Bem-vindos ao canal EconoMirna. Hoje trouxe aqui o Agnaldo que fala sobre registro de marcas para mostrar como é importante registrar marca e os golpes que são muito comuns para você não cair em nenhum deles. -Agnaldo, se apresenta para o pessoal.
-É uma honra estar aqui, Mirna. Muito obrigado pela oportunidade de falar para sua audiência e trazer informação sobre proteção de marca. Se você não me conhece sou Agnaldo Dalberto.
Eu ajudo empreendedores a terem mais segurança nos seus negócios, evitando que eles percam ou tenham a marca copiada. Eu ajudo gerando informação, ajudando a proteger as marcas para evitar a perda da marca dos seus negócios. Na descrição do vídeo tem o link do canal do Agnaldo para você se inscrever porque tem muita informação e também tem o Instagram dele.
Fala qual a importância de registrar uma marca. Se você quer ser dono da marca que representa seu negócio seja uma prestadora de serviço, comércio, canal no Youtube, infoprodutor ou você que tem um produto que vende com sua marca, para ser dono da marca e ter exclusividade dela é preciso registrar no INPI que é um órgão federal que rege o registro de marcas, patentes industriais no Brasil. Se não registrar no INPI não é dono da marca e outra pessoa pode resgistrar passado todo o prazo legal e pode se tornar dono da marca e te proibir de usar a marca do seu negócio.
Vamos supor que eu não tivesse registrado EconoMirna como uma marca. Eu tenho meu site www. economirna.
com. br, meu Instagram. Isso pode não ser mais meu se outra pessoa registrar o EconoMirna no INPI.
Se você não tivesse registrado e outra pessoa registrasse passado prazos legais ela poderia proibir você de usar dentro daquele segmento que ela protegeu a marca. Mas pode ter a mesma marca em segmentos diferentes, com donos diferentes. -Mas é assunto para outro vídeo.
-Agnaldo vai voltar no canal. O objetivo desse vídeo é alertar vocês sobre os golpes que já caí em um. Fala como evitar o golpe do registro de marca.
Todos já sabem que precisa registrar marca e o INPI não vai te ligar, mandar carta avisando que tem alguém tentando roubar sua marca. O INPI não entra em contato. Se qualquer empresa entrar em contato dizendo ser do INPI e que alguém está tentando registrar sua marca ou é golpe ou é uma empresa fazendo aborgadem de venda para vender serviço de consultoria, mas não é o INPI.
A única forma de receber contato do INPI é por email quando você tem processo em andamento e consegue cadastrar no INPI para saber da movimentação do processo. Procura no meu canal que tem um vídeo falando como se cadastrar para receber informações do INPI. Eu registrei minha marca sozinha e fiz tudo errado e recebi um boleto em casa e achei que o boleto era do INPI e paguei.
Fui vítima do golpe do registro de marca. Eu gostaria que vocês não caíssem nessa. Então não paguem boletos porque é golpe.
E na época eu te avisei para ter cuidado, mas os boletos são tão convincentes que as informações fazem com que quem não conhece ache que seja uma guia do INPI. As guias do INPI para pagar você que tira no site do INPI. É um boleto que você emite no site e paga dentro do prazo legal.
Se receber um boleto que não solicitou é golpe. Então muita atenção. -Vamos deixar o link do INPI na descrição.
-O link do site onde fala dessas fraudes. E para o pessoal saber como vai no site do INPI onde tem todas as informações. Muita gente que pretende registrar marca sozinho não lê as informações.
Se todo mundo lesse teria sucesso. Só ano passado teve quase 50% de indeferimentos. A grande maioria por falta de conhecimento porque as pessoas tentam registrar.
. . -Igual fiz na primeira vez.
-E muitos caem no golpe também. Golpe do registro de marca. O Agnaldo vai voltar no canal porque acho importante falar sobre o registro de marca para vocês porque muitos empreendedores não sabem que isso existe.
Comenta aqui quem ainda não registrou marca porque não sabia. Um beijo para cada um de vocês. Obrigada, Agnaldo.
Ele voltará em outros vídeos. -E até o próximo. -Até o próximo.
Tchau, gente. Joga o beijinho, Agnaldo. Assim.
Isso.