é do do século 17 que mostra uma cena familiar em que se provavelmente está acontecendo um baile uma festa dentro de
um cômodo que a princípio nos parece um cômodo o específico né um cômodo mais flexível mas ao fundo tem uma cama e a imagem da cama é muito emblemática para nós nessa discussão nós que aprendemos a conhecer a cama como um móvel muito específico um móvel muito particular um móvel que remete a um segredo que remete a uma intimidade nessa época a cama poderia ocupar qualquer espaço e qualquer cômodo da casa Vocês estão vendo muitas pessoas talvez estranhas a essa família e que estão no mesmo espaço da cama a câmera desmontável por exemplo se o
sujeito precisará se deslocar né viajar era possível desmontar a sua cama e levar ela junto consigo Em alguns momentos a gente vai ver aquela criança serviu do sistema de educação por aprendizagem Tendo como uma de suas funções desmontar a cama do seu mestre bom e quando é essa família ela começa a se tornar íntima os cômodos começam a se especializar você tem um cômodo específico para dormir e aquele cômodo ele é particular a cama Deixa de ser uma cama flexível ela passa a ser uma cama maior uma cama que não é mais dobrável uma cama
mais pesada Esse é um detalhe bastante curioso e interessante dessa modificação E que esse quadro de maneira Super Interessante né Bella conseguiu retratar e que o nosso autor traz para gente na sua ilustração bom então a gente tem a especialização dos cômodos é cada função da vida é exercida em local determinado como quarto gabinete o salão no século 18 a família começou a manter a sociedade a distância e confinado a um espaço limitado a quem de uma zona cada vez mais extensa da vida particular e por fim a gente tem aqui a polidez sendo apontada
também nessa parte da obra como um novo valor que de alguma forma é se diferencia daquela sociabilidade medieval em que você precisa ser um ser mais grave mais polido mas retirado dos espaços de particularidade mais respeitador da intimidade familiar é por exemplo no século 18 Como diz aqui na página 266 não se usava mais ir à casa de um amigo ou sócio a qualquer hora e sem prevenir a gente se identifica com essa etiqueta dessa época não é mesmo nas antigas é condutas sociais você poderia chegar e seria muito bem recebido a hora que fosse
dentro de uma casa nessa casa havia muita circularidade muito avise e de repente se torna um valor que é chamado de polidez um valor social pontuado nos manuais de civilidade é não chegar sem avisar e não haver tanta circularidade de pessoas estranhas ao núcleo familiar Esse é um elemento fundamental para o desenvolvimento de uma infância saudável se questiona por exemplo que quando a casa é muito é visitada é habitada onde pessoas fazem Negócios em qualquer ambiente a qualquer hora você atrapalha os horários da criança os horários de alimentação da criança os horários de higiene da
criança e isso não é saudável para ela esse é um elemento completamente moderno novo e diferente a aonde chega o modelo da sociabilidade medieval o El então a casa passa a ser um lugar de intimidade agora é possível uma nova apropriação do sentimento de família e finalizando os pais organizados em torno dos filhos passam a se preocupar com a igualdade de tratamento entre eles a sua saúde e finalmente a sua educação desse modo com todos esses acontecimentos é possível que se consolide a família moderna os séculos subsequentes irão testemunhar uma generalização desse modelo nas demais
camadas sociais para além daquelas mais abastados bom concluindo eu queria trazer alguns aspectos que nos ajudam a pensar e a contextualizar tudo isso que a gente discutiu nem todos eles são apontados pelo Felipe R er mas que são de conhecimento é de nosso conhecimento que são importantes para a gente entender e fechar os pontos que foram aqui levantar primeiramente A Conservação das crianças e as novas produções de Infância segue e se intensificam com as grandes revoluções do século 18 e do século 19 a gente tá falando da Revolução Industrial da Revolução Francesa que vão continuar
apostando e Investindo na conservação dessas crianças aliás essas novas produções de Infância servem a essas revoluções e ao que elas é procuram estabelecer A Ascensão da família burguesa e o ideário capitalista também demandam novas Produções essa família burguesa que tá e crescendo que está se diferenciando da antiga família medieval ela é a célula social fundamental para o estabelecimento dos Estados modernos são elas que vão consentir que vão ser cúmplice do ideário capitalista que tá crescendo aí com esses ideais com o ideário com os estados modernos nós temos os modelos ideais de vida burguesa que são
produzidos Nos quais as crianças se tornam importante foco de cuidados Afinal Esta é a futura mão de obra das Indústrias nascentes lembrem-se que um dos valores que são construídos no chão da escola né no âmbito da escola é a ideia de que o sujeito educado é o novo Pequeno Burguês você é tá construindo a limpo tiro na cabeça desse cidadão Nascente burguês é a futura mão de obra EA futura mentalidade a Fool a funcionalidade que serve a a esse a Essa sociedade Industrial Nascente Outro. A educação através da escola Moderna é havia por Excelência de
Constituição do modo de vida que atende aos interesses da Nova Ordem política dos estados nacionais modernos e pra terminar a gente tem aqui a família que é responsável por proporcionar à criança ou seja o futuro trabalhador dessas sociedades industriais burguesas bem-estar e oportunidades educacionais que lhe garantam o crescimento pessoal percebam que há todo um caminho é que se constrói inclusive inventando essa infância particular e que necessita de uma feto um cuidado uma preocupação e um conhecimento sobre ela é para quem e essa família você se responsabilize né simplic na na construção né na Constituição desse
futuro cidadão burguês a infância precisa existir para que a família se preocupe com ela Por conseguinte essa família também precisa existir Então esse foi o processo que a gente construiu até aqui na página 11 no início do nosso livro eu trago uma situação que eu gosto muito dela já visitado em prova também é para poder fechar essa nossa reflexão diz o seguinte a despeito de muitas... E retardamentos a criança foi separada dos adultos e mantida a distância numa espécie de quarentena antes de ser solta no mundo essa quarentena foi a escola começou então longo processo
de enclausuramento das crianças como dos loucos a obras das prostitutas que se estenderia até os dias de hoje e ao qual se dá o nome de escolarização é essas crianças precisam ser especificadas precisam ser particularizadas em retiradas dessa mistura com o mundo dos adultos a família se responsabilizou por isso e a escola foi o espaço por Excelência dessa constituição dessa construção Espero que você tenha uma boa prova e que você aproveite da melhor maneira o conteúdo que esse livro tão rico tão interessante tão importante para nós nos ofereceram