A IGREJA CATÓLICA NOS DEU A BÍBLIA? (SOLA SCRIPTURA)

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Dois Dedos de Teologia
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você acredita no solo a escritura um dos grandes princípios da reforma bastante o princípio do sol escritura de que a bíblia é a nossa única regra de fé e prática como cristão sou só a escritura surgiu em contraposição com a doutrina católica de que a nossa fé é depositada tanto na estrutura quanto no magistério da igreja e em suas interpretações oficiais autorizadas sobre a escritura mas o que a bíblia diz sobre isso e será que os pais a igreja realmente acreditaram que a igreja conferiu autoridade sobre a escritura ou escolheu o campo bíblico como é
que a gente acredita que é só a bíblia se a própria bíblia diz pra gente dar ouvido a tradição oral que a bíblia tem a dizer sobre essas perguntas fica aí que o vídeo de hoje está reformado o grande debate sobre a doutrina do solo escritura passa por uma questão muito simples os evangélicos vão dizer que a estrutura possui autoridade por si só o texto bíblico autorizativo o cano bíblico é uma definição de deus na realidade que a igreja não conferiu o poder ou criou o cano da escritura mas sim que deus revelou hoje o
seu povo de deus entregou seu povo e que é a bíblia que a autoridade sobre a igreja dentro do catolicismo romano você tem outra coisa você tem a idéia de que os católicos e escolheram e definiram a escritura e nesse processo criaram o cano do novo testamento você vai ouvir muitos católicos dizendo que foi a igreja que nos deu a bíblia e foi a igreja que criou o plano do novo testamento e vão dizer que nós evangélicos somos gratos porque usamos a escritura que a igreja católica deu pra condenar a própria igreja católica esse tipo
de percepção infelizmente acaba errando sobre todo o contexto da escritura do novo testamento e do período pós apostólico de como se interpretava o que era escritura como se a ideia de existir um cano do novo testamento é reunir textos escritos pelos apóstolos e pessoas ligadas ao apóstolo fosse algo que a igreja posterior ao novo casamento tivesse inventado e criado e nisso a igreja católica recebeu o mérito de ter inventado e criado e definido que é o novo testamento o problema é que já no novo testamento os apóstolos entende gião que eles estavam escrevendo uma bíblia
e entendiam que os seus escritos representavam a palavra de deus isso surgem tanto a partir daquilo que eles escreviam quanto do próprio contexto da escritura e aquilo que o antigo testamento lança luz novo andrés coxim berg e michael clube inscreveu um excelente material chamado a heresia da ortodoxia em que eles criticam a tese de bauer a respeito do novo testamento você tiver mais interesse conhecer isso seu esse livro mas talvez seja um dos melhores livros nós temos em português sobre formação do cânon e de como cada um se manifestou a segunda parte do livro se
chama a escolha dos livros uma investigação da formação do cano do novo testamento e possui três capítulos discutindo o modo como havia uma expectativa de mais escritura de um novo cânon nessa nova aliança eles argumento de várias formas mas meus argumentos são muito interessantes para mim que um é que toda aliança cobra um contrato escrito dessa aliança nós sabemos no antigo testamento que deus fazia alianças com o seu povo e que talvez a aliança seja uma das grandes estruturas bíblicas tanto o antigo quanto do novo testamento a gente tem antiga aliança do pacto de deus
moisés cristo traz a nova aliança e um judeu sabiam que toda aliança que era feita é uma aliança que cobravam a escrituração os temas eram defendidos também de forma escrita você pode pensar por exemplo no decálogo nos dez mandamentos o mesmo em todo o livro do deuteronômio como textos da aliança todo o antigo testamento talvez represente o registro da aliança de deus com o homem um texto que explica a forma como deus está se relacionando com os seus filhos se a uma nova aliança se a um novo pacto isso significa que haveria uma nova escritura
que haveria uma adição de conteúdo a esse texto escrito do pacto entre deus e homem enquanto alguns teóricos vão dizer que não existe nada que cobrasse existência de um novo testamento os autores vão argumentar que a existência da aliança cobrava uma nova escritura mas não só isso as obras de redenção no antigo testamento também obras que estavam atreladas à registro histórico registro inspirado por deus a respeito da obra de redenção toda a história dos judeus é aquilo que deus estava fazendo no mundo foi registrado justamente pelo seu poder pelo seu impacto em transformar aquele judeus
que estavam relacionados com aqui se a uma redenção que se manifesta em cristo jesus é que esperar que a vinda do messias também traga novo registro bíblico sobre a sua obra ea sua história se à sombra do antigo testamento tornou se um registro da palavra de deus a coisa concreta em si que é cristo também cobraria um registro histórico a respeito daquilo que estava acontecendo registro e também como palavra de deus se o tipo tinham registro o antigo tipo também deveria ter um registro se a profecia era registrada como palavra de deus o cumprimento da
profecia também deveria ser registrado como palavra de deus a tese do chefe do clube é que havia uma expectativa de uma nova escritura nesse processo de construção daquilo que deus estava fazendo no mundo será que os apóstolos concordavam com isso quando a gente vai além do novo testamento a gente percebe que quando os apóstolos escreveram eles estavam cientes de que eles estavam escrevendo escritura palavra de deus não simplesmente cartas comum o que descreveram já não tinha sido organizado como coleção de textos encadernado juntos mas eles sabiam que aquilo que estava sendo escrito e que todo
esse corpo todo esse acervo de textos apostólicos eram tão palavra de deus quanto a escritura e o antigo testamento isso significa que eles tinham a expectativa de que aquilo que estava sendo escrito seria também recebido como o texto autoritário ativo sobre a igreja sobre o povo de deus segundo pedro 3 16 você vai encontrar pedro tratando os escritos de paulo uma escritura como se fossem antigo testamento também em peso e em autoridade ele vai dizer que os homens deturpam a palavra de paulo como fazem com o resto da escritura ou com as outras estruturas ou
com as demais estruturas aqui pra pedro aquilo que paulo escrevia estava adicionado ao corpo de conteúdos escrito riscos que outrora era restrito ao antigo testamento e que agora recebem a edição aquilo que os apóstolos estava escrevendo para pedro paulo escreve a palavra de deus para pedro paulo escreve algo que deveria ser tratado como escritura que deveria ser adicionado ao cânon no antigo testamento com uma coisa nova já existe uma expectativa como a gente falou a respeito dos textos da aliança do registro da aliança e do registro da redenção essa expectativa era compartilhada por pedro a
respeito do que paulo escrever aquilo era escritura paulo faz a mesma coisa quando escreve a timóteo com referência aos evangelhos primeiro terremoto cinco dias 7 e 18 paulo está argumentando sobre salário pastoral ea dupla honra que os ministros deverão receber ele vai dizer os presbíteros que o governo também deve ser digno de homem dobro principalmente os que trabalham na pregação do ensino porque a escritura diz ele vai citar aqui dois textos da escritura não há mais a boca do boi quando ele estiver olhando e saber o nome eo 25 4 é o que você espera
aquele sítio quando ele fala de escritura o último fechamento ele também cita e o trabalhador é digno do seu salário onde está no antigo testamento em parte da escritura judaica isso aqui registrado em lugar nenhum e isso aqui é lucas 10 7 faltar citando registro de lucas como escritura tanto pedro quanto paulo interpretavam aquele corpo de inscritos que estava sendo registrado naquele momento era uma escritura ele entendia o que estavam fazendo a adição ao cânon era na expectativa de paulo era da expectativa de pedro que aquelas coisas que estão sendo produzidas fossem recebidas também como
palavra de deus também como um cão adicionar ao cânon do antigo testamento a idéia de fazer um bíblia é de um acervo de uma coletânea de textos apostólicos não foi invenção posterior da igreja era uma expectativa que os próprios apóstolos tinham sobre aquilo que eles escreviam igreja não evitou a idéia do cano da estrutura os apóstolos já sabiam o que estavam fazendo quando escrevi uns oscar o próprio jesus já havia conferido aos apóstolos autoridade de falar em seu nome de ensinar em seu nome você vai além do joão de 14 a 16 você tem bons
passagens que vão deixar claro que os apóstolos falavam pelo espírito santo coisas além daquilo que ele falava que o espírito santo ensinaria coisas novas e que o próprio cristo falaria através dos apóstolos ao seu povo você olhar pra paulo silva e paulo falou coisas que jesus não falou mas ele é jesus falando por meio de paulo porque jesus disse que faria isso ele disse que o espírito santo os ensinaria todas as coisas os faria lembrar de tudo aquilo que lhes tinha dito os guiaria a toda a verdade e na área coisas novas que eles ainda
não podiam aprender diretamente do próprio cristo eo espírito santo e essa nova relação aos aposta é por isso que paulo escrevendo as garotas vai dizer justamente isso a respeito do evangelho que recebeu em gálatas 11 12 ele vai dizer mas irmãos quero que saibas que o evangelho por renunciado não se baseia nos homens porque não recebi de homem algum nem foi ensinado a recebi por uma revelação jesus cristo o evangelho que paul recebeu eu entendia que o evangelho que lhe foi transmitido por revelação do próprio cristo revelou paulo entendia que aquilo que ele fazia era
transmitir o evangelho recebido por revelação do próprio cristo jesus e com isso ele transmitir o evangelho para o povo de deus é por isso que segundo pedro 32 pedro pode dizer com muita segurança que o mandamento do senhor e salvador foi ensinado pelos vossos a postos os apóstolos ensinava esse mandamento com a autoridade de palavra de deus com autoridades do próprio cristo falando com eles em primeira corrida de 14 37 paulo diz se alguém que se considera profeta ou espiritual reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamento do senhor o próprio senhor trazia esses
mandamentos por meio do apóstolo paulo 1o corinthians 23 e dizia que ensinava não com palavras de sabedoria humana mas com palavras ensinadas pelo espírito tanto que em seguida corinthians 13 3 ele vai dizer com muita firmeza ao muito forte cristo fala por meu intermédio paulo tinha plena convicção de que cristo falava através dele e que porque cristo falava através dele aquilo que dizia era a palavra de deus é aquilo que dizia deveria ser adicionado ao cânon da escritura primeira dessa licença nos 13 louva a deus porque eles não haviam recebido a palavra com palavras de
homens mas como aquilo que é palavra de deus eu entendia que era a palavra de deus aquilo que lhe transmitir lembram os 2 dois a 4 autor vai justamente dizer que é impossível escapar da condenação de nós negligenciamos tão grande salvação que começou a ser anunciado pelo senhor que depois foi confirmada por aqueles que ouviram poderoso entende que a mensagem da salvação começou a ser transmitida por jesus e continuou a ser transmitida por aqueles que ouviram essa mensagem de pregação essa mensagem de salvação são justamente os apóstolos e os discípulos ligados ao corpo apostólico é
por isso que jesus mesmo disse lucas de 16 quem ouve a voz min em ouvir de forma que quem rejeita voz a mim e rejeita os apóstolos falam da parte de cristo eles falam mandamento do senhor aquilo que eles dizem não é o só o ensino de um pastor comum não é uma carta que um pastor ou escreve para o pastor é como um livro de o pai ter um texto de joão calvino aquilo que eles escrevem era continuação da revelação de deus com peso e autoridade igual ao do antigo testamento isso não é algo
que foi definido posteriormente pela igreja isso é algo que já era expectativa dos próprios apóstolo sobre aquilo que eles escreviam tanto que os apóstolos cobram que suas cartas fizessem parte da leitura pública dos cultos existe a prática muito comum no culto judeu de ler publicamente a torá de ler publicamente o livro da lei paulo ordena que suas cartas fizessem parte da leitura do culto ele disse primeiro da sony 6527 eu suplico pelo senhor que esta carta seja lida a todos os irmãos segundo coríntios 10/9 paulo também deixa a entender que a carta seria lida todos
os irmãos num contexto de culto colossenses 4 16 diz depois dele dentre vós fazei com que a carta seja bem vinda na igreja dos lounges em si se isso acontece com as cartas de paulo o texto do apocalipse também seria lido nas igrejas como se fosse cultura judaica e apocalipse 13 diz bem aventurados os que lêem e também os que ouvem as palavras desta profecia eles ouviriam porque seria lido para a igreja primeiro temos 4 13 paulo deixar claro que a leitura pública na estrutura fazer parte da vida da igreja e valbuena timóteo primeiro tempo
aos 43 dizendo até chegada dedica se à leitura pública da escritura e ainda que seja escritura vai ser publicamente a ordena que os seus textos também fossem lidos publicamente isso não é só uma leitura informativa isso dentro desse contexto que a gente tava comentando que indica que eles tinham a noção de que os seus textos eram e escritura eram palavra do senhor que aquilo que os apóstolos estavam falando aquilo que aqueles que estão ligados à crise estava falando era também produção da palavra de deus deveria selecionar também ao cânon junto com o antigo testamento o
que acontece é que com os aportes morre a igreja se esforça por catalogar e reúne esteve o interesse da igreja não é outro senão simplesmente de encontrar aqueles trechos que já são incumbidos de autoridade o esforço não foi por conferir a autoridade ao texto não foi de da autoridade o texto ou fazer o texto poderoso com uma coisa parecida mas simplesmente encontrar os textos que já eram autorizativos que já eram palavra de deus que já deveriam ser adicionados ao cânon igreja primitiva então procurou textos possuem esses sinais de apóstolos cidade esses textos que vinham dos
apóstolos e pessoas intimamente ligadas ao corpo apostólico fizeram isso através de alguns métodos um deles é encontrar o traçado japonês cidade a doutrina que é ensinado pelos após o outro foi do protejo comum na igreja lhe podia chegar com a carta escondida e terrível de paulo que ninguém conhecia tinha uns e teste já eram comuns e conhecidos pela comunidade e pelas muitas comunidades cristãs estejam também tinha que ter coerência interna e externa disse onde acho um trecho sem pé nem cabeça o texto que as pessoas sabiam que havia sido escrita por binóculos ou falsos textos
de coisas assim o interesse da igreja foi unicamente encontrar os trechos apostólicos e não definir os textos apostólicos ele não conferiram a autoridade eles procuraram aquilo que já tinha autoridade ea linguagem dos pais a igreja era uma linguagem de um cano que foi entregue e não de um cano que foi definido por exemplo o fragmento muratore ano fala de alguns livros não poderiam ser recebidos na igreja universal e fala de andré e outros recebendo ou reconhecem tendo o evangelho de joão escreveu as palavras em latim no texto que escreveu são palavras usadas para recebimento não
haverá o que é concedido mas é o que é recebido veja só palavra usada para receber no fragmento moratória ano nessa forma verbal tem um sentido primário de retomar quando empregado num contexto militar e pode ser entendido no contexto de relações pessoais como aceitar que num contexto de idéias como receber ou também aceitar quando é usado no particípio presente passivo significa comumente aceito é a idéia de algo que é recebido e não de algo que é criado o próprio irineu de lyon talvez um dos pais a igreja mais famosos escreveu criticando o herege marcião por
não reagir conhecerem os livro novo testamento e critica outros por confessar em a escritura mas ainda assim pervertê las com falsas interpretações ele fala em abandonar a revelação do evangelho em termos de repelir o livro bíblico e o seu espírito profético e fala tudo isso no livro três do contra a heresia mas é no livro 4 contra as vezes que ele diz a kochi forma mais clara ele diz das escrituras vindo até nós como uma coleção completa que não permite a adição ea subtração ele fala que o cânon bem recebido e não criado porque o
cânon essa vara de medir não sei o significado original essa lista de livros apostólicos não foi uma mera definição arbitrária da igreja escolher foi uma tentativa de descobrir quais são esses textos originais sendo a tentativa de descobrir foi simplesmente recebido os três já estavam lá os trechos já tinha sua autoridade os três já tinham sua autoria o processo da igreja foi de encontrar esses textos serapião de antioquia citado por eusébio de cesaréia na história eclesiástica diz de nossa parte irmãos recebemos tanto pedro quanto os outros apóstolos como cristo que se referindo aos textos deles e
continua mais os pseudo epígrafe os inscritos em seu nome rejeitamos a percepção dos trapiches o kia era que os três deveriam ser rejeitados ou recebidos não que eles receberiam autoridade ou seriam rejeitados como autoridade para permitir o kia usaflex o meta pra falar de receber os textos de pedro dos outros apóstolos de cristo segundo léxico de bauer como aparecem na tela original em alemão com a linguagem que foi escrita pelo bauer essa palavra tem um significado de receber a aceitar ou reconhecer algo e nenhum momento apotex o meta tem o sentido de conferir alguma autoridade
pra qualquer coisa por exemplo em atos 24/3 bertúlio fala com félix dizendo que o reconhece com todo o agradecimento o queremos reconhecer ele está reconhecendo que félix fez muitas coisas pelo povo e não está conferindo a autoridade sobre aquilo que ele fez ele não está fazendo o quê félix passa algo ele está simplesmente reconhecendo algo que já existe e essa palavra que será pelo lixo que usa para falar do cano da escritura clemente de alexandria chega a falar dos quatro evangelhos que nos foram transmitidos via uma transmissão do evangelho onde foi recebido o que aconteceu
é que no período a igreja primitiva houveram cânones em conflito algumas igrejas e alguns autores criou em uma lista de livros apostólicos e outros criam e outras com leves variações alguns textos de homens da fé de paz da igreja alguns trechos polêmicos e falso e os lixos estavam em outras não e com o tempo a igreja chegou a um consenso a respeito de qual era realmente a lista de livros inspirados que representava o texto real do novo testamento isso não foi um processo de cima para baixo da igreja católica como instituição oficial dizendo quais são
esses livros e dando a escritura para a igreja é um processo orgânico de livre concorrência entre cânones de adaptação de percepção de debate para chegar não lixo arbitrária de livros mas simplesmente para perceber quais eram os livros realmente apostólico e percebendo receber aquilo que deus havia falado através dos apóstolos a igreja não escolheu a igreja não dá autoridade da igreja encontrou algo que deu já havia definido algo que gera um dado da realidade os textos que os apóstolos escreveram que os textos que os homens ligados aos apóstolos inscreveram e não foi algo que foi inventado
criado por negri ainda que as coisas colocar dessa forma as pessoas levantam contra o cano da escritura ea percepção de que a igreja católica nos deu a bíblia mas sim que nós encontramos a bíblia de que não você tem que entender que o solo escritura não faz sentido porque a bíblia nos manda seguir a tradição e se nós devemos seguir a tradição a escritura não pode ser vista como essa força autorizativa sobre a igreja maior que as tradições interpretativas da igreja ea tradição oral que a igreja atrás com seus conselhos com seus padres com seus
papos falando ao povo de deus em primeiro o corinthians 11 2 por exemplo paulo diz eu vos elogio porque em tudo nos lembrar de mim vocês têm desapegado com firmeza as tradições que vos entreguei os católicos vão dizer que essas tradições aqui a tradição da igreja tradição oral que os apóstolos positivo mas a segunda 10 902 15 talvez favorito dos católicos tentando falar com sua estrutura e assim assim mãos ficarem firmes e conservar as tradições que vos foram ensinadas oralmente ou por carta nossa pauta dizendo que havia uma tradição que é ensinada de duas formas
uma tradição era escrita e uma tradição era oral e vão dizer com base nisso então pessoal escritura não é bíblico porque o que é bíblico é uma tradição oral junto com a escritura aquilo que os católicos não entendem nesse sentido qualquer crítica à sua escritura não tem nesse sentido é que a tradição oral dos apóstolos que deveria ser seguida pelas igrejas por causa de suas pregações tradição oral era transmitida pela pregação só pode ser acessada hoje pela escritura a escritura é o registro da tradição oral a tradição oral dos apóstolos está registrado nesse livro a
gente não tem nenhum outro acesso àquilo que foi pregado dito e ensinado as igrejas se não fora disso aqui não existe a tradição oral que vem de paulo que vende pedro que vem de tiago que vem de jesus que foi registrada unicamente forma oral e que na cabeça das pessoas foi transmitida através de um cúpula de iluminados que decorou e continuou transmitindo realmente é verdade não tudo aquilo que nos foi registrado da tradição oral é aquilo foi registrado no livro bíblico não existe outra forma de essa tradição os católicos podem falar dessa forma eles acreditam
que os apóstolos continuam fazendo tradição com a primazia de pedro com a sucessão apostólica com o fato de que pra eles os apóstolos ainda fazem tradição oral hoje mas aposta no bom após ter morto os apóstolos já morreram e eles já deixaram toda a sua tradição oral registrado aqui hoje houve a tradição oral os apóstolos é ouvir aquilo que eles escreveram as igrejas para instruir o povo de deus é como o que acontece no versículo de isaías 30 quando diz vai agora escreve isso o tabu diante deles registrou num livro para que fique com o
testemunho para o futuro para sempre saía era um profeta que falava à saída do profeta estava ensinando ao homem e à ordem de deus aqui pra que eles ignoraram permanecesse por outras gerações aqui deveria ser inscrito foi o que aconteceu também com a tradição oral dos apóstolos no novo testamento escreveram aquilo que é ensinado oralmente também para que nós pudéssemos ter acesso aquilo que deus quer falar o crente protestante reformado ele uma tradição mas ele é uma tradição que a registrada na escritura justamente por amar a tradição oral que os apóstolos transmitiu as igrejas que
ele ama o registro dessa tradição oral que está no texto bíblico tudo bem você pode concordar com tudo o que disse até aqui mas ainda pode achar que a gente precisa de algo mais que a escritura de que meu deus mas a gente precisa a tradição da igreja para interpretar a escritura para dizer com a interpretação correta do texto bíblico sem interpretação oficial os padres do papa sem o magistério da igreja dizendo como vamos entender a bíblia então nós não podemos nunca acreditar e só a escritura é o bastante porque vê esse evangelho aí monte
de igreja evangélica mil interpretações entre os evangélicos como é que a gente vai acreditar havendo como é que a ausência de interpretação autorizada só gera de trolls cada um tem a sua verdade da igreja evangélica precisamos de alguém que nos diga qual é o caminho da boa interpretação do instrutor o problema é desconsiderar que a própria escritura no giz que os trechos bíblicos não foram feitos para ser interpretado de acordo com a vontade do intérprete seja o intérprete leigo seja um intérprete do magistério mas que o texto possui um significado próprio e que ninguém confere
autoridade ao texto que ninguém confere significado ao texto mas que se recebe significado do tse em segunda pedro 1 16/21 trecho longo pedro vai dizer isso mas eu quero ler principalmente os versos 20 e 21 quando diz sabem antes de tudo que nenhuma profecia nas escrituras a interpretação particular ninguém tem o direito de interpretar a escritora de acordo com sua boa vontade pois a profecia nunca foi produzida por vontade humana mais homens falaram da parte de deus conduzidos pelo espírito o que está dizendo aqui é que o consumo interno da escritura não acham significado de
acordo com a sua vontade interpretação livre e lastreado em nada mas sim com a interpretação da escritura uma tentativa de encontrar a intenção do autor inspirado a cultura não pode ser interpretada de forma particular de acordo com a vontade de uma pessoa porque quem falou foi deus e os homens escreveram conduzidos pelo espírito santo deus é o autor e co-autor e desejo que aquilo que está explicando que ele está dizendo que está escrevendo um texto seja encontrado o texto é um tesouro de significado e qualquer homem nesse processo interpretativo deseja chegar àquele significado ideal que
é a intenção do autor no texto a melhor obra que nós temos em português para falar disso é o livro ao significado neste texto do kevin van gusa que ele vai explicar justamente é um cara mas muito legal sobre como o texto deve ser interpretada de acordo com realismo hermenêutico há um significado no texto o significado é dado ao texto o significado está no texto e do texto a gente tira o significado de lá respeitando a intenção daquele que escreveu o texto que busca a intenção do autor é o réu o processo e significado a
coisa está escrita pedro concorda com russell vamos concordar com pedro quando diz que nada na estrutura deve ser interpretado de acordo com a vontade de pessoas específicas isso significa que eu como intérprete leigo que tenho a minha bíblia na mão não tem o direito de conceder significado para o texto mas tem que retirar significado tem isso significa que um corpo de magistério de qualquer aplicação de qualquer igreja não tem autoridade para conceder significado da escrito mas tem que unicamente encontrar o significado da escrita o processo de interpretação que é acessível a qualquer pessoa que queira
trabalhar pra isso que querem comprar um significado vão dizer que homens comuns não podem fazer isso filmes comuns não conseguem chegar ao significado de alguns textos mas quem são os padres quem é o papa quem é o magistério da igreja senão homens comuns que estão usando os mesmos métodos qualquer um pode usar para interpretação do texto bíblico eu vou fazer o quê exigência do grego a gente faz é do grupo orar para que o espírito santo nos revele nós vamos orar para que o espírito santos e velhos vão comparar com a história e interpretativas podemos
fazer o mesmo e vão debater em corpo para chegar à interpretação qualquer cristão pode fazer isso o que faz com que um grupo de homens comum se simplesmente receberam cargos eclesiásticos sejam tão poderosos para que eles possam chegar a interpretação oficial como se eles fossem os únicos que pudessem encontrar um significado do que está escrito o texto foi escrito para que eles interpretam de acordo com suas próprias vontades porque o texto foi escrito para interpretação particular joão específicos o significado tá escrito ea gente encontra aquilo que está escrito porque é a escritura que fala conosco
a deus que fala conosco pela escritura não somente conseguem significado ao tac o próprio deus dizem do trono 30 de 11 a 14 que a palavra de deus não tá longe está distante está escondida em que ninguém pode entender mas o cristão pode compreender o que tá não teve a doutrina cristã reformada da perspectiva idade na escritura olha que deus diz metronomy 30 porque este mandamento que o chovendo não é difícil demais em fora de alcance não está no céu para dizeres quem subirá o céu com nosso trará a anunciar a nossa que possamos oferecer
a ele nem a do outro lado do mar para dizer que atravessará o marco mal trará anunciar a nós para que possamos obedecer sim a palavra está muito perto de ti na tua boca e no teu coração pra cá compras ninguém precisa ter uma experiência de subir aos céus para entender a palavra é simples deus está falando com um homem simples através do texto bíblico e nós podemos ter acesso àquilo que deus tem nos dizer que a palavra está perto na boca no vidro está próxima de nós existem trechos complicados da escritura existe doutrinas mais
elevadas mas elas são poucas o bairro da sé normal da fé é simples é comum a deus sobre todas as coisas o próximo como a si mesmo só adorar a deus dez mandamentos salvação em cristo jesus salvação pela fé somente a aprovação do homem pecado arrependimento vida eterna igreja o retorno de cristo tudo isso é simples é básico é normal um homem com um homem simples dotado de habilidade de leitura ou total da possibilidade de ouvir alguém dizendo isso pode entender essa pretensão e mentirosa e demoníaca humildade que faz as pessoas acreditarem que só podem
compreender a escritura se alguém mais elevado se explicar só fomenta a mentira heresia ea falsidade se alguém no banco tentando dizer que você vai conseguir tirar seu dinheiro se você dá a ele o poder de lá mexer nos aparelhos na sua senha com seu cartão você sabe que é uma fraude à lei quando alguém diz pra você e você só pode entender a escritura se alguém autorizado interpretar pra você e muito provavelmente está querendo ganhar o seu coração e sua mente pra algo que vai de oposto daquilo que eu estou falando escrito nem mesmo 88
diz que a palavra de deus líder é explicada é tudo que se precisa para o povo entenda a estrutura para que o povo entenda o que está sendo dito no texto bíblico e matheus 93 jesus diz vão entender o que significa misericórdia quero e não sacrifícios jesus olha para homens comuns e diz vão entender o que significa homens comuns deveriam então entender o que é que o texto bíblico significava o entendimento do significado de um texto está disponível aos homens que vão procurar entender seu significado ele está dizendo para o magistério da igreja e fazendo
isso para homens como um cunhado e 17 11 falando sobre os cristãos da cidade de idéia e os baianos eram mais nobres que os três adolescentes pois receberam a mensagem com grande interesse examinando todos os dias as escrituras para ver se as coisas eram realmente assim cristãos comuns examinando as escrituras comparam a pregação dos apóstolos com a palavra examinando as escrituras os cristãos entendiam a escritura e entendiam que podia entender a escritura chesterton que pela ironia chegou a ser um católico disse que chegaria a um tempo que os homens seriam humilde demais pra crer na
tabuada de multiplicação a humildade intelectual que não quer aceitar que nós podemos entender aquilo que deus tem a nos dizer na escritura que nós não precisamos de homens inspirados de homens autorizativos para não dizer o que também é um problema claro tecnológico existem diferentes interpretações a respeito da palavra de deus que geram muitas denominações evangélicas a existência de muitas denominações não significa que o texto não é compreensível é um problema muito mais apps tecnológico das pessoas em compreender do que do texto ser uma coisa muito difícil uma coisa muito complicada e por outro lado nem
toda a divisão e denominação significa discordância naquilo que é central um texto bíblico junto de várias denominações juntas em goiânia os presbiterianos batistas pessoas das mais variadas igrejas e elas vão concordar numa fé comum em variadas coisas relacionadas ao evangelho e as causas da crise e outra coisa dentro da igreja católica também existe muitas interpretações conflitantes pensa nos prédios pós-conciliar esperança no sismo dentro da igreja pensa nos conflitos internos que existe hoje na igreja católica existem muitas divergências de interpretação dentro do próprio catolicismo tudo bem agora eu entendo mas ainda se a gente precisa de
algo mais além da escritura a estrutura não é suficiente a estrutura nunca declarou ser suficiente para a igreja mas será que não este último lote 3 14 até o capítulo 4 05 a um dos textos mais maravilhosos sobre a escritura sobre a palavra de deus em que paulo está instruindo a timóteo a permanecer firme na pregação e na crença na escritura a gente já sabe que quando os após falta de escritura ele também saiu de uma forma adicionando aquilo que eles estavam dizendo ensinando a partir de jesus cristo nos pescados e o próprio paulo destino
timóteo 3 16 e 17 que toda a escritura divinamente esperada essa parada por deus é inspirada por deus proveitosa para ensinar a usp o ensino a última apreensão os para correção é os preços são justiça a fim de que o homem de deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar toda boa obra a prova grega usado aqui pra pleno preparo é xx - segundo léxico do ouvida talvez melhor léxico em português e grego no tratamento que a gente tem publicado pela sociedade bíblica do brasil reconhecidamente um dos melhores léxico do mundo diz que essa palavra
significa tornar alguém totalmente adequado o suficiente pra autor na suficiente aparelhar completamente tornar plenamente qualificado suficiência na página 605 o que isso significa significa que paulo está dizendo que a escritura só a escritura e na vala da escritura tornaria o homem suficiente completo total e ultimamente capacitado pra toda obra que wulff máquina toda boa obra tudo homem não precisaria então de nada nem de escrituras a escritura é útil é prática a estrutura tem essa função ela consegue deixar o homem suficiente pleno absoluto pra toda obra do que um homem precisa além da escritura para a
sua fé porque não precisa além da bíblia para ser cristão e para manifestar o seu interesse nas ruas de deus para ser plenamente preparada nas ruas de deus não existe tradição para ajudar existem relações autoritárias ativas não existe um livro de mórmon existe unicamente a bíblia há poucos anos atrás a gente ouve cristãos falando do tempo que os clientes eram conhecidos como os homens do livro preto né nós éramos os homens do livro da capa preta e isso talvez fosse um jeito jocoso de se referir aos crentes aqui no interior do ceará mas talvez a
gente deve se voltar a ser reconhecido como os homens no livro da capa preta homens a bíblia como homens da escritura que ama profundamente a palavra de deus e que estão sujeitos a palavra cuja vida está sujeita a revelação de deus na palavra do senhor então vamos resumir tudo que a gente viu até aqui encanto do novo testamento é uma expectativa por causa da aliança e da redenção que se manifestava os apóstolos entendiam que aquilo que eles estavam escrevendo a palavra de deus e era escritura tanto quanto o time também a igreja primitiva reconheceu que
eles estavam recebendo um cano e não inventando um cano que forma que tudo que eles fizeram foi procurar esses livros escritos pelos após a tradição oral então que a igreja ouvidos à porta da igreja primitiva foi registrada nós através destes textos bíblicos queremos ver tradição os apóstolos ouvimos a escritura e não precisamos de uma tradição interpretativa autorizativo das igrejas que vem do magistério porque a bíblia diz que nós podemos entender o texto que o texto está próximo de nós nós podemos confiar escritura nós podemos saber o que significa nós podemos chegar o significado daquilo que
é a escrita e que aquilo que está escrito é suficiente para nossa vida cristã e talvez um grande resumo o que significa doutrina do solo a escritura a idéia de que a bíblia é a nossa única regra de fé e prática na vida cristã cinco aplicações para terminar o vídeo primeira os católicos decidiram deliberadamente ser antibíblico se qualquer interpretação da bíblia precisa ser aprovada pelo magistério da igreja e se você encontrar provas bíblicas como a gente fez aqui que o magistério da igreja não tem autoridade para dizer o que é o texto bíblico de fato
e eles vão contra argumentar dizendo que esta é a interpretação autorizada pelo magistério da igreja entrando nesse lupi interpretativo então os católicos de fato não sai da escritura e seguem o magistério única completamente a escritura acaba sendo só uma desculpa porque a fé católica está depositado na verdade nos interesses das suas lideranças interpretando a palavra de deus eu tenho muito carinho pelos meus amigos católicos usam profundamente mas eles não têm a bíblia em alta conta segundo lugar a igreja do senhor jesus cristo dos santos dos últimos dias conhecido como mórmons possui uma nova estrutura possui
um livro do morro que esse livro azul aqui eu já o li um pouco é realmente divertido mas é um outro testamento de jesus cristo e se o texto não for reconhecido pela comunidade apostólica não tem autoridade de jesus prometeu aos apóstolos não tem o reconhecimento da igreja primitiva e sempre que quiser o jeca contra os mortos encontra fácil na internet mas o problema é que a partir do momento em que você tem um outro chamado jesus você não tem sua estrutura não tem amor pelo texto bíblico como a gente entende que deve ter a
partir das palavras do novo testamento cano dos inscritos apostólicos e autoritário ativos que vieram da boca do sapo terceiro ponto reformados às vezes podem acabar atendendo e caindo na tentação de transformar seus credos confissões documentos e símbolos de fé em adições à escrito um relacionamento correto com os credos históricos é de encontrar neles um resumo daquilo que a fé histórica representa da crença na igreja mas nunca como um texto final acabado e último como se não houvesse a possibilidade de melhoria de revisão de progresso naquilo que é escrito os próprios reformados entendem bem de que
os créditos são norma normatizada então a palavra latina pra isso enquanto a estrutura é a norma normatizador a escritura é quem normatiza tudo diz como é que é como deve ser enquanto os grandes opções são a norma porque são um resumo sistemático das crenças históricas e atuais da igreja é uma autoridade nesse sentido porque é um resumo daquilo escreva uma igreja mas são a norma normatizada pela escritura créditos em substituição a escritura no contrário gente é nisso quando a gente quer encerrar debate de pessoas que não segue a mesma profissão dizendo aqui a concessão desistiu
e acabou caindo disse isso toda feita e na prática uma mais o crédito do que o próprio texto bíblico os reformados odiariam isso calvino diária isso nenhum crente reformado maduro é realmente faz isso mas muitas vezes viu na prática comum de reforminhas de internet que abraçaram a reforma mas não consegue ver os princípios da reforma quarto lugar irmãos pentecostais e neopentecostais podem acabar tendendo para um relacionamento com as profecias que trata a mensagem revelada atualmente como algo igual ao texto bíblico e isso não acontece com todos os pentecostais mas tem que acontecer com todos os
90 costais essa visão da província errante última em que aquilo que o profeta fala às vezes tem quase mais peso que a palavra o peso igual a palavra é de considerar que só a escritura é palavra de deus é infalível para nossa vida em grupo ainda é caça um prego visão do professor muito mais humilde que a profecia não é infalível e manifesta uma continuidade a revelação do novo testamento mas é uma outra coisa e muitas pessoas têm uma visão muito mais comedido do que a profecia cuidado com visão de profecia e veja a profecia
como revelação último em final de deus em peso de igualdade da escultura em quinto lugar todo o cristão certo você também ensina católico você mórmon mas eu e você temos muitas vezes não vivemos nossas vidas pela escritura muitas vezes a gente prefere ver pelas nossas próprias experiências desejos lucubrações vontades impressões e sentimentos acerca da estrutura nós queremos realmente chamar deus queremos realmente ouvir a voz de deus pode nos sujeitamos aquilo que a escritura nos diz que vivemos nossa vida e sugestão na verdade não torcemos a escritura por causa do nosso ideário político econômico social psiquiatra
moral mas nós rejeitamos a nossa própria vida e experiência intelectual e nosso próprio coração aquilo que a escritura nos dias 18 20 diz a lei e ao testemunho se eles não falaram dessa maneira jamais eram alva é a lei e ao testemunho que nós visitamos nossa vida a fala de deus escrita no papel é que rege a nossa experiência de fé que se pensa em tudo isso é que esse vídeo vai dar mais confusões que a gente está lidando diretamente com a fé de outras pessoas tentei fazer da forma mais respeitosa que eu pude mas
sem deixar de falar daquilo que realmente acredito como aqui embaixo vamos manter essa discussão aquecida mas respeitosa entre dois dedos teologia ponto br a gente tem notícias artigos e podcast tudo mais lá e você pode ser nosso patrão ajudar financeiramente para manter esse canal funcionando e se engajando firmemente na transmissão de boa teologia na internet então muito obrigado por nos acompanhar até que a gente tem vídeo sempre na segunda feira 10 horas da manhã fora outros vídeos livros podem surgir ou não ao longo da semana sempre às 10 horas da manhã pelo horário da família
cristã brasileira tradicional de jesus e da igreja mas negada e shout ao até a próxima
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